Sei sulla pagina 1di 4

Cincias da Natureza

Nome: ______________________________________ Ano: _____ Turma: ____ Data: ___/___/______ Ficha de Trabalho n.2
GRUPO I Sistema respiratrio
1

Observa as figuras A e B, com ateno.

1.1. Identifica o movimento respiratrio a que se referem as figuras A e B. 1.2. O que representa a estrutura X? 1.3. Assinala a opo que completa corretamente a seguinte afirmao. O ar sai dos pulmes devido a) ao relaxamento dos msculos intercostais e contrao do diafragma. b) ao relaxamento do diafragma e diminuio do volume da cavidade torcica. c) ao aumento do volume da cavidade torcica e da presso dentro dos pulmes. d) diminuio da presso dentro dos pulmes.
A

1.4. Aponta as principais diferenas entre o ar inspirado e o ar expirado, relativamente temperatura, percentagem de oxignio e percentagem de dixido de carbono.
2

A figura que se segue ilustra a constituio do sistema respiratrio humano.

2 3 4 X

2.1. Legenda os nmeros 1 a 6.

5 6 A B X

Sangue

A B C
Vaso sanguneo

2.2. A figura C ilustra a estrutura (assinalado pela letra X) onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue. 2.2.1. Refere o nome da estrutura assinalada pela letra X. 2.2.2. Indica o nome dado ao processo de trocas gasosas que ocorre nesta estrutura. 2.2.3. Identifica os gases assinalados pelas setas A e B.
3

L, atentamente, o texto que se segue. As gripes e constipaes provocam o aumento de secrees que bloqueiam parcialmente as vias areas, dificultando a ventilao quando se est deitado. Verifica-se, ento, a tendncia para respirar pela boca. Aps uma noite a dormir nestas condies, o despertar acompanhado de uma sensao de secura e dores de garganta.

3.1. Indica trs funes das fossas nasais durante a inspirao. 3.2. Apresenta uma justificao para as dores de garganta e secura sentidas depois de inspirar pela boca.
4

Observa a figura seguinte que representa o sistema respiratrio de um peixe.

3 Dixido de carbono Veia Artria 2 4 gua Oxignio Filamento branquial

4.1. Identifica as estruturas 1, 2, 3 e 4. 4.2. Refere onde ocorre a hematose, nos peixes. 4.3. Ordena as fases que se seguem, de modo a descrever a hematose nos peixes. A A gua rica em dixido de carbono sai pelas fendas operculares. B A gua com maior percentagem em oxignio entra. C A boca do peixe abre e as fendas operculares fecham. D O oxignio passa para o sangue e o dixido de carbono passa para a gua. E Os oprculos abrem.
AREAL EDITORES

GRUPO II Sistema circulatrio


1

O tubo de ensaio representado na figura A contm uma amostra de sangue centrifugado. A figura C mostra as clulas do sangue observadas ao microscpio tico.

B 1 2 3 A B B C C

1.1. Legenda os nmeros e as letras da figura. 1.2. Indica a principal funo desempenhada pelos elementos assinalados pelas letras A, B e C.

L, com ateno, o texto que se segue.

A hemofilia uma doena rara mas grave, que provoca uma grande dificuldade em estancar as hemorragias. Os hemoflicos devem ter muito cuidado para no sofrerem hemorragias, uma vez que o seu organismo no produz, em quantidade suficiente, os elementos do sangue responsveis pela coagulao do sangue e pelo controlo das hemorragias.

2.1. Indica, justificando, o elemento do sangue que os indivduos hemoflicos no produzem na devida quantidade. 2.2. Quando um hemoflico sofre um acidente que causa hemorragia, tem de receber imediatamente transfuso sangunea. 2.2.1. Explica a importncia das pessoas saudveis doarem sangue.

A figura ao lado representa uma leso profunda na pele. A zona afetada fica dorida e inchada. Analisaram-se duas amostras de sangue (A e B): Amostra de sangue A: colhida num local do corpo afastado da zona lesionada; Amostra de sangue B: colhida no local inchado; As figuras A e B ilustram as amostras de sangue A e B, observadas ao microscpio.
A

Corte na pele

3.1. Indica a principal diferena entre as amostras de sangue A e B. 3.2. Porque ser que o sangue do local do corte apresenta esta composio?

A figura ao lado representa esquematicamente a circulao sangunea no ser humano.

4.1. Identifica os percursos assinalados pelas letras A e B. 4.2. Refere a letra do circuito responsvel: a) pela transformao do sangue venoso em sangue arterial; b) pela transformao do sangue arterial em sangue venoso. 4.3. Legenda os nmeros 1, 2, 3 e 4. 4.4. Indica o nome: a) da principal artria, que transporta o sangue arterial bombeado pelo corao; b) das veias de grande calibre que transportam o sangue venoso, vindo de todo o corpo, at ao corao.
1 3 2 4

B Clulas *

4.5. Indica um comportamento que promova o bom funcionamento do corao.

Bom Trabalho!!!
4

Potrebbero piacerti anche