Sei sulla pagina 1di 21

Direito Civil

DIREITO CIVIL VI - COISAS

Professor: MATHEUS GUERINE RIEGERT Aluno: Edilmar Pioto

Faculdade Novo Milnio: Stimo perodo - 2013 e-mail:

Aula de 05.02.2013
Direito Obrigacional: direito pessoal, direito relativo, no absoluto, por ser direito sobre pessoa. Direitos Reais: so absolutos, implica um direito sobre a coisa, p. ex., a propriedade. Constituem um numerus clausus (nmero fechado), isto , s so Direitos Reais os criados pelas diferentes fontes de Direito, no havendo assim, a possibilidade de os particulares, por acordo de vontade, criarem Direitos Reais de tipo novo. O direito real recai geralmente sobre um objeto corpreo. J o direito pessoal foca nas relaes humanas, no devedor. Logo o primeiro um direito absoluto oponvel contra todos (erga omnes); mas o segundo relativo, a prestao s pode ser exigida ao devedor. Posse: a situao de fato, no tida como um direito real, ocorre independentemente de ttulo e pode transformar-se em propriedade. Esta protegida pelo direito e gera direitos ao possuidor. Todo aquele que no tem ttulo (registro imobilirio) s tem a posse. Propriedade: quando a situao de direito. Pode ocorrer sem o ttulo ( usucapio) isto , a ocorrncia do usucapio enseja a aquisio da propriedade, ainda que no haja o registro imobilirio, ainda. A propriedade, contudo, depende de ttulo. Deteno: na deteno no h o animus, h somente o corpus. Existe uma relao de subordinao, p.ex. relao de trabalho, o caso do caseiro, do(a) empregado(a) domstico(a), etc. Algumas distines entre os trs institutos: 1. Propriedade o direito que voc tem de usar, gozar e dispor de uma coisa ou bem, alm do direito de reav-los de quem o possua injustamente, ou seja, sem a sua permisso verbal ou escrita. O direito de propriedade pode ser adquirido, dentre outros meios, por aquisio (nota fiscal ou contrato de compra e venda), doao, etc. No caso de imvel, voc s tem o direito de propriedade efetivo se voc registr-lo no Cartrio de Registro de Imveis; 2. Posse o exerccio de alguns dos poderes destinados propriedade, pleno ou no. Neste caso voc pode ter ou no o direito de propriedade, adquirido por algum ttulo, mas exerce esse direito, ou seja, usa o bem ou coisa, de fato. Tome-se como exemplo um objeto ou imvel abandonado que voc usa por algum tempo. Por enquanto, voc tem a posse do bem/coisa, isto , o exerccio de fato, mas s adquire a propriedade aps passado o perodo estabelecido legalmente, e se requerer, no caso de imvel, a usucapio. 3. Deteno quando voc conserva a posse em nome de outrem e sob ordem e instruo deste, e com o qual voc tem relao de dependncia, p.ex: caseiro, o empregado domstico, etc. Fazendo um paralelo entre os trs institutos, poder-se-ia dizer que a propriedade definitiva, a posse temporria, em alguns casos, - com possibilidade de aquisio da propriedade e a

deteno, eventual, sem possibilidade de ensejar, como consequncia direta, a posse ou a propriedade. So detentores: todos os que, por ttulo anlogo, tiverem poder fsico sobre certos bens. Estas pessoas no gozam de uma proteo direta de direitos possessrios, assim se forem turbados no uso ou gozo da coisa que est em seu poder devero dirigir-se pessoa que lhes conferiu a deteno.

Da Posse

1. Conceito: a situao de fato, em que uma pessoa pode ou no ser proprietria, em que exerce sobre uma coisa atos e poderes ostensivos, conservando-a, defendendo-a; o comportamento de algum com relao a alguma coisa, como se dono fosse.

2. Elemento de Posse: a) Objetivo: corpus o agente age com o comportamento de dono, como se dono fosse. Corpus elemento material, que representado pelo poder fsico sobre a coisa; Subjetivo: animus - para a doutrina majoritria h o desconhecimento, por parte do agente, de um direito melhor do que o seu. um elemento intelectual, ou seja, o propsito de ter a coisa como sua, isto , o animus rem sibi habendi.

b)

Para Maria Helena Diniz So elementos constitutivos da posse: a) o corpus: exterioridade da propriedade, que consiste no estado normal das coisas, sob o qual desempenham a funo econmica de servir e pelo qual o homem distingue quem possui e quem no possui; e b) o animus, que j est includo no corpus, indicando o modo com o proprietrio age em face do bem de que possuidor. Com isso o corpus o nico elemento visvel e suscetvel de comprovao, estando vinculado ao animus, do qual manifestao externa. A dispensa de inteno de dono na caracterizao da posse permite considerar como possuidores, alm do proprietrio, o locatrio, o comodatrio, o depositrio, etc.

