Sei sulla pagina 1di 6

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

ARTIGO As tenses entre a individualidade e a grupalidade


Lazslo Antonio vila
1

Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto, So Jos do Rio Preto, SP

RESUMO

O presente artigo trata de um tema inarredvel em qualquer discusso, seja terica ou tcnica, sobre os grupos humanos. Por definio, o grupo composto por indivduos, porm no se resume a eles. O grupo uma totalidade, sempre maior do que suas partes, os indivduos. Assim, as tenses entre a individualidade e a grupalidade tanto fazem parte da prpria concepo do que seja o Grupo quanto so parte inerente do manejo tcnico dos grupos. Para fundamentar nossa argumentao recorremos a Freud e a Ren Kas. Palavras-chave: Grupo; Indivduo; Psicanlise; Grupanlise.

The tensions between individuality and groupality


ABSTRACT

The present work deals with an irremovable issue (indispensable theme/topic) in any discussion, both theoretical and technical, about human groups. By definition, the group is composed by individuals, although it cannot be reduced to them. The group is a totality, always greater than its constituent parts, the individuals (always greater than the individuals who constitute its parts). Thus, tensions between individuality and groupality are not only part of the conception of what the Group is, but they are also an inherent part of the technical handling of the groups. In order to give basis for our ideas, we use Freud and Ren Kas. Keywords: Group; Individual; Psychoanalysis; Group-analysis.

Las tensiones entre la individualidad y la grupabilidad


RESUMEN

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 4

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

El presente artculo se refiere a un tema inamovible en cualquier discusin, sea terica o prctica, acerca de los grupos humanos. Por definicin, un grupo es compuesto por individuos, sin embargo no se resume a ellos. Un grupo es una totalidad, es siempre mayor que sus partes, los individuos. As, las tensiones entre la individualidad y la grupabilidad hacen parte tanto a la propia concepcin de lo que es un Grupo; Ya que es parte inherente al manejo tcnico de los grupos. Para fundamentar nuestro argumento recurrimos a Freud y a Ren Kas. Palabras clave: Grupo; Individuo; Psicoanlisis; Grupo-anlisis.

Formar um grupo, seja teraputico, operativo ou de reflexo, envolve um grande nmero de variveis. Objetivos, local, participantes, encaminhamentos, diagnsticos, modelos de interveno etc., vo compor a complexa trama que ir configurar a especificidade daquele grupo. Porm, h certa dimenso fundamental, inerente composio de qualquer grupo, e que se repete necessria e obrigatoriamente: o grupo formado por indivduos e suas relaes, e entre cada indivduo e os demais, assim como entre cada indivduo e o conjunto dos demais, isso , o grupo, ocorrem tenses. De que natureza so essas tenses? Com quais modelos tericos podemos contar para processar uma investigao da origem, do desenvolvimento e das consequncias dessas tenses? Quais so seus desencadeantes? Quais seus componentes? O que motiva o coordenador/terapeuta e o prprio grupo a buscar seus determinantes? Como atuam sobre o coordenador/terapeuta, a nvel contratransferencial, esses processos grupais? Como essas tenses podem funcionar enquanto recurso para a compreenso da dinmica das interaes grupais? O que contribui para o seu esclarecimento e resoluo? Dentre os principais autores que vm contribuindo para a construo da teoria e tcnica da coordenao dos grupos, priorizaremos aqui as concepes originais de Freud e Kas. Esses autores apresentaram diversas ideias e constructos teis para a investigao dos fenmenos grupais e cada um deles se preocupou, ao seu modo, com a natureza das tenses indivduo-grupo. Comecemos por Freud. Sem dvida alguma, o marco zero de qualquer concepo psicanaltica dos grupos o seminal trabalho intitulado Psicologia das Massas e Anlise do Ego, que j foi pormenorizadamente discutido em muitos trabalhos. Cito aqui um comentrio que fiz anteriormente: Fazemos aqui a verso do ttulo em espanhol, que tambm a do ttulo em alemo, porque consideramos que o tradutor ingls, e depois o que verteu para o portugus, utilizou de forma, a nosso ver, inadequada a palavra "Grupo" para traduzir a alem "Massen". O texto freudiano deixa, de forma incontroversa, estabelecido que Freud descreve ora a massa no sentido de multido, ou a massa enquanto instituio, quando fala do Exrcito

