Sei sulla pagina 1di 11

ATIVIDADE PREVENTIVA NO SALVAMENTO AQUTICO

Richard Locks Stupp1 RESUMO Os afogamentos so responsveis anualmente por um nmero assustador de mortes no mundo todo. Santa Catarina por seu alto potencial turstico recebe a cada ano um nmero maior de turistas, e face essa crescente demanda de banhistas nos mais diversos balnerios percebe-se um aumento no nmero de bitos por afogamento. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), responsvel pela atividade de salvamento aqutico no estado, aprimora suas aes visando reduo dos acidentes. O presente estudo uma reviso bibliogrfica e tem como objetivo analisar a importncia da prtica de atividades preventivas no salvamento aqutico. Constatou-se que a preveno tem se mostrado o grande fator de reduo da mortalidade nos casos de afogamento, sendo efetiva na grande maioria dos casos, conforme estudos analisados neste trabalho. Assim sendo, este estudo demonstra a possibilidade de reduzirmos as ocorrncias de afogamento e como combater outros perigos relacionados s praias. As concluses deste estudo indicam que realmente um bom guarda-vidas, no necessariamente obrigado a atuar por meios de aes de salvamento, podemos evitar atravs de aes preventivas e da conscientizao dos banhistas, por meio de campanhas e projetos. Palavras-chaves: Preveno, Salvamento Aqutico, Afogamento, Corpo de Bombeiros.

1 INTRODUO Todos os anos milhares de pessoas morrem ou so seriamente feridas em acidentes aquticos. Acidentes fatais provocados por afogamento representam, segundo a Organizao Mundial de Sade - OMS, cerca de 700 mil mortes por ano no mundo (SZPILMAN, 2000). No Brasil, o afogamento responsvel por cerca de 7.500 mortes anuais (incluindo gua doce e salgada) e em torno de 1 milho e 300 mil pessoas so resgatadas do mar. De acordo com o mesmo
1

Aluno Soldado do CEBM Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina. Graduado em Educao Fsica. Email: richard@cbm.sc.gov.

autor, o afogamento , no Brasil, a terceira causa de morte por acidente, considerando todas as idades, e a segunda entre 5 e 14 anos de idade. Santa Catarina rene diferentes caractersticas, determinando seu alto potencial turstico, onde se encontra uma variedade de atraes naturais raramente igualadas, que vo desde o litoral pontilhado das praias, passando pelos campos de Lages, at o oeste com suas estaes termais. Ruschmann (1997 apud MENDONA, 2005, P.19), afirma que ... a inter-relao entre o turismo e o meio ambiente incontestvel, uma vez que este ltimo constitui a matria-prima da atividade. Isto justifica a demanda turstica do Estado de Santa Catarina, a qual vem crescendo anualmente. Esta afirmao pode ser comprovada atravs de dados estatsticos do rgo oficial (SANTUR), sobre o movimento estimado de turistas em Santa Catarina.
Tabela 1 Movimento estimado de Turistas em Santa Catarina

Perodo 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Nacionais 1.443.340 1.997.620 1.671.376 1.993.630 2.255.860 2.194.522 2.001.034 2.114.133 2.712.139 2.570.651 2.937.561

Estrangeiros 117.679 266.816 153.669 292.905 464.994 568.663 158.511 198.712 246.914 202.211 211.782

TOTAL 1.561.019 2.264.436 1.825.045 2.286.535 2.720.854 2.763.185 2.159.545 2.312.845 2.959.053 2.772.862 3.149.343

Fonte: Santa Catarina Turismo S.A SANTUR (2007).

Podemos observar que no perodo de 10 anos, entre 1996 e 2006, houve um grande crescimento turstico no Estado de Santa Catarina, dobrando o nmero de turistas. Segundo Carvalho (2002 apud NASCIMENTO, 2005, P.1), a taxa de acidentes com banhistas est associada ao nvel de freqncia das praias, ou seja, quanto maior for o nmero de banhistas maior vai ser a probabilidade de ocorrer um acidente. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMCS, iniciou o servio de Salvamento Aqutico em 1962, quando o ento Tenente Carlos Hugo Stockler de Souza,

