Sei sulla pagina 1di 23

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF.

Carlos Moraes grau B

Seleo de Mater a s
Componentes: Preocupao atual/convencional: Otimizao na forma geomtrica na preciso na estrutura dos materiais requeridos Recentemente/novo: Seleo muito importante. Processos em constante reavaliao esenvolvimento de novos materiais !ateriais no sendo mais usados Preos mudando. Preocupao c/ meio"am#iente Reciclagem Sa$de e segurana do tra#al%o

&mp'em restri'es ese(o na reduo de preo )conomia de energia !el%oria na resist*ncia + corroso

!udanas ,tecnol-gicas. Press'es do mercado interno e e/terno 0umento da demanda por qualidade e funcionalidade escontentamento do consumidor

Presso do !ercado )nto: Processo impr-prio 1 material #em escol%ido ,pode. produto defeituoso. !el%oria no processo reavaliao do material. !udana de material mudana do processo. Pro(eto e fa#ricao otimizada custo razo2vel. implica seleo cuidadosa de materiais.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

O !"E S#O A$OS %

0os so ligas de ferro com at4 5 de car#ono6 podendo conter outros elementos de liga tais como Cr6 !n6Si6 !o6 76 8#6 96 :i6 8i .
PARA !"E SER&EM %

Os aos so um tipo de material met2lico que serve para fazer peas ,engrenagens6 ei/os6 parafusos6 porcas6 rolamentos6 etc.6 ferramentas ,p2s6 martelos6 serras6 matrizes6 pun'es6 etc. ou estruturas ,pontes6 edif;cios6 tanques. 0 grande gama de aplica'es dos aos se deve ao #ai/o custo de o#teno6 associado + grande versatilidade de propriedades que se pode o#ter a partir de mudanas na composio qu;mica6 tratamentos trmicos e/ou no processamento. O principal motivo do ferro ser o elemento mais consumido mundialmente por ser utilizado na fa#ricao de aos ,e tam#m dos ferros fundidos. . ABORDA'EM( Para classificar alguma coisa preciso ter um critrio. Podemos classificar um o#(eto de acordo com o critrio cor ,verde/azul/amarelo. ou peso ,leve/ pesado.. 0contece que os aos 8<O possuem um $nico critrio de classificao e6 por isso6 sugiro que voce se familiarize primeiro com os critrios de classificao6 para depois entrar no estudo dos tipos de ao. ,=ma dica: voce notar2 que mesmo usando a #arra de rolagem para rolar a p2gina para #ai/o6 o menu acima continua aparecendo.....

CLASSIFICA$#O DOS A$OS ) * INTROD"$#O. 0 classificao dos aos no o#edece a um $nico critrio6 e/istindo classifica'es quanto + composio qu;mica6 processamento6 microestrutura6 propriedades ou mesmo aplica'es a que se destinam. >asta uma r2pida verificao dos ;ndices de diversos livros dedicados ao assunto e logo se constatar2que os aos esto classificados so# v2rios critrios quando o dese(2vel seria que se utilizasse de um $nico par?metro de classificao.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

0ssim6 como e/emplos de diferentes tipos de aos freq@entemente encontrados na literatura temos: aos ao car#ono6 aos para ferramentas6 aos fundidos6 aos ino/id2veis e assim por diante. 8ote"se que os +r t,r os de +lass - +ao utilizados foram6 respectivamente6 a +o./os o ,ao car#ono.6 a a/l +ao ,para ferramentas.6 o /ro+essa.e0to ,fundidos. ou a /ro/r edade ,ino/id2vel.. )/iste uma relao entre tais critrios (2 que o processamento e a composio determinam a microestrutura do material o#tido. Por sua vez6 a microestrutura ,(unto com a geometria e algumas vari2veis do am#iente. determinam as propriedades que por sua vez determinam o campo de aplicao do material. 0 figura a#ai/o ilustra a interao destes critrios e o te/to a seguir discute os tipos de aos e/istentes em cada critrio mencionado.

1 * CLASSIFICA$#O !"ANTO AO PROCESSAMENTO( Por /ro+essa.e0to entende"se o tipo de operao que se e/ecuta so#re o ao visando mudar a -or.a e/ou a estrutura. Os processamentos que visam impor uma forma so a +o0-or.ao .e+20 +a , a frio ou a quente6 tal como a laminao6 e/truso6 trefilao.6 a -u0d o e a +o0sol dao /or s 0ter 3ao ,metalurgia do p-..0ssim6 e/istem aos tra4al5ados ,a quente ou a frio.6 -u0d dos ou s 0ter 3ados. Os processamentos que visam alterar a estrutura so os tratamentos trmicos6 tais como recozimento6 normalizao6 recristalizao6 coalescimento e a t*mpera ,e revenimento..

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

O processamento altera a microestrutura do ao e portanto6 afeta as propriedades. 0 ta#ela a#ai/o ilustra a relao entre processamento6 microestrutura e propriedades.

