Sei sulla pagina 1di 25

Dispositivos de Proteo contra Surtos eltricos- DPS

A Empresa

Em 1991 nasce a Clamper, uma empresa especializada na pesquisa, desenvolvimento e fabricao de DPS Dispositivos de Proteo contra Surtos eltricos, oferecendo solues de alto desempenho e tecnologia para os diversos segmentos do mercado.

Hoje, com pouco mais de duas dcadas, a Clamper referncia nacional no seu segmento, desenvolvendo produtos diferenciados, resultantes de investimentos contnuos em solues que atendam cada vez melhor as necessidades do mercado.

Considerada uma marca de sucesso, possui sua matriz em Lagoa Santa (regio metropolitana de Belo Horizonte) onde possui um laboratrio prprio para testar seus produtos, uma unidade na cidade do Mxico DE, atuando em todo Brasil e em outros 15 pases da Amrica Latina, frica, alm dos EUA.

Todo este sucesso vem sendo comprovado pelos vrios prmios e certificaes conquistados nos ltimos 16 anos. Confiabilidade e inovao de seus produtos, domnio sobre novas tecnologias, comprometimento com normas tcnicas: a Clamper est sempre pronta para atender voc.

2008 459975 QM08


C

RTIFIE

459975 QM08

ISO 9001:2008

OCP 0004

Por que proteger?


A operao de sistemas eletrnicos pode ser severamente afetada em funo da ocorrncia de surtos provocados por descargas atmosfricas ou eventos de chaveamento no sistema eltrico de potncia. Esses fenmenos causam por um perodo curto de tempo uma elevao brusca na tenso nominal do sistema, quer seja de alimentao eltrica, de comunicao de dados, de telefonia ou de automao de processos, com consequncias s vezes devastadoras. No caso das descargas atmosfricas, um equipamento instalado a quilmetros de distncia do local da queda do raio est sujeito a srios riscos de queima em funo da formao de campos eletromagnticos e consequentes sobretenses induzidas e conduzidas pelos cabos. Todos os equipamentos eletrnicos presentes nas instalaes industriais, comerciais ou residenciais, tais como computadores, equipamentos de controle e automao, centrais telefnicas, equipamentos de TV a cabo, centrais de alarmes, sistemas de telemetria e aquisio de dados, entre outros, correm risco de sofrer danos.

Onde instalar?
A localizao dos Dispositivos de Proteo contra Surtos - DPS para uma adequada proteo dos equipamentos eletrnicos sensveis contra as descargas atmosfricas e seus efeitos deve ser baseada no conceito de zonas de proteo, que consiste em dividir o volume da instalao a ser protegido em fronteiras. Nelas, so definidos locais com maior ou menor suscetibilidade ocorrncia de descargas atmosfricas diretamente na estrutura ou prximas e classificadas segundo a severidade e suportabilidade dos sistemas s sobretenses e sobrecorrentes transitrias.

Zonas de proteo
ZP0 - Zona na qual a ameaa devido descarga direta sem atenuao de campo eletromagntico. subdividida em: ZP0A - Zona fora do volume de proteo do Sistema de Proteo de Estruturas contra Descargas Atmosfricas - SPDA na qual a ameaa devido descarga direta e intensa irradiao de campo eletromagntico. Os sistemas internos podem estar sujeitos s correntes totais ou parciais da descarga. ZP0B - Zona dentro do volume de proteo do SPDA, porm sob intensa influncia de campo eletromagntico da descarga. Os sistemas internos podem estar sujeitos s correntes parciais da descarga. ZP1 - Zona na qual a corrente de surto limitada em funo da diviso de correntes desviadas pelos DPS localizados na entrada da edificao (ZP0). Blindagens naturais podem atenuar o campo eletromagntico da descarga dentro da edificao. ZP2 - Zona na qual a corrente de surto pode estar mais limitada em funo da diviso de correntes desviadas pelos DPS localizados em ZP1. Medidas adicionais de blindagem podem ser adotadas para atenuar ainda mais o campo eletromagntico da descarga. Na transio entre as zonas ZP0 e ZP1 os DPS devem possuir capacidade de corrente suficiente para drenar correntes parciais da descarga atmosfrica. Para essa aplicao, os DPS devem ser do tipo Classe I, conforme NBR IEC 61643-1. Na transio entre as zonas ZP1 e ZP2 os DPS devem possuir capacidade para drenar correntes induzidas nas linhas de energia que penetram na edificao. Os DPS devem ser do tipo Classe II. Nas edificaes onde o risco de descarga direta na estrutura considerado desprezvel, porm com linha de energia sujeita a indues provocadas por descargas atmosfricas prximas, os DPS devem ser do tipo Classe II. Os componentes de uma instalao eltrica, quer sejam quadros de distribuio, medidores de energia, eletrodomsticos, microcomputadores, entre outros, possuem uma suportabilidade que pode ser definida como a tolerncia mxima de tenso que estes componentes podem suportar sem degradao de suas caractersticas originais, seja em aplicao repetitiva ou no. Os DPS Clamper so dimensionados para oferecer nveis de tenses residuais compatveis com o nvel de suportabilidade destes equipamentos.

