Sei sulla pagina 1di 38

Manual de Resduos dos Servios de Sade

Aprovado no Conselho Diretor do HU-CAS/UFJF em06/10/2009

NDICE

Definio de Resduos dos Servios de Sade (RSS) ................................... POP CRSS n 1 Classificao dos Resduos dos Servios de Sade ...................................... POP CRSS n 2 Simbologia dos Tipos de Resduos ................................................................ POP CRSS n 3 Acondicionamento dos Resduos dos Servios de Sade .............................. POP CRSS n 4 Coleta e Transporte Interno dos RSS ............................................................. POP CRSS n 5 Armazenamento Temporrio dos RSS ........................................................... POP CRSS n 6 Armazenamento Externo dos RSS ................................................................. POP CRSS n 7 Coleta e Transporte Externo dos RSS ............................................................ POP CRSS n 8 Disposio Final dos RSS ............................................................................... POP CRSS n 9 Tipos de Tratamentos Recomendados por Grupo de Resduos ....................POP CRSS n 10 Reciclveis..................................................................................................... POP CRSS n 11 Grupo de Resduos Gerados por Setor ......................................................... POP CRSS n 12 Sade e Segurana do Trabalhador ............................................................. POP CRSS n 13 Riscos Associados a Acidentes .................................................................... POP CRSS n 14 Profilaxia ........................................................................................................ POP CRSS n 15 Usurios do HU/CAS ..................................................................................... POP CRSS n 16 Educao Continuada ................................................................................... POP CRSS n 17 Necessidade Contratual Frente a Terceiros .................................................. POP CRSS n 18 Sistemas de Produo de RSS, Critrios de Avaliao e Sistema de Notificao .................................................................................. POP CRSS n 19

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 1 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 1

Hos pital Univers itrio - UFJF

Definio de Resduos de Servios de Sade (RSS)

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivo: Definir o que resduo de servio (RSS) de sade facilitando sua compreenso, tanto para o usurio interno, quanto o usurio externo do hospital. Obs.: A definio de resduos do servio de sade apresentada em diversas referncias bibliogrficas de carter legal, sanitrio, epidemiolgico, preventivo e de controle.

Conceitos: De acordo com a RDC ANVISA n 306/04 e a Resoluo CONAMA n 358/2005, so definidos como geradores de RSS todos os servios relacionados com o atendimento sade humana ou animal, inclusive os servios de assistncia domiciliar e de trabalhos de campo; laboratrios analticos de produtos para a sade; necrotrios, funerrias e servios onde se realizam atividades de embalsamamento, servios de medicina legal, drogarias e farmcias inclusive as de manipulao; estabelecimentos de ensino e pesquisa na rea da sade, centro de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacuticos, importadores, distribuidores produtores de materiais e controles para diagnstico in vitro, unidades mveis de atendimento sade; servios de acupuntura, servios de tatuagem, dentre outros similares.

Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo RDC n 358, de 29 de abril de 2005. Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 2 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 2

Hos pital Univers itrio - UFJF

Classificao dos Resduos de Servios de Sade (RSS)

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivo: Classificar os diferentes tipos de resduos gerados dentro do hospital em funo de suas caractersticas e conseqentes riscos que podem acarretar sade e meio ambiente. Obs.: A classificao dos RSS vem sofrendo um processo de evoluo contnuo, na medida em que so introduzidos novos tipos de resduos nas unidades de sade e como resultado do conhecimento do comportamento destes perante o meio ambiente e a sade, como forma de estabelecer uma gesto segura com base nos princpios da avaliao e gerenciamento dos riscos envolvidos na sua manipulao. Classificao: De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resoluo CONAMA no 358/05, os RSS so classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E, conforme o quadro abaixo: Grupo A: Resduos Potencialmente Infectantes Resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas, podem apresentar risco de infeco. So subdivididos em A1, A2, A3, A4 e A5. A1 Culturas e estoques de microorganismos; resduos de fabricao de produtos biolgicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferncia, inoculao ou mistura de culturas; resduos de laboratrios de manipulao gentica. Resduos resultantes da ateno sade de indivduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminao biolgica por agentes da classe de risco 4, microorganismos com relevncia epidemiolgica e risco de disseminao ou causadores de doena emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmisso seja desconhecido. Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminao ou por m conservao, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta. Sobras de amostras de laboratrio contendo sangue ou lquidos corpreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade, contendo sangue ou lquidos corpreos na forma livre. A2 Carcaas, peas anatmicas, vsceras e outros resduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentao com inoculao de microorganismos, bem como suas forraes, e os cadveres de animais suspeitos de serem portadores de microorganismos de relevncia epidemiolgica e com risco de disseminao que foram submetidos ou no a estudo antomopatolgico ou confirmao diagnstica. A3 Peas anatmicas (membros) do ser humano; produto de fecundao sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centmetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que no tenham valor cientfico ou legal e no tenha havido requisio pelo paciente ou familiar.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 3 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 2

Hos pital Univers itrio - UFJF

Classificao dos Resduos de Servios de Sade (RSS)

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

A4 Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando descartados. Filtros de ar e gases aspirados de rea contaminada; membrana filtrante de equipamento mdico hospitalar e de pesquisa, entre outros similares. Sobras de amostras de laboratrio e seus recipientes contendo fezes, urina e secrees, provenientes de pacientes que no contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes classe de risco 4, e nem apresentem relevncia epidemiolgica e risco de disseminao, ou microorganismo causador de doena emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmisso seja desconhecido ou com suspeita de contaminao com prons. Resduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspirao, lipoescultura ou outro procedimento de cirurgia plstica que gere este tipo de resduo. Recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade, que no contenham sangue ou lquidos corpreos na forma livre. Peas anatmicas (rgos e tecidos) e outros resduos provenientes de procedimentos cirrgicos ou de estudos antomo-patolgicos ou de confirmao diagnstica. Carcaas, peas anatmicas, vsceras e outros resduos provenientes de animais no submetidos a processos de experimentao com inoculao de microorganismos, bem como suas forraes. Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual ps-transfuso.

A5

rgos, tecidos, fluidos orgnicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da ateno sade de indivduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminao com prons.

Grupo B: Resduos Qumicos Resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostticos; antineoplsicos; imunossupressores; digitlicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por servios de sade, farmcias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resduos e insumos farmacuticos dos medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizaes. Resduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resduos contendo metais pesados; reagentes para laboratrio, inclusive os recipientes contaminados por estes. Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores). Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em anlises clnicas. Demais produtos considerados perigosos, conforme classificao da NBR 10004 da ABNT (txicos, corrosivos, inflamveis e reativos).

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 4 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 2

Hos pital Univers itrio - UFJF

Classificao dos Resduos de Servios de Sade (RSS)

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Grupo C: Rejeitos Radioativos Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. Enquadram-se neste grupo os rejeitos radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clnicas, servios de medicina nuclear e radioterapia, segundo a Resoluo CNEN6.05. Grupo D: Resduos equiparados aos resduos domiciliares (Resduos comuns) Resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares. Papel de uso sanitrio e fralda, absorventes higinicos, peas descartveis de vesturio, resto alimentar de pacientes, material utilizado em antisepsia e hemostasia de venclises, equipamento de soro e outros similares no classificados como A1. Sobras de alimentos e do preparo de alimentos. Resto alimentar de refeitrio. Resduos provenientes das reas administrativas. Resduos de varrio, flores, podas e jardins. Resduos de gesso provenientes de assistncia sade. Grupo E: Resduos Perfurocortantes Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lminas e lamnulas; esptulas; e todo utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea e placas de Petri) e outros similares.

Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10004: Resduos Slidos - Classificao, segunda edio - 31 de maio de 2004. Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Brasil. Ministrio da Sade. Portaria SVS/MS 344 de 12 de maio de 1998 - Aprova o regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Comisso Nacional de Energia Nuclear. NE-6.05 - Gerncia de Rejeitos em Instalaes Radiativas. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo RDC n 358, de 29 de abril de 2005. Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 5 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 3

Hos pital Univers itrio - UFJF

Simbologia dos Tipos de Resduos

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer os tipos de resduos contidos nos sacos e recipientes fornecendo informaes para seu correto manejo. Obs: Os recipientes de coleta interna e externa, assim como os locais de armazenamento onde so colocados os RSS, devem ser identificados em local de fcil visualizao, de forma indelvel, utilizando smbolos, cores e frases, alm de outras exigncias relacionadas identificao de contedo e aos riscos especficos de cada grupo de resduos.

Simbologia: Smbolos de identificao dos grupos de resduos. 1) Os resduos do grupo A so identificados pelo smbolo de substncia infectante, com rtulos de fundo branco, desenho e contornos pretos.

2) Os resduos do grupo B so identificados atravs do smbolo de risco associado e com discriminao de substncia qumica e frases de risco.

3) Os rejeitos do grupo C so representados pelo smbolo internacional de presena de radiao ionizante (triflio de cor magenta) em rtulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expresso MATERIAL RADIOATIVO.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 6 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 3

Hos pital Univers itrio - UFJF

Revisado em: 4) Os resduos do grupo D podem ser destinados reciclagem ou reutilizao. Quando adotada a reciclagem, sua identificao deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando cdigo de cores e suas correspondentes nomeaes, baseadas na Resoluo CONAMA n 275/01, e smbolos de tipo de material reciclvel. Para os demais resduos do grupo D deve ser utilizada a cor cinza ou preta nos recipientes. Pode ser seguida de cor determinada pela Prefeitura. Caso no exista processo de segregao para reciclagem, no h exigncia para a padronizao de cor destes recipientes

Simbologia dos Tipos de Resduos

Elaborado em: outubro/2009

VIDRO

PLSTICO

PAPEL

METAL

ORGNICO

5) Os produtos do grupo E so identificados pelo smbolo de substncia infectante, com rtulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrio de RESDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resduo.