6 * CLASSIFICA$#O !"ANTO 7 MICROESTR"T"RA. 0 classificao de acordo com a microestrutura t;pica da 2rea metal$rgica6 e/istindo os seguintes grupos: A.3 " 0BOS )8CR=0 OS )stes aos geralmente so de microestrutura predominantemente ferr;tica 6 com um pouco de perlita6 sendo resultantes de processos de deformao a frio. 8ormalmente so aos de #ai/o teor de car#ono ,inferior a C6D5 C. e com #ai/a quantidade de elementos de liga. A.4 " 0BOS E)RRF:&COS"P)RGF:&COS O#viamente os aos ferr;ticos"perl;ticos possuem teor de car#ono a#ai/o de C6H5 6 e so resultantes de processos em que %ouve resfriamento lento tais como material tra#al%ado a quente6 recozido ou normalizado. A.A " 0BOS !0R:)8SF:&COS Os aos constitu;dos de martensita revenida geralmente so aplicados em situa'es em que se e/ige resist*ncia elevada ao longo de toda a seo transversal6 tais como ei/os e pun'es. Os aos martens;ticos com car#onetos prim2rios so aplicados em situa'es que e/igem resist*ncia ao desgaste elevada6 tais como em ferramentas de corte ou de tra#al%o a quente. 0 martensita propicia a elevada resist*ncia e os car#onetos prim2rios propiciam durezas elevadas. A.D " 0BOS >0&8F:&COS

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

So# determinadas com#ina'es de resist*ncia e dureza a estrutura #ain;tica propicia maior tenacidade que a martens;tica6 tornando tais aos prefer;veis em situa'es que se necessite resist*ncia associada + tenacidade. A.I " 0BOS 0=S:)8F:&COS =ma vez que a austenita no um constituinte est2vel em temperatura am#iente6 sua esta#ilizao depende da presena de elementos de liga6 tais como o cromo e o mangan*s. 0 austenita6 por ser no magntica6 encontra aplicao em situa'es em que se dese(a minimizar efeitos de campos magnticos induzidos6 tais como em suportes de #$ssolas. 0lm disso6 a austenita6 quando esta#ilizada pelo mangan*s6 pode se transformar em martensita mediante impacto6 possuindo elevada resist*ncia ao impacto e + a#raso6 sendo utilizada para revestimentos de moin%os e outros componentes de equipamentos de moagem ,#ritadores ou martelos.. J2 ainda o caso de aos austen;ticos ino/id2veis6 porm neste caso a resist*ncia a o/idao predominantemente devida aos elevados teores de cromo e n;quel presentes em tais aos. A.K " 0BOS =PG)L ou >&EMS&COS Por aos duple/ costuma"se denominar duas categorias distintas de estruturas. 8a primeira6 do tipo austen;tico"ferr;tica ,delta.6 encontram"se certos aos ino/id2veis6 cu(a resist*ncia mec?nica e + corroso superior +quela o#tida nos ino/ austen;ticos. 0 segunda categoria consiste de microestrutura ferr;tico"martens;tica6 resultante de t*mpera a partir de temperatura de dentro da zona cr;tica ,entre as lin%as 03 e 0A do diagrama Ee"C.. Os aos de #ai/o car#ono com esta estrutura apresentam com#inao de resist*ncia e dutilidade mais elevadas que os equivalentes ferr;ticos"perl;ticos.

8 * CLASSIFICA$#O !"ANTO 7 COMPOSI$#O( D.3. 0os Car#ono 0 maior quantidade de ao consumida pertence + categoria dos aos car#ono. &sto se deve ao #ai/o custo6 em relao aos aos ligados e + ampla gama de propriedades que pode ser o#tida mediante variao do teor de car#ono e do estado de fornecimento ,encruado6 temperado6 etc... Pode"se esta#elecer a seguinte su#diviso dos aos car#ono para fins de aplicao. a. >ai/o car#ono ,a#ai/o de C6A5.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

So aplicados em situa'es que e/igem ductilidade elevada6 por e/emplo6 c%apas para estampagem6 tu#os6 fios para arames lisos e farpados6 ou telas. 8este caso o estado de fornecimento pode ser laminado a quente6 recozido ou normalizado. Podem ser aplicados em situa'es que envolvem e/ig*ncias quanto + solda#ilidade6 pois o #ai/o car#ono necess2rio para evitar formao de martensita que ocorre no resfriamento su#seq@ente + soldagem. Os aos de #ai/o car#ono6quando com#inados com elementos de liga e cementados6 so aplicados quando se necessita com#inar resist*ncia ao desgaste ,dureza superficial. com tenacidade ,no n$cleo.6 tais como ei/os6 engrenagens6 pinos6 ferramentas de impacto.)/.: HK4C6 DA4C. #. 0os de mdio car#ono ,entre C6A e C6I5C. 0os de mdio car#ono so aplicados em produtos for(ados pois possuem dutilidade a quente ,para for(amento. associado + mdia resist*ncia a frio no estado for(ado ,ferr;tico" perl;tico.. Nuando com#inados com elementos de liga6 so utilizados em situa'es que e/i(am alta resist*ncia ,o#tida mediante t*mpera e revenido. mantendo ainda alguma dutilidade. 0 tempera#ilidade o#tida mediante emprego de elementos de liga. )/: ei/os e engrenagens de camin%o. 0o DADC6 HKDC. c. 0os de alto teor de C,acima de C6I5C. So utilizados em casos que se e/ige elevados limites de escoamento6 tais como molas e vergal%'es de concreto.O alto limite de escoamento o#tido mediante encruamento ou 6 se no presena de elementos de liga6 mediante t*mpera e revenido. Nuando com#inados com elementos de liga6 tam#m so utilizados para fins de o#teno de dureza elevada6 atravs de car#onetos prim2rios ,7C6 !o4C6 9C. como no caso de aos ferramentas. D.4. 0os ligados O uso de elementos de liga geralmente feito com as seguintes finalidades: 0umentar a profundidade de t*mpera ,tempera#ilidade. 0umentar a resist*ncia ao revenido ,isto 6 evitar o amolecimento entre ACC e IICoC.. &ntroduzir propriedades especiais tais como: resist*ncia + corroso O emdas%Paos ino/id2veis resist*ncia ao desgaste O emdas%Paos Jadfield resist*ncia + quente O emdas% Paos ferramenta ,r2pidos.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