Zonas de proteo

* *

*Consultar a linha plugue e use Clamper.

Dispositivos de Proteo contra Surtos Clamper

SCL

O SCL um DPS monopolar, Classe I, do tipo comutador de tenso, composto por Spark Gap com capacidade de dreno de correntes parciais de descargas atmosfricas at 60 kA na forma de onda10/350 s. Com elevada capacidade de interrupo de corrente subseqente de curto circuito, pode ser instalado no ponto de entrada de energia de edificaes (casas, prdios, indstrias, etc). A fixao do SCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, apropriados para instalao entre Fase e Neutro, Fase e PE e neutro e terra.

GCL, GCL Slim e GCL SP

O GCL um DPS monopolar, Classe I, do tipo comutador de tenso, composto por Centelhador, com capacidade de dreno de correntes parciais de descargas atmosfricas at 100 kA na forma de onda 10/350 s. utilizado para proteo entre o neutro e terra do sistema de energia. Prov de forma eficaz a ligao equipotencial entre o neutro e a Barra de Equipotencializao Principal (BEP) em sistemas que utilizam aterramento do tipo TT. A fixao do GCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm. Disponvel em verso monobloco e plugvel, que permite substituio da parte mvel (plugue) ao fim da vida til do dispositivo.

VCL Slim Classe I / II e VCL Slim Classe II

O VCL Slim um DPS monopolar, Classe I / II e Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Varistor de xido de Zinco (Metal Oxide Varistor - MOV), com capacidade de dreno de corrente de surto at 12,5 kA na forma de onda 10/350 s (modelo Classe I/II) e de 12 kA a 90 kA na forma de onda 8/20 s (modelo Classe II). Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade e sinalizao de status de operao local eletromecnica e remota (opcional) por contato reversvel. utilizado na proteo de aparelhos eletrodomsticos e eletroprofissionais, conectados rede eltrica, contra sobretenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao e/ou manobras no sistema eltrico. Sua concepo modular facilita a montagem conjunta de diversas unidades de DPS, conectados diretamente ou no ao barramento, assim como a outros componentes dos quadros de distribuio de circuitos. Pode atuar diversas vezes sem necessidade de ser substitudo ou religado. A fixao do VCL simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, padro europeu (DIN) ou atravs de garras padro americano (NEMA), apropriado para instalao entre Fase e Neutro, Fase e PE e neutro e terra. 6

VCL SP

O VCL SP (Slim Plugvel) um DPS monopolar, Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Varistor de xido de Zinco (Metal Oxide Varistor - MOV), com capacidade de dreno de correntes de surto de 20 kA a 45 kA na forma de onda 8/20 s. Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade e sinalizao de status de operao atravs de bandeirola. utilizado na proteo de aparelhos eletrodomsticos e eletroprofissionais, conectados rede eltrica, contra sobretenses de origem atmosfrica transmitidas pela linha externa de alimentao e/ou manobras no sistema eltrico. A fixao do VCL SP simples e rpida, feita sobre trilhos padronizados de 35 mm, apropriados para instalao em quadros de distribuio com disjuntores do padro europeu (DIN) ou americano (Nema) entre Fase e Neutro, Fase e PE, ou entre Neutro e PE. O VCL SP constitudo de duas partes: a base (parte fixa) e o plugue (parte mvel). No fim da vida til do dispositivo, somente a parte mvel (plugue) substituda, ou seja, no preciso desfazer as conexes da parte fixa (base) com as linhas. Possui sinalizao de status de operao local eletromecnica e remota (opcional) por contato reversvel. *Disponvel tambm nas verses bipolar, tripolar e tetrapolar.

