Sei sulla pagina 1di 57

Manual do Utilizador do Nokia 3720 classic

Edio 3.1

ndice Opes da cmara e de vdeo Galeria 4 5 7 7 7 9 10 10 10 12 12 12 13 13 14 15 16 16 16 16 17 17 18 20 23 24 24 26 30 31 31 32 Entretenimento Ouvir msica Web Jogos e aplicaes Mapas Descarregar mapas Mapas e GPS Servios adicionais Organizar Gerir contactos Cartes de visita Data e hora Despertador Agenda Lista de tarefas Notas Nokia PC Suite Calculadora Temporizador Cronmetro Suporte e actualizaes Suporte My Nokia Descarregar contedos Actualizaes de software atravs do PC Actualizaes do software atravs do ar Repor os valores de origem Sugestes para uma utilizao ecolgica Poupe energia Recicle Mais informaes 32 32 34 34 37 39 40 40 41 41 42 42 43 43 44 44 44 44 45 45 45 45 46 46 46 46 46 47 48 48 48 48 49

ndice
Segurana Durabilidade Como comear Teclas e componentes Inserir o carto SIM e a bateria Inserir e remover o carto de memria Carregar a bateria Antena Acessrios Ligue o telefone Acerca do seu dispositivo Servios de rede Cdigos de acesso Ligar e desligar o dispositivo Modo de espera Navegar nos menus Lanterna Bloqueio do teclado Funes sem um carto SIM Perfil Voo Personalize o dispositivo Definies bsicas Personalizar o telefone Ligar Servios do fornecedor de rede Mantenha-se em contacto Efectuar chamadas Texto e mensagens E-mail Imagem e vdeo Capturar uma imagem Gravar um clip de vdeo
2

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

ndice Gesto de direitos digitais Aplicaes de terceiros Acessrios Bateria Informaes sobre a bateria e o carregador 50 50 50 50 50

Cuidados e manuteno Reciclar Informaes adicionais sobre segurana manes e campos magnticos Crianas Ambiente de funcionamento Dispositivos clnicos Veculos Ambientes potencialmente explosivos Chamadas de emergncia Informaes de certificao (SAR) ndice remissivo

52 52 52 52 52 52 53 53 53 54 54 55

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Segurana ASSISTNCIA QUALIFICADA A instalao ou reparao deste produto est reservada a pessoal tcnico qualificado. ACESSRIOS E BATERIAS Utilize apenas acessrios e baterias aprovados. No ligue o dispositivo a produtos incompatveis.

Segurana
Leia estas instrues bsicas. O no cumprimento das mesmas pode ser perigoso ou ilegal. Para mais informaes, leia o manual completo do utilizador. LIGAR O DISPOSITIVO EM SEGURANA No ligue o dispositivo quando a utilizao de um telefone mvel for proibida ou quando possa causar interferncias ou perigo. A SEGURANA NA ESTRADA EST EM PRIMEIRO LUGAR Cumpra toda a legislao local. Mantenha sempre as mos livres para operar o veculo enquanto conduz, uma vez que, nesse momento, a sua principal preocupao dever ser a segurana na estrada. INTERFERNCIAS Todos os dispositivos mveis so susceptveis a interferncias, as quais podem afectar o respectivo desempenho. DESLIGAR O DISPOSITIVO EM REAS SUJEITAS A RESTRIES Respeite quaisquer restries. Desligue o dispositivo num avio, quando se encontrar perto de equipamento clnico, combustveis, qumicos ou em reas de detonao.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Durabilidade

Durabilidade
O dispositivo foi feito para suportar condies ambientes difceis. Foi testado e certificado em conformidade com a norma internacional IEC 60529/ndice IP54 de proteco contra gua e p e em conformidade com a norma IEC 60068-2-27 de proteco contra choques. Os acessrios utilizados com este dispositivo no tm a mesma durabilidade, resistncia ao p ou resistncia gua que o prprio dispositivo. Por exemplo, os carregadores s devem ser utilizados se estiverem secos. Nunca devem ser utilizados se estiverem hmidos ou molhados. Utilizao do dispositivo nas condies de molhado ou com p A resistncia gua significa apenas resistncia a gua doce limpa. No exponha o dispositivo a nenhum outro tipo de lquido. Por exemplo, no exponha o dispositivo a gua salgada, bebidas, lama, nem a qumicos ou detergentes lquidos. No mergulhe o dispositivo em gua. No exponha o dispositivo a gua quente. Se o dispositivo for exposto a gua, limpe-a com um pano seco. Se foi exposto a gua salgada ou a outro lquido, limpe imediatamente o dispositivo com um pouco de gua doce limpa. O dispositivo deve ser cuidadosamente limpo. Nunca ligue nada aos conectores inferiores se estes estiverem com p, molhados ou hmidos. Por exemplo, nunca carregue o dispositivo quando os conectores inferiores estiverem
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

molhados ou hmidos. Nunca tente ligar nada aos conectores fora, uma vez que pode partir o dispositivo. Antes de abrir a tampa posterior (1), limpe e seque o dispositivo para evitar que a gua ou p entrem no dispositivo e abra apenas o dispositivo em locais secos e limpos. Certifique-se de que o interior do dispositivo e as vedaes da tampa posterior (1) esto secos, limpos e livres de quaisquer objectos estranhos. Os objectos estranhos ou p podem danificar as vedaes que protegem da gua. Se existir p nos conectores, tem de limp-los cuidadosamente antes de os utilizar. Para limpar os conectores inferiores e a zona dos conectores inferiores, pode abrir a tampa do conector (2) na parte inferior do dispositivo e limpar os conectores inferiores com um pouco de gua doce limpa para remover o p. Limpe e seque o dispositivo e a zona dos conectores cuidadosamente. Tem de deixar que o interior dos conectores fique seco. Nunca introduza quaisquer ferramentas nos conectores ou na zona dos conectores.

Durabilidade

1 2

Tampa posterior Tampa do conector

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Como comear

Quer ficar com o dispositivo pronto a funcionar? Pode contar com resistncia e durabilidade, mesmo sob condies ambientes difceis.
Como comear
Familiarize-se com o dispositivo, introduza a bateria, o carto SIM e o carto de memria e fique a conhecer informaes importantes. Teclas e componentes

7 8 9

Tecla Terminar/Alimentao Tecla Navi (tecla de deslocamento) Teclado

10 11 12 13 14 15 16 17 18

Teclas de volume Altifalante Ponto de fixao da correia de pulso Lente da cmara Flash da cmara Tampa do conector Conector Nokia AV (2,5 mm) Mini-conector de cabo USB Conector do carregador

1 2 3 4 5 6

Auscultador Ecr Teclas de seleco esquerda e direita Tecla Chamar Microfone Tecla ---de tocha

Inserir o carto SIM e a bateria Este dispositivo deve ser utilizado com uma bateria BL-5CT. Utilize sempre baterias originais Nokia. Consulte "Normas de autenticao de baterias Nokia", p. 51.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Como comear

O carto SIM e os respectivos contactos podem ser facilmente danificados por riscos ou dobras, pelo que dever ter cuidado ao manusear, inserir ou remover o carto.

Abra o suporte do carto SIM. Introduza o carto SIM no suporte com a superfcie dos contactos virada para baixo (5). Feche o suporte do carto SIM.

Para retirar e voltar a colocar a tampa posterior, rode o parafuso com uma moeda ou chave de fendas. 1 Para retirar a tampa posterior, rode totalmente o parafuso no sentido inverso ao dos ponteiros do relgio (1, 2). No aperte demasiado.

Alinhe os contactos da bateria e introduza-a (6). Coloque novamente a tampa posterior (7). A tampa posterior encaixa firmemente. Pressione a tampa posterior at se fixar na sua posio.

Remova a tampa posterior e a bateria (3, 4).

Certifique-se de que a tampa est colocada correctamente. Bloqueie a tampa posterior, rodando totalmente o parafuso no sentido dos ponteiros do relgio (8, 9). No aperte demasiado.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Como comear Inserir o carto de memria

Inserir e remover o carto de memria

Utilize apenas cartes microSD compatveis, aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo. A Nokia utiliza as normas de indstria aprovadas para cartes de memria; no entanto, algumas marcas podero no ser completamente compatveis com este dispositivo. Os cartes incompatveis podero danificar o carto e o dispositivo, bem como danificar os dados guardados no carto. O dispositivo suporta cartes microSD que tenham uma capacidade mxima at 8 GB. O tamanho de cada ficheiro no pode ultrapassar 2 GB.

1 2 3 4 5

Remova a tampa posterior e a bateria. Abra o suporte do carto de memria (1). Introduza o carto no suporte do carto de memria com a superfcie dos contactos virada para baixo (2). Feche o suporte do carto de memria (3, 4). Volte a colocar a bateria e a tampa posterior.

Remover o carto de memria 1 Remova a tampa posterior e a bateria. 2 Abra o suporte do carto de memria e remova o carto de memria. Feche o suporte do carto de memria. 3 Volte a colocar a bateria e a tampa posterior.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

10

Como comear Antena

Carregar a bateria Mantenha o dispositivo seco. Se o dispositivo ficar molhado, deixe-o secar completamente antes de ligar o carregador. A bateria vem parcialmente carregada de fbrica. Se o dispositivo indicar que tem pouca carga, proceda da seguinte forma: 1 Ligue o carregador a uma tomada de corrente.

O dispositivo pode ter uma antena interna e uma antena externa. Evite tocar desnecessariamente na rea da antena, quando a antena estiver a transmitir ou receber. O contacto com as antenas afecta a qualidade das comunicaes, pode causar um nvel de consumo de energia superior durante a utilizao e pode reduzir a durao da bateria. A imagem apresenta a rea da antena marcada a cinzento. Acessrios Mantenha o dispositivo seco. Se o dispositivo ficar molhado, deixe-o secar completamente antes de ligar um acessrio. Se estiver ligado, remova o carregador do dispositivo antes de abrir a tampa do conector.

2 3

Ligue o carregador ao dispositivo. Quando o dispositivo indicar que est completamente carregado, desligue o carregador do dispositivo e, em seguida, da tomada de corrente.

No precisa de carregar a bateria durante um perodo de tempo especfico e pode utilizar o dispositivo enquanto est a carreg-lo. Se a bateria estiver completamente descarregada, pode ser necessrio aguardar vrios minutos at o indicador de carga aparecer no visor ou para poder efectuar chamadas.

10

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Como comear Ligar um cabo USB Correia

11

Abra a tampa do conector USB e ligue o cabo USB ao dispositivo. Auricular Aviso: Quando utilizar o auricular, a sua capacidade de ouvir os sons exteriores pode ser afectada. No utilize o auricular quando este puder colocar em risco a sua segurana. Quando ligar um dispositivo externo qualquer ou quaisquer auriculares diferentes dos aprovados pela Nokia para utilizao com este dispositivo, ao conector AV Nokia, preste ateno aos nveis do volume. No ligue produtos que originem um sinal de sada, uma vez que poder causar danos no dispositivo. No ligue qualquer fonte de tenso ao conector AV Nokia.

