Sei sulla pagina 1di 30

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA AFO E ORAMENTO

PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA Prof. ERICK MOURA Estimados(as) Concurseiros(as), Sou Erick Moura, moro em Braslia e tenho 38 anos. Estou no servio pblico federal desde fevereiro de 1988, quando ingressei na Marinha do Brasil, por meio de concurso pblico prestado para o Colgio Naval. Graduei-me em Cincias Navais, pela Escola Naval, no ano de 1994. Nesses mais de 22 anos de servio pblico, o estudo sempre foi presente em minha vida. Assim, no poderia deixar de ser diferente o gosto pelo desafio dos Concursos Pblicos nos quais colecionei sucessos ao longo de minha trajetria. Atualmente, aps alguns concursos prestados, estou na Controladoria-Geral da Unio - CGU, onde exero o cargo de Analista de Finanas e Controle, considerado um dos cargos Top 5 do servio pblico federal. Aps algum tempo em exerccio na CGU, decidi contribuir para as pessoas que ainda no obtiveram xito em alcanar a aprovao em um concurso pblico. Desta forma, iniciei trabalhos de coordenao em renomados cursos preparatrios de Braslia e do Rio de Janeiro, onde convivi com candidatos e professores, muitos destes autores de livros nos quais estudei. Neste convvio aprendi muito com todos, principalmente com os alunos, e vi o quanto importante o auxlio de algum que queira efetivamente contribuir. Durante essa experincia gratificante, recebi da famlia, dos amigos, dos alunos, dos professores e dos diretores de cursos um grande incentivo para iniciar uma nova trajetria: ministrar aulas. Assim, avalio que chegada a nossa hora de fazermos um trabalho de colaborao, em uma via de duas mos, onde estaremos juntos na busca de um objetivo: aprender a fazer prova. Isso mesmo! Concurseiro(a) no precisa aprender a matria, precisa aprender a FAZER A PROVA DE DETERMINADA MATRIA!

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA bom que o(a) Concurseiro(a) se conscientize de outra regra bsica: NO PODE BRIGAR COM A BANCA ! Torne-a sua amiga. Veja suas tendncias de abordagens. No seja teimoso em deixar que sua viso seja a mais brilhante de todas, pois preciso ter humildade ao se fazer uma prova de concurso pblico. Ento, humildemente me proponho a iniciar um trabalho com vocs em AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC. Aceitam o convite? Desencane de vez com essa matria ! Nosso Curso ser baseado nos ltimos editais da FCC, especialmente os do TRT 9-REGIO, do TRE-AM e do TRF 4 REGIO e abranger os conhecimentos relacionados a todas as reas dos concursos para tribunais dos ltimos anos. A sequncia de nossas aulas adequou-se melhor didtica para compreenso do assunto. E para melhorar nosso curso, inclumos alguns temas em funo dos editais mais recentes da FCC. Desta forma, espero colaborar conhecimento compatvel para esse concurso. para a aquisio de um

Ao todo sero sete aulas, alm desta Aula Demonstrativa, uma a cada semana, cuja programao ser a seguinte: AULA DEMONSTRATIVA Conceitos Bsicos de AFO. Conceito, estgios e classificao econmica da Receita Pblica. AULA 1 07/06/2010 - Conceito, estgios e classificao econmica da Despesa pblica. AULA 2 14/06/2010 - Fundamentos de AFO na CF, Conceitos de Oramento Pblico. Oramento Pblico: elaborao, acompanhamento e fiscalizao. Crditos adicionais, especiais, extraordinrios, ilimitados e suplementares. AULA 3 21/06/2010 - Oramento segundo a Constituio de 1988: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Oramentrias e Financeiras - LDO e Lei Oramentria Anual -LOA. AULA 4 28/06/2010 - Processo oramentrio. Mtodos, tcnicas e instrumentos do Oramento Pblico. Normas legais aplicveis ao Oramento Pblico.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA AULA 5 - 05/07/2010 - Consideraes sobre a Execuo Oramentria e Financeira. AULA 6 12/07/2010 - Receita pblica: fontes; dvida ativa. Despesa pblica: Suprimento de fundos, Restos a Pagar, Despesas de exerccios anteriores. A conta nica do Tesouro. SIDOR, SIAFI. AULA 7 19/07/2010 - Princpios oramentrios. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000): princpios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo oramentrio; limites para despesas de pessoal; limites para a dvida; mecanismos de transparncia fiscal; Do planejamento; Da Despesa Pblica; Da Transparncia, Controle e Fiscalizao. Todos prontos? Ento vamos nessa! Antes, uma pequena introduo.

