Sei sulla pagina 1di 21

5

Vernica Feder Mayer Sandra R.H. Mariano

Linguagem corporal e no-verbal

110

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Meta
Apresentar conceitos bsicos relativos a linguagem corporal e a linguagem de sinais.

Objetivos
Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de:
1. Identicar os principais componentes da linguagem

corporal.
2. Desenvolver habilidade para observar o comportamento

no-verbal.

Guia da Aula
1. Comunicao no-verbal: A linguagem corporal 2. Exemplos de linguagem corporal 2.1. Autoconana 1.1. Corpo e postura 1.2. Rosto e olhos 1.3. Voz 1.4. Toque 2.2. Atitude defensiva 2.3. Desmotivao 2.4. Reexo 2.5. Raiva 2.6. Mentira 2.7. Medo, ansiedade, nervosismo 3. Como melhorar sua comunicao corporal em ambientes prossionais

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

111

poetisa traz-nos seu primeiro livro, porm no o entrega logo. Fica estudando nossa expresso sionmica antes de conar-

nos a suma de tantas vivncias. Fala de coisas vagas, que se tornam mais vagas ainda pela indeciso da palavra. Certa amiga comum nos manda lembranas. Podemos fornecer o endereo de mestre Fulano? Parece que difcil encontr-lo em casa, qual a melhor hora? As informaes so prestadas, enquanto, por nossa humilde vez, inspecionamos a poetisa. Usa vestido elegante, sob a capa elegante. alta, morena, jovem. Um adjetivo clareia, com espontaneidade de espelho: bonita. Parece que clareou em nosso olhar, pois ela baixa a cabea e contempla uma formiguinha no linleo, onde - claro - no passa nenhuma formiguinha. O livro continua preso na mo esquerda, sem que possamos desvendar-lhe o ttulo: pudicamente, s aparece a brancura da contracapa. No que haja gura ou dizeres obscenos a ocultar. A poetisa oculta sua poesia, nesse primeiro contato com o exterior.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, 1994.

Tu no avisou que vinha ela resmungou no seu velho jeito azedo, que antigamente ele no compreendia. Mas agora, tantos anos depois, aprendera a traduzir como que-saudade, seja-benvindo, que-bom-ver-voc ou qualquer coisa assim. Mais carinhosa, embora inbil. Abraou-a, desajeitado. No era um hbito, contatos, afagos. Afundou tonto, rpido, naquele cheiro conhecido - cigarro, cebola, cachorro, sabonete, creme de beleza e carne velha, sozinha h anos. Segurando-o pelas duas orelhas, como de costume, ela o beijou na testa. Depois foi puxando-o pela mo, para dentro.
CAIO FERNANDO ABREU, 2000.

112

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

1. Comunicao no-verbal: A linguagem corporal

O
inconscientes.

conhecimento de sinais corporais nos ajuda a aprimorar a comunicao interpessoal tanto na emisso como na

recepo de mensagens. A linguagem corporal transmite muitas informaes sobre pessoas e relacionamentos. Ela tem grande impacto na forma como nos comunicamos e pode reetir com alto grau de acurcia pensamentos e sentimentos no pronunciados verbalmente alm de sentimentos e desejos

H momentos em que as palavras dizem uma coisa, mas a linguagem corporal diz outra bem diferente. Como na loja em que a vendedora olha distraidamente para as unhas enquanto pergunta se pode lhe ser til seu desinteresse mais do que claro apesar das palavras educadas. A linguagem corporal inclui: expresso facial; movimentos do corpo e gestos (pernas, braos, mos, cabea e torso); postura; contato visual; tom de voz e velocidade da fala; aparncia. Voc e todas as pessoas ao seu redor transmitem continuamente mensagens no-verbais por meio de comportamentos involuntrios ou deliberados. Isto signica que voc possui uma fonte constante de informaes a seu respeito e a respeito dos outros. Se for capaz de observar e interpretar parte desses sinais, voc ter maior chance de saber o que os outros sentem e pensam, alm de ter a chance de conhecer-se melhor.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

113

Multimdia

Chaplin, um mestre da linguagem corporal harles Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira fazendo excurses como mmico. Atores do cinema mudo, como Chaplin, foram os pioneiros das tcnicas de linguagem corporal. Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos. Um mestre da expresso corporal, Chaplin at hoje nos faz rir e chorar com suas expresses marcantes. Assista a alguns dos grandes momentos deste artista singular no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=xoKbDNY0Zwg http://www.youtube.com/watch?v=IJOuoyoMhj8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=1mYtNMDFyXQ&feature=related