RESDUO PERFUROCORTANTE

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 7 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 3

Hos pital Univers itrio - UFJF

Simbologia dos Tipos de Resduos

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

No HU/CAS-UFJF foi adotada a seguinte simbologia:

RESDUO COMUM

RESDUO INFECTADO

RESDUO PRFURO-CORTANTE

RESDUO CLASSE B (QUMICOS)

RESDUO CLASSE C (RADIOATIVOS)

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 8 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 4

Hos pital Univers itrio - UFJF

Acondicionamento de Resduos de Servios de Elaborado em: outubro/2009 Sade Revisado em:

Objetivos: Esclarecer a forma correta de acondicionar/embalar os resduos segregados em sacos ou recipientes. Obs.: 1) A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatvel com a gerao diria de cada tipo de resduo. 2) Um acondicionamento inadequado compromete a segurana do processo e o encarece. Recipientes inadequados ou improvisados - pouco resistentes, mal fechados ou muito pesados - produzidos com materiais sem a devida proteo, aumentam o risco de acidentes de trabalho. 3) Os resduos no devem ultrapassar 2/3 do volume dos recipientes. Recomendaes gerais: Os sacos de acondicionamento devem ser constitudos de material resistente a ruptura e vazamento, impermeveis, respeitados os limites de peso de cada saco, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento. Os sacos devem estar contidos em recipientes. Os recipientes devem ser de material lavvel, resistente punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e ser resistentes ao tombamento. Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia no necessitam de tampa para vedao, devendo os resduos serem recolhidos imediatamente aps o trmino dos procedimentos. Os resduos lquidos devem ser acondicionados em recipientes constitudos de material compatvel com o lquido armazenado: resistentes, rgidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Os resduos perfurocortantes ou escarificantes - grupo E - devem ser acondicionados separadamente, no local de sua gerao, imediatamente aps o uso, em recipiente rgido, estanque, resistente a punctura, ruptura e vazamento, impermevel, com tampa e contendo a simbologia.

Procedimentos recomendados para o acondicionamento: Acondicionamento de RSS do grupo A: Os sacos para acondicionamento dos resduos do grupo A devem estar contidos em recipientes de material lavvel, resistente punctura, ruptura e vazamento, impermevel, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados. importante que os recipientes sejam resistentes a tombamento e devem ser respeitados os limites de peso de cada envlucro. Os sacos devem estar identificados com a simbologia da substncia infectante e ser de cor branca leitosa. proibido o esvaziamento dos sacos ou seu reaproveitamento. Os resduos do grupo A, que necessitam de tratamento, precisam ser inicialmente acondicionados de maneira compatvel com o processo de tratamento a ser utilizado. Os resduos dos grupos A1, A2 e A5 devem ser acondicionados aps o tratamento, da seguinte forma: Havendo descaracterizao fsica das estruturas, podem ser acondicionados como resduos do grupo D; Se no houver descaracterizao fsica das estruturas, devem ser acondicionados em saco branco leitoso. Obs: Entende-se por descaracterizao fsica os procedimentos que alteram as caractersticas fsicas dos resduos, podendo promover a sua descaracterizao, visando a minimizao do risco sade pblica, a preservao da qualidade do meio ambiente, a segurana e a sade do trabalhador.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 9 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 4

Hos pital Univers itrio - UFJF

Acondicionamento de Resduos de Servios de Elaborado em: outubro/2009 Sade Revisado em:

Acondicionamento de RSS do grupo B: Substncias perigosas (corrosivas, reativas, txicas, explosivas e inflamveis) - devem ser acondicionados com base nas recomendaes especficas do fabricante para acondicion-los e descart-los. Elas se encontram nas etiquetas de cada produto (ler sobre FISPQ abaixo). Resduos slidos - devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, adequados para cada tipo de substncia qumica, respeitadas as suas caractersticas fsico-qumicas e seu estado fsico, devendo ser identificados no recipiente de resduos de acordo com suas especificaes. Resduos lquidos - devem ser acondicionados em recipientes constitudos de material compatvel com o lquido armazenado, resistente, rgido e estanque, com tampa rosqueada e vedante. Devem ser identificados no recipiente de resduos de acordo com suas especificaes. O acondicionamento deve observar as exigncias de compatibilidade qumica dos componentes entre si, assim como de cada resduo com os materiais das embalagens, de modo a evitar reao qumica entre eles, tanto quanto o enfraquecimento ou deteriorao de tal embalagem, ou a possibilidade de que seu material seja permevel aos componentes do resduo. Quando os recipientes de acondicionamento forem constitudos de polietileno de alta densidade - PEAD, dever ser observada a compatibilidade entre as substncias. Os resduos que iro ser encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento devem ser acondicionados em recipientes individualizados, observadas as exigncias de compatibilidade qumica do resduo com os materiais das embalagens, de forma a evitar reao qumica entre seus componentes e os da embalagem, tanto quanto o enfraquecimento ou deteriorao da mesma. No se deve permitir que o material da embalagem seja permevel aos componentes do resduo. Devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, adequados para cada tipo de substncia qumica, respeitadas as suas caractersticas fsico-qumicas e seu estado fsico, e identificados atravs do smbolo de risco associado, de acordo com a NBR 7500 da ABNT e com discriminao de substncia qumica e frases de risco. As embalagens secundrias, que no entraram em contato com o produto, devem ser fisicamente descaracterizadas e acondicionadas como resduo do grupo D. Devem ser preferencialmente encaminhadas para processo de reciclagem. As embalagens primrias, secundrias e os materiais contaminados por substncia qumica devem ter o mesmo tratamento das substncias qumicas que as contaminaram. Os resduos contendo mercrio (Hg) devem ser acondicionados em recipientes sob selo d'gua e encaminhados para recuperao. Os disquetes no mais utilizados devem ser acondicionados como reciclveis, com o objetivo de reciclar o plstico e o metal neles existentes. Para os cartuchos de impresso, sempre que possvel, deve-se buscar empresas que prestam o servio de recarga. Caso no haja possibilidade de recarga, o mesmo deve ser acondicionado como resduo do grupo D. Pode ser utilizado o plstico dos resduos para reciclagem, com emisso de certificado de recolhimento. As lmpadas fluorescentes devem ser acondicionadas separadamente do restante dos resduos, para que sejam enviadas reciclagem, com emisso de certificado de recolhimento. Pilhas e baterias devem ser encaminhadas ao setor de manuteno.

Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico A FISPQ (Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico) contm informaes sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos qumicos, considerando os aspectos de segurana, sade e meio ambiente. Em alguns pases, essa ficha chamada de Material Safety Data Sheet - MSDS. A FISPQ possui 16 sees, cuja terminologia, numerao e seqncia atendem a norma brasileira NBR 14725. Em todos os locais onde so utilizados ou manipulados produtos qumicos, devero possuir a FISPQ de cada produto em lugar visvel e acessvel para em caso de emergncia se tratando de acidentes, sejam eles, materiais ou pessoais possam ser consultados/manuseados para que se possa proceder s medidas cabveis em cada situao apresentada. Os funcionrios devero ter cincia do contedo da FISPQ e porque elas se encontram afixadas no setor. Verso 00 Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG Pg 10 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 4

Hos pital Univers itrio - UFJF

Acondicionamento de Resduos de Servios de Elaborado em: outubro/2009 Sade Revisado em:

Acondicionamento de RSS do grupo C: Rejeitos radioativos - devem ser acondicionados em recipientes de chumbo, com blindagem adequada ao tipo e ao nvel de radiao emitida, e ter a simbologia de radioativo. Os rejeitos radioativos slidos devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, forrados internamente com saco plstico resistente e identificados conforme o item 12.2 da RDC ANVISA n 306/04. Os rejeitos radioativos lquidos devem ser acondicionados em frascos de at dois litros ou em bombonas de material compatvel com o lquido armazenado, sempre que possvel de plstico, resistente, rgido e estanque, com tampa rosqueada, vedante. Eles devem ser acomodados em bandejas de material inquebrvel e com profundidade suficiente para conter, com a devida margem de segurana, o volume total do rejeito, e ser identificados com smbolos especficos. Aps o decaimento do radionucldeo passam a ser resduos e sero classificados de acordo com o material a que o radionucldeo estiver associado.

Acondicionamento de RSS do grupo D: Resduos com caractersticas semelhantes aos domiciliares devem ser acondicionados em sacos impermeveis, de acordo com as orientaes dos servios locais de limpeza urbana. No HU/CASUFJF, estes resduos devem ser acondicionados em sacos de lixo de cor preta. Os cadveres de animais devem ter acondicionamento e transporte diferenciados, de acordo com o porte do animal, desde que submetidos aprovao pelo rgo de limpeza urbana, responsvel direto ou coordenador das etapas de coleta, transporte e disposio final. Acondicionamento de RSS do grupo E: Para os resduos cortantes ou perfurantes, o pr-acondicionamento deve ser em recipiente rgido, estanque, resistente punctura, ruptura e vazamento, impermevel, com tampa, contendo a simbologia da substncia. Os materiais perfurocortantes devem ser acondicionados separadamente, no local de sua gerao, imediatamente aps o uso. expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. proibido reencapar ou proceder a retirada manual das agulhas descartveis. Os recipientes que acondicionam os PC devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade ou o nvel de preenchimento ficar a 5 cm de distncia da boca do recipiente, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento. Quando o gerador de RSS gerar material perfurocortante dos grupos A e B, poder ser utilizado um nico recipiente de acondicionamento na unidade geradora, sendo que, para o descarte, dever ser considerado o resduo de maior risco. Os resduos do grupo E, gerados pelos servios de assistncia domiciliar, devem ser acondicionados e recolhidos pelos prprios agentes de atendimento ou por pessoa treinada para a atividade, recolhidos pelo servio de assistncia domiciliar, responsvel pelo gerenciamento desse resduo.

Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 7500: Smbolos de Risco e Manuseio para o Transporte e Armazenamento de Material, de maro de 2000. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14725: Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos- FISPQ julho de 2001. Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia, 2006. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo RDC n 358, de 29 de abril de 2005. Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 11 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 5

Hos pital Univers itrio - UFJF

Coleta e Transporte Interno dos RSS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o momento para a coleta e transporte interno dos RSS.

Definio: A coleta e transporte interno dos RSS consistem no traslado dos resduos dos pontos de gerao at local destinado ao armazenamento temporrio (expurgo) ou armazenamento externo (abrigo externo), com a finalidade de disponibilizao para a coleta. nesta fase que o processo se torna visvel para o usurio e o pblico em geral, pois os resduos so transportados nos equipamentos de coleta (carros de coleta) em reas comuns.

Recomendaes gerais: A coleta e o transporte devem atender ao roteiro previamente definido e devem ser feitos em horrios, sempre que factvel, no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos e medicamentos, perodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou de atividades. A coleta deve ser feita separadamente, de acordo com o grupo de resduos e em recipientes especficos a cada grupo de resduos. A coleta interna de RSS deve ser planejada com base no tipo de RSS, volume gerado, roteiros (itinerrios), dimensionamento dos abrigos, regularidade, freqncia de horrios de coleta externa. Deve ser dimensionada considerando o nmero de funcionrios disponveis, nmero de carros de coletas, EPIs e demais ferramentas e utenslios necessrios. O transporte interno dos recipientes deve ser realizado sem esforo excessivo ou risco de acidente para o funcionrio. Aps as coletas, o funcionrio deve lavar as mos ainda enluvadas, retirar as luvas e coloc-las em local prprio. Ressalte-se que o funcionrio tambm deve lavar as mos antes de calar as luvas e depois de retir-las. Os equipamentos para transporte interno (carros de coleta) devem ser constitudos de material rgido, lavvel, impermevel e providos de tampa articulada ao prprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados, rodas revestidas de material que reduza o rudo. Tambm devem ser identificados com o smbolo correspondente ao risco do resduo nele contido. Os recipientes com mais de 400 litros de capacidade devem possuir vlvula de dreno no fundo. Para execuo destas atividades dever ser consultada a POP CRSS n13.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 12 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 5

Hos pital Univers itrio - UFJF

Coleta e Transporte Interno dos RSS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Recomendaes especficas para coleta interna: Os carros de coleta devem ter, preferencialmente, pneus de borracha e estar devidamente identificados com smbolos de risco; Estabelecer turnos, horrios e freqncia de coleta; Sinalizar o itinerrio da coleta de forma apropriada; No utilizar transporte por meio de dutos ou tubos de queda; Diferenciar as coletas, isto , execut-las com itinerrios e horrios diferentes segundo o tipo de resduo; Coletar resduos reciclveis de forma separada; Fazer a manuteno preventiva dos carros para a coleta interna e higieniz-los ao final de cada coleta.

Coleta interna I: Operao de transferncia dos recipientes do local de gerao para armazenamento temporrio (expurgo). Coleta interna II: Operao de transferncia dos recipientes do armazenamento temporrio (expurgo) para o armazenamento externo (abrigo externo). Recolhimento do lixo (coleta interna II): Segundo o manual de ROTINA DE HIGIENE E LIMPEZA DO AMBIENTE HOSPITALAR do HU, o recolhimento do lixo ser realizado diariamente: 1 hora: 05:00 s 06:00 2 hora: 11:30 s 12:30 3 hora: 17:30 s 18:30 4 hora: 23:00 s 00:00 Dever ser utilizado container exclusivo para cada tipo de resduo.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 13 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 6

Hos pital Univers itrio - UFJF

Armazenamento Temporrio

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o local de armazenamento temporrio de resduos da instituio e as caractersticas necessrias a sua utilizao. Definio: Consiste na guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados, em local prximo aos pontos de gerao, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado disponibilizao para coleta externa. Segundo ANVISA, RDC n: 50/2002 Recomendaes gerais: Dependendo da distncia entre os pontos de gerao de resduos e do armazenamento externo, poder ser dispensado o armazenamento temporrio, sendo o encaminhamento direto ao armazenamento para coleta externa. No poder ser feito armazenamento temporrio com disposio direta dos sacos sobre o piso ou sobrepiso, sendo obrigatria a conservao dos sacos em recipientes de acondicionamento. Quando o armazenamento temporrio for feito em local exclusivo, deve ser identificado como sala de resduo que pode ser um compartimento adaptado para isso, caso no tenha sido concebida na construo, desde que atenda s exigncias legais para este tipo de ambiente. A quantidade de salas de resduos ser definida em funo do porte, quantidade de resduos, distncia entre pontos de gerao e lay-out do estabelecimento. Dependendo do volume de gerao e da funcionalidade do estabelecimento, poder ser utilizada a "sala de utilidades" de forma compartilhada. Neste caso, alm da rea mnima de seis metros quadrados destinados sala de utilidades, dever dispor, no mnimo, de mais dois metros quadrados para armazenar dois recipientes coletores para posterior traslado at a rea de armazenamento externo.

A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resduos deve ter pisos e paredes lisas e lavveis, sendo o piso, alm disso, resistente ao trfego dos recipientes coletores. Deve possuir iluminao artificial e rea suficiente para armazenar, no mnimo, dois recipientes coletores, para o posterior traslado at a rea de armazenamento externo. Para melhor higienizao recomendvel a existncia de ponto de gua e ralo sifonado com tampa escamotevel. No armazenamento temporrio no permitida a retirada dos sacos de resduos de dentro dos recipientes coletores ali estacionados. Os resduos de fcil putrefao que venham a ser coletados por perodo superior a 24 horas de seu armazenamento devem ser conservados sob refrigerao e, quando no for possvel, ser submetidos a outro mtodo de conservao. O local para o armazenamento dos resduos qumicos deve ser de alvenaria, fechado, dotado de aberturas teladas para ventilao, com dispositivo que impea a luz solar direta, pisos e paredes em materiais lavveis com sistema de reteno de lquidos.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 14 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 7

Hos pital Univers itrio - UFJF

Armazenamento Externo

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o local de armazenamento externo de resduos da instituio e as caractersticas necessrias a sua utilizao. Definio: O armazenamento temporrio externo consiste no acondicionamento dos resduos em abrigo, em recipientes coletores adequados, em ambiente exclusivo e com acesso facilitado para os veculos coletores, no aguardo da realizao da etapa de coleta externa. Segundo ANVISA, RDC n: 50/2002 Recomendaes gerais: O abrigo de resduos deve ser dimensionado de acordo com o volume de resduos gerados, com capacidade de armazenamento compatvel com a periodicidade de coleta do sistema de limpeza urbana local. Deve ser construdo em ambiente exclusivo, possuindo, no mnimo, um ambiente separado para atender o armazenamento de recipientes de resduos do grupo A juntamente com o grupo E e um ambiente para o grupo D. O local desse armazenamento externo de RSS deve apresentar as seguintes caractersticas: Acessibilidade: o ambiente deve estar localizado e construdo de forma a permitir acesso facilitado para os recipientes de transporte e para os veculos coletores; Exclusividade: o ambiente deve ser utilizado somente para o armazenamento de resduos; Segurana: o ambiente deve reunir condies fsicas estruturais adequadas, impedindo a ao do sol, chuva, ventos etc. e que pessoas no autorizadas ou animais tenham acesso ao local; Higiene e saneamento: deve haver local para higienizao dos carrinhos e contineres; o ambiente deve contar com boa iluminao e ventilao e ter pisos e paredes revestidos com materiais resistentes aos processos de higienizao. Recomendaes especficas: O abrigo de resduos do grupo A deve atender aos seguintes requisitos: Ser construdo em alvenaria, fechado, dotado apenas de aberturas para ventilao, teladas, que possibilitem uma rea mnima de ventilao correspondente a 1/10 da rea do piso e no inferior a 0,20 m; Ser revestido internamente (piso e paredes) com material liso, lavvel, impermevel, resistente ao trfego e impacto; Ter porta provida de tela de proteo contra roedores e vetores, de largura compatvel com as dimenses dos recipientes de coleta externa; Possuir smbolo de identificao, em local de fcil visualizao, de acordo com a natureza do resduo; Possuir rea especfica de higienizao para limpeza e desinfeco simultnea dos recipientes coletores e demais equipamentos utilizados no manejo de RSS. A rea deve possuir cobertura, dimenses compatveis com os equipamentos que sero submetidos limpeza e higienizao, piso e paredes lisas, impermeveis, lavveis, ser provida de pontos de iluminao e tomada eltrica, ponto de gua, canaletas de escoamento de guas servidas direcionadas para a rede de esgotos do estabelecimento e ralo sifonado e escamoteado provido de tampa que permita a sua vedao. A higienizao dos contineres deve ser realizada sempre aps a coleta externa, seguindo os seguintes passos: 1- lavar com gua e sabo; 2- enxaguar com gua limpa; 3- deixar escorrer; 4realizar a desinfeco com hipoclorito de sdio a 1% aplicar com pano limpo, deixar agir por 10 minutos; 5- enxaguar com gua limpa em abundncia; 6- secar antes de colocar os sacos de lixo.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 15 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 7

