Sei sulla pagina 1di 2

A Histria como Obra de Arte: Jacob Burckhardt e a apreenso esttica do passado

Ana Carolina Pereira Araujo* Esse trabalho prope-se a analisar o Reflexes sobre a Histria Universal1, de Jacob Burckhardt, devido possibilidade de identificar nessas aulas, publicadas postumamente, o pensamento do historiador acerca da histria e suas crticas modernidade. Todavia, tambm nos serviro como fontes os demais escritos de Burckhardt como: a Introduo de um curso sobre a Histria da Cultura Grega2 ministrado pelo historiador pela primeira vez em 1872; seu livro A Cultura do Renascimento da Itlia3 e parte de sua correspondncia publicada em portugus pela Topbooks.4 A partir da leitura das fontes citadas acima, buscar-se- empreender um estudo dos seguintes temas: a abordagem cultural da histria defendida por Jacob Burckhardt, a relao entre histria e poesia presente nos seus escritos e a sua compreenso da histria como obra de arte, passvel de apreenso atravs da Anschauung (intuio).5 Este trabalho prope-se, ainda, a analisar o pensamento de Burckhardt acerca da Histria da Arte e da Cultura, dedicando uma ateno especial ao modo como suas reflexes historiogrficas se refletem no livro, A Cultura do Renascimento na Itlia.6 Jacob Burckhardt afirmou repetidas vezes, em sua correspondncia, que, para ele, a histria situava-se mais prxima da arte - mais especificamente da poesia - que da cincia. Nesse sentido, o historiador defendeu as vantagens de sua abordagem histrico-

*Mestranda do Programa de Ps-graduao em Histria Social da Cultura da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Bolsista CNPQ. 1 BURCKHARDT, Jacob. Reflexes sbre a Histria. Rio de Janeiro: Zahar, 1961 2 BURCHARDT, Jacob. Historia de la Cultura Griega, Vol. I, Barcelona: Iberia, 1963. 3 BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itlia. Um ensaio. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. 4 BURCKHARDT, Jacob. Cartas. Trad. Renato Rezende da seleo do Liberty Fund. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003. 5 A palavra alem Anschauung traduzida para o portugus assume diferentes significados. Alguns deles so: imagem clara; impresso ntida; intuio; contemplao; concepo; opnio e experincia prpria. Nesse projeto optamos por traduzir o termo Anschauung por intuio, devido a acreditarmos ser essa a traduo que melhor descreveria o que Burckhardt queria expressar, ao utilizar o termo. Entretanto, no decorrer da pesquisa, o termo ser problematizado de forma mais aprofundada, visto ser ele um dos fios condutores desse estudo. Ver: TOCHTROP, Leonardo. Dicionrio alemo-portugus. So Paulo: Globo, 2006, Dicionrio alemo-portugus. Porto Editora, 2000 e Langenscheidt: Dicionrio alemo-portugus. Editorial Presena, 2005. 6 BURCKHARDT, J. op. cit., 2009.

cultural em relao s abordagens historiogrficas correntes, para a compreenso do esprito de uma poca. Isso pode ser corroborado, na medida em que, o historiador defendeu a aceitao da subjetividade no relato histrico, acreditou na capacidade de englobar o contingente na histria; e, postulou uma aproximao entre a histria e a poesia. O historiador da Basilia acreditava ser possvel estudar o que h de constante em uma cultura, a partir das suas manifestaes artsticas. A poesia era vista, por ele, como capaz de conter profundos ensinamentos histricos devido a dar-nos uma imagem ntida daquilo que eterno em cada poca e em cada povo.7 Todavia, no apenas na aceitao das obras de arte como fontes que Burckhardt aproxima a sua abordagem histrico-cultural da arte. Tambm no modo em que historiador compreende a histria atravs da cultura, a arte se faz presente. Por fim, o que concerne arte, ela que permite, na viso do historiador, que se possa capturar o que h de permanente no esprito de um povo. Sendo assim, na valorizao do belo, da poesia e da intuio, que Burckhardt constri sua narrativa historiogrfica.

Referncia Bibliogrficas: BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itlia. Um ensaio. Trad. Srgio Tellaroli. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. ___________. Cartas. Trad. Renato Rezende da seleo do Liberty Fund. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003. ___________. Reflexes sbre a Histria. Trad. Leo Gilson Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1961. ___________. Historia de la Cultura Griega. 5.v..Barcelona: Iberia, 1947.

Dicionrios

TOCHTROP, Leonardo. Dicionrio alemo-portugus. So Paulo: Globo, 2006. Dicionrio alemo-portugus. Porto Editora, 2000. LANGENSCHEIDT: Dicionrio alemo-portugus. Editorial Presena, 2005.

BURCKHARDT, J. op. cit., 1961, p. 75.

Potrebbero piacerti anche