juntamente com um grupo de doze bombeiros militares foram realizar um curso de salvamento aqutico em Santos, SP (FERNANDES, 2007) e passaram a atuar na praia de Balnerio Cambori. Nesses 49 anos que o Corpo de Bombeiros vem executando o servio de salvamento aqutico no Estado, grande parte desse tempo o servio era feito de forma emprica. Por esse motivo faz-se necessrio estudos nesta rea, a fim de, antes da adoo de qualquer medida, identificar os fatores que influenciam o risco ao banho, tais como as facilidades de acesso, profundidade da gua, correnteza dos rios, dimenses do local de banho, etc. Tais informaes so indispensveis para ordenar campanhas educativas eficientes, distribuir os materiais e equipamentos, bem como sinalizar os locais perigosos de forma adequada (MOCELLIN, 2001). Nos ltimos anos difundiu-se entre os bombeiros a ideia de que mais vale prevenir do que atuar no salvamento. Procura-se trabalhar com a concepo de que um bom guarda-vidas aquele que no necessita atuar por meio de aes de salvamento, ele evita as ocorrncias antecipando-se aos riscos que um ser humano possa se envolver atravs de aes preventivas. De acordo com a Real Sociedade Australiana de Salvamento Aqutico (Royal Life Saving Society Austrlia), corroborando com o relatrio da Organizao Mundial da Sade e com as concluses do Congresso Mundial sobre Afogamento, todos os afogamentos so passveis de serem prevenidos. A preveno considerada como a mais poderosa interveno teraputica e pode ser efetiva em mais de 85% dos casos de afogamento (BIERENS; ORLOWSKI; SZPILMAN apud SOUZA, 2005). Machado (2001) conceitua a preveno em ambientes aquticos como uma srie de medidas tomadas, preventivamente, pelas autoridades competentes, atravs de proibies ou limitaes de reas imprprias para o banho. Completam tais medidas a atuao do pessoal e material especializado, sinalizaes por meio de bandeirolas, apitos e demarcaes da rea de banho. Segerstrom et al (2002) afirma que o melhor tratamento contra o afogamento a preveno, ou seja, reconhecer a vtima potencial e no deixar acontecer o evento. Portanto, ao se adotarem medidas preventivas em determinada regio fundamental conhecer os riscos e perigos, bem como o pblico usurio, a fim de saber quais medidas preventivas se pretende adotar. Desse forma, o objetivo desta reviso foi determinar a importncia da preveno na atividade de salvamento aqutico, assim como as aes exercidas pelo CBMSC. Para contemplar os objetivos do estudo foram utilizadas as bases de dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aqutico (SOBRASA) e tambm o acervo da biblioteca do Centro de Ensino Bombeiro Militar.

2 ASPECTOS LEGAIS A Atividade de Salvamento Aqutico est, implicitamente, prevista na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, em seu artigo 144:
Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: ... V polcias militares e corpos de bombeiros militares. 5 s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica, aos Corpos de Bombeiros Militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil.

A Constituio do Estado de Santa Catarina, de 5 de outubro de 1989, estabelece com mais propriedade e preciso a competncia do Corpo de Bombeiros Militar, atravs do artigo 108, incisos I, VII e VIII (Artigo com redao dada pela Emenda Constitucional n. 33, de 13.6.2003):
Art. 108. O Corpo de Bombeiros Militar, rgo permanente, fora auxiliar, reserva do Exrcito, organizado com base na hierarquia e disciplina, subordinado ao Governador do Estado, cabe, nos limites de sua competncia, alm de outras atribuies estabelecidas em lei: I realizar os servios de preveno de sinistros ou catstrofes, de combate a incndio e de busca e salvamento de pessoas e bens e o atendimento pr-hospitalar; ... VII estabelecer a preveno balneria por salva-vidas; VIII prevenir acidentes e incndios na orla martima e fluvial.

3 RECOMENDAES DO CONGRESSO MUNDIAL SOBRE AFOGAMENTO Em 1998 iniciou o projeto do Congresso Mundial sobre Afogamento com a inteno de reduzir os casos de afogamento, bem como o estabelecimento das melhores tcnicas voltadas obteno de melhores resultados nos casos de recuperao de afogados mrbidos e no mrbidos (SOUZA, 2005). Todo esse trabalho convergiu para uma interdisciplinar, internacional e interativa conveno em Amsterd, em junho de 2002, onde foram estabelecidos recomendaes para contribuir com a reduo do nmero de afogamentos e ao mesmo tempo implementar o tratamento aos afogados. A primeira recomendao elencada pelos especialistas presentes na conveno, foi elaborar um conceito nico para afogamento, pois dessa forma a coleta de dados envolvendo incidentes em meios lquidos seguir um nico padro, tornando as pesquisas mais confiveis. A segunda e a terceira recomendao esto intrinsecamente relacionadas a primeira, pois preconizam a necessidade de se obter um nmero maior e mais confivel de dados a respeito do assunto, e para isso faz-se necessrio utilizar o conceito padronizado pelo congresso.