INTRODUO

Erick, afinal, do que a disciplina FINANCEIRA E ORAMENTRIA AFO trata ?

ADMINISTRAO

Vamos definir o que AFO antes de iniciarmos o assunto? Ento... Em sntese, a disciplina AFO intrinsecamente relacionada ao Direito Financeiro e s atividades financeiras do Estado. Erick, do que Direito Financeiro trata ? Segundo Luiz Emydio F. da Rosa Jnior, ele o "ramo do Direito Pblico que estuda o ordenamento jurdico das finanas do Estado e as relaes jurdicas decorrentes de sua atividade financeira e que se estabeleceram entre o Estado e o particular". Outra tica a de que ele representa o estudo dos princpios jurdicos da atuao estatal relativos obteno de recursos financeiros para o financiamento das despesas pblicas. A autonomia do Direito Financeiro no Brasil reconhecida na CF/88, tendo em vista o disposto no art. 24, incisos e pargrafos, no art. 30, I e II, e nos arts. 145 a 169.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Ok, ERICK, mas e a Atividade Financeira do Estado? Bem, o Estado necessita de numerrio para atender s suas necessidades de realizar obras e prestar servios sociedade, certo? Da, em uma tica inicial, a atividade financeira do Estado, que se desdobra em receita, despesa, oramento e crdito pblico, consiste em obter, aplicar, criar e gerir o dinheiro indispensvel s necessidades, cuja satisfao o Estado assumiu. Ela no objetiva diretamente satisfao de uma necessidade coletiva do Estado, mas cumpre uma funo instrumental de grande valia. Seu desenvolvimento regular condio indispensvel para o desempenho das demais atividades. H mais conceitos e estudos que aprofundam essa definio, mas que no nos interessam para a prova. Coloquei nessa Aula Demonstrativa um tema recorrente em provas de concursos. Ele ser revisto e ampliado posteriormente, mas me permiti antecip-lo, pois um assunto que nos d uma viso razovel da disciplina. A seguir, um pequeno quadro sobre a Atividade Financeira do Estado que facilita e fundamenta boa parte de nossa disciplina.

RECEITA PBLICA
(OBTER RECURSOS)

DESPESA PBLICA
(APLICAR RECURSOS)

ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

CRDITO PBLICO
(CRIAR RECURSOS)

ORAMENTO PBLICO
(GERIR RECURSOS)

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Erick, e a tal disciplina de FINANAS PBLICAS ? Apesar de no constar no edital, muitos alunos me perguntam para passar um conceito geral sobre a disciplina de FINANAS PBLICAS, que se relaciona em parte com AFO. Em sntese, a disciplina FINANAS PBLICAS trata dos gastos do setor pblico, bem como das formas de financiamento desses gastos. Sob um vis econmico, as finanas pblicas so materializadas na chamada poltica fiscal que se constitui, sem dvida, em um dos principais instrumentos disponveis pelo governo para intervir na atividade econmica. Caracteriza-se principalmente pelo aumento ou corte das despesas do governo e pelo aumento ou reduo do nvel de impostos. H mais conceitos e estudos que aprofundam essa definio, mas que no nos interessam para a prova.

AULA DEMONSTRATIVA

ROTEIRO DA AULA TPICOS 1 - Conceitos Bsicos de AFO. Conceito, estgios e classificao econmica da Receita Pblica. 2 - Reviso em Tpicos e Palavras-Chave. 3 Questes desta aula.

1 - Conceitos Bsicos de AFO. Conceito, estgios e classificao econmica da Receita Pblica. A primeira parte deste captulo, conceitos bsicos de AFO, j foi apresentada na introduo desta AULA DEMONSTRATIVA. Em relao aos temas relacionados Receita Pblica, vamos iniciar com algumas consideraes.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Como esse assunto amplo vamos abordar esse tpico na linha da classificao das Receitas e Despesas Pblicas segundo a finalidade, a natureza e o agente.

1.1 - RECEITAS PBLICAS - CONCEITOS Iremos iniciar a abordagem deste curso pelo conceito e pelas classificaes de RECEITAS PBLICAS, segundo a doutrina. Segundo o Manual de Procedimentos de Receitas Pblicas da STN:

1.1.1 - CONCEITO ENFOQUE PATRIMONIAL Receita um termo utilizado mundialmente pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Por esse enfoque, as receitas podem ser classificadas em: Receitas Pblicas aquelas auferidas pelos entes pblicos; Receitas Privadas aquelas auferidas pelas entidades privadas.

1.1.2 - CONCEITO ENFOQUE ORAMENTRIO Receita, pelo enfoque oramentrio, so todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental.

