Sei sulla pagina 1di 2

SCOLA MUNICIPAL SEBASTIANA ALVES NGA PROJETO PEDAGGICO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR

No basta ter uma biblioteca para formao de uma comunidade leitora. preciso, sobretudo, um plano de ao que se preocupe com as prticas de incentivo leitura. Cada biblioteca cria formas de atingir esse objetivo. E isso s o comeo... TEMA: BIBLIOTECA TODOS OS DIAS: LER PRECISO. JUSTIFICATIVA: Hoje, internet, televiso e videogames competem com os livros. Diante desse desafio, entendemos que a biblioteca escolar, precisa oferecer algo alm dos livros nas estantes. Sees de leitura e de cinema, contao de histrias para crianas, teatro, oficinas, entre outros, so algumas das opes para tornar a biblioteca escolar um ambiente mais atrativo para os jovens leitores. preciso alimentar a imaginao de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experincias de fruio, para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte que possibilita conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas mais sensveis, mais crticas, mais criativas. OBJETIVOS: Os objetivos deste projeto pretendem atingir os diferentes nveis de leitores do 1 ao 9 ano do ensino fundamental. ESPERA-SE: Desenvolver o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriao cada vez maior e mais abrangente da linguagem oral e escrita; Aperfeioar a compreenso leitora e as possibilidades de estabelecimento de relaes e construo de sentidos, bem como a fluncia e a expressividade na leitura pelos alunos; Utilizar a leitura como fonte de prazer e informao, ampliando o repertrio dos alunos com diferentes gneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, construindo uma histria de leitor. DURAO: Maro a Dezembro de 2013.

ESTRATGIAS: Articulao de projeto de incentivo a leitura na escola; Organizao da biblioteca para atividades que sero desenvolvidas; Leitura de gneros como: contos, causos, poemas, poesias, crnicas e outros; Roda de leitura; Exibio de filmes; Hora do conto; Emprstimo de livros;

Realizao de soletrando; Levar a biblioteca at a sala de aula; Palestras educativas realizadas pelo bibliotecrio; Apresentao de peas teatrais ou encenao; Trabalhos com msicas; Jogos de leitura; Pesquisa; Gincanas; Dia D da leitura (incentivo a produes escritas com posterior exposio e leitura das mesmas em ocasio a programar); Meu primeiro livro; Aes educativas que despertem a criatividade dos alunos visando atividades com datas comemorativas; Ba da leitura (Momento ldico, onde o aluno instigado a contar uma histria com base em objetos diversificados contidos no ba que so tirados de forma aleatria, trabalhando tanto a sua imaginao como o ato de encadear ideias, esse momento tanto pode ser individual como feito de forma coletiva, onde cada aluno complementa a mesma histria); Cesta Bsica de Livros. Trabalhando com o Projeto TRILHAS; ( um conjunto de matrias elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com os alunos do ensino fundamental I, com o objetivo de inseri-los em um universo letrado). AVALIAO: Ser contnua, realizada atravs do monitoramento do professor que estabelecer critrios que definiro os avanos e os resultados do projeto, os quais devero ser divulgados aos alunos.

Potrebbero piacerti anche