Sei sulla pagina 1di 9

Parte 4: Memria RAM A memria RAM mais um dos componentes essenciais dos micros PCs.

. O processador utiliza a memria RAM para armazenar programas e dados que esto em uso, ficando impossibilitado de trabal ar sem pelo menos uma quantidade m!nima dela. Atualmente, o recomend"#el em termos de custo benef!cio so $%& M' de memria RAM, principalmente se #oc( esti#er usando )ou pretender usar* o +indo,s %---. .uando a quantidade de memria instalada insuficiente, o +indo,s usa o disco r!gido para simular a e/ist(ncia de mais memria, permitindo que os programas rodem, mesmo estando toda a memria f!sica ocupada. 0ste recurso c amado memria virtual, e consiste em criar um arqui#o tempor"rio no disco, c amado de swap file, ou arqui#o de troca e gra#ar nele os dados que no cabem na memria. O problema que apesar dos programas rodarem, tudo fica e/tremamente lento, pois o disco r!gido mil ares de #ezes mais lento que a memria RAM. .uanto mais dados precisarem ser copiados para o arqui#o de troca, menor ser" o desempen o. 1e nada adianta termos um processador muito r"pido, se de#ido 2 pouca quantidade de memria dispon!#el, seu desempen o sub3utilizado de#ido ao uso de memria #irtual, ficando limitado 2 performance do disco r!gido.

Formato Os c ips de memria so fr"geis placas de sil!cio, que precisam ser encapsulados em alguma estrutura mais resistente antes de serem transportados e encai/ados na placa me. Assim como temos #"rios tipos de encapsulamento diferentes para processadores, )40C e PP5A por e/emplo* temos #"rios formatos de mdulos de memria. 6nicialmente os c ips so encapsulados em mdulos 16P, que os protegem e facilitam a dissipa7o do calor gerado pelos c ips. 0stes por sua #ez so soldados em placas de circuito, formando os mdulos de memria. 0/istem basicamente 8 tipos de mdulos de memria9 os mdulos 46MM de 8- #ias, os mdulos 46MM de :% #ias e, finalmente, os mdulos 16MM de $;& #ias. Atualmente tambm temos no mercado os mdulos de memrias 11R e Rambus, que #eremos a seguir

Mdulo SIMM de 30 vias Os primeiros mdulos de memria criados so c amados de mdulos 46MM, sigla que significa <4ingle 6n =ine Memor> Module?, @ustamente por que e/iste uma Anica #ia de contatos. Apesar de e/istirem contatos tambm na parte de tr"s do pente, eles ser#em apenas como uma e/tenso dos contatos frontais, e/istindo apenas para aumentar a "rea de contato com o encai/e na placa me. 0/aminando o pente #oc( #er" um pequeno orif!cio em cada contato, que ser#e @ustamente para unificar os dois lados. Os primeiros mdulos 46MM possu!am 8- #ias, e eram capazes de trabal ar com transfer(ncias de at & bits por #ez. 0stes mdulos foram utilizados em micros 8&; e B&; e foram fabricados em #arias capacidades, sendo os mais comuns os de $M' e B M', e/istindo tambm mdulos de C$% D', & M' e $; M'.

Mdulo SIMM de 30 vias

Como tanto o 8&; quanto o B&; so processadores que acessam a memria usando pala#ras de 8% bits, preciso combinar B pentes para formar cada banco de memria, ou se@a, como o processador precisa de 8% bits, e cada pente fornece apenas &, preciso combinar B pentes, que sero acessados pelo processador como se fossem um s. Eemos ento que usar estes mdulos em quartetos, B mdulos ou & mdulos, mas nunca um nAmero quebrado. Fos micros equipados com processadores 8&;4G so necess"rios apenas % pentes, @" que o 8&;4G acessa a memria usando pala#ras de apenas $; bits.

H importante lembrar que todos os B pentes que formam um banco precisam ser id(nticos, caso contr"rio podem ocorrer tra#amentos ou instabilidade no micro. Ioc( pode usar B mdulos de um tipo para formar o primeiro banco e B mdulos diferentes para formar um segundo banco, mas nunca misturar dentro de um mesmo banco.

Mdulo SIMM de 72 vias Apesar de serem muito mais pr"ticos do que os c ips 16P, os mdulos 46MM de 8- #ias ainda eram bastante incon#enientes, @" que era preciso usar B pentes id(nticos para formar cada banco de memria. Para solucionar este problema, os fabricantes criaram um no#o tipo de pente de memria 46MM, de 8% bits, que possui :% #ias. 0sse tipo de memria foi usado em micros B&; mais modernos e tornou3se padro em micros Pentium.

