Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CARREIRA DE TCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAO
(EDITAL N. 006/PROAD/CGP/2008)

PR-REITORIA ADMINISTRATIVA

CADERNO DE PROVA OBJETIVA

Nome do Candidato

Nmero de Inscrio

Assinatura do Candidato

Coordenao de Exames Vestibulares

INSTRUES
LEIA COM ATENO
1. Este Caderno de Prova, com pginas numeradas de 1 a 10 constitudo de 40 (quarenta) questes objetivas, cada uma com cinco alternativas, assim distribudas: 01 a 10 Lngua Portuguesa 11 a 20 Matemtica 21 a 40 Conhecimentos Especficos 2. Caso o Caderno de Prova esteja incompleto ou tenha qualquer defeito de impresso, solicite ao fiscal que o substitua. 3. Sobre a Marcao da Folha de Respostas
As respostas devero ser, obrigatoriamente, transcritas com caneta esferogrfica de tinta preta no porosa para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para correo. No haver substituio da Folha de Respostas por erro do candidato.

3.1. Para cada questo existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Para a marcao da alternativa escolhida na FOLHA DE RESPOSTAS, pinte completamente o campo correspondente. Exemplo: Suponha que para determinada questo a alternativa C seja a escolhida. N. da Questo A B
C

D E 3.2. Ser invalidada a questo em que houver mais de uma marcao, marcao rasurada ou emendada, ou no houver marcao. 3.3. No rasure nem amasse a FOLHA DE RESPOSTAS. 4. A durao da prova de quatro horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da FOLHA DE RESPOSTAS e coleta de impresso digital. 5. Ser permitida a sada de candidatos da sala de prova somente aps decorridas duas horas e trinta minutos do incio da prova. Nesse caso, o candidato dever entregar, obrigatoriamente, ao fiscal o Caderno de Prova e a Folha de Respostas. 6. O candidato que insistir em sair da sala de prova antes de transcorridas duas horas e trinta minutos do incio da prova dever assinar Termo de Ocorrncia declarando desistncia do Concurso. 7. Ser permitida a sada de candidatos levando o Caderno de Prova somente aps trs horas e trinta minutos do incio da prova. 8. Todos os espaos em branco, neste caderno, podem ser utilizados para rascunho. 9. vedado ao candidato copiar as marcaes feitas na Folha de Respostas. 10. Terminada a prova, o candidato dever, obrigatoriamente, entregar ao fiscal a FOLHA DE RESPOSTAS.

LNGUA PORTUGUESA
INSTRUO: Leia os trechos I e II e responda s questes de 01 a 07. I Pergunta: E os seus dicionrios, o do bvio Ululante e do Anti-Tucans? Resposta: Cada tipo de poder tem uma linguagem. Isso eu comecei a ver com os tucanos, que chamavam aumento de preos de reposio tarifria. Seca virou desconforto hdrico. Pera, n? Isso mascarar a realidade. At hoje no Brasil as pessoas tucanam tudo. As companhias areas falam assim: manuteno preventiva no programada. Pronto, tucanaram o avio bichado. Me mandaram pela internet uma foto de uma desentupidora em Belo Horizonte chamada Rolabosta. Isso a cara do Brasil. Sabe como o nome disso? Anti-tucans.
(Entrevista de Jos Simo. Revista Lngua Portuguesa, Ano II, n 24. So Paulo: Editora Segmento, outubro de 2007.)

II Mais uma do "Macaco Simo" (jornalista Jos Simo). Ele revela que de acordo com a cartilha do Lula - o bvio ululante - prolixo significa aquele companheiro que a favor da taxa do lixo.
(Disponvel em http://www2.uol.com.br/omossoroense/290105/emery.htm. Acesso em 01/08/2008.)

QUESTO 01
Nesses fragmentos, Jos Simo defende que A) os falantes de mesma profisso tm sempre a mesma linguagem. B) a lngua neutra e, portanto, sem interferncia do contexto. C) a escrita e a fala devem ser iguais. D) a linguagem caracteriza o falante e seu grupo. E) os polticos precisam usar uma linguagem formal.

