Sei sulla pagina 1di 15

9

2 REFERENCIAL TERICO

Neste captulo, apresenta-se a primeira etapa do trabalho desenvolvido nesta tese, a reviso de literatura. So apresentados a definio, classificao e aspectos tcnicos dos processos de fundio de metais, aplicaes de componentes fundidos e sua importncia econmica. Tambm so abordados os principais trabalhos relativos seleo de processos de fabricao e os mtodos de seleo de processos de fundio de metais. Ao final do captulo, so descritas as ferramentas utilizadas para desenvolver o mtodo de seleo proposto.

2.1 PROCESSOS DE FABRICAO

2.1.1 Definio e Classificao

Um processo de fabricao pode ser definido como uma operao na qual as caractersticas de um ou mais materiais so alteradas de alguma forma, a fim de produzir ou modificar-se um componente (LOVATT e SHERCLIFF, 1998a). Na definio de Ashby et al. (2007) os processos de fabricao so considerados como mtodos de moldar, unir e dar acabamento a um material. Os mtodos de moldar podem ser primrios, os que do forma, ou secundrios, os quais modificam formas ou propriedades. Com base nestas definies, existe um grande nmero de processos de fabricao em todos os nveis de complexidade e escala. Para organizar as informaes sobre processos, Ashby et al. (2007) apresentam uma classificao hierrquica, dando, a cada processo, um lugar. A Figura 2 apresenta um exemplo desta taxonomia.

Figura 2 - A taxonomia dos processos de fabricao FONTE: Ashby et al., (2007).


SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

10

Segundo estes autores, o universo dos processos de fabricao apresenta trs famlias: moldar, unir e tratar superficialmente. Na Figura 1, a famlia moldar expandida para mostrar classes: deformao, moldagem, prototipagem e moldagem de ps. Uma destas classes, a fundio mais uma vez expandida para mostrar os seus membros: die casting, investment casting, shell molding, fundio centrfuga e squeeze casting. Cada processo caracterizado por um conjunto de atributos: os materiais que podem ser utilizados, as formas que podem ser produzidas, as dimenses, a preciso dimensional e uma dimenso econmica, o tamanho do lote, que o nmero de unidades que podem ser economicamente produzidas. Este conjunto de atributos utilizado na seleo de processo de fabricao pela correspondncia destes com os requisitos do projeto (ASHBY et al., 2004).

2.1.2 Processo de Fundio de Metais

A fundio de metais consiste no vazamento de metal lquido para um molde com a forma do componente a ser fabricado e, aps a solidificao, remover o componente metlico do molde (GLOWNIA, 1993; KAY, 2004; GROVER, 2007; KALPAKJIAN e SCHMID, 2009). Segundo Garcia (2001) a fundio de peas de materiais metlicos pode quase ser considerada como uma tecnologia pr-histrica. Segundo Kay (2004), no existem registros de quando e onde se utilizou a tcnica pela primeira vez. Artefatos e referncias biblcas indicam que isto pode ter ocorrido na antiga Mesopotmia entre 5000 a 6000 anos atrs. Segundo Beeley (2001) em funo da simplicidade, o mais direto de todos os processos metalrgicos, a fundio de metais proporcionou a base para o crescimento de um amplo segmento industrial, com uma grande diversidade de produtos. Em termos de concepo, componentes fundidos oferecem a maior flexibilidade entre os processos de conformao metalrgica. A forma e o tamanho so requisitos fundamentais em termos de projeto de componentes. E, nesse aspecto, as possibilidades oferecidas pelos processos de fundio de metais so insuperveis (KANICKI, 1988). De acordo com o Department of Energy (2004), componentes fundidos so encontrados em 90% dos produtos manufaturados e equipamentos. Aplicaes que vo desde simples utenslios domsticos s mais complexas peas de automveis e avies. Alm de aspectos relativos forma dos componentes, processos de fundio podem ser aplicados a qualquer metal que possa ser fundido (GROOVER 2007). Existem ligas que, devido a aspectos metalrgicos, s podem ser produzidas pela tcnica de fundio, como o
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