Pode"se dividir em tr*s categorias: a. 0os de #ai/a liga ,S ).G.Q I5. So aos cu(a soma dos elementos de liga inferior a I5 e t*m a finalidade de aumentar a tempera#ilidade e a resist*ncia ao revenido. Os elementos t;picos so: Cr6 !o6 8i6 !n e Si So aplicados para os seguintes fins: 0umentar muito a tempera#ilidade: 0plicado em peas grandes que devem ter alta resist*ncia no n$cleo. Eacilitar a transio ,atenuar a queda de dureza. entre o n$cleo e a superf;cie de ao cementados6 visando evitar descascamento. )levar a dureza de camadas nitretadas pela formao de nitretos de alum;nio ou cromo. Os aos de #ai/a liga so os mais consumidos dentre os aos ligados. #. 0os de mdia liga ,S ).G. entre I e 3C5. So aplicados em situa'es que envolvem elevada resist*ncia mec?nica em temperaturas elevadas ,ICCoC. tais como aos para tra#al%o a quente ,matrizes.6)/.: 0os tipo J ,C6A5CP I5CrP 36I5!oP 35Si.. J2 ainda casos onde se e/igem resist*ncia ao impacto associado com elevada dureza6 tais como aos ferramentas para tra#al%o a frio temper2veis ao ar. :ais aos possuem elevada tempera#ilidade sendo aplic2veis +s matrizes de recorte6 estampagem e l?minas de tesouras. Os mesmos apresentam #ai/as distor'es ap-s a t*mpera ,devido ao resfriamento ao ar. sendo recomendados para manuteno de preciso dimensional. )/: 0o ferramenta 04,35CPC6K5!nPC64I5SiPI5CrPC64I57 e 35!o.. c. 0os de alta liga,,S ).G. R 3C5. So aos que podem ser aplicados em diversas finalidades6 tais como: )levada resist*ncia + o/idao ,aos ino/id2veis6 5CrR345.. )levada resist*ncia mec?nica e ao desgaste ,aos K: 45CP C6A5!nP C6HI5SiP 345CrP C6SI59. sendo aplic2veis em matrizes para for(amento e estampagem. Capacidade de corte6 como nos aos r2pidos6 utilizados como ferramentas de corte por manterem dureza a quente ,aos !3: C6HICP C6A!nP C6ASiP DCrP 36I9P 37 H6I!o.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

Capacidade de endurecer so# impacto ,aos Jadfield: 3CP 346S!nP C6ISi. utilizados para moin%os e martelos para #ritagem de roc%as.)stes aos so austen;ticos e se transformam em martens;ticos so# impacto com as roc%as durante o servio. D.A. 0os de alta resist*ncia e #ai/a liga ,0R>G. So aos cu(as normas 0&S&"S0) no os classifica como aos ligados ,tais como DADC/HK4C/DA4C.6 apesar de conterem elementos de liga adicionados para fins de o#teno de resist*ncia mec?nica e + corroso atmosfrica superiores aos aos de #ai/o car#ono. Os aos 0R>G,alta resist*ncia e #ai/a liga. apresentam resist*ncia entre ACC e SCC !Pa6 tendo sido desenvolvidos para elevar a relao entre resist*ncia e peso6 visando aplicao em estruturas m-veis. 0 soma de elementos de liga geralmente no ultrapassa a 456 e o teor de car#ono situa"se a#ai/o de C6A5.

9 * CLASSIFICA$#O !"ANTO 7S PROPRIEDADES. e todos os critrios em que se costumam classificar os aos6 este o menos sistem2tico6 podendo"se destacar os seguintes casos mencionados na literatura: 0os de alta resist*ncia e #ai/a liga: 0os de alta resist*ncia: 0os ino/id2veis. 0os indeform2veis ,#ai/a distoro dimensional resultante da t*mpera e revenimento.. 0os para fins eltricos e magnticos ,note"se que esta terminologia refere"se tanto +propriedade quanto +finalidade do ao..

: * CLASSIFICA$#O !"ANTO 7S APLICA$;ES. )sta classificao a mais freq@ente na literatura tcnica6 possivelmente devido + associao imediata entre o tipo de ao e a aplicao pretendida para o mesmo6 podendo" se destacar os seguintes e/emplos: 0os estruturais. 0os para tu#os6 molas6 arames. 0os para #eneficiamento. 0os para cementao ou para nitretao.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

0os ferramentas ,para tra#al%o a frio6 a quente6 impacto6 etc.. 0os para fins eltricos e magnticos. O dicion2rio define como ferramenta qualquer utens;lio utilizado nas artes e of;cios. 0ssim6 os aos ferramentas so particularmente importantes pois so empregados na fa#ricao de peas e utens;lios. )/emplos de peas feitas de aos ferramentas so: fieiras6 matrizes para in(eo de pl2sticos6 #its de usinagem e martelos pneum2ticos. Os primeiros aos ferramentas ,e ainda utilizados atualmente. foram os aos comuns ao car#ono6 sem elementos de liga6 sendo que a partir de 3HKH muitos aos comple/os6 altamente ligados6 foram desenvolvidos visando atender +s crescentes e/ig*ncias de severidade em servio6 esta#ilidade dimensional e facilidade de fa#ricao ,usina#ilidade e iseno de trincas durante o tratamento trmico.. 8o menu acima voce encontrar2 maiores detal%es so#re os requisitos6 as aplica'es6 a classificao e os diversos tipos espec;ficos de aos ferramentas.