1.1.3 - CLASSIFICAES DA RECEITA PBLICA De acordo com a doutrina, a Receita Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. 1.1.3.1 - Quanto natureza: a classificao que estabelece a utilizao ou no para o financiamento dos dispndios do setor pblico.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA a) Receitas Extraoramentrias: conforme nico do art. 3 da Lei n 4.320/64, a melhor definio seria a de que so entradas compensatrias no ativo e no passivo financeiros. Alm desta definio, podemos considerar que elas so ingressos financeiros de carter meramente temporrio e que no tenham como foco o financiamento da execuo de despesas pblicas. Ex. de Receitas Extraoramentrias: caues recebidas em dinheiro; recebimento de depsitos judiciais; emisses de papel-moeda; ingressos provenientes de antecipao de Receita Oramentria (ARO). b) Receitas Oramentrias: simplificando o assunto, seriam as que no so extraoramentrias. No apenas o conceito de que so as que esto no oramento, mas sim a ideia de que todo e qualquer ingresso que tem como objetivo o financiamento dos dispndios oramentrios. Observe que no Art. 57 da Lei n 4.320/64 definiu-se que Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 3 desta lei sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Ex. de Receitas Oramentrias: Receitas Tributrias, Receitas de Contribuies, Receitas Patrimoniais (essas 3 na categoria econmica Corrente), bem como as Receitas de Alienao de Bens e as Receitas de Operaes de Crdito (essas 2 na categoria econmica de Capital). IMPORTANTE! Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentria de Capital. Ok Erick, mas o que so receitas Intra-oramentrias? Esse conceito adveio de uma definio nova adotada pela Portaria Interministerial STN/SOF n 338, de 26 de abril de 2006. As receitas intra-oramentrias so ingressos provenientes do pagamento das despesas realizadas na aplicao direta devido a uma eventual operao entre rgos, fundos e entidades integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social. 7 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Assim, ao se consolidarem as contas pblicas, essas despesas e receitas so identificadas, a fim de se evitarem as duplas contagens decorrentes de sua incluso no oramento. Esse artifcio contbil faz com que as classificaes intraoramentrias no constituam novas categorias econmicas de receita. Na verdade, tm a mesma funo da receita original, s que se diferem pelo fato de se destinarem ao registro de receitas provenientes de rgos que pertencem ao mesmo oramento. Exemplificamos para vocs: Suponhamos que a Imprensa Nacional publique determinado edital de licitao do Ministrio da Defesa no Dirio Oficial da Unio. Esse servio cobrado, claro. Quando ela recebe pelo servio prestado ao Ministrio, estamos diante de uma receita intra-oramentria para a Imprensa Nacional. De outro lado, a contrapartida uma despesa intra-oramentria por parte do Ministrio da Defesa. 1.1.3.1.1 - CLASSIFICAO ECONMICA DA RECEITA: RECEITAS CORRENTES E RECEITAS DE CAPITAL Segundo o 4 do art. 11 da Lei n 4.320/64, as RECEITAS CORRENTES compreendem: RECEITA TRIBUTRIA Impostos Taxas Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA DICA Para ajudar a guardar, vamos a um famoso bizu: TCPAISTransOu

No mesmo pargrafo 4 do art. 11, definem-se como RECEITAS DA CAPITAL: OPERAES DE CRDITO ALIENAO DE BENS (DE CAPITAL) AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

DICA Outro bizu para ajudar a guardar: AOAmorTransOu

1.1.3.2 - Quanto ao poder de tributar: Referem-se s Receitas Pblicas de acordo com o PODER DE TRIBUTAR previsto na CF/88, ou seja, abrangem as Receitas Pblicas conforme a competncia tributria de cada ente da Federao. Dividem-se em: a) Federal. Ex.: Imposto sobre importao de produtos estrangeiros (II), Imposto sobre produtos industrializados (IPI), Contribuio de interveno no domnio econmico, etc. b) Estadual. Ex.: Imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA), Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior (ICMS), etc.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA c) Municipal. Ex.: Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), Contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, etc.

1.1.3.3 - Quanto coercitividade ou classificao Alem ou quanto origem: a classificao de Receitas Pblicas que decorre do poder de coero do Estado, ou seja, do seu Poder de Imprio. Dividem-se em: a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico: so as que derivam do poder impositivo da soberania do Estado sobre o patrimnio alheio, ou seja, unilateral e obriga o particular a contribuir e pagar determinado valor. Tambm compreendem o conceito de que so caracterizadas pelo constrangimento legal para sua arrecadao. Nesta classificao, Estado e particular se encontram patamares distintos, onde a coercitividade do Estado prevalece. em

