Sei sulla pagina 1di 31

ATOS DOS APSTOL ATOS D OS APST OS

1
: Esp!rito 2anto. ;ateus 8).9, < 0o(o 17.17 <

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |1

AS SAGRADAS ESCRITURAS
"Tomai tambm... a espada do Esprito, que a palavra de Deus " (Ef 6.17). A espada foi concedida para ser habilmente manejada numa batalha, tanto como arma ofensiva, como defensiva.

"A grande necessidade da hora presente entre pessoas espiritualmente esfomeadas dupla: Primeiro, conhecer as Escrituras, sem as quais nenhuma verdade salvadora ser concedida pelo nosso Senhor; segundo, ser iluminado pelo Esprito, sem o qual n o se compreender o as Escrituras!" Apostolos A! "! #o$er!

A PALAVRA DE DEUS SUA FORMA DE COMUNICAR CONOSCO.


A !blia " o livro mais importante #ue al$uma ve% j& foi escrito. A reda'(o foi feita por cerca de )* homens de v&rios pa!ses e das variadas ocupa'+es. Eles reali%aram esse trabalho num per!odo de cerca de 1,** anos, em tr-s l!n$uas . hebraico, aramaico e $re$o. /odavia, a !blia tem um $rande tema e uma fi$ura central . 0esus 1risto. /udo isso seria imposs!vel, a n(o se #ue a !blia tivesse um Autor supremo . e teve . o Esp!rito 2anto de 3eus.

1. Que diz 2 Timteo 3.16 a respeito das Escrituras


a. 4arte da !blia " inspirada por 3eus. b. /oda a !blia " inspirada por 3eus. b. 25 as partes #ue te falam diretamente " #ue s(o inspiradas por 3eus. "Inspirado" vem da palavra grega que significa "respirado por Deus". Portanto, o significado no que Deus respirou para dentro dos escritores, nem que de algum modo respirou para os escritores, para l es conferir o seu car!ter especial, mas que aquilo que foi escrito por homens foi expirado por Deus . Ele falou atravs desses omens que foram os "eus porta#vo$es. 2. Como que foi dada a Palav a de Deu!" 2 Ped o #.2$%2# 6(o por vontade humana, mas homens santos falando da parte de 3eus, pelo Esp!rito. Ent(o, #uem te ajuda a entender a !blia7 1 1or!ntios 8.18,19

&. Como que o! ve !'(ulo! que !e !e)uem de!( evem a Palav a de Deu!"

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |8

=ebreus ).18 < Com !ua! *alav a! e!*o+da, O que e!!a! (a a(-e '!-i(a! a( e!(e+-am a .'/lia em ela01o ao! ou- o! liv o!" >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A IMPOR23NCIA DA PALAVRA EM NOSSAS VIDAS"


#. Co+!ul-e o! ve !'(ulo! que !e !e)uem e e!ume al)u+! do! a!*e(-o! em que a .'/lia im*o -a+-e *a a vo(4 (omo ( i!-1o. 0eremias >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 0o(o 2almo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> @omanos 1,.)<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 2. E5ami+e a-e+-ame+-e o Salmo #6.786% e (om*le-e quad o a/ai5o, Como fa : ela de!i)+ada a .'/lia mim v.7 Aei /estemunho v.C 4receitos ;andamentos v.? /emor do 2enhor 0u!%os do 2enhor Ca a(-e '!-i(a! 4erfeita (completa) Biel (se$uro, certo) @etos 4uro A!mpido Eerdadeiros @efri$era a alma 3& sabedoria Ale$ram o cora'(o Dlumina os olhos 4ermanece para sempre 0ustos (produ% justi'a) *o Sua! 9ue ,.9? < 11?.1*,< >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 1,.16<

%o quadro acima, p&e um sinal 'unto de dois pensamentos que mais te impressionaram a respeito da (blia.

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |9

SUA UTILIDADE PARA NOSSAS IDAS! "! O que nos di# $ Tim%teo &!"' so(re a utilidade da )*(lia para a nossa +ida, a. b. c. d. Ensinar o #ue crer e fa%er. @epreender onde os crentes t-m pecado. 1orri$ir como mudar. Educar como continuar a viver.

$! O que a Pala+ra fa# por n%s- se.undo os +ers*culos a(aixo do Salmo ""/, a. E.? . #uando a observamos ela tra% vida pura. b. E.8) . ela nos d& instru'(o atrav"s de conselhos. c. E.8, . ela nos vivifica.

3. De que maneira o cristo pode ser beneficiado pela Palavra? Colossenses 3.16.
Acolhendo a 4alavra em seu cora'(o. ;. Fuais os passos concretos #ue voc- pode dar no sentido de deiGar #ue a 4alavra de 1risto habite abundantemente em ti7 Apocalipse 1.9 Aer, ouvir e $uardar a 4alavra de 3eus.

A NOSSA RESPONSA.ILIDADE
"Tornai#vos, pois, praticantes da palavra, e no somente ouvintes, enganando#vos a v)s mesmos" (/$ 1.88). ":uvintes", termo usado especialmente para a#ueles #ue assistiram aulas mas n(o se tornavam verdadeiros disc!pulos. O nosso organismo precisa de alimento para se manter sadio. Sem o mnimo necessrio ele adoece e pode morrer. Deus tambm providenciou o alimento para o nosso crescimento espiritual sadio a sua Palavra.

#. 9ua+do o! !adu(eu! <uma !ei-a =udai(a> a )ume+-a am (om ?e!u! di@e+do que +1o A: e!!u ei01o% que ?e!u! di!!e" Ma-eu! 22.26 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |)

2. .a!eado +o! -e5-o! que !e !e)uem% * ee+(Ae o! e!*a0o! em / a+(o. A01o a eali@a Po qu4"

2l 7C.,H7 At 17.11 /$ 1.88 Ap 1.9

E+!i+a a Sua Palav a a ou- o!. EGaminar as Escrituras. Se (um* ido da Palav a. Aer, ouvir e $uardar.

1onhecer a 3eus. Ve ifi(a o que lAe! -i+Aam e+!i+ado. 4ara n(o nos en$anarmos. Se a/e+0oado.

3. Esdras um bom exemplo de algum que sentiu uma responsabilidade especial para com a Palavra de Deus. Qual foi a sua atitude em relao s Escrituras? Esdras .!"

3ispIs o cora'(o para buscar, cumprir e ensinar a lei do 2enhor. J6ote a ordem das a'+es de Esdras< aplicou as Escrituras K sua pr5pria vida, antes de as ensinar aos outros.

Deus tem comunicado como o omem atravs da "ua Palavra , a (blia. - a autoridade final em todos os assuntos de f e conduta. .travs das Escrituras, podes c egar a con ecer mel or a Deus, entender o "eu dese'o para a tua vida, e descobrir novas verdades acerca da maneira de viveres para Deus.

2a efa *a a a !ema+a< Decore a sequencia dos livros da (blia e sua classifica*o, conforme fol a de ane+o no final da apostila.

ESTUDO

ESTU 2
2. .ASE .B.LICA.

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |,

A TRI!DADE
. doutrina da Trindade um dos ministrios da religio crist que aceitamos pela f. %o podemos entend/#la pela ra$o, nem e+plic!#la completamente por palavras. 0! mistrios divinos que vo alm da compreenso umana 1Dt 23.234. 5as o que precisamos saber nos foi revelado, e a isto devemos dar a nossa aten*o. 6ostumamos e+press!#la simplesmente assim7 "01 um s% Deus- que su(siste em tr2s pessoas3 o Pai- o 4ilho e o Esp*rito Santo".

#. UMA SBN2ESE DESSA DOU2RINA.


6a unidade da divindade h& tr-s 4essoas de uma mesma substLncia, poder e eternidade< 3eus o 4ai, 3eus o Bilho e 3eus o Esp!rito 2anto. Ela tem sido $raficamente apresentada da se$uinte maneira<

#.# . Afi ma-iva . o 4ai " 3eus, o Bilho " 3eus, o Esp!rito 2anto " 3eus. #.2 . Ne)a-iva . o 4ai n(o " a mesma pessoa #ue o Bilho (e viceHversa), o Bilho n(o " a mesma pessoa #ue o Esp!rito 2anto (e viceHversa), e o Esp!rito 2anto n(o " a mesma pessoa #ue o 4ai (e viceHversa). #.& . EGiste um s5 3eus. 6(o " o caso de haver tr-s deuses, todos tr-s independentes e de eGist-ncia pr5pria. #.; H 3eus eGiste em tr-s 4essoas distintas< 4ai, Bilho e Esp!rito 2anto. Eles n(o s(o tr-s pap"is representados por uma pessoa, e nem s(o eles tr-s deuses a$rupados. #.C . 1ada 4essoa da /rindade 2anta " 3eus completo, e n(o parte de 3eus. As tr-s 4essoas da /rindade s(o i$uais em poder e $l5ria, n(o h& inferiores ou superiores.

ESTUDO

ESTU 3
CONCLUSGO<

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |6

M verdade #ue a palavra /rindade n(o aparece no 6ovo /estamentoN " uma eGpress(o teol5$ica, #ue sur$iu no se$undo s"culo para descrever a 3ivindade. ;as o planeta 0Opiter eGistiu antes de receber ele este nomeN e a doutrina da /rindade encontravaHse na !blia antes #ue fosse tecnicamente chamada de /rindade. A !blia ensina #ue h& um s5 3eus vivo e verdadeiro, #ue subsiste como 4ai, Bilho e Esp!rito 2anto (;t 8C.1?N 8 1o 19.19).
2.# . /odos os membros da /rindade s(o mencionados no Anti$o testamento<

a. : 4ai (Ds 69.16N ;l 8.1*). /. : Bilho de 0eov& (2l 8.7N Ds ?.6). (. : Esp!rito 2anto (Ds 11.8N 61.1). 2.2 . 6o 6ovo /estamento s(o mencionados juntos, dandoHnos a entender claramente #ue no pensamento crist(o, os tr-s nomes ficam no mesmo plano< a. 6o batismo de 0esus (;t 9.16,17). /. 6a $rande comiss(o (;t 8C.1?). (. 6a b-n'(o apost5lica (8 1o 19.19). : 4ai testificou do Bilho (;t 9.17)N e o filho testificou do 4ai (0o ,.1?). : Bilho testificou do Esp!rito (0o 1).86), e o Esp!rito testificou do filho (0o 1,.86).