Hos pital Univers itrio - UFJF

Armazenamento Externo

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Limpeza do abrigo de armazenamento externo Limpeza e Desinfeco de Superfcie A limpeza da superfcie est indicada todas as vezes que houver coleta externa. A desinfeco de superfcies deve ser feita aps a limpeza das superfcies. As solues usadas PARA DESINFECO DE SUPERFCIE so o lcool etlico 70% (em superfcies metlicas e mrmores) e o Hipoclorito de sdio 1% ( no usar em materiais de ferro para evitar oxidao). Limpeza de paredes e teto No precisam ser lavados diariamente e sim conforme planejamento de limpeza geral do setor. Trs vezes por semana (segunda, quarta e sexta) Limpar primeiro o teto e depois a parede com movimentos de cima para baixo. Em seguida limpar o a parede, usar gua e sabo para limpeza, enxaguar com gua limpa. Fazer a desinfeco com hipoclorito de sdio a 1% deixar agir por 10 minutos e enxaguar com gua limpa e secar. Tcnica de limpeza de piso O piso dever se lavado com gua e sabo. E depois de seco, deve-se fazer a desinfeco com hipoclorito de Sdio a 1% deixar agir por 10 minutos e enxaguar. Cuidados com utenslios de limpeza Escovas Devem ser lavadas com gua e sabo diariamente aps o uso e postas para secar com cerdas para baixo. Baldes Devem ser lavados diariamente ou desinfetados. Guarda-los limpos, secos e embocados. Panos todos os panos, aps uso, devem ser lavados com gua e sabo e aps limpeza devem ser desinfetados com hipoclorito a 1% . Devem ser marcados por unidade e usados em unidades especficas. Quando possvel, os panos devem ser lavados pela lavanderia, obedecendo as mesmas recomendaes. Obs: Os materiais usados na higiene de reas crticas devero ser especficos destas reas e, aps o uso, devero ser desinfetados. O estabelecimento gerador de resduos de servios de sade, cuja produo semanal no exceda 700 litros e cuja produo diria no exceda 150 litros, pode optar pela instalao de um abrigo reduzido. Este deve possuir as seguintes caractersticas: Ser exclusivo para guarda temporria de RSS, devidamente acondicionados em recipientes; Ter piso, paredes, porta e teto de material liso, impermevel, lavvel, resistente ao impacto; Ter ventilao mnima de duas aberturas de 10 cm x 20 cm cada (localizadas uma a 20 cm do piso e outra a 20 cm do teto), abrindo para a rea externa. A critrio da autoridade sanitria, essas aberturas podem dar para reas internas do estabelecimento; Ter piso com caimento mnimo de 2% para o lado oposto entrada, sendo recomendada a instalao de ralo sifonado ligado a rede de esgoto sanitrio; Ter identificao na porta com o smbolo de acordo com o tipo de resduo armazenado; Ter localizao tal que no abra diretamente para reas de permanncia de pessoas, dando-se preferncia a local de fcil acesso coleta externa.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 16 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 7

Hos pital Univers itrio - UFJF

Armazenamento Externo

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

O abrigo de resduos do grupo B deve ser projetado, construdo e operado de modo a: Ser em alvenaria, fechado, dotado apenas de aberturas teladas que possibilitem uma rea de ventilao adequada; Ser revestido internamente (piso e parede) com material de acabamento liso, resistente ao trfego e impacto, lavvel e impermevel; Ter porta dotada de proteo inferior, impedindo o acesso de vetores e roedores; Ter piso com caimento na direo das canaletas ou ralos; Estar identificado, em local de fcil visualizao, com sinalizao de segurana - com as palavras RESDUOS QUMICOS - com smbolo; Prever a blindagem dos pontos internos de energia eltrica, quando houver armazenamento de resduos inflamveis; Ter dispositivo de forma a evitar incidncia direta de luz solar; Ter sistema de combate a incndio por meio de extintores de CO2 e PQS (p qumico seco); Ter kit de emergncia para os casos de derramamento ou vazamento, incluindo produtos absorventes; Armazenar os resduos constitudos de produtos perigosos corrosivos e inflamveis prximos ao piso; Observar as medidas de segurana recomendadas para produtos qumicos que podem formar perxidos; No receber nem armazenar resduos sem identificao; Organizar o armazenamento de acordo com critrios de compatibilidade, segregando os resduos em bandejas; Manter registro dos resduos recebidos; Manter o local trancado, impedindo o acesso de pessoas no autorizadas.

Nota: O armazenamento de resduos qumicos fica sob responsabilidade do servio de farmcia e profissional habilitado e qualificado.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 17 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 8

Hos pital Univers itrio - UFJF

Coleta e Transporte Externo dos RSS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o momento da coleta externa, suas caractersticas e recomendaes.

Definio: A coleta externa consiste na remoo dos RSS do abrigo de resduos (armazenamento externo) at a unidade de tratamento ou disposio final, pela utilizao de tcnicas que garantam a preservao das condies de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da populao e do meio ambiente. Deve estar de acordo com as regulamentaes do rgo de limpeza urbana.

Recomendaes gerais: No transporte dos RSS podem ser utilizados diferentes tipos de veculos, de pequeno at grande porte, dependendo das definies tcnicas dos sistemas municipais. Geralmente para esses resduos so utilizados dois tipos de carrocerias: montadas sobre chassi de veculos e do tipo furgo, ambas sem ou com baixa compactao, para evitar que os sacos se rompam. Os sacos nunca devem ser retirados do suporte durante o transporte, tambm para evitar ruptura.

O pessoal envolvido na coleta e transporte dos RSS deve observar rigorosamente a utilizao dos EPIs e EPCs adequados. Em caso de acidente de pequenas propores, a prpria equipe encarregada da coleta externa deve retirar os resduos do local atingido, efetuando a limpeza e desinfeco simultnea, mediante o uso dos EPIs e EPCs adequados. Em caso de acidente de grandes propores, a empresa e/ou administrao responsvel pela execuo da coleta externa deve notificar imediatamente os rgos municipais e estaduais de controle ambiental e de sade pblica. Ao final de cada turno de trabalho, o veculo coletor deve sofrer limpeza e desinfeco simultnea, mediante o uso de jato de gua, preferencialmente quente e sob presso. Esses veculos no podem ser lavados em postos de abastecimento comuns. O mtodo de desinfeco do veculo deve ser alvo de avaliao por parte do rgo que licencia o veculo coletor.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 18 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 8

Hos pital Univers itrio - UFJF

Coleta e Transporte Externo dos RSS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Recomendaes especficas: Para a coleta de RSS do grupo A o veculo deve ter os seguintes requisitos: Ter superfcies internas lisas, de cantos arredondados e de forma a facilitar a higienizao; No permitir vazamentos de lquidos e ser provido de ventilao adequada; Sempre que a forma de carregamento for manual, a altura de carga deve ser inferior a 1,20 m; Quando possuir sistema de carga e descarga, este deve operar de forma a no permitir o rompimento dos recipientes; Quando forem utilizados contineres, o veculo deve ser dotado de equipamento hidrulico de basculamento; Para veculo com capacidade superior a 1 tonelada, a descarga pode ser mecnica; para veculo com capacidade inferior a 1 tonelada, a descarga pode ser mecnica ou manual; O veculo coletor deve contar com os seguintes equipamentos auxiliares: p, rodo, saco plstico de reserva, soluo desinfectante; Devem constar em local visvel o nome da municipalidade, o nome da empresa coletora (endereo e telefone), a especificao dos resduos transportveis, com o numero ou cdigo estabelecido na NBR 10004, e o nmero do veculo coletor, com sinalizao externa; Exibir a simbologia para o transporte rodovirio; Ter documentao que identifique a conformidade para a execuo da coleta, pelo rgo competente. Para a coleta de RSS do grupo B, resduos qumicos perigosos, o veculo deve atender aos seguintes requisitos: Observar o Decreto Federal no 96.044, de 18 de maio de 1988, e a Portaria Federal no 204, de 20 de maio de 1997; Portar documentos de inspeo e capacitao, em validade, atestando a sua adequao, emitidos pelo Instituto de Pesos e Medidas ou entidade por ele credenciada.

Referncias:
Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10004: Resduos Slidos - Classificao, segunda edio - 31 de maio de 2004. Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 19 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 9

Hos pital Univers itrio - UFJF

Disposio Final dos RSS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o local e a forma de disposio final de resduos de servios de sade no municpio de Juiz de Fora.

Definio: Consiste na disposio definitiva de resduos no solo ou em locais previamente preparados para receb-los. Pela legislao brasileira a disposio deve obedecer a critrios tcnicos de construo e operao, para as quais exigido licenciamento ambiental de acordo com a Resoluo CONAMA n 237/97. O projeto deve seguir as normas da ABNT. Obs.: 1) As formas de disposio final dos RSS atualmente utilizadas so: aterro sanitrio, aterro de resduos perigosos classe I (para resduos industriais), aterro controlado, lixo ou vazadouro e valas. 2) No municpio de Juiz de Fora, utiliza-se Aterro Sanitrio como forma de disposio final de resduos em conformidade com as leis de meio ambiente. Aterro Sanitrio: um processo utilizado para a disposio de resduos slidos no solo de forma segura e controlada, garantindo a preservao ambiental e a sade pblica. O sistema est fundamentado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas. Este mtodo consiste na compactao dos resduos em camada sobre o solo devidamente impermeabilizado (empregando-se, por exemplo, um trator de esteira) e no controle dos efluentes lquidos e emisses gasosas. Seu recobrimento feito diariamente com camada de solo, compactada com espessura de 20 cm, para evitar proliferao de moscas; aparecimento de roedores, moscas e baratas; espalhamento de papis, lixo, pelos arredores; poluio das guas superficiais e subterrneas.

O principal objetivo do aterro sanitrio dispor os resduos no solo de forma segura e controlada, garantindo a preservao ambiental e a sade. Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Conselho Nacional do Meio Ambiente Resoluo n 237, de 22 de dezembro de 1997. Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional do Meio Ambiente.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 20 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 10

Hos pital Univers itrio - UFJF

Tipos de Tratamento Recomendados por Grupo Elaborado em: outubro/2009 Revisado em: de Resduos

Objetivos: Identificar os tipos de tratamento recomendados a cada grupo de resduos.