Mdulo SIMM de 72 vias

Ao in#s de quatro, preciso apenas um mdulo 46MM de :% #ias para formar cada banco de memria nos micros B&;, ou se@a, permitido usar qualquer combina7o, @" que cada pente sozin o forma um banco. Como o Pentium acessa a memria usando pala#ras de ;B bits, so necess"rios % pentes para formar cada banco, por isso que usamos os pentes de :% #ias aos pares no Pentium. 4e #oc( pretende instalar $; M' de memria, precisar" de % pentes de & M' ou ento B pentes de B M', nunca poder" instalar um Anico pente de $; M' como poderia ser feito em um B&;.

Mdulo DIMM de

!" vias

Ao contrario dos mdulos 46MM de 8- e :% #ias, os mdulos 16MM possuem contatos em ambos os lados do pente, o que @ustifica seu nome, <1ouble 6n =ine Memor> Module? ou <mdulo de memria com duas lin as de contato?. Como Os mdulos 16MM trabal am com pala#ras bin"rias de ;B bits, um Anico mdulo suficiente para preenc er um banco de memria em um micro Pentium ou superior, dispensando seu uso em pares. Caso #oc( dese@e instalar ;B M' de memria em um Pentium 66 por e/emplo, ser" preciso comprar apenas um Anico mdulo 16MM de ;B M'. Os mdulos 16MM de $;& #ias so os Anicos fabricados atualmente. Ioc( dificilmente encontrar" mdulos de :% #ias, ou placas me no#as que os suportem 2 #enda, apenas componentes usados.

Mdulo DIMM de

!" vias

#e$%olo&ias utili'adas Alm de se di#idirem quanto ao formato, os mdulos de memria tambm se diferenciam pela tecnologia utilizada. 0/istem memrias JPM, 01O e 41RAM )que se di#idem em memrias 41RAM PC3$88, PC3$-- e PC3;;*

Memrias FPM (Fast Pa&e Mode) As memrias JPM so o tipo mais antiquado de memria que ainda pode ser encontrado atualmente. Apesar de ser compat!#el com os micros modernos, este tipo de memria no mais usado por ser muito lento se comparado com as memrias 01O e 41RAM.

0ste tipo de memria pode ser encontrado em mdulos de 8- ou :% #ias, quase sempre com tempos de acesso de &- ou :- nanossegundos.

Memrias *D+ (*,te%ded Data +utput) Apesar de tambm @" estar ultrapassado, este tipo de memria ainda muito usado atualmente, sendo fabricado em #elocidades de :-, ;- e C- nanos, com predominKncia dos mdulos de ;-. A diferen7a entre a memria JPM e a 01O, que a 01O possui #"rias mel oras na arquitetura, que a tornam cerca de %-L mais r"pida que as antigas JPM. Ioc( encontrar" memrias 01O na forma de mdulos de :% #ias. Apesar de tambm terem sido fabricados mdulos de $;& #ias com memrias 01O, estes so muito raros. Eodos os mdulos de 8- #ias so de memrias JPM, enquanto )com e/ce7o de alguns mdulos antigos* todos os de $;& #ias so de memrias 41RAM. A confuso e/iste apenas nos mdulos de :% #ias, que podem ser tanto de memrias 01O quanto de memrias JPM. Para saber quem quem, basta #erificar o tempo de acesso. Eodo mdulo de memria traz seus dados estampados nos c ips, na forma de alguns cdigos, o tempo de acesso indicado no final da primeira lin a )ou na segunda lin a em alguns mdulos*. 4e ela terminar com M:, 3:-, ou apenas :, ou :-, o mdulo possui tempo de acesso de :- nanos. 4e por outro lado a lin a terminar com M;, 3;-, ; ou ;- o mdulo de ;- nanos. Como quase todos os mdulos de :- nanos so de memrias JPM, e quase todos os mdulos de memrias 01O so de ;- nanos, #oc( pode usar este mtodo para determinar com N&L de certeza o tipo de memria usada.