11

caso dos ferros fundidos, os quais so ligas ternrias de ferro, silcio e carbono, o qual encontra-se livre na forma de grafita e combinado na forma de intermetlico Fe3C (RUNDMAN, 1999). Segundo Beeley (2001), em relao aos aspectos produtivos, a fundio de metais apresenta vantagens em termos de custo de ferramental e de flexibilidade de processo, considerando-se os demais processos primrios de fabricao de metais. Em relao ao custo do ferramental, o processo de fundio adequado para a produo de uma nica pea ou de grandes sries. Para poucas peas, os ferramentais podem ser produzidos em materiais de baixo custo, como madeira e isopor, por exemplo. E, para grandes sries, o custo de um ferramental mais elaborado ainda competitivo em relao aos demais processos primrios (BEELEY, 2001). Quanto flexibilidade do processo, componentes fundidos podem ser fabricados com investimento relativamente pequeno, como em fundies de pequeno porte, com operaes manuais, de uma forma quase artesanal. Em funo da facilidade de mecanizao e automao das operaes do processo de fundio, nas fundies de grande porte, pesados investimentos podem ser realizados para a produo de altos volumes de componentes com baixo custo unitrio (BEELEY, 2001). De acordo com Kalpakjian e Schmid (2009), a mecanizao e automatizao dos processos de fundio uma das tendncias de maior impacto sobre a indstria de fundio, que tem levado a significantes mudanas no uso de equipamentos e mo de obra, empregados na produo de componentes fundidos. A Figura 2 apresenta as principais etapas que compem o processo produtivo de fundio de metais. Na parte superior da figura, so descritas as fases envolvidas com o desenvolvimento de novos componentes fundidos e, na parte inferior, as etapas normalmente executadas na produo de componentes fundidos. O desenvolvimento inicia-se com a seleo do processo de fundio de metal, pois conforme o processo selecionado, sero necessrias diferentes providncias no estgio de projeto e especificao. Na etapa de projeto que se determinam as caractersticas do ferramental que ir produzir o componente fundido, tais como: dimenses e nmero de modelos na ferramenta, localizao da linha de partio, acrscimo de contrao, sobremetal para usinagem, material e o sistema de alimentao. Nesta fase, onde normalmente se utilizam os recursos de simulao de enchimento do molde e de solidificao do componente, de acordo com Guesser et al. (2003), com o uso da simulao, possvel detectar falhas no projeto j nos seus
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

12

instantes iniciais. No que tange especificao pode-se considerar recomendaes em relacionadas liga. Como por exemplo, especificar a norma tcnica para produzir a liga, ou a norma tcnica adotada na inspeo dimensional ou de qualidade do componente fundido.

Figura 3 Principais etapas do desenvolvimento e da produo de componentes obtidos por processos de fundio de metais FONTE: Adaptado de Beleey (2001).

Na etapa de confeco do ferramental, todas as especificaes do projeto devem ser executadas e verificadas adequadamente. Com a finalizao da preparao do ferramental, inicia-se as fases do processo produtivo. Nos processos em que se utilizam moldes dispensveis, necessrio produzir os moldes, com material apropriado ao metal a ser fundido. Nos processos de molde permanente, a etapa de preparao do molde no necessria, e o prximo estgio destes processos consiste no vazamento do metal fundido no molde.
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