Tratamento de resduos do grupo A: Resduos do grupo A1 - devem ser submetidos a tratamento em equipamentos que reduzam ou eliminem a carga microbiana compatvel com nvel III de inativao microbiana. Resduos do grupo A2 - devem ser submetidos a tratamento em equipamentos que reduzam ou eliminem a carga microbiana compatvel com nvel III de inativao microbiana. Resduos do grupo A3 que no tenham valor cientfico ou legal e que no tenham sido conduzidos pelo paciente ou por seus familiares - devem ser encaminhados para sepultamento ou tratamento. Se forem encaminhados para o sistema de tratamento, devem ser acondicionados em sacos vermelhos com a inscrio peas anatmicas. Obs: Ao encaminhar as peas anatmicas deve-se fazer uma comunicao interna para a recepo para que seja contactado o servio funerrio para o sepultamento. O rgo ambiental competente nos Estados, Municpios e Distrito Federal pode aprovar outros processos alternativos de destinao. Resduos do grupo A4 - no necessitam de tratamento. Resduos do grupo A5 - devem ser submetidos incinerao. Tratamento de resduos do grupo B: Resduos qumicos do grupo B, quando no forem submetidos a processo de reutilizao, recuperao ou reciclagem - devem ser submetidos a tratamento ou disposio final especficos. Excretas de pacientes tratados com quimioterpicos antineoplsicos - podem ser eliminadas no esgoto, desde que haja tratamento de esgotos na regio onde se encontra o servio. Caso no exista tratamento de esgoto, devem ser submetidas a tratamento prvio no prprio estabelecimento, antes de liberados no meio ambiente. Resduos de produtos e de insumos farmacuticos, sob controle especial (Portaria MS 344/98) devem atender a legislao em vigor. Fixadores utilizados em diagnstico de imagem - devem ser submetidos a tratamento e processo de recuperao da prata. Reveladores utilizados no diagnstico de imagem - devem ser submetidos a processo de neutralizao, podendo ser lanados na rede de esgoto, desde que atendidas as diretrizes dos rgos de meio ambiente e do responsvel pelo servio pblico de esgotamento sanitrio. Lmpadas fluorescentes - devem ser encaminhadas para reciclagem ou processo de tratamento. Resduos qumicos contendo metais pesados - devem ser submetidos a tratamento ou disposio final, de acordo com as orientaes do rgo de meio ambiente. Tratamento de resduos do grupo C: Resduos de fcil putrefao, contaminados com radionucldeos, depois de atendidos os respectivos itens de acondicionamento e identificao de rejeito radioativo - devem manter as condies de conservao mencionadas no item 1.5.5 da RDC ANVISA no 306/04, durante o perodo de decaimento do elemento radioativo. O tratamento para decaimento dever prever mecanismo de blindagem de maneira a garantir que a exposio ocupacional esteja de acordo com os limites estabelecidos na norma NE-3.01 da CNEN. Quando o tratamento for realizado na rea de manipulao, devem ser utilizados recipientes blindados individualizados. Quando feito em sala de decaimento, esta deve possuir paredes blindadas ou os rejeitos radioativos devem estar acondicionados em recipientes individualizados com blindagem. Para servios que realizem atividades de medicina nuclear e possuam mais de trs equipamentos de diagnstico ou pelo menos um quarto teraputico, o armazenamento para decaimento ser feito em uma sala de decaimento de rejeitos radioativos com no mnimo 4 m, com os rejeitos acondicionados de acordo com o estabelecido no item 12.1 da RDC ANVISA no 306/04.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 21 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 10

Hos pital Univers itrio - UFJF

Tipos de Tratamento Recomendados por Grupo Elaborado em: outubro/2009 Revisado em: de Resduos

A sala de decaimento de rejeitos radioativos deve ter acesso controlado. Deve estar sinalizada com o smbolo internacional de presena de radiao ionizante e de rea de acesso restrito, dispondo de meios para garantir condies de segurana contra ao de eventos induzidos por fenmenos naturais e estar de acordo com o Plano de Radioproteo aprovado pela CNEN para a instalao. O transporte externo de rejeitos radioativos, quando necessrio, deve seguir orientao prvia especfica da Comisso CNEN.

Tratamento de resduos do grupo D: Os resduos orgnicos, flores, resduos de podas de rvore e jardinagem, sobras de alimento e de prpreparo desses alimentos, restos alimentares de refeitrios e de outros que no tenham mantido contato com secrees, excrees ou outro fluido corpreo, podem ser encaminhados ao processo de compostagem. Tratamento de resduos do grupo E: Os resduos perfurocortantes contaminados com agente biolgico classe de risco 4, microrganismos com relevncia epidemiolgica e risco de disseminao ou causador de doena emergente, que se tornem epidemiologicamente importantes ou cujo mecanismo de transmisso seja desconhecido, devem ser submetidos a tratamento, mediante processo fsico ou outros processos que vierem a ser validados para a obteno de reduo ou eliminao da carga microbiana, em equipamento compatvel com nvel III de inativao microbiana. Os resduos perfurocortantes contaminados com radionucldeos devem ser submetidos ao mesmo tempo de decaimento do material que o contaminou.

Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004. Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Brasil. Ministrio da Sade. Portaria SVS/MS 344 de 12 de maio de 1998 - Aprova o regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Comisso Nacional de Energia Nuclear. NE-3.01 - Diretrizes Bsicas de Radioproteo.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 22 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 11

Hos pital Univers itrio - UFJF

Reciclveis

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer os resduos reciclveis gerados na instituio e propor opes de destino.

O que so materiais reciclveis? Resduos reciclveis so materiais passveis de reciclagem devido viabilidade de seu uso como matria prima em processos produtivos industriais ou artesanais. Os principais materiais reciclveis so: papel, plstico, metal e vidro. Plsticos: embalagens em geral, vasilhas e tampas, tubos de PVC. Metais: latas de alumnio e ao, embalagens de marmitex, fios, arames e pregos, chapas e cantoneiras. Vidros: garrafas, recipientes de alimentos, cosmticos, medicamentos e produtos de limpeza, vidros no contaminados, cacos protegidos. Papis: sulfites (j reutilizados), jornal, revistas, papelo, papel colorido Outros: lmpadas fluorescentes; embalagens Tetrapak; gales plsticos; resduo radiolgico reutilizado (lmina de RX - pode ser usada como identificador). O que fazer com os reciclveis? A primeira coisa a fazer separar os reciclveis do restante do lixo comum. Os reciclveis devem estar LIMPOS e SECOS. Sua identificao deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando cdigo de cores e suas correspondentes nomeaes, baseadas na Resoluo CONAMA no 275/01, e smbolos de tipo de material reciclvel ver captulo deste manual que trata da Identificao dos tipos de resduos. Depois de segregados, podem ser encaminhados para catadores autnomos, cooperativas de catadores, Postos de Entrega Voluntria (PEVs) ou para o programa de coleta seletiva de reciclveis da cidade. POLTICA DE RECICLAGEM A) PLSTICOS: Plsticos a serem reciclados: 1. Recipientes de solues cidos e bsicos utilizados pelo setor de hemodilise, devidamente inutilizadas por meio de furos na face inferior e lateral utilizando equipamento mecnico adequado. Obs: - O operador de mquina (equipamento mecnico) deve utilizar EPI adequado. - Materiais da hemodilise contaminados com fluidos corpreos do paciente devero sofre descontaminao com hipoclorito de sdio a 1% antes de ser encaminhado para reciclagem. - Aps o procedimento encaminhar para abrigo de reciclveis. 2. Embalagens de solues anti-spticas (exceto PVPI) e detergentes devem ser lavadas e acondicionadas sem tampa ou perfuradas e encaminhadas para abrigo de reciclveis. 3. Embalagens plsticas em geral devem ser descartadas em recipientes adequados e encaminhados para o abrigo de reciclveis. 4. Copos descartveis e garrafas do tipo pet devem ser descartados nos recipientes para plsticos. Frascos de soro, frascos de soluo de dietas parenteral e enteral, bolsas coletoras de diurese, equipos, polivias, buretas, kit para realizao de exames, luvas, cateteres em geral, seringas, sondas, NO DEVEM SER RECICLADOS. B) PAPIS: Papis a serem reciclados: 1. Embalagens de papelo devem ser desmontadas e encaminhadas para abrigo de reciclveis. Obs: Sugere-se compra futura de mquina para prensar o mesmo. 2. Papis de servios administrativos, jornais, revistas, folderes, informativos, cartazes, papis de embalagens em geral, devem ser colocados em recipientes adequados encaminhados para abrigo de reciclveis. Papel higinico, papis toalha, guardanapos e lenos de papel NO DEVEM SER RECICLADOS.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 23 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n.11

Hos pital Univers itrio - UFJF

Reciclveis

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

C) VIDROS: Vidros provenientes do servio de nutrio e diettica podem ser reciclados, devem ser previamente lavados e descartados em continer para vidro. Vidros provenientes de procedimentos e da assistncia direta a pacientes e frascos de solventes qumicos NO PODEM SER RECICLADOS. D) METAIS: Metais a serem reciclados: Latas de alumnio e ao; embalagens de marmitex sem restos de comida; fios, arames e pregos; chapas e cantoneiras devem ser colocados em contineres especficos ou encaminhados para o abrigo de reciclveis.

