Sei sulla pagina 1di 10

R E F R I G E R A D O R

ABSORO

Rede de Servios
Capitais e regies metropolitanas: Demais localidades:

3003-0777

0800 970 0777

www.consul.com.br

3 4

11

5 5 5 6 7

12

12

14 8

9 8 2 15 16

1 - Congelador 2 - Lmpada: Alimentada por duas pilhas grandes de 1,5V 3 - Evaporador: Retira o calor do interior do aparelho por meio de suas aletas verticais 10 4 - Aparador da gua do Degelo: Removvel, permite coletar a gua proveniente do degelo 5 - Grades (removveis) 6 - Tampa Gaveta de Legumes 10 7 - Gaveta de Legumes (removvel) 8 - Painel de Controle: contm os botes de controle de funcionamento e um visor para observar a chama 9 - Ps Niveladores 13 10 - Portas Reversveis 11 - Porta-ovos 12 - Prateleiras Intermedirias 13 - Gaxeta Magntica: a borracha que acompanha o contorno das portas, mantendo-as vedadas 14 - Prateleira Porta Garrafas 15 - Visor: Permite verificar a presena da chama 16 - Boto do Acendedor: Provoca a fasca que faz o gs entrar em combusto, gerando a chama 17 - Boto do Termostato: Controla a temperatura no interior do refrigerador pela variao da intensidade da chama 17 18 18 - Vlvula Seletora: Liga e desliga a vazo do gs que alimenta a chama

AVISO: A instalao inadequada, assim como ajuste e manuteno incorreta deste produto pode causar danos pessoais e materiais. Antes da istalao e uso deste refrigerador, leia este manual atentamente. Em caso de dvida, consulte a assistncia tcnica autorizada.

PARA SUA SEGURANA, SE VOC SENTIR CHEIRO DE GS:


1- Abra as janelas. 2- No acione interruptores de luz. 3- Apague qualquer chama. 4- Feche imediatamente a vlvula de gs e chame o servio autorizado.

PARA SUA SEGURANA:


No estoque ou utilize gasolina ou qualquer outro produto inflamvel (vapor ou lquido) nas proximidades deste refrigerador.

Introduo
Para obter o melhor rendimento e durabilidade de seu refrigerador e para sua prpria segurana pessoal, leia atentamente os prximos itens. Os smbolos usados neste manual contm informaes de segurana. Entenda e esteja ciente de seus significados. INSTRUES DE SEGURANA Evite que crianas brinquem com o refrigerador, mesmo quando ele no estiver em funcionamento. Os refrigeradores Consul foram projetados exclusivamente para uso domstico. No armazene ou utilize lquidos inflamveis como gasolina, querosene, varsol, etc., prximo ao seu refrigerador, evitando riscos de exploses e incndio. No armazene produtos txicos em seu refrigerador. Produtos txicos podem contaminar os alimentos. O refrigerador s deve ser usado por pessoas que tenham lido este manual ou que tenham sido devidamente instrudas por algum que o tenha lido.

Smbolos de segurana:
Uma situao em que, se no for evitada, resultar na morte ou leses graves.

Uma situao que, se no for evitada, poder resultar na morte ou leses graves.

Uma situao que, se no for evitada, pode resultar em leses leves moderadas. CARACTERSTICAS GERAIS

3 1

1 - Dissipador Externo Dissipa o calor retirado do interior do aparelho. No coloque panos ou roupas molhadas para secar sobre ele. 2 - Serpentinas Transportam o fludo responsvel pela refrigerao do aparelho. 3 - Chamin Transporta o ar quente proveniente do tubo do aquecedor.