Enfie a correia conforme mostrado na imagem e aperte-a.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

11

12

Ligue o telefone pelos direitos de autor pode impedir a cpia, a modificao ou a transferncia de algumas imagens, msicas e outros contedos. Crie cpias de segurana ou mantenha um registo escrito de todas as informaes importantes guardadas no seu dispositivo. Quando ligar o dispositivo a outro dispositivo, consulte o respectivo manual do utilizador para obter informaes de segurana pormenorizadas. No ligue o dispositivo a produtos incompatveis. As imagens apresentadas neste manual podem ter um aspecto diferente das visualizadas no visor do dispositivo. Para outras informaes relevantes acerca do dispositivo, consulte o manual do utilizador. Servios de rede Para utilizar o dispositivo, ter de subscrever os servios de um operador de rede celular. Muitas das funes requerem funes de rede especiais. Estas funes no esto disponveis em todas as redes; outras redes podem requerer que celebre acordos especficos com o operador de rede, para poder utilizar os servios de rede. A utilizao dos servios de rede envolve a transmisso de dados. Consulte o seu operador de rede para obter informaes sobre as tarifas na sua rede de origem ou em roaming noutras redes. O seu operador de rede pode dar-lhe instrues e explicar quais os custos inerentes. Algumas redes podem ter limitaes que afectam o modo de utilizao dos servios de rede. Por exemplo, algumas redes podero no

O que o smbolo da lanterna no teclado? Ligue o telefone e utilize as suas vrias funes.
Ligue o telefone
Aprenda a ligar o telefone e a utilizar as suas funes bsicas. Acerca do seu dispositivo O dispositivo celular descrito neste manual est certificado para utilizao redes GSM 900, 1800 e 1900 MHz. Para mais informaes sobre redes, contacte o seu operador de rede. O dispositivo pode ter alguns favoritos e ligaes pr-instalados para sites de Internet de terceiros e pode permitir o acesso a sites de terceiros. Estes no so propriedade de subsidirias da Nokia nem de terceiros associados com a Nokia e a Nokia no garante nem assume qualquer responsabilidade relativamente a estes sites. Se aceder a esses sites, tome precaues em termos de segurana ou contedo. Aviso: Para utilizar qualquer das funes deste dispositivo, excepo do despertador, o dispositivo tem de estar ligado. No ligue o dispositivo quando a utilizao de um dispositivo celular possa causar interferncias ou perigo. Quando estiver a utilizar este dispositivo, cumpra todas as leis aplicveis, os costumes locais, a privacidade e outros direitos legtimos de terceiros, incluindo direitos de autor. A proteco conferida
12

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Ligue o telefone suportar todos os caracteres e servios dependentes do idioma. possvel que o seu operador de rede tenha solicitado a desactivao ou a no activao de determinadas funes no seu dispositivo. Se for esse o caso, essas funes no sero apresentadas no menu do dispositivo. O dispositivo poder ter tambm configuraes especiais, tais como alteraes em nomes de menus, na ordem dos menus e nos cones. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Cdigos de acesso Para definir o modo como o telemvel utiliza os cdigos de acesso e as definies de segurana, seleccione Menu > Definies > Segurana > Cdigos de acesso. O cdigo de segurana ajuda a proteger o telemvel de utilizaes no autorizadas. O cdigo predefinido 12345. Pode alterar o cdigo e definir o telefone para pedir o cdigo. Algumas operaes requerem o cdigo de segurana, independentemente das definies, por exemplo, caso pretenda repor as definies de origem. Mantenha o cdigo secreto e guarde-o num local seguro, separado do telemvel. Caso esquea o cdigo e o telemvel esteja bloqueado, ser necessria assistncia e podero ser aplicveis custos adicionais. Para mais informaes, contacte o ponto Nokia Care ou o vendedor do telemvel. O cdigo PIN (UPIN), fornecido com o carto SIM (USIM), ajuda a proteger o carto de utilizao no autorizada. O cdigo PIN2 (UPIN2), fornecido com alguns cartes SIM (USIM),

13

necessrio para aceder a determinados servios. Os cdigos PUK (UPUK) e PUK2 (UPUK2) podem ser fornecidos com o carto SIM (USIM). Se introduzir o cdigo PIN trs vezes seguidas incorrectamente, ser-lhe- pedido o cdigo PUK. Caso os cdigos no sejam fornecidos, contacte o fornecedor de servios. A senha de restrio necessria ao utilizar o servio de restrio de chamadas para restringir chamadas para e do telemvel (servio de rede). Para ver ou alterar as definies do mdulo de segurana para o browser, seleccione Menu > Definies > Segurana > Defs. mdulo segur..

Ligar e desligar o dispositivo

Ligar e desligar Mantenha premida a tecla de alimentao. Introduzir cdigo PIN Se for solicitado, introduza o cdigo PIN (apresentado como ****).

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

13

14

Ligue o telefone 9 Funo da tecla Navi; a seguir referida como tecla de navegao 10 Funo da tecla de seleco direita Pode alterar a funo da tecla de seleco esquerda e direita. Consulte " Teclas de seleco esquerda e direita ", p. 20. Poupana de energia O telemvel tem uma funo de Poupana de energia e um Modo de suspenso a fim de poupar a bateria no modo de espera, quando no forem premidas teclas. Estas funes podem ser activadas. Consulte "Visor", p. 19. Ecr inicial O ecr inicial apresenta uma lista de funcionalidades seleccionadas e informaes s quais pode aceder directamente. Escolha Menu > Definies > Visor > Ecr Inicial. Activar o ecr inicial Seleccione Modo do ecr Inicial. Organizar e personalizar o ecr inicial Seleccione Personalizar visualiz.. Seleccionar uma tecla para activar o ecr inicial Seleccione Tecla do ecr Inicial. Navegar no ecr inicial Prima a tecla de navegao para cima ou para baixo para navegar na lista, e seleccione Escolher, Ver ou Editar. As setas indicam que esto disponveis mais informaes.

Definir hora e data Se solicitado, introduza a data, hora local e o fuso horrio de Vero da sua localizao. Quando ligar o dispositivo pela primeira vez, ser-lhe- pedido que obtenha as definies de configurao do seu fornecedor de servios (servio de rede). Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Modo de espera Quando o dispositivo est pronto para ser utilizado e o utilizador no inseriu quaisquer caracteres, encontra-se em modo de espera. Visor

1 2 3 4 5 6 7 8
14

Intensidade do sinal da rede celular Estado da carga da bateria Indicadores Relgio Nome da rede ou logtipo do operador Data Visor Funo da tecla de seleco esquerda

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Ligue o telefone Parar a navegao Seleccione Sair. Atalhos Quando o dispositivo est no modo de espera ou de ecr inicial, pode utilizar os seguintes atalhos. Aceder a uma lista de chamadas no atendidas, recebidas e efectuadas Prima a tecla Chamar. Para efectuar uma chamada, especifique o nmero ou nome e prima a tecla Chamar. Iniciar o web browser Prima, sem soltar, 0. Ligar para a caixa de correio de voz Prima, sem soltar, 1. Utilizar outras teclas como atalhos Consulte "Atalhos de marcao", p. 25. Indicadores Tem mensagens no lidas. Tem mensagens no enviadas, canceladas ou cujo envio falhou. O teclado est bloqueado. O dispositivo no toca quando receber uma chamada ou uma mensagem de texto. Existe um alarme definido. O dispositivo est registado na rede GPRS ou EGPRS. O dispositivo tem uma ligao GPRS ou EGPRS aberta. A ligao GPRS ou EGPRS est suspensa (retida). A conectividade Bluetooth est activada.

15

O dispositivo recebe um sinal GPS ( necessria uma antena GPS externa) . O dispositivo no recebe um sinal GPS ( necessria uma antena GPS externa) . Se tem duas linhas telefnicas, seleccionada a segunda linha telefnica. As chamadas recebidas so todas desviadas para outro nmero. As chamadas esto limitadas a um grupo de utilizadores restritos. O perfil actualmente activo temporrio. A funo de lanterna est activada. Navegar nos menus O telefone disponibiliza uma grande variedade de funes que esto agrupadas por menus. 1 2 3 4 5 Para aceder ao menu, seleccione Menu. Desloque-se pelo menu e seleccione uma opo (por exemplo, Definies). Se o menu seleccionado tiver submenus, seleccione um (por exemplo, Chamadas). Seleccione a definio pretendida. Para regressar ao nvel de menu anterior, seleccione P/ trs. Para sair do menu, seleccione Sair.

/ / /

Para alterar a vista do menu, seleccione Opes > Vista menu princip.. Prima a tecla de navegao para a direita e seleccione uma das opes disponveis. Para reorganizar o menu, seleccione Opes > Organizar. Seleccione o item
15

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

16

Ligue o telefone Chamar. Quando termina ou rejeita a chamada, o teclado bloqueado automaticamente. Existem outras funes, como o bloqueio automtico do teclado e a proteco do teclado. Consulte "Telefone", p. 17. Quando o dispositivo est bloqueado, possvel efectuar chamadas para o nmero de emergncia oficial programado no dispositivo. Funes sem um carto SIM Algumas funes do telefone podem ser utilizadas sem instalar um carto SIM, tais como as funes do Organizador e os jogos. Algumas funes so apresentadas a cinzento nos menus e no podem ser utilizadas. Perfil Voo Utilize o perfil Voo em ambientes sensveis s emisses de rdio para desactivar todas as funes que emitam radiofrequncias. Continua a ter acesso a jogos, agenda e a nmeros de telefone offline. Quando o perfil Voo est activo, . apresentada a indicao Activar o perfil Voo Seleccione Menu > Definies > Perfis > Voo > Activar ou Personalizar. Desactivar o perfil Voo Seleccione qualquer outro perfil.

de menu a deslocar e seleccione Mover. Seleccione o local para onde pretende deslocar o item de menu e seleccione OK. Para guardar a alterao, seleccione Efectuada > Sim. Lanterna Pode usar o flash da cmara como uma lanterna. Acender a lanterna No modo de espera ou no ecr inicial, , sem soltar. prima a tecla necessrio desbloquear o teclado. No aponte a lanterna aos olhos quando estiverem muito perto. A lanterna apaga-se automaticamente nos seguintes casos: A bateria tem pouca carga Aps 30 minutos Durante chamadas recebidas ou efectuadas Quando activa a cmara

Aps a chamada ou aps desactivar a cmara, a lanterna no volta a ligar-se automaticamente. Bloqueio do teclado Para bloquear o teclado, de forma a impedir a presso acidental das teclas, seleccione Menu e prima * no espao de 3,5 segundos. Para desbloquear o teclado, seleccione Desbloq. e prima * no espao de 1,5 segundos. Se solicitado, introduza o cdigo de bloqueio. Para atender uma chamada com o bloqueio do teclado activo, prima a tecla
16

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Personalize o dispositivo Aviso: Com o perfil "Flight" (voo), no pode efectuar ou receber quaisquer chamadas, incluindo chamadas de emergncia, nem utilizar outras funes que requeiram cobertura de rede. Para efectuar chamadas, ter primeiro de activar a funo de telefone, alterando os perfis. Se o dispositivo tiver sido bloqueado, introduza o cdigo de bloqueio. Se for necessrio efectuar uma chamada de emergncia com o dispositivo bloqueado e no perfil "Flight" (voo), poder tambm introduzir um nmero de emergncia oficial programado no dispositivo, no campo de cdigo de bloqueio, e seleccionar "Chamar". O dispositivo confirmar que est prestes a sair do perfil "Flight" (voo) para iniciar uma chamada de emergncia.

