Sei sulla pagina 1di 8

A HIPERMDIA COMO FERRAMENTA DE VALORIZAO DO PATRIMNIO ARQUITETNICO DE LAGUNA, SC.

HIPERMEDIA COMO UNA HERRAMIENTA PARA LA MEJORA DEL PATRIMONIO ARQUITECTNICO DE LA LAGUNA, SC. HYPERMEDIA AS A TOOL FOR ENHANCEMENT OF THE ARCHITECTURAL HERITAGE OF LAGUNA, SC.
Eixo temtico 1. Planejamento, urbanismo e apropriao social na preservao do patrimnio.

Adriana Fabre Dias (1) Rafael Zanelato Ledo (2) Bruno Mendes Espindola (3) Larissa Marotta Brosler (4) Maicon Fedrigo Padilha (5)
(1) Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professor assistente Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Estado de Santa Catarina. (2) Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professor assistente Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Estado de Santa Catarina. (3) Acadmico da quarta fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Estado de Santa Catarina. (4) Acadmica da setima fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Estado de Santa Catarina. (5) Acadmico da quarta fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo: O presente artigo um relato de uma experincia pedaggica desenvolvida na modalidade de Extenso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), durante o ano de 2012. O programa de extenso foi desenvolvido a partir dos levantamentos do patrimnio arquitetnico da cidade de Laguna, SC. A metodologia incluiu o estudo das edificaes, levantamento iconogrfico com identificao dos acervos fotogrficos ainda existentes na cidade, para posterior seleo. As edificaes foram selecionadas no s por critrios histricos, mas tambm por sua importncia como participante da histria social da cidade. A partir dessa seleo foram elaborados desenhos, pinturas em tela e posterior digitalizao desse material. O resultado foi a elaborao de um livro digital, e um blog. O trabalho tambm resultou em aes junto a comunidade local como maneira de divulgar e sensibilizar a populao quanto a importncia do seu patrimnio. Esse trabalho contou com a participao de dois professores como coordenadores, trs alunos com bolsa e dezessete alunos voluntrios que participaram da confeco dos desenhos e telas, todos pertencentes ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. Palavras-chave (ttulo em negrito): patrimnio arquitetnico; hipermdia; centro histrico.

Resumen: Este artculo es un relato de una experiencia docente desarrollada en forma de extensin, de la Arquitectura y Urbanismo de la Universidad del Estado de Santa Catarina (UDESC) durante el ao 2012. El programa de divulgacin se ha desarrollado a partir de las encuestas del patrimonio arquitectnico de la ciudad de Laguna, SC. La metodologa consisti en el estudio de los edificios, el estudio iconogrfico la identificacin de las colecciones fotogrficas todava existen en la ciudad, para la seleccin posterior. Los edificios fueron seleccionados por criterios no slo histrico, sino tambin por su importancia como participante de la historia social de la ciudad. A partir de esta seleccin fueron producidos dibujos, pinturas, impresiones de la lona y escanear a finales de este material. El resultado fue la elaboracin de un libro digital, y un blog. El trabajo tambin dio lugar a acciones con la comunidad local como una forma de difundir y crear conciencia sobre la importancia de su patrimonio. Este trabajo cont con la participacin de dos profesores y coordinadores, tres

estudiantes con becas a los estudiantes y diecisiete voluntarios que participaron en la elaboracin de dibujos y pinturas, todos ellos pertenecientes a la Arquitectura y el Urbanismo. Palabras-clave: patrimonio arquitectnico, hipermedia, el centro histrico

Abstract: This article is an account of a teaching experience developed in the form of extension, from the Architecture and Urbanism of the University of the State of Santa Catarina (UDESC) during the year 2012. The outreach program was developed from surveys of architectural heritage of the city of Laguna, SC. The methodology included the study of buildings, iconographic survey identifying the photographic collections still exist in the city, for later selection. The buildings were selected by criteria not only historical, but also for its importance as a participant of the social history of the city. From this selection were produced drawings, paintings, canvas prints and scan later this material. The result was the development of a digital book, and a blog. The work also resulted in actions with the local community as a way to disseminate and raise awareness about the importance of their heritage. This work included the participation of two teachers and coordinators, three students with scholarship students and seventeen volunteers who participated in the preparation of drawings and paintings, all belonging to the Architecture and Urbanism. Keywords: architectural heritage; hypermedia; historic center

A HIPERMDIA COMO FERRAMENTA DE VALORIZAO PATRIMNIO ARQUITETNICO DE LAGUNA, SC.


