Sei sulla pagina 1di 3

B. C. D. E.

a tripulao de um avio est mais sujeita ra-diao csmica que os passageiros. a radiao csmica cem vezes mais intensa no solo que a 10.700 m de altitude. as grvidas esto mais sujeitas radiao no solo que no ar. os riscos da radiao durante uma viagem de avi o podem ser mais graves do que se acreditava.

53. O retardamento mental do beb devido radiao csmica durante uma viagem de avio

A. B. C. D. E.

pode ocorrer em qualquer momento da gravidez. nunca ocorre entre a oitava e a dcima quinta semana de gravidez. pode ocorrer entre o segundo e o sexto m s de gravidez. s ocorre at a oitava semana de gravidez. s ocorre depois da dcima quinta semana de gravidez.

LNGUA PORTUGUESA A seguir, so apresentados dois trechos de msicas. Leia -os atentamente para responder s questes de nmeros 54 a 56. Texto 1 "A burguesia fede! A burguesia quer ficar rica! (...) A burguesia no tem charme nem discreta Com suas perucas de cabelo de boneca A burguesia quer ser scia do Country Quer ir em Nova Iorque fazer compras." (Burguesia, de G. Israel/Cazuza/E. Neves in Burguesia, LP 838 448-1, PolyGram, 1989.) Texto 2 "Voc no faria a menor falta Num dia de domingo no Beach Park Eu no te levaria nem morta para passear comigo no Iguatemi Eu no me atreveria a passar vexame Perante os meus amigos l da Aldeota Pois agora eu tenho o maior respaldo Nas altas paneladas da alta sociedade Eu sei que a burguesia fede Mas tem dinheiro pra comprar perfume." (Um bodegueiro na FIEC, de Falco/Tarcsio Matosin Falco bonito, lindo e joiado, CD 804.142, VAT, 1993.)

54. A leitura permite afirmar que

A. B. C. D. E.

ambos os textos criticam os h bitos e valores burgueses, porm apontam para a impossibilidade de romp-los. o texto de Falco tende a ser uma exaltao aos valores burgueses, opondo-se, pois, ao de Cazuza, no qual est camuflada uma crtica. no texto de Cazuza a cr tica feita burguesia branda, o que n o ocorre no de Falco, que a denuncia em tom de sarcasmo. ambos os textos fazem uma crtica social explcita burguesia, questionando de forma contundente os seus valores. os dois textos criticam os hbitos e valores burgueses: o primeiro, pelo sarcasmo e pela denncia explcita; o segundo, pela ironia.

55. A idia de falta de autenticidade burguesia pode ser comprovada pelo seguinte verso do Texto 1:

A. B. C. D. E.

"A burguesia fede!" "Com suas perucas de cabelo de boneca." [A burguesia] "Quer ir em Nova Iorque fazer compras." "A burguesia no tem charme nem discreta." "A burguesia quer ficar rica!"

56. No Texto 2, o autor usou pronome da 2 e da 3 pessoa, dirigindo -se mesma mulher. Assinale a alternativa em que os verbos e pronomes referentes a essa mulher no texto esto empregados de acordo com a norma culta.

A. B. C.

Tu no farias a menor falta / Eu no a levaria nem morta. Voc no faria a menor falta / Eu n o lhe levaria nem morta. Voc no faria a menor falta / Eu n o a levaria nem morta.

D. E.

Tu no fareis a menor falta / Eu no te levaria nem morta. Voc no farias a menor falta / Eu no te levaria nem morta.

Para responder s questes de nmeros 57 a 61, leia os textos a seguir. Texto 1 Se um certo homem vem a ter cem ovelhas e uma delas se perder, no deixar ele as noventa e nove sobre os montes e ir procura daquela que se perdeu? E, se por acaso a encontrar, certamente vos digo que se alegrar mais com ela do que com as noventa e nove que no se perderam. Do mesmo modo, no algo desejvel para meu Pai, que est no c u, que perea um destes pequenos. (Tradu o do Novo Mundo das Sagradas Escrituras. Mateus 18:12.) Texto 2 Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque, quanto mais tenho delinqido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um s gemido, Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida, e j cobrada Glria tal, e prazer to repentino Vos deu, como afirmais na Sacra Histria: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada Cobrai-a, e no queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria. (Gregrio de Matos. Poesia Barroca. So Paulo: Melhoramentos.)

