Sei sulla pagina 1di 7

Glossrio 2 Perodo 1Teste 1. O que o Sistema Circulatrio? um con unto de r!

r!"os que tem como funo realizar a circulao do sangue por todo o corpo. constitudo #elo corao e vasos sanguneos.

2. O que o cora$"o? O cora$"o um r!"o que %unciona como uma &om&a. constitudo #or um #oderoso m'sculo( o miocrdio, #or ) ca*idades + duas aurculas e dois ventrculos,( e #or ) vlvulas.

-. O que acontece no cora$"o? Cada ciclo cardaco caracteri.ado #or contraces sucessi*as das aurculas e dos ventrculos( se!uidas #elo relaxamento geral( quando o san!ue entra no cora$"o.

4. Quais so as caractersticas dos vasos sanguneos? /rtrias 0eias 0asos Ca#ilares Paredes es#essas e elsticas. Paredes elsticas e %inas S"o *asos microsc#icos de #aredes muito %inas

5. Quais so as funes dos vasos sanguneos? /rtrias 1Saem do cora$"o e le*am o san!ue a todo os r!"os do cor#o. 1Saem sem#re dos *entrculos 1Condu.em o san!ue dos r!"os ao cora$"o. 12ntram nas aurculas. 13a.em a comunica$"o das artrias com as *eias( irri!ando todos os r!"os.

0eias 0asos ca#ilares

. !omo circula o sangue no nosso organismo? 3a.1se #or duas %ases4 a grande e a pe"uena circulao.

#. $m "ue consiste a pe"uena circulao? O sangue venoso sai do ventrculo direito #ela art%ria pulmonar que o leva aos pulmes onde se d a &ematose. 5 como sangue arterial *olta ao corao trans#ortado #elas veias pulmonares que se a&rem na aurcula es"uerda.

'. $m "ue consiste a grande circulao? O san!ue arterial sai do ventrculo es"uerdo trans#ortado pela art%ria aorta que o le*a 6s c%lulas. 7as c%lulas( #assa a sangue venoso *oltando ao corao trans#ortado #elas veias cavas que se a&rem na aurcula direita.

(. Quais so os cuidados a ter com o sistema circulat)rio? 1 *azer exerccios fsicos 81 !ontrolar a tenso arterial 81 !ontrolar as infeces 81 +limentao e"uili,rada 1 -o permanecer muito tempo de p%. 1 -o *umar

/istema 0espirat)rio

1. Qual a funo do /istema 0espirat)rio? / %un$"o do Sistema 9es#iratria ca#tar o ar e le*1lo at ao san!ue( que o trans#orta at 6s clulas.

2. Qual a constituio do /istema 0espirat)rio? O Sistema 9es#iratrio constitudo #elas vias respirat)rias 3 %ossas nasais8 %arin!e larin!e8 traqueia8 &r:nquios8 &ronquolos8 al*olos #ulmonares, e pulmes. 4. 5 "ue so os pulmes? Os #ulm;es s"o os r!"os espon6osos e elsticos( de cor rosado( situados na cavidade torcica.

4. 5 "ue % a ventilao pulmonar? a entrada e sada de ar que se #rocessa em duas %ases + mo*imentos res#iratrios,4 a inspirao + entrada do ar nos #ulm;es, e a expirao + sada do ar dos #ulm;es,.

5. !omo se realizam os movimentos respirat)rios?

<ns#ira$"o

2=#ira$"o

. !onstituio do ar inspirado? O ar ins#irado rico em 5xig%nio 32178 e #o&re em 9i)xido de car,ono 3 :,:478, azoto 3#'78, vapor de gua varivel, temperatura varivel. #. !onstituio do ar expirado? O ar ins#irado po,re em 5xig%nio 31 78 e rico em 9i)xido de car,ono 3 4,58, azoto 3#'78, vapor de gua saturado, temperatura 4 ;!. 5 <alor do azoto no se altera por"ue no % utilizado pelas !%lulas. 2 '. 5 "ue % a &ematose pulmonar? /o as trocas gasosas "ue se realizam nos alv%olos pulmonares. 5 oxig%nio entra no sangue e o di)xido de car,ono sai do sangue, atravessando as paredes dos alv%olos dos pulmonares.

(. Quais so os cuidados a ter com o sistema respirat)rio? =gina # 5s cuidados a ter com o sistema respirat)rio so> $vitar as constipaes. +re6ar as &a,itaes. $xerccios 0espirat)rios. $vitar am,ientes poludos. 0espirar pelo nariz. -o *umar. 1:. =or "ue devemos respirar pelo nariz e no pela ,oca? Porque o ar ins#irado % a"uecido, filtrado e &umedecido, evitando a irritao das vias respirat)rias. 11. =or "ue devemos praticar desporto? Porque aumenta o di?metro da caixa torcica e #ermite uma maior ventilao pulmonar. 12. =or "ue no devemos fumar? 5 fumo do ta,aco #re udicial #ara a sa'de( #odendo provocar doenas graves como o cancro #ulmonar 14. !omo prevenir as constipaes? @sando roupa ade"uada e evitando rpidas mudanas de temperatura.

4
Aicr),ios 1.5 "ue so Aicr),ios? >icr&ios s"o seres de redu.idas dimens;es s o&ser**eis com o au=lio do microsc#io. /l!uns deles s"o #ato!nicos #orque #ro*ocam doen$as. 2. 5 "ue % a micro,iologia? >icro&iolo!ia o ramo da ?iolo!ia que estuda os micr&ios. 2.Quais so os 4 Bipos de micr),ios? S"o as &actrias( *rus( #roto.orios e %un!os. 4. 5 "ue so ,act%rias? S"o micror!anismos unicelulares( #ertencentes ao reino >onera( res#ons*eis #ela maior #arte das doen$as in%ecciosas( tais como a tu&erculose( a crie dentria( a clera e al!umas #neumonias. Ti#os de ?actrias4 Cocos + %orma es%rica ,8 ?acilos + %orma &astonete ,8 0i&ri;es +%orma de *r!ula,8 2s#irilos +%orma es#iral,. 4. 5 "ue so <irus?