VCL Perfurante

Dispositivo de Proteo contra Surtos (DPS) monopolar, Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Varistor de xido de Zinco (Metal Oxide Varistor - MOV), com capacidade de dreno de correntes de surtos de 20 kA na forma de onda 8/20 s e tenso mxima de operao contnua de 275Vca. Possui sinalizao mecnica de status de operao local eletromecnica. utilizado na proteo de aparelhos eletroeletrnicos e eletroprofissionais conectados rede eltrica contra sobretenses de origem atmosfrica e/ou manobras no sistema eltrico. Sua concepo mecnica inovadora simples e rpida, pois utiliza conector de derivao perfurante para a fase e conector prensa-cabos para o conector de neutro/terra. Adequado para instalao entre fase e neutro, fase e terra, entre fases e ainda entre neutro e terra em quadros de distribuio e de comando, onde no h espao suficiente para instalao de DPS padro IEC/NEMA.

DCL

O DCL Slim um DPS monopolar, Classe II, do tipo limitador de tenso, composto por Diodo de Avalanche de Silcio (Silicon Avalanche Diode - SAD), com capacidade de dreno de correntes de surto at 20 kA na forma de onda 8/20 s. Possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso este seja submetido a distrbios acima da sua capacidade. Dentre as tecnologias disponveis, os Diodos de Avalanche de Silcio (Silicon Avalanche Diode SAD) so os mais eficientes: rpidos, precisos e resistentes. Os SAD apresentam tempo de resposta mais rpido, da ordem de picosegundos, se comparado com outras tecnologias de controle de sobretenses e a mais baixa tenso residual possvel com alta preciso. Por se tratar de um semicondutor, outra grande vantagem que os SAD no degradam com o uso. Isto quer dizer que os diodos tm vida til infinita para correntes de surto menores que a mxima suportvel. Sofisticados, normalmente so utilizados como proteo fina para equipamentos sensveis, ou ainda aplicados em conjunto com outras tecnologias.

Dados tcnicos
SCL GCL N/PE GCL SP

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I Tecnologia Spark Gap (Centelhador)

TIPO CARACTERSTICAS

I Unid.

SCL 60 kA 25 kA

GCL N/PE 50 kA 100 kA 25 kA

GCL SP 50 kA

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Peso

ns kA A C mm MOD mm g 2 90x67x35 224 90 Trilho DIN 35 80 315 gL/gG

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


100 5 80 250 gL/gG -40 a +70 35 Trilho DIN 35 ou garras (NEMA) IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 1 90x64x17,5 115 2 90x67x35 210 90 1 90,6x66x17,5 115 Trilho DIN 35 25 Trilho DIN 35 ou garras (NEMA) 10

SCL GCL N/PE GCL SP

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Corrente de impulso (10/350s)

Corrente subsequente de interrupo

Energia especfica

Carga

Nvel de Proteo

Modelo
SCL 275V 60kA SCL 460V 60kA GCL N/PE 275V 25kA Slim GCL N/PE 275V 50kA Slim GCL N/PE 275V 100kA GCL SP 250V 25 kA GCL SP 250V 50 kA

Uc AC 275V 460V 275V 275V 275V 250V 250V DC 350V 615V 350V 350V 350V 350V 350V

In 60 kA 60 kA 20 kA 50 kA 75 kA 20 kA 50 kA

Imx 120 kA 120 kA 50 kA 120 kA 150 kA 50 kA 120 kA

Iimp 60 kA 60 kA 25 kA 50 kA 100 kA 25 kA 50 kA

Ifi 20 kA 3,5 kA 0,1 kA 0,1 kA 0,1 kA 0,1 kA 0,1 kA

W/R 900 kJ/ 900 kJ/ 156 kJ/ 625 kJ/ 2500 kJ/ 156 kJ/ 625 kJ/

Q 30 As 30 As 12,5 As 25 As 50 As 12,5 As 25 As

Up 1,3 kV 2,5 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV

VCL SLIM

VCL SLIM/SR

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I / II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO CARACTERSTICAS