QUESTO 02
Em relao aos termos bvio Ululante e Anti-Tucans, no trecho I, marque a afirmativa correta. A) Os dois termos so antnimos. B) Os termos possibilitam perceber a que governantes ou partidos se referem. C) Foram formados desrespeitando as regras da lngua portuguesa. D) Destoam do tipo de vocabulrio constante em cada dicionrio. E) Ambos remetem a uma postura comprometida com a moralidade e os bons costumes.

QUESTO 03
Segundo a caracterizao de Simo, os exemplos reposio tarifria e prolixo dos diferentes dicionrios que criou indicam A) atuao conjunta. B) mais nus para o cidado. C) atitudes mais liberais. D) preocupaes diferentes. E) desinteresse econmico.

QUESTO 04
Em relao linguagem, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ) O tucans se caracterizaria pelo eufemismo, pelo abrandamento, e o anti-tucans pela crueza. ) O trecho Me mandaram pela internet uma foto de uma desentupidora apresenta colocao pronominal em desacordo com a norma culta escrita. ) Os trechos I e II pertencem ao gnero jornalstico.

Assinale a seqncia correta. A) V, V, F B) F, F, V C) V, V, V D) F, V, F E) V, F, F


1/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 05
Sobre estrutura e formao das palavras, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A expresso Pera, n?, prpria da linguagem oral, formada pela contrao das palavras: espera+a+no+. B) A palavra prolixo estrutura-se sob a forma de radical (prolix= que fala ou escreve demais) + vogal temtica. C) Para o bvio ululante, segundo Jos Simo, prolixo apresenta o prefixo pro (favorvel). D) Tucanaram exemplo de neologismo utilizado por Jos Simo. E) A expresso reposio tarifria neologismo criado pelos tucanos.

QUESTO 06
Qual a funcionalidade do pronome demonstrativo isso nas trs ocorrncias no trecho I? A) Antecipar o que ser falado. B) Indicar aes futuras. C) Retomar o que foi dito. D) Indicar distncia entre os falantes. E) Situar algo prximo ao leitor.

QUESTO 07
Sobre classes gramaticais em E os seus dicionrios, o do bvio Ululante e do Anti-Tucans?, marque a alternativa em que a classificao dos vocbulos/expresses est INCORRETA. A) Anti-tucans substantivo B) E conjuno C) os artigo D) bvio Ululante adjetivo. E) seus pronome

QUESTO 08
Que frase apresenta concordncia de acordo com as normas gramaticais? A) O grupo de tietes saudou a passagem de Rodrigo Santoro. B) Vossa Senhoria pedistes silncio. C) A gente somos inteis. D) Necessitam-se urgente de boas secretrias. E) Devem haver muitas dificuldades em tal ambiente.

QUESTO 09
Assinale a alternativa em que a palavra por que est corretamente grafada. A) No veio porque no quis. B) Compreendo s agora porque me disse aquilo. C) No sei por qu voc no o respeita. D) Entenderam porqu voc demorou? E) No se inscreveu por que?

QUESTO 10
Que perodo apresenta-se de acordo com as normas de regncia verbal? A) Assistimos os jogos olmpicos pela TV. B) Aconselho-lhe a escolher o candidato mais calmo. C) Sobressaiu-se bem nos testes orais. D) Cheguei, quase ao anoitecer, na fazenda. E) Quero aos meus pais como aos meus filhos.
2/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

MATEMTICA
QUESTO 11
Uma pessoa, ao ser indagada sobre a hora que marcava o seu relgio, respondeu: O que falta para terminar o dia igual a 3/5 do tempo que j passou desse dia. Nessas condies, correto afirmar que o relgio marcava: A) 13 horas B) 14 horas C) 17 horas D) 16 horas E) 15 horas

QUESTO 12
Duas folhas retangulares de papelo, F1 e F2 , se interceptam segundo uma reta s e o ngulo agudo que elas formam entre si mede radianos. A partir de um ponto P1 , em F1 , que dista x cm da reta s, faz-se um furo por meio de uma haste perpendicular a F1 , de tal forma que F2 tambm seja perfurada num ponto P2 . Nessas condies, qual a medida de , em radianos, para que a distncia de P2 reta s seja igual ao dobro da distncia de P1 reta s? A) 6 B) 4 C) 3 D) 5 E) 2

