Sei sulla pagina 1di 11

Bibliografia consultada: - Tcnica de abastecimento e tratamento de gua, Volume 2 Tratamento de gua Jos M.

. de Azevedo Netto - Tcnica de abastecimento e tratamento de gua Volume 1 abastecimento de gua enedito !. arbosa "ereira - Abastecimento e Purificaco da gua 3a Edico W. A . Hardenberg - Tese de Mestrado# Modelagem matemtica no controle de abastecimento Jair $asagrande - Centro de Controle da Qualidade da gua do E S Estaco de Tratamento de gua de Cobilandia ! Qu"mico# Elias

CONTROLE DE QUALIDADE E$ S%STE$A &E &%ST'%()%C*+ &E ,)A

INTRODUO:
A gua, em seu estado natural, contm im%urezas &ue %odem a'etar a sa(de ou ser desagradveis aos consumidores. Al-m do %rinci%al ob)etivo do tratamento &ue destruir as im%urezas &ue %ossam causar doen*as, uma 'un*+o secundria, %orm de grande im%ort,ncia, a de eliminar ou neutralizar gosto ou odores, cor, turbidez e matria mineral &ue se consideram inconvenientes na gua. As im%urezas da gua &ue %odem a'etar a sa(de incluem certos ti%os de bactrias, cistos, e %ossivelmente, v-rus ca%azes de %rovocar doen*as. As im%urezas &ue se consideram sim%lesmente como desagradveis, ou &ue inter'erem com o uso industrial ou comercial da gua, com%reendem cor, sabor, odor, turbidez, minerais &ue %rovocam a dureza ou incrusta*.es nos encanamentos e certos gases dissolvidos. Abai/o veremos algumas 'ormas de %revenir ou remediar estes inconvenientes. 0s servi*os %(blicos de abastecimento de gua devem 'ornecer sem%re gua de boa &ualidade. As anlises e os e/ames das guas ca%tadas nos mananciais devem revelar a necessidade ou n+o, de algum %rocesso de tratamento. $aso 1avendo a necessidade de tratamento e %uri'ica*+o dessa gua, deve2se com%reender somente os %rocessos im%rescind-veis 3 obten*+o da &ualidade &ue se dese)a com um custo m-nimo.

0 controle no &ue diz res%eito ao abastecimento de gua %otvel, est direcionada %ara o resultado do %rocesso de tratamento, ou se)a# a &ualidade da gua e'luente das esta*.es de tratamento, ) &ue a 're&45ncia de amostragens %ara a veri'ica*+o de alguns %ar,metros de &ualidade nesse %onto, es%ecialmente no &ue diz res%eito 3 &uest+o bacteriol6gica 7controle de cloro residual8, bem maior em rela*+o 3 &ue utilizada na rede de distribui*+o, %rinci%almente nos sistemas de menor %orte. 0s estudos de controle da &ualidade da gua nos sistemas de abastecimento s+o geridos de acordo com as .ortarias 3/ e 01/2 do Ministrio da 9a(de.

! CONTROLE "RI#$RIO

% ! &'l'()o das font's d' *gua


Mesmo no caso em &ue a gua deve ser tratada, s+o necessrias considera*.es es%eciais %ara a sele*+o da 'onte su%ridora, como# 2 o grau de contamina*+o a &ue est su)eita, incluindo descarga de esgoto, descargas industriais: 2 o teor de minerais: 2 turbidez e cor: Tais 'atores s+o im%ortantes, n+o s6 no %onto de vista da sa(de, como econ;mico ao tratamento. %+ ! A 'scol,a dos -ananciais A escol1a do manancial consiste na decis+o de maior im%ort,ncia e res%onsabilidade em %ro)eto de abastecimento. 0s mananciais %r6/imos, ca%azes de atender 3 demanda %or tem%o maior, os de gua de mel1or &ualidade e menos su)eitos 3 %olui*+o a%resentam condi*.es %onderveis de solu*+o. %. ! A /ualidad' da *gua ' instala()o 0iloto <m dos erros mais comuns em %ro)eto de tratamento de gua o de se basear os estudos nos resultados de uma (nica anlise da gua, %ois a mesma varia com o tem%o, e/igindo %ara o seu controle a realiza*+o de anlises em di'erentes %ocas do ano. No caso de %ro)eto de grandes esta*.es de tratamento de gua em &ue n+o e/ista e/%eri5ncia %rvia com o ti%o de gua a ser tratada, utiliza2se de instala*.es e/%erimentais &ue, em escala conveniente, re%roduzam os %rocessos e as 'uturas unidades de tratamento, %ara a obten*+o de %ar,metros mais vanta)osos no a'inamento do %ro)eto.