Sobre os outros reciclveis: Pilhas e baterias Composio: Geralmente esses materiais contm metais pesados prejudiciais ao meio ambiente e aos seres vivos, como o mercrio, que se acumula na cadeia alimentar e pode provocar efeitos crnicos e danos ao crebro, o chumbo, que causa danos nos sistemas nervosos central, e o cdmio, que se acumula no corpo humano, especialmente nos rins, podendo vir a deterior-los. As pilhas oxidam-se quando expostas ao sol e umidade. Quando misturadas ao resto do lixo, durante o processo de oxidao, rompem-se liberando metais que se misturam ao chorume. Essa mistura pode penetrar no solo e atingir guas subterrneas ou chegar a rios e lagos, contaminando-os, e essa gua contaminada, se ingerida ou utilizada para irrigao de alimentos, acaba contaminado vegetais e animais, inclusive seres humanos. Legislao: A legislao brasileira estabelece teores mximos de cada um dos elementos txicos presentes em pilhas e baterias por meio da Resoluo n 257 do CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente, vigente desde 1999. Essa mesma resoluo determina que fabricantes, importadores, rede autorizada de assistncia tcnica e os comerciantes de pilhas e baterias so obrigados a implantar mecanismos operacionais para a coleta, transporte e armazenamento, e tambm implantar os sistemas de reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio final. O que fazer? Devem ser encaminhadas para o setor de manuteno onde se encontram coletores especficos. Caixas do tipo Longa Vida (Tetrapak) Composio: Tetrapak o nome patenteado da embalagem longa vida para lquidos alimentcios. A embalagem composta por seis camadas de materiais, na seguinte ordem: a camada externa, de polietileno, um plstico derivado do petrleo, no qual se imprimem a marca e informaes gerais sobre o produto; papel carto; papelo; polietileno de baixa densidade; alumnio; e uma ltima camada tambm de polietileno. Legislao: Ainda no h legislao vigente especfica sobre o assunto. Entretanto, h um Projeto de Lei (PL 1765/2003) que estabelece normas para recolhimento e reembolso de embalagens e d outras providncias. De acordo com o Projeto Lei, seriam solidariamente responsveis pelo recolhimento e reembolso de embalagens ps-consumo longa vida, independentemente do sistema pblico de gerenciamento de resduos slidos, os produtores, os importadores, os distribuidores e os comercializadores. O que fazer? A desvantagem do uso deste tipo de embalagem refere-se sua disposio final em aterros sanitrios. O alumnio e o plstico causam um impacto alto sobre o meio ambiente. Alm disso, com o descarte da embalagem, h o desperdcio de matrias-primas nobres como o alumnio e o papel carto. Embora sejam potencialmente reciclveis estas embalagens cartonadas (ou multicamadas, denominao que tm recebido) tm dificuldades de serem recicladas em escala comercial em todo pas, pois, o mercado pequeno para o produto. Atualmente, surgem expectativas quanto ao novo tipo de reciclagem que utiliza a tecnologia do plasma trmico para recuperao desses materiais. Desta forma, reduzir e consumir mais conscientemente j seria um caminho.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 24 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n.11 Lmpadas Fluorescentes

Hos pital Univers itrio - UFJF

Reciclveis

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Composio: As lmpadas contm o mercrio metlico, substncia txica nociva ao ser humano e ao meio ambiente. Enquanto intacta, ela no oferece risco para o manuseio, entretanto ao ser rompida, libera seu contedo de vapor de mercrio que causa intoxicao quando aspirado. Por outro lado, o aterramento das lmpadas tambm nocivo porque provoca a infiltrao do mercrio no solo, atingindo mananciais e entrando na cadeia alimentar humana. Legislao: A Associao Brasileira de Normas tcnicas define pela NBR 10.004, sobre resduos slidos, as lmpadas fluorescentes como sendo pertencentes ao grupo I, de resduos perigosos. Portanto, a partir da vigncia desta norma, toda instituio que gere lmpadas queimadas dever atentar aos requisitos normativos para sua manipulao, armazenamento e destino final. O que fazer? Uma opo para a destinao das lmpadas a reciclagem de seus componentes, basicamente o mercrio, o alumnio e o vidro. H algumas empresas no Brasil que oferecem esse tipo de servio. Para que as lmpadas fluorescentes sejam apropriadamente encaminhadas para descontaminao recomenda-se que sejam separadas do lixo orgnico e dos demais materiais reciclveis A descontaminao das lmpadas possui um custo, assumido pelo consumidor no momento da entrega do produto utilizado. recomendvel que as lmpadas a descartar sejam armazenadas em local seco. As caixas da embalagem original protegem as lmpadas contra eventuais choques que possam provocar sua ruptura e o empilhamento. Elas devem ser reidentificadas para no serem confundidas com caixas de lmpadas novas. As lmpadas que se quebrarem acidentalmente devero ser separadas das demais e acondicionadas em recipiente com tampa que possibilite vedao adequada. Forrar os container s com uma camada de carvo ativado ou acomoda-las dentro de um continer metlico so medidas preventivas que, em caso de quebra acidental, durante o transporte destes resduos, reter os vapores de mercrio, impedindo que o mesmo vaze para o ambiente. No HU/CAS as lmpadas fluorescentes devero ser encaminhadas para o abrigo de reciclveis que dever possuir nicho/continer especfico.

Referncias:
Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10004: Resduos Slidos - Classificao, segunda edio - 31 de maio de 2004. Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. Conselho Nacional do Meio Ambiente Resoluo n 257, de 30 de junho de 1999. Estabelece a obrigatoriedade de procedimentos de reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio fina ambientalmente adequada para pilhas e baterias que contenham em suas composies chumbo, cdmio, mercrio e seus compostos. Braslia: DOU; 1999. Consumers International/ MMA/IDEC. Consumo Sustentvel: manual de educao. Braslia:, 2002. 144p. Grimberg, Elizabeth; Blauth, Patrcia. Coleta Seletiva: reciclando materiais, reciclando valores. Instituto POLIS, 1998.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 25 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 12

Hos pital Univers itrio - UFJF

Grupo de Resduos Gerados por Setor

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Identificar os grupos de resduos slidos gerados por setor de e acordo com a RDC ANVISA n306/04 e Resoluo CONAMA n358/05 Setor Administrativo: Almoxarifado: Grupo D Departamento Pessoal: Grupo D Recepo: Grupo D Faturamento: Grupo D Lavanderia: Grupo D, Grupo E Manuteno: Grupo D PABX: Grupo D Secretaria Administrativa: Grupo D Suprimentos: Grupo D Unidade de Informtica Administrativa (UIA): Grupo D, Grupo B Setor Sade: Agncia Transfusional: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Ambulatrio de Especialidades: Grupo D, Grupo E, Grupo A Central de Material Esterilizado: Grupo A1, Grupo B, Grupo D, Grupo E Centro Cirrgico: Grupo A3, Grupo A4, Grupo B, Grupo D, Grupo E Cirurgia de Homens: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Cirurgia de Mulheres: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Clnica Mdica, Medicina de Homens: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Clnica Mdica, Medicina de Mulheres: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Coordenao de Residentes: Grupo D Farmcia: Grupo D, Grupo E, Grupo B Ginecologia: Grupo A, Grupo D, Grupo E Imagenologia: Grupo B, Grupo C, Grupo D, Grupo E Laboratrio Central: Grupo A1, Grupo A4, Grupo B, Grupo D, Grupo E Pediatria: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E SAME: Grupo D, Grupo E Sala de vacina: Grupo A1, Grupo D e Grupo E. Unidade de Tratamento Intensivo: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E Unidade Intermediria Cirrgica: Grupo A1, Grupo A4, Grupo D, Grupo E CRESAM: Grupo D TMO: Grupo A, Grupo B, Grupo D, Grupo E Necrotrio: Grupo D, Grupo A NUNPAIDS: Grupo D Hemodilise: Grupo A, Grupo B, Grupo D, Grupo E RX: Grupo B, Grupo D Fisioterapia: Grupo A, Grupo D Odontologia: Grupo A, Grupo D, Grupo E Ortopedia: Grupo D, Grupo E Oftalmologia: Grupo A, Grupo D Plstica: Grupo A, Grupo D, Grupo E Ultra-som: Grupo D Cozinha: Grupo D Sala de curativos: Grupo A, Grupo D, Grupo E Sala de emergncia: Grupo A, Grupo D, Grupo E Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo RDC n 358, de 29 de abril de 2005. Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 26 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 13

Hos pital Univers itrio - UFJF

Sade e Segurana do Trabalhador

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Esclarecer ao trabalhador, em todas as etapas de trabalho, questes relativas a sua sade e segurana no que diz respeito a: caractersticas das etapas do processo e da organizao do trabalho; os riscos existentes; as causas dos riscos; medidas de controle de risco (ou preventivas) tais como medidas e equipamentos de proteo coletiva (necessrias/existentes) e medidas e equipamentos de proteo individual; procedimentos em caso de acidente; incidente; doenas; agravos sade e absentesmo, como reflexo de sintomas de agravos sade.

Definio: Segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a sade, integridade e a capacidade laborativa.