QUESTO 13
Numa empresa trabalham 52 funcionrios distribudos em 3 departamentos, A, B e C. A mdia aritmtica das idades desses funcionrios 32 anos. O quadro abaixo apresenta a mdia aritmtica das idades dos funcionrios por departamento.
Departamento A B C Mdia (em anos) 28 34 24

A partir dessas informaes e sabendo-se que o nmero de funcionrios do departamento A a metade do nmero de funcionrios do C e que cada funcionrio trabalha em apenas um departamento, qual o total de funcionrios dos departamentos A e B? A) 35 B) 20 C) 44 D) 25 E) 38

3/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 14
1 2 Seja f : + uma funo definida por f ( x) = x + . Uma maneira de obter aproximaes para o valor de 2 x f ( f ( x)) , para algum x. Admitindo 2 = 1,41 e utilizando 2 casas decimais em todos os clculos, correto afirmar:
A) f ( f (3)) = 2 B) f ( f (1)) = 2f ( f (3)) C) f ( f (1)) =

2 calcular a

2 2 2 2

D) f ( f (1)) = 2 E) f ( f (3)) =

QUESTO 15
C = 30 o , BP C = 60 o . No tringulo retngulo ABC ao lado, AP = 10 cm, PA AC + BC A partir dessas informaes, correto afirmar que um nmero AB + PC A) irracional. B) mltiplo de 5. C) primo. D) mltiplo de 2. E) inteiro.

( (

) )

QUESTO 16
Numa empresa que vende CD por atacado, o valor, em reais, de 36 CD igual ao nmero de CD que se pode comprar com 9 reais. Nessas condies, correto afirmar que a quantidade mxima de CD que podem ser adquiridos com 20 reais : A) 80 B) 30 C) 50 D) 40 E) 60

QUESTO 17
Um elevador de um determinado edifcio tem capacidade para transportar 25 adultos ou 30 crianas. Num determinado momento, h no elevador 10 adultos; nessas condies, a razo entre o nmero mximo de adultos que ainda podem entrar e o nmero mximo de crianas que ainda podem entrar igual a 6 A) 5 1 B) 2 2 C) 3 2 D) 5 5 E) 6
4/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 18
Dois programadores de computador, A e B, realizam uma mesma atividade. Se o programador B executou-a em 8 horas e o A em 60% desse tempo, correto afirmar que A executou essa atividade em A) 4 horas e 48 minutos. B) 4 horas e 10 minutos. C) 7 horas e 5 minutos. D) 5 horas e 10 minutos. E) 4 horas e 35 minutos.

QUESTO 19
Um inteiro positivo n tem a seguinte decomposio em fatores primos: n = 2 3 3 5 7 x . O valor de x para que n tenha 96 divisores positivos : A) 4 B) 3 C) 5 D) 6 E) 7

QUESTO 20
Sejam a e b dois nmeros inteiros, positivos e primos entre si, cujo mnimo mltiplo comum entre eles 360. Se a igual a 5, o valor de b : A) 15 B) 72 C) 20 D) 36 E) 12

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21
A classificao final em um concurso dar-se- em ordem decrescente do total de pontos obtidos por cada candidato. Em caso de empate no total de pontos, o desempate deve ser feito em favor daquele que tem mais pontos no contedo X. Persistindo o empate, quem mais velho fica melhor classificado em relao a quem mais novo. Essas informaes, para cada candidato, precisam ser ordenadas e, para isso, deve ser utilizado um mtodo estvel que classifica o arquivo A) primeiro por idade, depois pelos pontos do contedo X e, por ltimo, pelo total de pontos, nesta ordem. B) apenas pelo total de pontos. C) primeiro pelo total de pontos, depois por pontos do contedo X e, por ltimo, por idade, nesta ordem. D) utilizando os trs critrios, um de cada vez, em qualquer ordem. E) utilizando um, e apenas um, dos critrios, qualquer que seja ele.