H dois fatores importantes para a compreenso da linguagem corporal: 1. Fatores externos ou socioculturais. A linguagem corporal sofre inuncias culturais e sociais. Por exemplo, pessoas de pases diferentes provavelmente iro interpretar gestos e sinais de forma diferente, j que estes ganham signicado dentro de um determinado contexto cultural e social. Homens e mulheres usam a linguagem corporal de forma adequada ao seu papel social. 2. Fatores psicolgicos e hbitos. A expresso corporal fortemente ligada ao estado psicolgico do indivduo e reete sentimentos e interesses pessoais de forma consciente ou inconsciente. Alm disso, alguns gestos esto relacionados a hbitos pessoais. Em ambientes de trabalho existem regras comportamentais que regem a postura prossional; por isso, uma parte importante da linguagem corporal inibida. Mesmo assim, podemos aprender muito e melhorar o processo de comunicao, se estivermos atentos aos sinais corporais de colegas de trabalho, de clientes e de subordinados. Da mesma forma, um bom comunicador monitora constantemente sua prpria linguagem corporal.

Corpo e postura
A orientao do corpo reete o grau em que nos aproximamos ou afastamos de uma pessoa. Por exemplo, virar-se diretamente para algum sinaliza seu interesse na pessoa, enquanto car de lado sinaliza um desejo de evitar o envolvimento ou de manter a conversa.

114

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

A postura tambm pode ser bastante reveladora; percebemos isso analisando algumas expresses coloquiais que ligam os estados emocionais a posturas do corpo, como: Voc vai car de braos cruzados? Pare de carregar o mundo sobre os ombros! Mantenha a cabea erguida! Encare o medo de frente. Fique de olhos bem abertos. Ela estava de queixo cado. A secretria empurrava o trabalho com a barriga. Que nariz empinado! O homem babava por aquela mulher. No seja to cara-de-pau. Estudiosos armam que mantemos uma postura relaxada quando nos sentimos vontade e no ameaados, mas nossa postura se torna mais tensa quando sentimos algum tipo de ameaa. Por exemplo, pessoas que esto em posio hierrquica superior tendem a se mostrar mais relaxadas do que pessoas em posio hierrquica inferior.

Gestos
Alguns gestos transmitem mensagens intencionais, como um polegar erguido em aprovao a uma idia. Mas h casos em que os gestos so inconscientes. Alguns indicam desconhecimento (dar de ombros); vaidade (ajeitar os cabelos, olhar-se no espelho, ajeitar as roupas); apertar ou manipular freqentemente alguma parte do corpo (desconforto). Mas muitos gestos so ambguos e podem assumir diferentes signicados. A ausncia de gestos tambm pode signicar algo, como tristeza, desinteresse, desnimo ou tdio.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

115

Explicativo

Sinais: A linguagem dos gestos

lngua de sinais ou lngua gestual se refere ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicao. muito utilizada como forma de entendimento entre pessoas surdas, mudas e com problemas auditivos. Mas usada tambm para a comunicao nos esportes e em algumas atividades profissionais. A lngua de sinais to natural e to complexa quanto as lnguas orais, dispondo de recursos expressivos suficientes para permitir aos seus usurios expressar-se sobre qualquer assunto, em qualquer situao, domnio do conhecimento e esfera de atividade. No se sabe quando as lnguas de sinais foram criadas, mas sua origem remonta possivelmente mesma poca ou a pocas anteriores quelas em que foram sendo desenvolvidas as lnguas orais. Especialistas consideram esta possibilidade devido ao fato de que o beb humano desenvolve a coordenao motora dos membros antes de falar.