Para reforar essa classificao, o Art. 9 da Lei n 4.320/64, reafirma essa classificao ao dizer que: Tributo a receita derivada instituda pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. Ex.: Receitas provenientes compulsrios e de contribuies sociais. de impostos, de emprstimos

b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado: so as que se originam de atos negociais, onde o Estado no exerce o seu Poder de Imprio, pois Estado e particular se encontram em um mesmo patamar. Em sntese, tambm so as Receitas Pblicas originadas do uso de bens e de empresas de propriedade do Estado, em sua atuao como produtor de bens e servios.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

10

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Tambm entendida como aquela que provm da explorao, pelo Estado, da atividade econmica e correspondem s receitas que resultam do domnio privado do Estado. Ex.: Receitas provenientes da alienao de bens e de aluguis recebidos pelo Estado. 1.1.3.4 - Quanto afetao patrimonial: a classificao que observa se houve ou no alterao na situao lquida patrimonial do Estado. a) Efetivas: so as Receitas Pblicas em que o Estado enriquece em razo de um ingresso no qual no h contrapartida de aumento do passivo ou de reduo do ativo, o que faz o patrimnio estatal alterar positivamente sua situao lquida. Ex.: ingressos provenientes de impostos, de aluguis, de multas. b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial: neste caso, so as que no alteram a situao lquida de determinado patrimnio estatal, ou seja, so meras permutaes contbeis relacionadas ao ingresso de disponibilidades no Caixa pblico. As Receitas Pblicas No-Efetivas correspondem a ingressos ou alteraes nas partes que constituem o patrimnio lquido do ente estatal e que nada acrescentam na situao lquida patrimonial. Ex.: ingressos provenientes da contratao de operaes de crdito (entrada de $ no Caixa, mas gerou-se uma obrigao, que uma dvida), venda de um bem pblico (entrada de $ no Caixa, mas gerou-se a perda do bem), etc. 1.1.3.5 - Quanto regularidade ou durao: Classificao que se refere disposio de tempo simtrica ou no em relao a um exerccio financeiro. a) Ordinria: a Receita Pblica que se obtm regularmente em cada exerccio financeiro, com caractersticas de continuidade e que correspondem a ingresso permanente de valores nos cofres pblicos. Ex.: Receitas de tributos. b) Extraordinria: aquela obtida de forma espordica e que no apresentam carter de continuidade. excepcional,

Ex.: Receitas de alienao de bens, receitas obtidas de doaes. 11 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA c) Municipal. Ex.: Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), Contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, etc.

1.1.3.3 - Quanto coercitividade ou classificao Alem ou quanto origem: a classificao de Receitas Pblicas que decorre do poder de coero do Estado, ou seja, do seu Poder de Imprio. Dividem-se em: a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico: so as que derivam do poder impositivo da soberania do Estado sobre o patrimnio alheio, ou seja, unilateral e obriga o particular a contribuir e pagar determinado valor. Tambm compreendem o conceito de que so caracterizadas pelo constrangimento legal para sua arrecadao. Nesta classificao, Estado e particular se encontram patamares distintos, onde a coercitividade do Estado prevalece. em

Para reforar essa classificao, o Art. 9 da Lei n 4.320/64, reafirma essa classificao ao dizer que: Tributo a receita derivada instituda pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. Ex.: Receitas provenientes compulsrios e de contribuies sociais. de impostos, de emprstimos

b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado: so as que se originam de atos negociais, onde o Estado no exerce o seu Poder de Imprio, pois Estado e particular se encontram em um mesmo patamar. Em sntese, tambm so as Receitas Pblicas originadas do uso de bens e de empresas de propriedade do Estado, em sua atuao como produtor de bens e servios.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

10

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Exemplificando: A SOF, entre outras informaes, prev, junto com os subsdios apresentados pela RFB, a receita de determinado exerccio financeiro e a coloca na proposta oramentria anual. Iniciado o exerccio, a RFB faz o lanamento, por exemplo, do IR devido de determinado contribuinte. Este vai ao banco (na prtica retido na fonte) para concretizar a arrecadao da receita pblica. Por fim, o banco deste contribuinte encaminha o valor desta receita pblica arrecadada Conta nica do Tesouro.

Comentrios adicionais sobre estgios da receita: Lanamento - o ato administrativo que busca liquidar a obrigao tributria, por meio da identificao do fato gerador ocorrido, onde se determina o sujeito passivo, mensura-se a base de clculo e se verifica a aplicao de alquota; - Desta forma, individualizam-se os contribuintes e se discriminam a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada contribuinte.