I/II Unid. 75V/175V/275V

VCL SLIM - VCL SLIM/SR 460V


25 Sim 5 100 gL/gG -40 a +70 4 a 25 Trilho DIN 35 IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 1 90x64x17,5 94x64x17,5 Opcional 1A@120VCA/1A@24VCC 1,5 4 2 90x64x35 94x64x35

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses VCL Slim Dimenses VCL Slim/SR Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo terminal (mximo) Peso (sinalizao)

ns

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004

kA A C mm MOD mm mm mm g

VCL Slim/SR

Mxima tenso de Corrente de descarga operao contnua nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Corrente de impulso (10/350s)

Energia especfica

Carga

Mxima energia Tenso de absorvida em referncia 10/1000s a 1mA

Nvel de Proteo

Tenso residual a 5kA

Peso

Modelo VCL 75V 12,5/60kA Slim VCL 175V 12,5/60kA Slim VCL 275V 12,5/60kA Slim VCL 460V 12,5/120kA Slim

Uc AC 75V 175V 275V 460V DC 100V 225V 350V 615V

In 30 kA 30 kA 30 kA 60 kA

Imx 60 kA 60 kA 60 kA 120 kA

Iimp 12,5 kA 12,5 kA 12,5 kA 12,5 kA

W/R 39 kJ/ 39 kJ/ 39 kJ/ 39 kJ/

Q 6,25 As 6,25 As 6,25 As 6,25 As

Wmx 1020 J 1680 J 2560 J 3860 J

Uref 120V 270V 430V 750V

Up 0,6 kV 0,8 kV 1,3 kV 2,5 kV

Ures 0,3 kV 0,5 kV 0,8 kV 1,3 kV

111g 126g 135g 280g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL xxxV xxxkA Slim/SR.

10

VCL SLIM

VCL SP

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO CARACTERSTICAS

II Unid.

VCL SLIM MONOBLOCO

VCL SP PLUGVEL

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel backup Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses VCL Slim - VCL SP Dimenses VCL Slim/SR - VCL SP/SR Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo terminal (mximo) Peso (sinalizao)

ns

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


25 Sim 5 100 gL/gG -40 a +70 4 a 25 Trilho DIN 35 IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 1 90x64x17,5 94x64x17,5 Opcional 1A@120VCA/1A@24VCC 1,5 4 90,6x66x17,5 94,6x66x17,5 125 gL/gG

kA A C mm MOD mm mm mm g

VCL SP

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Mxima energia absorvida em (10/1000s)

Mxima potncia de dissipao

Tenso de referncia a 1mA

Nvel de Proteo

Tenso residual a 5kA

Peso

Modelo
VCL SP 75V 20kA VCL SP 75V 30kA VCL SP 75V 45kA VCL SP 175V 20kA VCL SP 175V 30kA VCL SP 175V 45 kA VCL SP 275V 20 kA VCL SP 275V 30 kA VCL SP 275V 45 kA VCL SP 320V 20 kA VCL SP 320V 30 kA VCL SP 320V 45 kA VCL SP 385V 20 kA VCL SP 385V 30 kA VCL SP 385V 45 kA VCL SP 460V 20 kA VCL SP 460V 30 kA VCL SP 460V 45 kA

Uc AC 75V 75V 75V 175V 175V 175V 275V 275V 275V 320V 320V 320V 385V 385V 385V 460V 460V 460V DC 100V 100V 100V 225V 225V 225V 350V 350V 350V 420V 420V 420V 505V 505V 505V 615V 615V 615V

In 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA

Imx 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA

Wmx 145 J 280 J 340 J 350 J 700 J 840 J 530 J 1060 J 1280 J 680 J 1350 J 1620 J 1025 J 1390 J 1660 J 810 J 1610 J 1930 J

Pmx 1,0 W 1,2 W 1,4W 1,0W 1,2W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W

Uref 120V 120V 120V 270V 270V 270V 430V 430V 430V 510V 510V 510V 620V 620V 620V 750V 750V 750V

Up 0,4 kV 0,5 kV 0,6 kV 0,8 kV 0,8 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,8 kV 1,8 kV 1,8 kV 2,0 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV

Ures 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,7 kV 0,6 kV 0,6 kV 1,1 kV 1,0 kV 1,0 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 2,0 kV 1,9 kV 1,9 kV

85g 95g 100g 99g 102g 105g 103g 107g 113g 95g 102g 110g 102g 110g 117g 106g 115g 126g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL SP xxxV xxxkA/SR.