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 5

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

e da Igreja... Pensamos que esta uniformizao inadequada, pois reduz a especificidade do conceito "Grupo". (VILA, 2000, p. 46) J na escolha do ttulo, Freud se preocupa com o rigor das conceituaes. Em sua famosa introduo, ele destaca a proximidade da psicologia social ou coletiva com a psicologia individual, dado que todos os processos psquicos da mente individual incluem

necessariamente a referncia ao outro, seja como objeto, como auxiliar, como adversrio ou como modelo (FREUD, 1921 / 1973, Psicologia de las Masas..., p. 2563). Observa-se que essa inerncia bsica, que faz do outro uma parte obrigatria do Eu, j nos remete a uma discusso sobre como, ao se situar num grupo, cada indivduo defronta-se imediatamente com dois grupos: o grupo real, externo, concreto, e outro grupo, tambm real, mas feito de personagens internos, as introjees do sujeito, suas imagos, aquilo que Melanie Klein (KLEIN, 1946/1991) denominou objetos internos e que foi extensamente pesquisado por Enrique Pichon Rivire (1977). Como esses dois grupos se relacionam tem sido objeto de muitas teorizaes na psicanlise dos grupos. Mas retomando o texto freudiano, encontramos a seguinte descrio: "No que diz respeito produo intelectual est, em troca, demonstrando que as grandes criaes do pensamento, as descobertas capitais e as solues decisivas de grandes problemas no so possveis seno ao indivduo isolado que trabalha na solido" (FREUD, 1921, p. 2570) Aps ter assinalado o quanto, na massa, o indivduo pode sofrer efeitos do contgio emocional que o levem a um decrscimo de seu julgamento crtico e de seu controle sobre seus impulsos, Freud vai valorizar essa conjugao entre cada indivduo e o conjunto do qual ele parte integrante: "No entanto, tambm a alma coletiva capaz de dar vida s criaes espirituais de ordem genial, como prova, em primeiro lugar, o idioma e depois os contos populares, o folclore, etc... Haveria, alm disso, de precisar-se o quanto devem o pensador e o poeta aos estmulos da massa e se so realmente mais do que os aperfeioadores de um trabalho anmico no qual os demais colaboram simultaneamente." (p. 2571) Retomando seu texto de 1912, Totem e Tabu, Freud ir discutir a relao entre o lder e o grupo, representantes modernos da horda primitiva, e construir uma ousada hiptese: "Haveremos, pois, de deduzir que a psicologia coletiva a psicologia humana mais antiga. Aquele conjunto de elementos - que isolamos de todo o referente massa para construir (grifo meu) a psicologia individual - no se diferenciou da antiga psicologia coletiva se no mais tarde muito pouco a pouco, e ainda hoje em dia, s parcialmente". (FREUD, 1921, p. 2596) Essa ideia retorna modificada em 1923 no magistral O Ego e o Id:

Os acontecimentos do Ego parecem, a princpio, no ser suscetveis de constituir uma herana, porm quando se repetem com freqncia e intensidade suficientes em indivduos de geraes sucessivas, se transformam, por assim dizer, em acontecimentos do Id, cujas impresses

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 6

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

sero conservadas hereditariamente. Deste modo abriga o Id em si inumerveis existncias do Ego, e quando o Ego extrai do Id seu SuperEgo, no faz, talvez, seno ressuscitar antigas formas do Ego. (El Yo y el Ello, 1923/1973, p. 2716)

Esses dois textos, escritos com um intervalo de apenas dois anos, demonstram a preocupao de Freud em integrar sua compreenso da riqueza do psiquismo, revelada exatamente na transferncia e na participao do indivduo em inmeros grupos, instituies e massas:

Vemos surgir um acmulo de complicaes... Cada indivduo forma parte de vrias massas; se acha ligado, por identificao, em diversas direes, e construiu seu ideal de ego conforme aos mais diferentes modelos. Participa assim de muitas almas coletivas: as de sua raa, sua classe social, sua comunidade religiosa, seu estado, etc., e pode, alm disso, elevar-se at certo grau de originalidade e de independncia. Tais formaes coletivas, permanentes e duradouras, produzem efeitos uniformes. (FREUD, 1921, p. 2600)

Passemos agora para Ren Kas. Em sua obra mais significativa, encontramos:

Grupo nesta obra ir designar a forma e a estrutura paradigmticas de uma organizao de vnculos intersubjetivos, sob o prisma de que as relaes entre vrios sujeitos do Inconsciente produzem formaes e processos psquicos especficos. Essa estrutura intersubjetiva de grupo, as funes que desempenha e as transformaes que nelas se manifestam so perceptveis nos grupos empricos e contingentes. Os grupos empricos formam o quadro de nossas organizaes intersubjetivas organizadas; eles se recortam sobre um fundo de organizaes mais complexas (grupos sociais-histricos, institucionais, familiares) e formam o fundo das figuras intersubjetivas do casal, do par, do trio, por oposio singularidade do sujeito. (...) Grupo ir designar tambm a forma e a estrutura de uma organizao intrapsquica caracterizada por ligaes mtuas entre seus elementos constitutivos e pelas funes que desempenham no aparelho psquico. De acordo com essa perspectiva, o grupo se especifica como grupo interno, competindo pesquisa descrever suas estruturas, funes e transformaes. Na concepo proposta por mim, a grupalidade psquica uma organizao da matria psquica. (KAS, 1997, p. 18)

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 7

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

Essa longa citao permite a apreenso do essencial da concepo kaesiana de que o grupo conforma uma realidade psquica prpria e ao mesmo tempo o aparelho capaz de gerar ao menos uma parte da realidade psquica dos membros do grupo. Assim, o grupo configura uma entidade psquica regida por determinaes e processos prprios capazes de produzir contedo psquico nos participantes. Diz Kas que:

A realidade psquica do nvel de grupo se apia e se modela sobre as estruturas da realidade psquica individual, principalmente sobre as formaes da grupalidade intrapsquica. Estas so transformadas, dispostas e reorganizadas conforme a lgica do conjunto. Disso resultam formaes e processos psquicos que podem ser denominados grupais na medida em s so produzidos pelo agrupamento. O grupo desde ento deve ser pensado como o aparelho dessa transformao da matria psquica, o lugar de sua transmisso. Diremos tambm que os efeitos subjetivos e o valor da realidade psquica do nvel de grupo so constitudos pela contribuio de cada um no grupo, parte constituda daquilo que o individuo coloca, investe, projeta, rejeita e pe disposio no grupo. (KAS, 1977, p. 86)

E mais adiante: No grupo, cada sujeito solicitado nas mltiplas facetas de sua grupalidade psquica, nas suas colocaes fantasmticas, na malha de suas identificaes, de suas relaes de objeto, no seu Eu dividido, plural, multifacetado. (KAS, 1977, p. 104) Vemos, ento, como tanto Freud quanto Kas no apenas insistem na interpenetrao das realidades do grupo e do indivduo, mas tambm nos obrigam a pensar que essas duas entidades fenomnicas constituem, de fato, duas facetas de uma mesma realidade una. Ao coordenador de grupos cabe identificar as contnuas interaes do mundo interno de cada participante do grupo (incluindo a ele mesmo, em sua anlise da contratransferncia) com o mundo externo desses outros significativos que configuram o grupo. Analisar a grupalidade consiste em indagar como o grupo se faz ao se constituir de indivduos e, ao mesmo tempo, como cada indivduo se faz ao se constituir de grupos. Desse modo, podemos inverter a clssica e bvia afirmativa de que o grupo formado por indivduos e dizer, com razo, que o indivduo formado por grupos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 8

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2010, Vol. 11, No. 2, pp. 4-9.

VILA, L. A. A alma do grupo. Pulsional: Revista de Psicanlise, So Paulo, v. 13, n. 136, p. 46-53, 2000. FREUD, S. Psicologia de las masas y analisis del yo. In: FREUD, S. Obras Psicolgicas Completas. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. Original publicado em 1921. FREUD, S. El yo y el ello. In: FREUD, S. Obras Psicolgicas Completas. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1973. Original publicado em 1923. KAS, R. O grupo e o sujeito do grupo. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. PICHON-RIVIRE, E. El proceso grupal. Buenos Aires: Paids, 1977.

Endereo para correspondncia Lazslo Antonio vila E-mail: lazslo@terra.com.br Recebido em 10/06/2011. Aceite final em 01/07/2011.

Lazslo Antonio vila psiclogo, grupoanalista, mestre e doutor pela Universidade de So Paulo. Membro e docente da SPAGESP e do NESME. Livre Docente da Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto, SP.

VILA, L. A. As tenses entre a individualidade e a grupalidade. 9

Potrebbero piacerti anche