Arrecadao - Ocorre quando os contribuintes comparecem junto aos agentes arrecadadores (pblicos ou privados), com vistas liquidao de suas obrigaes perante o Estado; - Corresponde ao recebimento do imposto do contribuinte pelas reparties competentes e est sob a imediata fiscalizao das respectivas chefias. Manifesta-se em forma de dinheiro, conforme previsto nas leis e nos regulamentos em vigor. - um procedimento em que, aps o estgio do lanamento dos respectivos tributos, ocorre o recolhimento aos cofres pblicos; - Consiste basicamente em cobrar os tributos, receb-los e guardar o numerrio respectivo; - Os tipos de arrecadao se classificam em: => Direta: por coleta, por unidades administrativas e por via bancria. => Indireta: arrendamento, reteno na fonte e estampilha. Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br 13

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Recolhimento - Ocorre quando os agentes arrecadadores (pblicos ou privados) fazem diariamente a entrega do que fora arrecadado para a Conta nica do Tesouro Nacional; - a remessa das receitas arrecadadas pelos agentes administrativos ou pelos bancos autorizados ou Banco do Brasil para crdito do na Conta nica do Tesouro Nacional. CAIU NA PROVA ! 1 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como a) corrente e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) ordinria e extraordinria. d) originria e patrimonial. e) financeira e patrimonial. Comentrios: O gabarito a alternativa (b). Vamos montar um quadro com a correspondncia das classificaes. ALTERNATIVA A B C D CLASSIFICAO ECONMICA QUANTO NATUREZA QUANTO REGULARIDADE OU DURAO ORIGINRIA: QUANTO COERCITIVIDADE PATRIMONIAL: CORRENTE) ECONMICA (RECEITA

FINANCEIRA: ECONMICA ( A RECEITA DE JUROS QUE UMA RECEITA CORRENTE) PATRIMONIAL: CORRENTE) ECONMICA (RECEITA

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

14

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA 2 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como a) derivada. b) oramentria. c) ordinria. d) corrente. e) originria. Comentrios: O gabarito a alternativa (c). Quanto REGULARIDADE OU DURAO, as RECEITAS PBLICAS se classificam em: a) Ordinria b) ExtraordinriA 3 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) A receita pblica obtida pelo Estado, resultante do seu poder de tributar o patrimnio da coletividade, segundo a classificao doutrinria, denomina-se: a) derivada. b) ordinria. c) originria. d) patrimonial. e) industrial. Comentrios: O gabarito a alternativa (a). Em relao ao coercitividade ou classificao Alem classificao quanto origem, as receitas pblicas se classificam em: ou

a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico so as que derivam do poder impositivo da soberania do Estado sobre o patrimnio alheio, ou seja, unilateral e obriga o particular a contribuir e pagar determinado valor. www.pontodosconcursos.com.br 15

Prof. Erick Moura

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado so as que se originam de atos negociais, onde o Estado no exerce o seu Poder de Imprio, pois Estado e particular se encontram em um mesmo patamar.

4 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado a) recolhimento. b) arrecadao. c) previso. d) lanamento. e) fixao. Comentrios: O gabarito a alternativa (d). Relembrando.... ESTGIOS DA RECEITA PBLICA Previso o planejado pela Fazenda Pblica; Lanamento ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta (art. 56 da Lei n 4.320/64); Arrecadao ato em que os contribuintes comparecem junto aos agentes arrecadadores e liquidam seus compromissos perante ao Tesouro (arts. 35 e 55 da Lei n 4.320/64); Recolhimento - ato em que os agentes arrecadadores transferem o produto da arrecadao Conta nica do Tesouro, tornando-o disponvel para o Tesouro.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

16

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Por fim, cabe um comentrio sobre a FIXAO. Esta se refere a um dos ESTGIOS DA DESPESA PBLICA, conforme veremos nas prximas aulas.. 5 - (FCC / ANALISTA JUDICIRIO / TRF 5 REGIO / 2008) A Receita pblica classifica-se em dois grupos denominados receitas: a) correntes e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) patrimonial e extra-oramentria. d) patrimonial e tributria. e) oramentria e de capital.

Comentrios: O gabarito a alternativa (b). No item (a), as Receitas Correntes e de Capital correspondem classificao econmica das receitas oramentrias. No item (b), em termos doutrinrios, a Banca adotou o pensamento minoritrio de Joo Anglico que classifica a RECEITA PBLICA em 2 grupos: RECEITA ORAMENTRIA RECEITA EXTRAORAMENTRIA Nos demais itens, vamos classificar sinteticamente cada uma das receitas. PATRIMONIAL: Receita Corrente, ou econmica das receitas oramentrias seja, classificao classificao das receitas

TRIBUTRIA: Receita Corrente, ou seja, econmica das receitas oramentrias DE CAPITAL: oramentrias Classificao econmica