3. Teoria sobre a Posse: a) Teoria Subjetiva de Savigny: acredita que a posse a unio de dois elementos: o corpus, que seria a possibilidade de disposio da coisa, e o animus, que resulta da vontade e a inteno do possuidor de ter a coisa como sua. 3

Assim, numa situao ftica, se uma pessoa exerce sobre a coisa o poder de dispor da forma que bem entender, e ainda, age como com a vontade de ser dono, est-se diante da posse. Contudo, caso exista somente o elemento corpus, para essa teoria, ser considerado deteno. b) J a Teoria Objetiva de Ihering, no acredita no elemento subjetivo animus para que a posse seja configurada. Justifica o autor da teoria que o animus, por ser um elemento subjetivo, de difcil comprovao, e assim, somente seria necessrio o elemento objetivo, o corpus, pois o possuidor agiria da mesma forma que o proprietrio. No Cdigo Civil de 2002, para a configurao da posse adotou-se essa teoria, embora em alguns casos, a lei aborde a questo do elemento animus. Assim, possuidor aquele que age como se fosse proprietrio. Nesse sentido dispe o art. 1196 do CC: Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. Assim, verifica-se que o artigo em tela no menciona o elemento subjetivo, mas refere-se ao aspecto do comportamento objetivo para que seja configurado possuidor. Os poderes inerentes propriedade so: usar, gozar, fruir e dispor da coisa. Na conceituao da pose, O Cdigo Civil brasileiro tanto o vigente como o vetusto de 1916 adotaram a teoria objetiva (vide arts. 1.196 do C.C./2002; art. 485 do C.C./1916), embora faa concesses teoria subjetiva conforme se pode evidenciar dos arts. 1.204 C.C./2002(art. 493 C.C./1916); art. 1.238 do C.C./2002(art. 550 C.C. 1916).

Aula de 19.02.2013
4. Classificao da Posse:

a)

Posse Justa e Posse Injusta: A Posse justa aquela que no marcada pelos vcios da violncia, clandestinidade e precariedade. Art. 1.200. justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. 4

Os vcios so ligados causa da posse, sua origem injusta. A posse clandestina quando se origina de ocultamento; A posse precria aquela que se origina da quebra do dever de restituio da posse da coisa recebida temporariamente; A posse violenta aquela que se origina da violncia. Obs.: A posse injusta pode se transformar em posse justa, desde que se altere a causa da posse. Clandestina: clandestina a posse que se adquire por via de um processo de ocultamento (clam), em relao quele contra quem praticado o apossamento. A posse clandestina obtida socapa, s escondidas, com subterfgios, estratagemas, manhas, artimanhas e ardis. o que ocorre, por exemplo, na posse obtida por meio de furto; Precria: aquela que, adquirida de forma provisria, permanece aps o fim do seu prazo de durao, em face do descumprimento do dever de restituir. O vcio, aqui, inicia-se quando o possuidor precarista se recusa a devolver, nasce justa e em determinado momento se torna injusta; Segundo Slvio de Salvo Venosa, haveria posse precria nos contratos de comodato, locao e depsito, por exemplo. Isso porque, na posse precria (diversamente do que ocorre na deteno), haveria sempre um ato de outorga (ato ou negcio jurdico) por parte de um possuidor a outro. A rigor, h a posse provisria, que dura enquanto o previr o ttulo respectivo. Se e quando houver a recusa na restituio da coisa, haver posse injusta, caracterizada pelo vcio da precariedade.

Posse violenta: a que se adquire por ato de fora, fsica ou moral, ou seja vis absoluta ou vis compulsiva (resultante de ameaas, p. ex.). Neste caso o real possuidor ou o proprietrio ter que reagir para repelir o ato injusto, agir atravs de aes possessrias ou desforo imediato, sob pena de cessada a violncia a posse tornar-se justa dando direito a Uso Capio.

b)

Posse de Boa-F de M-F Trata-se da boa-f subjetiva, sinnimo de desconhecimento. A posse de boa-f aquela em que no h vcios. Se o possuidor conhece ou pode conhecer o vcio, a posse ser de m-f.

Obs1: O art. 1201 cc. traz uma presuno de boa-f, na posse proveniente de justo titulo. Cuida-se, portanto, de boa-f subjetiva, que se revela na ignorncia. Art. 1.201. de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. Pargrafo nico. O possuidor com justo ttulo tem por si a presuno de boa-f, salvo prova em contrrio, ou quando a lei expressamente no admite esta presuno.

Obs2: O art. 1203 cc. traz presuno relativa, que a posse mantm o mesmo carter com a qual se iniciou. Art. 1.203. Salvo prova em contrrio, entende-se manter a posse o mesmo carter com que foi adquirida.