57. A idia do Texto 1, qual Gregrio de Matos recorre, corresponde

A. B. C. D. E.

preocupao de Deus com todos os que seguem os seus ensinamentos. ira que Deus mostra em rela o aos que pecam e deixam de seguir o caminho divino. expiao dos pecados para aqueles que ferem os ensinamentos do Criador. exaltao da sabedoria de Deus, que exclui da salvao os que se desviam do santo caminho. preocupao especial de Deus com os que pecam e desviam-se do caminho divino.

58. O verbo destacado no Texto 1 significa

A. B. C. D. E.

morra. sofra. se perca. peque. padea.

59. Pode-se entender, pela leitura dos dois tercetos do poema, que o poeta

A. B. C. D. E.

reconhece seus pecados, mas no se arrepende deles, raz o pela qual acredita que no ser salvo. conversa com o Senhor, explicando-lhe que uma ovelha to importante quanto as demais e, por isso, merece a salvao. suplica pela salvao divina, pois est arrependido de todos os pecados que cometeu durante a sua vida. argumenta, chantageando o Senhor, pois, se Ele no o salvar, entrar em contradio com a Sagrada Escritura. submete-se vontade de Deus, deixando que Ele decida se o salva ou no.

60. Nos dois ltimos versos da primeira estrofe, as palavras em destaque estabelecem entre as oraes uma relao de

A. B. C. D. E.

conformidade. proporo. contraste. concluso. tempo.

61. Sobre Gregrio de Matos, correto afirmar que

A. B.

se insere no Arcadismo brasileiro, ao qual imprimiu caractersticas barrocas, por ser um poeta de transio. pertenceu ao Barroco brasileiro e tematizou, sobretudo, a natureza mineira.

C. D. E.

pertenceu ao Barroco brasileiro e sua veia crtica valeu -lhe a alcunha de "Boca do Inferno". se insere no Barroco brasileiro e sua produo literria abrange, basicamente, textos em prosa. narra, nos seus poemas de contestao social, episdios da Inconfid ncia Mineira, da qual participou.

Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 62 e 63. Incontestvel representante do bom gosto, a escritora e colunista Danuza Le o no tem vergonha de aplaudir o Show do Milh o. (...) Da mesma franqueza de Danuza comunga o publici-trio Roberto Justus. "A atrao educa quem no teve acesso quelas informaes e diverte quem quer testar seus conhecimentos", argumenta. (Telejornal. O Estado de S. Paulo. 03/09/2000, p. T8-T9.) 62. Seguindo as convenes da norma culta, a orao destacada no texto pode ser substituda por:

A. B. C. D. E.

Quem no teve-lhe acesso. Quem no as teve acesso. Quem no teve-as acesso. Quem no teve acesso a elas. Quem no teve-lhes acesso.

63. Assinale a alternativa correta quanto crase.

A. B. C. D. E.

A atrao educa quem no teve acesso outras informaes. A atrao educa quem no teve acesso umas informaes. A atrao educa quem no teve acesso s informaes. A atrao educa quem no teve acesso essas informaes. A atrao educa quem no teve acesso algumas informaes.

Leia os versos a seguir para responder questo de nmero 64. Multipliquei-me, para me sentir, Para me sentir, precisei sentir tudo, Transbordei-me, no fiz seno extravasar-me. 64. Nos versos acima, o poeta expressa a sua necessidade de conhecer o Universo alm da contingncia individual. Para isso, ele recorreu aos heternimos e desdobrou -se em personalidades. Trata-se de

A. B. C. D. E.

Fernando Pessoa. Lus Vaz de Cam es. Camilo Castelo Branco. Alexandre Herculano. Ea de Queirs. MATEMTICA

65. Duas empresas de nibus mantm horrios fixos e regulares de sada. Os nibus da empresa A saem de hora em hora com destino a Ribeir o Preto, enquanto os nibus da empresa B saem de 35 min em 35 min com destino a Campinas. Se s 8 horas de hoje partiu um nibus com destino a Ribeiro Preto (A) e outro com destino a Campinas (B), a prxima coincidncia ocorrer s

A. B. C. D. E.

11:15 h. 12:45 h. 13:30 h. 15:00 h. 20:00 h.

66. O primeiro rob resultado de filmes de fico cient fica chamava-se "TOBOR", nome este originado pela inverso da palavra "ROBOT". Seguindo os princ pios da contagem, o nmero de anagramas distintos, utilizando as cinco letras que formam estas palavras,

A. B. C. D. E.

30. 40. 60. 120. 240.

67. O conjunto soluo do sistema formado pelas equaes y = 6x e y = 3x 2

Potrebbero piacerti anche