INTRODUO

DO

O presente artigo um relato de uma experincia pedaggica desenvolvida na modalidade de Extenso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), durante o ano de 2012. O programa de extenso foi desenvolvido a partir dos levantamentos do patrimnio arquitetnico da cidade de Laguna, SC. A metodologia incluiu o estudo das edificaes, levantamento iconogrfico com identificao dos acervos fotogrficos ainda existentes na cidade, para posterior seleo. As edificaes foram selecionadas no s por critrios histricos, mas tambm pela quantidade de informaes encontradas. A partir dessa seleo foram elaborados desenhos, pinturas em tela e posteriormente digitalizao desse material para a realizao do livro digital. E o blog, que possibilitou s pessoas acessibilidade as informaes das aes do projeto pela rede digital, para visualizao do acervo fotogrfico de imagens antigas e atuais, de diferentes lugares da cidade, assim como as telas pintadas e as exposies realizadas, trazendo para comunidade mais conhecimentos sobre o patrimnio material da cidade de Laguna e incentivando as realizaes artsticas. Esse trabalho contou com a participao de dois professores como coordenadores, trs alunos com bolsa e dezessete alunos voluntrios que participaram da confeco dos desenhos e telas, todos pertencentes ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, alm de recebermos de forma voluntria a colaborao de sete pintores da cidade como Artur Cook, Adilson Barros, Fernando Martins, Joo Rodrigues Jr., Fabio Luz, Glaci Silva e Wellington Teixeira para fazer algumas pinturas.

CONTEXTUALIZAO E METODOLOGIA

A sociedade contempornea vem valorizando cada vez mais o passado das cidades e sua memria urbana, seja por interesses econmicos, sociais ou tursticos. No Brasil temos 61 stios urbanos tombados pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN, em Santa Catarina so duas cidades tombadas So Francisco do Sul e Laguna.
[] o objetivo da preservao est ligada manuteno da identidade cultural de uma sociedade, de sua histria e modos de vida. Numa poca em que as cidades se transformam de uma maneira cada vez mais rpida, a preservao adquiriu importncia social e cultural. (DIAS, 2005, p.20)

O objetivo primeiro da preservao proteger e valorizar o patrimnio nacional brasileiro de natureza material e imaterial. A preservao sempre visa preservar os exemplares mais expressivos de uma poca, quer por seus fazeres como por sua identificao com um momento importante daquela sociedade. No caso de stios urbanos tombados, o tombamento traz vida

contempornea no s edifcios como tambm ruas, passeios, praas enfim os espaos da vida cotidiana de uma cidade. Segundo Maria Geralda de Almeida.
[...] Consideradas como obras de arte e monumentos nacionais, essas cidades se inserem no espao emblemtico para referenciar a histria, a memria coletiva, e consagram-se como atraes tursticas. [...] Em face disso, patrimnio o enquanto fator que sustenta valores, mobiliza dimenses humanas que, interligadas, erigem as identidades.