Recomendaes: Os treinamentos devem estar imbudos do esprito de transparncia e contemplar a seqncia descrita. A proteo sade e segurana dos trabalhadores est contemplada na filosofia das trs etapas fundamentais de anlise de riscos: A) reconhecimento dos riscos existentes no processo de trabalho; B) estudo e anlise da conjuntura existente, inclusive definindo pontos crticos de controle; C) controle dos riscos existentes. O cumprimento da seqncia das duas primeiras etapas importante para se atingir, da melhor forma possvel, o principal objetivo que o controle dos riscos existentes. Dentro da anlise de riscos so especificadas prioridades para os nveis de interveno das medidas de controle: 1 prioridade: eliminao e/ou neutralizao da fonte poluidora (ou contaminante); 2 prioridade: controle de risco na fonte geradora (proteo coletiva); 3 prioridade: controle do risco no meio entre a fonte e os indivduos (proteo coletiva); 4 prioridade: controle do risco a que est exposto o indivduo diretamente envolvido (proteo individual). Anlise especfica de riscos de resduos de servios de sade - Todo o processo pode ser representado por um fluxograma que permite visualizar os componentes da conjuntura em estudo. A legislao trabalhista d o nome de mapeamento de riscos a esse estudo. No caso dos resduos de servios de sade poderia ser elaborado um fluxograma especfico. A partir deste fluxograma pode-se estudar e documentar os aspectos seguintes: Atividades envolvidas; Produtos e equipamentos envolvidos; Recursos humanos envolvidos; Riscos existentes; Danos possveis (acidentes, doenas, agravos, incidentes); Medidas de controle necessrias; Medidas de controle existentes. Quanto s medidas de controle: Normalmente so propostas mais de uma medida, para "cercar o risco"; Estas medidas possuem algumas "linhas de conduta" para proteo coletiva; organizao do trabalho; proteo individual; treinamento (sempre fundamental); etc.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 27 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 13

Hos pital Univers itrio - UFJF

Sade e Segurana do Trabalhador

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Equipamentos de proteo: Os equipamentos de proteo so todos os dispositivos destinados a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Devem ser utilizados pelos funcionrios que manuseiam os resduos e devem ser os mais adequados para lidar com os tipos de resduos de servios de sade. Devem ser utilizados de acordo com as recomendaes normativas do Ministrio do Trabalho. EPIs de uso obrigatrio: Coleta dos resduos: Luva de PVC 46 cm; culos de segurana incolor; Bota de PVC cano curto; Avental de PVC; Mscara PFF-2. Higienizao dos Contineres: Protetor facial incolor; Macaco Tyvek; Luva PVC 46 cm; Bota PVC cano mdio; Mscara PFF-2.

EPCs de uso obrigatrio: Chuveiro lava olhos, sendo necessria constante manuteno.

Mais informaes consultar o Setor de Segurana do Trabalho do HU/UFJF.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 28 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 14

Hos pital Univers itrio - UFJF

Riscos Associados a Acidentes

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Listar os principais riscos ocupacionais associados sade do trabalhador no ambiente hospitalar.

Os riscos ocupacionais a que esto expostos os trabalhadores da rea de sade e de limpeza urbana que podem causar danos a sua sade e integridade fsica so: biolgicos, qumicos, fsicos, ergonmicos e de acidentes. Os principais riscos ocupacionais no ambiente hospitalar so registrados no quadro a seguir, devendo ser considerado para cada risco o grau de exposio e, se pertinente, o grau de concentrao ambiental. RISCOS FSICO / RADIOATIVOS USO OU EXPOSIO Radiao no ionizante, laser, radiao ultravioleta. Esterilizantes, anestsicos, antivrico, conservantes, germicidas, fixadores, solventes, etc. Sangue e fluidos corpreos. BIOLGICOS DANOS SADE Queimaduras de pele e olhos, irritao de mucosas, nusea, eritema de pele e dermatite, vmito, diarria, cncer de pele, anomalias genticas, queimaduras profundas. Intoxicaes, irritaes, alergias, carcinognese, anomalias, mutagnese, fetotoxicidade, inflamaes, perda de conscincia. Doenas infecciosas e parasitrias, causadas por: Bactrias. Fungos. Protozorios. Vrus. Helmintos.

QUMICO

ERGONMICO

Levantamento, transporte e descarga de materiais; equipamentos; condies ambientais: temperatura, umidade, rudo; organizao do trabalho.

Transtornos musculo-articulares diversos e Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho DORT.

Vidro, eletrocusso e outras fontes que possam causar DE ACIDENTES perda parcial ou definitiva da capacidade laborativa.

Cortes, ferimentos, choques, abrases, dentre outros.

Nota: Sobre outros riscos de doenas consultar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), no Departamento Pessoal ou no Departamento de Segurana do Trabalho.

Referncias:
Belo Horizonte. Prefeitura Municipal. COPAGRESS. Manual de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade de Belo Horizonte MG. Belo Horizonte, COPAGRESS, 1999.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 29 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 15

Hos pital Univers itrio - UFJF

Profilaxia

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Preveno de doenas e suas propagaes.

Avaliao Ocupacional para o posto de trabalho: a) Exame mdico ocupacional: Realizar exame mdico ocupacional (admissionais, peridicos, demissionais, de retorno ou mudanas de posto de trabalho) dos trabalhadores, incluindo na anamnese: Histrico vacinal e ocorrncia de doenas vacino-previnveis, a exemplo da varicela, sarampo, parotidite (caxumba), rubola, hepatite B; Histria de qualquer condio que possa predispor o funcionrio a adquirir ou a transmitir doenas infecciosas, enfatizando os vrus veiculados pelo sangue; Histrico clnico sobre fertilidade, gestaes com anomalias congnitas, doenas malignas, doena hematolgica ou heptica, para candidatos a atividades com exposio a agentes qumicos; Histrico ocupacional sobre exposio a agentes qumicos; Exame clnico, enfatizando: pele, membranas, mucosas, sistemas cardiopulmonar e linftico, fgado e sistema osteomuscular; Atividades anteriores e/ou simultneas; Acidentes anteriores. b) Exames laboratoriais: Realizar exames laboratoriais necessrios, indicados pelo exame clnico e pelos riscos ocupacionais existentes, incluindo propedutica para detectar condies que possam predispor transmisso ou aquisio de infeco, e propedutica que sirva como referncia para determinar se qualquer problema futuro estar ou no relacionado ao trabalho; c) Outras avaliaes: Realizar outras avaliaes, alm dos exames mdicos ocupacionais bsicos, quando se fizer necessrio, como, por exemplo, durante a ocorrncia de infeces associadas ao trabalho ou de exposies ocupacionais. Imunizao dos trabalhadores 1- Para os trabalhadores com atividades intra-estabelecimento de sade, propem-se: a) Vacinas com indicao habitual: Hepatite B; Dupla adulto, contra difteria e ttano; Triviral, contra sarampo, rubola e caxumba; Antigripal, contra influenza; b) Vacinas com indicao em situaes especiais: Hepatite A para indivduos suscetveis, residentes em reas altamente endmicas, para preservao de aquisio comunitria, e para manipulador de alimento suscetvel. (Na exposio ocupacional, est indicado o uso de imunoglobulina) Meningococo considerar vacinao para o trabalhador da rea de sade de laboratrio que esteja rotineiramente exposto N. meningitidis;

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 30 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 15

Hos pital Univers itrio - UFJF

Profilaxia

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

BCG considerar vacinao do trabalhador da rea de sade, em bases individuais, a exemplo de local com alta incidncia de BAAR droga-resistente ou com medidas de controle de disseminao de BAAR corretas, porm ineficazes (Est indicado teste PPD para trabalhadores nas instituies com atendimento contnuo ou eventual a pacientes com tuberculose.) Raiva - considerar o risco/benefcio da vacinao pr-exposio a animais infectados ou laboratrio de pesquisa; Varicela considerar vacinao do trabalhador da rea de sade suscetvel, especialmente aqueles que tero contato com pacientes imunudeprimidos; c) Vacinao do trabalhador da rea de sade em condies clnicas especiais (principalmente grvida, imunocomprometido grave, nefropata, hepatopata, asplnico, infectado pelo HIV e diabtico): Estabelecer protocolos especficos de indicao de imunizao para o trabalhador da rea de sade nas condies citadas. 2- Para os trabalhadores da limpeza urbana com atividades extra-estabelecimento de sade, so propostas as imunizaes: Ttano e difteria; Hepatite B; Tuberculose; Influenza.

Nota: As empresas terceirizadas e/ou contratadas ficam responsveis pelo programa de imunizao de seus funcionrios, apresentando, previamente ao incio das atividades, a carto de vacinao dos profissionais com as vacinas em dia.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade , 2006. Belo Horizonte. Prefeitura Municipal. COPAGRESS. Manual de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade de Belo Horizonte MG. Belo Horizonte, COPAGRESS, 1999.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 31 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 16

Hos pital Univers itrio - UFJF

Usurios do HU/CAS

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Determinar os grupos de pessoas circulantes no HU/CAS.

Descrio dos circulantes: Pacientes; Acompanhantes e visitantes; Servidores e contratados: Profissionais da sade (enfermeiros, tcnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, instrumentadores cirrgicos, farmacuticos, bioqumicos, tcnicos em farmcia, mdicos, fisioterapeutas, psiclogos, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, nutricionistas, tcnico em nutrio, tcnicos de laboratrio, tcnicos de RX, etc.; profissionais administrativos (administradores, assistentes administrativos, contadores, tcnicos de informtica, secretrios, telefonistas, etc.); funcionrios de outros servios (mestres de ofcio, pintores, pedreiros, costureiras, cozinheiras, copeiros, operadores de mquinas, mecnico, etc.); Terceirizados: auxiliares de servios gerais; Acadmicos: Curso de enfermagem, farmcia e bioqumica, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrio, psicologia, servio social, etc.; Residentes: Administrao, enfermagem, farmcia/bioqumica, medicina, odontologia, psicologia, servio social; Professores.

Referncias: Disponvel em: http/: www.hu.ufjf.br Verso 00

Aprovao:

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 32 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 17

Hos pital Univers itrio - UFJF

Educao Continuada

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Reconhecer o momento necessrio de se realizar educao continuada, o pblico-alvo, e a freqncia de sua realizao.

Definio: O programa de educao continuada, previsto na RDC ANVISA no 306/04, visa orientar, motivar, conscientizar e informar permanentemente a todos os envolvidos sobre os riscos e procedimentos adequados de manejo, de acordo com os preceitos do gerenciamento de resduos. De acordo com a RDC ANVISA n 306/04, os servios geradores de RSS devem manter um programa de educao continuada, independente do vnculo empregatcio dos profissionais. O sucesso do programa depende da participao consciente e da cooperao de todo o pessoal envolvido no processo. Normalmente, os profissionais envolvidos so: mdicos, enfermeiros, auxiliares, pessoal de limpeza, coletores internos e externos, pessoal de manuteno e servios.

