Sei sulla pagina 1di 11

Guia Didtico do Professor

Programa

Conversa Peridica
Nomenclatura de cidos, Sais e Bases
Classificao e Nomenclatura de cidos, Bases e Sais Qumica 3 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Gabriel Neves Alessandra Muylaert Archer Reviso Camila Welikson Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Isabela La Croix Reviso Tcnica Nadia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Reconhecer as regras de nomenclatura dos sais e bases.

Objetivos especficos: Definir o que so sais e bases; Associar sais e bases ao cotidiano do aluno; Caracterizar as propriedades distintas dos sais e bases; Citar exemplos de nomenclaturas das funes inorgnicas de sais e bases;

Vdeo (Audiovisual) Programa: Conversa Peridica Episdio: Nomenclatura de cidos, Sais e Bases Durao: 10 minutos rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Classificao e Nomenclatura de cidos, Bases e Sais Conceitos envolvidos: cidos, bases, sais, funes inorgnicas, nomenclatura de sais e bases. Pblico-alvo: 3 srie do Ensino Mdio

Identificar as regras para a nomenclatura de sais e bases.

Pr-requisitos: No h pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

A srie de vdeos Conversa Peridica apresentada na forma de variadas entrevistas com especialistas nas reas dos contedos abordados. Os temas so explorados, aprovei tando o clima descontrado e informal de um programa de entrevistas. O programa tem o objetivo de trazer aspectos tericos e prticos dos contedos para o debate na forma de interaes entre o conhecimento terico do entrevistado e o senso comum do pblico leigo, representado pelos questionamentos do entrevistador e pelo pblico presente no quadro O Povo Pergunta. O programa Conversa Peridica possui um formato ldico que contribui para despertar o interesse dos alunos. Procu re estimular ao mximo a participao deles, relacionando o contedo ao dia-a-dia. Permita-se deter e retornar a projeo do vdeo para rever alguns trechos interessantes, polmicos e de interesse dos alunos, para dinamizar o debate. Lembre que a interao dos alunos fundamental, portanto, deixe que eles, ordenadamente, questionem, levantem hipteses e que usem seus conhecimentos pr vios para comentar e questionar.

Os vdeos podem ser utilizados antes, durante ou mesmo depois da apresentao dos contedos envolvidos. Informe sempre aos alunos previamente o tema, o tempo de durao e o contexto do episdio. O vdeo pode ser usado como recurso de sensibilizao para o tema, antes das aulas, exerccio de identificao dos contedos-chaves junto com a abordagem do contedo, ou mesmo como uma atividade de avaliao ou reviso dos temas desenvolvidos. Caber a voc, professor, us-los como uma estratgia didtica adequada ao planejamento e alinhada com o interesse e a curiosidade dos alunos. Verifique com antecedncia a disponibilidade de todos os aparelhos (DVD, TV ou projetor de multimdia) necessrios para a exibio do vdeo.

Audiovisual | Programa Conversa Peridica | Nomenclatura de cidos, Sais e Bases

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

1.

Desenvolvimento
O episdio em questo aborda o subtema Sais e Bases, dentro da temtica Nomenclatura de cidos, Bases e Sais. importante lembrar que esse conhecimento, devido a sua natureza, exige que o aluno use uma grande dose de capacidade de abstrao e que faa associaes concretas com alguns elementos do cotidiano. Vale lembrar que, em teoria, os alunos do Ensino Mdio j possuem capacidade potencial de usar o raciocnio abstrato, porque estariam na fase do pensamento operacional formal. Contudo, importante considerar que, para pensar cientificamente, os alunos precisam exercitar a sua capacidade de criar hipteses, saber analisar a influncia de variveis, questionar concluses e defender ideias. Por isso importante usar recursos didticos, como as animaes presentes no vdeo, que possam apoiar a compreenso dos contedos que envolvam a abstrao, especialmente em um tema como a nomenclatura de sais e bases. Retome as animaes e permita que os alunos participem ativamente do debate, verbalizando suas percepes, sinalizando dvidas e formulando explicaes. importante destacar que o guia traz sugestes, informaes e atividades, a fim de possibilitar uma ampliao do uso pedaggico do vdeo. Porm, no necessrio explorar todo o material, pois cada planejamento adotar um olhar e um trajeto curricular prprio, fruto das opes feitas por cada professor.