4 5

4 - Recipientes de Evaporao Coletam a gua proveniente do degelo, que evapora naturalmente. 5 - Caixa do Aquecedor Contm o sistema que substitui o motor de um refrigerador convencional. Importante: No deixe que a mangueira de gs passe por trs ou toque na caixa do aquecedor. Tubo do aquecedor Onde o calor da chama ser aproveitado para movimentar o fludo das serpentinas, resfriando o interior do aparelho. Conjunto Defletor Distribui o calor dos gases de combusto dentro do tubo do aquecedor. Possui tambm um

estrangulador que limita o excesso de ar que passa pelo tubo. 6 - Conjunto da Chama Componentes que acendem e mantm a chama. Capa de proteo Isola e protege o conjunto da chama. Acendedor Acionado pelo painel de controle, um sistema piezo eltrico provoca uma fasca que acende a chama. Queimador Mantm a chama posicionada logo abaixo do tubo de chama. Sua tela deve ser inspecionada e limpa regularmente. Injetor Conectado ao queimador, regulariza a vazo do fluxo de gs. A vazo fica constante ao passar por um pequeno orifcio em uma placa de rubi. 7 - Unidade de Controle Filtra o gs que alimenta a chama, contm um dispositivo de segurana que interrompe sua vazo se eventualmente a chama se apagar. Verifique se a chama est centralizada em relao ao tubo aquecedor (A) (chamin). Caso no esteja (B), desligue o produto e chame a assistncia tcnica. Em hiptese alguma utilize o refrigerador nesta condio.

Instalao
Local:
Escolha um local de boa ventilao, mas no instale o refrigerador ao ar livre.

Nunca instale seu refrigerador diretamente sobre carpete ou prximo de materiais inflamveis (tais como cortinas ou papis de parede).

Se no houver ventilao adequada no ambiente, o refrigerador pode produzir monxido de carbono. A inalao deste gs, o qual inodoro e incolor, pode causar tonteiras, nuseas, ou em casos extremos at a morte. INSTALANDO Retire a base da embalagem, guardando os parafusos de fixao.

Importante:
No instale o refrigerador em traillers, motorhomes, embarcaes, etc. sendo de sua responsabilidade quaisquer incidentes ou danos que venham a ocorrer. O refrigerador no deve ser instalado prximo a fontes de calor (fogo, aquecedores, etc.) ou em local onde incida luz do sol diretamente. Limpe as faces internas do refrigerador. Nunca utilize produtos txicos (amonaco, lcool, removedores, etc.) ou abrasivos (saplios, pastas, etc.) e nem esponja de ao ou escovas, na limpeza do seu refrigerador. Estes produtos podem danificar e deixar odores desagradveis no interior do seu refrigerador.
Evite tambm o contato destes

Embutimento:
Considere as seguintes distncias mnimas para garantir uma circulao de ar adequada: 10 cm nas laterais 10 cm no fundo 15 cm no topo
10 cm 10 cm

produtos com o seu refrigerador, pois podero danific-lo.

15 cm

Use esponja ou pano macio umedecido em gua com detergente ou sabo neutros. Enxgue bem e seque com pano limpo e seco. Com o refrigerador no local escolhido, regule os 4 parafusos niveladores. Em seguida, adapte as capas plsticas que acompanham este manual. O botijo ou tomada de gs devero estar localizados do lado direito do refrigerador.

Evite locais midos, pois a umidade faz com que o gelo se forme mais rapidamente.

Mantendo-o pressionado acione o acendedor algumas vezes at acender a chama. (Observe no visor tico as fascas e a luz azulada quando a chama acender). Nunca permita que a mangueira de gs passe por trs da caixa do aquecedor. O combustvel previsto o propano e a presso de abastecimento deve ser de 280mm de coluna dgua ao nvel do mar. Em altitudes maiores recomendamos aumentar a presso conforme a tabela a seguir: Altitude (metros) 0 - 1000 1000 - 2000 2000 - 3000 Presso (mm c.a.) 280 300 330 Na primeira operao provvel que haja ar nas tubulaes, portanto mantenha o boto da vlvula seletora pressionado por 1 a 2 minutos, acionando o acendedor a cada 3 a 5 segundos at a chama acender. Aps acesa a chama, mantenha o boto da vlvula seletora pressionado por 5 segundos. Se a chama apagar quando o boto for solto, repita a operao, mantendo o boto pressionado por 10 segundos com a chama acesa e verifique se a chama fica acesa depois que o boto for solto.