+ ! CONTROLE NA E&TAO DE TRA#ENTO DE $1UA


A 'un*+o de uma esta*+o de tratamento %roduzir gua de &ualidade garantida a todo instante. =esde de &ue, geralmente, e3ista um %rocesso es%ec-'ico de tratamento %ara remo*+o de determinado ti%o de im%ureza, de modo satis'at6rio e econ;mico, devem sem%re ser 'eitos cuidadosos estudos sobre as condi*.es ca%azes de a'etar a &ualidade da gua bruta. >eito isso, ser ent+o %oss-vel, ao %ro)etar a esta*+o, escol1er o ti%o de tratamento indicado %ara cada caso, combinando2os, em seguida, num con)unto 1armonioso.

+% ! N'c'ssidad' do control' da *gua


A &ualidade de uma gua, sob o %onto de vista sanitrio, n+o %ode ser determinada sim%lesmente %ela sua a%ar5ncia e sabor: outros e/ames s+o necessrios, visando os seguintes ob)etivos# - =eterminar as caracter-sticas de gua bruta, %ara &ue se %ossa a%licar o tratamento ade&uado: - Medir a e'ici5ncia do tratamento e mostrar &ue uma gua de &ualidade garantida e satis'at6ria est sendo conseguida: 0s e/ames servem %ara determinar as caracter-sticas de %otabilidade de uma gua destinada a uso domstico, s+o classi'icados em '-sicos, &u-micos, bacteriol6gicos e microsc6%icos. E2a-' f3sico veri'ica se as%ecto da gua atrativo, tanto na sua 'onte como &uando distribu-da aos consumidores. E2a-' /u3-ico determinar o teor de certas substancias &ue, embora n+o se)am nocivas at certos limites, 'ornecem elementos ca%azes de inviabilizar a %ossibilidade de uso da gua %ara 'ins domsticos. E2a-' bact'riol4gico 'eito %ara determinar2se o n(mero e a natureza das bactrias %resentes na gua. E2a-' -icrosc40ico 'ornece in'orma*.es acerca das es%cies e n(mero de organismos microsc6%icos e/istentes na gua.

4 Caracter"sticas f"sicas5 6u"micas e biol7gicas das guas As impurezas contidas nas guas conferem s mesmas, propriedades positivas e negativas que devem ser encaradas sob os aspectos fsicos, qumicos e biolgicos. As .rinci.ais caracter"sticas f"sicas das guas s8o#

- Cor; - Turbidez; abor; - !dor; - Temperatura. "stas caractersticas envolvem praticamente aspectos de ordem est#tica e psicolgica, e$ercendo uma certa influ%ncia no consumidor leigo, pois dentro das determina&'es limites, n(o tem rela&(o com inconvenientes de ordem sanitria. ! e$ame fsico # o menos importante dos e$ames e anlises que caracterizam a qualidade de uma gua; seu resultados n(o devem ser interpretados separadamente de outros e$ames e anlises. As caractersticas qumicas da gua s(o devidas presen&a de subst)ncias dissolvidas, geralmente avaliveis somente por meio analtico. (o de grande import)ncia, tendo em vista as conseq*%ncias sobre o organismo dos consumidores, ou sob aspecto +igi%nico, bem como sob aspecto econ,mico. Princi.ais caracter"sticas 6u"micas da gua# alinidade- ais normalmente dissolvidos na gua; .ureza- / uma caracterstica conferida gua pela presen&a de sais alcalino0 terrosos e alguns metais em menor intensidade; Alcalinidade- !corre devido a presen&a de bicarbonatos, carbonatos e +idr$idos; Agressividade- / a tend%ncia da gua de corroer os metais pela presen&a de cidos minerais, ou pela presen&a de o$ig%nio, gs carb,nico e gs sulfdrico. 1erro e mangan%s; 2mpurezas org)nicas e nitratos; To$idez potencial; 3adioatividade.

