Sei sulla pagina 1di 3

O Site da Eletrnica Noes de Eletromagnetismo

Noes de Eletromagnetismo
o estudo dos campos magnticos e suas interaes com as correntes eltricas. 1 Campos magnticos: Os eltrons giram em torno do ncleo dos tomos, mas tam m em torno de s! mesmos "transla#o$, isto semel%ante ao &ue ocorre com os planetas e o sol. ' di(ersas camadas de eltrons, e em cada uma, os eltrons se distri uem em orbitais, regies onde e)ecutam a rota#o, distri u!dos aos pares. *o rodarem em torno de s!, os eltrons da camada mais e)terna produ+em um campo magntico m!nimo, mas dentro do or ital, o outro eltron do par gira tam m, em sentido oposto, cancelando este campo, na maioria dos materiais. ,orm nos materiais imantados "ferromagnticos$ % regies, c%amadas domnios, onde alguns dos pares de eltrons giram no mesmo sentido, e um campo magntico resultante da soma de todos os pares e dom!nios e)ercido em (olta do material- s#o os ims.

O que de fato um campo magntico ?


* pala(ra campo signi.ica, na /!sica, uma tend0ncia de in.luenciar corpos ou part!culas no espao &ue rodeia uma .onte. E).- O campo gra(itacional, pr1)imo 2 super.!cie de um planeta, &ue atrai corpos, produ+indo uma .ora proporcional 2 massa destes, o peso. *ssim, o campo magntico a tend0ncia de atrair part!culas carregadas, eltrons e pr1tons, e corpos metlicos magneti+(eis "materiais .erromagnticos, como o .erro, o co alto, o n!&uel e ligas como o alnico$. O campo pode ser produ+ido pr im#s e eletroim#s, &ue apro(eitam o e.eito magntico da corrente eltrica. 3 Correntes e eletromagnetismo: * corrente eltrica num condutor produ+ campo magntico em torno dele, com intensidade proporcional 2 corrente e in(ersamente 2 dist4ncia.

B = 4p10-7 I / r

Nesta e&ua#o, (lida para um condutor muito longo, 5 a corrente, r a dist4ncia ao centro do condutor e 6 a densidade de fluxo, ou induo magntica, &ue representa o campo magntico. medida em 7esla, 7. Se enrolarmos um condutor, .ormando um indutor ou o ina, em torno de uma .orma, o campo magntico no interior deste ser a soma dos produ+idos em cada espira, e tanto maior &uanto mais espiras e mais 8untas esti(erem

B = 4p10-7NI / L

%ttp-99:::.li..acens. r9eletronica

O Site da Eletrnica Noes de Eletromagnetismo

L o comprimento do enrolamento, e N o nmero de espiras, (lida para ncleo de ar.

Permeabilidade
Os materiais se comportam de (rias maneiras, so campos magnticos. ; Os diamagnticos, como o alum!nio e o co re, os repelem, a.astando as lin%as de campo. < Os paramagnticos se comportam &uase como o ar. = Os ferromagnticos concentram o campo, atuando como condutores magnticos. > A permeabilidade a propriedade dos materiais de permitir a passagem do fluxo magntico, &ue a &uantidade de campo &ue atra(essa o material.

f = BA
A a rea trans(ersal ao campo do material, em m3 . O .lu)o medido em ?e ers, ? . Os materiais mais perme(eis s#o os .erromagnticos. Eles tem permea ilidades centenas a (rios mil%ares de (e+es a do ar, e s#o usados como ncleos de indutores, trans.ormadores, motores e geradores eltricos, sempre concentrando o .lu)o, possi ilitando grandes campos "e indut4ncias$. Os diamagnticos s#o usados como lindagem magntica "ou 2s ondas eletromagnticas$, pela permea ilidade menor &ue a do ar, mo.

mo = 4p10-7 Tm/A
@ Indut ncia: Aimos &ue os indutores produ+em campo magntico ao condu+irem correntes. * indutncia a rela#o entre o .lu)o magntico e a corrente &ue o produ+. medida em 'enrB, '.

L=f/I
Cma propriedade importante da indut4ncia, e da &ual deri(a o nome, o .ato do campo resultante da corrente indu+ir uma tens#o no indutor &ue se ope 2 corrente, esta c%amada a Lei de Faraday.

E = N df / dt
N o nmero de espiras do indutor, e d. 9 dt a (elocidade de (aria#o do .lu)o, &ue no caso de D* proporcional 2 .re&E0ncia. E a tens#o indu+ida, em A. interessante o ser(ar como isto se relaciona ao conceito de reatncia indutiva, a oposi#o 2 passagem de corrente pelo indutor.

XL = 2 pfL
L a indut4ncia, e f a .re&E0ncia da corrente, em '+.

%ttp-99:::.li..acens. r9eletronica

O Site da Eletrnica Noes de Eletromagnetismo

* corrente alternada produ+ no indutor um campo, indu+indo uma tens#o proporcional 2 .re&E0ncia, &ue se ope 2 corrente, redu+indoFa, esta a e)plica#o da reat4ncia. *s o inas nos circuitos eltricos s#o c%amadas indutores. Guando usadas para produ+ir campos magnticos, c%amamFse eletroims ou solenides. H dentro de mquinas eltricas "motores e geradores$, .alaFse em enrolamentos.

Campos e foras
Cm campo magntico produ+ uma .ora so re cargas eltricas em mo(imento, &ue tende a .a+0Flas girar. Guando estas cargas deslocamFse em um condutor, este so.re a a#o de uma .ora perpendicular ao plano &ue contm o condutor e o campo.

F = B I L se !
F a .ora em Ne:tons, L o comprimento do condutor, em m, e ! o 4ngulo entre o condutor e as lin%as do campo.

esta .ora &ue permite a constru#o dos motores eltricos. Nestes o 4ngulo de IJo, para m)imo rendimento, B produ+ido pelos enrolamentos, e % N espiras "nos casos em &ue o rotor, parte rotati(a central, o inado$, somandoFse as .oras produ+idas em cada uma. O ncleo de material .erromagntico, para &ue o campo se8a mais intenso, e en(ol(e o rotor, com m!nima .olga, o entreferro, .ormando um circuito magntico. O pro"esso # re$ers%$e&' uma .ora aplicada a um condutor, mo(endoFo de modo a KcortarL as lin%as de um campo magntico "perpendicularmente$, indu+ uma tens#o neste, con.orme a Mei de /aradaB, proporcional 2 (elocidade e ao comprimento do condutor, e ao campo, o princ!pio do gerador eltrico e do microfone dinmico.

E=BL$
E a tens#o em (, L o comprimento, em m, e $ a (elocidade do condutor, em m9s. *lm desta .ora, % a de atra#o e)ercida pr um campo num material .erromagntico, &ue age orientando os dom!nios "e os KspinsL$, podendo imantFlos "con.orme a intensidade e a dura#o$. Esta usada nos eletroim#s, nos rels e contatores "rels de pot0ncia usados em painis de comando de motores$, etc. tam m usada na .a rica#o de im#s, usados entre outras aplicaes nos autoF .alantes, micro.ones e pe&uenos motores D.D. "campo$, como a&ueles usados em toca F discos e gra(adores.

%ttp-99:::.li..acens. r9eletronica

Potrebbero piacerti anche