Posse de m-f: existe posse de m-f quando o possuidor est ciente de que sua posse no tem legitimidade jurdica e, no obstante, nela se mantm. O critrio para distinguir entre posse de boa-f ou de m-f subjetivo, contrariamente ao que ocorre na posse injusta. de se ressaltar, todavia, que a boa-f exige a ausncia de culpa. Da que o possuidor, para ver reconhecida sua boa-f, deve empregar todos os meios necessrios, a serem examinados no caso concreto, para certificar-se da legitimidade de sua posse. O art. 1.202 prev que a posse de boa-f s perde esse carter no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente. H, contudo, fatos objetivamente observveis, que podem retirar da posse o carter de boa-f, como, por exemplo, a citao em ao possessria ou reivindicatria, mas tambm opera o mesmo efeito qualquer circunstncia anterior ao processo que faa presumir a conscincia da ilicitude por parte do sujeito. Por outro lado, a Lei faz presumir a boa-f da posse com justo ttulo (art. 1.201, pargrafo nico). A distino entre posse de boa-f e posse de m-f reflete, de forma imediata, nos efeitos da posse, quanto aos frutos da coisa possuda (arts. 1.214/1.216), quanto distribuio de riscos pela perda ou deteriorao da coisa (arts. 1.217 e 1.218), bem como quanto indenizao por benfeitorias (arts. 1.219/1.222).

Aula de 20.02.2013
c) Posse Direta e Posse Indireta (art. 1197 cc.) Art. 1.197. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto. Tem posse Direta quem tem o poder Imediato, Fsico e Temporrio como conseqncia do direito anterior. Tem posse Direta quem entrega temporariamente a posse a outrem, tem poder mediato, podendo recuper-lo. Obs. O possuidor direto pode ajuizar ao possessria contra o possuidor indireto. Exemplos: No contrato de locao o locador (dono) o possuidor Indireto e o locatrio (aquele que fica na coisa, e paga o aluguel) tem a posse direta. No contrato de Comodato (contrato gratuito) ocorre a mesma situao do de locao. importante mencionar que tanto o possuidor direto quanto o indireto podero se valer das aes possessrias para protegerem a sua posse de quem quer que a ameace.

d)

Posse Ad Interdicta e Posse Ad Usucapionem A ad interdicta d direito tutela da posse, toda posse ad interdicta. A posse ad usucapionem d direito a tutela possessria e h converso da posse em propriedade, desde que preenchido os demais requisitos. A posse ad interdicta a que pode amparar-se nos interditos, quando esta for ameaada, turbada, esbulhada ou perdida, desde que seja uma posse justa. Entretanto, o possuidor injusto ou de m f com relao a determinado sujeito tem o direito de defender a posse, contra terceiros em relao quais a exerce sem qualquer vcio. Ocorrer a posse ad usucapionem quando ensejar a usucapio da coisa, desde que obedecidos os requisitos legais.

Assevere-se que com o tempo que transcorre at que se adquira o direito da usucapio, e consequentemente o domnio da coisa, no interessa mais que a posse tenha sido viciosa.

d.1)

Do direito aos interditos

Interditos so aes possessrias que podem ser invocadas pelo possuidor que tenha tanto a posse justa como a injusta, ou ainda de boa ou m f, direta ou indiretamente. Revela-se necessrio o uso dos interditos quando o possuidor se v ameaado ou definitivamente esbulhado ou turbado de sua posse. Nestas aes existe a possibilidade de pleitear-se, alm da proteo possessria, a condenao do ru em perdas e danos, sendo possvel inclusive um pedido ao juiz que aplique uma multa diria ao ru (astreintes) em caso de no cumprimento do mandado judicial ou da sentena condenatria. Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Os principais interditos possessrios so: Ao de Manuteno de Posse; (turbao) Ao de Reintegrao de Posse; (esbulho) Interdito Proibitrio. (ameaa)

Manuteno de posse: cabvel quando houver turbao possessria, ou seja, molestao ou perturbao da posse. A turbao o tipo de agresso que causa o embarao ou a molstia de fato sobre a coisa. Note-se que o agressor no priva o possuidor de sua posse, apenas no permite que o mesmo a exera plenamente. Abrir uma picada no terreno do visinho caso de turbao. O instrumento jurdico para cessar essa agresso a Ao de Manuteno de Posse ou fora nova turbativa. Reintegrao de posse: aquela que visa recuperar a posse perdida, ou seja, cabvel no esbulho possessrio (perda/privao da posse em razo de violncia, clandestinidade ou precariedade).

