Sei sulla pagina 1di 12

Instituto Metodista Izabela Hendrix

Engenharia Civil- 1perodo- noite turma 1. NR10- Segurana em Instalaes e Servios em eletricidade

Belo Horizonte

2013

Introduo

O presente trabalho traz, de forma resumida e comentada, a Norma Regulamentadora 10 (NR10), focando em sua aplicabilidade prtica. A Norma diz respeito Sade e Segurana em Instalaes e Servios Eltricos, zelando pela sade e integridade de trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, com sistemas eltricos.

O trabalho traz, ainda, o relato de uma visita tcnica realizada de forma a comprovar os pressupostos na norma.

Objetivos Especficos

Analisar mais detalhadamente a Norma Regulamentadora Nmero 10 (NR10), de forma a compreender cada aspecto apontado, e verificar, por meio de visita tcnica, sua aplicabilidade real no cotidiano de empresas em que os trabalhadores estejam sujeitos a riscos de acidente em eletricidade.

Metodolo Foi feita uma visita a uma fbrica de painis trmicos com mais de 40 anos no mercado. Apesar de no ser uma empresa totalmente voltada eletricidade, os funcionrios correm risco de acidentes relacionados, devido ao contato com instalaes eltricas.

Foram tiradas fotos das instalaes, tais como os painis eltricos que atendiam, ou no, NR. Foram observados os principais pontos referentes NR10, inclusive o uso de equipamentos de proteo individual e coletivos, alm, claro, das condies de trabalho.

A partir dessa visita e com os conhecimentos sobre a Norma Regulamentar em questo foi montado o trabalho, evidenciando o que estava de acordo ou no, com a NR.

A NR10

Essa norma estabelece os requisitos e condies mnimas que garantam a sade e integridade dos trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, em instalaes e servios eltricos. Sendo de aplicao obrigatria, no trata de periculosidade nem estabelecem adicionais de pagamento. para tanto existe legislao especfica. A norma prescreve unicamente a preveno de acidentes e no sua recuperao e ou compensao. O conceito do trabalho em proximidade (Trabalho durante o qual o trabalhador pode entrar na zona de controlada, ainda que seja com parte de seu corpo ou com extenses condutoras representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule) atinge os trabalhadores circunvizinhos sujeitos a influncia das instalaes ou execuo de servios eltricos que lhes so prximos. Representam o coletivo das aes estratgicas de preveno destinadas a eliminar ou reduzir, mantendo sob controle as incertezas e eventos indesejveis com capacidade potencial para causar leses ou danos a sade dos trabalhadores e, dessa forma, transpor as dificuldades possveis na obteno de um resultado esperado, dentro de condies satisfatrias. As especificaes documentadas asseguram que os elementos de proteo no sejam substitudos por outros aleatoriamente, no compatveis com os demais elementos das instalaes.

A NR contempla:

Segurana com eletricidade

Riscos Eltricos Medidas de controle do risco eltrico e aterramento Segurana em projetos; Segurana na manuteno, operao e construo das instalaes; Instalaes Energizadas e desenergizadas; Alta tenso Normas Tcnicas Brasileiras NBR da ABNT Rotina de trabalho e procedimentos Documentao de instalaes eltricas

Segurana no Trabalho

Tcnicas de anlise de riscos Regulamentao do MTE (NRs) Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC) Equipamento de Proteo Individual (EPI) Acidente de origem eltrica Responsabilidades Proteo e combate a incndios

PRINCIPAIS PONTOS A SEREM ATENDIDOS: Manter atualizados os diagramas eltricos das instalaes. Manter atualizados e de fcil acesso, os diagramas eltricos de fora, comando e os intertravamentos eltricos entre todos os quadros e equipamentos da instalao (quadro de distribuio, quadros para bombas de recalque, quadros para bombas de piscina e incndio, e etc). Manter em bom estado os equipamentos e instalaes eltricas (Garantia de segurana para os trabalhadores). Contratao de empresa especializada para fazer manuteno peridica (em situao normal, podemos considerar uma frequncia anual) nos principais pontos das instalaes eltricas, especificamente nos quadros eltricos, subestaes, transformadores, sistema de equipotencializao (aterramento) e nas instalaes de SPDA (para raio). Assim garantimos a operao e manuteno segura para os trabalhadores e usurios dos riscos caractersticos da eletricidade. Na contratao destes servios, deve ser verificada a comprovao da habilitao profissional do Tcnico ou Engenheiro bem como sua regularidade junto ao CREA e a comprovao de sua experincia profissional, ou seja, se este profissional ou empresa esta apta para execuo dos servios. Manter um pronturio (caderno para anotaes) exclusivo para instalaes eltricas (obrigatrio somente para instalaes acima de 75 KW). Neste pronturio, dois itens relevantes so os documentos das inspees e medies dos aterramentos e relatrios comprovando as manutenes peridicas bem como as condies de segurana das instalaes eltricas. Todas as informaes relevantes devem ser descritas neste pronturio pelo profissional responsvel e legalmente habilitado (item da Norma 10.2.3/10.2.4/10.3.9/10.4.4). Obs.: Os trabalhos com eletricidade em 13.8 kv (mdia tenso) ou acima de 1000 Volts devem ser executados por trabalhadores autorizados atravs de curso especifico, conforme determina a NR-10.