Memrias SDRAM (S-%$.ro%ous D-%ami$ RAM) Eanto as memrias JPM quanto as memrias 01O so ass!ncronas, isto significa que elas trabal am em seu prprio ritmo, independentemente dos ciclos da placa me. 6sto e/plica por que memrias JPM que foram pro@etadas para funcionar em placas para processadores 8&; ou B&; )que trabal am a %C ou 88 MOz*, podem ser usadas sem problemas em placas para processadores Pentium, que funcionam a ;; MOz. Fa #erdade, as memrias continuam funcionando na mesma #elocidade, o que muda so os tempos de espera que passam a ser mais altos. Assim, ao in#s de responder a cada 8 ciclos da placa me, por e/emplo, elas podem passar a responder a cada ; ciclos, funcionando normalmente. As memrias 41RAM por sua #ez, so capazes de trabal ar sincronizadas com os ciclos da placa me, sem tempos de espera. 6sto significa, que a temporiza7o de uma

memria 41RAM sempre de uma leitura por ciclo. 6ndependentemente da #elocidade da placa me. Como preciso que a memria 41RAM a ser usada se@a r"pida o suficiente para acompan ar a placa me, encontramos no mercado #ersPes com tempos de acesso entre $C e ; nanossegundos. Para saber o tempo de acesso de cada mdulo, basta ol ar o final da primeira lin a do cdigo, que terminar" com M$C, 3$%, 3$-, 3N, 3&, 3: ou 3;, indicando que o mdulo possui )respecti#amente* tempos de acesso de $C, $%, $-, N, &, : ou ; nanos. Para determinar a #elocidade m"/ima de opera7o de uma memria 41RAM, basta di#idir $--- pelo seu tempo de acesso9 uma memria 41RAM com tempo de acesso de $C nanos poderia funcionar a apenas ;; MOz, @" que $---Q$C R ;;. Outra com tempo de acesso de $% nanos @" poderia funcionar a :C ou at &8 MOz, @" que $---Q$% R &8. Para confirmar a #alidade deste c"lculo, basta di#idir $ segundo por &8.---.--- de ciclos da placa me e teremos @ustamente $% nanos. Iale lembrar que estes #alores so apenas tericosS uma memria 41RAM PC3;;, com tempo de acesso de $- nanos por e/emplo, no tem garantido o seu funcionamento em uma placa me que opere a $-- MOz, como as usadas em processadores Pentium 66 )acima de 8C- MOz*, D;3%, Pentium 666 etc. pois foi pro@etada para ter seu funcionamento garantido a apenas ;; MOz.

P/0!! , P/0 00 , P/0 33 Conforme os processadores foram e#oluindo, foi preciso aumentar tambm a #elocidade de acesso 2 memria. 6nicialmente saltamos de ;; para $-- MOz e agora estamos nos $88 MOz. Assim como a placa me precisa ser capaz de suportar as freqT(ncias mais altas, as memrias tambm de#em ser capazes de acompan ar, @" que como #imos as memrias 41RAM funcionam sincronizadas com os ciclos da placa me. Ioc( encontrar" no mercado memrias PC3;;, PC3$-- e PC3$88. As memrias PC3;; suportam apenas bus de ;; MOz, sendo utiliz"#eis em con@unto com o Celeron ou com o Pentium 66 de at 888 MOzS as memrias PC3$-- podem ser utilizadas com a maioria dos processadores atuais, enquanto as memrias PC3$88 so requisito nas #ersPes do Pentium 666 que utilizam bus de $88 MOz, como o Pentium 666 de N88 MOz. Iale lembrar que memrias PC3$88 funcionam normalmente em placas me com bus de ;; ou $-- MOz, assim como as memrias PC3$-- trabal am normalmente a ;; MOz. 0/iste uma freqT(ncia m"/ima, mas freqT(ncias menores tambm so suportadas. Ioc( pode inclusi#e misturar mdulos 16MM de tempos diferentes na mesma placa me, desde que ni#ele por bai/o, ou se@a, utilize uma freqT(ncia de barramento compat!#el com o mdulo mais lento. 0/istem alguns casos de incompatibilidades entre algumas marcas ou modelos de mdulos de memria e alguns modelos espec!ficos de placas me, assim com em algumas combina7Pes de mdulos de marcas diferentes. Por isso, em algumas combina7Pes pode ser que o micro no funcione, mas bastar" trocar os mdulos de memria por outros de marca diferente. 0/istem tambm alguns casos de placas me

antigas que so incompat!#eis com mdulos de memria 16MM PC3$-- ou PC3$88 ou mdulos de mais de 8% M'. 5eralmente os mdulos de memria PC3$-- ou PC3$88 so #endidos com uma etiqueta escrito <PC3$--? ou <PC3$88?. Ob#iamente, esta no nen uma garantia, pois a etiqueta poderia ter sido colada pelo #endedor. Mas, infelizmente, no e/iste meios de ter certeza apenas e/aminando #isualmente o mdulo, apenas testando, o que nem sempre poss!#el. 0m geral os #endedores costumam ser onestos quanto 2 freqT(ncia de opera7o m"/ima dos mdulos, pois a diferen7a de pre7o entre eles no to grande assim.

