Sei sulla pagina 1di 9

INTRODUO

Profa. Carmen Silvia Neves - UEL Dep. De Agronomia

A propagao vegetativa muito usada para a de mudas frutferas por apresentar vantagens manuteno das caractersticas da planta matriz, porte das plantas e diminuir o tempo que leva para em produo.

formao como a reduzir o a entrada

Os principais mtodos de propagao vegetativa so: estaquia, mergulhia, estruturas especiais, enxertia e cultura de tecidos.

Estaquia
Utiliza-se a capacidade de alguns rgos das plantas de produzir caule ou razes adventcias partir de uma gema vegetativa e formar uma nova planta.

A estaquia possvel graas a dois aspectos: - DESDIFERENCIAO: capacidade de clulas adultas de voltarem ao estado meristemtico. - TOTIPOTNCIA: capacidade de uma clula de formar um novo indivduo a partir das informaes genticas contidas no ncleo. De acordo com o rgo da planta utilizado, denominada estaca de folha, de ramo ou de raiz. Em fruticultura as mais usadas so as estacas de RAMOS, que podem ser divididas em: HERBCEAS, LENHOSAS e SEMI LENHOSAS.

- Lenhosas: coletadas no perodo de dormncia (inverno) quando as plantas j perderam as folhas e as estacas apresentam acmulo de substncias de reserva e so altamente lignificadas. Os principais tipos de estacas lenhosas so: simples, talo, cruzeta, gema. - Semi-lenhosas: coletadas no final do vero e incio do outono, ainda com folhas.

Mirtilo Mirtilo

Herbceas: coletadas no perodo de crescimento

Estacas lenhosas de figueira

vegetativo (primavera-vero) quando os tecidos tm alta atividade meristemtica e baixo grau de lignificao. So usadas com algumas folhas e por isso necessitam de algum artifcio que evite a perda de gua pela transpirao (nebulizao intermitente ou estufim).

Estacas herbceas de caramboleira

Estufim
Estacas herb herbceas com as folhas cortadas

Tratamento de estacas herb herbceas com AIB e coloca colocao no substrato

Estaquia herbcea de goiaba em viveiro com nebulizao intermitente

Princpios anatmicos do enraizamento de estacas


O local da emisso dos primrdios radiculares varia de espcie para espcie e com o tipo de estaca. Pode ocorrer a partir do xilema, floema, cmbio ou entre os feixes vasculares. Como resultado do traumatismo provocado pelo corte, freqente a formao de um tecido cicatricial parenquimatoso, pouco diferenciado, denominado CALO, que funciona como barreira entrada de microorganismos. No h relao direta entre a formao de calo e de razes, mas os dois fenmenos so influenciados pelos mesmos fatores e podem ocorrer simultaneamente.

O processo de formao de razes ocorre na seguinte seqncia: a) Desdiferenciao de algumas clulas adultas b) Formao de iniciais de razes prximas aos feixes vasculares c) Crescimento dos primrdios radiculares que atravessam o crtex e a epiderme, acompanhado da formao de feixes vasculares conectados ao sistema radicular da estaca.

Princpios fisiolgicos do enraizamento de estacas


A capacidade de uma estaca de emitir razes depende de fatores ambientais e de fatores endgenos, tais como a presena e o balano de fitormnios. AUXINAS: o grupo de reguladores que apresenta o maior efeito na induo do enraizamento. So sintetizadas nas gemas apicais e nas folhas novas, de onde so translocadas para a base da planta. Os pices radiculares tambm produzem auxinas, mas nestes locais no h acmulo, pois existe a um elevado teor de substncias inativadoras de auxinas. As auxinas tambm INIBEM O CRESCIMENTO das clulas da raiz. Por isso o teor adequado de auxina exgena deve ser controlado e depende da espcie e da concentrao de auxina endgena j existente. Para a formao de mudas so usados AIA, AIB, ANA em solues concentradas por alguns segundos ou solues diludas por mais tempo.

GIBERELINAS: So menos usadas que as auxinas pois sua principal ao o estmulo ao desenvolvimento do caule.

CITOCININAS: Inibem a formao de razes e estimulam a formao de calos e gemas. Espcies com alto teor de citocininas so difceis de propagar por estaquia de ramo, devido dificuldade de enraizamento. Uma relao auxina/citocinina elevada estimula a formao de razes. Em estacas de razes estimulam a formao de gemas e primrdios foliares.

COFATORES DE ENRAIZAMENTO: estacas sem gemas no conseguem formar razes mesmo que possuam nveis adequados de auxinas, devido ausncia dos cofatores que so substncias sintetizadas nas gemas e folhas jovens e atuam sinergicamente com as auxinas, favorecendo o enraizamento. No esto completamente identificados, so conhecidos o cofator 3 (cido isoclorognico) e o cofator 4 (terpenides oxigenados).