&. FUNDEES DAS 2RFS PESSOAS.


1om base na relevLncia da obra de cada 4essoa, podemos distin$uir o eGerc!cio de determinadas fun'+es< &.# . 3eus 4ai " o 1riador< "%o princpio criou Deus o cu e a terra" (Pn 1.1). &.2 . 3eus Bilho " o 2alvador< " que o'e vos nasceu na cidade de Davi, o "alvador, que 6risto, o "en or" (Ac 8.11). &.& . 3eus Esp!rito 2anto " o @e$enerador< "%o por obras de 'usti*a praticadas por n)s, mas segundo a sua miseric)rdia, ele nos salvou segundo o lavar regenerador e renovador do Esprito "anto" (/t 9.,). :s tr-s cooperam unidos e num mesmo prop5sito, de maneira #ue no pleno sentido da palavra, s(o QumQ. : 4ai cria, o filho redime, e o Esp!rito 2anto santificaN e, a unidade " tal #ue, #uando uma das pessoas divinas a$e especificamente, as outras duas est(o i$ualmente presentes na#uela a'(o (0o 1).)H11N 8 1o ,.1C,1?). : 4ai " preeminente o 1riador, mas o Bilho e o Esp!rito s(o tidos como cooperadores na mesma obra (Pn 1.86). : Bilho " preeminente o @edentor, mas 3eus o 4ai e o Esp!rito 2anto s(o considerados como 4essoas #ue enviam o Bilho a redimir. : Esp!rito 2anto " o 2antificador, mas o 4ai e o Bilho cooperam nessa obra.

A importLncia pr&tica da doutrina da /rindade " #ue ela re#uer #ue demos i$ual aten'(o e i$ual honra Ks tr-s pessoas na unidade de seu $racioso minist"rio conosco. "Fuantas pessoas h& na divindade7 @. =& tr-s pessoas na 3ivindade< o 4ai, o Bilho e o Esp!rito 2anto. Essas tr-s pessoas s(o um s5 3eus verdadeiro e eterno, da mesma substLncia e i$uais em poder e $l5ria, embora distintas pelas propriedades pessoais" (1atecismo ;aior, per$unta *?).

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |7

RA"#$ DA !$SSA %& $ 'ECAD$


TEXTO BBLICO Portanto# assim como por um s$ %omem entrou o pecado no mundo# e pelo pecado# a morte# assim tambm a morte passou a todos os %omens# porque todos pecaram. Rm 5:12 CONFISSO &ossos primeiros pais# sedu'idos pela ast(cia e tentao de )atan*s# pecaram# comendo do fruto proibido. )egundo o seu s*bio e santo consel%o# foi Deus servido permitir este pecado deles# %avendo determinado orden*+lo para a sua pr$pria gl$ria. OBJETIVO DO ESTUDO: Entender a profundidade da queda e seus efeitos aprisionadores no homem, com isso se sentir estimulado a glorificar a Deus por ter providenciado to grande salvao. O ESTUDO NUMA FRASE: odo ser humano nasce prisioneiro do pecado, e assim, ! totalmente incapa" de agradar a Deus por si mesmo. PANORAMA BBLICO: Em#ora o te$to de Romanos 5.12%2& no trata da questo da origem do pecado em si, ele fala da maneira como pecado entrou no mundo. ' verso 12 ! essencial para essa discusso, ele ! chave para a defesa do (pecado original). *or outro lado, aqueles que negam a e$ist+ncia do pecado original ou pelo menos no aceitam a id!ia da (imputao de pecado) ,pecado de -do como nosso pecado., procuram dar uma e$plicao diferente para o te$to, afirmando que o pecado de -do nos tornou corruptos, mas somos condenados por nossos pr/prios pecados. 0as, segundo o te$to, o pecado entrou no mundo por meio de (um s/ homem). 1o !, portanto, s/ uma questo de imitar -do, mas de herdar dele o pecado. INTRODUO ' esp2rito de nossa !poca ! de que#ra de ta#us. -s pessoas di"em que a 3nica coisa que deve ser proi#ida ! proi#ir, que devem ter li#erdade para fa"er o que quiserem. 0as se essas pessoas forem li#eradas para fa"er o que quiserem sero totalmente livres4 -final de contas, o que ! essa li#erao4 5ue li#erdade tem um viciado em coca2na no fato de poder usar a droga onde, como e quando #em quiser4 *or tr6s da to falada li#erdade no est6 o fen7meno da depend+ncia4 8er6 que h6 li#erdade na escravido4

I PSSIMA ESCOLHA - queda no pecado nos dei$ou corruptos, pois (a depravao significa que o mal contaminou cada aspecto da humanidade 9 corao, mente, personalidade, emo:es, consci+ncia, ra":es e vontade

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |C

,;r 1<.=> ;o ?.@@.. Ela nos dei$ou corruptos f2sica, emocional, psicol/gica, mental, moral e espiritualmente. 5uando que#ramos nosso relacionamento com Deus, no perdemos apenas nossa religio ou devoo, mas nossa sa3de, nossa felicidade, e todas as coisas pertencentes A vida social e cultural. Deus disse: (0aldita ! a terra por tua causa) ,Bn C.1<.. *aulo di" que a nature"a (geme e suporta ang3stias at! agora) ,Rm ?.22.. odas as trag!dias do mundo, toda a viol+ncia e corrupo do homem e da nature"a so conseqD+ncias do pecado. (' *ecado ! tanto causa quanto resultado da mis!ria humana). II PECADO ORI INAL Estamos Euntos com -do e Eva, pois herdamos deles o veneno do pecado. Ele corre em nosso sangue. F isso o que os te/logos chamam de pecado original. -do incluiu todos em sua deciso. odos os homens herdam o pecado como se fosse uma esp!cie de doena heredit6ria. Davi entendeu que o pecado era uma realidade em sua vida desde o seu nascimento ,8l 51.C%5.. - escolha de -do atingiu a todos. -do agiu como nosso representante e por essa ra"o, sua escolha nos atinge. 1enhum dos efeitos da queda, como pecado, dor, sofrimentos ou trag!dias podem ser atri#u2dos a Deus. - escolha deli#erada do homem trou$e o caos ao mundo, portanto, a humanidade ! a#solutamente respons6vel por tudo o que acontece de mau neste mundo. E continuamos a destruir a terra com o processo de e$plorao desenfreada. - ironia ! que n/s polu2mos o mundo e colocamos a culpa em Deus quando ocorrem cataclismas da nature"a. - conseqD+ncia do pecado foi a morte. -ssim, a morte passou a todos os descendentes de -do ,Rm 5.12.. *aulo est6 falando em termos representativos. 0uitas ve"es *aulo usou essa imagem de representante, tanto para -do como para Gristo ,H Go 15.21%22.. 1esse trecho est6 a id!ia da representatividade. odos os homens morrem ou vivem em seu representante: -do ou Gristo. 8e no ! verdadeiro o princ2pio de que todos pecaram em -do, seria imposs2vel afirmar que todos podem ser feitos Eustos em Gristo. ' pecado de -do ! o nosso pecado. 8omos deca2dos em -do. 8omos a semente adulterada do homem degenerado e pecaminoso. III TOTALMENTE DEPRAVADOS 1o somos pecadores apenas por escolha, mas por nature"a ,Ef 2.C.. 1/s no apenas praticamos o mal> n/s somos maus ,;o ?.@@.. 1o conseguimos a#andonar o pecado quando queremos. *odemos at! controlar algumas atitudes pecaminosas, mas no podemos dei$ar de ser pecadores. Hsso no significa que cada um de n/s fa" todo o mal imagin6vel, mas significa que temos capacidade para isso. 8ignifica que estamos completamente perdidos, pois Deus requer de n/s a perfeio com que nos capacitou quando nos criou, entretanto, no h6 6rea em nossa vida que no tenha sido afetada pelo pecado. Essa incapacidade de dar a Deus o que Ele deseEa, os te/logos t+m chamado de (Depravao otal). 1o significa que as pessoas no consigam fa"er algo de #om nesse mundo, pois no ! uma completa aus+ncia de #em relativo. - questo ! que, para que algo seEa aceito por Deus como #om, precisa ter pelo menos tr+s elementos: f! verdadeira de quem o fe", estar de acordo com a lei de Deus, ter sido feito para a gl/ria de Deus. 1enhum herdeiro de -do consegue fa"er isso naturalmente. rigor, o homem (! incapa" de fa"er qualquer #em espiritual).

Igreja Presbiteriana de Jaboticabal |?

' ser humano no peca da pior forma poss2vel, mas peca em tudo o que fa", pois o pecado est6 arraigado em sua nature"a. 8egundo a I2#lia, o homem no pode fa"er o #em ,Rm ?.<., no pode entender o #em ,HH Go C.15%1J> ;o ?.@C> H Go 1.1?> H Go 2.1@> HH Go @.C%@., nem deseEar o #em ,;o 5.@&.. -s Escrituras v+em o homem como E6 afogado no fundo do oceano. *ara salv6%lo ! preciso uma o#ra so#renatural de Deus, ! necess6rio tra"+%lo para a superf2cie e introdu"ir vida em seu corao. - depravao total e$plica os pro#lemas do nosso mundo e nos di" que a sociedade no resolver6 esses pro#lemas #6sicos at! que todos nasam de novo. *or!m, nem mesmo a converso do mundo resolveria todos os pro#lemas, pois os cristos continuam pecando. - doutrina da depravao total, por outro lado, nos ensina so#re o imenso amor de Deus por n/s. Koi somente o 8eu amor que possi#ilitou a nossa salvao. CONCLUSO -prendemos algumas li:es importantes com a doutrina #2#lica do pecado. *rimeiramente, que o homem depende inteiramente de Deus para a salvao. emos perdido a viso realista do homem conforme a I2#lia a apresenta. Livemos no tempo em que os crentes idolatram l2deres religiosos e depois se surpreendem quando v+em esses homens ca2rem em pecado. Depois essa doutrina tam#!m nos ensina que no h6 pessoa #oa do ponto de vista de Deus. ' 8enhor no olha para o que n/s tentamos fa"er, mas para o que n/s somos. *recisamos a#andonar nossas folhas de figueira ,Bn C.<. e dei$ar que Deus mesmo nos vista. Kinalmente, essa doutrina glorifica a graa de Deus.