11

VCL SLIM

VCL SLIM/SR

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

VCL Slim

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Mxima energia absorvida em (10/1000s)

Mxima potncia de dissipao

Tenso de referncia a 1mA

Nvel de Proteo

Tenso residual a 5kA

Peso

Modelo
VCL 75V 12kA Slim VCL 75V 20kA Slim VCL 75V 30kA Slim VCL 75V 45kA Slim VCL 75V 90kA Slim VCL 175V 15kA Slim VCL 175V 20kA slim VCL 175V 30kA Slim VCL 175V 45kA Slim VCL 175V 90kA Slim VCL 275V 15kA Slim VCL 275V 20kA Slim VCL 275V 30kA Slim VCL 275V 45kA Slim VCL 275V 90kA Slim VCL 320V 15kA Slim VCL 320V 20kA Slim VCL 320V 30kA Slim VCL 320V 45kA Slim VCL 320V 90kA Slim VCL 385V 15kA Slim VCL 385V 20kA Slim VCL 385V 30kA Slim VCL 385V 45kA Slim VCL 385V 90kA Slim VCL 460V 15kA Slim VCL 460V 20kA Slim VCL 460V 30kA Slim VCL 460V 45kA Slim VCL 460V 90kA Slim

Uc AC 75V 75V 75V 75V 75V 175V 175V 175V 175V 175V 275V 275V 275V 275V 275V 320V 320V 320V 320V 320V 385V 385V 385V 385V 385V 460V 460V 460V 460V 460V DC 100V 100V 100V 100V 100V 225V 225V 225V 225V 225V 350V 350V 350V 350V 350V 420V 420V 420V 420V 420V 505V 505V 505V 505V 505V 615V 615V 615V 615V 615V

In 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA 5 kA 10 kA 10 kA 20 kA 30 kA

Imx 12 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA 15 kA 20 kA 30 kA 45 kA 90 kA

Wmx 88 J 145 J 280 J 340 J 680 J 235 J 350 J 700 J 840 J 1680 J 370 J 530 J 1060 J 1280 J 2560 J 470 J 680 J 1350 J 1620 J 3240 J 480 J 690 J 1390 J 1660 J 3320 J 560 J 810 J 1610 J 1930 J 3860 J

Pmx 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4W 2,8W 1,0W 1,0W 1,2W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W 1,0 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 2,8 W

Uref 120V 120V 120V 120V 120V 270V 270V 270V 270V 270V 430V 430V 430V 430V 430V 510V 510V 510V 510V 510V 620V 620V 620V 620V 620V 750V 750V 750V 750V 750V

Up 0,4 kV 0,4 kV 0,5 kV 0,6 kV 0,4 kV 0,8 kV 0,8 kV 0,8 kV 1,2 kV 0,9 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,8 kV 1,8 kV 1,7 kV 1,8 kV 1,8 kV 2,0 kV 1,8 kV 2,0 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV

Ures 0,4 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,7 kV 0,7 kV 0,6 kV 0,6 kV 0,6 kV 0,9 kV 1,1 kV 1,0 kV 1,0 kV 0,9kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,2 kV 1,4 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,4 kV 1,8 kV 2,0 kV 1,9 kV 1,9 kV 1,7 kV

76g 80g 85g 90g 110g 85g 85g 85g 95g 110g 85g 85g 95g 105g 125g 89g 94g 101g 123g 85g 85g 90g 100g 110g 135g 90g 90g 105g 115g 140g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: VCL xxxV xxxkA Slim/SR.

12

PL - VCL SP

Plugue para Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia MOV (Varistor de xido de Zinco)

TIPO CARACTERSTICAS

II Unid.