Privar nesse caso, significa que o agressor tomou para si, completa ou parcialmente a coisa do possuidor. O remdio jurdico para esse tipo de agresso a Ao de Reintegrao da Posse. Interdito proibitrio: cabvel quando houver justo receio de turbao ou esbulho, ou seja, uma ameaa concreta. Trata-se de uma ao preventiva, pois visa evitar a consumao da turbao ou do esbulho. Provada a ameaa iminente, o juiz expedir mandado proibitrio, podendo na hiptese de se concretizar a ameaa, culminar em pena pecuniria em favor do agredido. CPC: Art. 932. O possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poder impetrar ao juiz que o segure da turbao ou esbulho iminente, mediante mandado proibitrio, em que se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito.

Questes para fixao: 1. O que Posse ? R: A posse uma situao de fato que, por aparentar ser uma situao de Direito, recebe proteo da lei. Em outras palavras pode-se dizer que a posse o efetivo exerccio dos poderes de usar, gozar e dispor da coisa, por aquele que no o proprietrio. Aquele que exerce a posse o possuidor. 2. Quais so os elementos da Posse ? conceitue-os. R: a) Objetivo: corpus o agente age com o comportamento de dono, como se dono fosse. Corpus elemento material, que representado pelo poder fsico sobre a coisa; Subjetivo: animus - para a doutrina majoritria h o desconhecimento, por parte do agente, de um direito melhor do que o seu. um elemento intelectual, ou seja, o propsito de ter a coisa como sua, isto , o animus rem sibi habendi.

b)

3. Quais so as teorias sobre a Posse, qual se aplica na nossa legislao ? R: a) Teoria Subjetiva de Savigny: acredita que a posse a unio de dois elementos: o corpus, que seria a possibilidade de disposio da coisa, e o animus, que resulta da vontade e a inteno do possuidor de ter a coisa como sua. Teoria Objetiva de Ihering, no acredita no elemento subjetivo animus para que a posse seja configurada. No Cdigo Civil de 2002, para a configurao da posse adotou-se essa teoria, embora em alguns casos, a lei aborde a questo do elemento animus. Assim, possuidor aquele que age como se fosse proprietrio. Nesse sentido dispe o art.1196 cc.

b)

4. Diferencie Posse de Deteno R: Posse: a situao de fato, no tida como um direito real. O possuidor na posse tem o efetivo exerccio dos poderes de usar, gozar e dispor da coisa, recebe a proteo da lei. Deteno: na Lei Civil vigente, ocorre quando uma outra pessoa exerce a posse, mas no em nome prprio, pois a posse ser exercida por conta de outrem, devido a uma relao existente entre o possuidor e o detentor, este no recebe a proteo da lei. Caso o detentor seja demandado, dever nomear autoria o possuidor, conforme preceitua o art. 62 do CPC., sob pena de responder por perdas e danos, segundo determinao do art. 69, I do CPC.

5. Diferencie: a) Posse Justa de Posse Injusta R: A lei fala que justa a posse que no for violenta, clandestina e precria, e dessa forma, a contrario sensu, dever ser mansa, pacfica e notria. Nesse sentido define o art. 1200 do CC. Posse Injusta aquela que decorre de atos de violncia, clandestinidade ou se perfaz de forma precria. b) Posse de Boa-F de Posse de M-F R: Posse de boa-f aquela em que o possuidor a exerce na crena, e na certeza de que o proprietrio da coisa, uma vez que desconhece qualquer vcio ou impedimento para a sua aquisio. Nesse sentido, define o art. 1201 do CC. O conhecimento de qualquer vcio por parte do possuidor a tornar de m-f.

10

J a posse de m-f aquela em que o possuidor tem cincia de que a sua posse possui os vcios e impedimentos que se pem no caminho para aquisio da coisa.

c) Posse Direta de Posse Indireta R: A posse direta pode ser explicada como a posse daquele que a exerce diretamente sobre a coisa, exercendo os poderes do proprietrio, sem nenhum obstculo, tendo, pois, o contato fsico com a coisa. J a posse indireta a do possuidor que entrega a coisa a outrem, em virtude de uma relao jurdica existente entre eles, como no caso de contrato de locao, deposito, comodato e tutela, quando couber ao tutor guardar os bens do tutelado. Nesta, portanto, no h contato fsico do possuidor com a coisa. No caso concreto, no contrato de locao, o locador (dono do imvel que cede para quem lhe paga o preo) tem a posse indireta, enquanto o locatrio (aquele que fica na coisa, e paga o aluguel) tem a posse direta. A implicao jurdica dessa classificao que a posse do possuidor direto no exclui a do indireto, pois ambas devero coexistir harmonicamente. Dessa forma o possuidor direto nunca poder reivindicar a sua posse excluindo a do possuidor indireto. Mas no caso do possuidor indireto ameaar a posse do direto, esse contar com as alternativas legais para que sua posse seja preservada, enquanto perdurar a relao que originou a posse. Nesse sentido reza o art. 1197 do CC: Art. 1.197. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto. importante mencionar que tanto o possuidor direto quanto o indireto podero se valer das aes possessrias para protegerem a sua posse de quem quer que a ameace. d) Posse Ad Interdicta de Posse Usucapionem R: *Posse ad usucapionem: Posse na qual o possuidor poder adquirir a propriedade da coisa por meio de usucapio, ou seja, pelo decurso de tempo e mediante alguns requisitos, analisados caso a caso. Posse ad interdicta: Para entender essa nomenclatura, primeiramente deve-se ter em mente que toda e qualquer posse que enseja algum tipo de proteo, independente da sua qualidade. Isso significa que mesmo que a posse seja injusta ou de m-f em relao ao real possuidor, ela poder ser defendida da ao de terceiros por meio de aes judiciais denominadas possessrias. Assim a posse ad