A quarta recomendao est relacionada com o presente trabalho, pois evidencia a necessidade de se implementar estratgias de preveno. Em documento oficial disponibilizado pelo Congresso Mundial diz A vasta maioria dos afogamentos pode ser prevenida, e preveno (ao contrrio do salvamento e da ressuscitao) o mais importante mtodo para reduzir o nmero de afogamentos. A quinta recomendao do congresso refora a poltica adotada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, onde todo agente pblico que tem contato constante com pessoas de grupos de risco de afogamentos deve saber nadar, para sua prpria segurana e para a segurana do pblico em geral. 4 PRTICAS PREVENTIVAS As prticas preventivas so conjuntos de aes realizadas para evitar ou diminuir a incidncia de ocorrncias aquticas. As aes sero realizadas atravs de emprego de pessoal e material adequado, seja no meio terrestre, aqutico ou areo. O servio de preveno inicia-se antes da operao veraneio, com o planejamento e formulao das campanhas de conscientizao. Segundo a World Health Organization (2003, apud GUAIANO, 2005), A cada ano poderiam ser evitadas centenas de milhares de afogamentos se fossem aplicadas medidas simples de preveno, e desta maneira reduzir ao mnimo o nmero de mortes, doenas e traumatismo nas praias, lagos, rios e outros locais. O guarda-vidas inicia suas atividades dirias, efetuando uma avaliao das condies do mar, sinalizando os pontos de risco na orla, observando e prevenindo o setor pelo qual responsvel, orientando os banhistas, fazendo rondas, patrulhando com embarcaes, comunicandose via rdio e posterior manuteno dos equipamentos, caracterizando suas condutas de aes preventivas. (SANTOS, 1999). 4.1 Sinalizao Logo aps observar as condies do mar e o reconhecimento dos perigos, o guarda-vidas deve sinalizar os pontos crticos da praia, tais como correntes de retorno e costes. Para isto faz-se uso, principalmente, de bandeiras e placas. As bandeiras so ferramentas de informao a banhistas, utilizadas em reas aquticas, que se utilizados apropriadamente, podem se tornar em um poderoso instrumento de preveno (FEDERAO INTERNACIONAL DE SALVAMENTO AQUTICO apud SOBRASA,2006).

Importante destacar que as bandeiras no substituem a presena do guarda-vidas, mas sim constituem ferramentas de seu trabalho. As bandeiras reduzem a barreira da lngua e a ocorrncia de acidentes. A escolha das bandeiras levou em considerao as sinalizaes mais utilizadas em todo o mundo, de forma a causar a menor contradio e confuso possvel. A ILS, baseado na boa prtica de seus membros ao redor do mundo estabeleceu uma padronizao internacional de bandeiras, que tem como propsito informar as condies de reas aquticas, podendo tambm serem utilizadas para informaes tais como: local com a presena de animais marinhos perigosos, rea para esportes ou ainda proibio para barcos ou Jet-Ski. O uso desta padronizao altamente encorajado pela ILS, mas o servio de salvamento pode optar por escolher, nenhuma, uma, ou todas conforme melhor lhe convier. 4.2 Patrulhamento ou Ronda O patrulhamento executado pelo guarda-vidas pode ser desenvolvido a p, com viaturas, aeronaves ou ainda embarcaes. Quando feito a p, este deve ser feito sempre com o visual voltado para o mar e a ateno para os locais perigosos identificados na praia, nunca perdendo contato com o posto de salvamento. O trajeto consiste nas reas protegidas pelo guarda-vidas ao longo da orla, ressaltando que sempre que for executar uma ronda o guarda-vidas deve estar portando seus equipamentos de porte obrigatrio, como: nadadeiras, apito e life belt. Caso o posto seja munido de comunicao via rdio (HT), indicado a realizao de ronda munido deste equipamento, facilitando dessa forma a comunicao com o posto (SANTOS; FARIAS; MELO, 1999). Quando feita com o auxilio de viaturas, esta deve ser munida de materiais e equipamentos de salvamento aqutico, alm de materiais para primeiro socorros. Sempre com a presena de dois guarda-vidas, incluindo o motorista, devem percorrer as praias sobre a faixa de areia, com a ateno tambm voltada para a circulao de banhistas. O patrulhamento pode ainda ser feito com o auxlio de embarcaes ou de aeronaves. Somente ser feito com embarcaes quando o comandante do posto de salvamento achar conveniente. Independente da forma como o patrulhamento feito, este sempre dever abranger a rea protegida da orla pelo guarda-vidas, estando este devidamente uniformizado e portando seus equipamentos obrigatrios.

