Sei sulla pagina 1di 4

Autoestima Essencial I

Confiar nas prprias ideias e saber-se merecedor da felicidade a essncia da autoestima

Nathaniel Branden1

comum pessoas avaliarem sua autoestima, ou a dos outros, por aspectos meramente aparentes, como a posse de bens materiais, poder, aparncia fsica, dotes intelectuais, etc. O que um grande equvoco, uma vez que a autoestima por ser um fenmeno interno, ntimo e, s vezes, inconsciente, s se torna visvel quando se observa o comportamento do indivduo, os valores que pratica ou a qualidade das suas escolhas. Por exemplo, indivduos com baixa autoestima costumam perpetrar atitudes autodestrutivas, se autodesvalorizar, desqualificar os outros, fazer crticas destrutivas ou fofocas, cometer aes imorais, Ilcitas ou antiticas. Entre as provveis causas ou pr-disposies da baixa autoestima esto o trauma do nascimento, a rejeio parental (provocada pelos pais ou seus substitutos), o modo negativo de educao e o desejo inconsciente de morte. Esta ltima, por exemplo, faz-se presente quando a pessoa pratica constantemente aes autodestrutivas pondo em risco sua prpria vida. Partindo dessas premissas, v-se que a autoestima algo muito mais profundo e srio, que vai alm da superficialidade com que s vezes tratada pela mdia em geral que, por exemplo, banalizam o assunto visando estimular o consumismo, associando-a ao ato de possuir este ou aquele bem material. At mesmo alguns livros de autoajuda propem frmulas miraculosas ao tratar do tema. Porm, pecam pela subjetividade e pela falta de contedo das suas frmulas, s vezes, apresentadas como mgicas para aumentar a autoestima. Ento, eis a questo: Como transformar a autoestima? Em sntese pode-se dizer o bvio, necessrio mudanas de hbitos ou posturas, tanto mentais como prticas. Porm, importa saber que isso s se tornar possvel quando houver da parte de quem deseja mudar, uma sincera e profunda motivao para investir na qualidade das suas escolhas em todas as dimenses da sua vida.

Nathaniel Branden, americano, psicoterapeuta e escritor, conhecido por seu trabalho na psicologia da autoestima. autor de diversos livros sobre autoestima, entre estes, Autoestima como aprender a gostar de si mesmo, publicado pela Editora Saraiva.

Entre os passos para realizar esta tarefa com sucesso, destacam-se: Autoconhecimento Ato de voltar-se para o conhecimento de si mesmo, visando despertar interiormente suas qualidades e entender os seus limites e deficincias como desafios a serem vencidos atravs de aes afirmativas; atravs do autoconhecimento possvel adquirir autoconscincia, o que significa ter uma viso racional de si mesmo; Autovalorizao Aprimorar o conceito de valor que d a si mesmo; Autoconfiana Aumentar o grau de confiana em si mesmo alimentando sua competncia pessoal; Autorrespeito Respeitar seus valores, convices e desejos. Ser autoafirmativo e autntico; Viver conscientemente Desenvolver a compreenso de que merecedor do melhor e tornar suas escolhas conscientes; Ajuda qualificada Ao perceber dificuldades na busca por melhorar sua autoestima, ao invs de sentir pena de si mesmo, a melhor opo buscar ajuda... Vale lembrar ainda que ao agir positivamente a seu favor, voc estar contribuindo essencialmente para que o amor que tem por si mesmo potencialize suas habilidades para obter equilbrio existencial.

Autoestima Essencial II
Certa vez tive um cliente dependente qumico que, durante algum tempo, ao fim de cada sesso, me dizia: ... o que que eu tenho que mentalizar para mudar minha autoestima?. E eu sempre lhe respondia: No basta apenas mudar o pensamento, preciso tambm realizar mudanas, mesmo que pequenas, em suas condutas dirias visando manter seu bem-estar. Quando passou a agir assim, abandonando gradativamente os pensamentos e as posturas que no lhe eram saudveis, ele resgatou, juntamente com a sobriedade, o seu equilbrio existencial. s vezes, autoestima compreendida pelas pessoas sob diversas formas, algumas a veem como um dom ou valor que uns poucos possuem, outras acreditam poder obt-la atravs de mudanas superficiais, ou que ela possa ser conquistada apenas atravs da mentalizao de sentenas positivas, etc. at possvel que esta ltima prtica ajude, mas, efetivamente a autoestima se realiza, num primeiro momento, pela transformao interior onde a elaborao mental consciente fundamental, e, depois, pela prtica de aes afirmativas que demonstrem, por exemplo, conscincia, autoconfiana e, sobretudo, amor e respeito pela prpria vida. A autoconfiana um importante elemento da autoestima, no possu-la significa viver sob a influncia do derrotismo, do fracasso antecipado. Da que para se instituir autoconfiante, antes necessrio confiar realisticamente em seus prprios valores e ideias, alm de estar convicto de sua competncia pessoal, pois, s assim haver motivao suficiente obter conquistas e mant-las. Demonstrar confiana em si prprio fundamental para que as pessoas tambm confiem em voc. Da mesma forma, necessrio respeitar-se a si mesmo, para que os outros tambm o respeitem. Os que esto sua volta, na maioria das vezes, tratam-no da maneira como voc se trata. Em sntese, no h como negar que qualidade da autoestima tem profunda influncia em todos os setores da existncia humana, seja na famlia, no trabalho, no trato com as pessoas em sociedade, nas relaes ntimas e pessoais, enfim, em todo tempo e lugar. Observe: quando sua autoestima est baixa voc tende a ser pouco exigente com o que d para si mesmo e com o que recebe dos outros; contenta-se com pouco e no se sente merecedor de algo mais. Por outro lado, quando sua autoestima est em equilbrio voc se sente estimulado a buscar novos desafios, a ser mais

exigente, a estabelecer objetivos mais elevados e de maior relevncia, a valorizar e cuidar melhor de voc. Enfim, a autoestima, alm de ser determinante para o equilbrio psquicoemocional e fsico, est intimamente ligada ao grau de satisfao das mais diversas necessidades humanas. Ento, se o seu propsito obter da vida o maior grau de autossatisfao, renove e qualifique o conceito que tem de si prprio, deixe fluir suas qualidades e realize aes produtivas e edificantes que reforcem sua autoestima todos os dias. Isto no receita pronta, mas um bom princpio.

Willes S. Geaquinto Psicoterapeuta

Potrebbero piacerti anche