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

17

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA 6 - (FCC / TCNICO DE ORAMENTO / MPU / 2007) Os estgios da receita pblica so, em ordem cronolgica, a) lanamento, previso, recolhimento e arrecadao. b) lanamento, previso, arrecadao e recolhimento. c) previso, lanamento, recolhimento e arrecadao. d) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. e) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. Comentrios: O gabarito a alternativa (d). Os estgios da receita so o PLAR (de acordo com a doutrina) ou LAR (de acordo com os arts. 53, 55 e 56 da Lei n 4.320/64). Assim, temos, na sequncia cronolgica, Previso => Lanamento => Arrecadao => Recolhimento

7 - (FCC / TCNICO JUDICIRIO / TRF 1 REGIO / 2006) A receita pblica percorre fases claramente identificadas de procedimentos administrativos e contbeis. Pode-se afirmar que a proposio est a) parcialmente correta, claramente identificadas. visto que, embora existam etapas, no so

b) correta, sendo que as fases so: lanamento, arrecadao e recolhimento. c) correta, pois a receita percorre a etapa de liquidao, contribuio e recolhimento. d) incorreta, dado o fato que o regime de caixa o que determina a contabilizao da receita. e) parcialmente incorreta, pois as fases distinguem-se contabilmente e no administrativamente. Comentrios: O gabarito a alternativa (b). Os ESTGIOS DA RECEITA PBLICA administrativos com reflexos contbeis. correspondem a atos

Observe que a Banca nesta questo adotou os estgios previstos na Lei n 4.320/1964. 18 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA 8 - (FCC / ANALISTA JUDICIRIO / TRE RN / 2005) A receita pblica classificada em dois grupos: a) patrimonial e servios. b) patrimonial e tributria. c) servios e tributria. d) oramentria e tributria. e) oramentria e extra-oramentria. Comentrios: O gabarito a alternativa (e). Observe mais uma vez que a FCC adotou o pensamento minoritrio de Joo Anglico que classifica a RECEITA PBLICA em 2 grupos: RECEITA ORAMENTRIA RECEITA EXTRAORAMENTRIA

9 - (FCC / ASSESSOR JURDICO / TCE PI / 2002) A respeito de receita pblica correto afirmar que as receitas a) correntes so as provenientes de realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. b) derivadas so as provenientes agropecuria, industrial e de servios. de receitas tributrias, patrimonial,

c) derivadas advm da explorao, pelo Estado, da atividade econmica. d) originrias caracterizam-se pelo constrangimento arrecadao, como exemplo, os tributos. legal para sua

e) podem ser compreendidas como todo o ingresso de recursos financeiros ao tesouro nacional, com ou sem contrapartida no passivo e independentemente de aumento de capital. Comentrios: O gabarito a alternativa (e). Observe a troca de conceitos em cada alternativa. Antes, cabe o registro de que no item (e) temos associado o conceito de RECEITAS ORAMENTRIAS E EXTRAORAMENTRIAS.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

19

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA CORREO DOS ITENS ITEM A CORREO DE CAPITAL so as provenientes de realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. CORRENTES so as provenientes de receitas tributrias, patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. ORIGINRIAS advm da explorao, pelo Estado, da atividade econmica. DERIVADAS caracterizam-se pelo constrangimento legal para sua arrecadao, como exemplo, os tributos.

10 - (FCC / SUBPROCURADOR / TCE SE / 2002) No que concerne classificao da receita pblica, correto afirmar que na Lei n 4.320/64 a) a receita tributria instituda pelas entidades estatais e autrquicas, compreendendo os impostos, as taxas e as tarifas. b) so receitas correntes as receitas tributrias, patrimonial, industrial e diversas. c) so receitas correntes as provenientes de recursos financeiros oriundos de constituio de dvida. d) so receitas de capital as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras. e) so receitas correntes as provenientes da converso, em espcie, de bens e direitos. Comentrios: O gabarito a alternativa (b). Vamos corrigir os itens: Item (a) Receita Tributria aquela instituda pela Unio, pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies de melhoria, nos termos da Constituio e das leis vigentes em matria financeira.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

20

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Item (b) As Receitas Correntes correspondem ao nosso mnemnico TCPAISTransOu, onde DIVERSAS, no contexto da questo, corresponde a OUTRAS RECEITAS CORRENTES. Item (c) As RECEITAS DE CAPITAL so as provenientes de realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas Item (d) So RECEITAS CORRENTES as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras. Item (e) - So RECEITAS DE CAPITAL as provenientes da converso, em espcie, de bens e direitos. Como combinamos, depois iremos colocar as questes sem os comentrios. O gabarito estar ao final. hora da nossa Reviso!