As caracter"sticas biol7gicas das guas s8o a9aliadas atra9-s dos e3ames bacteriol7gicos e :idrobiol7gicos5 6ue consistem em# - Contagem do n4mero total de bact#rias; - 5esquisa de coliformes; - 5esquisa da concentra&(o de - algas, protozorios, rotferos, crustceos, vermes e larvas de insetos.

+%+ 5 6inalidad's da 0urifica()o ' 0rinci0ais 0roc'ssos 0 tratamento da gua 'eito %ara se atender vrios motivos#

?igi5nicas# @emo*+o de bactrias, %rotozorios, v-rus e outros microorganismos, redu*+o do e/cesso de im%urezas e dos teores elevados de com%ostos org,nicos: !stticas# $orre*+o de cor, odor e sabor: !con;micas# @edu*+o de corrosividade, dureza, cor, turbidez, 'erro, mangan5s, etc.

0s %rinci%ais %rocessos de %uri'ica*+o s+o# - Aera*+o: - =ecanta*+o: - $oagula*+o: - >iltra*+o: - Tratamento %or contato: - $orre*+o da dureza: - =esin'ec*+o: - 9abor e odor: - $ontrole de corros+o. +%. 5 Crit7rios utili8ados na a9alia()o d' u- d'sinf'tant' d' *gua '- sist'-as 0:blicos d' abast'ci-'nto N+o deve ser t6/ico %ara o 1omem e %ara os animais domsticos, nas concentra*.es usuais, nem causar 3 gua, c1eiro e gosto &ue %re)udi&uem o seu consumo: - !star dis%on-vel a custo razovel, a%resentar seguran*a e 'acilidade no trans%orte, armazenamento, manuseio e a%lica*+o: - $oncentra*+o na gua tratada 'cil e ra%idamente determinada, de %re'er5ncia automaticamente: - "roduzir residuais %ersistentes na gua, de maneira a constituir uma barreira sanitria contra eventual recontamina*+o antes do uso. - "oder destruir em tem%o razovel, os organismos %atog5nicos a serem eliminados, na &uantidade em &ue se a%resentam e nas condi*.es encontradas na gua. 0 cloro e alguns de seus com%ostos, a%resentam esses re&uisitos e todos os outros desin'etantes utilizados em sistemas %(blicos de abastecimento de gua trazem consigo srias limita*.es &ue causam ob)e*+o 3 sua a%licabilidade. +%; 56ator's /u' influ'ncia- a 'fici<ncia da d'sinf'c()o - !s%cie e concentra*+o de organismos a serem destru-dos: - $aracter-sticas e concentra*.es do desin'etante: - Tem%o de contato: - $aracter-sticas &u-micas da gua: - Tem%eratura da gua: - $aracter-sticas '-sicas da gua. As caracter-sticas '-sicas e &u-micas da gua a ser tratada tem muita im%ort,ncia no %rocesso de desin'ec*+o. 0s organismos envoltos ou inseridos em materiais em sus%ens+o

%odem ser im%enetrveis %elo agente desin'etante. 9e o desin'etante 'or um o/idante 7 o caso do cloro8, a %resen*a de matria org,nica e de outros materiais o/idveis, reduz a &uantidade de desin'etante dis%on-vel %ara atuar nos microorganismos, diminuindo assim a ca%acidade germicida do %rocesso. +%= ! 6luor'ta()o das *guas 0ara abast'ci-'nto A um %rocesso utilizado %ara a a%lica*+o de %rodutos de 'l(or na gua de abastecimento %(blico, consistindo em uma sim%les adi*+o, de maneira controlada. 0 'l(or traz e'eitos ben'icos &uando a crian*a o ingere regularmente, desde o seu nascimento at a 'orma*+o dos dentes, %rovocando a redu*+o de BC a DCE a incid5ncia de cries. Control' o0'racional: 0 controle da a%lica*+o %ode ser realizado atravs da &ualidade utilizada e do volume de gua tratada, no mesmo %er-odo. $ontudo, isso n+o dis%ensa a anlise de laborat6rio, cu)os resultados dever+o ser registrados %ara &ue o res%onsvel %ossa controlar e'etivamente o %rocesso. "ara realizar de anlise, o n(mero de amostras de%ende do taman1o e da com%le/idade do sistema.