Class - +ao dos Aos de acordo com a composio qu;micaP de acordo com a estruturaP de acordo com a aplicao: Classificao dos aos de acordo com a composio qu;mica T Considerada a composio qu;mica dos aos como #ase de classificao6 poderiam ser considerados os seguintes su#grupos: " aos-carbono6 ou se(a6 aqueles em que esto presentes o car#ono e os elementos residuais6 mangan*s6 sil;cio6 f-sforo e en/ofre6 nos teores considerados normaisP " aos-liga de baixo teor de liga6 ou se(a6 aqueles em que os elementos residuais esto presentes acima dos teores normais6 ou onde ocorre a presena de novos elementos de liga6 cu(o teor total no ultrapassa um valor determinado ,normalmente A6C a A6I5 .. 8estes aos6 a quantidade total de elementos de liga no suficiente para alterar profundamente as estruturas dos aos resultantes6 assim como a natureza dos tratamentos trmicos a que devam ser su#metidosP

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3C

" aos-liga de alto teor de liga6 em que o teor total dos elementos de liga 6 no m;nimo6 de 3C a 345. 8essas condi'es6 no s- a estrutura dos aos correspondentes pode ser profundamente alterada6 como igualmente os tratamentos trmicos comerciais sofrem modifica'es6 e/igindo ainda tcnica e cuidados especiais e6 freq@entemente6 opera'es m$ltiplasP " aos-liga de mdio teor de liga6 que poderiam ser considerados como constituindo um grupo intermedi2rio entre os dois anteriores. Classificao de acordo com a estrutura T :omada a estrutura como #ase para classificao6 os seguintes su#grupos podem ser considerados: " perlticos6 sem elementos de liga ou com elementos de liga em teores relativamente #ai/os ,at o m2/imo de I5.P suas propriedades mec?nicas6 em funo do teor de car#ono e de elementos de liga6 podem ser consideravelmente mel%oradas por tratamento trmico de t*mpera e revenidoP tam#m em funo do teor de car#ono6 sua usina#ilidade pode ser considerada #oaP " martensticos6 quando o teor de elemento de liga supera I5P apresentam dureza muito elevada e #ai/a usina#ilidadeP " austenticos6 caracterizados por reterem a estrutura austen;tica + temperatura am#iente6 devido aos elevados teores de certos elementos de liga ,8i6 !n6 ou Co.P os ino/id2veis6 no magnticos e resistentes ao calor6 por e/emplo6 pertencem a esse grupoP " ferrticos6 igualmente caracterizados por elevados teores de certos elementos de liga ,Cr6 9 ou Si.6 mas com #ai/o teor de car#ono. 8o reagem + t*mperaP no estado recozido6 caracterizam"se por apresentar estrutura predominantemente ferr;tica6 com eventualmente pequenas quantidades de cementitaP " carbticos6 caracterizados por apresentarem quantidades consider2veis de car#ono e elementos formadores de car#onetos ,Cr6 96 !n6 8# e Vr.. Sua estrutura comp'e"se de car#onetos dispersos na matriz que pode ser do tipo sor#;tico6 martens;tico ou austen;tico6 dependendo da composio qu;mica. So aos usados especialmente em ferramentas de corte e em matrizes. Classificao de acordo com a aplicao T considerados os seguintes su#grupos: e acordo com a mesma6 podem ser

" aos para fundio6 caracterizados por apresentarem #oa com#inao de resist*ncia6 ducti#ilidade e tenacidadeP alm disso6 apresentam #oa usina#ilidade e adequada solda#ilidadeP muitos tipos so suscet;veis de tratamentos trmicos de t*mpera e revenidoP " aos estruturais6 ao car#ono ou com pequenos teores de elementos de liga6 com #oas ducti#ilidade e solda#ilidade e elevado valor de relao limite de resist*ncia + trao para limite de escoamento6 " aos para trilhos6 cu(as condi'es de servio e/igem caracter;sticas de #oa resist*ncia mec?nica6 #oa resist*ncia ao desgaste etcP so6 tipicamente6 aos ao car#onoP " aos para chapas6 que devem apresentar e/celente deforma#ilidade6 #oa solda#ilidade6 entre outras qualidadesP