11

interdicta aquela que enseja proteo por meio dos interditos possessrios, ou seja, aes judiciais que visam proteger a posse.

Aula de 25.02.2013
6. Formas de aquisio da Posse. Pode partir da vontade da lei ou da pessoa. Art. 1.204. Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possvel o exerccio, em nome prprio, de qualquer dos poderes inerentes propriedade. O Cdigo Civil brasileiro tanto o vigente como o de 1916 adotaram a teoria objetiva (vide arts. 1.196 do C.C./2002; art. 485 do C.C./1916), mas faz concesses teoria subjetiva conforme se pode evidenciar nos arts. 1.204 C.C./2002(art. 493 C.C./1916); art. 1.238 do C.C./2002(art. 550 C.C. 1916). Art. 493, cc 1916 Apreenso da coisa; Disposio da coisa; Qualquer dos meios de aquisio. Quem pode adquirir a posse Art. 1.205. A posse pode ser adquirida: I - pela prpria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificao.

O inciso I do referido art. traz a possibilidade do representante adquirir a posse, seja esse constitudo de forma legal ou convencional (ou seja, mediante acordo de vontade convencionado entre as partes). Contudo o inciso II tambm traz a hiptese de um terceiro agir, mesmo sem mandato, caso em que ser necessria a ratificao, que uma espcie de confirmao por parte daquele em nome de quem a posse favorece. Acrescenta-se que a pessoa que adquire a posse no precisa ter alguma qualidade especial, haja vista que at mesmo um menor de idade poder possuir algo, desde que devidamente representados ou assistidos por seus representantes legais nas aes possessrias. Obs.: Se o terceiro no tiver procurao o ato ter que ser necessariamente ratificado. 12

Posse Ordinria e Posse Derivada Ordinria: a ela no precede nenhuma outra posse, uma posse inaugural, aquela resultante suficiente de um ato de investidura do prprio possuidor, que por sua fora exclusiva, apossa-se definitivamente da coisa. o que acontece com o pescador, o caador. Derivada: a que provm de um ato de transferncia (alienao) e pressupe a existncia de posse anterior de quem o possuidor derivado houve a coisa possuda. Sempre envolve dois possuidores: o anterior ou originrio que perde o contato material com a coisa e, o posterior que passa a adquirir o contato material com a coisa. So bons exemplos: a compra e venda (alienao onerosa), doao (alienao graciosa), a sucesso causa mortis.

Constituto possessrio, tambm conhecido clusula constituti, trata-se de uma operao jurdica que altera a titularidade na posse, de maneira que aquele que possua em nome prprio, passa a possuir em nome alheio. Ex: vendo uma casa que possua em nome prprio, e coloco no contrato de compra e venda uma clusula que prev minha permanncia na casa na condio de locatrio, ou seja, passo a possuir a casa em nome alheio. Essa clusula a contituti. O inverso do constituto possessrio ocorre quando a pessoa que possu em nome alheio passa a possuir em nome prprio. Ex: o locatrio que possui a casa em nome alheio compra a casa passando a possuir em nome prprio, neste caso a clusula ser da traditio brevi manu.

Tradio entrega da coisa/objeto Art. 1.267. A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Real: tem efetivamente a entrega da coisa, a coisa realmente entregue a outrem. Por exemplo, quando a pessoa entra numa loja e compra uma blusa, e a mercadoria entregue a ela. Ficta: A tradio ficta, por sua vez, aquela em que no h qualquer entrega da coisa, porque essa pessoa, j possua a coisa, e posteriormente, torna-se proprietrio. Um exemplo seria o depositrio fiel, que possuidor direto da coisa, torna-se proprietrio da mesma. Se ele j tem a posse direta porque j est em contato fsico com a coisa, e nesse caso no haver como ter a entrega real.

Universal: princpio da saisine; 13

Singular: tradio especifica trata-se da entrega especifica da coisa acontece aps o processo de inventrio.