Lngua Brasileira dos Sinais

Esqui aqutico

Motociclista

Segurana no trabalho

116

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Rosto e olhos
O rosto e os olhos so as partes mais notadas do nosso corpo, mas a interpretao das expresses faciais e dos movimentos dos olhos uma tarefa muito complicada. Segundo Adler e Towne (2002), emoes diferentes aparecem mais claramente em partes diferentes do rosto. Por exemplo, felicidade e surpresa aparecem mais nos olhos e na parte inferior do rosto; a raiva manifesta-se mais na parte inferior, nas sobrancelhas e na testa; o medo e a tristeza, nos olhos; a repugnncia, na parte inferior da face. Pesquisas identicaram seis emoes bsicas que as expresses faciais reetem: surpresa, medo, raiva, repulsa, felicidade e tristeza sentimentos que parecem estar presentes em todas as culturas. Geralmente, as pessoas so bastante hbeis no julgamento das expresses faciais dessas emoes. Esta habilidade aumenta quando se conhece o alvo ou o contexto em que a expresso ocorre. Segundos pesquisadores do assunto, uma pessoa capaz de fazer e reconhecer cerca de 250 mil expresses faciais por dia (PEASE; PEASE, 2005).

Apesar da maneira complexa pela qual o rosto mostra emoes, possvel captar as mensagens ao observ-lo. Quando algum tenta enganar outra pessoa, pode exagerar em uma mscara de dissimulao que no parece verdadeira. Quando uma pessoa est em situaes em que no esteja pensando em sua aparncia (no trnsito, por exemplo), pode usar expresses faciais que jamais usaria em outras ocasies.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

117

H tambm expresses contraditrias, por exemplo, quando os olhos dizem uma coisa, mas a expresso da boca ou das sobrancelhas envia uma mensagem diferente. Os olhos podem enviar vrios tipos de mensagens. Por exemplo, tar algum nos olhos , em geral, um sinal de envolvimento, mas desviar os olhos sinaliza, com freqncia, o desejo de evitar o contato. Os olhos tambm comunicam dominao ou submisso. Por exemplo, baixar os olhos signica que a pessoa cedeu. Em algumas ordens religiosas, por exemplo, os membros subordinados devem manter os olhos baixos quando falam com um superior. As pupilas dos olhos tambm comunicam. Pesquisadores descobriram que os olhos de uma pessoa se tornam maiores na proporo do seu grau de interesse por um objeto.
Explicativo

O sorriso misterioso da Mona Lisa

ona Lisa a mais notvel e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. O quadro apresenta uma mulher com uma expresso tmida e introspectiva. Seu olhar cria uma empatia quase irresistvel e nos segue pelo recinto. Dizem que seu sorriso misterioso pode mudar de acordo com o humor de quem o observa: triste, sedutor, entediado ou satisfeito. Este quadro , provavelmente, o retrato mais famoso de todo o mundo. Leonardo Da Vinci comeou a pintar o retrato em 1503 e terminou-o trs ou quatro anos mais tarde. A pintura a leo sobre madeira de lamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Leonardo Da Vinci. Retrato de Mona Lisa, La Gioconda. Disponvel em http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em 15 de janeiro de 2008.

118

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Voz
A voz um importante canal de comunicao no-verbal. A forma como uma mensagem enunciada pode dar mesma palavra ou palavras vrios signicados. Veja no exemplo abaixo como a nfase dada a uma palavra pode mudar o sentido da frase (adaptado de ADLER; TOWNE, 2002): Este um fantstico lme de ao. (No apenas qualquer lme, mas este em particular.) Este um fantstico lme de ao. (Este lme superior, extraordinrio.) Este um fantstico lme de ao. (O lme timo como uma obra de ao; pode no ser to bom quanto um musical ou um lme artstico.) Este um fantstico lme de ao. (No um livro ou um CD; um lme.) O tom de voz, o ritmo, a altura, as pausas, entre outros aspectos da voz so importantes para reforar ou contradizer a mensagem que nossas palavras transmitem.

Toque
O toque uma das mais poderosas formas de comunicao no-verbal, mas precisa ser usado com cuidado. O ritual de toque mais comum atravs de culturas o cumprimento de chegada e sada. Dependendo do local ou pas, isto pode incluir apertar mos, abraar, beijar, esfregar narizes ou outra forma de toque. Se voc pretende relacionar-se com pessoas de diferentes locais, deve informar-se sobre os rituais de cumprimento, assim ter a chance de apresentar-se melhor e evitar gafes e situaes desagradveis. O toque normalmente usado para demonstrar empatia, especialmente entre as mulheres. Para mostrar empatia quando no se muito chegado a outra pessoa, so usados toques mais rpidos e distantes, nas costas, ombros ou no brao. Mesmo um pequeno toque pode ser muito confortante e incentivador. Abraar demoradamente ou tocar o brao por um perodo mais longo so formas de toque apropriadas quando existe maior grau de intimidade entre as pessoas.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