17

Est procura de um pouco de auto-expresso? Confira um toque prprio ao dispositivo, escolhendo os seus toques, o fundo do ecr e o tema.
Personalize o dispositivo
Configure o dispositivo, personalize-o e ligue-o de diversas formas. Definies bsicas Telefone Seleccione Menu > Definies > Telemvel e uma das seguintes opes: Definies de idioma para definir o idioma do telefone, seleccione Idioma do telemvel e um idioma. Para definir o idioma do telefone de acordo com as informaes do carto SIM, escolha Idioma do telemvel > Automtica. Estado da memria para verificar o consumo de memria Proteco auto. tecl. para bloquear automaticamente o teclado aps um perodo de tempo predefinido quando o telemvel estiver no modo de ecr inicial e no tiver sido utilizada qualquer funo Proteco do teclado para solicitar o cdigo de segurana, quando desbloquear o teclado Reconhecimento voz Consulte "Comandos de voz", p. 20. Pergunta de voo para lhe ser perguntado se pretende utilizar o modo de voo, quando ligar o telefone. No modo de voo, todas as ligaes de rdio so desactivadas.
17

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

18

Personalize o dispositivo enviar mensagens de texto atravs de uma ligao GPRS. Neste caso, o nmero de telefone do destinatrio e o nmero do centro de mensagens tm de estar includos na lista de marcaes permitidas. Grupo restrito para especificar um grupo de pessoas para as quais pode telefonar e que, por sua vez, o podem tambm contactar (servio de rede) Nvel de segurana para solicitar o cdigo de segurana sempre quem um novo carto SIM for inserido no telefone, seleccione Telemvel. Cdigos de acesso para alterar os cdigos de segurana, PIN, UPIN, PIN2 ou a palavra-passe de restrio Pedido cdigo PIN2 para especificar se o cdigo PIN2 necessrio quando utilizada uma funo especfica do telefone, protegida pelo cdigo PIN2. Alguns cartes SIM no permitem a desactivao do pedido do cdigo. Esta opo pode no estar disponvel, dependendo do carto SIM. Para obter detalhes, contacte o seu operador de rede. Cdigo em utilizao para seleccionar o tipo de cdigo PIN Certific. autoridade ou Certificados utiliz. para visualizar a lista de certificados de autoridade ou de utilizadores importada para o telefone. Consulte "Segurana do browser", p. 38. Defs. mdulo segur. para visualizar Detalh. md. segur., activar Pedido PIN mdulo, ou alterar o PIN do mdulo e PIN da assinatura. Consulte "Cdigos de acesso", p. 13. Personalizar o telefone D um toque pessoal ao seu telefone, escolhendo tons de toque, fundos de ecr
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Actualizaes tlm. para receber actualizaes de software do fornecedor de servios (servio de rede). As opes disponveis podem variar. Consulte "Actualizaes do software atravs do ar", p. 47. Escolha de operador para definir uma rede celular disponvel na sua rea Activar textos ajuda para configurar o telefone para apresentar textos de ajuda Tom inicial para reproduzir um tom quando o telefone ligado Segurana Quando esto a ser utilizadas funes de segurana que restringem as chamadas (tais como o barramento de chamadas, grupos de utilizadores restritos e marcaes permitidas), possvel efectuar chamadas para o nmero de emergncia oficial programado no dispositivo. O barramento de chamadas e o desvio de chamadas no podem estar activos em simultneo. Escolha Menu > Definies > Segurana e seleccione entre as seguintes opes: Pedido do cdigo PIN ou Pedido cdigo UPIN para solicitar o cdigo PIN ou UPIN sempre que o telefone for ligado. Alguns cartes SIM no permitem desactivar a solicitao de cdigo. Restrio chamadas para restringir as chamadas recebidas e efectuadas no telemvel (servio de rede). necessria uma palavra-passe de restrio. Marcs. permitidas para restringir as chamadas efectuadas para nmeros de telefone seleccionados, se suportado pelo carto SIM. Quando a funo de marcaes permitidas est activa, no possvel estabelecer ligaes GPRS, excepto ao
18

Personalize o dispositivo e temas. Adicione atalhos para as suas funes favoritas e ligue acessrios. Perfis O telemvel tem vrios grupos de definies, denominados perfis, que pode personalizar com tons de toque para ocasies e ambientes diferentes. Seleccione Menu > Definies > Perfis, o perfil pretendido e entre as seguintes opes: Activar para activar o perfil seleccionado. Personalizar para alterar as definies do perfil. Temporrio para definir o perfil como activo durante um determinado perodo. Quando o tempo definido para o perfil chega ao fim, activado o perfil anterior sem temporizao. Temas Um tema contm elementos que permitem personalizar o telemvel. Seleccione Menu > Definies > Temas e entre as seguintes opes: Escolher tema Abra a pasta Temas e seleccione um tema. Descarregam. temas Abra uma lista de ligaes para descarregar mais temas. Tons Pode alterar as definies de tom do perfil activo seleccionado. Seleccione Menu > Definies > Tons. Pode encontrar as mesmas definies no menu Perfis.

19

Visor Escolha Menu > Definies > Visor e seleccione entre as seguintes opes: Papel de parede para adicionar uma imagem de fundo para o modo de ecr inicial. Ecr Inicial para activar, organizar e personalizar o modo de ecr inicial Cor letras Ecr inicial para seleccionar a cor da letra para o modo de ecr inicial cones tecla naveg. para ver os cones da tecla de navegao no modo de ecr inicial Detalhes notificao para visualizar detalhes de notificaes de chamadas perdidas e mensagens Protector de ecr para criar e definir uma proteco de ecr. Poupana de energia para diminuir automaticamente a luz do ecr e para apresentar um relgio quando o telefone no for utilizado durante um determinado perodo de tempo Modo de suspenso para desligar o ecr automaticamente quando o telefone no for utilizado durante um determinado perodo de tempo. Tamanho das letras para definir o tamanho das letras para as mensagens, contactos e pginas da web Logtipo operador para apresentar o logtipo do operador. Ver info. da clula para apresentar a identidade da clula, se disponvel pela rede Meus atalhos Os atalhos pessoais permitem-lhe aceder rapidamente s funes do telefone utilizadas com maior frequncia.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

19

20

Personalize o dispositivo Escolha Menu > Definies > Telemvel. Os comandos de voz so dependentes do idioma. Para definir o idioma, escolha Definies de idioma > Idioma do telemvel e o idioma. Para treinar o reconhecimento de voz no seu dispositivo, escolha Reconhecimento voz > Treino reconh. voz. Para activar um comando de voz para uma funo, seleccione Reconhecimento voz > Comandos de voz e a funo. indica que o comando de voz est activado. Para activar o comando de voz, seleccione Juntar. Para reproduzir o comando de voz activado, seleccione Reprod.. Para utilizar comandos de voz, consulte "Marcao por voz", na p. 25. Para gerir os comandos de voz, especifique uma funo, seleccione Opes e entre as seguintes opes: Modificar ou Remover para alterar o nome ou desactivar o comando de voz Adicionar todos ou Remover todos para activar ou desactivar comandos de voz para todas as funes na lista de comandos de voz Ligar O telefone inclui vrias funes que permitem a ligao a outros dispositivos, para transmitir e receber dados.

Teclas de seleco esquerda e direita Para alterar a funo associada tecla de seleco esquerda ou direita, seleccione Menu > Definies > Meus atalhos > Tecla seleco esq. ou Tecla de seleco dir. e a funo pretendida. No modo de ecr inicial, se a tecla de seleco esquerda for Ir para, para activar uma funo, seleccione Ir para > Opes e uma das seguintes opes: Opes seleco para acrescentar ou remover uma funo. Organizar para reorganizar as funes. Outros atalhos Escolha Menu > Definies > Meus atalhos e seleccione entre as seguintes opes: Tecla de navegao para atribuir outras funes a partir de uma lista predefinida tecla de navegao (tecla de deslocamento) Tecla do ecr Inicial para seleccionar o movimento da tecla de navegao para activar o modo de ecr inicial Atribuir atalhos de marcao 1 Seleccione Menu > Contactos > Marc. rpidas e escolha uma tecla numrica. 2 Seleccione Atribuir; ou, se j tiver sido atribudo um nmero a essa tecla, seleccione Opes > Alterar. 3 Introduza um nmero ou procure um contacto. Comandos de voz Pode utilizar os comandos de voz para efectuar chamadas telefnicas, iniciar aplicaes e activar perfis.
20

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Personalize o dispositivo Tecnologia sem fios Bluetooth A tecnologia Bluetooth permite-lhe ligar o dispositivo, atravs de ondas de rdio, a um dispositivo Bluetooth compatvel num raio de 10 metros. Este dispositivo compatvel com a Especificao Bluetooth 2.1 + EDR e suporta os seguintes perfis: SIM access, object push, file transfer, dial-up networking, headset, handsfree, generic access, serial port, generic object exchange, advanced audio distribution, audio video remote control, generic audio/video delivery, service discovery application, personal area networking, and phonebook access. Para garantir a interoperabilidade com outros dispositivos que suportam a tecnologia Bluetooth, utilize acessrios Nokia certificados para este modelo. Consulte os fabricantes dos outros dispositivos, para determinar a respectiva compatibilidade com este dispositivo. As funes que utilizam a tecnologia Bluetooth aumentam o consumo da bateria e reduzem a durao da mesma. Quando o dispositivo mvel est no modo de SIM remoto, para efectuar ou receber chamadas, s poder utilizar um acessrio compatvel conectado, tal como um kit para viatura. Neste modo, o dispositivo mvel no efectuar quaisquer chamadas, excepto para nmeros de emergncia programados no dispositivo. Para efectuar chamadas, ter primeiro de sair do modo de SIM remoto. Se o dispositivo tiver sido bloqueado, introduza o cdigo de bloqueio, para desbloque-lo primeiro.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