FATORES QUE AFETAM O ENRAIZAMENTO FATORES INTERNOS - CONDIO FISIOLGICA DA PLANTA MATRIZ: estado hdrico, reservas de carboidratos, relao C/N adequada, nvel de nutrientes, balano hormonal - IDADE DA PLANTA MATRIZ: plantas mais jovens tm melhor enraizamento provavelmente em funo de que com a idade ocorre o aumento dos nveis de inibidores de auxinas e reduo dos nveis de cofatores de enraizamento. Brotaes jovens de plantas adultas enraizam melhor do que o restante da planta. - TIPO DE ESTACA: O tipo ideal de estaca varia com a espcie e mesmo com o cultivar. - POTENCIAL GENTICO: a facilidade de enraizar intrnseca espcie e cultivar. - SANIDADE: a presena de patgenos reduz o enraizamento. - OXIDAO DE COMPOSTOS FENLICOS: algumas espcies so mais suscetveis a este fenmeno, que causa escurecimento no local do corte. Em cultura de tecidos so usadas substncias antioxidantes.

FATORES EXTERNOS POCA DO ANO: tem efeito no teor de carboidratos (reserva) e na lignificao (idade dos tecidos). A poca ideal varia de espcie para espcie. TEMPERATURA: Se for muito baixa diminui a taxa de diviso celular, se for muito alta aumenta a transpirao. Ideal: dia- 21-26 C/ noite 15-21 C. LUZ: promove a degradao da auxina. Em funo disso em algumas espcies realizado o estiolamento antes da retirada dos ramos da planta matriz. UMIDADE: a perda de umidade um dos principais fatores da morte de estacas. Estacas com folhas devem ter a transpirao inibida (nebulizao intermitente, estufins). SUBSTRATO: Podem ser usados: terra, areia, vermiculita, casca de arroz carbonizada.

CONDICIONAMENTO:
um tratamento que se realiza antes ou por ocasio da retirada da estaca para favorecer o enraizamento: ANELAMENTO E DOBRA DE RAMOS: bloqueiam a passagem de nutrientes e hormnios ESTIOLAMENTO: envolver os ramos em plstico preto alguns dias antes de retirar as estacas, os tecidos estiolados tm altos teores de auxinas e cofatores. REJUVENESCIMENTO: poda drstica favorece a brotao e os tecidos novos tm maior capacidade de enraizamento.

CORTE E PREPARO DAS ESTACAS O corte inferior deve ser em bisel logo abaixo de uma gema e o superior deve ser transversal logo acima de uma gema. No plantio respeitar a polaridade original do vegetal.

USOS MAIS COMUNS DA ESTAQUIA EM FRUTICULTURA: Goiabeira: estaca herbcea para obteno da copa. Figueira: estaca lenhosa para obteno da copa Videira: estaca lenhosa para obteno do porta-enxerto. Amoreira: estaca de raiz para obteno da copa. Pereira e Caquizeiro: estaca de raiz para obteno do portaenxerto. Estaca enraizada de videira

Estacas lenhosas de figueira cortes logo acima e abaixo dos n ns

Estacas brotadas de videira

Enxertia
o contato estabelecido entre pores de tecidos de dois vegetais, que posteriormente se unem e se desenvolvem, formando uma nova planta. O cavaleiro ou enxerto formar a copa e o porta-enxerto ou cavalo formar o sistema radicular da nova planta.

Vantagens da enxertia
Conservao das caractersticas das plantas, uniformidade do pomar Menor porte Entrada em produo mais precoce

Utilizao de caractersticas interessantes dos portaenxertos: efeitos ananicantes, resistncia a condies de solo, pragas e doenas. Estudo de viroses, utilizando variedades altamente suscetveis como indicadoras da presena de viroses. Substituio da copa de plantas adultas, atravs da sobreenxertia Colocao de ramos de polinizadoras em plantas a serem polinizadas.

Unio entre enxerto e portaporta-enxerto


Para que a unio se estabele estabelea necess necessrio que ocorram os seguintes eventos: 1) Contato entre os tecidos dos cmbios, que possuem maior capacidade meristem meristemtica 2) Multiplica Multiplicao das c clulas dos cmbios, formando calo 3) Entrela Entrelaamento entre os calos dos dois tecidos e diferencia diferenciao, formando um novo cmbio 4) Forma Formao de novos tecidos vasculares no novo cmbio, permitindo a passagem de gua e nutrientes entre os dois tecidos

Tipos de enxertia
GARFAGEM: o enxerto um pedao de ramo, chamado de garfo. Pode ser: fenda cheia, meia fenda, no topo, lateral, ingls simples, ingls complicado Exemplos: Abacate, uva e manga: garfagem de fenda cheia Ma: garfagem ingls complicado

