Sei sulla pagina 1di 6

1. O som produzido pela vibrao de uma fonte sonora.

. Essa vibrao, ao propagar-se num meio material, como, por exemplo, o ar, origina uma onda sonora. 1.1. Indica a opo que completa corretamente a seguinte frase. O som uma onda mecnica porque ( ! se propaga no vazio. ("! se propaga mesma velocidade em qualquer meio. (#! precisa de um meio material para se propagar. ($! a direo de propagao perpendicular direo de oscilao. 1.%. lassifica de verdadeira !&" ou falsa !'" cada uma das seguintes afirma#es. ( ! $ma onda sonora associada a um som forte transporta mais energia do que uma onda sonora associada a um som fraco. ("! % intensidade de um som permite distinguir um som agudo de um som grave. (#! $m som ser& tanto mais alto quanto maior for a frequ'ncia da onda sonora. ($! % propriedade que permite recon(ecer dois sons correspondentes mesma nota musical) emitidos por fontes sonoras diferentes) a frequ'ncia. %. #onsidera os seguintes sinais eltricos obtidos, com a a(uda de um computador, a partir do som produzido por dois diapas)es *ue foram percutidos com um martelo. (+! (++!

%.1. *etermina o per+odo de cada um dos sinais.

%.%. Indica) ,ustificando) qual dos sinais corresponde ao som de maior frequ'ncia.

%.,. Indica) ,ustificando) qual dos sinais corresponde ao som mais agudo.

%.-.

alcula a frequ'ncia de cada um dos sinais.

,. #om o ob(etivo de saber se uma trovoada estava muito perto de sua casa, o 'rancisco mediu o intervalo de tempo *ue decorreu entre um rel.mpago e a audio do respetivo trovo. #onsiderando *ue o intervalo de tempo medido foi de 1/ s e *ue o valor da velocidade do som no ar de ,-0 m1s, calcula a dist.ncia a *ue se encontrava a trovoada da casa do 'rancisco.

-. O con(unto de todas as ondas sonoras de diferentes fre*u2ncias designa-se por espetro sonoro. -.1. %tendendo s frequ'ncias das ondas sonoras) aud+veis ou no aud+veis pelo ser (umano) como dividido o espetro sonoro-

-.%.

ompleta as seguintes frases. ( ! .ara corresponde aos ("! .ara frequ'ncias acima de at /0 1z) o ouvido (umano no consegue . ) o ouvido (umano no consegue . 2sta gama de qualquer som)

independentemente do n+vel de

sonora. 2sta gama de frequ'ncias

qualquer som) independentemente do n+vel de intensidade corresponde aos ultrassons.

/. 3uando a luz encontra obst4culos no seu tra(eto, podem ser observados fen5menos 5ticos, como, por exemplo, reflexo e absoro. /.1. 3uando que ocorre o fen4meno da refle5o regular da luz-

/.%.

ompara) ,ustificando) a intensidade de um fei5e de luz incidente numa superf+cie com a do fei5e de luz que refletido.

/.,.

onsidera um fei5e de luz laser que refletido depois de incidir numa superf+cie polida plana segundo um ngulo de incid'ncia de 607. Indica a opo que representa corretamente a situao descrita. ( ! ("! (#! ($!

6.

figura representa um ob(eto de 10 cm de altura *ue se encontra a 1/ cm de um espel7o plano e a imagem desse ob(eto refletida no espel7o. 6.1. Indica as caracter+sticas da imagem do o8,eto dada pelo espel(o plano.

6.%. Indica a opo que completa corretamente a seguinte frase. % altura da imagem e a distncia entre o o8,eto e a imagem so) respetivamente) ( ! 90 cm e 60 cm. ("! 9: cm e 90 cm. (#! /0 cm e 9: cm. ($! /0 cm e 60 cm.

8. 9a figura podes ver um raio luminoso *ue incide na superf:cie de separao de dois meios materiais transparentes, em duas situa)es distintas, e ".

