Sei sulla pagina 1di 4

ATPS Teorias da Administrao Introduo Esta atividade tem por objetivo a compreenso do surgimento das Teorias da Administrao, como

um evento social, que acompanha prpria evoluo humana. A Administrao ou Gesto a cincia social que estuda e sistematiza as prticas usadas para administrar. O termo administrao vem do latim administratione, que significa direo, gerncia. Ou seja, o ato de administrar ou gerenciar negcios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcanar metas definidas. uma rea do conhecimento fundamentada em um conjunto de princpios, normas e funes elaboradas para disciplinar os fatores de produo, tendo em vista o alcance de determinados fins com maximizao de lucro ou adequada prestao de servios pblicos. Etapa 1 Habilidade Humana As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades prprias e outras so obtidas, de acordo com a necessidade e motivao que passaro a ter ao longo de sua existncia. O desempenho de qualquer papel gerencial, na alta administrao, na gerencia intermediria ou em um grupo autogerido de trabalho, depende de habilidades. Habilidades so competncias que determinam o grau de sucesso ou eficcia de gerente no cargo e da organizao. Um dos autores que estudaram as habilidades gerenciais foi Robert L. Katz, retornando e aprofundando ideias adiantadas por Fayol. Num trabalho bem desenvolvido que gerou bastante repercusso Kart, afirma que para um bom administrado e necessrio adquirir trs habilidades; Habilidade Tcnica: relaciona-se com a atividade especifica do gerente, ou seja, a que compreende e tem domnio tcnico. Envolve os conhecimentos com osmtodos e equipamentos necessrios para a realizao das tarefas que esto dentro do campo de sua especialidade e que fazem parte da sua habilidade tcnica.

Habilidades Humanas: a capacidade e aptido de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meios delas, refere-se facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Est relacionada interaocom pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperao dentro da equipe e o encorajamento da participao dos mesmos. Habilidade Conceitual: a habilidade que requer maior conhecimento, pois envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organizao como um todo e de usar o intelecto para formular estratgias. Criatividade, planejamento, raciocnio abstrato e entendimento do contexto so manifestaes das habilidades conceituais. Para Kart, quando mais se sobe na hierarquia, a importncia das habilidades tcnicas se diminuir, enquanto as habilidades conceituais se tornam necessrias. Para um superviso de primeira linha, que esta diretamente ligada ao trabalho operacional o conhecimento tcnico e muito importante. Acontecimentos Sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da administrao. Ao longo da histria, a Administrao se desenvolveu com uma lentido impressionante. Somente a partir do sculo XX que se apresentou um desenvolvimento de notvel pujana e inovao. Num tempo muito remoto, j era possvel perceber noes administrativas nas construes das pirmides do Egito e da muralha da china( pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros e nas parbolas de Confcio (os quais sugeriam praticas de administrao publica) etc. A filosofia, tambm teve grande influencia na Administrao. Scrates (com seus questionamentos), Plato (com o livro A Repblica), Aristteles ( com o livro Politica) j pensavam em formas de organizao Social e politica em anos antes de Cristo. Descartes, com seus mtodos filosficos, influenciou a Teoria Administrativa do sculo XVII at o final da Era Industrial. Nessa evoluo histrica, duasinstituies se destacaram: a Igreja Catlica Romana e as Organizao Social Militares. A primeira era exemplo de organizao formal eficiente, e a segunda de hierarquia de poder rgida. Noes que ainda influenciam as organizaes modernas.

1.2 A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revoluo Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Sculo XIX, levou profissionais de outras reas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar solues especficas para problemas que no existiam antes. Assim, a aplicao de mtodos de cincias diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Cincia da Administrao. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administrao cientfica capaz de substituir o empirismo e a improvisao. E a necessidade de maior eficincia e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrncia e competio no mercado. Difcil precisar at que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Mdia e at mesmo do incio da Idade Moderna tinham conscincia de que estavam praticando a arte de administrar. H autores que considera a Administrao uma rea interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de mtodos e saberes de diversas cincias, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

Potrebbero piacerti anche