+%> 5 Control' d' 1ostos ' Odor's <sualmente, uma gua &ue tem gosto desagradvel, tem tambm um odor inconveniente, sendo ambos derivados da mesma origem. $ontudo, &uando certos minerais s+o dissolvidos na gua, somente causam gosto. Fosto e odores, em abastecimentos dGgua, s+o comumente causados %ela morte e a%odrecimento de %lantas do ti%o das algas. 0s crescimentos de algas s+o inconvenientes tambm %or&ue %odem obstruir tubos, reservat6rios e 'iltros. 0utras causas 're&4entes de gostos e odores s+o os des%e)os de instala*.es industriais, matrias org,nicas dissolvidas e minerais, como, 'erro, sul'ato de magnsio, sul'ato de s6dio, cloreto de s6dio e cloro em e/cesso. Vrios mtodos s+o usados %ara evitar ou remover odores ou gostos, mas, os mais comumente usados s+o# Cloro co- ou s'- a-?nia: 7esta utilizada &uando n+o seguro reduzir a dosagem de cloro e este est %rovocando gostos devidos a um e/cesso de cloro residual 8. "revine o crescimento das algas nos tan&ues e evita a 'orma*+o de 'ilamentos nas tubula*.es %rinci%ais. Car9)o ati9ado '- 04: A aconsel1vel a%lic2lo antes da coagula*+o, %ois, %ode 'acilitar o trabal1o a)udando a 'ormar um 'loco mel1or, o iodo decantado nos tan&ues %ode ser mais estvel, conse&uentemente, o tan&ue n+o %recisa ser lavado com tanta 're&45ncia. Veri'ica2se &ue uma dose mdia de 2 "m, remove gostos e odores das guas.

. ! O CLORO E A DE&IN6ECO DA& $1UA& "ARA ABA&TECI#ENTO


0 con1ecimento desse constituinte &u-mico, suas %ro%riedades, 'ormas de a%lica*+o, seus e'eitos e conse&45ncias ben'icas e danosas %ara a sa(de 1umana de vital im%ort,ncia sanitria e ambiental. "ara uso com desin'etante, o cloro utilizado em H 'ormas# - Fasosa, comercialmente acondicionado sob %ress+o em cilindros metlicos, a%resentando2se no estado l-&uido. - $om%ostos s6lidos ou l-&uidos &ue conten1am cloro. - Fasoso, na 'orma de di6/ido de cloro. .% 5 @ist4rico da utili8a()o do cloro: 0 cloro %assou a ser utilizado na gua %or volta de 1IHB com o ob)etivo de controlar os maus odores da gua 7&ue era considerado o res%onsvel %elo %rocesso de transmiss+o de doen*as com germes8. 9endo assim at a 1IJC, o cloro n+o 1avia sido a%reciado com desin'etante e'etivo, isso s6 'oi ocorrer em 1IJK num estudo de 'iltra*+o em Louisvill e em 1IJD na Mnglaterra, %ara desin'ec*+o das tubula*.es %rinci%ais de distribui*+o de gua durante uma e%idemia de 'ebre ti'6ide. .%+ ! O cloro no abast'ci-'nto 0:blico N+o se dis%ondo de dados sobre a demanda de cloro de uma determinada gua, recomenda2se iniciar o tratamento com a dosagem de 1 mgNl de cloro. Mniciada a desin'ec*+o, dever con1ecer2se o %? da gua, &ue ser obtido atravs de amostras coletadas nos e/tremos da rede de distribui*+o. $om esse dado %oss-vel determinar a concentra*+o de cloro residual livre, ou cloro residual combinado a ser encontrado na gua a%6s o tem%o indicado. Ti0os d' clora()o: 5 $om cloro residual combinado# !sta %rtica, a%6s a 'iltra*+o, ada%ta2se essencialmente ao controle de crescimento de bactrias, reduzindo2se os %roblemas de tuberculiza*+o nos sistemas de distribui*+o, mantendo um residual de cloro at o consumidor. Tambm 'oram observados os seguintes bene'-cios# elimina*+o de gosto e odor em guas contendo 'en6is ou certos ti%os de com%ostos org,nicos.

2 $om cloro residual livre# !sta %rtica %ara a %r, %6s ou reclora*+o. A indicada %ara diminuir o crescimento de algas e bactrias no sistema de tratamento, destruir os microorganismos %atog5nicos &ue, %orventura, n+o 'oram retidos durante o %rocesso de tratamento e controle de crescimento de microorganismos no sistema de distribui*+o.