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

33

" aos para tubos6 com6 em princ;pio6 as mesmas qualidades dos aos para c%apasP como os anteriores6 so normalmente ao car#ono6 em#ora6 nestes $ltimos6 algumas aplica'es podem e/igir a presena de elementos de ligaP " aos para arames e fios6 os quais6 conforme aplica'es6 podem apresentar caracter;sticos de resist*ncia + trao realmente not2veisP " aos para molas6 caracterizados por elevado limite el2sticoP " aos de usinagem fcil6 caracterizados pela sua elevada usina#ilidade6 teores acima dos normais dos elementos en/ofre e f-sforo6 principalmente o primeiro6 e6 eventualmente6 + presena de c%um#oP " aos para cementao6 normalmente de #ai/o car#ono e #ai/os teores de elementos de liga6 de modo a apresentarem os mel%ores caracter;sticos para enriquecimento superficial de car#ono6 alm de um n$cleo tenaz6 depois da cementao e da t*mperaP " aos para nitretao6 simplesmente ao car#ono ou com elementos de liga cromo6 moli#d*nio e alum;nioP " aos para ferramentas e matrizes6 caracterizados por alta dureza a temperatura am#iente6 assim como6 nos tipos mais sofisticados6 alta dureza + temperatura elevada6 satisfat-ria tenacidade e onde as propriedades comuns de resist*ncia mec?nica e principalmente de ducti#ilidade6 pouco significado apresentam. Os tipos mais sofisticados apresentam elementos de liga em teores muito elevados6 sendo os mais importantes e famosos os Waos r2pidosX 6 com elevado teor de tungst*nio6 mais cromo e van2dio e6 eventualmente6 moli#d*nio6 co#alto e outros elementos de liga. 0presentam alta capacidade de corte. Outros6 alta capacidade de suportarem deforma'esP " aos resistentes ao desgaste6 entre os quais o mais importante o que apresenta mangan*s em quantidade muito acima do normal ,entre 3C e 3D5.6 alm de alto car#ono ,entre 36C e 36D5.P " aos resistentes corroso6 ,tam#m c%amados Wino/id2veisX.6 com elevados teores de cromo ou cromo"n;quel6 " aos resistentes ao calor6 ,tam#m c%amados Wrefrat2riosX.6 caracterizados por apresentarem elevados teores de cromo e n;quel e por possu;rem elevada resist*ncia + o/idao pelo calor e por manterem as propriedades mec?nicas a temperaturas acima da am#iente6 +s vezes6 relativamente elevadasP " aos para fins eltricos6 empregados na fa#ricao de motores6 transformadores e outros tipos de m2quinas e aparel%os eltricos6 caracterizados por apresentarem sil;cio em teores acima dos normais ,at D6SI5.6 ou altos teores de co#alto ,at IC5. ou altos teores de n;quelP " aos para fins magnticos6 com alto teor de car#ono6 cromo mdio6 eventualmente tungst*nio relativamente elevado6 eventualmente moli#d*nio e ,os mel%ores tipos. elevada quantidade de co#alto ,at cerca de DC5.P esses aos6 quando temperados6 apresentam o caracter;stico de imantao permanente representado pelo produto ,>J. ma/. >astante elevadoP " aos ultra-resistentes6 desenvolvidos principalmente pela necessidade das aplica'es da ind$stria aeron2utica6 mas sua utilizao est2 se estendendo a outros setores da engen%ariaP nesses aos procura"se uma elevada relao resist*ncia/pesoP alguns podem apresentar limites de escoamento superiores a 3IC Ygf/mm 4 ,3DSC !pa.P as e/cepcionais propriedades mec?nicas so conseguidas mediante o emprego de tratamentos trmicos em composi'es contendo diversos elementos de liga em teores geralmente #ai/os. =m tipo especial de ao ultra resistente o ao WmaragingX6 em que os elementos de liga presentes esto em teores mais elevados ,como n;quel at 3H5 ou mais.6 alm de possu;rem co#alto6 moli#d*nio6 tit?nio e #ai/o car#ono. So o#tidos

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

34

por um tratamento de endurecimento por precipitao que permite atingir valores de resist*ncia + trao da ordem de 4HC Ygf/mm4 ,4SDI !pa.6 alm de e/celente ducti#ilidadeP " aos criognicos6 caracterizados por sua resist*ncia ao efeito de #ai/as temperaturasP " aos sinterizados6 produtos da metalurgia do p-6 incluindo ferro praticamente isento de car#ono6 aos comuns e alguns aos especiais6 de aplicao crescente na ind$stria moderna.

Class - +ao dos Aos


Os aos so materiais vers2teis6 pois alterando"se o teor de car#ono consegue"se alterar su#stancialmente as propriedades mec?nicas do mesmo. C6CH5 C T ao de alta ductilidade6 podendo ser utilizado na fa#ricao de latas de cerve(a. C6H5 C T ao com alta dureza/resist*ncia ao desgaste que tipicamente empregado na fa#ricao de tril%os. 4 tipos fundamentais: - Os aos ao car#ono - Os aos ligados 0 maioria dos aos contm entre C635 e 36I5 de car#ono. 0s principais impurezas so o en/ofre6 mangan*s e o sil;cio. Outros elementos 86 O6 Sn6 e 0l. Os principais elementos de liga: 8;quel6 cromo6 mangan*s6 sil;cio6 van2dio6 tungst*nio6 moli#d*nio6 ni-#io. Os aos so classificados quanto ao teor de car#ono em: - Aos do+es< =at, >?19@ de CA - Aos .e o duros< =>?19@ B C B >?9A - Aos duros. =C C >?9@A Sistemas de classificao S0) ,SocietZ of 0utomotive )ngineers. 0&S& ,0merican &ron and Steel &nstitute. D algarismos: Os dois primeiros referem"se aos elementos de liga e os dois $ltimos ao teor de car#ono.

Aos I0oD dEFe s Eerr;tico / martens;tico / austen;tico

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3A

Ele.e0tos de l ga Cr: formao de pel;cula imperme2vel ,-/ido de cromo. protege o ao contra a ao de agentes agressivos. 8i: favorece a formao de austenita. resist*ncia ao calor e a corroso. !o: 4 a D5. resist*ncia ao calor e a corroso. :i6 8#6 :a: esta#ilizao de car#onetos , afinidade com C .. evita car#oneto de cromo. elimina propenso de corroso intercristalina. importante p/ peas soldadas que no podem sofrer recozimento depois. S: mel%orar usina#ilidade. Se: tam#m. Corroso estruio parcial ou total de um metal ou liga met2lica por via qu;mica ou eletroqu;mica. : ipos: &ntercristalina So# :enso [alv?nica 0lveolar )m Erestas Corroso a alta temperatura: 0r e gases o/idantes em geral. [ases redutores. [ases sulforados. !etais fundidos. Ao I0oD

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3D

!;n. 335 Cr " quantidade necess2ria para evitar a formao de -/idos em a atmosfera no polu;da poucos Cr R AC5 e Ee Q IC5 Caracter;stica ino/id2vel: Eormao de um filme superficial de -/idos rico em Cr aderente e invis;vel. Outros elementos: 8i6 !o6 Cu6 :i6 0l6 Si6 8#6 86 S6 Se. C \ C6CA T 35 em certos gros martens;ticos. =tens;lios de cozin%a6 cutelaria6 materiais decorativos. )quipamentos para uso na ind$stria qu;mica6 ind$stria de processamento de alimentos e leite. 0plica'es sanit2rias e sa$de.