119

Aperto de mos
O aperto de mos um ritual bsico de cumprimento que pode conter muitos signicados. Para comear bem um relacionamento ou uma reunio, precisamos que este toque transmita uma mensagem rme e positiva. Veja a seguir alguns erros que transformam seu aperto de mos em um carto de visitas desagradvel: Apertar a mo do outro usando fora exagerada. Ter as mos suadas e pegajosas. Oferecer a mo com a palma para baixo com objetivo de car por cima, colocando o interlocutor em posio de inferioridade. Estender o dedo indicador e tocar o punho do interlocutor. Usar apenas as pontas dos dedos. No tocar a palma da mo do interlocutor. Manter o brao muito esticado. Puxar a pessoa durante o aperto de mos, desequilibrando-a. Sacudir demasiadamente a mo do interlocutor. Pesquisas indicam que um aperto de mos pode ser muito mais ecaz quando acompanhado por um leve toque no cotovelo ou na mo da outra pessoa.

ATIVIDADE 1. Filme NELL No filme Nelll, lanado em 1994, uma jovem, interpretada p atriz Jodie Foster, encontrada numa casa em meio a um floresta. Nell cresceu isolada do mundo, tendo contato apenas com sua me doente. Depois do falecimento de seu nico lao de contato com a humanidade, Nell passou a viver sozinha aproximando-se dos animais. O mdico, que encontra a jovem, constata que ela se expressa em um dialeto prprio. Intrigado com a descoberta e, ao mesmo tempo, encantado com a inocncia e a pureza da moa, ele tenta ajud-la a se integrar na sociedade.

120

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Muitas cenas do filme mostram situaes importantes para a comunicao interpessoal: a dificuldade de compreenso da linguagem do outro; emoes comuns; preconceitos sociais; linguagem corporal; entre outros. Assista ao filme Nell e responda: Identifique cenas em que Nell demonstra por meio de sua linguagem corporal as emoes abaixo. Para cada uma dessas emoes, compare os diferentes tipos de toques e mudanas ocorridas nos gestos, na voz, na expresso facial e no movimento dos olhos. 1. Medo. 2. Confiana. 3. Surpresa. 4. Raiva. 5. Repulsa. 6. Felicidade. 7. Tristeza.

2. Exemplos de linguagem corporal


A linguagem corporal responsvel pela primeira impresso que temos de uma pessoa a impresso que ca registrada na memria e que tem grande inuncia em nossas atitudes posteriores. Vamos ver a seguir alguns exemplos de linguagem corporal.

Autoconana
Tente lembrar a primeira vez que voc conheceu algum no trabalho ou na faculdade. Ou a ltima vez em que assistiu a uma aula, palestra, apresentao. Quais foram as suas impresses? A pessoa conseguiu te convencer? Voc sentiu conana? Voc teve vontade de aproximar-se da pessoa, conhec-la melhor ou preferiu afastar-se dela? Ao observar outras pessoas, voc pode perceber sinais que demonstram se elas esto sentindo-se conantes ou inseguras. Coisas tpicas para se observar em pessoas conantes so:

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

121

Postura esguia; ombros para trs. Contato visual slido e com um rosto sorridente. Gestos abertos e determinados, com o uso dos braos e mos. Velocidade da fala devagar e clara. Tom de voz moderado ou baixo.

Atitude defensiva
Em algumas situaes importantes, como o fechamento de um negcio ou a assinatura de um contrato, seu interlocutor pode adotar uma atitude defensiva, fechando-se para seus argumentos e informaes, parando de ouvir o que voc tem a dizer. claro que isso pode colocar tudo a perder. Mas como saber se isto est acontecendo? Alguns sinais comuns de que uma pessoa est na defensiva so: Os gestos so curtos (tmidos), mos e braos prximos ao corpo. Expresses faciais so mnimas. O corpo mantm-se distante de voc. Braos esto cruzados na frente do corpo. Os olhos evitam contato, a cabea est baixa.

Desmotivao
H momentos em que desejamos a ateno total de uma audincia, alm do seu engajamento e entusiasmo. A apresentao de um plano de negcios para um conjunto de investidores um bom exemplo. Mas nem sempre conseguimos que todos quem atentos em uma apresentao. Como identicar os sinais da desmotivao e do desinteresse? A cabea est baixa. O olhar est vidrado ou voltado em outra direo. As mos provavelmente esto mexendo em algum objeto ou nas roupas. A pessoa est tombada ou escorregando na cadeira. Se perceber que algum demonstra esses sinais, voc pode tentar fazer algo para trazer de volta sua ateno, como fazer uma pergunta direta ou mudar o foco do assunto.