2 REVISO EM TPICOS E PALAVRAS-CHAVE.

A partir deste momento vamos revisar a aula por meio de quadros sinticos ou colocao de tpicos e palavras-chave. RECEITAS PBLICAS - CONCEITOS ENFOQUE PATRIMONIAL Evidencia a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. Receitas Pblicas aquelas auferidas pelos entes pblicos. ENFOQUE ORAMENTRIO Todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

21

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA CLASSIFICAES DA RECEITA PBLICA QUADRO SINTICO 1 - Quanto natureza: a) Receitas Extraoramentrias b) Receitas Oramentrias 2 - Quanto ao poder de tributar: a) Federal b) Estadual c) Municipal 3 - Quanto coercitividade ou classificao Alem ou quanto origem: a) Receitas Derivadas ou Receitas de Economia Pblica ou Receitas de Direito Pblico b) Receitas Originrias ou Receitas de Economia Privada ou Receitas de Direito Privado 4 - Quanto afetao patrimonial: a) Efetivas b) No-Efetivas ou por permutao patrimonial ou por mutao patrimonial 5 - Quanto regularidade ou durao: a) Ordinria b) Extraordinria

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

22

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA IMPORTANTE! 1) Somente as Receitas Oramentrias e Intra-oramentrias (e no as Receitas Pblicas) so classificadas em Categorias Econmicas, ou seja, Receita Oramentria/Intra-oramentria Corrente e Receita Oramentria/Intra-oramentria de Capital. 2) Quais os principais sentidos do termo Receita Pblica ? AMPLO = simples entradas, ingressos ou recolhimentos de disponibilidades nos cofres do Estado com ou sem contrapartida no passivo ou devoluo por parte de terceiros. RESTRITO = entradas de disponibilidades ou direitos, sem existir a devoluo a posteriori, o que faz se incorporar de forma definitiva ao patrimnio. RECEITAS CORRENTES compreendem: RECEITA TRIBUTRIA Impostos Taxas Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES

DICA Para ajudar a guardar, vamos a um famoso bizu: TCPAISTransOu


Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

23

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA RECEITAS DA CAPITAL so: OPERAES DE CRDITO ALIENAO DE BENS (DE CAPITAL) AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

DICA Outro bizu para ajudar a guardar: AOAmorTransOu

Os estgios da receita so o PLAR (de acordo com a doutrina) ou LAR (de acordo com os arts. 53, 55 e 56 da Lei n 4.320/64).

Previso o planejado pela Fazenda Pblica; Lanamento ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta (art. 56 da Lei n 4.320/64); Arrecadao ato em que os contribuintes comparecem junto aos agentes arrecadadores e liquidam seus compromissos perante ao Tesouro (arts. 35 e 55 da Lei n 4.320/64); Recolhimento - ato em que os agentes arrecadadores transferem o produto da arrecadao Conta nica do Tesouro, tornando-o disponvel para o Tesouro.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

24

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA 3 Questes desta Aula.

1 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como a) corrente e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) ordinria e extraordinria. d) originria e patrimonial. e) financeira e patrimonial. 2 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como a) derivada. b) oramentria. c) ordinria. d) corrente. e) originria. 3 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) A receita pblica obtida pelo Estado, resultante do seu poder de tributar o patrimnio da coletividade, segundo a classificao doutrinria, denomina-se: a) derivada. b) ordinria. c) originria. d) patrimonial. e) industrial. 4 - (FCC / ANALISTA DO MINISTRIO PBLICO / MPE-SE / 2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

25

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA a) recolhimento. b) arrecadao. c) previso. d) lanamento. e) fixao. 5 - (FCC / ANALISTA JUDICIRIO / TRF 5 REGIO / 2008) A Receita pblica classifica-se em dois grupos denominados receitas: a) correntes e de capital. b) oramentria e extra-oramentria. c) patrimonial e extra-oramentria. d) patrimonial e tributria. e) oramentria e de capital. 6 - (FCC / TCNICO DE ORAMENTO / MPU / 2007) Os estgios da receita pblica so, em ordem cronolgica, a) lanamento, previso, recolhimento e arrecadao. b) lanamento, previso, arrecadao e recolhimento. c) previso, lanamento, recolhimento e arrecadao. d) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. e) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. 7 - (FCC / TCNICO JUDICIRIO / TRF 1 REGIO / 2006) A receita pblica percorre fases claramente identificadas de procedimentos administrativos e contbeis. Pode-se afirmar que a proposio est a) parcialmente correta, claramente identificadas. visto que, embora existam etapas, no so

b) correta, sendo que as fases so: lanamento, arrecadao e recolhimento. c) correta, pois a receita percorre a etapa de liquidao, contribuio e recolhimento. d) incorreta, dado o fato que o regime de caixa o que determina a contabilizao da receita. e) parcialmente incorreta, pois as fases distinguem-se contabilmente e no administrativamente.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