A/l +ao )quipamento industrial )ng. Nu;mica e energia &nd. 0limentos e #e#ida] :ransporte 0rquitetura >ens de consumo 0plica'es domsticas6 utens;lios domsticos 0plica'es eltricas e eletr^nicas

@ AD 3H U I

4H K

]Produo de leite e quei(o6 cerve(a6 suco de fruta.


0rmazenamento ,vin%o e cerve(a.. Preparao de comida ,grandes cozin%as para restaurantes..

Aos de "s 0age. FE+ l


efinio T usina#ilidade Propriedade relacionada com a facilidade que um metal pode ser: - Cortado de acordo com as dimens'es6 forma e aca#amento superficial requeridos comercialmente.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3I

epende: 3. Nualidade6 tipo e forma da ferramenta de corte 4. :ipo e estado das m2quinas T ferramentas A. 7elocidade de avano D. Profundidade de corte I. Eluido para resfriamento. ificuldade de determinao !todos: 7ida da ferramenta 7elocidade de corte Relao 7:% \ Ct % \ condi'es de corte6 cte usina#ilidade

Consumo de fora: p/ remoo de volume unit2rio de material. 3. Eatores que influenciam a usina#ilidade: ureza alta _ usin2vel em geral mdia #ai/a usin2vel 8o medida a#soluta6 pois dureza muito #ai/a pode significar ader*ncia de metal na ferramenta em forma de cavaco ,finita.. !icroestrutura ,mel%or caracteriza a usina#ilidade.

Sem modificar a composio qu;mica6 modificao de microestrutura p/ mel%orar a usina#ilidade. 3" 0o Q C645 C !ais econ^mico laminados :ecnicamente encruado ,c/ al;vio de tens'es. [ro ferr;tico pequeno. 4" C64 a C6A5 C !el%or usina#ilidade )strutura perl;tica: sec'es R SI mm ,simples laminao. )strutura normalizada: sec'es Q SI mm A" C6A a C6D5 C )strutura perl;tica grosseira c/ m;nimo de ferrita por recozimento D" C6D a C6K5 C )strutura perl;tica lamelar Cementita coalescida

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3K

I" C R C6K5 Cementita coalescida6 grosseira p/ fina. K" &ntroduo controlada de inclus'es no met2licas. apreciavelmente a usinagem. ,mais importante neste item. S" &ntroduo metais moles: P# e >i ao resulfurado Sulfeto de !n \ !nS e EeS adio de S &nsol$veis no ao ,no G e S. !nS tipo glo#ular ou alongada devido a laminao formao de cavaco que#radio` lu#rificante impede ader*ncia do cavaco + ferramenta no destr-i o gro cortante menor lu#rificao da m2quina mel%or qualidade" aca#amento velocidade pode ser maior. ois e/emplos: C6CS5 C6 C6UD5 !n6 C6.45 S6 C6CU5 P 3. C6CDD5 Si ,deso/idante. modificou a forma da incluso mel%or usina#ilidade ,mais alongadas como na laminao. 4. C6CCU5 Si

Class - +ao Aos Ferra.e0ta


S,r e G Aos de tH./era e. Egua C 0,6 1,4% Cr Q C6I5 , p/ tempera#ilidade6 resist*ncia ao desgaste.. 7 Q C64I5 ,granulao mais fina tenacidade..

S0): [rau de qualidade


[rupo 3 T especial / e/tra [rupo 4 T standart

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3S

[rupo A T comercial [rupo D T qualidade D =so: ferramentas e matrizes. S,r e S( aos res ste0tes ao +5oIue. &nicialmente: uso em molas. resist*ncia a fadiga e c%oques mec?nicos por esforos s$#itos. C C6I5 dureza de t*mpera. 0dio de Cr6 !o6 9 ,elementos formadores de car#onetos. Eerramentas pneum2ticas: repetidos ciclos. O aos p/ tra#al%o a frio6 de t*mpera em -leo ,p/ casos s/ aquecimento por atrito. A aos p/ tra#al%o a frio6 de mdia liga6 t*mpera ao ar. D 0os p/ tra#al%o a frio6 de alto cromo e alto car#ono. C \ 3 T46.AI5 Cr R 345 resist*ncia ao desgaste ,em forno6 aq. at DIC a DHCoC. J aos p/ tra#al%o a quente 0o cromo ,I5. C \ C6AI T C6II5 9 ,U T 3H5. Cr ,U T 3H5. C \ C64I T C6I5 !o ,I T H5. C \ C6II T C6KI5 0quecimento at 33CCoC ,material aquecido. Eerramenta R IICoC Peas de trem de pouso de avi'es. S,r e T T aos r2pidos ao 9 J3C " J3U J4C " J4U JD3 " JDA

Resist*ncia ao amolecimento por ao do calor produzido pelo atrito contra a o#ra6 usinagem c/ grande velocidade de corte.
18 4 1 9 T Cr T 7 M T aos r2pidos ao !o A6I T U5 !o D5 Cr 36I T K6I5 9 3 T I5 7 C F T aos p/ fins especiais ao C T 9 C \ C6S5

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3H

9 \ 364I T A6I5 C \ 3 T 364I5 C 1 9 1 Ee : car#oneto comple/o C \ C64I T C6I5 resist*ncia ao desgaste R srie 9 P T aos p/ moldes de pl2stico ,ind$stria do pl2stico. Cr e 8i C \ C6CS T C635 0os ferr;ticos6 moles f2cil usinagem cementao 1 t*mpera

Class - +ao Aos Ferra.e0ta


S,r e G Aos de tH./era e. Egua C 0,6 1,4% Cr Q C6I5 , p/ tempera#ilidade6 resist*ncia ao desgaste.. 7 Q C64I5 ,granulao mais fina tenacidade..

