Sei sulla pagina 1di 16

VESTIBULAR MEIO DE ANO 2013

Prova de ConHecimentos EspecFicos e Redao


22.06.2013

002. Cincias Humanas


(Questes 01 - 12)

Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificao no corpo deste caderno acarretar a atribuio de nota zero a esta prova. Esta prova contm 12 questes discursivas e ter durao total de 4h30. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. A resoluo e a resposta de cada questo devem ser apresentadas no espao correspondente. No sero consideradas questes resolvidas fora do local indicado. O candidato somente poder entregar este caderno e sair do prdio depois de transcorridas 3h30, contadas a partir do incio da prova. VESTIBULAR MEIO DE ANO 2013

Assinatura do candidato

NO ESCREVA NESTE ESPAO

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 01
Era uma doena extica, contra a qual os organismos dos europeus no tinham defesas. Veio da sia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catstrofe, , portanto, tambm um dos efeitos do progresso, do crescimento.
(Georges Duby. Ano 1000, ano 2000. Na pista de nossos medos, 1998.)

O texto refere-se peste que atingiu a Europa no sculo XIV. Indique dois fatores, alm da falta de defesa dos organismos dos europeus, que ajudaram na propagao da doena, e explique a associao, feita pelo texto, da peste com o progresso.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 02

O rei, nosso Senhor e amo, dorme o sono da... indiferena. Os jornais, que diariamente trazem os desmandos desta situao, parecem produzir em Sua Majestade o efeito de um narctico. Bem aventurado, Senhor! Para vs, o reino do cu e para o nosso povo... o do inferno!
(Angelo Agostini. Revista Illustrada, 05.02.1887. Adaptado.)

Cite dois elementos presentes na charge ou na sua legenda, que mostrem crticas ao imperador D. Pedro II, e identifique duas dificuldades enfrentadas pela monarquia nas dcadas de 1870 e 1880.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 03

PR

L ESIDENCIA

ISM O

LAME
PAR
O ARIS M NT
correo Reviso

(Augusto Bandeira. Correio da Manh, 08.07.1962. In: Rodrigo Patto S Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006. Adaptado.)

A charge representa Joo Goulart e Juscelino Kubitschek. A que episdio poltico a imagem se refere? Qual o contexto poltico interno em que tal episdio se insere? Justifique sua resposta.

RESoluo e resposta

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 04
Nelson Mandela tomou posse ontem como o primeiro presidente negro da frica do Sul, marcando o fim de trs sculos e meio de dominao branca e o retorno do pas comunidade internacional. Que reine a liberdade, afirmou o lder de 75 anos aps prestar juramento. Numa vibrante cerimnia que reuniu dezenas de milhares de negros e muitos brancos no antigo centro do poder branco, Mandela pediu que os sul-africanos esqueam os rancores do passado e se unam para por fim pobreza, ao sofrimento e a todo tipo de discriminao.
(O Estado de S.Paulo, 11.05.1994. Adaptado.)

Caracterize o regime poltico que antecedeu chegada de Nelson Mandela presidncia sul-africana, em 1994. Por que possvel afirmar que, alm das mudanas polticas que provocou na frica do Sul, a posse de Nelson Mandela na presidncia teve importante carter simblico?

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 05
Em 2004, o Governo Federal lanou o Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica (Proinfa), que tem por objetivo promover a diversificao da matriz energtica brasileira, buscando alternativas s usinas hidreltricas com grandes reservatrios e s termonucleares, para aumentar a segurana no abastecimento de energia eltrica, alm de permitir a valorizao das caractersticas e potencialidades regionais e locais.
(www.mme.gov.br. Adaptado.)

Indique duas fontes alternativas de energia eltrica que podem ser encontradas no territrio brasileiro e mencione dois benefcios oferecidos pelo uso delas.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 06
No fim dos anos 70 e no comeo dos anos 80, o governo da China passou a defender um estilo de vida conhecido como mais tarde, mais longo e menos em referncia a casamentos mais tardios, perodos mais longos entre cada gravidez e menos crianas.
(www.bbcbrasil.com. Adaptado.)

Populao na China, 1950 2050


90 80 70 60 50 % 40 30 20 10 0

1950

1960

1970

1980

1990

2000

2010

2020

2030

2040

PEA Populao Economicamente Ativa razo de dependncia populao idosa populao 0 14 anos

(Jos Eustquio Diniz Alves. Estrutura etria e bnus demogrfico nos BRICs, 2008. Adaptado.)

Considerando seus conhecimentos e as informaes fornecidas, explique a poltica demogrfica na China e indique uma consequncia direta que o pas enfrentar no futuro.

RESoluo e resposta

2050

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 07
As figuras ilustram dois modelos de organizao da produo industrial que revolucionaram o mundo do trabalho durante o sculo XX. MODELO 1 MODELO 2

bl bl

bl bl

(Tincho Sstereo. www.behance.net. Adaptado.)

Identifique esses modelos e discorra sobre duas caractersticas de cada um deles.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 08
Configurao territorial da dinmica do trabalho escravo no Brasil

(Herv Thry et al. Atlas do trabalho escravo no Brasil, 2009. Adaptado.)