A ao de preservao de uma edificao, um conjunto ou mesmo de uma cidade histrica pressupe uma serie de aes. O processo tem incio com o inventariado do bem e seu trmino com a proteo propriamente dita, significando a sua salvaguarda no mbito urbano. Um dos maiores debates do patrimnio histrico no Brasil a preservao da arquitetura e as adaptaes feitas, pelo usurio ou proprietrio, partindo do conceito da forma que so realizadas as mudanas dos edifcios. E Laguna tendo um grande potencial nos aspectos arquitetnicos, abrangendo edifcio de uso residencial, misto e comercial, tem a maioria dessas construes tombadas pelo IPHAN (Instituto Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) desde 1985, atualmente possuindo por volta de 600 casas tombadas, algumas apresentando alteraes que podemos identificar no conflito entre usurio e preservao. A preocupao com a preservao engloba a importncia da identidade da cidade e os conhecimentos dela, despertando em ns a vontade de documentar as composies que marcaram e registram essa cultura, imortalizando a todas as pessoas face de Laguna. Esse fato refora a necessidade de conscientizao da populao, a partir das informaes dos fatos da poca e dados que foram reunidos por meio de pesquisas feitas no Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), Arquivo Pblico de Laguna, Biblioteca Pblica de Laguna, Projeto de Extenso Memrias de Laguna (UDESC), acervos de livros e fotografias do Carlos Antnio Marega e de fotografias do Dalmo Mendes Fasca, proporcionando o conhecimento destes edifcios que foram demolidos ou alterados na cidade, pois nos revelam as transformaes que ocorreram na cidade, no apenas de arquitetura, mas mudanas de valores sociais da sociedade que habita atualmente este espao, informando as pessoas, das percas e ganhos, que ocorreram na paisagem urbana por meio de desenhos e pinturas ilustrando as edificaes de forma didtica. Segundo Viegas (2002)
[...]Eu, o pintor e a cidade, que tanto amo, passamos a representar uma s entidade, pois um elo forte, profissional e amigo nos envolveu. Era preciso registrar para meus filhos, netos e amigos tudo que a ao do tempo provoca e diante da qual o homem se sente um incapaz.

A inspirao gerada pela obra Florianpolis Paredes do Passado do autor acima, trouxe a lembrana do passado de Laguna despertando a vontade de buscar informaes sobre as edificaes antigas, e assim estud-las e catalog-las. E de uma forma aglutinada registrar as informaes, ilustrando-as com pinturas, como meio de sensibilizar os olhares sobre a essncia, pois a pintura se integra ao corpo humano, atravs dele penetra em seu domnio, sob o imprio da luz, tudo o que imediatamente espao: as paixes, a histria, a cultura (Ortega y Gasset). O presente projeto visa aumentar a valorizao da preservao do patrimnio histrico, para as pessoas que vivem ou visitam a cidade, e demonstrar que as edificaes antigas no so um

atraso na malha urbana, mas um resgate da cultura que influenciou a elaborao da identidade de Laguna, conhecendo o passado para compreender o presente. O presente projeto visou aumentar a valorizao da preservao do patrimnio histrico (Figura 1), para as pessoas que vivem ou visitam a cidade, e demonstrar que as edificaes antigas no so um atraso na malha urbana, mas um resgate do registro de algumas mudanas espaciais e culturais que influenciaram a cidade, conhecendo o passado para compreender o presente.

Figura 1: Levantamento fotogrfico efetuado na primeira etapa do projeto. Imagem dos autores.

Est ao abrangeu informaes e acontecimentos culturais de vinte e sete edificaes antigas que existiram ou foram alteradas em Laguna, tendo como atividades pesquisas em documentos e livros, um levantamento fotogrfico atual e de fotos antigas em acervos, aulas de pintura ministrada pelo pintor de Laguna Artur Cook para os alunos voluntrios, confeco de vinte e nove desenhos e vinte e sete pinturas, exposies de telas e fotografias, digitalizao das imagens para o livro e blog, produo dos textos de cada edificao, organizao de todo o material para construo do Livro Digital: Imagens de Laguna e distribuio do livro para instituies educacionais. Durante o projeto foram realizadas diversas atividades de integrao dos participantes, entre eles uma oficina de capacitao para os participantes com o pintor Artur Cook (Figura 1) e a participao em um evento local, Primavera nos Museus organizado pela Fundao Cultural de Laguna que proporcionou visibilidade ao projeto.

Figura 2:Imagens da oficina de capacitao em pintura, realizada pelo pintor lagunense, Artur Cook no segundo semestre de 2012.

A INSERO DA HIPERMDIA NO PROJETO

O hipermdia foi concebido com o intuito de explorar a capacidade de apresentao e divulgao do conhecimento que as TICs (Tecnologias da Informao e da Comunicao) possuem atualmente. Antes do surgimento e a disseminao do uso dos computadores e da Internet, o acesso as informaes documentais das edificaes histricas estavam restritas aos livros presentes em bibliotecas, escolas e livrarias etc. O livro em contraposio ao hipermdia possui limitaes quanto a sua distribuio e a apresentao da informao. O hipermdia por ser um arquivo digital (Figura 2) pode ser distribudo a todos que possuem acesso Internet podendo ter uma divulgao em escala mundial em questo de minutos diferente do livro tradicional. Alm da disseminao da informao, a apresentao potencializada atravs na hipermdia por utilizar imagens, animaes, udio, textos e vdeo de forma integrada e interativa. Neste trabalho houve a preocupao de facilitar o acesso de todos os potenciais usurios ao hipermdia criado. Com isso foi estruturado de modo que possa ser acessado direto no computador com DVD ou acessado na Web atravs do computador ou dispositivos mveis como celulares e tablets.