21

Abrir uma ligao Bluetooth 1 Seleccione Menu > Definies > Conectividade > Bluetooth. 2 Seleccione Nome do meu tlm. e introduza um nome para o dispositivo. 3 Para activar a conectividade Bluetooth, seleccione Bluetooth > Activar. indica que a conectividade Bluetooth est activada. 4 Para ligar o dispositivo a um acessrio de udio, seleccione Ligar acessrio udio e o acessrio. 5 Para emparelhar o dispositivo com um dispositivo Bluetooth ao alcance, seleccione Disp. emparelhados > Juntar novo disp.. 6 Seleccione um dispositivo encontrado e seleccione Juntar. 7 Introduza uma senha (at 16 caracteres) no dispositivo e permita a ligao no outro dispositivo Bluetooth. mais seguro utilizar o dispositivo no modo oculto, para evitar software nocivo. No aceite ligaes Bluetooth de fontes nas quais no confie. Alternativamente, desactive a funo Bluetooth. Isto no afecta as outras funes do dispositivo. Ligar o PC Internet Pode utilizar a tecnologia Bluetooth para ligar o PC compatvel Internet. O dispositivo tem de conseguir estabelecer ligao Internet (servio de rede) e o PC tem de suportar a tecnologia Bluetooth. Depois de ligar ao servio de ponto de acesso rede (NAP - Network Access Point) do dispositivo e de efectuar o emparelhamento com o PC, o dispositivo

21

22

Personalize o dispositivo Impresso e mdia para utilizar o telefone com uma impressora compatvel com PictBridge ou com um PC compatvel Armazenam. dados para estabelecer ligao a um PC que no tenha software Nokia e utilizar o telefone como armazenamento de dados Para alterar o modo USB, seleccione Menu > Definies > Conectividade > Cabo de dados USB e o modo USB pretendido. Sincronizao e cpia de segurana Escolha Menu > Definies > Sinc. e cp. seg. e seleccione entre as seguintes opes: Troca entre tlm. Sincronize ou copie dados seleccionados entre o seu telefone e outro telefone, utilizando a tecnologia Bluetooth. Criar cp. segur. Crie uma cpia de segurana de dados seleccionados. Rest. cpia seg. Seleccione um ficheiro de cpia de segurana guardado e reponha-o no telefone. Seleccione Opes > Detalhes para obter informaes sobre o ficheiro de cpia de segurana seleccionado. Transfer. dados Sincronize ou copie dados seleccionados entre o seu telefone e outro dispositivo, PC ou servidor de rede (servio de rede). Ligar um dispositivo USB Pode ligar um dispositivo de armazenamento USB (por exemplo, um carto de memria) ao dispositivo mvel, consultar o sistema de ficheiros e transferir ficheiros. 1 Ligue um cabo de adaptador compatvel porta USB do dispositivo.

inicia automaticamente uma ligao de dados por pacotes Internet. Dados por pacotes O GPRS (General Packet Radio Service Servio de Dados por Pacotes) um servio de rede que permite que os telemveis enviem e recebam dados atravs de uma rede baseada num protocolo de Internet (IP). Para definir a forma de utilizao do servio, escolha Menu > Definies > Conectividade > Dados por pacotes > Lig. dados por pacot. e uma das seguintes opes: Quando necessria para estabelecer a ligao de dados por pacotes, quando uma aplicao o exija. A ligao encerrada quando a aplicao fechada. Sempre em linha para se ligar automaticamente a uma rede de dados por pacotes, quando o telefone ligado. Pode utilizar o telefone como modem, ligando-o a um PC compatvel atravs da tecnologia Bluetooth. Para mais informaes, consulte a documentao do Nokia PC Suite. Cabo de dados USB Pode utilizar o cabo de dados USB para transferir dados entre o telefone e um PC compatvel ou uma impressora que suporte a funo PictBridge. Para activar o telefone para a transferncia de dados ou impresso de imagens, ligue o cabo de dados e seleccione o modo: PC Suite para utilizar o cabo para o Nokia PC Suite

22

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Personalize o dispositivo 2 3 Ligue o dispositivo de armazenamento USB ao cabo do adaptador. Seleccione Menu > Galeria e o dispositivo USB que pretende consultar.

23

Seleccione Menu > Mensagens > Msgs. informat. e entre as opes disponveis. Comandos do servio Os comandos de servio permitem-lhe escrever e enviar, para o fornecedor de servios, pedidos de servios (comandos USSD) como, por exemplo, comandos de activao de servios de rede. Para escrever e enviar o pedido de servio, seleccione Menu > Mensagens > Comandos serv.. Para obter informaes detalhadas, contacte o fornecedor de servios. Mensagens do SIM As mensagens do SIM so mensagens de texto especficas que esto guardadas no carto SIM. Pode copiar ou mover essas mensagens do SIM para a memria do telefone, mas no o contrrio. Para ler as mensagens do SIM, seleccione Menu > Mensagens > Opes > Mensagens do SIM. Configurao Pode configurar o dispositivo com as definies necessrias para determinados servios. Pode receber estas definies sob a forma de uma mensagem de configurao, enviada pelo seu fornecedor de servios. Seleccione Menu > Definies > Configurao e uma das seguintes opes: Defs. config. predef. Ver os fornecedores de servios guardados no dispositivo e definir um fornecedor de servios predefinido. Activ. predefs. aplics. Activar as definies de configurao predefinidas para aplicaes suportadas.
23

Nota: Nem todos os dispositivos de armazenamento USB so suportados, dependendo do respectivo consumo de energia. Servios do fornecedor de rede O seu fornecedor de rede disponibiliza vrios servios adicionais. Podem ser aplicados custos a alguns destes servios. Menu do operador Aceda a um portal de servios fornecidos pelo operador de rede. Para mais informaes, contacte o operador de rede. O operador pode actualizar este menu atravs de uma mensagem de servio. Servios SIM O carto SIM pode facultar servios adicionais. S pode aceder a este menu se for suportado pelo carto SIM. O nome e o contedo do menu dependem dos servios disponveis. O acesso a estes servios pode implicar o envio de mensagens ou a realizao de uma chamada telefnica, cujos custos podem ser-lhe cobrados. Mensagens informativas, mensagens SIM e comandos de servio Mensagens de informao Pode receber mensagens sobre vrios temas, do seu fornecedor de servios (servio de rede). Para mais informaes, contacte o seu operador de rede.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

24

Mantenha-se em contacto

Ponto acesso prefer. Ver pontos de acesso guardados. Defs. gestor disposit. Autorizar ou impedir que o dispositivo receba actualizaes de software. Esta opo pode no estar disponvel, dependendo do dispositivo. Defs. config. pessoal Acrescentar manualmente contas pessoais novas para vrios servios e activar ou apag-las. Para adicionar uma nova conta pessoal, escolha Juntar, ou Opes > Juntar novo. Seleccione o tipo de servio e introduza os detalhes necessrios. Para activar uma conta pessoal, escolha, ou Opes > Activar.

Quer falar, comunicar por chat ou enviar mensagens? As principais funes do seu telefone so, precisamente, a realizao de chamadas e o envio de mensagens.
Mantenha-se em contacto
Aprenda a efectuar chamadas, escrever texto, enviar mensagens e a utilizar a funcionalidade de e-mail do seu dispositivo. Efectuar chamadas Efectuar uma chamada de voz Marcar um nmero manualmente Introduza o nmero de telefone, incluindo o cdigo local, e prima a tecla Chamar. Para chamadas internacionais, prima * duas vezes, para inserir o prefixo internacional (o carcter + substitui o cdigo de acesso internacional), introduza o cdigo do pas, o cdigo local sem o 0 inicial, se necessrio, e o nmero de telefone. Voltar a marcar um nmero Para aceder lista de nmeros marcados, no modo de espera, prima a tecla Chamar. Seleccione um nmero ou nome e prima a tecla Chamar. Ligar para um contacto Seleccione Menu > Contactos e Nomes. Seleccione um contacto e prima a tecla Chamar.

24

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Mantenha-se em contacto Gerir chamadas de voz Atender uma chamada Prima a tecla Chamar. Terminar uma chamada Prima a tecla Terminar. Silenciar o tom de toque Seleccione Silncio. Rejeitar uma chamada Prima a tecla Terminar. Ajustar o volume durante uma chamada Utilize as teclas de volume. Atalhos de marcao Utilize um atalho de marcao para efectuar uma chamada de uma das seguintes formas: Prima uma tecla numrica e, em seguida, a tecla Chamar. Se seleccionar Menu > Definies > Chamadas > Marcao rpida > Activada, prima, sem soltar, uma tecla numrica. 2 unicamente da marcao por voz em todas as circunstncias. 1

25

No modo de ecr inicial, prima, sem soltar, a tecla de seleco direita. emitido um tom breve e apresentada a mensagem Fale a seguir ao sinal. Pronuncie o nome do contacto a quem pretende ligar. Se o reconhecimento de voz funcionar, mostrada uma lista de ocorrncias. O telefone reproduz o comando de voz da primeira ocorrncia da lista. Caso no seja o comando correcto, seleccione outra entrada.

Opes durante uma chamada Muitas das opes que pode utilizar durante uma chamada so servios de rede. Para informaes sobre disponibilidade, contacte o seu fornecedor de servios. Durante uma chamada, seleccione Opes e uma das opes disponveis. Algumas das opes de rede so Reter, Nova chamada, Juntar conferncia, Acabar todas e as seguintes: Enviar DTMF para enviar cadeias de tons Trocar para alternar entre a chamada activa e a chamada em espera Transferir para ligar uma chamada em espera a uma chamada activa e desligar-se da chamada Conferncia para efectuar uma chamada de conferncia Chamada privada para ter uma conversa em privado numa chamada de conferncia
25

Marcao por voz Faa uma chamada telefnica dizendo o nome guardado nos Contactos. Uma vez que os comandos de voz dependem do idioma, tem de escolher Menu > Definies > Telemvel > Definies de idioma > Idioma do telemvel e o seu idioma. Nota: A utilizao de etiquetas de voz pode ser difcil num ambiente com muito rudo ou numa situao de emergncia, pelo que no dever ficar dependente
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

