Sei sulla pagina 1di 4

O leo de rcino e seus benefcios medicinais O leo de rcino ou leo de mamona um lquido amarelo plido de alta viscosidade extrado

o da mamona, a semente da mamoneira (Ricinus communis L.). Este o principal produto de relevante importncia econmica derivado desta planta. Este leo usado h sculos como anti-inflamatrio e antioxidante devido os seus muitos benefcios teraputicos e medicinais. Acredita-se que a maioria dos benefcios derivada da alta concentrao de cidos graxos insaturados. Embora tenha um gosto muito forte e desagradvel, o leo de mamona usado em cosmticos, sabonetes, produtos txteis, medicamentos, leos de massagem e muitos outros produtos de uso dirio. Benefcios medicinais

O leo de rcino tem sido usado tanto internamente como externamente por milhares de anos na medicina popular. Uma vez que melhora o funcionamento do sistema imunolgico, o leo de mamona considerado um timo remdio para tratar algumas das seguintes doenas graves:

Esclerose Mltipla Doena de Parkinson Paralisia Cerebral Queda de cabelo Artrite e Reumatismo

Usado frequentemente para tratar problemas mais comuns como:


Infeces por fungos Constipao intestinal (priso de ventre, intestino preso)

Problemas gastrointestinais Distrbios menstruais Enxaqueca Acne Queimaduras de sol Dermatofitose (P de atleta) Micoses Inflamaes

O leo de rcino tambm pode ser usado para induzir o parto. Porem, deve -se consultar um mdico antes de us-lo. Como usar o leo de rcino Tratamento natural para Artrite As propriedades anti-inflamatrias do leo de rcino faz com que o mesmo se torne um excelente leo de massagem para aliviar problemas nas articulaes artrticas, inflamaes nos nervos e dores musculares.

Faa uma pequena almofada com uma flanela ou pedao de pano de algodo dobrado em 3 ou 4 partes. Embeba o pano com leo de rcino e coloque sobre o msculo ou articulao dolorida. Cubra o pano com um plstico. Coloque um recipiente com gua quente ou uma almofada trmica sobre o plstico que cobre o pano de algodo umedecido com o leo. O plstico impede que a almofada trmica ou o recipiente fiquem oleosos. Deixar de 45 minutos a uma hora, uma vez por dia.

Este pano de algodo embebecido de leo de mamona pode ser reutilizado. Basta coloc-lo em um saco plstico bem fechado e deixar na geladeira para ser usado novamente no dia seguinte. Tratamento natural para a Constipao (intestino preso) Estudos tm demonstrado que o leo de mamona um laxante muito forte, o que o torna muito eficaz no combate a constipao. Portanto, basta tomar uma colher de ch de leo de mamona na parte da manh. Voc pode misturar o leo com suco de laranja, suco de ameixa ou suco de gengibre para tirar o sabor amargo sem afetar o efeito laxante. No entanto, no tome o leo por mais de trs dias seguidos. Se os sintomas persistirem, consulte o um mdico imediatamente.

Tratamento de Micoses Micoses so conhecidas por ser muito resistentes aos tratamentos, mas um dos compostos ativos do leo de rcino (cido undecilnico) possui ao fungisttica e foi comprovado ser muito eficaz no tratamento de infeces fngicas.

Borrife gua quente em um pouco de folhas de mamona e macere-as. Umedea as folhas maceradas em leo de coco puro. Aquea at uma temperatura que no queime a pele, e aplique as folhas sobre a rea afetada como cataplasma. Deixe na pele por pelo menos uma hora, ou, opcionalmente, durante a noite. Caso use durante a noite, cubra ou enrole a cataplasma com um tecido para impedir que o leo manche os lenis.

Repita o procedimento todas as noites antes de deitar at que o problema desaparea. No entanto, se voc notar alguma vermelhido ou desconforto ao redor da rea, suspenda o tratamento. Tratamento de problemas de pele Estudos bem-sucedidos mostraram resultados positivos no uso do leo de mamona para infeces na pele e outros problemas de pele como queimadura de sol, abrases, acne, pele seca, furnculos, verrugas, estrias, manchas de idade, dermatofitose, coceira localizada e pele inflamada.

Mergulhe um pedao de algodo em leo de rcino e aplique sobre a pele afetada de manh e noite. Se a rea afetada for grande, embeba um pedao grande de tecido de algodo puro com leo de rcino e enrole na rea afetada durante a noite. Se a rea afetada for muito pequena, molhe um curativo pronto do tipo Band-aid com o leo e coloque sobre a pele infectada durante a noite.

Para infeces fngicas insistentes que afetam a pele ou as unhas, recomendvel encharcar o local afetado com sulfato de magnsio, popularmente conhecido como sal amargo ou sal de Epsom de 10 a 15 minutos antes de aplicar o leo de mamona para amaciar e desinfetar a pele. Isso pode ajudar a acelerar o processo de cicatrizao. Tratamento de Terol (hordolo) Os componentes anti bactericida do leo de rcino tambm so eficazes no tratamento do terol (infeco nas glndulas da plpebra). Simplesmente aplique uma gota muito pequena de leo de rcino diretamente sobre o furnculo 2 ou 3 vezes por dia. Tratamento de Rugas

O leo de rcino um emoliente natural que penetra a pele e ajuda a estimular a produo de colgeno e elastina, que pode suavizar e hidratar a pele. Portanto, o leo de mamona um tratamento natural maravilhoso para rugas, uma vez que restaura e rejuvenesce a aparncia juvenil natural da pele, tornando a pele mais macia, suave, lisa e flexvel. Umedea um pedao pequeno de algodo em leo de rcino e aplique sobre a pele enrugada a noite antes de deitar. Tenha mais cuidado ao passar o leo na regio da pele prxima aos olhos. Efeitos colaterais do leo de rcino O leo de mamona normalmente seguro se usado com moderao e precauo. No entanto, mulheres grvidas, lactantes e pessoas com obstruo intestinal, doena inflamatria intestinal aguda, apendicite e dores abdominais no devem tomar o leo sem aprovao de um mdico. Devero ser tomadas precaues quando for consumir o leo internamente, siga sempre as instrues da embalagem e consulte seu mdico ou naturalista profissional antes de consumir o produto. Uma dose tpica recomendada de leo de rcino fica entre meia e uma colher de ch por dia. Uma super dosagem pode resultar em diarreia, nuseas, vmitos, dor abdominal ou clicas.

Potrebbero piacerti anche