13

O metal utilizado no etapa de vazamento proveniente do setor de fuso. As duas etapas associadas obteno de metal lquido so a preparao da carga metlica e a fuso. A preparao da carga do forno que ocorre a partir de matrias primas como sucatas diversas, lingotes, retornos do prprio processo como canais e massalotes, os quais so convertidos em metal lquido com a composio qumica adequada. Existem diversos tipos de fornos utilizados na fuso de metais, diferenciam-se em funo da fonte de energia em fornos eltricos e a combustvel de diferentes origens na forma de gs ou leo (BOLJANOVIC, 2009). Aps solidificao do fundido no molde, na etapa desmoldagem, o componente separado do molde em que foi produzido. Na etapa de quebra de canal, ocorre a remoo do sistema de alimentao, constitudo por canais e massalotes; estes elementos levam o metal lquido at o componente, aps sua separao so encaminhados ao setor de fuso para serem reciclados e servir de matriaprima. A limpeza tem a finalidade de remover resduos do material do molde, como areia por exemplo, e pequenas rebarbas. Na acabamento final, o esmerilhamento utilizado para remover as rebarbas e outras protuberncias em excesso na pea fundida. Caso seja necessrio realizar algum tratamento trmico no componente fundido, este normalmente realizado antes do acabamento final. Apesar do controle ser realizado durante as etapas de processamento, a inspeo do componente fundido pode ser efetivada apenas ao final de todas as etapas do processo produtivo. Em funo desta caracterstica, evidencia-se a importncia de se priorizar controle das etapas do processo produtivo, e tambm no aperfeioamento das fases de desenvolvimento, para que se possa obter componentes que atendam s especificaes com custo competitivo.

2.1.3 Classificao dos Processos de Fundio de Metais

Segundo Groover (2007), os processos de fundio podem ser divididos em fundio de lingotes e de peas. De acordo com este autor, a fundio de lingotes destinada produo de formas simples, para o processamento primrio de metais, os quais so submetidos a processos subseqentes de conformao, como laminao ou forjamento. Enquanto a fundio de peas envolve a produo de geometrias mais complexas, prximas da forma final desejada para o componente.
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

14

Existe um grande nmero de processos de fundio de peas. Os vrios processos diferem, principalmente, no material em que os moldes so produzidos, no mtodo de produo dos moldes e na forma com que a presso aplicada sobre o metal fundido durante o vazamento, que pode ser por gravidade, fora centrfuga, vcuo, baixa presso e alta presso (RAVI, 2005). A Figura 4 apresenta os principais processos de fundio em relao s caractersticas discutidas.

Figura 4 Classificao dos processos de fundio de peas FONTE: Adaptado de Jorstad (2008).

Com base no material utilizado na confeco do molde, os processos de fundio de metais, podem ser classificados em dois grupos; os de molde dispensvel e os de molde permanente (JORSTAD, 1988). Um molde dispensvel aquele em que, a cada componente produzido, necessrio confeco de um novo molde. Os moldes dispensveis so produzidos com material refratrio ao metal a ser fundido, como areia de slica, cromita, zirconita, gesso e suspenses lquidas refratrias. Nos processos que utilizam este tipo de molde necessrio um ferramental, denominado de modelo, permanente ou dispensvel, sendo este ltimo utilizado apenas uma vez. Os modelos permanentes so produzidos em madeira, polmeros ou metal, enquanto os modelos dispensveis so confeccionados em cera, poliestireno expandido (EPS) ou outros

SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

15

materiais polimricos (RAVI, 2005). Nos processos de molde dispensvel todos os tipos de metais e ligas podem ser fundidos. Os principais processos de molde dispensvel usam areia na confeco do molde e modelo permanente, tais como a moldagem em areia verde, shell molding, areia silicato - CO2 e areia com resina de cura a frio. Os processos denominados de investment casting so aqueles que utilizam suspenses lquidas refratrias (lamas refratrias) como material do molde. Podem utilizar modelos permanentes, como o processo cermico ou o processo Shaw, ou modelos perdidos, como o processo de fundio por cera perdida (lost wax), com modelos de cera. Este o processo mais usado desta categoria, pois permite a produo de pequenos componentes, com grande preciso dimensional e excelente acabamento superficial (Perry, 2008). Um molde permanente aquele que pode ser utilizado muitas vezes, no necessitando de modelo. Normalmente confeccionado em ao ou grafite, com a forma negativa do componente a ser produzido. Todos os metais podem ser fundidos por processos que utilizam molde permanente, porm os no ferrosos so os normalmente processados em virtude de seu menor ponto de fuso (BOLJANOVIC, 2009). Os processos convencionais que usam molde permanente, tais como fundio em molde permanente (gravidade), fundio em molde permanente (low pressure), fundio sob presso de cmara quente e fria (die casting) so muito utilizados na fabricao de bens de consumo no atual mercado mundial (VINARCIK 2003). Segundo Jorstad (2008), processos que recorrem molde permanente so apropriados para a produo em srie de componentes fundidos em ligas leves para aplicao automotiva. Os processos Squeeze Casting, Rheocasting e Tixocasting utilizam molde permanente e alta presso como nos processos de fundio sob presso convencionais. As principais diferenas encontram-se nos estgios intermedirios de processamento. No processo Squeeze Casting o metal vazado no molde aberto, e s depois de fechado que se aplica a alta presso. Nos processos Rheocasting e Tixocasting os metais processados encontram-se no estado semi-slido e no no estado lquido quando a alta presso aplicada (VINARCIK 2003; KAY 2004, BOLJANOVIC, 2009). Estes processos so destinados principalmente produo de componentes fundidos de alta integridade (baixa porosidade) e alto desempenho em relao a propriedades mecnicas.

2.1.4 Processos de Fundio que Utilizam Areia na Confeco do Molde


SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

16

Os processos de fundio que fazem uso da areia na confeco do molde encontram-se entre os mais versteis processos de conformao metalrgica, provendo uma enorme liberdade de projeto em termos de tamanho, forma e qualidade dos componentes produzidos (PIWONKA, 1988). Segundo Jorstad (2008), estes processos podem ser classificados de acordo com a forma com que os gros de areia so aglomerados, classificam-se em: (i) processos de areia aglomerada; neste grupo encontram-se os processos em que os gros de areia so aglomerados com ligantes inorgnicos, tais como o processo de areia verde, que utilizada argila (bentonita) e gua como ligante e o processo areia silicato CO2 com silicato de sdio como ligante e CO2 como agente de cura; (ii) processos aglomerados com resina; a aglomerao da areia promovida por resinas orgnicas que polimerizam entorno dos gros de areia. Incluem sistemas do tipo no-bake, cujos sistemas curam pela mistura de duas resinas com a adio de um catalisador como o sistema fenlico uretnico, resinas curadas pelo calor como o processo shell molding e resinas curadas a frio com auxlio de um gs (cold box). O processo de fundio em areia mais utilizado a moldagem em areia verde, que utiliza na confeco dos moldes, areia de slica, argila (bentonita) e gua. Este processo um dos mais usados na produo de componentes fundidos (ASTHANA et al., 2006). O seu maior emprego se deve simplicidade, economia das operaes envolvidas e por ser aplicado tanto moldagem de peas isoladas como produo de grandes sries (GLOWNIA, 1993). As principais etapas deste processo consistem na mistura da areia com a bentonita, gua e p de carvo, por meio de misturadores adequados. A areia preparada encaminhada para a moldagem, quando compactada em torno de um modelo, dentro de uma caixa. Aps a compactao o modelo retirado obtendo-se um molde em areia, pronto para receber o metal fundido. A compactao pode ser manual, mecanizada e de alta presso. A compactao manual utiliza marteles pneumticos; a compactao mecanizada, mquinas do tipo joltsqueeze e as mquinas de alta presso utilizam sopro de ar e compactao hidrulica para produzir o molde. Um tipo de mquina de alta presso muito usada que no recorre a caixas de moldar, mas apenas bolos de areia a Disamatic em que a linha de partio vertical e a cavidade do molde formada entre os blocos consecutivos dos bolos de areia (RAVI 2005). A ltima gerao de mquinas Disamatic permite a produo de altos volumes, como 450 moldes em areia verde por hora, com grande preciso dimensional (DISA INDUSTRIES, 2007).
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