26

Mantenha-se em contacto dispositivo tenta marcar o nmero 10 vezes. Melhoria de voz Melhore a perceptibilidade da voz, especialmente em ambientes ruidosos. Marcao rpida Marque os nomes e nmeros de telefone atribudos s teclas numricas (2-9) premindo a tecla numrica correspondente sem soltar. Chamada em espera A rede informa-o de uma chamada recebida, quando est em curso outra chamada (servio de rede). Apr. durao chams. Veja a durao da chamada em curso. Resumo aps cham. Apresente brevemente a durao aproximada, aps cada chamada. Env. minha identid. Apresente o seu nmero de telefone pessoa para quem est a ligar (servio de rede). Para utilizar a definio acordada com o operador de rede, seleccione Definido pela rede. Linh. p/ cham. a efec. Seleccione a linha telefnica para efectuar chamadas, se o carto SIM suportar vrias linhas telefnicas (servio de rede). Texto e mensagens Escreva texto e crie mensagens e notas. Escrever texto Modos de texto Para introduzir texto (por exemplo, quando escrever mensagens), pode utilizar a introduo tradicional ou assistida de texto. Quando escrever texto, prima, sem soltar, Opes para alternar entre a introduo ,ea tradicional de texto, indicada por introduo assistida de texto, indicada por . Nem todos os idiomas so
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Mensagens de voz A caixa de correio de voz um servio de rede que necessrio subscrever. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Ligar para a caixa de correio de voz Prima, sem soltar, 1. Editar o nmero da caixa de correio de voz Seleccione Menu > Mensagens > Mensagens voz > N caixa correio voz. Registo de chamadas Para ver informaes sobre as chamadas, mensagens, dados e sincronizaes, seleccione Menu > Registo e entre as opes disponveis. Nota: A facturao real das chamadas e dos servios, por parte do operador de rede, pode apresentar variaes, consoante as funes de rede, os arredondamentos de facturao, os impostos, etc. Definies de chamadas Seleccione Menu > Definies, Chamadas e entre as seguintes opes: Desvio de chamadas Desvie as chamadas recebidas (servio de rede). Pode no conseguir desviar todas as chamadas, se algumas das funes de restrio de chamadas estiverem activas. Qualq. tecla p/ atend. Atenda uma chamada premindo brevemente qualquer tecla, excepto a tecla de alimentao, as teclas de seleco esquerda e direita e a tecla Terminar. Remarc. automtica O dispositivo volta a marcar automaticamente o nmero, se uma chamada falhar. O
26

Mantenha-se em contacto suportados pela introduo assistida de texto. As maisculas e minsculas so indicadas , e . pelos smbolos Para alternar entre maisculas e minsculas, prima #. Para passar do modo de texto para o modo numrico, indicado por , prima, sem soltar, # e seleccione Modo numrico. Para passar do modo numrico para o modo de texto, prima, sem soltar, #. Para definir o idioma de escrita, seleccione Opes > Idioma de escrita. Introduo tradicional de texto Prima uma tecla numrica (2-9) repetidamente at ser apresentado o carcter pretendido. Os caracteres disponveis dependem do idioma de escrita seleccionado. Se a letra seguinte que desejar introduzir estiver localizada na mesma tecla, aguarde at o cursor aparecer e introduza a letra. Para aceder aos sinais de pontuao e caracteres especiais mais comuns, prima 1 repetidamente. Para aceder lista de caracteres especiais, prima *. Para inserir um espao, prima 0. Introduo assistida de texto A introduo assistida de texto baseada num dicionrio incorporado ao qual tambm pode adicionar palavras novas. 1 Comece a escrever uma palavra, utilizando as teclas 2 a 9. Prima cada tecla apenas uma vez para uma letra. 2

27

Para confirmar uma palavra, prima a tecla de navegao para a direita ou adicione um espao. Se a palavra no estiver correcta, prima * repetidamente e seleccione a palavra na lista. Se o carcter ? for apresentado aps a palavra, a palavra pretendida no consta do dicionrio. Para adicionar a palavra ao dicionrio, seleccione Letras. Introduza a palavra utilizando a introduo tradicional de texto e seleccione Gravar. Para escrever palavras compostas, introduza a primeira parte da palavra e prima a tecla de navegao para a direita, para confirmar. Escreva a ltima parte da palavra e confirme. Comece a escrever a palavra seguinte.

Mensagens de texto e multimdia Pode criar uma mensagens e optar por anexar uma imagem, por exemplo. O telefone altera automaticamente uma mensagem de texto para uma mensagem multimdia, quando anexado um ficheiro. Mensagens de texto O dispositivo suporta mensagens de texto que excedem o limite de uma nica mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como duas ou mais mensagens. O seu operador de rede poder cobrar cada mensagem da srie. Os caracteres com acentos, outras marcas ou alguns idiomas ocupam mais espao e limitam o nmero de caracteres que pode ser enviado numa nica mensagem.
27

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

28

Mantenha-se em contacto Criar uma mensagem de texto ou multimdia 1 Seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem. 2 Para adicionar destinatrios, desloque-se para o campo Para: e introduza o nmero do destinatrio ou o endereo de e-mail, ou seleccione Juntar para seleccionar os destinatrios a partir das opes disponveis. Seleccione Opes para adicionar destinatrios e assuntos, bem como para definir opes. 3 Desloque-se para o campo Texto: e introduza o texto da mensagem. 4 Para anexar contedo mensagem, desloque-se para a barra de anexao na parte inferior do visor e seleccione o tipo de contedo pretendido. 5 Para enviar a mensagem, prima Enviar. O tipo de mensagem indicado na parte superior do visor e alterado automaticamente, dependendo do contedo da mensagem. Os fornecedores de servios podem cobrar preos diferentes, dependendo do tipo de mensagem. Consulte o fornecedor de servios, para obter mais informaes. Ler e responder a uma mensagem Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens podem conter software nocivo ou prejudicar o seu dispositivo ou PC de qualquer outra forma. O telemvel emite uma notificao quando recebe uma mensagem. Seleccione Ver para ver a mensagem. Caso tenha sido recebida mais do que uma mensagem, para ver uma mensagem,
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

O nmero total de caracteres restantes e o nmero de mensagens que ter de enviar so apresentados. Para enviar mensagens, tem de guardar o nmero correcto do centro de mensagens no dispositivo. Normalmente, este nmero est predefinido no carto SIM. Para definir o nmero manualmente, escolha Menu > Mensagens > Defs. das msgs. > Mensagens de texto > Centros mensagens > Adicionar centro e introduza um nome e o nmero do fornecedor de servios. Mensagens multimdia Uma mensagem multimdia pode conter texto, imagens e clips de som ou de vdeo. Apenas os dispositivos com funes compatveis podem receber e apresentar mensagens multimdia. O aspecto de uma mensagem pode variar, em funo do dispositivo receptor. A rede mvel poder limitar o tamanho das mensagens multimdia MMS. Se a imagem inserida exceder esse limite, o dispositivo poder reduzi-la de modo a poder envi-la por MMS. Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens podem conter software nocivo ou prejudicar o seu dispositivo ou PC de qualquer outra forma. Para obter informaes sobre a disponibilidade e subscrio do servio de mensagens multimdia (MMS), contacte o seu fornecedor de servios.

28

Mantenha-se em contacto seleccione-a na Caixa de entrada e Abrir. Utilize a tecla de navegao para ver todas as partes da mensagem. Para criar uma mensagem de resposta, seleccione Respond.. Enviar e organizar mensagens Para enviar uma mensagem, seleccione Enviar. O telefone guarda a mensagem na pasta Caixa de sada e o envio iniciado. Nota: O cone de mensagem enviada ou texto no ecr do seu dispositivo no indica se a mensagem foi recebida no destino pretendido. Se o envio da mensagem for interrompido, o telefone tenta reenviar a mensagem algumas vezes. Se estas tentativas falharem, a mensagem permanece na pasta Caixa de sada. Para cancelar o envio da mensagem, na pasta Caixa de sada, seleccione Opes > Cancelar envio. Para guardar as mensagens enviadas na pasta Itens enviados, seleccione Menu > Mensagens > Defs. das msgs. > Definies gerais > Gravar msgs. enviad.. O telefone guarda as mensagens recebidas na pasta Caixa de entrada. Organize as suas mensagens na pasta Itens gravados. Para adicionar, alterar o nome ou apagar uma pasta, seleccione Menu > Mensagens > Itens gravados > Opes.

29

Mensagens flash As mensagens flash so mensagens de texto que so apresentadas instantaneamente ao serem recebidas. 1 Para escrever uma mensagem flash, seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem flash. Introduza o nmero de telefone do destinatrio, escreva a mensagem (com um mximo de 70 caracteres) e seleccione Enviar.

Mensagens instantneas As mensagens instantneas (MI, servio de rede) permitem-lhe enviar mensagens curtas de texto a utilizadores online. Ter de subscrever um servio e registar-se no servio de MI que pretende utilizar. Verifique a disponibilidade deste servio, o preo e as instrues junto do seu fornecedor de servios. Os menus podero variar consoante o fornecedor de MI. Para ligar ao servio, seleccione Menu > Mensagens > Msgs. instantn. e siga as instrues apresentadas no ecr. Mensagens de udio Nokia Xpress Crie e envie uma mensagem de udio utilizando MMS de forma conveniente. 1 2 3 Seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem udio. O gravador de voz aberto. Grave a sua mensagem. Consulte "Gravador de voz", p. 36. Introduza um ou mais nmeros de telefone no campo Para: ou seleccione Juntar para obter um nmero. Para enviar a mensagem, seleccione Enviar.
29

4
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

30

Mantenha-se em contacto sobre disponibilidade e para obter as definies correctas, contacte o seu fornecedor de servios de e-mail. Assistente de configurao de correio electrnico O assistente de configurao de e-mail iniciado automaticamente se no estiverem configuradas definies de e-mail no telemvel. Para iniciar o assistente de configurao para uma conta de e-mail adicional, seleccione Menu > Mensagens e a conta de e-mail existente. Seleccione Opes > Juntar caixa correio para iniciar o assistente de configurao de e-mail. Siga as instrues apresentadas no visor. Escrever e enviar um e-mail Pode escrever a mensagem de e-mail antes de estabelecer a ligao ao servio de correio electrnico. 1 2 Seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem e-mail. Introduza o endereo de e-mail do destinatrio, o assunto e a mensagem de e-mail. Para anexar um ficheiro, seleccione Opes > Inserir e uma das opes disponveis. Se estiver definida mais de uma conta de e-mail, seleccione a conta a partir da qual pretende enviar o e-mail. Para enviar o e-mail, seleccione Enviar.