8.1. omo se designa o fen4meno 4tico que est& representado na figura-

8.%. 3ue outros fen4menos 4ticos podem ocorrer em simultneo com a refrao da luz-

8.,. 3ual o valor do ngulo de refrao em cada uma das situa#es

e "- ;ustifica.

8.-. .orque que o ngulo de refrao em cada uma das situa#es

e " no o mesmo-

;.

s lentes so meios 5ticos transparentes limitados por duas superf:cies curvas ou por uma superf:cie curva e outra plana. 9a figura podes ver como *ue um feixe de raios paralelos refratado numa lente.

;.1. *e que tipo a lente- ;ustifica.

;.%. Indica a opo que completa corretamente a seguinte frase. % imagem de um o8,eto dada por uma lupa) que se encontra a uma distncia do o8,eto inferior distncia focal da lupa) ( ! invertida) real e menor do que o o8,eto. ("! invertida) virtual e maior do que o o8,eto. (#! direita) virtual e maior do que o o8,eto. ($! direita) real e menor do que o o8,eto. '+<

Cotaes 1.1. 1.2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4.


4 8 4 4 6 6

3.
6

4.1. 4.2. 5.1. 5.2. 5.3. 6.1. 6.2. 7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 8.1. 8.2. Total (pontos)
4 8 3 4 4 6 4 3 4 6 6 6 4 100

1. 1.1. (#!. %. %.1. O per+odo de um sinal eltrico corresponde ao intervalo de tempo que o sinal demora a repetir?se com as mesmas caracter+sticas. %ssim) por an&lise e leitura de cada um dos gr&ficos) tem?se@ Ar&fico (+!@ T B 0)09/ s Ar&fico (++!@ T B 0)00C s %.%. O sinal eltrico correspondente ao som de maior frequ'ncia o do gr&fico (++!) pois o per+odo menor. %.,. O som mais agudo corresponde ao sinal eltrico do gr&fico (++!) pois) quanto maior for a frequ'ncia da onda sonora) mais agudo !ou alto" o som. 9 f9 B f9 B C6)6 1z 0)09/ s %.-. >requ'ncia do sinal eltrico do gr&fico (+!@ f9 B 9 f/ B f/ B 9/: 1z 0)00C s >requ'ncia do sinal eltrico do gr&fico (++!@ f B
/

1.%. ( ! <= ("! >= (#! <= ($! >.

,.

t B 9: s = vsom B 6D0 mEs d 6D0 mEs B 9: s ) tem?se) su8stituindo pelos valores@ d B 6D0 mEs 5 9: s d B :900 m

% trovoada encontrava?se a :900 m da casa do >rancisco. -. -.1. O espetro sonoro divide?se em tr's 8andas@ infrassons) sons aud+veis e ultrassons. -.%. ( ! frequ'ncias detetar intensidade infrassons. ("! /0 000 1z detetar sonora frequ'ncias /. /.1. % refle5o regular da luz ocorre predominantemente nas superf+cies polidas. /.%. O fei5e de luz que refletido pela superf+cie menos intenso do que o fei5e de luz incidente devido a8soro de luz pela superf+cie. /.,. ($!. 6. 6.1. % imagem do o8,eto dada pelo espel(o plano direita) simtrica em relao ao espel(o) virtual e do mesmo taman(o do o8,eto. 6.%. ( !. 8. 8.1. O fen4meno 4tico representado na figura a refrao da luz. 8.%. 2m simultneo com a refrao da luz pode ocorrer refle5o e a8soro. 8.,. Fendo o ngulo de refrao o ngulo que o raio refratado faz com a reta normal superf+cie de separao dos dois meios no ponto de incid'ncia) em ( !) o ngulo de refrao de 6/7) e) em ("!) o ngulo de refrao de /C7 !G07 H I/7 B /C7". 8.-. % luz quando passa do ar para o vidro sofre um desvio maior do que quando passa do ar para a &gua) porque a velocidade de propagao no vidro menor do que na &gua. ;. ;.1. % lente convergente) pois a luz que incide na lente) paralelamente ao ei5o principal) depois de refratada) converge num ponto.

;.%. (#!.

9 T9 9 T/ Fendo vsom B d t

Potrebbero piacerti anche