S0): [rau de qualidade


[rupo 3 T especial / e/tra [rupo 4 T standart [rupo A T comercial [rupo D T qualidade D =so: ferramentas e matrizes. S,r e S( aos res ste0tes ao +5oIue. &nicialmente: uso em molas. resist*ncia a fadiga e c%oques mec?nicos por esforos s$#itos. C C6I5 dureza de t*mpera. 0dio de Cr6 !o6 9 ,elementos formadores de car#onetos. Eerramentas pneum2ticas: repetidos ciclos. O aos p/ tra#al%o a frio6 de t*mpera em -leo ,p/ casos s/ aquecimento por atrito. A aos p/ tra#al%o a frio6 de mdia liga6 t*mpera ao ar. D 0os p/ tra#al%o a frio6 de alto cromo e alto car#ono. C \ 3 T46.AI5 Cr R 345 resist*ncia ao desgaste ,em forno6 aq. at DIC a DHCoC.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

3U

J aos p/ tra#al%o a quente 0o cromo ,I5. C \ C6AI T C6II5 9 ,U T 3H5. Cr ,U T 3H5. C \ C64I T C6I5 !o ,I T H5. C \ C6II T C6KI5 0quecimento at 33CCoC ,material aquecido. Eerramenta R IICoC Peas de trem de pouso de avi'es. S,r e T T aos r2pidos ao 9 J3C " J3U J4C " J4U JD3 " JDA

Resist*ncia ao amolecimento por ao do calor produzido pelo atrito contra a o#ra6 usinagem c/ grande velocidade de corte.
18 4 1 9 T Cr T 7 M T aos r2pidos ao !o A6I T U5 !o D5 Cr 36I T K6I5 9 3 T I5 7 C F T aos p/ fins especiais ao C T 9 9 \ 364I T A6I5 C \ 3 T 364I5 C 1 9 1 Ee : car#oneto comple/o C \ C64I T C6I5 resist*ncia ao desgaste R srie 9 P T aos p/ moldes de pl2stico ,ind$stria do pl2stico. Cr e 8i C \ C6CS T C635 0os ferr;ticos6 moles f2cil usinagem cementao 1 t*mpera C \ C6S5

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

4C

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

43

&8EG=a8C&0 OS )G)!)8:OS N=F!&COS 8O 0BO 0l"0lum;nio " ponto de fuso KICb . c um poderoso deso/idante dos aos. Com#ina com o nitrog*nio6 reduzindo sua susceti#ilidade do ao ao envel%ecimento pela deformao. )m pequenas adi'es6 impede o crescimento dos gros dos aos. )ndurece a ferrita. >">oro " ponto de fuso 4CDCbC. 0umenta a profundidade da camada temperada e a dureza do n$cleo nos aos temperados. 8os aos ino/id2veis austen;ticos6 aumenta o limite el2stico6 diminuindo a resist*ncia + corroso. C"Car#ono " ponto de fuso ASASbC. c o principal elemento de liga no ao. Por definio6 d0o a liga ferro" car#ono6 contendo geralmente entre C6CCH at 46C5 do peso em car#onod. O car#ono encontra"se com#inado com o ferro6 formando a cementita6 cu(a f-rmula EeAC. )nquanto que o ferro puro #em male2vel6 a cementita #em dura. Portanto6 pode"se dizer que a principal propriedade conferida ao ao pelo car#ono a dureza. 0umenta6 tam#m6 o limite de resist*ncia + trao e a tempera#ilidade6 mas diminui a tenacidade e solda#ilidade. Co"Co#alto " ponto de fuso 3DU4bC. 0umenta a resist*ncia ao revenimento6 a condutividade trmica e aumenta consideravelmente o magnetismo residual6 aumentando tam#m o limite da resist*ncia + trao a quente. 8o elemento formador de car#onetos. Cr"Cromo " ponto de fuso 3U4Cb. )lemento que favorece a formao de car#onetos em um ao. Por conseguinte6 aumenta a dureza e a resist*ncia + trao do ao. 0umenta6 tam#m6 a tempera#ilidade e em grandes quantidades. 0 resist*ncia + corroso6 mas diminui um pouco a tenacidade e #astante a solda#ilidade. )m mdia6 o limite de resist*ncia 2 trao aumenta H a 3C Yg/mm4 com a adio de cada 35 de Cr6 mas a resist*ncia ao impacto diminui. Cu"Co#re " ponto de fuso 3CHDbC. !el%ora os limites de resist*ncia + trao e o limite de escoamento dos aos6 mas diminui as propriedades de elasticidade. )m pequenas quantidades torna o ao resistente + ferrugem. J"Jidrog*nio " ponto de fuso 4K4bC. )lemento indese(2vel6 porque fragiliza o ao6 diminui a elasticidade sem aumentar o limite de escoamento ou o limite de resist*ncia + trao. Pode causar o defeito c%amado dflocosd. !#"!oli#d*nio " ponto de fuso 4K3CbC. 0umenta a resist*ncia a quentee6 em presena do n;quel e do cromo6 aumenta o limite de resist*ncia + trao e o limite de escoamento. O moli#d*nio dificulta o for(amento6 mel%ora a tempera#ilidade6 a resist*ncia + fadiga e propriedades magnticas. )/erce not2vel influ*ncia nas propriedades de solda. c elemento formador de car#onetos. )m a'es r2pidas6 aumenta a tenacidade6 mantendo as propriedades de dureza a quente e reteno de corte. 8os aos r2pidos su#stitui o tungst*nio para a formao de car#onetos6 na proporo de 35 de moli#d*nio para 45 de tungst*nio. !n "!angan*s " ponto de fuso 34DDbC. 0umenta a tempera#ilidade6 a solda#ilidade e o limite de resist*ncia + trao6 como diminuio insignificante na tenacidade. O mangan*s com#ina"se em primeiro lugar com o en/ofre6 para tornar o sulfeto respectivo ,!nS.6 o e/cedente liga"se em parte com o car#ono6 dando o respectivo car#oneto ,!nAC.6 composto an2logo + cementita ,EeAC.6 + qual se associa6 e6 em parte6 se difunde na ferrita. 0 cementita contm teores vari2veis de !nAC. )m grandes quantidades em presena de car#ono aumenta muito a resist*ncia muito a resist*ncia + a#raso. O mangan*s poderoso deso/idante. 8"8itrog*nio " ponto de fuso 43CbC. Pre(udicial ao ao de #ai/a liga porque diminui a tenacidade6 alm de causar corroso intergranular. )m aos ino/id2veis austen;ticos6 o nitrog*nio esta#iliza a estrutura6 aumenta a dureza e o limite do escoamento.