Aula de 04.03.2013
7. Efeitos da Posse

Art. 1.214. O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Pargrafo nico. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-f devem ser restitudos, depois de deduzidas as despesas da produo e custeio; devem ser tambm restitudos os frutos colhidos com antecipao. Dos Frutos: Frutos So as utilidades que a coisa principal produz periodicamente e cuja retirada no lhe diminui a substancia. Usados, no esgotam as fontes. Ex: leite dos animais, crias dos animais, frutas das rvores.

7.1.

Quanto origem: Naturais: So aqueles que provm diretamente da coisa principal, eventualmente com o concurso do trabalho humano (ex: produtos agrcolas, partes aproveitveis de animais). Industriais: Assim se denominam os que aparecem pela mo do homem,isto , os que surgem em razo da atuao ou indstria do homen sobre a natureza, como a produo da fbrica. Civis: So aqueles que se obtm da coisa em troca do proveito que outro faa dela: o dinheiro a que o proprietrio faz jus, em consequncia da cesso da coisa a outro, para que este desfrute dela. Os frutos civis provm de uma relao jurdica (ex: arrendamento). So, enfim, os rendimentos produzidos pela utilizao econmica da coisa principal, decorrentes da concesso do uso e gozo da coisa (ex: juros, penses, foros, aluguis, prestaes peridicas, em dinheiro, decorrentes da concesso do uso e gozo do bem).

14

7.2.

Quanto ao Estado (situao em que se encontra) Pendentes: ainda no foram separados/colhidos do bem principal. So os frutos nas rvores, leite nos animais; Percipiendos: os que poderiam ter sido colhidos, mas no foram. Se perderam.; Colhidos ou percebidos: j foram separados do principal. Se d quando colheu os frutos (naturais), percebeu os rendimentos (civis).

Art. 1.215. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que so separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia. Art. 1.216. O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de m-f; tem direito s despesas da produo e custeio.

De forma resumida pode-se afirmar: O possuidor de boa-f tem os seguintes direitos: Direito aos frutos percebidos; Direito s despesas da produo e custeio dos frutos pendentes e dos colhidos antecipadamente, que devero ser restitudos. J o possuidor de m-f no tem direito aos: frutos e; Responde por todos os prejuzos que causou pelos frutos colhidos e percebidos e pelos que por culpa sua deixou de perceber.

Aula de 06.03.2013
7.3. Responsabilidade pela perda e deteriorao da coisa

Art. 1.217. O possuidor de boa-f no responde pela perda ou deteriorao da coisa, a que no der causa. O art. 1.217 do CC disciplina a situao do possuidor de boa-f, e determina que o mesmo no ser obrigado a indenizar os danos coisa que no se deram por sua culpa. 15

A regra , res perit domino, ou seja, a coisa perece para o dono. Assim, se eu empresto meu carro a Jos (posse de boa-f) e o carro furtado ou atingido por um raio, o prejuzo meu e no do possuidor (1217). O possuidor de boa-f tem responsabilidade subjetiva, s indeniza o proprietrio se agiu com culpa para a deteriorao da coisa (ex: deixou a chave na ignio e facilitou o furto). Art. 1.218. O possuidor de m-f responde pela perda, ou deteriorao da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. O possuidor de boa-f s responde pela perda e deteriorao, se o fato ocorrer por culpa sua culpa, se de m-f, responde com ou sem culpa, exceto se no houver nexo de causalidade (inteno). O possuidor de m-f pode ser responsabilizado mesmo por um acidente sofrido pela coisa, conforme 1218, salvo se provar a parte final do 1218 (ex: um raio atinge minha casa que estava invadida, o invasor no tem responsabilidade pois o raio teria cado de todo jeito, estivesse a casa na posse do dono ou do invasor). O possuidor de m-f tem, de regra, responsabilidade objetiva, independente de culpa (ex: A empresta o carro a B para fazer a feira, mas B passa dois dias com o carro que termina sendo furtado no trabalho de B).

7.4.

Direito a Indenizao por Benfeitorias

Art. 1.219. O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. Art. 1.220. Ao possuidor de m-f sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias; no lhe assiste o direito de reteno pela importncia destas, nem o de levantar as volupturias. Art. 1.221. As benfeitorias compensam-se com os danos, e s obrigam ao ressarcimento se ao tempo da evico ainda existirem. Art. 1.222. O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-f indenizar pelo valor atual. Direito indenizao e reteno por benfeitorias ocorre se o possuidor realiza benfeitorias - melhoramentos, obras, despesas, plantaes, construes - na coisa deve ser indenizado pelo proprietrio da coisa, afinal a coisa sofreu uma valorizao com tais melhoramentos. Se o proprietrio no indenizar, o possuidor poder exercer o direito de reteno (embargos de reteno), ou seja, ter o direito de reter (conservar, manter) a coisa em seu poder em garantia dessa indenizao (desse crdito) contra o proprietrio. 16