Definies de mensagens Seleccione Menu > Mensagens > Defs. das msgs. e entre as seguintes opes: Definies gerais para guardar cpias de mensagens enviadas no telemvel, para substituir mensagens antigas se a memria de mensagens ficar cheia e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens Mensagens de texto para permitir relatrios de entrega, para configurar centros de mensagens para SMS e e-mail por SMS, para seleccionar o tipo de suporte de caracteres e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens de texto Msgs. multimdia para permitir relatrios de entrega, para configurar o aspecto de mensagens multimdia, para permitir a recepo de mensagens multimdia e anncios e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens multimdia Mensagens e-mail para permitir a recepo de e-mail, para definir o tamanho de imagens em e-mail e para configurar outras preferncias relacionadas com e-mail Mensagens servio para activar mensagens de servio e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens de servio E-mail Utilize o telefone para aceder sua conta de e-mail POP3 ou IMAP4, para ler, escrever e enviar e-mails. Esta aplicao de e-mail diferente da funo de e-mail SMS. Antes de poder utilizar o e-mail, necessrio ter uma conta de e-mail e as definies correctas. Para informaes
30

3 4

Ler e responder a uma mensagem de e-mail Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens podem conter software nocivo ou prejudicar o seu dispositivo ou PC de qualquer outra forma.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Imagem e vdeo 1 Para importar cabealhos de mensagens de e-mail, seleccione Menu > Mensagens e a sua conta de e-mail. Para descarregar um e-mail e respectivos anexos, seleccione o e-mail e Abrir ou Obter. Para responder ou reencaminhar o e-mail, seleccione Opes e entre as opes disponveis. Para desligar da sua conta de e-mail, seleccione Opes > Desligar. A ligao conta de e-mail termina automaticamente aps algum tempo de inactividade.

31

2 3 4

Onde que aquela fotografia? Guarde as suas imagens e clips de vdeo de alta resoluo na galeria do dispositivo ou partilhe-os atravs do novo servio de transferncia de imagens.
Imagem e vdeo
Capturar uma imagem Activar a cmara Seleccione Menu > Multimdia > Cmara ou, caso esteja no modo de imagem, prima a tecla de navegao para a esquerda ou para a direita. Ampliar ou reduzir No modo de cmara, prima a tecla de navegao para cima e para baixo ou prima as teclas de volume. Capturar uma imagem Seleccione Capturar. O dispositivo guarda as imagens na Galeria. Activar o flash da cmara Para capturar todas as imagens utilizando o flash da cmara, seleccione Opes > Flash > Flash ligado e para configurar o dispositivo para utilizar automaticamente o flash em condies de luminosidade reduzida, seleccione Automtico. Mantenha uma distncia segura quando utilizar o flash. No utilize o flash muito

Notificaes de novos e-mails O telemvel pode, de forma automtica, verificar periodicamente a sua conta de e-mail e apresentar uma notificao quando so recebidas mensagens de e-mail novas. 1 2 Seleccione Menu > Mensagens > Defs. das msgs. > Mensagens e-mail > Editar caixas correio. Seleccione a sua conta de e-mail, Defs. descarregam. e as seguintes opes: Intervalo act. cx. cor. para configurar a frequncia com a qual o telemvel verifica se existem novos e-mails na sua conta de e-mail Obteno automtica para obter os novos e-mails automaticamente da sua conta de e-mail. Para activar a notificao de novos e-mails, seleccione Menu > Mensagens > Defs. das msgs. > Mensagens e-mail > Notific. novo e-mail > Activar.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

31

32

Imagem e vdeo Equilbrio brancos Adaptar a cmara s condies actuais de iluminao. Definies Alterar outras definies da cmara e de vdeo e seleccionar o armazenamento de imagens e vdeos. Galeria Pode gerir imagens, clips de vdeo, ficheiros de msica, temas, grficos, tons, gravaes e ficheiros recebidos. Estes ficheiros so guardados na memria do telemvel ou num carto de memria e podero ser organizados em pastas. Pastas e ficheiros 1 Para ver a lista de pastas, seleccione Menu > Galeria. 2 Para ver a lista de ficheiros de uma pasta, especifique uma pasta e seleccione Abrir. 3 Para ver as pastas do carto de memria, quando mover um ficheiro, especifique o carto de memria e prima a tecla de navegao para a direita. Imprimir imagens O telemvel suporta a aplicao Nokia XpressPrint para imprimir imagens no formato jpeg. 1 Para ligar o telemvel a uma impressora compatvel, utilize um cabo de dados ou envie a imagem por Bluetooth para uma impressora que suporte a tecnologia Bluetooth. Consulte "Tecnologia sem fios Bluetooth", p. 21. Seleccione a imagem que pretende imprimir e Opes > Imprimir.

prximo de pessoas ou animais. No cubra o flash quando tirar uma fotografia. Pr-visualizar uma imagem Para ver uma imagem imediatamente depois de captur-la, seleccione Opes > Definies > Tempo pr-vis. img. e o tempo de pr-visualizao. Durante o tempo de pr-visualizao, seleccione P/ trs para capturar outra imagem, ou Enviar para enviar a imagem como uma mensagem multimdia. O dispositivo suporta uma resoluo de captura de imagem de at 1200x1600 pixels. Gravar um clip de vdeo Activar o modo de vdeo Seleccione Menu > Multimdia > Gravador vdeo ou, caso esteja no modo de imagem, prima a tecla de navegao para a esquerda ou para a direita. Comear a gravar um clip de vdeo Para iniciar e controlar a gravao, seleccione Gravar, Pausa e Continuar. Parar a gravao Seleccione Parar. Os clips de vdeo so guardados em Galeria. Opes da cmara e de vdeo No modo de cmara ou no modo de vdeo, seleccione Opes e uma das seguintes opes: Efeitos Aplicar efeitos diferentes (por exemplo, escala de cinzentos e cor falsa) imagem capturada.
32

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Imagem e vdeo Partilhar imagens e vdeos online Partilhe imagens e clips de vdeo em dispositivos de partilha online na Internet. Para utilizar a partilha online, deve subscrever um servio de partilha online (servio de rede). Para exportar uma imagem ou um clip de vdeo para um servio de partilha online, seleccione o ficheiro da Galeria, Opes > Enviar > Carregar p/ Web, e um servio de partilha online. Para obter mais informaes sobre a partilha online e fornecedores de servios compatveis, consulte as pginas de suporte de produtos da Nokia ou o Web site local da Nokia. Pode visualizar exportaes em pginas de Internet do servio de partilha online no seu dispositivo. Consulte "Exportaes para a Web", p. 37. Carto de memria Utilize o carto de memria para guardar os seus ficheiros multimdia, tais como clips de vdeo, msicas, ficheiros de som, imagens e dados de mensagens. Algumas das pastas de Galeria com contedo utilizado pelo telefone (por exemplo, Temas) podero ser guardadas no carto de memria. Formatar o carto de memria Alguns cartes de memria fornecidos j esto pr-formatados, enquanto outros tm de ser formatados. Quando formatar um carto de memria, todos os dados no carto sero perdidos para sempre. 1 Para formatar um carto de memria, escolha Menu > Galeria ou

33

Aplicaes, a pasta do carto de memria e Opes > Format. carto mem. > Sim. Uma vez concluda a formatao, introduza um nome para o carto de memria.

Bloquear o carto de memria Para definir uma senha (mximo de 8 caracteres) para bloquear o carto de memria contra utilizao no autorizada, seleccione a pasta do carto de memria e Opes > Definir senha. A senha guardada no seu telefone e no precisa de a introduzir novamente enquanto estiver a utilizar o carto de memria no mesmo telefone. Se pretender utilizar o carto de memria noutro dispositivo, ser-lhe- solicitado que introduza a senha. Para remover a senha, seleccione Opes > Apagar senha. Verificar o consumo de memria Para verificar o consumo de memria de diferentes grupos de dados e a memria disponvel para a instalao de novo software no carto de memria, seleccione o carto de memria e Opes > Detalhes.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

33

34

Entretenimento Ouvir msica ou reproduzir um clip de vdeo Escolha um ficheiro a partir das pastas disponveis e Reprod.. Descarregar ficheiros da Web Escolha Opes > Descarregamentos e um site de descarregamento. Actualizar biblioteca de msica depois de adicionar ficheiros Seleccione Opes > Actualizar bibl.. Criar uma lista de reproduo 1 Seleccione Listas de faixas > Criar lista de faixas, e introduza o nome da lista de reproduo. 2 Adicione msica ou clips de vdeo das listas apresentadas. 3 Seleccione Efectuada e guarde a lista de reproduo. Configurar um servio de transmisso em sequncia (servio de rede) Pode receber as definies de transmisso em sequncia sob a forma de uma mensagem de configurao, enviada pelo seu fornecedor de servios. Tambm pode introduzir as definies manualmente. Consulte "Configurao", p. 23. 1 2 Seleccione Opes > Descarregamentos > Definies streaming > Configurao. Seleccione um fornecedor de servios, Predefinidas, ou Configurao pessoal para transmisso em sequncia. Seleccione Conta e uma conta de servio de transmisso em sequncia nas definies de configurao activas.

Quer descontrair um bocadinho no final do dia? Basta transferir as suas msicas e ficheiros MP3 favoritos para o leitor de msica do dispositivo.
Entretenimento
Ouvir msica Oua msica no leitor de msica ou no rdio e grave sons ou voz com o gravador de voz. Importe msica da Internet ou transfira msica a partir do PC. Leitor multimdia O telefone inclui um leitor multimdia para ouvir msica e ver clips de vdeo. Os ficheiros de msica e de vdeo guardados na pasta de msica, na memria do telefone ou no carto de memria so automaticamente detectados e adicionados biblioteca de msica. Para abrir o leitor multimdia, seleccione Menu > Multimdia > Leitor multimd.. Menu Msica Aceda aos seus ficheiros de msica e vdeo armazenados na memria do dispositivo ou no carto de memria, descarregue msica ou clips de vdeo da Web ou veja transmisses de vdeo em sequncia compatveis a partir do servidor de rede (servio de rede).