RA"#$ DA !$SSA %& ESC$()ID$S '$R DEUS


2EH2O .B.LICO (endito o Deus e Pai de nosso "en or 8esus 6risto, que nos tem aben*oado com toda sorte de ben*o espiritual nas regi&es celestiais em 6risto, assim como nos escol eu, nele,

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 1*

antes da funda*o do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele9 e, em amor nos predestinou para ele, para a adora*o de fil os, por meio de 8esus 6risto, segundo o benepl!cito de sua vontade, para louvor da gl)ria de sua gra*a, que ele nos concedeu gratuitamente no .mado. Ef 1<9H7 CONFISSGO 2e$undo o seu eterno e imut&vel prop5sito e se$undo o santo conselho e benepl&cito da sua vontade, 3eus antes #ue fosse o mundo criado, escolheu em 1risto para a $l5ria eterna os homens #ue s(o predestinados para a vidaN para o louvor da sua $loriosa $ra'a, ele os escolheu de sua mera e livre $ra'a e amor, e n(o por previs(o de f", ou de boas obras e perseveran'a nelas, ou de #ual#uer outra coisa na criatura #ue a isso o movesse, como condi'(o ou causa. IN2RODUDGO 8 3entre as doutrinas contidas na !blia, a predestina56o " uma das mais dif!ceis de serem abordadas. 1reio #ue poder!amos identificar tr-s ra%+es para essa dificuldade< #. Re=ei01o em fun'(o de nossa nature%a pecaminosa . 6ossa nature%a, influenciada pelo pecado, tra% uma tend-ncia de rejei'(o da eGalta'(o do 3eus 2oberano, ao mesmo tempo em #ue passa a considerar o homem superior K#uilo #ue ele realmente ". 6esse sentido, tendemos nos apresentar numa posi'(o de autonomia e superioridade, contrariando o #ue a 4alavra de 3eus nos revela sobre o nosso ser. As pessoas fa%em um $rande esfor'o para se desvincularem da esfera de autoridade divina, e para tirarem 3eus da re$-ncia de suas vidas e do seu destino. 2. Di!-o 01o, por insufici-ncia de base b!blica . Rs ve%es, a doutrina " apresentada, ou absorvida com um eGame superficial da base b!blica. 2e todos os Ln$ulos n(o forem estudados, ou se recorrermos mais ao Seu achoT, Seu pensoT, do #ue a uma aceita'(o sem preconceitos do #ue a !blia revela, sobre as a'+es e planos do 3eus soberano, sa!mos com uma id"ia distorcida dessa doutrina. &. Dilui01o, para facilidade de compreens(o . ;uitas ve%es, temos a id"ia de #ue a veracidade ou n(o de uma doutrina est& baseada na nossa capacidade de compreens(o total da mesma, es#uecendoHnos de #ue nossa compreens(o " finita, imperfeita e limitada. A dilui'(o, ao n!vel de nossa capacidade, tra% uma s"rie de problemas secund&rios #ue tornam a doutrina, no cImputo final, diferente da apresenta'(o b!blica e de imposs!vel aceita'(o, mediante um estudo s"rio da #uest(o. Fuando estudamos a predestina'(o teremos, portanto, de estar cientes das dificuldades do estudo mas, se tivermos seriedade e humildade para aprender o #ue 3eus nos revelar em sua palavra, devemos ter a disposi'(o de considerar< 1. :s dados b!blicos . eGaminarmos o maior nOmero poss!vel de passa$ens. 8. A necessidade de n(o rejeitar os conceitos b!blicos simplesmente por#ue estes podem fu$ir K nossa compreens(o, ou eGperi-ncia, mas deiG&Hlos permanecer em toda a sua objetividade e l5$ica transcendental, $radativamente, pela a'(o do Esp!rito, penetrando em nossas convic'+es.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 11

9. : testemunho hist5rico da D$reja . ele n(o determina doutrina, mas o seu estudo " relevante para vermos como 3eus tem $uiado a sua i$reja, e para discernirmos a diferen'a entre inova'+es . ventos de doutrina e as doutrinas verdadeiras provadas no cadinho do tempo e da hist5ria eclesi&stica. ). : fato de #ue, #uanto mais aprendermos e eGaltarmos a pessoa de 3eus, mais cresceremos espiritualmente e mais che$aremos perto de nossa finalidade #ue " a de $lorificarmos a ele, em todas as nossas a'+es. DEFINIDGO< 4oder!amos definir a 4redestina'(o como sendo< : aspecto da pr#ordena*o de Deus, atravs do qual a salva*o do crente considerada efetuada de acordo com a vontade de Deus, que o c amou e o elegeu em 6risto, para a vida eterna, sendo a sua aceita*o ;:<=%T>?I., da pessoa e do sacrifcio de 6risto, uma 6:%"E@=A%6I. desta elei*o e do trabal o do Esprito "anto, que efetiva esta elei*o, tocando em seu cora*o e abrindo#l e os ol os para as coisas espirituais. A. A Fo+-e da P ede!-i+a01o< M a 2oberana Eontade de 3eus. 6o cap!tulo 6 do Evan$elho de 0o(o, temos tr-s vers!culos pertinentes< 97 . S/odo a#uele #ue o 4ai me d&, esse vir& a mimN e o #ue vem a mim, de modo nenhum o lan'arei foraTN )) . S6in$u"m pode vir a mim se o 4ai, #ue me enviou, n(o o trouGerN e eu o ressuscitarei no Oltimo diaTN e 6, . SE prosse$uiu< 4or causa disto, " #ue vos tenho dito< nin$u"m poder& vir a mim, se, pelo 4ai, n(o lhe for concedidoT (veja tamb"m . Ef 1.), , e 11N @m ?.11, 16). . A Cau!a da P ede!-i+a01o< M a miseric5rdia infinita de 3eus e a manifesta'(o de sua $l5ria. @m ?.89 di% . S... a fim de #ue tamb"m desse a conhecer as ri#ue%as da sua $l5ria em vasos de miseric5rdia, #ue para $l5ria preparou de antem6oT (veja tamb"m . @m 11.99N Ef 1.6 e 0o 9.16). 1. O! O/=e-o! da P ede!-i+a01o< 4essoas pecadoras. 6ote 0o 1.18 e 19 . S;as, a todos #uantos o receberam, deuHlhes o poder de serem feitos filhos de 3eus, a saber, aos #ue cr-em no seu nomeN os #uais n(o nasceram do san$ue, nem da +ontade da carne, nem da vontade do homem, mas de 3eusT (veja tamb"m esses versos, todos em 0o(o . ,.81N 6.6,N 1*.86 e 87N 18.97H)1N 1,.16N 17.6HC). 3. O! Meio! *a a a (o+( e-i@a01o da P ede!-i+a01o, 1. : chamado eGterno . ;t 88.1) S4or#ue muitos s6o chamados, mas poucos, escolhidosT. 8. A resposta ao chamado interno (cren'a) . At 19.)C S... e creram todos os #ue haviam sido destinados para a vida eternaT. E+- e o! ?udeu!, :s 0udeus aceitavam normalmente a id"ia de 3eus, eGpressa no Anti$o /estamento, #ue o apresenta como estando em controle de tudo e de todos, diri$indo os passos e os destinos dos homens, como indica 4v 16.99 . SA sorte se lan'a no re$a'o, mas do 2E6=:@ procede toda decis(oT (veja tamb"m . Am 9., e 6N Ds ),.7 e 0o ?.8).

CONCLUSGO Acreditamos, portanto, #ue a 3outrina da 4redestina'(o " b!blicaN harmoni%aHse com o todo da revela'(o da pessoa de 3eus, conforme as EscriturasN e tem sido sustentada pelo

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 18

testemunho dos se$mentos fi"is da i$reja de 1risto. Em arti$o pr5Gimo, eGaminaremos al$umas obje'+es contra a doutrina da predestina'(o e concluiremos este estudo

