Sei sulla pagina 1di 3

1) Como sabemos, a lngua escrita requer uma linguagem que esteja de acordo com a norma padro.

Assim sendo, as frases a seguir pertencem a um nvel mais coloquial. Reescreva-as procurando adequ-las forma correta: a Encontrei ela passeando no shopping. b Deixa eu sossegada, pois preciso descansar. c Desejas ir comigo e com minha irm? d - De hoje em diante est tudo terminado entre eu e voc. e - Entreguei o livro hoje, portanto poders pegar ele. a Encontrei-a passeando no shopping. b Deixe-me sossegada, pois preciso descansar. c Desejas ir conosco? d - De hoje em diante est tudo terminado entre ns. e - Entreguei o livro hoje, portanto poders peg-lo.

3. Numa das frases, est usado indevidamente um pronome de tratamento. Assinale-a: a) Os Reitores das Universidades recebem o ttulo de Vossa Magnificncia. b) Sua Excelncia, o Senhor Ministro, no compareceu reunio. c) Senhor Deputado, peo a Vossa Excelncia que conclua a sua orao. d) Sua Eminncia, o Papa Paulo VI, assistiu solenidade. e) Procurei o chefe da repartio, mas Sua Senhoria se recusou aouvir as minhas explicaes. 4 Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do pronome de tratamento. a. Senhor Ministro, apresento a Vossa Senhoria a relao dos aprovados. b. Ilustrssimo Senhor Diretor, solicitamos a Vossa Excelncia o emprstimo de microfones. c. Sua Excelncia, o chefe da seo, autorizou minha liberao. d. Sua Alteza, a rainha da Inglaterra, compareceu cerimnia. e. Senhor Coordenador, do conhecimento de Vossa Senhoria a reivindicao do pessoal.

1) Partindo-se do pressuposto de que o pronome relativo deve ser antecedido de preposio quando o verbo da 2 orao a exige, analise o exemplo em evidncia e em seguida responda ao que se pede:

O conselho necessrio. Preciso do conselho. Unindo-as, obteramos: O conselho de que preciso necessrio.

Com base no mesmo, una as oraes a seguir utilizando-se dos pronomes relativos que, quem, o qual, a qual ou onde: a Moro em uma capital. A capital linda. b Quero estudar neste colgio. Gosto muito deste colgio. c Frequentamos aquele cinema. Gostamos muito daquele cinema. d Assisti pea teatral. A pea teatral magnfica. e Bebi o caf. Eu mesmo preparei o caf.

2) Eis a seguir alguns fragmentos de um poema com a autoria de Lus Fernando Verssimo. Leia-o atentamente, respondendo s perguntas que a ele se referem: O homem o nico animal que... ...que constri casa, mas o nico animal que precisa de fechadura. ...que trai, polui e aterroriza, mas o nico que se justifica depois. ... que engole sapo, mas o nico que no faz isso pelo valor nutricional (Poesia numa hora dessas? Porto Alegre: L&PM.p. 19) De acordo com sua percepo, em cada verso h a presena do pronome relativo que. a Tendo em vista que o pronome relativo o termo que substitui um outro antecedente, qual o termo a que ele se refere em todos os casos? b De acordo com sua funo sinttica, aponte-a.

3) (FUVEST-SP) Conheci que (1) Madalena era boa em demasia... A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que (3) dizamos. Ter realmente piado a coruja? Ser a mesma que (4) piava h dois anos? Esqueo que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa est deserta. Nas frases acima, o que aparece seis vezes; em trs delas pronome relativo. Quais? a) 1-2-4 b) 2-4-6 c) 3-4-5 d) 2-3-4 e) 2-3-5

4) Em um anncio publicitrio havia os seguintes dizeres: O conforto que voc deseja com a tranquilidade paradisaca de Macei. a - Analisando-o quanto presena do pronome relativo que, a que antecedente ele se refere? b Indique a funo sinttica desempenhada pelo mesmo.

5) Dada a seguinte orao: Aquela a cidade de onde samos h trs anos. a O pronome onde se refere a um antecedente. Indique-o b - Explique por que foi empregado o pronome onde precedido da preposio. c De acordo com a funo sinttica desempenhada pelo pronome, relate-a.

Gabarito Questo 1 a A capital em que moro linda. b Quero estudar neste colgio do qual gosto muito. c Frequentamos aquele cinema do qual gostamos muito. d A pea teatral a que assistimos magnfica. e Bebi o caf que eu mesmo preparei. Questo 2 a ao substantivo animal. b Sujeito Questo 3 Alternativa correta letra b Questo 4 a Ao substantivo conforto b Objeto direto Questo 5 a Ao substantivo cidade. b O verbo sair transitivo indireto, exigindo portanto a mesma. c Adjunto adverbial de lugar

Potrebbero piacerti anche