Proceda da mesma forma na extremidade da mangueira, junto ao botijo ou tomada de gs. Verifique a existncia de vazamentos de gs nas conexes utilizando gua e sabo. Se houver a formao de bolhas, verifique as conexes novamente e repita o teste.

Enquanto estiver tentando acender a chama, no deixe de acionar o acendedor por um tempo maior que 10 segundos, enquanto estiver com o boto da vlvula seletora pressionado. Se houver problemas durante estes procedimentos, veja o item Solues de Pequenos Problemas. Teste o funcionamento do aparelho, de acordo com as instrues a seguir.

No utilize fogo para checar vazamentos na tubulao de gs.

Teste de funcionamento:
Para a sua segurana e a do aparelho fundamental que os testes descritos a seguir sejam feitos logo depois da primeira ligao. O refrigerador deve estar ligado e sem capa de proteo da parte traseira (se a capa de proteo ainda estiver na posio e o refrigerador estiver ligado, desligue-o para retir-la, mas cuidado que ela pode estar muito quente. Ligue novamente o refrigerador). Deixe-o operar por um mnimo de 30 minutos. Durante este tempo verifique se no h vazamento nas conexes desde a entrada de gs at o injetor usando uma mistura de detergente e gua.

No caso de haver vazamentos de gs, no ligue o seu refrigerador. Chame a assistncia tcnica ou o fornecedor de gs.

PRIMEIRA LIGAO Para ligar o refrigerador proceda da seguinte forma: Para poder fazer as verificaes descritas mais adiante, retire a capa de proteo na parte traseira do refrigerador. Ligue o suprimento de gs. Coloque o boto do termostato na posio mais fria.

No utilize fogo para checar vazamentos na tubulao de gs. Certifique-se que a chama no alcance a ponta do defletor (pea metlica recurvada localizada dentro do tubo do aquecedor), a qual normalmente chega a ficar levemente incandescente.

Pressione o boto da vlvula seletora.

Verifique a chama, comparando com a ilustrao. A chama azul deve ter de 10 a 15mm de altura e ficar bem prxima da tela do queimador, sem pontas muito grandes.
VIOLETA AZUL

Coloque o refrigerador em operao em chama alta, termostato na posio mais fria. Apague a chama, aps apagada o suprimento de gs continuar (se voc est em dvida, acione o acendedor, vendo a chama acender. Espere alguns minutos e repita as operaes anteriores). Com a chama apagada e com o gs ligado, espere de 30 a 40 segundos e a vlvula ir fechar, fazendo um leve mas distinto click. Acione o acendedor e verifique que a chama no acende mais, indicando que o dispositivo de segurana est funcionando e fechou a sada de gs. Recoloque a capa de proteo na parte traseira do refrigerador.

A chama das laterais deve ser de um tom violeta claro. Uma chama amarelada indica a falta de oxignio, provavelmente porque a chama est muito alta.

Teste do dispositivo de segurana:


O seu refrigerador est equipado com um dispositivo que interrompe o gs se a chama eventualmente se apaga. Para testar seu funcionamento, apague a chama deixando que o gs continue vazando, conforme as instrues a seguir:

Operao
A operao de um refrigerador absoro completamente silenciosa e assim no se pode ouvir se ele trabalha ou no. Porm, o interior do congelador deve ficar frio depois de uma hora de funcionamento. Dentro de 6 a 12 horas, o refrigerador ir atingir a temperatura de operao, dependendo da temperatura ambiente. Sugerimos deix-lo sem carga de alimento durante as primeiras horas de operao. ABASTECIMENTO Mesmo com o refrigerador em regime contnuo, evite carreg-lo de uma s vez com grandes quantidades de alimentos. Recomendamos que os alimentos sejam armazenados em embalagens apropriadas, tais como sacos plsticos ou recipientes com tampas. Isso evita a remoo de umidade natural dos alimentos, mantendo sua qualidade. Evite cobrir as prateleiras (grades), com toalhas, plsticos ou bandejas pois eles dificultam a boa circulao de ar no interior do refrigerador, prejudicando o seu funcionamento. ILUMINAO INTERNA A abertura da porta do refrigerador aciona um sistema de iluminao que opera com duas pilhas grandes de 1,5 V. Para substitu-las, proceda conforme os passos a seguir: Retire a tampa plstica da caixa de iluminao. Substitua as pilhas conforme indicao da polaridade. Para substituir a lmpada basta rosquear no sentido anti-horrio. Recoloque a tampa plstica da caixa de iluminao.

CONTROLE DE TEMPERATURA
Em dias muito frios, o boto do termostato deve ser posicionado no incio da escala. Durante condies normais de operao, posicione-o dentro da faixa 1 a 3 ou 1 a 2 quando estiver instalado o kit eltrico. Em dias muito quentes, ou quando o refrigerador estiver sendo muito usado, selecione a faixa mais fria da escala. REVERSO DAS PORTAS

No armazene substcias inflamveis no seu refrigerador, tais como, gasolina, querosene etc., evitando riscos de exploso e incndio.

Importante:
Os lquidos aumentam de volume quando congelados. Por isso, tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no congelador. Estes recipientes podem quebrar.

O seu refrigerador vem de fbrica com as portas instaladas de forma a abrirem para a direita. Dependendo do local que voc escolheu para instalar o seu refrigerador, pode ser mais conveniente que as portas abram para a esquerda. Se voc tem esta necessidade, ligue para a Rede de Servios Consul. A primeira reverso das portas ser executada gratuitamente, pelo servio autorizado, dentro do prazo de garantia.

OPERAO COM O KIT ELTRICO O seu refrigerador pode ser convertido para operar com eletricidade atravs de um kit eltrico. O kit um opcional que pode ser adquirido e montado posteriormente atravs da assistncia tcnica. Aps instalado o kit eltrico, para operar com eletricidade, observe os seguintes procedimentos:

Observe que a tenso do produto seja compatvel com a da rede eltrica. Para sua segurana, ligue corretamente o fio terra do seu refrigerador (fio verde atrs do produto). A conexo incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque eltrico ou outros danos pessoais. Se o local de instalao no possuir um aterramento, providencie, consultando um eletricista de sua confiana. Para regular a temperatura do refrigerador utilize o controle de temperatura no painel de controle. O cabo de alimentao deve estar acessvel quando o produto estiver instalado.

Nunca opere o refrigerador a gs e eletricidade simultaneamente. Certifique-se que a rede eltrica onde o refrigerador ir ser ligado seja de fio 14 AWG ou equivalente (1,5mm2), conforme determinam as normas oficiais.

Limpeza e Manuteno
Degelo total:
S permita servio de pessoal qualificado. Para assistncia, consulte o revendedor. DEGELO O degelo uma das rotinas mais importantes para a manuteno de seu refrigerador. Com o tempo uma camada de gelo se forma no congelador e nas aletas do evaporador, dificultando as trocas trmicas e prejudicando a eficincia de seu refrigerador. So dois os processos de degelo possveis: Faa o degelo total e a limpeza geral a cada 2 meses ou quando a camada de gelo cobrir totalmente as aletas do evaporador seguindo as instrues a seguir: Desligue o gs, colocando o seletor na posio Des. Retire todos os alimentos do refrigerador e do congelador, guarde-os de preferncia em recipientes trmicos para que se mantenham resfriados. Retire todos os demais componentes internos removveis do aparelho, inclusive as pilhas que alimentam a lmpada. Retire o aparador de gua recolocando-o de trs para frente de modo que o dreno fique para frente. Mantenha as portas abertas durante o degelo e recolha em um recipiente a gua que escoar pelo dreno. Recoloque as peas soltas e os alimentos no refrigerador. Vire novamente o aparador na sua posio original e verifique se no h gelo obstruindo o dreno que interliga o congelador e o refrigerador. Sempre que fizer o degelo total aproveite para limpar o interior do refrigerador de acordo com as instrues item Limpeza.