34

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Entretenimento Reproduzir msicas Para ajustar o volume, prima as teclas de volume. Controle o leitor com as teclas virtuais no ecr. Para iniciar a reproduo, seleccione . Para introduzir uma pausa na reproduo, seleccione . Para ir para a msica seguinte, seleccione . Para ir para o incio da msica duas vezes. seguinte, seleccione Para avanar rapidamente a msica . Para actual, seleccione sem soltar retroceder rapidamente a msica actual, . Liberte a tecla seleccione sem soltar quando pretender continuar a reproduo de msica. Para mudar para o menu de msica, . seleccione Para mudar para a lista de reproduo . actual, seleccione Para fechar o menu do leitor multimdia e para continuar a reproduo de msica em segundo plano, prima a tecla Terminar. Para parar o leitor multimdia, prima sem soltar a tecla Terminar. Alterar aspecto do leitor multimdia O seu telefone disponibiliza vrios temas para alterar o aspecto do leitor multimdia. Seleccione Menu > Multimdia > Leitor multimd. > Ir p/ leitor multim. > Opes > Definies > Tema leitor multim. e um dos temas listados. As
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

35

teclas virtuais podero ser alteradas consoante o tema. Rdio Seleccione Menu > Multimdia > Rdio. Para ajustar o volume, utilize as teclas de volume. Utilizar as teclas grficas do ecr Prima a tecla de navegao para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. Fechar o menu do rdio Prima brevemente a tecla Terminar. O rdio continua a reproduzir em segundo-plano. Desligar o rdio Prima, sem soltar, a tecla Terminar. Sintonizar estaes de rdio 1 Para iniciar a procura, prima, sem soltar, a tecla de navegao para a esquerda ou para a direita. Para alterar a frequncia de rdio em 0,05 MHz, prima brevemente a tecla de navegao para a esquerda ou para a direita. 2 Para guardar uma estao numa posio de memria, seleccione Opes > Gravar canal. 3 Para introduzir o nome da estao de rdio, seleccione Opes > Canais > Opes > Mudar o nome. Seleccione Opes e uma das seguintes opes:

35

36

Entretenimento ou Para utilizar as teclas grficas , , prima a tecla de navegao para a esquerda ou para a direita. Iniciar a gravao Seleccione ou, durante uma chamada, seleccione Opes > Gravar. Durante a gravao de uma chamada, todos os participantes na chamada ouvem um sinal sonoro fraco. Fazer uma pausa na gravao Seleccione . Parar a gravao Seleccione . A gravao guardada na pasta Gravaes da Galeria. Para reproduzir ou enviar a ltima gravao, para aceder lista de gravaes ou para seleccionar a memria e a pasta onde guardar as gravaes, seleccione Opes e a opo pretendida. Equalizador Regule o som durante a utilizao do leitor de msica. Seleccione Menu > Multimdia > Equalizador. Para activar uma predefinio do equalizador, seleccione um dos conjuntos e seleccione Activar. Criar uma nova definio do equalizador 1 Seleccione um dos dois ltimos conjuntos da lista e Opes > Modificar. 2 Desloque-se para a esquerda ou para a direita para aceder aos cursores deslizantes virtuais e para cima ou
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Procur. todos canais para procurar automaticamente as estaes disponveis na zona onde se encontra Definir frequncia para introduzir a frequncia da estao de rdio pretendida Canais para listar e alterar o nome ou apagar estaes guardadas Mudar de estaes Prima a tecla de navegao para cima ou para baixo, ou prima as teclas numricas que correspondem ao nmero da estao na lista de estaes. Definies do Radio Escolha Opes > Definies e entre as opes seguintes: RDS seleccione se pretender apresentar informaes de RDS Frequncia automt. para activar a mudana automtica para uma frequncia com a melhor recepo da estao sintonizada (disponvel quando o RDS est activado) Reproduzir por para seleccionar o auricular ou o altifalante Sada alternar entre estreo e mono Tema de rdio para seleccionar um tema de rdio Gravador de voz Grave a voz, som ou uma chamada activa, e guarde as gravaes na Galeria. Seleccione Menu > Multimdia > Gravador. O gravador no pode ser utilizado quando est activa uma chamada de dados ou uma ligao GPRS.

36

Entretenimento para baixo para ajustar o cursor deslizante. Para guardar as definies e criar um nome para o conjunto, seleccione Gravar e Opes > Mudar o nome. inicial; ou, no modo de espera, prima, sem soltar, 0.

37

Para seleccionar um favorito, seleccione Menu > Web > Favoritos. Para seleccionar o ltimo endereo Web visitado, seleccione Menu > Web > ltimo end. web. Para introduzir o endereo de um servio, seleccione Menu > Web > Ir para endereo. Introduza o endereo e seleccione OK. Depois de efectuar uma ligao ao servio, pode comear a navegar nas respectivas pginas. A funo das teclas do telefone pode variar, consoante os servios. Siga as instrues apresentadas no visor do telefone. Para mais informaes, contacte o seu fornecedor de servios. Exportaes para a Web Abra a pgina Web do servio de partilha online para visualizar as imagens e vdeos exportados e para alterar as definies (servio de rede). Abrir um servio de partilha online 1 Seleccione Menu > Web > Carregam. Web e um servio de partilha online. 2 Seleccione a partir dos links disponibilizados pelo servio. Alterar as modificaes de um servio de partilha online 1 Seleccione Menu > Web > Carregam. Web e um servio de partilha online. 2 Seleccione Opes > Definies para abrir a pgina de definies do servio.
37

Alargamento estreo O alargamento estreo cria um efeito de som estreo mais alargado durante a utilizao de um auricular estreo. Para activar, seleccione Menu > Multimdia > Alargam. estreo. Web Pode aceder a diversos servios de Internet atravs do browser do dispositivo (servio de rede). O aspecto das pginas da Internet pode variar em funo do tamanho do ecr. possvel que no consiga ver todos os detalhes das pginas da Internet. Importante: Utilize apenas servios fidedignos que ofeream um nvel adequado de segurana e proteco contra software nocivo. Para informaes sobre a disponibilidade destes servios, preos e instrues, contacte o fornecedor de servios. Poder receber as definies de configurao necessrias para navegar como uma mensagem de configurao do fornecedor de servios. Para configurar o servio, seleccione Menu > Web > Definies Web > Defs. configurao, uma configurao e uma conta. Estabelecer ligao a um servio Para efectuar uma ligao ao servio, seleccione Menu > Web > Pgina
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

38

Entretenimento Segurana do browser Podero ser exigidas funes de segurana para alguns servios, tais como servios bancrios ou compras online. Para esse tipo de ligaes, so necessrios certificados de segurana e, possivelmente, um mdulo de segurana, que pode estar disponvel no carto SIM. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Para ver ou alterar as definies do mdulo de segurana, ou para ver uma lista de certificados de autoridades ou de utilizador transferidos para o dispositivo, seleccione Menu > Definies > Segurana > Defs. mdulo segur., Certific. autoridade ou Certificados utiliz.. Importante: Mesmo que o uso de certificados reduza significativamente os riscos inerentes s ligaes remotas e instalao de software, estes devem ser utilizados correctamente, de modo a poder beneficiar de uma maior segurana. A existncia de um certificado no oferece qualquer proteco por si s; o gestor de certificados tem de conter certificados correctos, autnticos ou de fontes nas quais confie, para permitir uma maior segurana. Os certificados tm uma durao limitada. Se for apresentada a indicao "Certificado expirado" ou "Certificado ainda no vlido", mesmo que o certificado devesse estar vlido, certifique-se de que a data e hora actuais do dispositivo esto correctas. Antes de alterar quaisquer definies do certificado, certifique-se de que o proprietrio do certificado realmente fidedigno e de que o certificado pertence efectivamente ao proprietrio apresentado na lista.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Definies do aspecto Enquanto navegar na Web, seleccione Opes > Definies e uma das seguintes opes: Visualizao Permite especificar o tamanho da letra, se so apresentadas imagens e a forma como o texto apresentado. Geral Permite especificar se os endereos Web so enviados como Unicode (UTF-8), o tipo de codificao dos contedos e se a tecnologia JavaScript activada. As opes disponveis podem variar. Memria cache Uma memria cache uma localizao de memria utilizada para guardar dados temporariamente. Se tiver tentado aceder ou se tiver acedido a informaes confidenciais que exijam palavras-passe, limpe a memria cache aps cada utilizao. As informaes ou os servios aos quais acedeu so guardados na memria cache. Cookies so dados que um site guarda na memria cache do telefone. Os cookies so guardados at a memria cache ser limpa. Para limpar a memria cache durante a navegao, seleccione Opes > Ferramentas > Limpar a cache. Para autorizar ou impedir o telefone de receber cookies, seleccione Menu > Web > Definies Web > Segurana > Cookies; ou, durante a navegao, seleccione Opes > Definies > Segurana > Cookies.

38

Entretenimento Jogos e aplicaes Pode gerir aplicaes e jogos. O telefone pode ter alguns jogos ou aplicaes instalados. Estes ficheiros esto guardados na memria do telefone ou num carto de memria, e podem estar organizados em pastas. Iniciar uma aplicao Seleccione Menu > Aplicaes > Jogos, Carto memria ou Recolha. Seleccione um jogo ou uma aplicao e especifique Abrir. Para definir sons, luzes e vibraes para um jogo, seleccione Menu > Aplicaes > Opes > Definies da aplic.. Outras opes disponveis podem incluir o seguinte: Actualizar verso para verificar se uma nova verso da aplicao est disponvel para importao a partir da web (servio de rede) Pgina web para obter mais informaes ou dados adicionais sobre a aplicao a partir de uma pgina da Internet (servio de rede), se disponvel. Acesso aplicao para restringir o acesso da aplicao rede. Descarregar uma aplicao Este telefone suporta aplicaes Java J2ME. Certifique-se de que a aplicao compatvel com o telefone, antes de import-la. Importante: Instale e utilize apenas aplicaes e outro software provenientes de fontes seguras, tais como aplicaes "Symbian Signed" ou que tenham passado no teste Java Verified.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

39

Pode descarregar novos jogos e aplicaes Java de vrias maneiras: Seleccione Menu > Aplicaes > Opes > Descarregamentos > Descarregam. aplics. ou Descarregam. jogos; apresentada a lista de favoritos disponveis. Utilize o Nokia Application Installer do PC Suite para importar as aplicaes para o telefone.

Para informaes sobre a disponibilidade e os preos de diferentes servios, contacte o operador de rede.

39

40

Mapas Para utilizar a aplicao Mapas, seleccione Menu > Organizador > Mapas e uma das opes disponveis. Descarregar mapas O telemvel poder conter mapas pr-instalados no carto de memria. Pode descarregar um novo conjunto de mapas atravs da Internet utilizando o software para PC Nokia Map Loader. Nokia Map Loader Para descarregar o Nokia Map Loader no PC e para obter mais instrues, consulte www.maps.nokia.com. Antes de descarregar novos mapas pela primeira vez, certifique-se de que um carto de memria est inserido no telefone. Seleccione Menu > Organizador > Mapas para efectuar uma configurao manual. Para alterar a seleco de mapas no carto de memria, utilize o Nokia Map Loader para apagar todos os mapas existentes no carto de memria e descarregar uma nova seleco, para assegurar que todos os mapas so da mesma verso. Servio de mapas da rede Pode configurar o telemvel para descarregar automaticamente mapas que no tenha no mesmo quando necessrio. Seleccione Menu > Organizador > Mapas > Definies > Definies de rede > Permitir uso de rede > Sim ou Na rede subscrita. Para impedir o descarregamento automtico de mapas, seleccione No.

Est a consultar um percurso? Veja os pontos de interesse ao longo do trajecto e seleccione a visualizao 2D ou 3D.
Mapas
Pode consultar mapas de diferentes cidades e pases, procurar endereos e pontos de interesse, planear trajectos de uma localizao para outra, guardar localizaes como marcos e envi-las para dispositivos compatveis. Quase todas as cartografias digitais so em certa medida imprecisas e incompletas. Nunca deve depender exclusivamente da cartografia importada para uso neste dispositivo. Nota: A importao de contedos como mapas, imagens de satlite, ficheiros de voz, guias ou informaes de trnsito pode envolver a transmisso de grandes quantidades de dados (servio de rede). Contedos tais como imagens de satlite, guias, informaes meteorolgicas e de trnsito e servios relacionados so gerados por entidades independentes da Nokia. Os contedos podem ser, em certa medida, imprecisos e incompletos e esto sujeitos disponibilidade. Nunca dependa exclusivamente dos contedos acima mencionados e servios relacionados. Esto disponveis informaes pormenorizadas sobre Mapas em www.nokia.com/maps.