RAIGO DA NOSSA FJ ?ESUS CRIS2O REDEN2OR


0& #ue 3eus " onisciente e, portanto, sabia #ue o homem ia pecar, por#ue n(o impediu #ue isso acontecesse7 Antes de criar o mundo, 3eus j& havia estabelecido uma alian'a com o Bilho para salvar o homem. 6esta alian'a, #ue os te5lo$os chamam de pacto da reden'(o, o Bilho "se colocou no lu$ar do pecador e incumbiuHse de fa%er a eGpia'(o do pecado, suportando o casti$o necess&rio, e de satisfa%er as eGi$-ncias da lei em lu$ar de todo o 2eu povo". #. IMPOSSI.ILIDADE DA REDENDGO KUMANA. =erdamos do primeiro casal a culpa e a corrup'(o (2l ,1.,), somos pecadores. : homem trata o pecado de forma leviana, mas 3eus o trata de modo severo estabelecendo casti$o por causa do pecado (@m 6.89 "...sal!rio..." U pa$amento merecido). : casti$o na vida futura consiste num sofrimento eterno no inferno, um lu$ar de tormenta (;t 8,.)6). 4ode o homem remirHse ou salvar a si mesmo7 3iante da per$unta dos disc!pulos "#uem pode ser salvo7". A resposta de 0esus foi #ue "para os homens " imposs!vel" (;c 1*.86,87), ou seja, n(o h& a menor chance do homem salvarHse a si mesmo. 6a sua vaidade, o homem alimenta a pretens(o de salvarHse pelos seus pr5prios caminhos ou recursos, como virtudes e obras, ou por meio de sofrimento e penit-ncia. : pecado arruinou tanto a condi'(o do homem, colocandoHo em situa'(o desesperadora, pois dela seus pr5prios esfor'os n(o podem tir&Hlo. 2. A O.RA DE CRIS2O. 2.# . A E+(a +a01o . si$nifica #ue 3eus se fe% homem, isso n(o #uer di%er #ue 3eus se tornou homem, nem #ue 3eus cessou de ser 3eus e come'ou a ser homem, mas #ue, permanecendo como 3eus, Ele assumiu ou tomou uma nature%a nova, a saber, a humana. Ao entrar no mundo, ao @edentor foi dado o eGpressivo nome da sua miss(o suprema (;t 1.81). 2.2 . A Mo -e . a morte eGpiat5ria de 1risto " o fato #ue caracteri%a a reli$i(o crist( (1 1o 1,.9), a morte n(o " meramente a conse#V-ncia natural do pecado, mas " acima de tudo, a puni'(o do pecadoN a eGpia'(o " o fato do inocente sofrer a penalidade da culpa de outrem, n(o havia culpa em 1risto, at" os seus jul$adores reconheceu isso (Ac 89.)). A morte de 1risto identifica como o cumprimento da pena do pecado da ra'a humana, Ele, 1risto, reali%ou por n5s o #ue est&vamos impossibilitados de fa%er por n5s mesmos (@m ,.6N /t 8.1)). 0esus deiGouHse prender e crucificar por#ue o #uis, entre$ouHse voluntariamente, sem nenhuma coa'(o ou impossibilidade de escape (0o 1*.1C). 2.& . A Re!!u ei01o . como sabermos #ue a morte de 1risto realmente vence o pecado7 4or#ue Ele ressuscitou (;t 8C.6N At 1.9). A ressurrei'(o si$nifica #ue a morte eGpiat5ria de 1risto foi uma divina realidade, a consuma'(o da morte eGpiat5ria (1 1o 1,.17). 1risto foi entre$ue para morrer a fim de eGpiar os pecados do 2eu povo e ressuscitou para $arantir a nossa reden'(o (@m ).8,). 1onstituiu uma declara'(o do 4ai #ue o Oltimo inimi$o tinha sido vencido, a pena tinha sido cumprida, e tinha sido satisfeita a condi'(o para o res$ate do pecador (1 1o 1,.,,).

&. ?ESUS CRIS2O O LNICO REDEN2OR.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 19

A palavra redimir, tanto no Anti$o como no 6ovo /estamento, si$nifica comprar por um pre'o, res$atarN e a obra de 1risto fora para o nosso res$ate (;t 8*.8CN 1 /m 8.6). E 0esus constituiHse na nossa Onica op'(o de res$ate, pois Ele " o Onico #ue nos leva a 3eus (0o 1).6N 1 /m 8.,), e, portanto, " o Onico salvador poss!vel ao homem (At ).18). : homem sem 0esus n(o pode alcan'ar a salva'(o. ;. A CONVERSGO DO KOMEM. A salva'(o n(o " al$o autom&tico, para ser salvo, o pecador tocado pelo Esp!rito 2anto " levado ao arrependimento e a crer em 0esus 1risto como seu salvador. ;.# . O A e*e+dime+-o . " um jul$amento da pessoa acerca de si mesma, pelo #ual

Literalmente arrependimento significa uma mudana de mente ou corao. usado no N.T. particularmente para descrever o retorno do pecado para Deus. O reconhecimento, pelo homem, da sua culpa diante de Deus (Gn !.!"#. Declarar$se consciente da pr%pria culpa. &' uma mudana de sentimento (ue se manifesta em triste)a pelo pecado contra um Deus santo e *usto (8 1o 7.1*). "Tristeza segundo o mundo", significa lstima ou remorso por causa das conseqncias do pecado e a frustrao que se segue. Foi o caso de Judas (Mt 2 .!"#$, e%ou do moo rico (Mt &'.2("22$. )ssa triste*a + apenas medo do castigo ou frustrao pelas e,igncias. "-riste*a segundo .eus", trata"se da con/ico de ter cometido pecado contra .eus. Foi o caso de .a/i (2 0m &2.&!$ e o de 1edro (Mt 22. #$. 3 preciso 4a/er uma triste*a de corao por causa do pecado em si, no por causa das conseqncias do pecado. 5o 4a/er arrependimento /erdadeiro at+ que ten4amos feito algo a respeito do pecado (Mt !.6$. 7 arrependimento precisa desaguar numa /ida mudada. ;.2 + 8 F+ + uma convico, produ)ida pelo ,sp-rito .anto no corao, (uanto a veracidade do evangelho. , uma segurana nas promessas de Deus em /risto, (ue implica numa completa renuncia de toda tentativa de alcanar a salvao por si mesmo (,f !.0,1#, na firme convico de (ue o sacrif-cio na cru) 2 suficiente para nos salvar (3o 4."5#.
admite #ue n(o vai bem. CONCLUSGO < A verdade " #ue para o homem n(o h& reden'(o ou salva'(o K parte de 3eus, pois, somente 1risto " um salvador suficiente e #ualificado pela obra #ue reali%ou. A !blia eGalta o arrependimento e a f" em 1risto como condi'(o Onica e eGclusiva para a salva'(o.

ESTUDO
$S SACRA*E!T$S
S2acramento " uma ordenan'a sa$rada, institu!da por 0esus 1ristoN para simboli%ar, selar e aplicar ao crente os benef!cios da salva'(o". #. NLMERO DOS SACRAMEN2OS. #.# . No VelAo 2e!-ame+-o . na anti$a dispensa'(o havia dois sacramentos, ordenan'as sa$radas, dadas por 3eus ao seu povo< a circuncis(o e a p&scoa. A circuncis(o foi institu!da como sinal e selo do pacto estabelecido com Abra(o, distin$uindo a sua descend-ncia como povo de 3eus (Pn 17.?H1)). A p&scoa, #ue si$nifica passar por cima, foi institu!da como sinal e selo do livramento dos israelitas do cativeiro e$!pcio, um sinal de liberta'(o (EG 18.1H1)N 86H8C). #.2 . No Novo 2e!-ame+-o . na nova dispensa'(o h& apenas dois sacramentos #ue foram institu!dos< a santa ceia e o batismo crist(o. 6a noite em #ue 0esus estava para ser entre$ue Ks autoridades pelo traidor, 0esus instituiu a 2anta 1eia (;t 86.17H9*) e ordenou #ue a celebr&ssemos. A 2anta 1eia foi institu!da #uando 0esus celebrava a p&scoa pela Oltima ve%, visto #ue o cordeiro pascal apontava para 0esus (0o 1.8?). : atismo foi institu!do ap5s a ressurrei'(o de 1risto, #uando Ele determinou aos disc!pulos #ue bati%assem a#ueles #ue seriam discipulados (;t 8C.1?)N sendo este, a sucess(o da circuncis(o praticada no Eelho /estamento. 2. AS PAR2ES COMPONEN2ES DOS SACRAMEN2OS. "As partes de um sacramento s(o duas", afirma o nosso 1atecismo ;aior, "uma, o sinal eGterior sens!vel usado se$undo a pr5pria institui'(o de 1ristoN a outra, uma $ra'a interior e espiritual representada pelo sinal". 2.# . O Eleme+-o Ma-e ial . na ministra'(o dos sacramentos entra o elemento material #ue, no atismo, " a &$ua e, na 1eia, o p(o e o vinho, os #uais s(o chamados de sinal vis!vel ou eGterno. Esses elementos foram determinados pelo autor dos sacramentos, 0esus, e n(o pelos homens. 2.2 . O Eleme+-o E!*i i-ual . o atismo representa, fi$ura e si$nifica a purifica'(o dos pecadosN a &$ua " s!mbolo da lava$em interior, operada pelo Esp!rito 2anto (/t

ESTU !

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 1)

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 1,

9.,). A 1eia do 2enhor representa, fi$ura e si$nifica a nutri'(o espiritualN o p(o " s!mbolo do corpo de 1risto, o vinho, de 2eu san$ue. &. A EFICMCIA DOS SACRAMEN2OS. :s sacramentos s(o meios de $ra'a, isto ", instrumentos do Esp!rito 2anto usa para nos nutrir e edificar espiritualmente. A efic&cia dos sacramentos n(o est& nos elementos materiais usados e nem nas virtudes de #uem o administra, mas na $ra'a de 1risto e na a'(o do Esp!rito 2anto. :s sacramentos n(o t-m nenhum poder salva'(o. 2e bati%armos um !mpio ou lhe dermos a 1eia do 2enhor, ele n(o receber& nenhum benef!cio, para os salvos, s(o meios efica%es para o crescimento na $ra'a e no conhecimento de 1risto.

SA!TA CEIA
Defi+i01o . "" o sacramento no #ual, dandoHse o p(o e o vinho, conforme a institui'(o de 1risto, anunciaHse a 2ua morte (1 1o 11.86), e a#ueles #ue participam di$namente, n(o de maneira carnal (1 1o 11.87), tornamHse participantes do corpo e do san$ue, com todas as suas b-n'(os, para seu alimento espiritual e crescimento na $ra'a". A P e!e+0a de ?e!u! +o! Eleme+-o! da Ceia . as palavras de 0esus< "isto " o meu corpo" e "isto o meu san$ue"N referentes ao p(o e o vinho, tem sido interpretadas de #uatro maneiras diferentes< a. A D$reja 1at5lica @omana afirma #ue a substLncia do p(o (h5stia) se transforma em corpo de 1risto, e a substLncia do vinho se transforma em san$ue de 0esusN " chamada de transubstancia'(o. /. :s Auteranos e afins, afirmam #ue junto com as substancias do p(o e do vinho est(o, no ato da celebra'(o, as substancias da carne e do san$ue de 0esusN " chamada de consubstancia'(o. (. :s atistas e os 4entecostais, afirmam #ue a ceia " apenas um memorial (tradi'(o ou lembran'a) di #ue 1risto fe% pelos pecadores e um ato de reafirma'(o do participanteN " chamada de memorial. d. 1alvino afirma #ue, 0esus est& presente espiritualmente no p(o e no vinho. 4or isso, ao participar dos elementos da 1eia do 2enhor, o crente participa espiritualmente do corpo e do san$ue de 0esus. E assim como o p(o e o vinho alimentam o corpo f!sico, a presen'a de espiritual de 0esus nos elementos da ceia alimenta espiritualmente o participante. Esta posi'(o " a adotada na D$reja 4resbiteriana do rasil. Li0Ne! da Mi+i!- a01o da Ceia . a. :s atos do ministro dando o p(o e o vinho aos crentes para #ue comam e bebam, simboli%am a oferta #ue o 2enhor fa% ao 2eu povo dos benef!cios da 2ua morte. /. :s atos do comun$ante estendendo a m(o para receber o p(o e o vinho e depois comendo um e bebendo o outro simboli%a #ue ele reconhece a necessidade #ue tem de se alimentar espiritualmente do sacrif!cio de 1ristoN simboli%a tamb"m, #ue aceita o sacrif!cio #ue 0esus fe% para o salvar. (. : fato de serem estes alimentos servidos na mesma mesa, e participados por todos os irm(os presentes, simboli%a ainda a unidade da i$reja e o amor fraternal da comunidade crist(.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 16

CONCLUSGO < @ecebemos do 2enhor 0esus 1risto a ordenan'a de celebrarmos como povo de 3eus a 2anta 1eia, relembrando sempre o sacrif!cio Onico e final de 1risto na cru%. E a para uma participa'(o efetiva e aben'oadora a nossa vida " necess&ria um preparo pr"vio (1 1o 11.87).