O programa deve se apoiar em instrumentos de comunicao e sinalizao e abordar os seguintes temas, de modo geral: Noes gerais sobre o ciclo da vida dos materiais. Conhecimento da legislao ambiental, de limpeza pblica e de vigilncia sanitria relativas aos RSS. Viso bsica do gerenciamento dos resduos slidos no municpio. Definies, tipo e classificao dos resduos e seu potencial de risco. Orientaes sobre biossegurana (biolgica, qumica e radiolgica). Orientaes especiais e treinamento em proteo radiolgica quando houver rejeitos radioativos. Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento. Formas de reduzir a gerao de resduos e reutilizao de materiais. Identificao das classes de resduos. Conhecimento das responsabilidades e de tarefas. Medidas a serem adotadas pelos trabalhadores na preveno e no caso de ocorrncia de incidentes, acidentes e situaes emergenciais. Orientaes sobre o uso de Equipamentos de Proteo Individual - EPIs e Coletiva - EPCs especficos de cada atividade, bem como sobre a necessidade de mant-los em perfeita higiene e estado de conservao. Orientaes sobre higiene pessoal e dos ambientes. Conhecimento sobre a utilizao dos veculos de coleta.

Freqncia de realizao: O programa deve ter em conta as constantes alteraes no quadro funcional e na prpria logstica dos estabelecimentos e a necessidade de que os conhecimentos adquiridos sejam reforados periodicamente. O ideal que o programa de educao seja ministrado: A) antes do incio das atividades dos empregados; B) em periodicidade predefinida; C) sempre que ocorra uma mudana das condies de exposio dos trabalhadores aos agentes fsicos, qumicos, biolgicos.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 33 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 17

Hos pital Univers itrio - UFJF

Educao Continuada

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Recomendaes especficas: Nos programas de educao continuada h de se levar em considerao que os profissionais que atuam no processo podem no ter em sua formao noes sobre cuidados ambientais. Via de regra, sua formao especfica, tcnica e no proporciona o preparo necessrio para a busca de condies que propiciem a minimizao de riscos, tanto os que so inerentes execuo de suas atividades quanto os que envolvem o meio ambiente. Assim, so procedentes algumas sugestes para levar a cabo essa tarefa: Organizar a capacitao em mdulos para as diferentes categorias envolvidas no processo, adequando a linguagem e contedos s funes e atividades e deixando claro seu respectivo nvel de responsabilidade. essencial definir metas, expectativas a serem atingidas e as competncias para a execuo das atividades; Capacitar, sensibilizar e motivar mdicos, enfermeiras e auxiliares em todos os assuntos relativos aos RSS, enfatizando o processo de segregao, uma vez que a segregao (separao e acondicionamento) dos RSS a chave de todo o processo de manejo; Ministrar capacitao do pessoal de limpeza de maneira cuidadosa. Devem ser includos conhecimentos sobre o impacto da realizao inadequada dos servios no processo de gerenciamento de resduos. Tambm devem ser ensinados princpios bsicos de procedimentos, conforme define o item 20 da RDC no 306/04; Incluir um mdulo de divulgao dirigido ao pessoal que no esteja diretamente envolvido com os RSS, para que conheam os mtodos utilizados e os possveis riscos do ambiente de trabalho; Agregar em todos os mdulos de capacitao, informao sobre as situaes de emergncia; Avaliar constantemente o programa de capacitao; Utilizar tcnicas participativas apoiadas por materiais audiovisuais, cartazes, folhetos etc. Educao ampliada - Embora no conste como responsabilidade legal do gerador, ressaltamos a importncia da educao ampliada, ou seja, a informao e educao de outros segmentos direta ou indiretamente envolvidos na gesto dos RSS. Esse programa de educao ampliada pode se dar atravs de eventos e materiais grficos informativos, especialmente voltados comunidade do entorno, aos pacientes e aos outros grupos que tm algum contato ou influncia na gesto dos RSS. Educao ao paciente - Tambm devem ser produzidos materiais de divulgao educativos a respeito das medidas de higiene e manejo adequado de RSS voltados aos pacientes, acompanhantes e visitantes. necessrio que eles tambm estejam conscientes dos riscos envolvidos, que saibam que existem reas de risco e os tipos de RSS que so perigosos, assim como devem ser informados sobre os procedimentos de segregao adequados. Educao do pblico externo - Consiste em informar e educar o pblico em geral: a populao, especialmente as comunidades prximas unidade de sade, e as pessoas envolvidas na coleta de lixo. Neste segmento se incluem as associaes comunitrias, bem como os grupos vulnerveis, especialmente os catadores de lixo. Tanto crianas como adultos devem estar conscientes dos perigos que os RSS representam, para que evitem os riscos e para que informem as autoridades sobre situaes anormais, como a venda de seringas usadas ou de recipientes de produtos qumicos. Deve-se advertir aos usurios regulares sobre o perigo das seringas. O mesmo deve ser feito com relao utilizao de recipientes que tenham comportado produtos qumicos perigosos, como os pesticidas, remdios etc.

Referncias:
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n 306, de 07 de dezembro de 2004.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 34 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n.18

Hos pital Univers itrio - UFJF

Necessidade Contratual Frente a Terceiros

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivos: Identificar as necessidades contratuais para terceirizao de servios.

Na gesto de resduos slidos de servios de sade, os estabelecimentos prestadores de servios de sade podem contratar outros prestadores para realizar os servios de limpeza, coleta de resduos, tratamento, disposio final e comercializao de materiais reciclveis. Por isso, importante ter disposio mecanismos que permitam verificar se os procedimentos definidos e a conduta dos atores esto em sincronia com as leis. As contrataes devem exigir e garantir que as empresas cumpram as legislaes vigentes. Ao assegurar o cumprimento das legislaes por parte de empresas terceirizadas, o gerador tem como responsabiliz-los em caso de irregularidades, tornando-os co-responsveis no caso de danos decorrentes da prestao destes servios. Especialmente nos casos de empresas que so contratadas para o tratamento dos resduos, necessrio exigir tanto a licena de operao (LO) como os documentos de monitoramento ambiental previstos no licenciamento.

Referncias:
Brasil. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Manual de gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 35 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 19

Hos pital Univers itrio - UFJF

Sistemas de Produo de Resduos, Critrios de Avaliao e Sistema de Notificao

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Objetivo: Propor critrios de quantificao dos resduos gerados por cada setor, avaliao de desempenho dos mesmos e notificao.

PRODUO DIRIA DE RESDUOS SLIDOS - HOSPITAL UNIVERSITRIO (HU/UFJF) DIA DA SEMANA: __________________________ DATA: ______________ HORRIO:

_________
OBSERVAO

UNIDADES

N DE SACOS PRETOS

PESO (Kg)

N DE SACOS BRANCOS

PESO (Kg)

DESCARTE DE PERFUROCORTANTES

PRODUO MENSAL DE RESDUOS COLETADOS POR UNIDADE GRUPO DE RESDUOS UNIDADES A B C D E MEDIDO Kg/ms

A = resduos do grupo A. B = resduos do grupo B. C = rejeitos do grupo C. D = resduos do grupo D. E = resduos perfurocortantes.

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 36 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 19

Hos pital Univers itrio - UFJF

Sistemas de Produo de Resduos, Critrios Elaborado em: outubro/2009 Revisado em: de Avaliao e Sistema de Notificao

PRODUO MENSAL DE RESDUOS COLETADOS POR GRUPOS DE RESDUOS NO HU/UFJF

GRUPOS A B C D E RE ES

TOTAL DE RESDUOS (Kg/ms)

A = resduos do grupo A. B = resduos do grupo B. C = rejeitos do grupo C. D = resduos do grupo D. E = resduos perfurocortantes. RE = resduos reciclveis (papelo, vidro, metais, outros). ES = resduos especficos (entulho, mveis, eletroeletrnicos, lmpadas fluorescentes etc.).

SISTEMA DE AVALIAO POR UNIDADE SEGUNDO CRITRIOS ADOTADOS Conceito:

3- timo

2- Precisa Melhorar

1- Insatisfatrio

Data: _________________________

Hora: ____________________

Responsvel pela busca ativa: _________________________________________

ORGANIZAO E LIMPEZA UNIDADES POSTO DE ENFERMAGEM ENFERMARIAS EXPURGO CORREDORES

SACOS DE LIXO

LIXEIRAS

DESCARTE DE PERFUROCORTANTES

OBSERVAES

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 37 de 38

MANUAL DE RESDUOS
POP CRSS n. 19

Hos pital Univers itrio - UFJF

Sistemas de Produo de Resduos, Critrios de Avaliao e Sistema de Notificao


SISTEMA DE NOTIFICAO

Elaborado em: outubro/2009 Revisado em:

Data: ____________

Setor/Local: _____________________

Horrio: _______________

SITUAO Container transbordando Descarte de perfurocortante cheio Perfurocortante no saco de lixo Lixo contaminado misturado com lixo comum Lixo comum no saco branco Lixo contaminado no saco colorido Saco de lixo vazando Lixeiras cheias Outros

SIM

NO

________________________________________________ Funcionrio da Coleta

_________________________________________________ Responsvel pelo Setor

Referncias:
MONTEIRO, G.A.S.S. Gerenciando resduos de um hospital universitrio atravs de indicadores de qualidade. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infeco e Epidemiologia Hospitalar, 2008. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v.12(suppl. 3), p.180.

Aprovao:

Verso 00

Comisso de Resduos de Servios de Sade - HU-CAS/UFJF Apoio FAPEMIG

Pg 38 de 38

Potrebbero piacerti anche