4.3 Orientaes aos banhistas As atividades de orientao e advertncias visam sempre a preveno dos afogamentos e a integridade fsica dos banhistas. Podem ainda ser entendidas como os mtodos e tcnicas para orientar as pessoas e ajuda-ls no sentido de reconhecerem os perigos e riscos do ambiente aqutico, assim como esclarecer quaisquer outras dvidas. Este tipo de ao pode ser realizado atravs da confeco de folhetos, folders, campanhas de conscientizao e para que sua abrangncia seja maior, interessante que esteja escrito em pelo menos duas lnguas, portugus e espanhol, por exemplo. Importante tambm que esse tipo de material seja distribudo nas redes de restaurantes, bares, hotis, locais onde transitam os banhistas. 5 FUNDAMENTOS DA PREVENO Os fundamentos da preveno sero trabalhados aqui em trs elementos Servio de Salvamento x Preveno; Riscos na Orla Martima x Sinalizao; Usurio x Campanha Educativa, sendo cada um deles representando a face de um tringulo eqiltero, servindo apenas como instrumento metodolgico para entendermos melhor os fundamentos da preveno de afogados. A interveno em cada uma das faces do tringulo deve ser proporcional ao grau ou estgio de cada elemento. Agindo com uma destas trs ferramentas poderemos conseguir a curto, mdio e a longo prazo, interferir positivamente na diminuio dos ndices de morte bem como na diminuio da quantidade de salvamentos de afogados (SZPILMAN, 2002). 5.1 Servio de Salvamento X Preveno Como j vimos anteriormente, nos dias de hoje um bom guarda-vidas aquele que no necessita atuar por meio de salvamentos, ele evita as ocorrncias antecipando-se aos riscos que um ser humano possa se envolver atravs de aes preventivas. Normalmente os resultados so notados curto prazo. Notaremos que quanto maior for o grau de preveno menor a quantidade de salvamentos realizados em uma determinada regio. 5.2 Riscos na Orla Martima X Sinalizao Com as aes de sinalizao intensificadas, os resultados podero ser notados em mdio prazo. A Federao Internacional de Salvamento (ILS) trabalha intensivamente no intuito de globalizar as sinalizaes utilizadas em todas as praias do mundo de forma que turistas possam

entender perfeitamente e rapidamente a mensagem ali exposta e que ento resulte em preveno efetiva. Quanto mais simples e mais objetiva a linguagem das sinalizaes, mais rapidamente ser o entendimento do usurio. 5.3 Usurio X Educao Teremos resultados a longo prazo quando intensificarmos a educao e dessa forma proporcionar uma mudana de mentalidade e de atitudes de uma populao usuria das praias. Alguns fatores devem ser levados em considerao quando se pretende trabalhar com campanhas educativas. Devemos conhecer nosso pblico alvo e de que forma poderemos atingi-lo, em que poca a campanha ser mais conveniente e em que tipo de mdia o retorno ser melhor. 5.4 Consideraes sobre os Fundamentos da Preveno S se conseguir resultados efetivos de preveno quando trabalharmos com dois elementos do tringulo. A preveno de afogamentos passa por uma sinalizao que passe a mensagem a que se prope de forma clara e de uma educao que propicie a todos os usurios um comportamento seguro quando utilizam a orla martima. Os servios de salvamento de afogados deveriam ter a palavra preveno includa, mostrando que a promoo da preveno to importante quanto o salvamento. Podemos concluir que para termos efeitos da preveno perdurando por geraes, as trs ferramentas do tringulo devem ser usadas concomitantemente, ou seja, no basta que eu trabalhe apenas em boas campanhas educativas, obtendo bons resultados a longo prazo, sem ao menos trabalhar com a sinalizao. 6 CONSIDERAES FINAIS A reviso dos artigos encontrados a respeito da importncia da preveno na diminuio das ocorrncias em ambientes martimos, nos leva a confirmao de que as aes de cunho preventivo so o mais importante mtodo para reduzir o nmero de afogamentos. Entre os acidentes a serem considerados, seja pela mortalidade ou morbidade, destacam-se o afogamento e o traumatismo raquimedular por mergulho em guas rasas. Enquanto os acidentes com seres marinhos, embora em menor nmero e conseqncia, podem significar um incmodo ao lazer dos banhistas. Estima-se que a preveno efetiva em mais de 85% dos casos de afogamento. O afogamento tornou-se uma questo de sade pblica, como consta nos dados da

