Sei sulla pagina 1di 9

1

As-Salamu Alaikum, Namast, Shalom. Meu Deus sada vosso Deus. Agradeo, humilde e profundamente, vossa presena. Agradeo mais ainda, a resignao em poder me ouvir. Tentarei ser breve. . . . Muitos de ns devemos estar nos perguntando: Qual a funo deste encontro? A forma est patente: Mas, e a funo? Para compreend-la, convidaria a todos a divagar, em uma pequena viajem pelo tempo e espao, fragmentos da histria de um jovem casal: Esta reunio de amigos, este jantar.

-Joo e Maria moravam no campo. Eles e sua pequenina filha Alice. To pouco tempo de casados... e j no estavam muito bem. Creio que tinham sonhos muito diferentes. . . . Certo dia, estava ele em um conflito muito grande com ela, e meio alucinado, saiu caminhando sem rumo. Entrou pela floresta como um louco, por caminhos onde jamais estivera antes... E por muito, muito tempo andou e andou apenas, enraivecido e irado. Exausto, sentou-se ao cho, fechou os olhos e ficou ali... Naquele turbilho, naquele sofrimento, naquela agonia. . . No se sabe quanto tempo esteve l, com os olhos fechados e o pensamento divagando. . As horas foram se passando e quando finalmente aquele turbilho de ira, de raiva dissipou-se... . Lentamente comearam a aparecer seres que jamais imaginara que ali estivessem... Pssaros comearam um tmido gorjeio, como que testando se o "bicho homem" realmente j ficara "mansinho". Alguns insetos comearam a fazer barulho novamente, alguns at esgueirando-se por sob o seu prprio corpo ali sentado... Uma pobre seriema pde, por fim, vencer o medo e caminhar novamente por detrs das folhagens.

Naquele momento Joo percebeu o quanto estivera longe da Cano Universal, da Msica de Deus, da qual todos aqueles seres compartilhavam com tamanha humildade. Compreendeu uma verdade sobre a qual tantas vezes lera em livros de Yoga: -"Dhyana chitta vritti nirodha". (Meditao a parada dos turbilhes da mente). Lembrou-se, repentinamente, de uma revista que lera h muito, muito tempo atrs, onde havia um monge sentado em seiza, por sobre uma esteira de palha, em um pequenino quarto onde at mesmo as paredes eram revestidas de palha tambm... E em sua inocncia juvenil, no compreendera o que poderia uma pessoa estar fazendo ali, simplesmente olhando o nada... Subitamente, veio-lhe mente outra frase que ouvira, talvez, em uma cano popular, j perdida em suas recordaes:

" sempre bom lembrar Que um copo vazio Est cheio de ar..." . . . Sim... S se pode encher o que est vazio... Naquela floresta, ali, sentado, Joo s pde perceber a beleza da Vida, a Plenitude, no momento em que esvaziou a sua alma. Ento, pde vislumbrar porque a Cano Universal, a Msica de Deus, a Msica das Esferas, to procurada por filsofos e religiosos, to difcil de ser ouvida:

- que, na verdade, a Cano Universal o silncio...

Assim nossa vida... Passamos grande parte dela fazendo barulho, lamentando acontecimentos, procurando, procurando... E quanto mais procuramos, parece que a felicidade est cada vez mais longe... Cada vez mais condicional... Cada vez mais complicada. . . . Bastaria fazermos silncio... Esvaziarmos nossa alma... Sentirmos a Vida com a "simplicidade de uma criana..." Essa deve ser nossa verdadeira busca. . . . Naquele dia, na floresta, encontrou Joo, naquele mesmo lugar, uma orqudea terrestre. Ento, sempre que se encontrava angustiado, ia at aquele lugar levando uma garrafa de gua, molhava a orqudea, e sentava-se em seiza. E s se levantava quando os pequeninos seres da natureza diziam que ele j era digno de ouvi-los cantando a "Cano Universal".

__________________________________________ Desde tenra idade, me pergunto: - Por que o Homem perdeu a capacidade de ouvir a Msica das Esferas? E por que, na atualidade, negamos nossa prpria realizao evolucional a ponto de sonharmos com uma Nova Era? Confesso no ter a resposta, apenas algumas reflexes:
5

-Creio que tudo comeou entre dois e quatro milhes de anos atrs, quando uma espcie de smio meridional (australopithecus afarensis) ficou de p e passou a caminhar sobre duas pernas. Da em diante, os primeiros homindeos desenvolveram, pelo uso do sal e do fogo, um crebro complexo, a linguagem e a capacidade de fabricar ferramentas. Puderam, finalmente, pensar, no sentido mais literal da palavra. Posto que Pensar Pesar. Mas o que se pesa enquanto se pensa? Os extremos, os opostos, naturalmente. Pesamos o passado e o futuro, a escurido e a luz, o bem e o mal, o bom e o ruim, o amigo e o inimigo, o saudvel e o nocivo, o duro e o mole, o agradvel e o desagradvel, o lucro e o prejuzo, o amor e o dio... Os opostos so infindveis. Nessa escala evolucionista, Divaldo Pereira Franco proferiu um neologismo muito interessante... Denominou o homem contemporneo com a singular nomenclatura de homo tecnolgicus. E a caracterstica mais marcante desse homindeo atual sua capacidade de fragmentar a realidade, escolhendo, convenientemente, apenas um lado da balana. O homo tecnolgicus quer somente o lado bom da vida: - o acar refinado; o sof macio; o alimento saboroso; o controle remoto; a bebida gelada; o arroz polido; os altos cargos, sem estudo; o sexo fcil, sem compromisso; a sade, sem processo, sem merecimento; a fartura, sem misria; a alegria, sem tristeza; o amor, sem dio; a paz, sem guerra; o amigo, sem tropeo... Tropeou, descarta, j no mais meu amigo. Vai a um dito popular: - Amigo como parafuso. S saberemos se bom na hora do aperto...