17

Em funo de sua maior utilizao o processo de moldagem em areia verde o responsvel pelo maior volume de resduos gerados no setor de fundio. Segundo Zanetti e Fiori (2002), de 30 a 60% dos resduos produzidos pelas fundies so compostos de areias de moldagem e restos de machos. A recuperao e a reutilizao destes resduos a alternativa de menor impacto ambiental e tambm contribui na reduo dos custos de produo. Segundo a Environmental Protection Agency (2008) cerca de 2,6 milhes de toneladas de areia so reutilizadas por ano nos Estados Unidos, o que representa apenas 28% do total de areia de fundio disponvel para reuso. Alm da reutilizao na prpria fundio as areias de fundio recicladas podem ser aproveitadas em outros processos industriais (FIORE e ZANETTI, 2007). No processo areia silicato-CO2, o molde utiliza um sistema ligante base de silicato de sdio. Este adicionado areia na proporo de 3% a 4% em peso, em um misturador. A mistura preparada compactada em torno do modelo e submetida a um tratamento com CO2, de modo que o fluxo de gs atravesse o molde. Devido reao do CO2 com o silicato de sdio, forma-se slica gel, carbonato de sdio e gua, resultando no endurecimento do molde em um curto perodo de tempo (ASTHANA et al., 2006). Este processo pode ser utilizado na confeco de moldes e machos. Neste processo a confeco dos moldes geralmente realizada de forma manual, ou com pouca mecanizao, principalmente no transporte da areia e na gasagem dos moldes. A principal vantagem deste mtodo reside no fato de empregaremse materiais no txicos; silicato de sdio e CO2; e a operao temperatura ambiente, no tendo a necessidade de aquecimento para realizar o endurecimento do molde. O principal problema apresentado por este processo a dificuldade na desmoldagem das peas. Isto ocorre devido sinterizao da slica gel durante o contato com o metal lquido, o que provoca aumento na resistncia do molde dificultando sua quebra (ASTHANA et al., 2006). Apesar deste processo no gerar resduos perigosos por utilizar ligantes inorgnicos, o volume dos resduos gerados torna-se um problema em funo do custo do descarte da areia. Por este motivo, tcnicas de tratamento dos resduos de areia silicato - CO2 que possibilitem sua reutilizao no processo, tm sido propostas (DEZENA et al., 2004; SCHEUNEMANN, 2005). A tcnica de lavagem, que utiliza gua para retirar o sdio dos resduos, tem apresentado bons resultados em escala industrial, permitindo um reaproveitamento da ordem de 98% com um custo competitivo (DEZENA et al., 2004). No processo shell molding, tambm conhecido como processo Croning ou moldagem em casca, a areia coberta com uma mistura de duas resinas que polimerizam pela ao do
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