Organizao Mundial da Sade, sendo a segunda causa de morte por fatores no intencionais. Frente a esta realidade, a preveno demonstra sua importncia na atividade de salvamento aqutico, reduzindo a mortalidade. Esta reviso apontou ainda diversas formas de aes preventivas, como sinalizao, orientao, rondas, etc e apresentou tambm os fundamentos da preveno, lembrando que os trs fundamentos do tringulo sempre devem ser trabalhados concomitantemente. Dessa forma as aes preventivas devem ser muito bem trabalhadas e levadas muito a srio pelos guarda-vidas, que as vezes no do a ateno necessria. Podemos dizer que o objetivo principal do artigo foi alcanado, pois ficou claramente explicitada a importncia das aes preventivas serem executadas de forma correta e sria.

REFERNCIAS

CIPRIANO JUNIOR, Anibal Zenir. O perfil do afogado no litoral Centro-Sul do Estado de Santa catraina. 2007. 88f. CLARINDO, Diogo de Souza; PREVENO: da importncia prtica no salvamente Aquatico. 2007. 84f. GUAIANO, Osni Pinto. Relao cursos de extenso universitria e salvamento aqutico na preveno do afogamento. In: CONGRESSO REGIONAL DE CINCIAS DO ESPORTE E SEMANA DE EDUCAO FSICA DO UIRAPURU SUPERIOR. 2005. So Paulo: Nepece/Uirapuru Superior, 2005. p. 28. Disponvel em: <http://www. boletimef.org/?canal=12&file=1217>. Acesso em: 2 maio 2007. MACHADO, Renaldo Manoel. Atividades Preventivas e de Salvamento Aqutico em gua Doce. 2001. 112 f. Trabalho de Concluso de Curso. MENDONA, Cleciane Dias. A Construo Participativa dos Caminhos das guas em Alfredo Wagner SC: uma contribuio gesto dos recursos hdricos e promoo do turismo sustentvel. 2005. 188 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2005. MOCELLIN, Onir. Anlise do processo de qualificao do salva-vidas: aproximao de um modelo ideal para o Estado de Santa Catarina. 2001. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Segurana Pblica) Universidade do Sul de Santa Catarina. S.l. 2001. NASCIMENTO, Lucas et al. Riscos para o Banho de Mar associados aos Estgios Morfodinmicos das Praias da Costa do Cacau Sul da Bahia. Salvador, 2005. Disponvel em : <http://www.abequa2005.geologia.ufrj.br/nukleo/pdfs/0250_copia_artigo_ abequa_3.pdf>. Acesso em: 5 maio 2007. SANTA CATARINA TURISMO S/A (SANTUR). Estudo da Demanda Turstica em Santa Catarina. Florianpolis, 2006. Disponvel em: <http://www.sol.sc.gov.br/santur/Frame Demanda2006.asp?Link=Estado.htm>. Acesso em: 24 maio 2007. SANTOS, Hamilton F.; FARIAS, Ben-Hada de; MELO, Angel M. O. Manual de Salvamento Aqutico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Florianpolis, 2006. SEGERTROM, jim; EDWARDS, Barry; HOGAN, Mark; TURNBULL, Phil; TURNBULL, J. Michael. Whiterwater Rescue Thechnician Manual. Rescue International. EUA, 2002. SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUTICO (SOBRASA). Bandeiras Sinalizaes. 2006. Disponvel em: <http://www.sobrasa.org/biblioteca/biblioteca.htm>. Acesso em: 15 maio 2007.

SOUZA, Paulo Henrique de. O Servio de Guarda-Vidas no Litoral Paranaense nas Temporadas de 1997/1998 a 2004/2005. 2005. 91 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Planejamento e Controle em Segurana Pblica) Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2005. Disponvel em: <http://www.sobrasa.org/biblioteca/biblioteca. htm>. Acesso em: 17 maio 2007. SZPILMAN, D. Mortes por Afogamento no Mundo e no Brasil. 2000. Disponvel em: <http://www.szpilman.com/noticias/mortes_afogamento_mundo_brasil.htm>. Acesso em: 10 jun. 2007.

Potrebbero piacerti anche