Sei sulla pagina 1di 2

A Hipnse e a Associao Charcot-Freud

As neurose so perturbaes nervosas sem leso anatmica nem sintomatologia definida. O que deixava desnorteada a medicina e a Anatomia Patolgica. Charcot estava procurando uma correlato orgnico nas manifestaes histricas. Ele muda esse ponto de vista e declara que a histeria escapa mesmo s mais profundas investigaes anatmicas. Mas consegue ver nessa patologia uma sintomatologia definida e classifica a histeria no campo das perturbaes fisiolgicas do sistema nervoso e a partir da que ele comea a utilizar a hipnose como forma de interveno clnica. A histeria j chamava a ateno de Freud e em 1885 ele vai a Paris assistir ao curso que Charcot ministrava na Saptrire, e adere entusiasticamente ao modelo fisiolgico oferecido por ele para a histeria. Dois aspectos importantes dessa neurose j estavam claros para Freud e para Charcot: o fato de que a histeria no era uma simulao, que ela era uma doena funcional com um conjunto de sintomas bem definidos sendo tanto uma doena feminina como masculina, desfazendo a necessria relao que existia entre histeria e o sexo feminino. Um grande problema ainda continuava, era preciso estabelecer um quadro de sintomatologia regular para a histeria. Caso isso fosse obtido, a histeria seria includa no campo das doenas neurolgicas; caso a tentativa no fosse coroada de xito, o histrico seria identificado ao louco (Roza, 2005, p.33) Charcot passa ento, a produzir um quadro sintomtico regular para o histrico, atravs do uso de drogas e da hipnose, isso traria a histeria para o campo da neurologia, retirando-a da psiquiatria. Mas os pacientes passaram a oferecer muito mais do que lhes era solicitado. A sugesto hipntica permite um controle da situao, mas isso evidencia ao mesmo tempo que a histeria nada tinha a ver com o corpo neurolgico, mas com o desejo do mdico. Charcot tenta explicar esse impasse atravs da teoria do trauma, que h uma predisposio do paciente sugesto no transe hipntico, que proporcionada em decorrncia de um trauma psquico. E esse trauma deve ser localizado na histria de vida do paciente, feito atravs do relato que o histrico faz de sua vida. E nas histrias de vida o elemento sexual comeou a se destacar, mas essa possibilidade no foi aceita por Charcot. Isto vai se constituir o elemento central da teoria freudiana, so as narrativas dos histricos, aliado ao ouvido atento e curioso de Freud que vai dar corpo a teoria psicanaltica.

Introduo Psicanlise
A psicanlise foi criada por Sigmund Freud (1856-1939), ele nasceu em Freiberg, mas sua famlia se mudou para Viena quando ele tinha trs anos de idade. Freud s deixou a capital austraca em 1938, aps a ocupao nazista; j idoso e doente, instala-se em Londres. A trajetria e historia da psicanlise est indissociavelmente ligada vida de Freud. A teoria criada por ele em Viena no incio do sculo XX se difundiu por inmeras reas do saber, e seus termos circulam at mesmo em conversas coloquiais. Freud inaugurou uma nova rea do conhecimento, uma nova forma de ver e pensar o mundo: as neuroses, a infncia, a sexualidade, os relacionamento humanos, a subjetividade, a sociedade etc. A psicanlise, na verdade no uma escola da psicologia, uma rea do conhecimento independente, que surgiu como uma forma alternativa de dar conta do sofrimento psquico e de entender o funcionamento mental como um todo. Suas noes e hipteses tericas so forjadas e articuladas de maneira a constituir modelos para a compreenso de fenmenos psquicos que povoam a clnica e a vida cotidiana. A psicanlise tem seu prprio princpio organizador, sua prpria episteme. Entender sua criao e desenvolvimento envolve questes epistemolgicas, relaes com outras reas do conhecimento e sua contextualizao atravs da histria. Freud teve sensibilidade e receptividade para escutar o discurso do histrico e aprender o que este tinha a lhe ensinar. Foi escutando o histrico que Freud criou a psicanlise, sua teoria, sua prtica, seu mtodo

teraputico e sua tica. Ele teve o despojamento de reconhecer a ignorncia e a impotncia diante de um sem nmero de situaes, diante do sofrimento e lanou-se a busca de novos instrumentos, novos conceitos, novas tcnicas. O ambiente cultural da ustria, o contexto iluminista ps-Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa, aliada aos conhecimentos psiquitricos, neurofisiolgicos, literrios, sociolgicos, antropolgicos e artsticos, contriburam, segundo Colich (2005) para que Freud identificasse fenmenos mentais que iam alm dos perceptveis pela conscincia. Segundo Colich (2005), Freud procurou construir uma cincia explanatria que pudesse provar seus achados, encontrando seus fatores e agentes causais, organizados em forma de leis e princpios gerais. Olhava o crebro e a mente como fenomenologicamente idnticos e estava preocupado com o modelo neurofisiolgico, a hidrostase, a termodinmica e o conceito darwiniano de evoluo da mente. Isso influenciou de forma decisiva o modelo de inconsciente construdo por Freud, estabelecendo a centralidade dos conceitos de pulso (formulao terica para tentar expressar a transformao de estmulos em elementos psquicos) e recalque. Decorre da formulaes sobre investimento, representao, resistncia, defesas, fases do desenvolvimento da libido, a teoria inicial sobre ansiedade, a transferncia como revivncia de uma memria passada, e a realidade psquica. At a Primeira Guerra Mundial vigorava uma situao de relativa centralidade em torno da figura de Freud. Mas aos poucos ocorre a formao de tradies psicanalticas locais. Budapest, Londres, Zurique, alm de Viena e Berlim, tornam-se referencia para analistas, que agora ultrapassam o lao pessoal e direto com a figura do fundador. Dunker (2005) diz que trata-se agora de pequenos grupos procura de autolegitimao e reconhecimento no quadro de um movimento psicanaltico cada vez mais extenso e impessoal. O modelo psicanaltico da mente considera que a atividade mental baseada no papel central do inconsciente dinmico. O contato com a realidade terica da psicanlise pe em evidncia uma multiplicidade de abordagens, com diferentes nveis de abstrao, conceituaes conflitantes e linguagens distintas. Mas isso deve ser entendido um em um contexto histrico cultural e em relao as prprias caractersticas do modelo psicanaltico da mente.

Potrebbero piacerti anche