+ATIS*$
#. DEFINIDGO .
: atismo " sacramento no #ual o lavar com &$ua, em nome do pai, do filho e do Esp!rito 2anto, si$nifica e sela a uni(o do crente com 1risto, a participa'(o das b-n'(os do pacto da $ra'a e a promessa de pertencemos ao 2enhor. 2in$elamente, podemos di%er #ue " o rito de inicia'(o no seio da i$reja de 1risto.

2. FORMAS DE .A2ISMO .
A i$reja de 1risto reconhece tr-s formas de administra'(o do batismo< a aspers(o, a imers(o e a efus(o. 6a aspers(o . a &$ua " borrifada ou asper$ida sobre a cabe'a do bati%andoN 6a imers(o . como a palavra su$ere, o bati%ando " mer$ulhado na &$uaN 6a efus(o . derramaHse sobre a cabe'a do bati%ando um vaso de &$ua. 1r-Hse #ue a efus(o foi uma das formas de ministra'(o do batismo nos primeiros tempos do 1ristianismo, paralelamente com a aspers(o, e continua a ser aplicada por i$rejas de tradi'(o Preco . ortodoGa. A imers(o " a forma usada pelas i$rejas batistas, bem como por outros $rupos n(o inclu!dos, $eralmente, entre os ramos tradicionais da reforma, como pentecostais, a metodista, a episcopal e v&rias outras bati%am por aspers(o. A i$reja presbiteriana considera as tr-s formas i$ualmente v&lidas, mas prefere a aspers(o.

&. POR 9UE .A2IIAMOS POR ASPERSGO"


A D$reja presbiteriana sempre adotou a aspers(o como a forma preferida do batismo. 3iver$imos do eGclusivismo dos imersionistas apoiados, entre outros, nos se$uintes ar$umentos< A) : A/D2;: 1:; WPXA M A4E6A2 X; 2D; :A: . A #uantidade de li#uido usada na sua administra'(o n(o altera a validade do sacramento. ) : 2DP6DBD1A3: 3A 4AAAE@A A/D2;: . 6(o " decisivo para se afirmar #ue a imers(o " a Onica forma v&lida desse sacramento. Em ;ateus 1,.8N ;c 7.1H, e Ac

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 17

11.97H9?, a palavra $re$a bapti$o " empre$ada para desi$nar a lava$em das m(os, de copos, de jarros de metal e camas. /al ato era reali%ado mediante o derramamento de &$ua, como se pode depreender de 8 @s 9.11. 1) A/D2;: 1:; WPXA E 1:; E24Y@D/: . o batismo com &$ua simboli%a o batismo com o Esp!rito 2anto em forma de derramamento (0l 8.8CN At 8.17). 6o 4entecoste, o Esp!rito 2anto desceu sob a forma de l!n$uas de fo$o, isto ", em forma de aspers(o (At.8.1H)).

3) : A/D2;: 3E 2AXA: . : batismo e 2aulo, na casa de Ananias, n(o poderia, obviamente, ter sido aplicado na forma de imers(o (At ?.1C), bem como o batismo do carcereiro de Bilipos e de Stodos os seusT, a altas horas da noite (At. 16.99). =& outros eGemplos no livro de Atos, com rela'(o aos #uais este ar$umento " i$ualmente v&lido. POR 9UE .A2IIAMOS CRIANDAS" : batismo de crian'as " outro ponto de diver$-ncia entre os presbiterianos e os imersionistas. 4ara n5s, h& v&rios ar$umentos s5lidos #ue justificam o batismo de crian'as, entre os #uais mencionaremos os se$uintes< A) A2 1@DA6ZA2 E : 4A1/: 3: EEA=: /E2/A;E6/: . As crian'as sempre fi%eram parte inte$rante da fam!lia de 3eus, tanto no Eelho #uanto no 6ovo /estamento (Pn 17.1*H11 e At 8.9?). 2e a i$reja no Eelho e /estamento, admitiu crian'as, n(o podemos eGclu!Hlas, no 6ovo /estamento, ne$andoHlhes o batismo. ) A/D2;: E 1D@1X61D2[: . 6as palavras de 4aulo, em 1l 8.11,18, o batismo " a Scircuncis(o de 1ristoT. Estes dois ritos . circuncis(o e batismo . t-m o mesmo prop5sito, a saber, a inicia'(o na i$reja de 3eus. :ra, a crian'a judia era circuncidada no oitavo dia, depois do nascimento. 6ada h& #ue possa impedir procedimento id-ntico, #ue " a aplica'(o do batismo Ks crian'as na i$reja de 1risto. A/D2;: 3E BA;YADA2 D6/ED@A2 . 6o 6ovo /estamento, h& v&rias refer-ncias a batismo de fam!lias inteiras. M mais natural concluir #ue nessas fam!lias houvesse crian'as, #ue teriam recebido tamb"m o batismo (At 16.1,N16.99N1C.C).

1)

3) : /E2/E;X6=: 3E 0E2X2 2: @E A2 1@DA6ZA2 . 0esus disse #ue Sdas crian'as " o reino dos c"usT. Fuem tem o mais, tem menos. 1omo priv&Hlas do batismo, se a elas pertence o reino dos c"us7 UMA DIS2INDGO NECESSMRIA 1remos ser importante compreender a distin'(o entre o batismo . s!mbolo e o batismo real. Fual#uer s!mbolo " apenas representa'(o ou fi$ura da realidade. A bandeira nacional " um s!mboloN a p&tria " a realidade. Assim tamb"m, o batismo com &$ua " apenas s!mbolo do batismo com o Esp!rito 2anto e da uni(o do bati%ando com o corpo m!stico de 1risto, a i$reja. Eis al$uns teGtos #ue nos falam do batismo real< /t 9.,N Pl 9.87N 11o 18.19.

"

ESTUDO
a) b) c)

ESTU "
"! Defini56o $! Os Tipos de 7ulto

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 1C

Fuando afirmamos #ue o batismo n(o salva, estamos nos referindo ao batismo . s!mbolo, #ue o pastor ministra para si$nificar a inicia'(o ao bati%ando na comunidade da f". Ao malfeitor arrependido, crucificado ao lado de 1risto, este lhe disse, embora n(o houvesse ele recebido o atismoH s!mbolo< S =oje mesmo estar&s comi$o no para!soT (Ac 89.)9).

3a! resulta tamb"m ser pura supersti'(o corrente entre os cat5licos em $eral, a id"ia de #ue o batismo " indispens&vel K salva'(o da crian'a, por#ue, se ela vier a morrer sem receber este sacramento, sua alma ir& para o SAimbus infantumT. 0esus declarou< S3eiGai os pe#ueninos, n(o os embaraceis de vir a mim, por#ue dos tais " o reino dos c"usT (;t 1?.1)). por"m, n(o acrescentou< S......se forem bati%adasT.

*$RD$*IA CRIST# $ CU(T$ CRIST#$

: culto crist(o " uma reuni(o, de car&ter espiritual, onde os membros e con$re$ados da D$reja se juntam para adorar o 3eus /odoH4oderoso, fa%er ora'(o ao 2enhor e ouvir a pre$a'(o de 2ua santa 4alavra. S... Est& escrito< Ao 2enhor teu 3eus, adorar&s, e s5 a ele dar&s culto.T (;t ).1*).

2(o os se$uintes os tipos de cultos reali%ados pela D$reja 1on$re$acional< 1ulto de ora'(oN 1ulto 3outrin&rioN 1ulto 4Oblico de 4re$a'(o do Evan$elho. 6o 1ulto de :ra'(o H a D$reja se reOne para fa%er as suas preces ao 3eus /odoH4oderoso. 6o 1ulto 3outrin&rio H a D$reja se reOne especificamente para estudar as 2a$radas Escrituras. 6o 1ulto 4Oblico de 4re$a'(o do Evan$elho H a D$reja se reOne para proclamar a mensa$em salvadora do Evan$elho de nosso 2enhor 0esus 1risto, no templo ou fora dele.

&! As Partes 7omponentes do 7ulto


: culto, $eralmente, tem as se$uintes partes constitutivas< uma ora'(o introdut5ria, um per!odo de louvor, composto de cLntico de hinos pela con$re$a'(o ou pelos conjuntos

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 1?

da D$reja, um per!odo para a leitura e eGposi'(o da 4alavra de 3eus, um per!odo para as pastorais (avisos), ora'(o e b-n'(o final.

8! A Necessidade do 7ulto
: culto foi institu!do para atender uma necessidade humana de adorar ao 1riador na bele%a de 2ua 2antidade. S/ributai ao 2enhor a $l5ria devida ao seu nome, adorai o 2enhor na bele%a de sua santidadeT. (2l 8?.8). SEinde, adoremos e prostremoHnosN ajoelhemos diante do 2enhor, #ue nos criouT.(2l ?,.6). S3eus " esp!ritoN e importa #ue os seus adoradores o adorem em esp!rito e em verdadeT. (0o ).8)).