Memrias DDR A 11R341RAM um tipo de memria 41RAM que suporta transfer(ncias de dados duas #ezes por ciclo de clocU, um esquema semel ante ao do A5P %/. 0nquanto num mdulo de memria 41RAM comum de $-- MOz, temos transferidos ;B bits por ciclo de clocU, resultando em uma ta/a de transfer(ncia de &-- M'Qs, num mdulo de 11R3 41RAM tambm de $-- MOz ter!amos duas transfer(ncias de ;B bits em cada ciclo, alcan7ando $.; 5'Qs de transfer(ncia, simplesmente o dobro. 0ste tipo de memria est" sendo bastante utilizado atualmente em placas de #!deo 81. Vma das primeiras foi a F#idia 5eJorce311R O principal trunfo das memrias 11R o pre7o, pois produzidas em grande quantidade custam pouco mais do que memrias 41RAM comuns. W" e/istem mdulos de memrias 11R, prontos para serem utilizados em micros PC e @" esto no mercado as primeiras placas me para o At lon )com c ipset AM1 :;-* que suportam este formato de memria. Os mdulos de memria 11R341RAM so parecidos com os mdulos 16MM de memrias 41RAM tradicionais, apenas a posi7o da fenda diferente, para e#itar que um mdulo 11R possa sem encai/ado num slot 16MM comum. A Iia @" anunciou planos para adicionar suporte a memrias 11R em seus c ipsets para Pentium 666 e At lon, as no#as placas me de#em estar no mercado apartir do in!cio de %--$.

Memrias DDR %o At.lo% A 6ntel optou por usar as memrias Rambus como alternati#a 2s memrias 41RAM atuais. As memrias Rambus so mais r"pidas, porm so e/tremamente caras, custam de % a 8 #ezes mais que memrias 41RAM PC3$88 normais. A AM1 por sua #ez, optou por usar memrias 11R 41RAM, que so % #ezes mais r"pidas que as memrias 41RAM comuns, mas que trazem a #antagem de custarem quase o mesmo pre7o. O primeiro c ipset AM1 a suportar memrias 11R, o AM1 :;- foi lan7ado no final de outubro e as primeiras placas me baseadas nele @" esto no mercado desde dezembro de %---.

Vsando memrias 11R 41RAM ao in#s de memrias PC3$88, o desempen o do At lon sobe em mdia $-L )#aria de acordo com o aplicati#o*, os principais beneficiados so os @ogos e programas gr"ficos, onde o desempen o c ega a subir at %-L. As placas me que utilizam memrias 11R no so compat!#eis com as memrias 41RAM atuais e #ice3#ersa, pois o formato dos mdulos diferente9

Mdulo DDR 1 ape%as um $.a%fro

Mdulo SDRAM P/ 00 1 dois $.a%fros

0/istem dois padrPes de memrias 11R, os mdulos PC3$;-- e PC3%$--. Os PC3$;-trabal am a $-- MOz, com duas transfer(ncias por ciclo, totalizando a transmisso de $.; 5' de dados por segundo, enquanto os PC3%$-- trabal am a $88 MOz, com duas transfer(ncias por ciclo, totalizando %.$ 5' de dados por segundo. Os mdulos PC3 $;-- custam quase o mesmo pre7o que os mdulos de memrias PC3$88 normais, enquanto os mdulos PC3%$-- so cerca de %-L mais caros. A fim de suportar os mdulos PC3%$--, as placas me com o c ipset AM1 :;- )assim como com c ipsets similares que #en am a ser lan7ados* passam a suportar bus de $88 com duas transfer(ncias por ciclo )%;; MOz na pr"tica*, ao contr"rio das placas para At lon atuais, que trabal am a apenas $-- MOz, com duas transfer(ncias por ciclo )%-- MOz na pr"tica*. A freqT(ncia da placa me pode ser configurada atra#s do 4etup, de acordo com o tipo de memria que pretender usar. Outra no#idade o anAncio de tr(s no#as #ersPes do At lon, de $ 5Oz, $.$8 5Oz e $.% 5Oz, que ao contr"rio das #ersPes de $ e $.% 5Oz antigas, utilizam bus de $88 MOz.