; ! CONTROLE ;A &%ST'%()%C*+ DE $1UA


A 'im de im%edir a %ro%aga*+o de doen*as, a boa &ualidade da gua deve ser mantida at o seu consumo. Assim, ao atravessar a rede de distribui*+o, adutoras, reservat6rios, instala*.es de recal&ue, distribuidores %rinci%ais e ramais domicilirios, devem estar eles livres de de'eitos sanitrios, isto , de condi*.es &ue %ossam, ocasional ou regularmente, %ermitir a %olui*+o da gua. !ntre os de'eitos sanitrios comuns contam as intercone/Oes entre as redes de abastecimento dGgua e esgotos sanitrios ou %luviais, e, ainda, liga*.es com instala*.es domiciliares im%er'eitas.

;%+ 5 D'sinf'c()o d' r'd's no9as d' abast'ci-'nto 0:blico No interesse de se manter a gua de distribui*+o dentro de n-veis seguros, todas as tubula*.es novas ou re%aradas dever+o ser desin'etadas. Nen1um sistema deve ser entregue %ara uso %(blico sem antes so'rer a desin'ec*+o. A desin'ec*+o de um rede baseia2se no contato do agente desin'etante com o interior do tubo, com uma concentra*+o su'iciente e %or um %er-odo bastante longo %ara surtir o e'eito dese)ado.

Antes de se colocar a rede em o%era*+o, a mesma dever ser testada e em seguida lavada com gua tratada. A velocidade m-nima recomendada de C,DB mN9eg. A rede estar %ronta %ara ser desin'etada ao se observar nas suas %ontas ou nos 1idrantes a sa-da de gua lim%a. A dosagem de cloro de BC mgNl num %er-odo de contato de 2P 1oras. !sse %er-odo %oder ser reduzido %ara P 1oras, aumentando2se a dosagem de cloro %ara 1CC mgNl ou ainda 2CC mgNl em um tem%o de 2 1oras. "ara redes muito e/tensas recomendada a desin'ec*+o %or anis ou trec1os. D'sinf'c()o d' r'd's A* r'0aradas: 0s tubos novos, antes de serem colocados, dever+o so'rer desin'ec*+o com BCC mgNl de cloro. A %reciso tomar %recau*.es %ara evitar a %enetra*+o de lodo na rede em re%aro. =eve2se %roceder como no caso anterior, desde &ue os usurios se)am avisados a n+o utilizar a gua durante esta o%era*+o. D'sinf'c()o d' 0'/u'nos r's'r9at4rios: Lavar cuidadosamente o interior do reservat6rio, tendo o cuidado de obstruir as sa-das %ara a distribui*+o, a 'im de n+o introduzir lodo nas canaliza*.es. =eve2se enc1er o reservat6rio de gua adicionando com%ostos clorados de maneira a se obter um solu*+o 'inal de 1CC mgNl de cloro, mantendo assim %or P 1oras. Ao 'im do tem%o, o residual de cloro dever ser de 2B mgNl, caso contrrio, re%ete2se a o%era*+o. D'sinf'c()o d' r's'r9at4rios -aior's: !ssa desin'ec*+o sem%re dever ser 'eita a%6s o trmino da constru*+o, de%ois de &ual&uer re%aro interior, durante lim%eza %eri6dica e &uando se sus%eita de %olui*+o 7condi*.es vlidas tambm %ara os %e&uenos reservat6rio8. =eve2se lim%ar as %aredes internas com a utiliza*+o de escovas de 'ibra, a%licar um solu*+o de cloro contendo 2CC mgNl e manter as %aredes mol1adas com o desin'etante durante 2 1oras. 0 e/cesso de solu*+o no 'undo do reservat6rio dever ser retirado e as %aredes en/aguadas com gua lim%a &ue ser descarregada a seguir. ;%. 5 Control' da Corros)o nos Encana-'ntos A gua tem a tend5ncia de dissolver o 'erro e outros metais usualmente em%regados na 'abrica*+o dos encanamentos. !sta tend5ncia 'raca em algumas guas e 'orte em outras. 9e os encanamentos n+o estiverem %rotegidos contra a a*+o da gua, %or meio de um revestimento conveniente, eles, com o tem%o, so'rer+o corros+o com &ual&uer ti%o de gua. A %rote*+o %oder ser um de%6sito de carbonato ou 6/ido de 'erro 'ormado %ela a*+o &u-mica da gua ou uma ca%a, tal como as'alto, a%licado arti'icialmente. A gua &ue contm bastante gs carb;nico livre c1amada de gua agressiva, %ois, tende a dissolver a ca%a de carbonatos. =o %onto de vista do controle, a agressividade da gua de%ende basicamente de dois 'atores# a rela*+o entre o "? e a alcalinidade e a rela*+o entre o gs carb;nico livre e a alcalinidade.