Garfagem em mangueira fenda cheia


Garfagem de fenda cheia

Mangueira

Abacateiro

Encaixe e amarra amarrao do garfo mangueira

Cobertura com saquinho - mangueira

Muda pronta - mangueira

Enxertia lenhosa em videira pelo mtodo de garfagem em fenda cheia

Garfagem de meia fenda

Garfagem no topo (usada para a troca de copa)

Garfagem Lateral

Garfagem Lateral

Garfagem Ingls complicado

Garfagem Ingls simples

Tipos de enxertia
BORBULHIA: o enxerto uma gema, chamada borbulha. Pode ser: T normal, T invertido, Placa ou escudo, Anel. Exemplo: Citros, pssego e ameixa: borbulhia de T invertido

Borbulhia em T

Enxertia de ameixeira
Borbulhia em T invertido

Garfagem em escudo

Fatores que afetam o pegamento do enxerto:


ENCOSTIA: os tecidos so colocados em contato mas no so destacados da planta matriz, o que realizado s depois de verificado o pegamento do enxerto.
GRAU DE PARENTESCO (pelo menos da mesma famlia) IDADE DOS TECIDOS: deve ser a mesma, tecidos mais jovens tm INCOMPATIBILIDADE: quando h diferenas de vigor, fisiolgicas

mais facilidade ou bioqumicas, a unio entre os dois tecidos pode no ocorrer. Os sintomas so: falta de unio entre os tecidos, grande diferena de vigor, queda das folhas e morte da planta. TEMPERATURA: Muito elevada provoca perda de gua, muito baixa reduz a diviso celular. Ideal: 20-25 C. UMIDADE: Tecidos com deficit hdrico tem a casca mais aderida, dificultando a realizao da enxertia. Alm disso, para que ocorra a diviso celular os tecidos devem estar trgidos.

LUMINOSIDADE: se excessiva pode causar ressecamento e morte VENTO: pode provocar quebra HABILIDADE DO ENXERTADOR: a enxertia deve ser rpida para evitar desidratao e oxidao dos tecidos e os cortes devem ser uniformes. POLARIDADE: deve-se manter a posio original que existia na planta matriz para no comprometer o fluxo xilema e floema. COINCIDNCIA DO CMBIO do ENXERTO e DO PORTA-ENXERTO. TIPO DE ENXERTIA E POCA ADEQUADA: variam de espcie para espcie e so determinadas por experimentao.

Mergulhia
Enraizamento de uma parte da planta a ser propagada, no destacado da planta matriz. O destacamento s ocorre depois do enraizamento. A base do processo o enterrio de uma poro de um ramo, curvado da planta que se quer propagar, para que enraze e, depois do enraizamento, destaca-se de uma vez ou gradativamente a muda, plantando-a em um recipiente. O ramo que vai ser enterrado deve ser desfolhado ou anelado e, depois, preso ao solo por uma estaca de madeira, bambu ou pedao de arame grosso.

Tipos de mergulhia:
SIMPLES (usada para rosas trepadeiras, rododendro, azalia) SIMPLES INVERTIDA (usada para framboesa e amora preta) CONTNUA CONTNUA SERPENTEADA (usadas para abiu, sapoti, jabuticaba, filodendro) DE CEPA (usada para obteno de porta-enxertos de macieira, marmelo, magnolia) MERGULHIA AREA OU ALPORQUIA (usada para camelia, croton, lichia).

Mergulhia simples

Mergulhia simples invertida

Mergulhia Cont Contnua Chinesa

Mergulhia cont contnua serpenteada

Mergulhia de cepa

Alporquia
Aula Prtica: Propagao de acerola por meio de estacas herbceas Substrato: casca de arroz carbonizada Tamanho das estacas: ramos ponteiros, com 15-20 cm, com 3 a 4 folhas. Regulador de crescimento: AIB, 0,10 g L-1, durante 2 minutos, na base das estacas. As estacas devem ter a base cortada imediatamente antes do tratamento, corte em bisel. Plantio em tubetes, com sistema de nebulizao, enterrando 2/3 da estaca.

Referncias
Produo de mudas frutferas I. Informe Agropecurio v.9, n.101, 1983. Produo de mudas frutferas II. Informe Agropecurio v.9, n.102, 1983. FACHINELLO, J.C. et. al. Propagao de plantas frutferas de clima temperado. Pelotas: UFPEL, 1995. 178 p. FACHINELLO, J.C. et. al. Fruticultura; fundamentos e prticas. Pelotas: UFPEL, 1996. 311p. SIMO, S. Tratado de Fruticultura. Piracicaba: FEALQ, 1998. 760p.

Potrebbero piacerti anche