Por se tratar de edificaes tombadas no qual h a descrio da histria de cada uma optou-se por criar um hipermdia em formato de livro, que tambm conhecido como hiper livro ou livro digital. Sua navegao recria o gesto de folhear as pginas, organizadas como um livro tradicional com capa, antecapa, sumrio e captulos. A diferena na navegao e caracterstica principal da hipermdia a possibilidade de narrao no-linear, ou seja, possvel atravs de links acessar informaes e voltar a posio inicial ou final sem necessariamente ter que passar por todas as pginas. Esta narrao fez que a estrutura de apresentao das casas fosse independente. No h uma sequncia para o entendimento do contedo. A histria das casas pode ser acessada de modo independente.

Figura 3: Imagem do Livro Digital usando o programa Kvisoft Flip Book Maker Pro 5.1.

Para a escolha do software foi levando em considerao a concepo descrita e a capacidade de ser multi-plataforma visando uma ampla divulgao deste conhecimento. Foi escolhido o Kvisoft Flip Book Maker Pro 5.1 que atendia a estes requisitos. Foi criada uma verso mais pesada com fotos de maior resoluo para DVD e outra verso mais leve com imagens redimensionadas para a Web que pode ser acessado pelo computador e por tablet. A informao organizada e distribuda neste formato consegue alcanar um grande nmero de pessoas que faz com que a populao da cidade e turistas tenham acesso a histria das edificaes tombadas dando conscincia sobre a importncia da preservao deste patrimnio. Como j foi dito, lembramos que o artigo depois de recebido no ser alterado. Logo, o respeito formatao apresentada neste modelo essencial para que o trabalho possa ser aceito e publicado nos anais do evento.

CONCLUSES
O projeto de extenso proposto interagiu com as demais disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo e mostra-se oportuno para a formao acadmica, de arquitetos e urbanistas, enquanto profissionais responsveis pela preservao do patrimnio histrico e arquitetnico, restaurao, projeto residencial, plano diretor e planejamento urbano. O enfoque da temtica pode originar o interesse na pesquisa e aes voltadas para outros temas direcionados ao cadastro histrico de edificaes antigas, Arquitetura brasileira e Projeto Restaurao do Patrimnio Arquitetnico. Salienta-se, nessa prtica de extenso, a presena da universidade interagindo com as necessidades enfrentadas pelo poder pblico local e a comunidade, alm de integrar os pintores da cidade com as atividades universitrias preservando e documentando a forma de pintar dos artistas locais. Durante o projeto foram realizadas diversas atividades de integrao dos participantes, entre eles uma oficina de capacitao para os participantes com o pintor Artur Cook e a participao em um evento local, Primavera nos Museus organizado pela Fundao Cultural de Laguna que proporcionou visibilidade ao projeto. Atualmente o projeto encontrasse em fase de concluso, mas j fica claro sua relevncia enquanto divulgador do patrimnio de Laguna junto aos seus moradores.

REFERNCIAS:
ALMEIDA, Maria G. de. In: PAES, M. T. D.; OLIVEIRA, M.R.da S. Geografia, turismo e patrimnio cultural. So Paulo: Annablume, 2010. CHOAY, Franoise. A alegoria do patrimnio. Estao Liberdade: UNESP, 2006. DIAS, Adriana Fabre. A reutilizao do patrimnio edificado como mecanismo de proteo: uma proposta para os conjuntos tombados de Florianpolis . Florianpolis, 2005. 175p. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Programa de Ps-graduao, UFSC, 2005. ORTEGA Y GASSET, Jos. Ado no paraso e outros ensaios de esttica. So Paulo: Cortez, 2002. ULYSSA, Saul. Laguna de 1880. Laguna, 1943. VIEGAS, Ney Cludio Franzoni. Florianpolis Paredes do Passado. Florianpolis, 2002.

Potrebbero piacerti anche