Medidas de proteo coletivas

devem ser previstas e adotadas prioritariamente mediante a procedimentos, as atividades a serem desenvolvidas de forma a garantir a segurana e sade dos trabalhadores, e desenergizao eltrica na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana, isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de seccionamento automtico de alimentao, bloqueio do religamento automtico.

Medidas de proteo individual

Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando forem inviveis as protees coletivas, deve se adotar equipamentos de proteo individual, como vestimentas adequadas as atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influencias eletromagnticas, e vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalaes eltricas.

obrigao do empregador adquirir os equipamentos de segurana e adequar ao risco de cada atividade, exigir o uso ,fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guardar e conservar, substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado, responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica.

obrigao do empregado, usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina, responsabilizar-se pela guarda e conservao, comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne improprio para uso e cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado, os uniformes devem ser fornecidos pela empresa.

Principais equipamentos de proteo individual utilizados na rea eltrica

Cintos de segurana para eletricista, com talabarte, capacete classe B, aba total uso geral e trabalhos com energia eltrica, testados a 30.000V, botas com proteo contrachoques eltricos, bi densidade, sem partes metlicas, o sculos para proteo contra impacto de partculas volantes, intensos raios luminosos ou poeiras, com proteo lateral, braadeiras ou mangas de segurana para proteo do brao e antebrao contra choques eltricos, e coberturas isolantes. As luvas de borracha com as luvas de cobertura para proteo das luvas de borracha, bolsa para ia mento de ferramentas.

[pic]

Segurana em Projetos

obrigatrio que todos projetos de instalao eltricas especifiquem dispositivos de desligamento e impedimento de reenergizao para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa, tais como comunicao, sinalizao como indicao de posio dos dispositivos de manobra dos circuitos eltricos verdes d, desligado e vermelho-L, ligado e controle e trao de seus componentes e as influencias externas, quando da operao e da realizao de servios de construo e manuteno. Todo projeto alm de prever condies para a adoo de Aterramento temporrio deve atender ao que dispem as normas regulamentadoras de sade e segurana no trabalho, as regulamentaes tcnicas oficiais estabelecidas, e ser assinado por profissional legalmente habilitado.

Visita Tcnica

Nos atentando para a aplicabilidade da norma, fomos visitar uma fbrica de painis trmicos (para frigorficos, e demais refrigeraes). Mesmo no se tratando de uma empresa especializada em manutenes e servios eltricos, a fbrica, como qualquer outra empresa, deve estar de acordo com a regulamentao, e nos proporcionou a oportunidade de ver, de perto, a NR aplicada realidade.

Como foi dito, a empresa uma fbrica de painis trmicos (para frigorficos e afins). E para o funcionamento das mquinas, dos processos que envolvem altas temperaturas, so usadas altas voltagens. Mesmo estando h cerca de 40 anos no mercado, a fbrica ainda passa por adaptaes normativas e j apresentou casos de acidentes diversos. Incluindo, at mesmo, incndios.

Bom, ento, ns relatamos aqui, alguns pontos interessantes que foram observados nesta visita, mesmo que no se apliquem to diretamente a servios eltricos.

Primeiramente, observamos a Caldeira a vapor, cujo vapor superaquecido usado na gerao de energia eltrica. Possui um alto risco de exploso e recebe manuteno anualmente.

Temos tambm painel, ou quadro eltrico da caldeira... Que j antigo e est sem tampa, o que oferece risco aos trabalhadores e fere o item 10.4 da NR10, que diz respeito a manuteno das instalaes e dispositivos eltricos; e o item 10.2, sobre medidas de controle de riscos.

Outros painis eltricos podem ainda ser observados, alguns em bom estado, e atendendo a regulamentao. Vale observar que os painis que esto em bom estado, possuem alarme e seccionamento automtico, conforme o item 10.9 da NR, que diz respeito proteo contra incndios. Porm, o sistema de incndio da empresa ainda est sendo implantado. Dessa forma, observamos que existem poucos extintores de incndio. Alm de faltar extintores em reas que deveriam ter.

interessante observar tambm, que os fios e cabos, que deveriam ser isolados, no so.

Observamos tambm as sinalizaes de segurana. No atendem EXATAMENTE NR10- ou seja, no so sinalizaes prprias de circuitos eltricos, mas importante observar, j que a empresa est se adequando agora, depois de anos, s normas de sade e segurana.

Concluso

Com este trabalho, podemos perceber a importncia e aplicabilidade das regulamentaes em Instalaes Eltricas (NR10, no caso), como forma de prevenir riscos e garantir a integridade fsica dos trabalhadores envolvidos, seja direta ou indiretamente.

A visita tcnica nos proporcionou uma viso mais ampla e um entendimento melhor e prtico sobre a norma. De forma que tenhamos interiorizado melhor os conhecimentos tericos e a grande importncia da Sade e Segurana do Trabalho como forma de beneficiar o trabalhador.

Bibliografia

http://www.saladaeletrica.com.br/nr10-comentada/#ixzz2UUNXvOqG

http://redeseletricas.wordpress.com/2010/09/24/principios-basicos-da-nr-10/

Potrebbero piacerti anche