Mas tais direitos de indenizao e de reteno no so permitidos pela lei em todos os casos. Inicialmente precisamos identificar o tipo de benfeitoria realizada. Pelo art. 96 do CC as benfeitorias podem ser volupturias, teis e necessrias. Os pargrafos desse artigo conceituam tais espcies de benfeitorias. A volupturia seria uma esttua ou uma fonte no jardim de um casa, ou ento um piso de mrmore, ou uma torneira dourada; j a til seria uma piscina, uma garagem coberta, um pomar, fruteiras; finalmente, a benfeitoria necessria seria consertar uma parede rachada, reparar um telhado com goteiras, trocar uma porta cheia de cupim. Se o possuidor est de boa-f (ex: inquilino, comodatrio, usufruturio, etc.) ter sempre direito indenizao e reteno pelas benfeitorias necessrias; j as benfeitorias volupturias podero ser levantadas (retiradas) pelo possuidor, se a coisa puder ser retirada sem estragar e se o dono no preferir compr-las, no cabendo indenizao ou reteno; quanto s benfeitorias teis, existe mais um detalhe: preciso saber se tais benfeitorias teis foram expressamente autorizadas pelo proprietrio para ensejar a indenizao e reteno. Em suma, em todos os casos de transmisso da posse (locao, comodato, usufruto), o possuidor de boa-f ter sempre direito indenizao e reteno pelas benfeitorias necessrias; nunca ter tal direito com relao s benfeitorias volupturias; e ter tal direito com relao s benfeitorias teis se foi expressamente autorizado pelo proprietrio a realiz-las. J ao possuidor de m-f se aplica o 1220 cc, ou seja, nunca cabe direito de reteno, no pode retirar as volupturias e s tem direito de indenizao pelas benfeitorias necessrias. No pode nem retirar as volupturias at para compensar o tempo em que de m-f ocupou a coisa e impediu sua explorao econmica pelo proprietrio ( melhor possuidor). 7.5. Usucapio

efeito da posse, o direito de adquirir a propriedade pela posse durante certo tempo. A posse o principal requisito da usucapio, mas no o nico. Transforma a posse em propriedade.

Aula de 13.03.2013
Tutela da Posse Consiste nos meios de defesa concedidos ao possuidor para repelir ataques injustos posse e aos meios de Tutela da Posse: a Auto Defesa e Aes Possessrias.

17

I) Auto Defesa ou Desforo Imediato: Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. 1 O possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse. Disciplina este artigo, que o possuidor turbado ou esbulhado poder manter-se ou restituirse por sua prpria fora contando que o faa logo, imediatamente, no os atos de defesa ir alm do dispensvel (proporcionalidade/razoabilidade) manuteno ou restituio da posse. So requisitos, portanto, a proporcionalidade e a razoabilidade da agresso manuteno e ou restituio da Posse. A Auto Defesa assemelha-se Legitima Defesa, mas dela de distncia, haja vista que na Legitima Defesa a posse ameaada e no Desforo a posse est sendo perdida. O Desforo Imediato independe de ser a Posse Justa ou Injusta, de Boa-F ou de M-F. Se no houver possibilidade de usar/fazer o Desforo Imediato o caminho ser o de impetrao em Ao Possessria.

II) Aes Possessrias Tem com objetivo resguardar a posse. So meios defensivos da Posse, sem discutir questes dominiais. Art. 923 - Na pendncia do processo possessrio, defeso, assim ao autor como ao ru, intentar a ao de reconhecimento do domnio. STF Smula n 487 - 03/12/1969 - DJ de 10/12/1969, p. 5930; DJ de 11/12/1969, p. 5946; DJ de 12/12/1969, p. 5994. Direito de Posse - Disputa com Base no Domnio Ser deferida a posse a quem, evidentemente, tiver o domnio, se com base neste for ela disputada. Estas aes encontram-se previstas nos art. 1210 e 1212 CC, e nos art. 920 933, CPC. Direito aos interditos: interdito uma ordem do Juiz e so trs as aes possessrias que se pode pedir ao Juiz quando o possuidor no tem sucesso atravs do desforo imediato. Em se tratando de Ao Possessria no h o que se falar em Propriedade, a pergunta que se faz de quem tem a Posse. Ao de interdito proibitrio: uma ao preventiva usada pelo possuidor diante de uma sria ameaa a sua posse (ex: os jornais divulgam que o MST vai invadir a 18