Degelo parcial:
Faa o degelo parcial uma vez por semana ou quando a metade do espao entre as aletas do evaporador estiver tomado de gelo. No necessrio retirar os alimentos do interior do refrigerador, basta seguir as instrues a seguir: Coloque o termostato na posio de degelo, de preferncia noite. Depois de algumas horas (o tempo varia conforme a temperatura externa), verifique se as aletas do evaporador esto livres do gelo. Uma vez que as aletas estejam desobstrudas, coloque o termostato na posio original. Se o gelo estiver tomando mais da metade da rea das aletas do evaporador possvel que seu volume ao derreter ultrapasse a capacidade de 1 litro, causando transbordamento no recipiente de evaporao. Para evitar que isto acontea, antes de iniciar o degelo retire o aparador de gua recolocando-o de trs para frente de modo que o dreno fique para frente e apoie um recipiente suficientemente grande na grade superior para receber a gua do degelo.

No utilize faca ou objetos pontiagudos para remover a camada de gelo. Voc poder causar vazamento no sistema de amnia. LIMPEZA GERAL A limpeza da parte interna e externa (queimador, tubo do aquecedor) deve ser feita a cada 2 meses (aproveite uma das rotinas de degelo para efetu-la). Limpe o interior com pano umedecido numa soluo de uma colher de sopa de detergente ou sabo (neutros), para

cada 2 litros de gua morna e enxgue com pano limpo. Limpe as partes externas com pano mido e sabo, enxugando com pano limpo. No use detergentes fortes, ps abrasivos ou esponjas grossas e speras. No use amnia, lcool ou produtos qumicos e inflamveis, pois os vapores podem ocasionar incndios. No lave as peas de seu refrigerador em mquinas de lavar loua.

Recoloque o conjunto defletor na posio e monte a chamin, verificando que o arame do defletor encaixe na fenda da chamin. Tire o pano do queimador e recoloque a capa protetora da chama. Teste o funcionamento do refrigerador seguindo as instrues da pgina 4. CUIDADOS NAS AUSNCIAS Para deixar o refrigerador funcionando durante curtos perodos de ausncia (poucos dias), regule o boto do termostato na posio Mnima. Para longos perodos de ausncia aconselha-se deixar o refrigerador limpo e desligado. Retire tudo o que se encontrar no interior do refrigerador e faa o degelo e a limpeza geral conforme instrues da pginas 6/7. Retire tambm as formas de gelo. Deixe a porta aberta para evitar a formao de odores. RECOMENDAES

No utilize fogo para checar vazamentos na tubulao de gs.

No caso de haver vazamentos de gs, no ligue o seu refrigerador. Chame a assistncia tcnica ou o fornecedor de gs. LIMPEZA DO QUEIMADOR Retire a capa de proteo da chama e faa o seguinte: Limpe as aberturas e a tela do queimador com uma escova de dentes. Limpe e inspecione o eletrodo e o termopar. Se estiverem corrodos, mande substituir. Verifique sua fixao e se necessrio aperte os parafusos. Verifique a fasca do acendedor piezo eltrico pressionando o boto no painel de controle.

Use somente o GLP - gs liquefeito de petrleo - como combustvel para seu refrigerador. Quando houver necessidade de limpeza nos recipientes de evaporao, observe no reposicionamento dos mesmos, que cada um esteja virado 180 em relao ao anterior. Mantenha o refrigerador sempre limpo, principalmente o queimador e a chamin. No permita o acmulo excessivo de gelo nas aletas do evaporador, pois ocasiona baixo rendimento. No obstrua a sada da chamin (no topo do refrigerador), com a colocao de papel, madeira ou outros materiais, pois alm de afetar o rendimento do refrigerador, oferecem perigo de incndio. Sempre que o prazo de validade estiver terminando, substitua a mangueira de gs por outra da mesma qualidade.