Ns, brasileiros, entendemos bem desse assunto. Afinal, aqui a Lei de Gerson ainda ecoa: -Gosto de levar vantagem em tudo, certo? O homo tecnolgicus procura: -Equilbrio, na forma de harmonia, paz, felicidade, tranqilidade, facilidade, liberdade, igualdade, fraternidade, justia, ordem, segurana, amor, sucesso, riqueza, prazer, lazer, sade... Mesmo os mais cultos e inteligentes exemplares do homo tecnolgicus mostram um entendimento muito superficial e imaginam que doena, intranqilidade, dio, problema e pobreza, so desequilbrio e sade, tranqilidade, amor, soluo e riqueza traduzem equilbrio. Mas isso loucura, esquizofrenia. A realidade paradoxal o oposto, equilbrio que perigoso, e desequilbrio menos perigoso. O que aconteceria se por um motivo qualquer o batimento cardaco se equilibrasse? Se sstole e distole tivessem o mesmo perodo e a mesma amplitude? Morreramos. O que aconteceria se a proporo de sdio - potssio ficasse equilibrada no sangue? Morreramos. O que aconteceria se o clima ficasse sempre equilibrado, igual? Certamente, todas as espcies vivas morreriam. Por isso quem procura equilbrio esttico e no sente desarmonia, no sente infelicidade, no sente intranqilidade, problemas, dvidas, incertezas... j est meio morto ou algum iluminado, um ser transcendental. Equilbrio parado, morto. Desequilbrio vida, movimento. Todos os fenmenos vitais so desequilibrados reequilibradamente, espiralicamente. Ordo ab chao. O Universo, a Ordem, veio do Caos.

Ento, quem procura o equilbrio j est num processo patolgico, mortal. Quem aceita os desequilbrios e aprende a reequilibrar candidato vida. Vida seqncia de desequilbrios reequilibrveis, de forma desarmoniosamente harmoniosa. Vida sempre Caos gerando Ordem.
7

Bem, prometi ser breve. H alguns dias atrs algum veiculou na internet um depoimento de um casal de idosos que estavam juntos h muito, muito tempo. Ao ser indagada sobre a receita dessa unio estvel, a velha senhora respondeu: - Somos do tempo em que, quando uma coisa quebrava, ns consertvamos. A idia desse jantar surgiu em um momento em que estvamos, Stela e eu, cada qual no lado oposto de um barco, em meio natureza, tentando consertar algo que se quebrara. Algo assim como amar odiando... Ou odiar amando. Importante transformar, no ? No podemos negar nada, nem amor, nem dio. Tem que saber aproveitar desequilbrios, fortalecer. Seno, camos em vo. E, enquanto me lembrava da mxima esprita fora da caridade no h salvao, observava a natureza e suas nuances, seus pequeninos seres. Avistei uma forma... Um toco, dentro dgua, feio... torto... Liguei o motor do barco. Ao me aproximar, lembrei-me de madre Tereza de Calcut... Feia, torta... De Mahatma Gandhi... Feio, torto.. De Cristo... Ou voc ainda acredita naquele modelo de Jesus europeu de olhos azuis e pele clara a desfilar, inclume, pelas clidas areias do deserto? Exterior complementar, coadjuvante. Principal interior. Eis que, paradoxalmente, um pssaro esculpiu seu ninho, sua esperana de vida, nesse mesmo toco feio e torto. Ento, naquele momento, compreendi a mxima da natureza: - Fora da gratido no h salvao. O pssaro sentiu verdadeiramente gratido por aquele toco feio e torto. Ele vivificou o toco.
8

Individualmente, creio no ser digno de ser chamado Esprita... Mas sou grato Natureza-Deus por ser o que sou (feio, torto...). Conjugalmente, agradeo minha companheira por tentar compreender a Vida de maneira integral, transmutando, muitas vezes a duras penas, angstia em alento, tristeza em alegria, lama em flor... Essa a essncia da verdadeira feminilidade: - Recebe lama... devolve flor. -Percebe Caos... promove Ordem. Familiarmente, agradeo a meus filhos os momentos de resignao e apoio para com os tropeos desse velho pai. Por quantas vezes embacei o espelho... Vida seqncia corrigvel de erros, vocs sempre provaram ter essa sabedoria. No percam o foco. Socialmente, agradeo a vocs, amigos, que nos acolhem de maneira integral, com nossas virtudes e nossos vcios, acertos e erros, amores e dios, vitrias e fracassos. Agradeo tambm aos inimigos, Por vezes mostram-nos erros de maneira adequadamente potente, como um amigo talvez no o fizesse. _________________________________ Bem, companheiros. Amigos so como tocos... Por vezes feios... por vezes tortos. A funo desse jantar apresentarmo-nos como tocos, uns aos outros. Cumpre a cada um a tarefa de escolher o que fazer com esses homo tocus. Grato pela delicadeza de me ouvirem e, se me permitem... Uma ltima reflexo: -Ser que nossa Era no tem mais esperana? -No temos mais soluo? -Queremos uma nova Era?

Milton, Sinop, 25/08/2012.


9

Potrebbero piacerti anche