18

calor. A obteno dos moldes neste processo consiste em derramar a areia coberta sobre um modelo metlico aquecido entre 205 e 315 C durante 10 a 30 segundos. A resina endurece por calor, resultando numa casca forte e rgida de 5 a 10 mm de espessura, que posteriormente destacada do modelo. So normalmente utilizadas duas cascas, fixadas juntas para formar o molde do processo areia shell molding (ARCHIBALD & SMITH, 1988). Este processo de moldagem permite a automao e a produo de peas fundidas com acabamento superficial muito bom e com boa definio de detalhes. Este processo muito utilizado na confeco de machos para a moldagem em areia verde (RUNDMAN, 1999). A principal desvantagem do processo shell molding encontra-se na grande emisso de poluentes gasosos durante o vazamento do metal e a toxidez dos resduos, pois a resina deste processo contm elementos txicos na sua formulao, como fenol e amina. Segundo Kerns e Mizwicki (2007), recentes inovaes na formulao das resinas tm sido desenvolvidas para contornar os problemas do processo shell molding e ainda melhorar o seu desempenho. Ao alterar a composio qumica dos reagentes utilizados na cura da areia, foi possvel obter uma melhora na produtividade, e uma reduo significativa na emisso de poluentes atmosfricos desse processo. No processo areia cura frio (no bake) que utiliza resina fenlica uretnica, o sistema ligante composto por trs partes. A parte I uma resina fenol-formaldedo dissolvida em uma mistura de solventes, a parte II um polisocianato dissolvido em solventes e a parte III um catalisador a base de amina que regula a reao qumica entre a parte I e a parte II. O teor de parte I e II utilizada na areia de 0,7 a 2% e de catalisador de 0,4 a 8% dependendo da velocidade de cura exigida (ARCHIBALD & SMITH, 1988). A confeco dos moldes neste processo similar ao processo de fundio em areia verde, porm sem a necessidade de compactao da areia. Este processo de moldagem permite a obteno de moldes de alta resistncia mecnica. Este processo muito utilizado na confeco de machos de grande porte. Os restos de moldes e machos do processo areia cura frio contm fenol proveniente da resina, gerando problemas com o descarte deste resduo. As principais tcnicas utilizadas na reciclagem da areia deste processo utilizam processos mecnicos, trmicos e de oxidao qumica (SCHEUNEMANN, 2005).

2.1.5 Aplicaes e Produo de Componentes Fundidos

SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

19

As aplicaes para componentes fundidos so bastante amplas. Em funo de sua versatilidade o processo de fundio possibilita a confeco de componentes que possuem desde alguns gramas como um suporte de relgio a vrias toneladas como em um bloco de motor de navio. A complexidade de forma, desde simples como a tampa de um bueiro at as mais intrincadas como um bloco de motor de 8 cilindros. O tamanho do lote, desde uma pea como a mandbula de um britador at produo em srie como de discos de freio para automveis. A preciso dimensional desejada e o acabamento superficial podem ser alcanados pela correta seleo do processo e seu controle. Outra importante vantagem que diferentes peas podem ser combinadas em um nico componente, eliminando-se a montagem, estoques e reduzindo-se os custos em 50% ou mais, em comparao com peas usinadas. Em termos ambientais, componentes fundidos podem ser completamente reciclados. Estima-se que, cerca de 15 milhes de toneladas de peas fundidas, so recicladas a cada ano (RAVI 2005). As principais reas de aplicaes de componentes fundidos, no Brasil, so apresentadas na figura 5.

Figura 5 - Destino da produo do setor de fundio brasileiro em 2008 FONTE: ABIFA 2009.

O setor automotivo destino da produo de 55% das peas produzidas pelo setor de fundio; isto se deve a grande quantidade de componentes fundidos presentes em um automvel. A exportao o segundo mercado para produo brasileira de fundido, devido, principalmente, disponibilidade de matrias primas, energia a baixo custo e competitividade das empresas de fundio brasileiras (ABIFA 2009).

SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

20

As ligas mais produzidas incluem os metais ferrosos como o ferro fundido cinzento, ferro fundido nodular e ao. As ligas de ferro e ao so utilizadas para aplicaes de alto desempenho, como resistncia temperatura, desgaste e resistncia corroso. As ligas no ferrosas mais utilizadas so as de alumnio, cobre, magnsio e zinco. A produo e aplicao de componentes de ferro fundido nodular e alumnio esto crescendo progressivamente. O alumnio ultrapassou o ao em termos de produo em massa. O consumo de ligas de magnsio est aumentando rapidamente nos automveis e em outros setores, devido a sua alta relao resistncia peso (RAVI 2005). A Tabela 1 apresenta os principais metais fundidos no mundo com suas respectivas caractersticas e aplicaes tpicas.