No utilize objetos delgados para limpar ou desentupir o injetor. LIMPEZA DO TUBO DO AQUECEDOR Coloque um pano sobre o queimador para proteg-lo da sujeira.

No coloque alimentos quentes no refrigerador. Aguarde que estejam temperatura ambiente. Para obter um melhor rendimento do refrigerador, ajuste o boto de controle do termostato na posio adequada e evite abrir as portas desnecessariamente. No tente apressar a remoo do gelo com faca ou outros objetos pontiagudos. Voc poder causar srios danos ao seu refrigerador. Aguarde o gelo derreter naturalmente. No coloque, nem utilize nenhum tipo de aparelho eltrico no interior do seu refrigerador.

Solte e retire a chamin. Retire o conjunto defletor. Limpe e inspecione o conjunto. O defletor pode ter poeira queimada e corroso superficial. A ponta porm, deve estar intacta, no corroda.

Antes de descartar o seu refrigerador:


Remova as baterias e disponha-as de acordo com as regulamentaes em vigor. Quando instalado o kit eltrico, corte o cabo de alimentao.

Passe a escova pelo tubo de chama. No deve aparecer fuligem.

Caractersticas Tcnicas
Modelo Dimenses sem Embalagem Altura (com parafuso nivelador) Largura Profundidade Profundidade com a porta aberta a 90 Capacidade de armazenagem Total Refrigerador Congelador Peso mximo sobre componentes Tampa da gaveta para legumes (vidro) Porta Grades (cada) Gaveta de legumes Consumo de gs Chama alta Chama baixa Isolamento trmico Peso sem embalagem CQG22 (mm) 1450 595 692 1240 (litros) 220 190 30 (kg) 12 16 12 8 (g/h) 33 14 poliuretano 75,0 kg

O fabricante se reserva no direito de modificar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio.

Solues de Pequenos Problemas


Antes de ligar para a Rede de Servios Consul, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir: Problema Causa Provvel Soluo
Maiores Informaes na Pgina

O acendedor Mau contato ou fuga de no produz corrente no acendedor. fasca. Distncia muito grande entre o eletrodo e o queimador. Baixo rendimento ou a chama se apaga. Registro da vlvula reguladora de gs do botijo est parcialmente fechado. Vlvula do botijo defeituosa ou desregulada. Botijo vazio, ou prestes a terminar. Aconselha-se no utilizar o botijo at o fim. Vazamento de gs nas juntas. Fuligem na chamin, no defletor e estranlugador de chama e no injetor. Aparelho fora de nvel, defletor e estrangulador fora de lugar. Termo-elemento solto. Injetor defeituoso.

Verifique os contatos no termopar. Regule o eletrodo, aproximando-o do queimador. Abra totalmente o registro da vlvula reguladora de gs. Mande examinar a vlvula pelo seu fornecedor de gs. Substitua o botijo gasto.

Vedar. Limpar. 7

Nivele o aparelho e recoloque corretamente o defletor e o estrangulador. Recoloque o termo-elemento e aperte a porca. Trocar.

3/4/5

Problema Baixo rendimento ou a chama se apaga.

Causa Provvel A circulao de ar frio bloqueada pela m distribuio dos alimentos no refrigerador. Boto de controle de temperatura na graduao incorreta. Elevada frequncia de abertura da porta. Aparelho instalado incorretamente.

Soluo

Maiores Informaes na Pgina

Redistribua os alimentos evitando cobrir as prateleira com toalhas, plsticas ou bandejas. Ajuste o boto conforme o item Controle de Temperatura. Evite abrir a porta em demasia. Observe o item Instalao. Normal em dias muito midos. Nivele o aparelho. Substitua as pilhas ou troque a lmpada.