5/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 22
Analise o seguinte cdigo em linguagem Pascal: ... fuction m( a, b: integer ): integer; begin if a = b then m := (a+b) div 2 else if a < b then m := m( a, b mod a ) else if a > b then m := m( a mod b, b ) end;

...
Assinale a alternativa que apresenta a relao de recorrncia da funo matemtica implementada por esse cdigo.
A) m(a,b) = b, se a = b m(a,b) = m(a b,b), se a < b m(a,b) = m(a,b a), se b < a B) m(a,b) = a, se a > b m(a,b) = m(a b,b), se a = b m(a,b) = m(a,b a), se b = a C) m(a,b) = a, se a = b m(a,b) = m(a b,b), se a > b m(a,b) = m(a,b a), se b > a D) m(a,b) = a+b, se a = b m(a,b) = m(a b,b), se a > b m(a,b) = m(a,b a), se b > a E) m(a,b) = a+b, se a = b m(a,b) = m(a b,b), se a < b m(a,b) = m(a,b a), se b < a

QUESTO 23
A estrutura de dados conhecida como pilha utilizada para recuperar A) elementos exatamente na ordem inversa daquela em que foram inseridos. B) elementos exatamente na mesma ordem em que foram inseridos. C) sempre o elemento de maior valor entre aqueles que foram inseridos. D) sempre o elemento que mais vezes aparece dentro da estrutura. E) sempre o elemento que foi inserido primeiro.

QUESTO 24
Assumindo que x = 5, y = 13 e z = 2 so variveis inteiras, assinale a alternativa que apresenta a expresso em Pascal que retorna o valor 5 e a expresso em C que retorna o valor 2. Pascal C ( y z ) / x A) ( y z * x )
B) C) D) E) x mod ( y mod z ) z + y div x ( x + y ) ( y shl z ) ( x shl z ) shr z y & x - z ( z | y ) / x ( y - x ^ z ) / x ++y % x - z

6/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 25
Em programao orientada a objetos, os conceitos de classe derivada ou subclasse e de classe-pai ou superclasse so fundamentais ao conceito de A) sobrecarga. B) herana. C) mtodo. D) objeto. E) encapsulamento.

QUESTO 26
um diagrama de interao da Unified Modeling Language (UML): A) Diagrama de classes. B) Diagrama de objetos. C) Diagrama de estrutura composta. D) Diagrama de seqncia. E) Diagrama de casos de uso.

QUESTO 27
Os mdulos de um projeto de programa de computador, com vista sua qualidade, devem possuir A) baixo acoplamento e baixa coeso. B) alto acoplamento e alta coeso. C) baixo acoplamento e alta coeso. D) alto acoplamento e baixa coeso. E) acoplamento sempre igual coeso.

QUESTO 28
Ao usar o comando ls l em um diretrio numa mquina Linux, obtm-se o seguinte resultado:
-rwxr-xr-x drwxr-xr-x -rwxrwx--prwxr--r-lrw-rw-rwbrwxrwxrwx 1 1 1 1 1 1 eu eu eu eu eu eu nos nos nos nos nos nos 1784 1784 25679 0 0 1784 Mar Mar Mar Mar Mar Mar 11 11 11 11 11 11 2008 2008 2008 2008 2008 2008 aaa.c bbb.o ccc.h ddd.m4 eee.pas fff

Sobre o contedo do resultado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) O diretrio fff contm subdiretrios. O arquivo eee.pas pode estar, na verdade, em outro local da estrutura de diretrios. Arquivo ccc.h executvel pelos usurios do mesmo grupo do seu dono. Qualquer usurio pode modificar o arquivo ddd.m4.

Assinale a seqncia correta. A) F, V, V, F B) V, F, V, F C) F, V, F, V D) F, F, V, V E) V, V, F, F

7/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 29
Em um microcomputador, o shell do Linux A) uma interface grfica de usurio (GUI). B) parte do kernel. C) de instalao opcional neste SO. D) nico e padronizado em todas as mquinas. E) um interpretador de comandos.

QUESTO 30
So arquivos de configurao bsica do Windows: A) MSDOS.INIeSHELL.DLL B) SYSTEM.OBJeINITTAB.EXE C) WINDOWS.DATeUSERS.CHK D) CONFIG.SYSeAUTOEXEC.BAT E) SERVICES.COMeGROUPS.PIF

QUESTO 31
No Windows XP, as associaes entre extenses de arquivos e aplicativos podem ser alteradas pelo usurio A) na caixa de dilogo Adicionar ou remover programas. B) na caixa de dilogo Propriedades da Internet, aba Programas. C) com o comandochext.exe, que parte da instalao do Windows. D) com o controle ActiveXchext.ocxdisponvel no site Windows Update. E) na caixa de dilogo Opes de Pasta, aba Tipos de Arquivo.