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

44

8i"8;quel " ponto de fuso 3DIAbC. Confere ao ao maior penetrao de t*mpera6 pois diminui consideravelmente a velocidade cr;tica de resfriamento. O n;quel6 quando ligado ao cromo6 aumenta a tenacidade do ao #eneficiado. )m grandes teores6 (unto ao cromo6 torna o ao resistente + corroso e ao calor. &nflui diretamente para que o gro se torne mais fino. 8o elemento formador de car#onetos. P"Eosforo " ponto de fuso DDbC. c uma impureza indese(2vel6 nocivo + qualidade do ao porque acentua a tend*ncia + segregao. Porm6 encontrado em todos os aos6 como conseq@*ncia de contaminao da matria" prima. 0os de qualidade tem sempre especifica'es quanto as porcentagens m2/imas admitidas de f-sforo6 que em torno de C6CI5. P#"C%um#o " ponto de fuso A4SbC. Nuando adicionado em teores de C63I5 a C6IC5 em funo de sua distri#uio fina e %omog*nea no ao6 resulta na formao de cavacos finos e curtos6 mel%orando a usina#ilidade sem afetar as propriedades mec?nicas. S")n/ofre " ponto de fuso 33HbC. )/iste em todos os aos como impureza6 sendo permitidos teores de at C6CI5. Os aos resulfurados admitem altos teores de en/ofre e mangan*s que6 com#inados na forma de sulfeto de mangan*s ,um composto pl2stico.6 facilita a usinagem. Se"Sel*nio " ponto de fuso 43SbC. c usado da mesma forma que o en/ofre para mel%orar a usina#ilidade dos aos6 tendo a vantagem de apresentar resultados mais eficazes6 alm de diminuir menos a resist*ncia + corroso em aos ino/id2veis. Si"Sil;cio " ponto de fuso de 3D3CbC. )leva os limites de escoamento de resist*ncia dos aos. Pre(udica o alongamento6 a tenacidade6 a condutividade trmica e a usina#ilidade. Reduz a formao de car#onetos porque6 de certa forma6 au/ilia a decomposio de cementita em ferrita. Praticamente imposs;vel ter"se um ao isento de sil;cio6 (2 que6 alm de se ac%ar presente no minrio de ferro6 encontra"se tam#m os materiais refrat2rios dos fornos6 de onde a#sorvido quando do processo de fuso. =m ao pode ser considerado ao ao sil;cio somente quando o teor deste elemento for superior a C6DC5. Os aos ao sil;cio apresentam #oa capacidade de t*mpera6 por ter reduzida velocidade cr;tica de resfriamento. :i":it?nio " ponto de fuso 3H34bC. 0dicionado em pequenas quantidades tem a funo de refinar o gro. )m certos aos ino/id2veis austen;ticos6 o tit?nio adicionado em rela'es #em definidas com o car#ono para esta#ilizar o ao contra a formao de car#onetos de Cromo no contorno de gro. 7"7an2dio " ponto de fuso 3SACbC. Pequenas adi'es de van2dio aumentam a dureza a quente e diminuem o taman%o do gro. )m ao r2pido o van2dio mel%ora a reteno do corte6 aumenta o limite de resist*ncia + trao e o limite de escoamento. o ponto de vista de formao de car#onetos6 su#stitui o moli#d*nio na proporo de 35 de van2dio para 45 de moli#d*nio e o tungst*nio da proporo de 35 van2dio para D5 de tungst*nio. 9":ungst*nio " ponto de fuso AAHCbC. 0umenta o limite de resist*ncia + trao6 a resist*ncia + a#raso e a dureza a quente6 mas reduz a condutividade trmica do ao. =sado em ao r2pido6 o tungst*nio mel%ora a reteno do corte. c elemento formador de car#oneto

DISCIPLINA MATERIAS MECNICOS II PROF. Carlos Moraes grau B

4A

Potrebbero piacerti anche