Definindo Sais e Bases


Antes de iniciar a discusso sobre sais e bases, parece-nos adequado lembrar aos alunos que o tema muito prximo ao da nomenclatura de cidos, havendo intersees tericas entre ambos. interessante que os dois conceitos sejam entrelaados, de modo a fundamentar esses conhecimentos. importante ter em mente que inicialmente as concepes espontneas dos alunos sobre a composio da matria tendem a lev-los a confundir as regras de nomenclatura ou temer pelo excesso de regras. A discusso do porqu da criao de regras para nomear substncias ir ajudar os alunos a perceber a importncia disso para o mundo cientfico e cotidiano, uma vez que um nome padronizado permite o reconhecimento das propriedades de uma substncia de forma imediata.

Sal uma substncia oriunda da reao entre um cido e uma base. Toda substncia em soluo aquosa que aumentar a concentrao de hidroxila (OH-) vai ser uma base de Arrhenius.

Entrevistada

Comece a aula explicando que existem quatro funes inorgnicas: cidos, bases, sais e xidos. As substncias possuem propriedades distintas, que nos permitem reconhec-las e diferenci-las. Para tal propsito, existem teorias que vieram sendo formuladas ao longo da Histria, sendo a mais simples a teoria cido-base de Arrhenius. Detenha o vdeo no momento em que a teoria de Arrhenius sobre as bases apresentada:

Saiba mais sobre as propriedades dos cidos no site: http://www.quiprocura.net/acido_arquivos/ arrhenius.htm

Ou seja, segundo Arrhenius, todas as bases iro liberar ons hidroxila (OH -) quando imersas em um meio aquoso, resultando em uma substncia com gosto salgado. Bases tambm so reconhecidas por suas propriedades adstringentes, que produzem um efeito de constrio, contrao de tecidos. Aproveite o momento para recapitular que segundo essa mesma teoria, cidos em meio aquoso liberam onsH+, sendo reconhecidos por um sabor azedo. importante que voc lembre aos alunos sobre as propriedades do cido, pois isso ir ajudar na explicao da formao dos sais. cidos so capazes de neutralizar os efeitos das bases, assim como as bases neutralizam os efeitos dos cidos. Uma reao qumica entre cidos e bases chamada de neutralizao e resulta na formao de gua e sais. Detenha o vdeo no momento da seguinte imagem:

Audiovisual | Programa Conversa Peridica | Nomenclatura de cidos, Sais e Bases

Sais e Bases: O Que So?

mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Como mostra a imagem, a reao entre o cido clordrico e o hidrxido de sdio em meio aquoso produz gua e cloreto de sdio, o conhecido e muito utilizado sal de cozinha. Aponte que o cloreto de sdio um sal, formado pelo nion do cido (o cloro) e o ction da base (o sdio). Para facilitar a compreenso deste fenmeno, indique que a gua formada justamente pelos ons liberados pelos cidos e bases (H++ OH - =H2O).

Olhando em Volta: Sais e Bases O carbonato de sdio, o sal, usado na produo de vidro, sabia?

Apresentador

Aps explicar o que so bases e sais, tire uns momentos para apontar onde e o que eles fazem no nosso cotidiano. Bases e sais, apesar de no serem to comumente associadas ao nosso dia-a-dia, possuem usos muito variados. Abaixo esto alguns:

Bases
Hidrxido de sdio: mais conhecida como soda custica, usada na indstria para produo de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Hidrxido de magnsio: o conhecido leite de magnsia, medicamento contra a priso de ventre ou tambm utilizado para combater a acidez estomacal ao reagir com o cido gstrico em nosso corpo.

dica!
Saiba mais sobre o processo de formao dos sabes, a saponificao, e veja outras sugestes de experimentos interessantes no site: http://www.cdcc.sc.usp. br/quimica/experimentos/sabao.html

Sais
Carbonato de sdio: usado na produo de vidro em um processo que envolve altas temperaturas. Cloreto de sdio e cloreto de potssio: utilizados para salgar alimentos. A mistura de cloreto de potssio com cloreto de sdio tambm conhecida como sal light.

A base parece ser bem tranquila, pois sempre um hidrxido e o nome de algum metal.

Apresentador

No necessariamente. Desses mais simples, sim.