5 5 7 3

Umidade no refrigerador.

Umidade relativa do ar muito alta. M vedao da gaxeta magntica da porta.

Lmpada no acende.

Pilhas gastas ou lmpada queimada.

Garantia
TERMO DE GARANTIA

O seu produto Consul garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente, sendo: Os 03 (trs) primeiros meses garantia legal;

caes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc.;

Na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Os 09 (nove) ltimos meses Manual do Consumidor do garantia especial, concedida produto; pela Whirlpool S.A.; Tenha ocorrido mau uso, uso A garantia compreende a substiinadequado ou se o produto tuio de peas e mo-de-obra no tiver sofrido alteraes ou moreparo de defeitos devidamente dificaes estticas e/ou funconstatados, pelo fabricante ou cionais, bem como, tiver sido pela Rede de Servios Consul, realizado conserto por pessoas como sendo de fabricao; ou entidades no credenciadas Durante o perodo de vigncia da pela Whirlpool S.A.; garantia, o produto ter assistncia tcnica da Rede de Servios Houver sinais de violao do Consul. produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da As garantias legal e/ou espeetiqueta de identificao do cial ficam automaticamente produto. invalidadas se: As garantias legal e/ou espe O uso do produto no for exclu- cial no cobrem: sivamente domstico; No forem observadas as orien- Despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de taes e recomendaes do Servios Consul, ou por pesManual do Consumidor quansoas ou entidades no credencito a utilizao do produto; adas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos mencionados no Na instalao do produto no Manual do Consumidor; forem observadas as especifi-

sente no Manual do Consu Despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas midor ou em Etiquetas Oriene acessrios que no pertenam tativas que acompanham o proao produto, mesmo aqueles duto, sero cobrados dos concomercializados pela Whirlpool sumidores. S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do A garantia especial no cobre: Consumidor; Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes fora do municpio sede da Rede necessrias preparao do de Servios Consul, o qual local para instalao do produpoder cobrar taxa de locoto, ou seja: rede eltrica, de gs moo do tcnico, previamente ou hidrulica, alvenaria, aterraaprovada pelo consumidor, conmento, esgoto, etc.; forme tabela de quilometragem emitida pela Whirlpool S.A. divulgada atravs do Servio de Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de Atendimento ao Consumidor fornecimento ou problemas (SAC); e/ou insuficincia no fornecimento de energia eltrica, gua Peas sujeitas ao desgaste natuou gs na residncia, tais como: ral, descartveis ou consumveis, oscilaes de energia eltrica peas mveis ou removveis em superiores ao estabelecido no uso normal, tais como, lmpadas, Manual do Consumidor, presfiltros, botes de comando, puxaso de gua insuficiente para o dores, bem como, a mo-de-obra ideal funcionamento do produutilizada na aplicao das peas e to; as consequncias advindas dessas ocorrncias. Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do pro- Consideraes Gerais: duto; A Whirlpool S.A. no autoriza Falhas no funcionamento nor- nenhuma pessoa ou entidade a mal do produto decorrentes da assumir em seu nome, qualquer falta de limpeza e excesso de outra responsabilidade relativa resduos, ou ainda, decorrentes garantia de seus produtos alm das da existncia de objetos em seu aqui explicitadas. interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de uti- A Whirlpool S.A. reserva-se o lizao; direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus Transporte do produto at o produtos, sem aviso prvio. Este local definitivo da instalao; Termo de Garantia vlido para produtos vendidos e instalados no Produtos ou peas que tenham territrio brasileiro. sido danificados em consequncia de remoo, manuseio, Para a sua tranquilidade, prequedas ou atos e efeitos decor- serve e mantenha este Manual rentes da natureza, tais como com o Termo de Garantia, e relmpago, chuva, inundao, Nota Fiscal de Compra do proetc.; duto sempre mo. Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomstico, cuja explicao esteja preWhirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

10

326064981 25/06/2009

Potrebbero piacerti anche