Memrias Ram2us (RDRAM) As memrias 1irect Rambus permitem um barramento de dados de apenas $; bits de largura, em oposi7o aos ;B bits utilizados pelos mdulos de memria 41RAM, suportando em compensa7o, #elocidades de barramento de at B-- MOz com duas transfer(ncias por ciclo )como o A5P %/*, o que na pr"tica eqTi#ale a uma freqT(ncia de &-- MOz.

1iferentemente das memrias 11R que apenas uma e#olu7o das memrias 41RAM, as memrias 1irect Rambus trazem uma arquitetura completamente no#a, que e/ige modifica7Pes muito maiores nos c ipsets destinados a suport"3la, significando maiores custos de desen#ol#imento e produ7o. Mesmo atualmente, os mdulos de memria Rambus ainda custam pelo menos o dobro das memrias 41RAM comuns. Os mdulos de memrias Rambus so c amados de <Rambus 6nline Memor> Modules? ou R6MMs. Os mdulos R6MM so bem semel antes aos mdulos 16MM, mas em geral eles #em com uma prote7o de metal sobre os c ips de memria, que tambm ser#e para facilitar a dissipa7o de calor, @" que os mdulos R6MM aquecem bastante de#ido 2 alta frequ(ncia de opera7o. Fas ilustra7Pes a seguir, temos um mdulo de memria 1irect Rambus )2 esquerda* e mdulos de memria Rambus encai/ados em slots R6MM )ilustra7Pes gentilmente cedidas pela Rambus 6nc.*

*// e Paridade Por mel or que se@a a qualidade, todos os tipos de memria so pass!#eis de erros, que podem ser causados por inAmeros fatores, que #o desde interfer(ncias momentKneas 2 defeitos f!sicos nos mdulos de memria. Apesar dos erros nos mdulos de memria atuais serem bastante raros, um dado adulterado pode causar os mais di#ersos efeitos colaterais. Para aumentar o grau de confiabilidade dos sistemas, foram criados mtodos de diagnstico e corre7o de erros,a Paridade e o *// )<0rror3 Correcting Code? ou <cdigo de corre7o de erros?*, que se baseiam em tcnicas totalmente diferentes9 A Paridade um mtodo mais antigo, que somente capaz de identificar altera7Pes nos dados depositados nas memrias, sem condi7Pes de fazer qualquer tipo de corre7o. A paridade consiste na adi7o de mais um bit para cada b>te de memria, que passa a ter N bits, tendo o Altimo a fun7o de diagnosticar altera7Pes nos dados. A opera7o de c ecagem dos dados na paridade bem simples9 so contados o nAmero de bits <$? de cada b>te. 4e o nAmero for par, o bit de paridade assume um #alor <$? e caso se@a impar, o NX bit assume um #alor <-?. .uando requisitados pelo processador, os dados so c ecados pelo circuito de paridade que #erifica se o nAmero de bits <$? corresponde ao #alor depositado no NX bit. Caso se@a constatada altera7o nos dados, ele en#ia ao processador uma mensagem de erro.

Exemplo de Byte de Nmero de Bits 1 no Byte

Bit de paridade

dados
00000000 10110011 11111111 0 5 8 1 0 1

O uso da paridade no torna o computador mais lento, pois os circuitos respons"#eis pela c ecagem dos dados so independentes do restante do sistema. 4eu Anico efeito colateral, o encarecimento das memrias, que ao in#s de & bits por b>te, passam a ter N, tornando3se cerca de $%L mais caras. Antigamente quase no se fabrica#am memrias sem paridade, porm As memrias 01O e 41RAM atuais porm, apresentam um bom n!#el de confiabilidade, o que torna o uso da paridade dispens"#el. 1e fato, poucos fabricantes ainda produzem memrias com o NX bit. Para sistemas destinados a opera7Pes cr!ticas, foi desen#ol#ido o 0CC, um mtodo de diagnstico bem mais eficiente, por ser capaz de alm de identificar erros nos dados, corrigi3los atra#s de algoritmos especiais. Fuma memria com 0CC encontramos mais % ou at 8 bits para cada b>te de memria. .uanto maior a quantidade de bits destinados ao 0CC, mais comple/os sero os cdigos armazenados, e maior ser" a possibilidade de um e#entual erro ser corrigido. Apesar de ainda no ser muito usado em memrias RAM, @ustamente de#ido 2 boa confiabilidade das memrias atuais, o 0CC item obrigatrio em discos r!gidos e C13 ROMs, pois neles o corrompimento de dados muito comum.

Potrebbero piacerti anche