122

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Reexo
Em entrevistas ou negociaes, necessrio saber quando uma pergunta feita muito importante para seu interlocutor. Da mesma forma, voc pode indicar a importncia de um assunto demonstrando que precisa reetir melhor antes de responder. Os sinais da reexo so: Os olhos desviam-se por um momento, mas o contato visual rme retomado na hora da resposta. O dedo acaricia o queixo. A cabea inclina-se, com os olhos xando o alto.

Raiva
A raiva um sentimento forte, que pode dominar uma pessoa e criar muitos problemas em situaes da vida cotidiana e em situaes prossionais. Uma pessoa com raiva tem diculdade para ouvir e uma tendncia maior a perceber apenas os aspectos negativos de uma situao ou de uma mensagem. Os sinais mais comuns da raiva so: Pescoo e/ou face vermelho ou corado. Mostrar e ranger os dentes. Mos cerradas. Inclinar-se para frente ou invadir o espao corporal do interlocutor. Gestos agressivos.

O poder dos videntes egundo os especialistas Allan e Brbara Pease (2005), videntes se utilizam de uma tcnica conhecida como leitura a frio, que consiste na observao atenta dos sinais da linguagem corporal. Pesquisas indicam que esta tcnica, aliada ao entendimento da natureza humana e ao conhecimento de probabilidades, capaz de proporcionar uma preciso de cerca de 80% quando se l uma pessoa desconhecida.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

123

Medo, ansiedade, nervosismo


O medo ocorre quando as necessidades bsicas de um indivduo so ameaadas. Existem vrios nveis de medo, desde uma fraca ansiedade at o terror cego. As mudanas corporais so as seguintes: Suor frio Palidez Boca seca (pessoa molha os lbios constantemente ou tosse, limpando a garganta) Falta de contato visual Olhos midos Lbios trmulos Variaes na velocidade da fala Erros na fala Tremor na voz Alta pulsao (visvel por tremor nas veias do pescoo ou nos membros) Tenso muscular Respirao profunda ou entrecortada

Mentira
Perceber que uma pessoa est mentindo pode nos ajudar a enfrentar e solucionar uma situao difcil. Os sinais tpicos da mentira so: A pessoa evita o contato visual, ou faz muitos movimentos rpidos com os olhos (piscar com maior freqncia ou piscar muito rapidamente). Geralmente mos ou dedos esto na frente da boca, ou a pessoa coa o nariz quando fala. O corpo inclina-se para trs, ou h movimentos corporais incomuns; corpo tende a se retrair ao contar uma mentira, encolhendo braos, pernas ocupando pouco espao. A respirao mais rpida pequenas e rpidas golfadas de ar, alternadas com suspiros longos e profundos. A aparncia geral da pessoa diferente de alguma forma, por exemplo: aparecimento de reas vermelhas na face ou no pescoo.

124

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

A transpirao aumenta. H mudanas na voz, alteraes no tom, gaguejos, travas no dilogo com o uso excessivo de pausas e comentrios como hmmm, h ou voc sabe; limpeza da garganta ou engolir em seco. Pode haver mudana brusca de humor. A pessoa, em geral, tenta ganhar mais tempo na elaborao de uma resposta, por exemplo, pedindo que o interlocutor repita a pergunta feita. A pessoa usa humor ou sarcasmo para mascarar o assunto incmodo. As pupilas de quem est mentindo podem dilatar. Quando algum est mentindo, sorri menos que o habitual. Estes sinais podem ser muito teis em entrevistas de contratao e em situaes de negociao. Mas lembre-se de que a linguagem corporal pode mudar de pessoa para pessoa. No tire concluses apressadas quando identicar alguns sinais de mentira. Muitos desses sinais podem indicar um simples nervosismo. Faa mais perguntas e explore mais a situao antes de acusar algum.