Tabela 1 - Principais metais fundidos, com suas caractersticas e aplicaes Metal Ferro Fundido Cinzento Uso Caractersticas Resistncia ao calor Amortecimento de vibrao Baixo custo Resistncia mecnica Resistncia ao desgaste Resistncia ao impacto Estabilidade dimensional Usinabilidade Relao resistncia peso Resistncia a corroso Resistncia mecnica Usinabilidade Soldabilidade Alta ductilidade Resistncia a corroso Diversas Aplicaes Blocos de motor Discos de freio Base de mquinas Crteres Girabrequins Comando de vlvulas Caixas de diferencial Vlvulas Pistes de carros Rodas de carros Caixas de embreagem Partes de mquinas Rodas dentadas Vlvulas Hlice de barcos Rotores de bombas Vlvulas Diversas

46%

Ferro Fundido Nodular

25%

Alumnio

12%

Ao

11%

Cobre Outras ligas

2% 4%

FONTE: Ravi (2005) e Modern Casting (2009).

De acordo com o censo mundial de produo do setor de fundio, realizado pela revista americana Modern Casting (2009), foram produzidas no mundo em 2008 cerca de 93,5 milhes de toneladas de componentes fundidos, uma reduo de 1,5% em relao ao ano anterior, em funo da recesso global iniciada no ltimo trimestre de 2008. A Tabela 2
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

21

apresenta os dados relativos produo total, por tipo de liga e com a produtividade de cada pas.

Tabela 2 Maiores produtores mundiais de fundidos com a produtividade de cada pas Produo (milhes de toneladas) Pas China Estados Unidos Rssia ndia Alemanha Japo Ferro Fundido 24,60 7,10 5,10 5,30 4,50 4,80 Aos 4,60 1,20 1,30 0,90 0,22 0,30 No Ferrosos 3,80 2,50 1,20 0,55 0,90 0,56 Total 33,50 10,80 7,80 6,80 5,8 5,70 Produtividade (mil toneladas por fundio) 1,202 4,970 4,727 1,455 9,640 4,089

Continua Tabela 2 - concluso


Produo (milhes de toneladas) Pas Brasil Itlia Frana Coria do Sul Ferro Fundido 2,30 1,60 1,96 1,60 Aos 0,32 0,10 0,11 0,15 No Ferrosos 0,25 1,00 0,33 0,27 Total 3,4 2,60 2,40 2,10 Produtividade (mil toneladas por fundio) 2,504 2,260 4,985 2,366

FONTE: Modern Casting (2009).

Juntos, os dez maiores produtores correspondem a 86,5% da produo mundial. Mesmo com queda na produo mundial, destaque para China, Brasil, Coreia do Sul e Polnia que, de 2007 para 2008, apresentaram crescimentos de 7%, 4%, 2,2% e 1,6% respectivamente. Dentre os dez maiores produtores as maiores quedas na produo foram relatadas pelo Japo com uma reduo de 18,8% e Estados Unidos com reduo de 8,8% em relao a 2007. Em relao produtividade a Alemanha mantm o primeiro lugar com uma mdia de 9,640 mil toneladas por fundio (MODERN CASTING, 2009).