fazenda X nos prximos dias). O dono (ou possuidor, ex: arrendatrio/locatrio) da fazenda ingressa ento com a ao e pede ao Juiz que proba os rus de fazerem a invaso sob pena de priso e sob pena de multa em favor do autor da ao. (vejam a parte final do art. 1210, caput); Ao de manuteno de posse: esta ao cabvel quando houve turbao, ou seja, quando j houve violncia posse (ex: derrubada da cerca, corte do arame, cerco fazenda, fechamento da estrada de acesso). O possuidor no perdeu sua posse, mas est com dificuldade para exerce-la livremente conforme os exemplos. (vide art 1210 parte inicial). O possuidor pede ao Juiz para ser mantido na posse, para que cesse a violncia e para ser indenizado dos prejuzos sofridos; Ao de reintegrao de posse: esta ao vai ter lugar em caso de esbulho, ou seja, quando o possuidor efetivamente perdeu a posse da coisa pela violncia de terceiros. O possuidor pede ao Juiz que devolva o que lhe foi tomado. Esta ao cabe tambm quando o inquilino no devolve a coisa ao trmino do contrato, ou quando o comodatrio no devolve ao trmino do emprstimo. A violncia do inquilino e do comodatrio surge ao trmino do contrato, ao no devolver a coisa, abusando da confiana do locador/comodante. (vide 1210 no meio). O possuidor pede ao Juiz para ser reintegrado na posse. Estas aes devem ser propostas no prazo de at um ano e um dia da agresso (art. 924 do CPC), pois dentro deste prazo o Juiz pode LIMINARMENTE determinar o afastamento dos rus que s tem deteno; aps esse prazo, o invasor j tem POSSE VELHA e o Juiz no pode mais deferir uma liminar, e o autor vai ter que esperar a sentena. A liminar uma deciso que o Juiz concede no comeo do processo, j a sentena uma deciso que s vem no final do processo, aps prazos, audincias, etc. E nesse tempo o(s) ru(s) estaro ocupando a coisa. Por isso preciso agir dentro do prazo de um ano e um dia (DETENO ou POSSE NOVA) para se obter uma grande eficcia na prtica. Se o ru tem POSSE VELHA, o Juiz deve negar a liminar, mantendo o estado de fato, at que aps formar todo o processo o Juiz julgue o estado de direito (art 1211, smula 487 STF).

So tpicas da Ao Possessria: Princpio da Fungibilidade: Se o advogado erra a ao no tem problema pois uma ao pode substituir a outra (ex: entra com o interdito mas quando o Juiz vai despachar j houve esbulho, no tem problema, 920 CPC), alm disso o direito mais importante do que o processo. Se sua posse foi violada e o direito protege a posse das pessoas, existe uma ao para garantir essa proteo, afinal o direito mais importante do que o processo. Para qualquer direito existe uma ao (processual) para assegurar, garantir, esse direito. Art. 920 - A propositura de uma ao possessria em vez de outra no obstar a que o juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados. 19

Natureza Jurdica: art. 10 CPC. 2 - Nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru somente indispensvel nos casos de composse ou de ato por ambos praticados. Tem natureza pessoal. Cumulao de Pedidos: Art. 921 cpc - lcito ao autor cumular ao pedido possessrio o de: I - condenao em perdas e danos; II - cominao de pena para caso de nova turbao ou esbulho; III - desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento de sua posse.

Natureza Dplice: Art. 922 cpc - lcito ao ru, na contestao, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteo possessria e a indenizao pelos prejuzos resultantes da turbao ou do esbulho cometido pelo autor. Ano e Dia: Art. 924 - Regem o procedimento de manuteno e de reintegrao de posse as normas da seo seguinte, quando intentado dentro de ano e dia da turbao ou do esbulho; passado esse prazo, ser ordinrio, no perdendo, contudo, o carter possessrio.

Procedimentos Especiais: Art. 928 - Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, sem ouvir o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou de reintegrao; no caso contrrio, determinar que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o ru para comparecer audincia que for designada. A ao, para que tenha carter liminar, dever ser intentada no prazo no superior a de um ano e um dia, se o prazo for superior a este, o rito ser o ordinrio. Art. 273 - O juiz poder, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao.

Audincia de Conciliao Prvia: Art. 930 cpc- Concedido ou no o mandado liminar de manuteno ou de reintegrao, o autor promover, nos 5 (cinco) dias subseqentes, a citao do ru para contestar a ao.

20

Pargrafo nico - Quando for ordenada a justificao prvia (Art. 928), o prazo para contestar contar-se- da intimao do despacho que deferir ou no a medida liminar. Garantia: Art. 925 - Se o ru provar, em qualquer tempo, que o autor provisoriamente mantido ou reintegrado na posse carece de idoneidade financeira para, no caso de decair da ao, responder por perdas e danos, o juiz assinar-lhe- o prazo de 5 (cinco) dias para requerer cauo sob pena de ser depositada a coisa litigiosa.

21

Potrebbero piacerti anche