26

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA 8 - (FCC / ANALISTA JUDICIRIO / TRE RN / 2005) A receita pblica classificada em dois grupos: a) patrimonial e servios. b) patrimonial e tributria. c) servios e tributria. d) oramentria e tributria. e) oramentria e extra-oramentria. 9 - (FCC / ASSESSOR JURDICO / TCE PI / 2002) A respeito de receita pblica correto afirmar que as receitas a) correntes so as provenientes de realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. b) derivadas so as provenientes agropecuria, industrial e de servios. de receitas tributrias, patrimonial,

c) derivadas advm da explorao, pelo Estado, da atividade econmica. d) originrias caracterizam-se pelo constrangimento arrecadao, como exemplo, os tributos. legal para sua

e) podem ser compreendidas como todo o ingresso de recursos financeiros ao tesouro nacional, com ou sem contrapartida no passivo e independentemente de aumento de capital. 10 - (FCC / SUBPROCURADOR / TCE SE / 2002) No que concerne classificao da receita pblica, correto afirmar que na Lei n 4.320/64 a) a receita tributria instituda pelas entidades estatais e autrquicas, compreendendo os impostos, as taxas e as tarifas. b) so receitas correntes as receitas tributrias, patrimonial, industrial e diversas. c) so receitas correntes as provenientes de recursos financeiros oriundos de constituio de dvida. d) so receitas de capital as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras. e) so receitas correntes as provenientes da converso, em espcie, de bens e direitos.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

27

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA GABARITO 1B 6D 2C 7B 3A 8E 4D 9E 5B 10 - B

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA A) MANUAIS - Manual Tcnico do Oramento MTO; - Manual de Despesa Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.); - Manual de Receita Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.); - Manual de Procedimentos das Receitas Pblicas da Secretaria do Tesouro Nacional - 4 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2007.); - Manual de Demonstrativos Fiscais - 2 Edio (Portaria STN n 462, de 2009.); - Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Pblico - 2 (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2009.);

B) LIVROS

- ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA PARA CONCURSOS AFO DIREITO FINANCEIRO SIMPLIFICADO Fbio Furtado Editora Ferreira 1 Edio; - ORAMENTO PBLICO James Giacomoni Editora Atlas 14 Edio; - AFO & FINANAS PBLICAS - Antnio Dvila Jr. Editora FDK 1 Edio; - GESTO DE FINANAS PBLICAS Claudiano Albuquerque, Mrcio Medeiros e Paulo Henrique Feij Editora Gesto Pblica - 2 Edio. - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL COMENTADA. Flvio Cruz. Editora Atlas. - COMENTRIOS LEI n 4320. Flvio Cruz. Editora Atlas.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

28

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA - FUNDAMENTOS DE ORAMENTO PBLICO E DIREITO FINANCEIRO. Fernando Lima Gama Jnior. Editora Campus Concursos 1 Edio; - DIREITO FINANCEIRO E ORAMETO PBLICO. Srgio Jund. Editora Campus Concursos 2 Edio; - CONTABILIDADE PBLICA. Joo Anglico. Editora: Atlas 8 Edio.

C) LEGISLAO

- CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Lei n 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. - Decreto-Lei n 200/67 - Dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias. - Decreto n 93.872/86 - Dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. - Lei complementar n 101/01 - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. - Portaria MPOG n 42/1999 - Atualiza a discriminao da despesa por funes de que tratam o inciso I do 1 do art. 2 e 2 do art. 8, ambos da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais, e d outras providncias. - Decreto n 3.590/2000 - Dispe sobre o Sistema de Administrao Financeira Federal e d outras providncias. - Lei n 10.180/2001 - Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e d outras providncias. - Portaria Interministerial STN/MPOG n 163/2001 - Dispe sobre normas gerais de consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e d outras providncias. Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

29

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA DEMONSTRATIVA PROFESSOR: ERICK MOURA Prezados(as) colegas Concurseiros(as), chega ao fim este nosso primeiro contato. Gostaram ? Lembrem-se de que com o corpo e a mente em equilbrio, o sucesso chegar em breve! Coloco-me disposio para eventuais dvidas e sugestes, pois elas sero de muita valia para nosso trabalho em conjunto. Utilizem nosso frum ou email erick@pontodosconcursos.com.br Mos obra e saudaes a todos. Bons estudos ! Erick Moura

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

30

Potrebbero piacerti anche