QUESTO 32
O servidor named, executando em uma mquina servidora com o sistema operacional Linux, permite que outras mquinas da rede, devidamente configuradas, sejam capazes de A) enviar e receber e-mails que tenham arquivos anexados a eles. B) acessar, usando nomes comohttp://www.dominio.com/, pginas web. C) visualizar outras mquinas Windows pelo cone Ambiente de Rede. D) impedir acessos mquina de pessoas que no tenham senha. E) contactar o administrador do sistema no caso de algum erro no sistema.

QUESTO 33
Sobre conceitos utilizados em bancos de dados, marque V para os verdadeiros e F para os falsos. ( ( ( ) Relacionamento Uma entidade que interconecta outras duas ou mais. ) Subtipo Quando uma entidade Y necessariamente um X. ) Propriedade Um item de informao que descreve uma entidade.

Assinale a seqncia correta. A) V, V, F B) F, V, V C) V, V, V D) F, F, V E) V, F, F

8/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 34
Sobre URL, assinale a afirmativa correta. A) O servio de nomes permitido pela instalao de um servidor NAT. B) Um computador deve ter uma nica URL que o identifique. C) http://www.empresa.com/ ehttp://www.EMPRESA.com/so idnticas. D) http://lpt.empresa.com/no pode ser usada para identificar uma impressora. E) Podem ser escritas com qualquer caracter no-ISO-8859-1.

QUESTO 35
So campos de um pacote IP: A) Nome da mquina e endereo IP de destino. B) Endereo IP de origem e soma de verificao do cabealho. C) Data de envio e comprimento, em bytes, do pacote. D) Nmero da placa de rede e protocolo da camada fsica. E) Cdigo do sistema operacional e tempo de vida do pacote IP.

QUESTO 36
NO item que pode aparecer na lista de Propriedades de Conexo Local no Windows XP: A) Resolvedor de servio de diretrios. B) Agendador de pacotes QoS. C) Microsoft TCP/IP verso 6. D) Cliente para redes Microsoft. E) Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Windows.

QUESTO 37
Sobre clusulas SQL, assinale a afirmativa correta. A) SELECT,WHEREe FROM, se aparecerem,precisam estar nesta ordem. B) UmDROPrestaura umBD a uma situao anterior a um erro cometido. C) DELETE,UNIONeDOWNTOWNso algumas das palavras reservadas. D) No permitido queINSERTeSELECTapareamem um mesmo comando. E) Podem ser invocadas de dentro de programas, por exemplo, em Object Pascal.

QUESTO 38
Para a rea de IHC, o termo affordance refere-se A) ao processo pelo qual uma determinada cultura associa sistematicamente um conjunto de expresses a um conjunto de contedos. B) s exigncias mnimas de recursos computacionais da mquina que utilizada para a interao com o usurio final. C) ao casamento entre a estimativa de custo do software final a ser gerado e o resultado obtido aps a sua concluso. D) s propriedades e oportunidades de funcionamento e uso de um artefato, tanto percebidas quanto reais. E) a uma tcnica formal de especificao de requisitos visando criao de uma interface entre o usurio e o sistema de computador.

9/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

QUESTO 39
Em bancos de dados, uma varivel de relao est na terceira forma normal se A) no estiver na primeira nem na segunda formas normais. B) aparecer em um relacionamento ternrio do modelo conceitual. C) e somente se estiver tambm na primeira e segunda formas normais. D) aparecer simultaneamente em todas as entidades do modelo conceitual. E) os atributos-chave forem mutuamente dependentes.

QUESTO 40
Preocupar-se, durante o desenvolvimento, com os aspectos ergonmicos do sistema A) gerar o mnimo de chamadas de procedimento ao ncleo do sistema operacional. B) fazer com que este cause o mnimo de desconforto ao usurio durante seu manuseio. C) escolher a linguagem de programao mais adequada ao problema a ser resolvido. D) utilizar o mnimo de recursos computacionais, diminuindo seu custo de produo. E) exibir a maior gama possvel de sons, cores, tipos e tamanhos de fontes na sua interface.

10/10 Tcnico de Tecnologia da Informao Nvel Mdio-Tcnico

Potrebbero piacerti anche