9! O De+er da Reali#a56o do 7ulto


2endo 3eus o #ue ", santo, sublime e eGcelso e outros #ualificativos i$ualmente $loriosos, imp+eHse ao ser humano o dever de prestar ao /odoH4oderoso o culto #ue lhe " devido. S... Ao 2enhor, teu 3eus, adorar&s, e s5 a Ele dar&s cultoT.(;t ).1*). S/ributai ao 2enhor, filhos de 3eus, tributai ao 2enhor $l5ria e for'a. /ributai ao 2enhor a $l5ria devida ao seu nome, adorai o 2enhor na bele%a da santidadeT.(2l 8?.1,8).

'! As )2n56os do 7ulto


: culto sendo oferecido a 3eus com sinceridade de cora'(o tra% b-n'(os incont&veis para a vida do crist(o, como por eGemplo< despertamento, renova'(o, santifica'(o, eGorta'(o, edifica'(o, consola'(o, etc. (At 8.)8H)7N 1 1o 1).86H91N 2l 16.11).

*$RD$*IA CRIST# II A C$!TRI+UI,#$


3eus, na 2ua sabedoria infinita, instituiu um sistema de contribui'(o para #ue o 2eu trabalho se desenvolvesse ade#uadamente sem precisar de recursos oriundos de outras fontes, a n(o ser dos seus filhos. : sistema divino de contribui'(o " composto de 3!%imo, :fertas Al'adas e :fertas Eolunt&rias.

"! O D*#imo
: d!%imo " a d"cima parte da#uilo #ue o crist(o $anha e #ue deve ser entre$ue a 3eus atrav"s da D$reja, para #ue haja mantimento na casa do 2enhor. S/ra%ei todos os d!%imos K casa do tesouro, para #ue haja mantimento na minha casa...T (;l 9.1*).

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 8*

a) : 3!%imo antes da Aei H Antes de 3eus entre$ar a Aei a ;ois"s para #ue Dsrael fosse $uiado por ela, j& se encontrava, no meio dos patriarcas, o salutar costume de di%imar, isto ", de entre$ar aos representantes de 3eus, a#ui na terra, a d"cima parte do #ue tinham ou recebiam com al$um trabalho eGecutado. Boi assim com Abra(o, #ue deu o d!%imo a ;el#uisede#ue, sacerdote do 3eus Alt!ssimo (Pn 1).1CH8*). Ainda no livro de P-nesis encontramos tamb"m o patriarca 0ac5, di%imando (Pn 8C.88). Esse aben'oado costume dos patriarcas de di%imar foi, mais tarde, testificado pelo escritor da carta aos =ebreus (7.6,?). b) : 3!%imo 3urante a Aei H A Aei ;osaica estabeleceu, como obri$at5rio, o d!%imo para todos os israelitas. : 3!%imo durante a Aei era entre$ue aos sacerdotes levitas para sustento da#ueles #ue oficiavam no /abern&culo e mais tarde no /emplo, bem como para a manuten'(o da 1asa de 3eus. (Av 87.9*N 6m 1C.81,8)H86N 3t 1).88H8?N 86.18H1,N 6e 1*.97,9CN ;l 9.CH11). c) : 3!%imo 3epois da Aei H (3ispensa'(o da Pra'a) H A Aei e os profetas duraram at" 0o(o. 3a! em diante, come'ou com nosso 2enhor 1risto outra 3ispensa'(o, a da Pra'a, onde o crist(o n(o " mais obri$ado a $uardar a Aei ;osaica, chamado de Eelho 1oncerto. 1om rela'(o ao d!%imo, como parLmetro de contribui'(o para os crist(os, encontramos uma palavra do 2enhor 0esus re$istrada em ;t 89.89 #ue trata do assunto< SAi de v5s, escribas e fariseus, hip5critas por#ue dais o d!%imo da hortel(, do endro e do cominho, e tendes omitido o #ue h& de mais importante na Aei, a saber, a justi'a, a miseric5rdia e a f"N estas coisas, por"m, dev!eis fa%er !em omi-i aquela!O. 1om estas palavras, o 2enhor 0esus credenciou a continuidade da contribui'(o do d!%imo na atual 3ispensa'(o, como princ!pio divino de contribui'(o para o sustento de 2eu trabalho. Eeja ainda< Ac 11.)8N ;t 88.81. : ap5stolo 4aulo escrevendo aos crist(os em 1orinto, em sua se$unda carta cap!tulo 9, fala sobre um tipo de contribui'(o #ue n(o fosse pesada a nenhum dos membros da D$rejaN fala, tamb"m, de i$ualdade na contribui'(o. Fual " a contribui'(o da #ual todos participam de acordo com as suas posses, com i$ualdade e #ue n(o " pesada a todos, sen(o o d!%imo7

$! Ofertas Al5adas
As ofertas al'adas s(o a#uelas ofertas levantadas para ocasi+es especiais, atendendo a uma necessidade espec!fica da D$reja. /odos os crentes, no caso, s(o convocados a contribu!rem para um alvo definido. SEnt(o disse o 2enhor a ;ois"s< Bala aos filhos de Dsrael #ue me tra$am uma oferta al'adaN de todo homem cujo cora'(o se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta al'adaT.(EG 8,.1,8). Eeja ainda os teGtos< EG 9,.)H?N Av 6.18,19N 6e 19.91N 8 1o ?.1H,.

&! As Ofertas olunt1rias


As ofertas volunt&rias s(o a#uelas contribui'+es volunt&rias, diferentes do d!%imo e das ofertas al'adas, #ue s(o entre$ues K D$reja sem o objetivo espec!fico de atender a al$uma necessidade ou a al$um apelo. SAl$uns dos chefes das casas paternas, unidos K 1asa do 2enhor em 0erusal"m, deram ofertas volunt&rias para a 1asa de 3eus, para edificarem no seu lu$ar.T (Ed 8.6C,6?). 6o in!cio do Evan$elho de ;ateus encontramos #ue os tr-s ma$os #ue vieram do :riente, ofertaram voluntariamente K 0esus, #uando crian'a, ouro, incenso e mirra. SE, entrando na casa, acharam o menino com ;aria, sua m(e, e,

ESTUDO

ESTU #

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 81

prostrandoHse, o adoraramN e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram d&divas< ouro, incenso e mirraT.(;t 8.11). Eeja ainda< 8 1o ?.6H1*N Ac 6.9CN At ).9)H97.

RE%$R*A E 'RES+ITERIA!IS*$
A REFORMA DO SJCULO HVI
I+- odu01o =oje em dia, entendeHse como @eforma, o $rande movimento reli$ioso do s"culo \ED, #ue dividiu a D$reja 1rist( em duas partes< o 4rotestantismo e o @omanismo. 6a verdade, sempre houve reformas, e " sempre necess&ria. A i$reja @eformada precisa constantemente de reforma. #. O! mo-ivo! da Refo ma a) Erros $raves como< Ddolatrias, imoralidades provocadas pelo celibato clerical, confiss(o auricular, venda de sacramentos e outros #ue feriam a palavra de 3eus, culminando com a venda de indul$-ncias. b) As Dndul$-nciasH foi o fator predominante, isto ", o #ue faltava para #ue ;artinho Autero tomasse a decis(o de fiGar as noventa e cinco teses contra a D$reja 4apal, Ks portas da D$reja de ]itember$. Eram chamadas indul$-ncias, as bulas #ue remiam as pessoas das penas temporais devidas aos pecados j& perdoados. Ensina o @omanismo, #ue a i$reja possui um tesouro imenso de m"ritos de 1risto, da Eir$em, dos 2antos e das boas obras de fi"is, #ue podem passar a outros. : papa tem (di% o romanismo) de transferir esses benef!cios ou m"ritos a outros. Ba% isto em troca de dinheiro. 2. O Refo mado M considerado como @eformador, ;artinho Autero. Era ele um mon$e, e muito se afli$iu em busca da verdadeira pa%, at" #ue um dia, lendo a !blia, encontrou o teGto de @m ,.1< S8ustificados, pois, mediante a f, temos pa$ com Deus T. 3a! em diante encontrou a verdadeira pa%. 4IsHse com mais afinco a estudar a !blia at"

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 88

#ue, n(o suportando mais ver tanta coisa errada na i$reja da "poca, #ue contrariava o 2anto Aivro, resolveu combater. 6a verdade, n(o pretendia dividir a D$reja, e sim reform&Hla. 4osteriormente, foi eGcomun$ado, e, ao sair, ocorreu ent(o o movimento chamado @eforma 4rotestante. &. O dia da Refo ma M considerado como o dia da @eforma, o dia 91 de outubro, devido /er sido no dia 91 de outubro de 1,17, afiGadas Ks portas da D$reja de ]itember$, as ?, teses de Autero, contra os erros da D$reja.

;. Ou- o! Refo mado e! Aconteceram na mesma "poca, outros movimentos tamb"m no mesmo sentido, s5 #ue em lu$ares e por pessoas diferentes< a) b) c) d) e) C. a) b) c) 4edro Ealdo formou o $rupo chamado SEaldensesT. 0o(o ]icliff formou o $rupo chamado SDrm(os AolardosT. ^_!n$lio fe% a reforma da 2u!'a. 1alvino, Aefevre e Barel, foram reformadores da Bran'a. ;elanchton, companheiro de Autero, na Alemanha.

P i+('*io! /:!i(o! da Refo ma A supremacia da 4alavra de 3eusH `nica re$ra de f" e pr&tica. A supremacia da $ra'a de 1ristoH A justifica'(o pela f". : 2acerd5cio Peral de todos os crentesH todo crente pode ler a !blia, orar diariamente a 3eus pela media'(o de 1risto e $o%ar de todos os privil"$ios da D$reja. Este resumo serve apenas de um incentivo para #ue voc- possa se interessar pelo estudo da hist5ria da @eforma. Ela tra% subs!dios interessant!ssimos para nossa vida crist(.