R'la()o 'ntr' o "@ ' a alcalinidad' 0 e'eito &ue a rela*+o entre o "? e a alcalinidade da gua tem sobre a sua agressividade a seguinte de acordo com o gr'ico# Quanto menor 'or a alcalinidade, em %%m, tanto maior deve ser o %1 %ara %revenir a corros+o. A gua &ue, %ara &ual a interse*+o das lin1as de "? e alcalinidade 'ica acima e 3 direita da lin1a A, ser ca%az de de%ositar uma ca%a %rotetora de carbonato no interior do tubo. 9e esta interse*+o estiver entre as lin1as A e , n+o dissolve a camada %rotetora de carbonato de clcio. 9e a gua re%resentada estiver abai/o da lin1a e acima da lin1a $, ser levemente agressiva. Quando estiver abai/o da lin1a $, ser altamente agressiva. F@R>M$0 AL$ S "? R'la()o 'ntr' a /uantidad' d' g*s carb?nico li9r' ' a alcalinidad' >oi determinado, e/%erimentalmente, &ue a agressividade de uma determinada gua %ode ser reduzida aumentando2se a alcalinidade e reduzindo2se o gs carb;nico livre, ou de ambos os modos. A gua &ue, %ara &ual a interse*+o das lin1as de gs carb;nico livre e alcalinidade 'ica acima e 3 es&uerda da lin1a A, ser altamente agressiva.. 9e esta intersecto estiver entre as lin1as A e , %oder ser moderadamente agressiva ou n+o %ossuir %ro%riedades agressivas. 9e a gua re%resentada estiver abai/o da lin1a , n+o agressiva. F@R>M$0 AL$ S gs carb;nico "rinci0ais cons'/B<ncias da falta d' control' na /ualidad' da *gua Do'n(as C'iculadas 0'las $guas As doen*as %ro%agadas atravs das guas s+o caracterizadas %rinci%almente %or dist(rbios intestinais e incluem as 'ebres ti'6ides e %arati'6ide, a disenteria, o c6lera e a disenteria amebiana. Tais doen*as s+o c1amadas de do'n(as da i-undic'. A a%lica*+o de sul'ato de cobre ou manuten*+o de um residual de cloro e'icaz na destrui*+o dos organismos. Tambm a %resen*a ou aus5ncia de certos minerais na gua %odem a'etar a sa(de de seus consumidores.. 9e, %or e/em%lo, o teor de 'l(or est em e/cesso, o esmalte nos dentes das crian*as a%arece intensamente manc1ado. "or outro lado, a %resen*a do 'l(or em medidas razoveis reduz notavelmente a redu*+o de cries. 0nde a gua de'iciente em iodo, a %reval5ncia do b6cio de acentua. "or estas raz.es, tem2se levado em considera*+o, a adi*+o de 'l(or e iodo no %rocesso de tratamento de gua. )m e3em.lo de caso de .ro.aga<8o de doen<a5 em 021=5 na cidade de 'oc:ester5 Estado de ;e> ?or@5 abriu4se5 inad9ertidamente5 um registro de comunica<8o das rede de guas do abastecimento e de guas .ara incAndios5 resultando o bombeamento de gua contaminada do rio ,enesee .ara as tubula<Bes da .rimeira rede5 causando C=== casos de doen<as intestinais. + Controle da Qualidade da gua - im.ortante5 .ois5 a mesma tem seu uso generaliDado a todos os :abitantes de uma localidade o 6ue causa 5ento5 .ro.aga<8o

de doen<as5 .ois5 os surtos .or ela 9eiculadas .ode atingir s-rias .ro.or<Bes5 afetando uma grande .arte da .o.ula<8o.

Potrebbero piacerti anche