2.1.6 Fundies

SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

22

No Brasil existem cerca de 1340 fundies com base nos dados de 2008 (MODERN CASTING, 2009). Estas fundies podem ser classificadas quanto ao tipo de material processado, ao volume de produo e ao tipo de clientes aos quais sua produo se destina (PIWONKA, 1988; RAVI, 2005). Quanto ao tipo de material, as fundies podem ser de metais ferrosos, como ferro fundido e ao, e no ferrosos, como ligas de alumnio, cobre, magnsio e zinco. No Brasil, existem cerca de 743 fundies de metais ferrosos e 597 fundies de materiais no ferrosos (MODERN CASTING, 2009). Em relao capacidade de produo, as fundies podem ser classificadas como, pequenas, mdias e grandes. A capacidade pode se referir tanto capacidade de fuso, a qual depende dos fornos instalados e em funcionamento, ou a produo efetiva de peas boas produzidas (RAVI, 2005). No Brasil, a classificao se refere capacidade de produo de peas boas. Considera-se uma fundio de pequeno porte, aquela que produz at 500 toneladas de peas por ano, uma fundio de mdio porte de 500 a 10.000 toneladas por ano e as que produzem acima de 10.000 toneladas por ano so consideradas como fundies de grande porte. Cerca de 95% das fundies brasileiras so de pequeno e mdio porte (ABIFA, 2008). As grandes fundies de metais ferrosos, normalmente, so equipadas com sistemas de moldagem em areia verde, e com vazamento completamente automatizados. Entretanto, nas pequenas fundies, a maioria das operaes realizada manualmente. Em relao aos clientes, a que se destina produo, as fundies podem ser classificadas em cativas e de mercado. Uma fundio cativa aquela que faz parte de uma grande empresa, que absorve totalmente a sua produo. Neste tipo de fundio poucos itens so produzidos e em grande quantidade. Fundies de mercado so aquelas que produzem para diferentes clientes, normalmente com uma enorme quantidade de itens com bastante variao no tamanho dos lotes produzidos. A maior parte das fundies existentes de mercado, sendo em sua grande maioria de pequeno e mdio porte (SENTHIKUMARA et al., 2009). Segundo Ravi (2005), a linha que define os dois tipos de fundies cada vez mais tnue, pois existem fundies de mercado especializando-se na produo de poucos itens como girabrequins, por exemplo, enquanto existem fundies cativas que esto comeando a atender a outras organizaes que no a empresa matriz, com a finalidade de uma melhor utilizao da sua capacidade e de manter uma maior vantagem competitiva. Segundo este autor, ambos os tipos de fundies esto se dirigindo no sentido do aumento dos nveis de automao.
SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

23

De acordo com Ravi (2005), ao longo da ltima dcada, tem ocorrido um aumento constante das exigncias dos compradores de fundidos, como montadoras e fabricantes de equipamentos, em termos de garantia de qualidade, menor lead-time, pequenos lotes de produo e preos competitivos. Montadoras esto eliminando inspeo dos componentes recebidos e transferindo, aos fornecedores, a responsabilidade pela qualidade dos fundidos. Devido diminuio dos ciclos de desenvolvimento de produtos, as fundies so obrigadas a entregar a primeira amostra, em semanas, em vez de meses. A adoo da filosofia Just-InTime pelas montadoras para reduzir os seus custos de estoque, exige que as fundies entreguem pequenos lotes e com maior freqncia, obedecendo a uma rigorosa programao de horrios. Os compradores de fundidos querem que as fundies reduzam continuamente os seus custos a cada ano, adotando melhores tecnologias e metodologias (JENDRUCKO et al., 2003; VIJAYARAM et al., 2006). Fundies tambm tm de lidar com a crescente presso dos rgos reguladores, em termos de conservao de energia, proteo do meio ambiente e segurana operacional. Segundo Ravi (2005), muitos clientes-chave, particularmente no setor automotivo, esto se encaminhando em direo a parcerias estratgicas de longo prazo com poucas fundies capacitadas, em vez de acordos de compra, em termos de custos, com um grande nmero de fundies, como no passado. Isto significa que, para sobreviver e crescer, as fundies tm que oferecer componentes fundidos dimensionalmente estveis e isentos de defeitos, garantir a entrega de pequenos lotes no prazo e proporcionar reduo contnua dos preos. Isto est forando a especializao das fundies, em termos de ligas, na geometria das peas (tamanho / peso e complexidade) e aplicao final. Os compradores de fundidos e fornecedores esto percebendo a importncia de assegurar a compatibilidade entre o projeto do componente e o processo, pela integrao do desenvolvimento do produto e do processo atravs de uma estreita colaborao a partir da fase inicial do projeto do componente.

SETTI, D. Mtodo Multicriterial para Seleo de Processos de Fundio de Metais. 2010, 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo (PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre. p. 9-24.

Potrebbero piacerti anche