O PRES)ITERIANIS:O Aspectos ;erais Texto (1sico3 Tito "! 9</


I+- odu01o M muito importante voc- conhecer a ori$em de sua i$reja. ;uitas i$rejas est(o carre$adas de maldi'+es por causa de sua ori$em, muitas ve%es por uma cis(o, ou mesmo sendo seu fundador uma pessoa de moral duvidosa. Eejamos, portanto, as se$uintes #uest+es< #. O fu+dado do P e!/i-e ia+i!mo

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 89

0o(o 1alvino, nascido em 6oaon, Bran'a, a 1* de junho de 1,*?, foi o fundador do presbiterianismo. @ecebeu educa'(o aprimorada. 4elo seu desenvolvimento intelectual, era considerado $-nio. 1om apenas 86 anos de idade, concluiu sua obra mais importante, .s Institutas, #ue foi uma eGposi'(o bel!ssima das doutrinas b!blicas, adotadas pela i$reja 4resbiteriana. 2. O! S'm/olo! de F 2(o chamados 2!mbolos de B" a#uilo #ue aceitamos como fiel interpreta'(o da !blia sa$rada. 6ossos 2!mbolos de B" s(o os 1atecismos , ;aior e reve, e a 1onfiss(o de B" de ]estminster. Boram elaborados pela Assembl"ia de ]estminster, reunida na Abadia de ]estminster, de julho de 16)9 a fevereiro de 16)?. /iveram parte nessa Assembleia cerca de 1,* dos mais famosos te5lo$os da "poca, #ue em jejum e ora'(o, trabalhavam incansavelmente. &. O P e!/i-e ia+i!mo +o . a!il 3epois de duas tentativas, sendo uma em 1,,, e outra em 168) a 16,), che$ou ao rasil o @ev. Ashbel Preen 2imonton (pronunciaHse 2imonton) em 1C,?, no dia 18 de a$osto, pelo #ue " este dia considerado o dia da D$reja 4resbiteriana do rasil. :utros mission&rios vieram somar ao trabalho de 2imonton e outros #ue se converteram, como o caso do 4adre 0os" ;anoel da 1oncei'(o, #ue muito contribuiu para o desenvolvimento do evan$elho no sul de ;inas e 2(o 4aulo. ;. P e!/i... o que" : nome 4resbiteriano " devido ao seu $overno ser eGercido por presb!teros. 1omo podemos verificar no teGto b&sico, h& uma ra%(o bastante forte para este nome. =& uma s"rie de outros teGtos, inclusive no Anti$o /estamento.

O PRES)ITERIANIS:O Aspectos Administrati+o


Texto (1sico3 " Tim%teo 8! "8 #. A Fo ma de Pove +o =& tr-s formas principais de $overno eGistentes nas i$rejas atuais< a) EpiscopalH um $overna a todos. b) 1on$re$acionalH todos $overnam c) 4resbiterialH al$uns $overnam. Este Oltimo " o da D$reja 4resbiteriana. M o $overno feito pelo povo, atrav"s de representantes eleitos. Estes se chamam 4resb!teros (Aeia At 11<9*N 1)<89N /t 1<,). 2. a) b) c) Ca a(-e '!-i(a! do Pove +o P e!/i-e ia+o Poverno do povo por meio de representantes eleitos. :s presb!teros docentes e re$entes s(o da mesma ordem. :s presb!teros docentes (pastores) s(o os #ue presidem as i$rejas locais. :s 4resb!teros s(o tamb"m chamados anci(os.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 8)

&. Pad Ne! de Dou- i+a ou de F 2(o 4adr+es de doutrina e de f" do presbiterianismo a 1:6BD22[: 3E BM 3E ]E2/;D62/E@, o 1A/E1D2;: ;AD:@ e o @EEE 1A/E1D2;: (ambos de ]estminster). ;. Pad 1o de Pove +o A D$reja 4resbiteriana tem a sua 1onstitui'(o (tamb"m conhecida com ;anual 4resbiteriano), #ue compreende tr-s partes< Poverno, 3isciplina e Aitur$ia da D$reja.

C. S'm/olo do P e!/i-e ia+i!mo : s!mbolo da D$reja 4resbiteriana do rasil " uma 2ar'a (um arbusto pe#ueno do deserto do 2inai), com uma pomba ao centro e l!n$uas de fo$o ao redor. Antes era uma !blia aberta e uma sar'a ardente. Q. O! Ofi(iai! da I) e=a a) Presbteros Docentes . :s pastoresN s(o os #ue ensinamH 1 /m ,.17. b) Presbteros ?egentes . :s presb!teros #ue, juntamente com o pastor, eGercem a administra'(o e $overno da D$reja . 3t 87.1N Ed 1*.CN At 16.6N 1 4e ,.1N /$ ,.1). c) Di!conos . 2(o os oficiais encarre$ados de manter a ordem nos lu$ares reservados ao servi'o divino, servir as mesas, cuidar dos doentes, etc. At 6.1H 6N 1 /m 9.C. 7. O Pa!-o da I) e=a : Arti$o 9* da 1onstitui'(o da D$reja (1D) di%< B: 5inistro do Evangel o o oficial consagrado pela Igre'a, representada no Presbitrio para dedicar#se especialmente C prega*o da Palavra de Deus, administrar os sacramentos, edificar os crentes e participar, com os presbteros regentes, do governo e disciplina da comunidadeT. Par1.rafo =nico< S:s ttulos que a "agrada Escritura d! ao ministro, de (ispo, Pastor, 5inistro, Presbtero ou .ncio, .n'o da Igre'a, Embai+ador, Evangelista, Pregador, Doutor e Despenseiro dos 5istrios de Deus indicam fun*&es diversas e no graus diferentes de dignidade no ofcio T. 6este Arti$o 9* da 1D da D$reja, vemos as fun'+es das #uais depreendemHse os deveres do ;inistro (4astor). ;as, os crentes t-m tamb"m deveres para com eles. : @ev. Aud$ero ra$a, em seu livro, coloca os se$uintes deveres dos crentes para com seus pastores< a) b) c) d) @espeito e rever-ncia K sua autoridade eclesi&stica . =b 19. 7,17. 2ustento ao pastor e sua fam!lia . 1 1o ?.CH1). 2impatia e apoio moral . 1 /s ,.18,19. Ami%ade.

R. O! Co+('lio! da I) e=a P e!/i-e ia+a do . a!il

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 8,

a) : 1onselho da D$reja Aocal . comp+eHse do pastor ou pastores e dos presb!teros. : pastor sempre " o presidente do 1onselho. : 1onselho eGerce jurisdi'(o sobre a D$reja local. b) : 4resbit"rio . comp+eHse dos ministros e um presb!tero de cada i$reja, e eGerce jurisdi'(o sobre tr-s ou mais i$rejas. c) : 2!nodo . comp+eHse de pastores e presb!teros eleitos pelos presbit"rios e eGerce jurisdi'(o sobre tr-s ou mais 4resbit"rios. d) : 2upremo 1onc!lioH comp+eHse de pastores e presb!teros, eleitos pelos presbit"rios e eGerce jurisdi'(o de todas as i$rejas presbiterianas do rasil. M o conc!lio maior da D$reja.

Co+(lu!1o Assim, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito desta i$reja do 2enhor 0esus. 3evemos am&Hla, cuidar dela, pois assim, estamos dentro do prop5sito do noivo, de santificar a sua noiva. 4ara tanto, devemos orar constantemente par ao bom funcionamento da i$reja, #uer no Lmbito doutrin&rio, $overnamental ou litOr$ico.

ANEXOS
A '-+(ICA 'R$%ISS#$ DE %&
Romanos ">!/-"> I+- odu01o M indispens&vel #ue a pessoa #ue tenha recebido 0esus como seu Onico e suficiente 2alvador, confesse publicamente sua f". : ato de receber a 0esus " o primeiro passo. A pOblica profiss(o de f" " o se$undo passo #ue deve acontecer o mais breve poss!vel, em demonstra'(o de sua consci-ncia de uma nova vida. O que *S/li(a * ofi!!1o de f" M a confiss(o pOblica e consciente de #ue recebeu 0esus como Onico e suficiente 2alvador e 2enhor, e a$ora, conhecendo a 4alavra de 3eus, seus deveres para com 3eus e para com seus irm(os, deseja viver unicamente para $lorificar a 3eus e $o%&Hlo para sempre. 6(o " apenas o confessar da boca, mas do cora'(o. Assim sendo, a profiss(o de f" " um compromisso de vida santa na presen'a do 2enhor. 1omo tal, o crente deve ser prudente no viver, no a$ir, no falar, no vestir, etc. : modo de viver de uma pessoa fala mais alto do #ue o mais elo#Vente de todos os discursos. A +e(e!!idade da *S/li(a * ofi!!1o de f a) M necess&rio por#ue a !blia recomenda #ue confessemos. Al"m do teGto b&sico, leia ;t 1*.98,99. M a $arantia de #ue seremos confessados por 0esus diante de 3eus. b) M necess&rio, por#ue assim outros sentir(o o mesmo desejo de confessar #ue 0esus " o 2alvador. c) M necess&rio para #ue o professante sinta sua responsabilidade como membro ativo da i$reja. A vida com 1risto " uma vida de compromissos, e " uma vida de liberdade. A vida com 2atan&s " uma vida sem compromisso, mas " uma vida de escravid(o. Uma * :-i(a da I) e=a A*o!-Tli(a 2e$undo a hist5ria, era praticada a 4Oblica 4rofiss(o de B" na D$reja 4rimitiva. 6o ato da 4Oblica 4rofiss(o de B", o professante devia recitar o 1redo Apost5lico como se$ue< B6reio em Deus Pai, Todo#poderoso criador dos cus e da terra. 6reio em 8esus 6risto, seu Dnico Eil o, nosso "en or, o qual foi concebido por obra do Esprito "anto9 nasceu da virgem 5aria9 padeceu sob o poder de PFncio Pilatos9 foi crucificado, morto e sepultado9 desceu ao G0ades9 ressurgiu dos mortos ao terceiro dia9