S"o os micror!anismos mais #equenos que e=istem( s o&ser**eis ao microsc#io electrnico. T@m uma estrutura muito sim#les que consiste a#enas numa c#sula que rodeia o material de re#rodu$"o. Para se re#rodu.irem( t@m de in*adir uma clula e( #or isso( cAamam1se parasitas patog%nicos. B. 5 "ue so protozorios? S"o seres unicelulares que t@m n'cleo di%erenciado( mem&rana celular e cito#lasma. Pertencem ao reino Protista. . 5 "ue so fungos? S"o seres #luricelulares( e=ce#tuando as le*eduras que s"o unicelulares. S"o %ormados #or clulas %ilamentosas com n'cleo or!ani.ado. Pertencem ao reino dos 3un!os.

0elao dos micr),ios com o Comem


1. 5 "ue so micr),ios patog%nicos? S"o in%ecciosos. / maior ou menor ca#acidade de conta!iar desi!na1se #or virulDncia. Pro*ocam !randes epidemias. 2=4 0rus do Sida 2. 5 "ue so micr),ios Eteis? S"o &en%icos #ara o Comem4 7o fa,rico de alimentos> #"o( *inAo( io!urtes( cer*e a( *ina!re D 7o fa,rico de medicamentos> anti&iticosD 7a fertilidade do solo> trans%ormam a matria or!Enica. 7a produo de energia> nas esta$;es de tratamento d"o ori!em ao &io!s. 7a digesto4 a udam a %a.er a trans%orma$"o dos alimentos.

)
Aeios de defesa contra infeces 4. Fuais s"o os meios defesa #ossui? naturais externos contra micr&ios que o nosso or!anismo

/ pele e as mucosas, que %orram os ori%cios e as ca*idades do cor#o( s"o as #rimeiras &arreiras 6 entrada dos micr&ios. 5utras ,arreiras> P@los( Suor( G!rimas( Sali*a( >uco nasal( Cera Os micr&ios que ultra#assarem estas &arreiras( ter"o de ultra#assar outros mecanismos4 Os clios que re*estem a traqueia( Suco !strico do est:ma!o( 3lora intestinal 4. Quais so os meios de defesa internos contra micr),ios "ue o nosso organismo possui? Os micr&ios que #enetram no nosso or!anismo atra*s das %eridas( ter"o de ultra#assar outras de%esas contra in%ec$;es. / .ona a%ectada %ica dorida( *ermelAa e incAada. 5s gl),ulos ,rancos envolvem e digerem os micr),ios 3*agocitose8 . Hurante este #rocesso morrem muitos micr&ios e muitos !l&ulos &rancos( %orma1se o cAamado #us. Fuando al!uns micr&ios conse!uem so&re*i*er( o or!anismo recorre aos !En!lios lin%ticos( onde a luta continua. $n"uanto lutam, os gl),ulos ,rancos produzem anticorpos. 9epois de ultrapassada a infeco, os anticorpos permanecem no organismo conferindoFl&e imunidade a essa doena.

5. Quais so os m%todos de preveno de doenas? +ssepsia ou ass%ptico4 Processo que #ermite eliminar as condi$;es %a*or*eis ao a#arecimento e desen*ol*imento dos micr&ios #ato!nicos no am&iente. muito utili.ado nos Aos#itais( em salas de o#era$;es. Outros 2=em#los4 Ci!iene #essoal e am&iental. Guardar alimentos em armrios( %ecAados ou em %ri!or%icos Tratamento de !uas. Tratamento e escoamento de es!otos. Itili.a$"o de desumidi%icador8 2sterili.a$"o dos reci#ientes. Pasteuri.a$"o do leite. Hesin%ectantes +ntiFsepsia ou antiFs%ptico> Processo que *isa destruir os micr&ios antes que eles #enetrem no nosso or!anismo atra*s das %eridas. /ctua so&re os micr&ios que in%ectam tecidos *i*os +%eridas,. 2=em#los de anti1s#ticos4 Jlcool >erc'rio J!ua O=i!enada eosina ter Tintura de <odo . Quais so as condies favorveis ao desenvolvimento dos micr),ios >uita Aumidade8 Tem#eratura moderadamente ele*ada8 3alta de lu.8 Su idade

B
. Quais so os m%todos curativos? G o m%todo utilizado para destruir os micr),ios, "uando os processos preventivos se tornaram insuficientes. <acinao> Processo que *isa #ro*ocar o a#arecimento de anticor#os no nosso or!anismo( tornando1o imune a determinadas doen$as. / *acina constituda #or micr&ios mortos ou atenuados na sua *irul@ncia. Cria a imunidade adquirida. +nti,i)tico> S"o medicamentos que t@m a %un$"o de destruir e im#edir o desen*ol*imento de &actrias. 0egras de @tilizao de anti,i)tico> !onsultar o m%dico aos primeiros sintomas. 0espeitar as doses recomendadas. 0espeitar o intervalo de tempo entre as tomas. Bomar o medicamento at% ao fim. #. 5 "ue so anti,iogramas? +nti,iogramas so testes para con&ecer a eficcia de um anti,i)tico

7este anti&io!rama %oram usados ) anti&iticos + /( ?. C( H, mas s o ? %oi e%ica.. Podem *er os micr&ios mortos na .ona de ini&i$"o.

Potrebbero piacerti anche