Receitas no se aplicam a todos


Cada pessoa nica, por isso seus sinais corporais podem ter outros signicados. Na verdade, pessoas que viveram experincias diferentes das nossas, particularmente aquelas que tm outras origens culturais, apresentaro sinais corporais diferentes. Por isso, importante vericar se voc interpretou corretamente a linguagem corporal de uma pessoa. Faa isso se informando mais, trocando idias com outras pessoas ou apenas dando um tempo para conhecer melhor seu interlocutor.

Dica

Observar a linguagem corporal

ara praticar a leitura da linguagem corporal, observe as pessoas em locais e situaes diversas. Retire o som da TV e repare como os atores reagem uns aos outros. Tente adivinhar o que esto dizendo e o que est acontecendo na cena.

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

125

Conhecer a linguagem corporal pode ser de grande ajuda quando precisamos us-la de forma consciente para reforar mensagens e apresentar idias. Tome cuidado, porm. H questes ticas envolvidas no uso da linguagem corporal, por exemplo, persuadir pessoas a fazer algo que vai contra seus interesses. No entanto, prossionais que lanam mo de artifcios como este acabam perdendo a credibilidade e a conana dos outros com o passar do tempo.

3. Como melhorar sua comunicao corporal em ambientes prossionais


Voc pode melhorar a sua linguagem corporal praticando regularmente e observando a si mesmo em situaes variadas. Maus hbitos podem levar algum tempo para serem corrigidos, mas comece devagar e no desanime. Para manter uma postura corporal adequada, demonstrando naturalidade e autoconana, siga as recomendaes a seguir. No cruze braos e pernas. Isto pode ser interpretado como uma posio defensiva ou de cautela. Mantenha contato visual, mas no encare. No fazer contato visual pode ser um sinal de insegurana. Se voc est falando com vrias pessoas, procure ter contato visual com todas elas para criar um bom vnculo. No entanto, contato visual em excesso pode causar desconforto na outra pessoa. No tenha medo de ocupar o seu espao. Por exemplo, sentar-se de forma confortvel um sinal de autoconana. Relaxe seus ombros. Ombros travados e levantados expressam tenso e nervosismo. Ao car em p, mantenha os ps apoiados de forma que o peso do corpo seja distribudo de forma equivalente. Os joelhos nunca devem estar totalmente travados, mas levemente exionados. Sente de forma ereta, mas relaxada (sem escorregar ou parecer desleixado). Tente manter os ps inteiramente apoiados ao cho, as costas completamente apoiadas no encosto da cadeira e joelhos em ngulo de 90. Acene com a cabea. Acenar de vez em quando um sinal de que voc est ouvindo com ateno. Mas cuidado para no exagerar car parecendo um pica-pau.

126

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Incline-se, mas no muito. Ao se apresentar, aproxime-se do interlocutor inclinando o corpo levemente em sua direo, este um sinal de abertura para a comunicao. Se desejar demonstrar interesse no que algum est dizendo, incline-se na direo da pessoa. Mas no se incline demais ou poder parecer desesperado por ateno. Se desejar passar autoconana, incline-se um pouco para trs. No exagere ou dar a impresso de arrogncia e distanciamento. No invada o espao corporal dos outros. Deixe que a outra pessoa mantenha seu prprio espao. Ficar perto demais pode causar um grande desconforto. Sorria. Mantenha sempre uma expresso relaxada, com um leve ar de sorriso nos olhos. Se ouvir algo engraado, ria naturalmente. As pessoas tendero a ouvi-lo com mais ateno, se voc mostrar-se agradvel e positivo. Mas evite os extremos rir demais (de piadas nem sempre engraadas) pode passar uma impresso de nervosismo ou necessidade urgente de aceitao. No que tocando o rosto e os cabelos. Isto costuma ser interpretado como nervosismo e pode distrair os ouvintes. Mantenha a cabea erguida. No que olhando para o cho, voc parecer inseguro e perdido. Mantenha a cabea reta e os olhos na direo do horizonte. V um pouco mais devagar. Este um bom conselho para muitas situaes. Andar ou falar sem pressa no apenas far voc parecer mais calmo e conante, como tambm o far sentir-se menos estressado. Se algum falar com voc, evite virar-se bruscamente. Evite dar sinais de impacincia, como balanar a perna repetidamente, bater os dedos rapidamente na mesa ou fazer outros movimentos que possam ser interpretados como tiques nervosos. Use as mos de maneira conante. Em vez de car com as mos inquietas ou coar o rosto, use-as para auxiliar o processo de comunicao. Gestos com as mos nos auxiliam a descrever coisas e a dar maior peso a algum argumento. Mas aqui tambm bom tomar cuidado com os excessos. Use a tcnica do espelho. Quando duas pessoas esto entendendo-se bem em uma conversa, costumam, inconscientemente, espelhar (um pouco) a linguagem corporal uma da outra. Portanto, para estabelecer uma conexo com outra pessoa, voc pode car atento a isso, e fazer o espelhamento de maneira consciente. Ou seja, se a pessoa recostar-se na cadeira ou segurar