PL - VCL SP PLUGVEL

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Proteo trmica Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses

ns

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


25 Sim -40 a +70 4 a 25 IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 1 45x58x17,5

mm
MOD

mm

PL - VCL SP

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Mxima energia absorvida em (10/1000s)

Mxima potncia de dissipao

Tenso de referncia a 1mA

Nvel de Proteo

Tenso residual a 5kA

Peso

Modelo
PL-VCL SP 75V 20kA PL-VCL SP 75V 30kA PL-VCL SP 75V 45kA PL-VCL SP 175V 20kA PL-VCL SP 175V 30kA PL-VCL SP 175V 45kA PL-VCL SP 275V 20kA PL-VCL SP 275V 30kA PL-VCL SP 275V 45kA PL-VCL SP 320V 20kA PL-VCL SP 320V 30kA PL-VCL SP 320V 45kA PL-VCL SP 385V 20kA PL-VCL SP 385V 30kA PL-VCL SP 385V 45kA PL-VCL SP 460V 20kA PL-VCL SP 460V 30kA PL-VCL SP 460V 45kA

Uc AC 75V 75V 75V 175V 175V 175V 275V 275V 275V 320V 320V 320V 385V 385V 385V 460V 460V 460V DC 100V 100V 100V 225V 225V 225V 350V 350V 350V 420V 420V 420V 505V 505V 505V 615V 615V 615V

In 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA 10 kA 10 kA 20 kA

Imx 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA 20 kA 30 kA 45 kA

Wmx 145 J 280 J 340 J 350 J 700 J 840 J 530 J 1060 J 1280 J 680 J 1350 J 1620 J 1025 J 1390 J 1660 J 810 J 1610 J 1930 J

Pmx 1,0 W 1,2 W 1,4W 1,0W 1,2W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W 1,0 W 1,2 W 1,4 W

Uref 120V 120V 120V 270V 270V 270V 430V 430V 430V 510V 510V 510V 620V 620V 620V 750V 750V 750V

Up 0,4 kV 0,5 kV 0,6 kV 0,8 kV 0,8 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,2 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,8 kV 1,8 kV 1,8 kV 2,0 kV 2,5 kV 2,5 kV 2,5 kV

Ures 0,3 kV 0,3 kV 0,3 kV 0,7 kV 0,6 kV 0,6 kV 1,1 kV 1,0 kV 1,0 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,3 kV 1,5 kV 1,5 kV 1,5 kV 2,0 kV 1,9 kV 1,9 kV

39g 43g 45g 41g 46g 50g 43g 51g 55g 44g 52g 59g 46g 56g 62g 47g 60g 67g

13

PL - GCL SP N/PE

Plugue para Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe I Tecnologia Centelhador Gs (GDT)

TIPO CARACTERSTICAS

II
Unid.

PL - GCL SP N/PE PLUGVEL

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses

ns C mm MOD mm

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


100 -40 a +70 4 a 25 IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 1 45x58x17,5

PL - GCL SP

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Corrente de impulso (10/350s)

Corrente subsequente de interrupo

Energia especfica

Carga

Nvel de Proteo

Peso

Modelo
AC PL-GCL SP 250V 25kA PL-GCL SP 250V 50kA 250V 250V

Uc DC 350V 350V In 20 kA 50 kA Imx 50 kA 120 kA Iimp 25 kA 50 kA Ifi 0,1 kA 0,1 kA W/R 156 kJ/ 625 kJ/ Q 12,5 As 25 As Up 1,3 kV 1,3 kV

47g 62g

14

BA1 SP e SP/SR

BA2 SP e SP/SR

Ba3 SP e SP/SR

Ba4 SP e SP/SR

Bases para DPS VCL SP e GCL SP

TIPO CARACTERSTICAS Unid. SP

BASE VCL SP SP/SR

Normas aplicveis Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento
Monopolar BA1 Bipolar BA2 Tripolar BA3 Tetrapolar BA4

C mm -

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


-40 a +70 4 a 25

Trilho DIN 35 ou garras NEMA


IP 20

Trilho DIN 35

Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 90,6x50x17,5 90,6x50x35 94,6x50x17,5 94,6x50x35 94,6x50x52,5 94,6x50x70 Opcional 1A@120VA/1A@24VCC 1,5 4