ANE 1

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 86

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 87

subiu ao cu9 est! assentado C mo direita de Deus Pai Todo#poderoso, de onde ! de vir para 'ulgar os vivos e os mortos. 6reio no Esprito "anto9 na santa Igre'a universal9 na comun o dos santos9 na remisso dos pecados, na ressurrei*o do corpo9 na vida eterna. .mmH. Co+(lu!1o 1he$amos ao final dos estudos preparat5rios para o atismo e 4Oblica 4rofiss(o de B". : nosso desejo " #ue voc- tenha entendido todos os assuntos estudados at" a#ui e #ue esteja realmente preparado para fa%er publicamente a profiss(o de sua f" e seja bati%ado. 4ara isso, entretanto, " preciso mais do #ue apenas conhecer os assuntos estudados, " preciso disposi'(o sincera de viver o #ue aprendeu. A obedi-ncia " mais importante do #ue o simples conhecimentoN e, fa%er um voto t(o s"rio com este publicamente implica em um alto compromisso para cumpriHlo inte$ralmente. M preciso muita consci-ncia do #ue vai fa%er. Eejamos al$umas considera'+es importantes a esse respeito< A !e iedade de um vo-o a Deu! 6esta Oltima li'(o #uero considerar #ue " um $rande privil"$io em se tornar membro da D$reja, como j& vimos, e, tamb"m " uma decis(o inadi&vel . " ur$ente. ;as, deve ser levado bem a s"rio este compromisso. Ap5s a palavra dada de pOblico . isto ", um voto #ue se fa%, n(o somente K D$reja, ou ao 1onselho, mas a 3eus . a D$reja poder& lhe procurar #uando o mesmo n(o estiver sendo cumprido. ;as, #uem mais cobra este voto #uando n(o h& fidelidade, " o pr5prio 3eus. : oposto tamb"m " verdade< a fidelidade atrai promo'(o. M o caso de 3aniel e seus ami$os, #ue, K medida #ue manifestavam fidelidade ao 2enhor, iam sendo promovidos diante do @ei. Ainda #ue n(o sejamos promovidos imediatamente como eles foram, nesta vida, h& uma recompensa na eternidade para os #ue forem fi"is at" K morte< a coroa da vida (Ap 8.1*). Fal-a de i+-e) idade Eejo #ue um compromisso assumido diante da D$reja e de 3eus, e n(o cumprido, atesta a falta de inte$ridade de car&ter de #uem o fe%. 4ara mim, uma pessoa #ue vai K frente da D$reja, fa% um voto para com 3eus, e, depois desaparece, Ks ve%es at" sem dar satisfa'(o, n(o poderia nem casar, nem comprar a cr"dito, etc., pois uma pessoa #ue n(o cumpre a palavra dada a 3eus, ir& cumprir a palavra dada ao pr5Gimo7 1reio #ue n(o. P i-e *o !o(o o A luta continua. 6(o ir& terminar, #uando voc- fi%er a 4Oblica 4rofiss(o de B" ou for bati%ado. ;as, n(o se isole, n(o se afaste #uando cair. M isto #ue o diabo #uer< mostrar #ue voc- " incapa%. AevanteHse, reaja, volte. 4rocure o 4astor ou os 4resb!teros da D$reja e compartilhe a sua luta. 4e'a aos irm(os para orarem por voc- e esteja disposto a considerar suas orienta'+es, a obedecer a 4alavra de 3eus e ser um vencedor. Se=a edu(ado e a) ade(ido Eejo ainda #ue al$uns conhecem o Evan$elho em nossas D$rejas, s(o apoiados at" ao batismo, depois, ou por causa de uma tenta'(o ou o convite de outro movimento, Ks ve%es at" her"tico, saem da D$reja sem dar nenhuma satisfa'(o. Dsto " in$ratid(o, falta de educa'(o e falta de inte$ridade. 6in$u"m " obri$ado a permanecer na D$reja 4resbiteriana at" a morte, mas, creio ser evid-ncia de uma boa educa'(o e inte$ridade, #uando o membro #ue #uer mudar para outra i$reja ou movimento, nos procura para avisar, para a$radecer e para eGplicar sua decis(o. Pa a de(o a B"/ fiel at a morte, e dar#te#ei a coroa da vidaH . Apocalipse 8<1*

ANEXOS

ANE 2

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 8C

Pe )u+-a! *a a de/a-e 1) Fuais as dOvidas #ue ficaram durante o estudo destas li'+es7 8) : #ue voc- j& ouviu, #ue foi motivo para al$u"m se afastar da D$reja7 9) Eoc- decorou al$um vers!culo chave nesta s"rie de estudos7 3eus o aben'oe nesta nova vidabbb

$S (I.R$S DA +/+(IA
AN2IPO 2ES2AMEN2O

;rupo Lei @PentateucoA

Li+ro P-nesis cGodo Aev!tico 6Omeros 3euteronImio

Escritor?7ompilador ;ois"s ;ois"s ;ois"s ;ois"s ;ois"s 0osu" 2amuel 2amuel 2amuel, Pade, 6at( Pade, 6at( 3esconhecido 3esconhecido Esdras Esdras Esdras 6eemias ;ordecai ;ois"s (7) 3avi, Asafe e outros 2alom(o, A$ur, Aemuel 2alom(o 2alom(o

Data 1),*H1)1* a.1. 1),*H1)1* a.1. 1),*H1)1* a.1. 1),*H1)1* a.1. 1),*H1)1* a.1. 1)d s"culo a.1. 11d s"culo a.1. 11d s"culo a.1. 1*d s"culo a.1. 1*d s"culo a.1. 6d s"culo a.1. 6d s"culo a.1. ,d s"culo a.1. ,d s"culo a.1. ,d s"culo a.1. ,d s"culo a.1. ,d s"culo a.1. 1),*H1)1* a.1. 1*d ao ,d s"c. a.1. 1*d ao Cd s"c. a.1. 1*d s"culo a.1. 1*d s"culo a.1.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 8?

0ist%ria

0osu" 0u!%es @ute D 2amuel DD 2amuel D @eis DD @eis D 1rInicas DD 1rInicas Esdras 6eemias Ester

Poesia

05 2almos 4rov"rbios Eclesiastes 1antares

Profecia :aiores Dsa!as 0eremias Aamenta'+es E%e#uiel 3aniel :enores :s"ias 0oel Am5s :badias 0onas ;i#u"ias Dsa!as 0eremias 0eremias E%e#uiel 3aniel :s"ias 0oel Am5s :badias 0onas ;i#u"ias 798 a.1. ,C, a.1. ,C* a.1. ,?,H,7) a.1. 6*9H,9) a.1. 7), a.1. C** a.1. 7C7 a.1. ,C7 a.1. C,8 a.1. 716 a.1.

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 9*

NOVO 2ES2AMEN2O
;rupo )io.rafia Li+ro ;ateus ;arcos Aucas 0o(o 0ist%ria Doutrina Ep*stolas Eclesi1sticas @omanos D 1or!ntios DD 1or!ntios P&latas Ef"sios Bilipenses 1olossenses D /essalonicenses DD /essalonicenses Ep*stolas Indi+iduais D /im5teo DD /im5teo /ito Bilemon Ep*stola 7oleti+a Ep*stolas Uni+ersais /ia$o D 4edro DD 4edro D, DD e DDD 0o(o 0udas Profecia Apocalipse /ia$o 4edro 4edro 0o(o 0udas 0o(o ),H,* d.1. 6, d.1. 66 d.1. C*H?* d.1. 67H6C d.1. ?, d.1. =ebreus 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 4aulo 3esconhecido ,6 d.1. ,, d.1. ,, d.1. )?H,8 d.1. 6*H61 d.1. 6*H61 d.1. 6*H61 d.1. )?H,) d.1. )?H,) d.1. 6) d.1. 6,H67 d.1. 6, d.1. )?H,) d.1. 6*H7* d.1. Atos dos Ap5stolos Escritor ;ateus ;arcos Aucas 0o(o Aucas Data ,* d.1. 6*H6, d.1. ,6H6* d.1. C,H?* d.1. 61 d.1.

CO NC C LU N S L O

I g r e j a P r e s b i t e r i a n a d e J a b o t i c a b a l | 91

!$SS$ C$*'R$*ISS$
Colocando em crdito o meu carter, na perfeio de meu raciocnio, na liberdade para tomar esta deciso, afirmo que: %ese&o ser mem'ro da (gre&a Pres'iteriana de )a'otica'al, prometendo ser assduo *s suas atividades, su&eitando+me * sua disciplina e *s autoridades nela constitudas, sustentando+a com minhas ora,-es e materialmente, dando 'om testemunho, n o apenas com palavras, mas com atos dignos de crist o! .reio que h um s/ %E0S que su'siste em tr1s pessoas: 2 Pai, criador de todas as coisas: 2 3ilho, conce'ido por o'ra do Esprito Santo e nasceu da 4irgem 5aria, morrendo pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa &ustifica, o: e o Esprito Santo, santificador das nossas almas e doador da vida! .reio nas Escrituras Sagradas, com 66 livros no 4elho e 7ovo #estamento, como Palavra de %eus e a 8nica regra de f e prtica dada por Ele * Sua (gre&a, e que s o falsas e perigosas todas as doutrinas e cerim9nias contrrias a essa palavra! .onfesso que fui conce'ido em pecado; que por nature$a sou incapa$ de cumprir perfeitamente a lei de %eus, inclinado, antes, a amar e fa$er o que essa lei condena, tendo pecado muitas ve$es por pensamentos, palavras e o'ras! .reio que o sangue de .risto purifica de todo pecado, e que n o h outro meio de alcan,ar o perd o e o poder santificador sen o pela gra,a de nosso Senhor )esus .risto e a o'ra do Esprito Santo! Estou sinceramente arrependido do mal que tenho feito diante de %eus e disposto a o'edecer integralmente a sua Palavra! Empreenderei todos os meus talentos para a o'ra do Senhor, principalmente para ganhar )a'otica'al para )esus! .erto da seriedade desta decis o e prometendo ser fiel at a morte, assino este compromisso!

Potrebbero piacerti anche