Trace um perfil caracterstico do trabalhador escravo no Brasil (indicando naturalidade, regio de explorao e uma atividade realizada) e discorra sobre uma possvel razo que o levou a migrar.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

10

Questo 09
TEXtO 1
O biopoder, sem a menor dvida, foi elemento indispensvel ao desenvolvimento do capitalismo, que s pode ser garantido custa da insero controlada dos corpos no aparelho de produo e por meio de um ajustamento dos fenmenos de populao aos processos econmicos. Para o biopoder, que tem a tarefa de se encarregar da vida, sua necessidade de mecanismos contnuos, reguladores e corretivos exige distribuir os vivos em um domnio de valor e utilidade. Um poder dessa natureza tem de qualificar, medir, avaliar, hierarquizar. Uma sociedade normalizadora o efeito histrico de uma tecnologia de poder centrada na vida.
(Michel Foucault. Histria da sexualidade, vol. 1, 1988. Adaptado.)

TEXtO 2
Uma pesquisa anunciada recentemente na Sua revelou que, com um simples exame de sangue, ser possvel detectar a Sndrome de Down (ou trissomia do 21) no feto. O aval ao novo teste pr-natal foi dado recentemente pela Agncia Nacional de Produtos Teraputicos da Sua, em meio controvrsia de que o exame poderia levar a um aumento no nmero de abortos. Os testes estaro disponveis no mercado ainda neste ms. Apesar de a legislao de pases europeus como Espanha, Itlia e Alemanha garantir autonomia mulher na escolha sobre o aborto, o tema no passou isento de discusso. A Federao Internacional das Organizaes de Sndrome de Down, que rene 30 associaes de 16 pases, entrou com uma representao na Corte Europeia de Direitos Humanos pedindo a proibio do teste.
(http://zerohora.clicrbs.com.br, 22.08.2012. Adaptado.)

Com base no texto de Foucault, comente o papel da cincia como possvel instrumento de eugenia e normalizao, relacionando-o com as implicaes biopolticas do lanamento do teste pr-natal.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

11

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 10
TEXtO 1
Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e posses, [] por que abrir ele mo dessa liberdade, por que [] sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruio [] da propriedade que possui nesse estado muito insegura, muito arriscada. [] no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros [], para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.
(John Locke. O segundo tratado sobre o governo.)

TEXtO 2
Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas, em nossa sociedade, a propriedade privada j foi abolida para nove dcimos da populao; se ela existe para alguns poucos precisamente porque no existe para esses nove dcimos. Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade cuja condio de existncia a abolio de qualquer propriedade para a imensa maioria da sociedade. Em suma, acusai-nos de abolir a vossa propriedade. Pois bem, exatamente isso o que temos em mente.
(Karl Marx e Friedrich Engels. O manifesto comunista.)

Os textos citados indicam vises opostas e conflitantes sobre a organizao da vida poltica e social. Responda quais foram os sistemas polticos originados pelos dois textos e discorra brevemente sobre suas divergncias.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

12

Questo 11
TEXtO 1
O ser humano a flor do cu que desabrochou na Terra. Sua semente foi plantada por Deus, sua bela imagem foi projetada por Deus e seu perfume agradvel foi tambm presenteado por Deus. No devemos perder essa bela imagem nem o agradvel perfume. Nosso belo desabrochar a manifestao da glria de Deus.

(Seicho-no-ie do Brasil. Palavras de luz, 2013.)

TEXtO 2
Em algum remoto rinco do universo cintilante que se derrama em um sem-nmero de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da histria universal: mas tambm foi somente um minuto. Passados poucos flegos da natureza, congelou-se o astro e os animais inteligentes tiveram de morrer. Assim poderia algum inventar uma fbula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quo lamentvel, quo fantasmagrico e fugaz, quo sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. Houve eternidades em que ele no estava; quando de novo ele tiver passado, nada ter acontecido.
(Friedrich Nietzsche. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. Adaptado.)

Os textos citados apresentam concepes filosficas distintas sobre o lugar do ser humano no universo. Discorra brevemente sobre essas diferenas, considerando o teor antropocntrico dos textos.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

13

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Questo 12
TEXtO 1
Um consumidor de 34 anos aproveitou a carona do pai no bairro Tucuruvi, Zona Norte de So Paulo, na manh desta quinta-feira [13.12.12], para chegar antes na fila pelo lanamento do iPhone 5, em um shopping da Zona Oeste. Por volta das 17h, cerca de 50 pessoas j formavam uma fila em frente loja responsvel. Ele chegou com a me, de 65 anos, s 7h30, 16 horas antes do incio das vendas daquele smartphone.
(http://g1.globo.com. Adaptado.)

TEXtO 2
Os produtos de consumo doutrinam e manipulam; promovem uma falsa conscincia que imune sua falsidade. As falsas necessidades tm um contedo e uma funo sociais determinados por foras externas sobre as quais o indivduo no tem controle algum; o desenvolvimento e a satisfao dessas necessidades so heternomos. Independentemente do quanto tais necessidades se possam ter tornado do prprio indivduo; reproduzidas e fortalecidas pelas condies de sua existncia; independentemente do quanto ele se identifique com elas e se encontre em sua satisfao, elas continuam a ser o que eram de incio produtos de uma sociedade cujo interesse dominante exige represso.
(Herbert Marcuse. Ideologia da sociedade industrial, 1969. Adaptado.)

Explique o significado da heteronomia das falsas necessidades na sociedade de consumo e relacione o fato descrito no texto 1 a esse conceito filosfico apresentado por Marcuse.

RESoluo e resposta

correo

Reviso

VNSP1215/002-CE-CinHumanas

14

NO ASSINE ESTA FOLHA


15
VNSP1215/002-CE-CinHumanas

Potrebbero piacerti anche