Dimenses

mm 90,6x50x52,5 90,6x50x70 mm g

Sinalizao remota Caractersticas eltricas dos contatos Cabo de conexo terminal (mximo) Peso (sinalizao)

BASES

Monopolar
BA1 SP 75V BA1 SP 175V BA1 SP 275V BA1 SP 320V BA1 SP 385V BA1 SP 460V

Peso

SP
61g 61g 61g 61g 61g 61g

SP/SR
65g 65g 65g 65g 65g 65g

Bipolar
BA2 SP 75V BA2 SP 175V BA2 SP 275V BA2 SP 320V BA2 SP 385V BA2 SP 460V

Peso

Peso

Peso

SP
127g 127g 127g 127g 127g 127g

SP/SR
131g 131g 131g 131g 131g 131g

Tripolar
BA3 SP 75V BA3 SP 175V BA3 SP 275V BA3 SP 320V BA3 SP 385V Ba3 SP 460V

SP
190g 190g 190g 190g 190g 190g

SP/SR
194g 194g 194g 194g 194g 194g

Tetrapolar
BA4 SP 75V BA4 SP 175V BA4 SP 275V BA4 SP 320V BA4 SP 385V BA4 SP 460V

SP
264g 264g 264g 264g 264g 264g

SP/SR
268g 268g 268g 268g 268g 268g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: BAx SP xxxV/SR.

15

VCL PERFURANTE

TIPO CARACTERSTICAS

II Unid.

VCL PERFURANTE -

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Proteo trmica Temperatura de operao Condutores de conexo (Terminal perfurante) Grau de proteo Acondicionamento Dimenses

ns

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


25 Sim -40 a +70 25 diretamente, 16 e 10 (com seus respectivos adaptadores) IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 VO 60x45x16,9

C mm mm

VCL Perfurante

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Mxima energia Mxima potncia de dissipao absorvida em 10/1000s

Tenso de referncia a 1mA

Nvel de Proteo

Tenso residual a 5kA

Peso

Modelo
VCL 275V 20kA Perfurante

Uc AC 275V DC 350V

In 10 kA

Imx 20 kA

Wmx 375 J

Pmx 1,0 W

Uref 430V

Up 1,5 kV

Ures 1,0 kV

30g

16

DCL SLIM

DCL SLIM/SR

Dispositivos de Proteo contra Surtos Classe II Tecnologia SAD (Diodo de Avalanche de Slicio)

TIPO CARACTERSTICAS

II Unid.

DCL SLIM - DCL SLIM/SR

NBR IEC 61643-1 / UL 1449 / NBR 5410:2004


1 Sim 5

Normas aplicveis Tempo de resposta tpico Proteo trmica Mxima corrente de curto-circuito sem fusvel Fusvel backup mximo Temperatura de operao Seo dos condutores de conexo Fixao Grau de proteo Acondicionamento Dimenso DIN 43880 Dimenses Sinalizao remota Caractersticas dos contatos Cabo de conexo terminal (mximo) Peso (sinalizao)

ps

kA

A C mm MOD mm mm g 90x64x17,5

100gL/gG -40 a +70 4 a 25 Trilho DIN 35 ou garra (NEMA) IP 20 Caixa Poliamida reforada com fibra de vidro UL 94 1 94x64x17,5 Opcional 1A@120VCA / 1A@24VCC 1,5 4

DCL Slim

Mxima tenso de operao contnua

Corrente de descarga nominal a 8/20s

Corrente de descarga mxima a 8/20s

Mxima energia absorvida em 10/1000s

Nvel de Proteo

Peso

Modelo
DCL 175V 10kA Slim DCL 175V 20kA Slim DCL 275V 10kA Slim DCL 275V 20kA Slim

Uc AC 175V 175V 275V 275V DC 225V 225V 350V 350V

In 10 kA 20 kA 10 kA 20 kA

Imx 10 kA 20 kA 10 kA 20 kA

Wmx 288 J 576 J 648 J 1296 J

Up 0,6 kV 0,6 kV 0,8 kV 0,8 kV

90g 95g 90g 100g

NOTA: para especificao dos dispositivos com SINALIZAO REMOTA, agregar SR ao nome do produto. Ex.: DCL xxxV xxxkA Slim/SR.