Bases possuem uma regra de nomeao razoavelmente simples. Veja o modelo abaixo:

Entrevistada

Hidrxido de (nome do ction)


Desse modo, em muitos casos bastar colocar a palavra hidrxido seguido do nome do ction da base, como no exemplo a seguir:

NaOH > Hidrxido de Sdio


Onde o Na o ction sdio e o OH o hidrxido Mas, existem casos em que a regra fica um pouco mais elaborada. Isso ocorre, quando os metais em questo possuem cargas eltricas diferentes, ou seja, so metais de transio. Nesse caso, deve-se mudar o sufixo ou acrescentar o nmero da carga de acordo com o nmero de oxidao do elemento. Detenha o vdeo na imagem ao lado: Reforce o que diz a regra, enfatizando que, em caso de nmeros diferentes de oxidao, adotam-se as seguintes regras: A base com menor estado de oxidao (menor carga) recebe o sufixo oso; A base com maior estado de oxidao (maior carga) recebe o sufixo ico; Como alternativa, voc pode por o nmero da carga da base em nmeros romanos aps a palavra.

Audiovisual | Programa Conversa Peridica | Nomenclatura de cidos, Sais e Bases

Nomenclatura de Bases Inorgnicas

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Nomenclatura de Sais Inorgnicos A nomenclatura de sais relativamente fcil.


Entrevistada

A nomenclatura do sal leva em considerao o nion advindo do cido e o ction obtido da base que lhe deu origem. Ao nomear o sal, deve-se observar o modelo abaixo:

Nome do sal > nome do nion + de+ nome do ction


O nome do nion ir receber um tipo de sufixo dependendo do nome do cido em questo. Se temos um cido cujo sufixo idrico, o sufixo do nion correspondente eto. Se o sufixo do cido for oso, o do nion ser ito. Se o sufixo do cido ico, o do nion ser ato. Detenha o vdeo na imagem seguinte:

O nome do ction, vindo da base, posto sem modificaes. Abaixo, alguns exemplos desta nomenclatura. Exemplo 1:

KCl: cido Clordrico (HCl) + Hidrxido de Sdio (NaOH) > Cloreto de Sdio (l) + gua (H2O)
8
Nome do sal > Cloreto deSdio

Para saber mais sobre as propriedades dos cidos, visite o site: http://www. quiprocura.net/acido_arquivos/arrhenius.htm

Exemplo 2:

cido sulfuroso (H2SO3) + Hidrxido de sdio (2NaOH) > Sulfito de sdio + gua
Nome do sal > Sulfito de sdio Voc pode brincar com a sua turma ensinando-lhes um mnemnico muito til para lembrar dos sufixos: Bico de pato, gostoso frito ou Teimoso mosquito no bico do pato. So frases que, na brincadeira, ajudam a memorizar. Comente com a turma que o experimento realizado no fim do episdio uma reao de neutralizao entre um cido e uma base, respectivamente o cido sulfrico e hidrxido de clcio. Uma vez que as regras de nomenclatura j foram dadas, propo nha que sua turma responda a seguinte pergunta: que sal formado neste experimento? A resposta sulfato de clcio.

Audiovisual | Programa Conversa Peridica | Nomenclatura de cidos, Sais e Bases

Desse modo, fica claro o conhecimento da nomenclatura de cidos, possibilitando que sais sejam nomeados corretamente. D nfase a essa importante informao .

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

2.
a) b)

Atividades
Sugira que os alunos pesquisem por que as pessoas sujeitas a gastrites e lceras precisam tomar cuidado com a ingesto de aspirina. Ainda sobre a aspirina, pea para os alunos pesquisarem e explicarem o mecanismo envolvido na absoro da aspirina pelo organismo. Pea para os alunos explicarem qual a relao que h entre a produo de dixido de carbono e os ons H+ no estmago. Escreva no quadro alguns smbolos (frmulas qumicas) dos elementos e pea para os alunos darem a nomenclatura.

c) d)

3.

Avaliao
A avaliao parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Suas estratgias devem ser pensadas e conduzidas de modo que forneam informaes ao longo de todo o desenvolvimento do tema. O envolvimento, interesse e participao dos alunos, tanto durante a apresentao do programa quanto nos debates subsequentes so momentos importantes para avaliar contedos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os questionamentos apresentados pelos alunos so indicadores significativos para identificar se os objetivos da sua aula foram atingidos ou se h necessidade de aprofundar mais um ou outro tpico do conhecimento.

10

VDEO - AUDIOVISUAL EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos Ricardo Aucelio CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Audiovisual Sergio Botelho do Amaral Assistncia de Coordenao de Audiovisual Eduardo Quental Moraes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson Gislaine Garcia Design Isabela La Croix Romulo Freitas Reviso Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson

Potrebbero piacerti anche