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

127

as mos, faa o mesmo. Mas seja sutil, no reaja instantaneamente e evite repetir tudo que a pessoa zer ou voc parecer muito esquisito. Por m, mantenha uma boa atitude e trabalhe internamente sua autoestima. O que voc sente revela-se atravs da sua linguagem corporal.

Multimdia

o Youtube voc encontra vdeos interessantes que ilustram e complementam o tema desta aula. Veja os links a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=cS1LI_ut3fs&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=BmU5MO7ZaZU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=7GShH3pwU04&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=2VhnaVkC7Nc&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=S1ucmfPOBV8&feature=related

ATIVIDADE

2. Lendo a linguagem do corpo O objetivo deste exerccio aumentar sua habilidade para observar o comportamento no-verbal, alm de mostrar os perigos de ter uma certeza excessiva de que um perfeito leitor da linguagem corporal. Em primeiro lugar, convide um amigo ou amiga para participar do exerccio. Depois, siga as seguintes instrues: 1. Na primeira parte do exerccio, observe a maneira como seu parceiro se comporta. Note os movimentos, os maneirismos, as posturas, o estilo de se vestir e assim por diante. Anote suas observaes. Voc pode fazer esse exerccio em qualquer lugar, como em uma sala de aula, em uma lanchonete ou na sala de uma residncia. No h necessidade de deixar que as observaes interfiram com o que normalmente estaria fazendo: sua nica tarefa nessa fase compilar uma lista dos comportamentos de seu parceiro. Nessa etapa, voc deve tomar cuidado para no interpretar as aes do seu parceiro; apenas registre o que v.

128

::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

2. Ao final do tempo marcado, partilhe o que voc viu com o seu par, que deve fazer a mesma coisa com voc. 3. No perodo seguinte, seu trabalho no apenas observar o comportamento de seu par, mas tambm interpret-lo. Dessa vez, voc deve dizer ao seu par o que pensou que suas aes revelavam. Por exemplo, a vestimenta descuidada sugere sono em demasia, falta de interesse na aparncia ou o desejo de se sentir mais vontade? Se notou bocejos freqentes, achou que isso significava tdio, fadiga depois de uma noite acordado at tarde ou sonolncia depois de uma lauta refeio? No se sinta frustrado se nem todos os seus palpites tiverem sido corretos. Lembre-se de que as indicaes no-verbais tendem a ser ambguas. Voc pode se surpreender, ao verificar como as dicas no-verbais que voc observa podem ajudar a desenvolver o relacionamento com a outra pessoa.
(Adaptado de ADLER; TOWNE, 2002.)

Aula 5 Linguagem corporal e no-verbal

::

129

Retomando...
No incio desta aula, voc leu trechos de dois contos criados por grandes escritores brasileiros: o imortal Carlos Drumond de Andrade e Caio Fernando Abreu. Escritores no so apenas mestres das palavras. So tambm mestras da observao. Nestes contos, os autores descrevem gestos, posturas, olhares e toques que revelam os sentimentos profundos de seus personagens. Voc tambm pode desenvolver seu potencial de observao, em relao aos outros e em relao a si mesmo, melhorando sua capacidade de se comunicar e estabelecer bons relacionamentos na vida pessoal e prossional.

Referncias Bibliogrcas
ABREU, Caio Fernando. Linda, uma histria horrvel. In:. MORRICONE, talo. Os cem melhores contos brasileiros do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. ADLER, Ronald B.; TOWNE, Neil. Comunicao interpessoal. 9.ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2002. ANDRADE, Carlos Drummond de. Drinke. In:.______ 70 historinhas. 3.ed.. Rio de Janeiro: Record, 1994. BODY LANGUAGE - Understanding non-verbal communication. Disponvel em: <http: //www.mindtools.com>. Acesso em: 10 jan. 2008. PEASE, Allan; PEASE, Brbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Potrebbero piacerti anche