17

Guia de aplicao
Como conectar o DPS no ponto de entrada ou no quadro de distribuio principal da edificao.
sim O neutro ser aterrado . no barramento de equipotencializao principal da edificao?
sim
Esquema de conexo 1 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.

A linha eltrica de energia que chega edificao inclui neutro?

no Dois esquemas de conexo possveis

no

.
Esquema de conexo 2 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro E ainda: Ao condutor neutro, de um lado, e L1 L2 L3 Esquema de conexo 3 Os DPS devem ser ligados: A cada condutor de fase, de um lado, e Ao condutor neutro, de outro: E ainda: Ao condutor neutro, de um lado; e Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.

L1 L2 L3

Ao BEP ou barra PE do quadro, de outro.

L1 L2 L3 BEP PE PEN BEP ou barra PE N

L1 L2 L3

BEP ou barra PE L1 L2 L3 L1 L2 L3 N

BEP ou barra PE PE PE PEN PE BEP ou N barra PE

barra PE

Esquema de Conexo 1: TN-C ou TN-C-S. Esquema de Conexo 2 e 3: TT, IT com Neutro ou linha que entra na edificao j em esquema TN-S.

18

Modo de conexo

b b

b < 0,50 m a+b < 0,50 m

BEP ou barra PE

BEP ou barra PE

Opes de posicionamento do fusvel backup

DP DP DP DP

DP: Proteo backup contra curto-circuito (fusvel, disjuntor)

19

Exemplos de circuitos

Quadro de Distribuio de Circuitos

Quadro de Distribuio de Circuitos

PEN

N PE

Massas

Massas

BEP

Exemplo de aplicao de DPS no esquema de aterramento tipo TN-C. Exemplo de aplicao de DPS no esquema de aterramento
BEP: Barra de Equalizao Principal

tipo TN-S, em quadro secundrio.

Formas de conexo

Fixao em trilho padro DIN

Fixao atravs de garras padro NEMA

20

Desenhos Tcnicos
GCL Slim
90,0 45,0 17,5

VCL Slim/SR - DCL Slim/SR


94,0 90,0 45,0 17,5

VCL 460V 12,5/120 kA Slim/SR


94,0 90,0 45,0 35,0

64,0

64,0

50,0

50,0

Sinalizao remota

50,0

Sinalizao remota

SCL-GCL N/PE (Padro Nema)


90,0 35,0

VCL SP/SR - GCL SP


94,6 90,6 45,0 17,5

67,0

51,0

Sinalizao remota

PL - VCL SP/PL - GCL SP


45,0 17,5

VCL PERFURANTE
60,0

58,0

45,0

50,0

40,0

R 5,70

BA 1 SP e SP/SR
94,6 90,6 17,5

BA 2 SP e SP/SR
94,6 90,6 35,0

50,0

Sinalizao remota

Sinalizao remota

50,0

BA 3 SP e SP/SR
94,6 90,6 52,5

BA 4 SP e SP/SR
94,6 90,6 70,0

50,0

Sinalizao remota

Sinalizao remota

. Dimenses em milmetros
21

50,0

16,90

66,0

64,0

Rodovia LMG 800, km 01, n 128 Lagoa Santa - MG | 3689-9500 atendimento@clamper.com.br www.clamper.com.br

CDI 002295

Decrio do desenho: CATLOGO XCL (PORTUGUS)


R

Nome: Desenhado: Aprovado: Reviso: 00 Autor: Aletuza Miranda Pedido: Acabamento: Especificar: x Sim

Data:

CLAMPER INDSTRIA E COMRCIO S/A Rod. LMG 800-km 01-N 128 Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira Lagoa Santa - MG - CEP: 33400-000

Dados Tcnicos

COM-002295 002295 CDI: Ref. Clamper: Material: CAPA: Papel couche fosco 230 gr MIOLO: Papel couche fosco 170 gr Cor: 4x4 cor Tamanho: 42x30 cm (aberto) e 21x30 cm (fechado) Fonte: Swis 721 Bn Light

Data: 13/04/2012 No

CAPA: Laminao fosca frente e verso, com dobra. MIOLO: Dobrado, com 02 grampos.

Potrebbero piacerti anche