40

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Mapas Nota: A importao de contedos como mapas, imagens de satlite, ficheiros de voz, guias ou informaes de trnsito pode envolver a transmisso de grandes quantidades de dados (servio de rede). Mapas e GPS Pode utilizar o sistema de posicionamento global (GPS - Global Positioning System) para suporte da aplicao Mapas. Determine a sua localizao ou mea distncias e coordenadas. Para poder utilizar a funo GPS com o telefone, tem de o emparelhar com um receptor GPS externo compatvel, utilizando a tecnologia sem fios Bluetooth. Para mais informaes, consulte o manual do utilizador do dispositivo GPS. Depois de emparelhar o dispositivo GPS Bluetooth com o telefone, a apresentao da localizao actual no telefone poder demorar alguns minutos. As ligaes posteriores devero ser mais rpidas, mas se no utilizar o GPS durante vrios dias, ou caso se encontre longe do ltimo local em que o utilizou, a deteco e apresentao da sua localizao poder demorar alguns minutos. O GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) operado pelo governo dos Estados Unidos, o qual o nico responsvel pela respectiva exactido e manuteno. A exactido dos dados de localizao pode ser afectada por ajustes efectuados pelo governo dos Estados Unidos aos satlites GPS e est sujeita a alteraes da poltica civil de GPS do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (United States Department of Defense) e do Plano de Radionavegao
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

41

Federal (Federal Radionavigation Plan). A exactido tambm pode ser afectada por uma geometria fraca dos satlites. A disponibilidade e a qualidade dos sinais GPS podem ser afectadas pela sua localizao, por edifcios, por obstculos naturais e pelas condies meteorolgicas. Os sinais GPS podem no estar disponveis no interior de edifcios ou em reas subterrneas e podem ser afectados por materiais com o beto e o metal. O GPS no deve ser utilizado para medies exactas de posio. Nunca deve depender exclusivamente dos dados de localizao do receptor GPS e das redes de rdio mveis para a verificao do seu posicionamento ou navegao. Servios adicionais Pode actualizar a aplicao Mapas com navegao orientada por voz completa, o que requer uma licena regional. Para utilizar este servio, necessita de um dispositivo GPS externo compatvel que suporte a tecnologia sem fios Bluetooth. Para adquirir um servio de navegao com orientao por voz, seleccione Menu > Organizador > Mapas > Servios extra > Adquirir navegao e siga as instrues. Para utilizar navegao com orientao por voz, tem de permitir que a aplicao Mapas utilize uma ligao de rede. A licena de navegao est associada ao carto SIM. Se inserir outro carto SIM no telefone, ser-lhe- solicitado que adquira uma licena ao iniciar a navegao. Durante o procedimento de aquisio, ser oferecida a possibilidade de transferir a licena de navegao
41

42

Organizar

existente para o novo carto SIM, sem encargos adicionais.

Sabia que pode gerir a sua msica, contactos e agendas entre o telefone e o PC, utilizando o Nokia PC Suite?
Organizar
Deixe o seu telefone ajud-lo a organizar a sua vida. Gerir contactos Guarde nomes, nmeros de telefone e endereos como contactos no telefone e no carto SIM. Seleccione Menu > Contactos. Seleccionar a memria para os contactos A memria do telefone permite guardar contactos com detalhes adicionais, tais como vrios nmeros de telefone e itens de texto. Tambm pode guardar uma imagem, um tom ou um clip de vdeo para um nmero limitado de contactos. A memria do carto SIM permite guardar nomes com um nmero de telefone associado. Os contactos guardados na memria do carto SIM so indicados por . 1 Seleccione Definies > Mem. em utilizao para especificar o carto SIM, a memria do telefone ou ambos para os seus contactos. Seleccione Telemvel e SIM para invocar contactos de ambas as memrias. Quando guarda contactos, estes so guardados na memria do telefone.

42

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Organizar Gerir contactos Procurar um contacto Seleccione Menu > Contactos > Nomes. Percorra a lista de contactos ou introduza os primeiros caracteres do nome do contacto. Guardar um nome e nmero de telefone Seleccione Menu > Contactos > Juntar novo. Adicionar e editar detalhes Seleccione um contacto e Detalhes > Opes > Juntar detalhe. Apagar um detalhe Seleccione um contacto e Detalhes. Seleccione um detalhe e Opes > Apagar. Apagar um contacto Seleccione um contacto e Opes > Apagar contacto. Apagar todos os contactos Seleccione Menu > Contactos > Apag. tod. cont. > Da mem. telemvel ou Do carto SIM. Copiar ou mover contactos entre a memria do telefone e do carto SIM Copiar contactos nicos Escolha Opes > Marcar > Marcar. Seleccione os contactos que pretende copiar ou mover, e escolha Opes > Copiar marcado(s) ou Mover marcado(s).

43

Copiar todos os contactos Seleccione Menu > Contactos > Copiar contactos ou Mover contactos. Criar um grupo de contactos Organize os contactos em grupos de chamadores, com diferentes tons de toque e imagens de grupo. 1 2 3 Seleccione Menu > Contactos > Grupos. Seleccione Juntar ou Opes > Juntar novo grupo para criar um novo grupo. Introduza o nome do grupo, opcionalmente seleccione uma imagem e um tom de toque e seleccione Gravar. Especifique o grupo e seleccione Ver > Juntar para adicionar contactos ao grupo.

Cartes de visita Pode enviar e receber os dados de contacto de uma pessoa a partir de um dispositivo compatvel que suporte a norma vCard. Para enviar um carto de visita, procure o contacto e seleccione Detalhes > Opes > Enviar carto visita. Quando receber um carto de visita, seleccione Mostrar > Gravar para guardar o carto de visita na memria do telefone. Data e hora Para alterar o tipo de relgio, a hora, o fuso horrio ou a data, seleccione Menu > Definies > Data e hora.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

43

44

Organizar Agenda Seleccione Menu > Organizador > Agenda. O dia actual apresentado dentro de uma moldura. Se existirem notas para esse dia, o dia apresentado a negrito. Para ver as notas do dia, seleccione Ver. Para ver uma semana, seleccione Opes > Vista da semana. Para apagar todas as notas da agenda, seleccione Opes > Apagar notas > Todas as notas. Para editar as definies relacionadas com a data e a hora, seleccione Opes > Definies e uma das opes disponveis. Para apagar automaticamente notas antigas aps um perodo de tempo especificado, seleccione Opes > Definies > Apagar autom. notas e uma das opes disponveis. Criar uma nota de agenda Especifique a data e seleccione Opes > Criar uma nota. Seleccione o tipo de nota e preencha os campos. Lista de tarefas Para criar uma nota para uma tarefa que tenha de realizar, seleccione Menu > Organizador > Lista de tarefas. Para criar uma nota, se no estiver adicionada qualquer nota, seleccione Juntar; caso contrrio, seleccione Opes > Adicionar. Preencha os campos e seleccione Gravar. Para ver uma nota, especifique-a e seleccione Ver. Notas Para escrever e enviar notas, seleccione Menu > Organizador > Notas.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Quando viajar para um fuso horrio diferente, seleccione Menu > Definies > Data e hora > Defs. de data e hora > Fuso horrio: e prima a tecla de deslocamento para a esquerda ou direita, para seleccionar o fuso horrio correspondente sua localizao. A hora e a data so definidas em funo do fuso horrio e permitem que o telefone apresente a hora de envio correcta de mensagens de texto ou multimdia recebidas. Por exemplo, GMT -5 indica o fuso horrio de Nova Iorque (EUA), 5 horas a ocidente de Greenwich, Londres (Reino Unido). Despertador Para emitir um alarme hora pretendida. Definir um alarme 1 Seleccione Menu > Organizador > Relgio alarme. 2 Active o alarme e introduza a hora do mesmo. 3 Para ouvir um alarme em dias da semana seleccionados, seleccione Repetio: > Activar e os dias. 4 Seleccione o tom do alarme. Se seleccionar o rdio como tom do alarme, ligue o auricular ao dispositivo. 5 Defina o tempo de espera de repetio e seleccione Gravar. Parar o alarme Para desligar o alarme, seleccione Parar Se deixar o alarme tocar durante um minuto ou seleccionar Repetir, o alarme pra durante o tempo de espera de repetio e, em seguida, torna a tocar.

44

Organizar Para criar uma nota, caso no tenha sido adicionada qualquer nota, seleccione Juntar; caso contrrio, seleccione Opes > Tomar nota. Escreva a nota e seleccione Gravar. Nokia PC Suite Com o Nokia PC Suite, pode gerir a sua msica e sincronizar contactos, entradas da agenda, notas e notas de tarefas entre o dispositivo e um PC compatvel ou um servidor de Internet remoto (servio de rede). Para obter mais informaes e descarregar o PC Suite, consulte www.nokia.com/support. Calculadora O telefone inclui uma calculadora standard, cientfica e de emprstimos. Seleccione Menu > Organizador > Calculadora e, entre as opes disponveis, o tipo de calculadora e as instrues de funcionamento. Esta calculadora tem uma preciso limitada, destinando-se a clculos simples. Temporizador Temporizador normal 1 Para activar o temporizador, seleccione Menu > Organizador > Temporizador > Temporiz. normal, introduza uma hora e escreva uma nota, que ser apresentada quando o tempo expirar. Para alterar a hora, seleccione Alterar tempo. 2 Para iniciar o temporizador, seleccione Iniciar. 3 Para parar o temporizador, seleccione Parar temporizador.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

45

Temporizador de intervalos 1 Para iniciar um temporizador de intervalos com um mximo de 10 intervalos, introduza primeiro os intervalos. 2 Seleccione Menu > Organizador > Temporizador > Temporizador interv.. 3 Para iniciar o temporizador, seleccione Iniciar temporizador > Iniciar. Para especificar a forma como o temporizador de intervalos deve iniciar o perodo seguinte, seleccione Menu > Organizador > Temporizador > Definies > Cont. p/ perodo seg. e uma das opes disponveis. Cronmetro Pode medir o tempo, cronometrar tempos parciais ou tempos totais com o cronmetro. Seleccione Menu > Organizador > Cronmetro e entre as seguintes opes: Tempo parcial para registar tempos intermdios. Para repor o tempo sem o guardar, seleccione Opes > Reiniciar. Tempo total para registar tempos totais. Continuar para ver a cronometragem que o utilizador especificou para continuar em segundo plano. Mostrar ltimo para ver o ltimo tempo cronometrado, se o cronmetro no tiver sido reposto a zero. Ver tempos ou Apagar tempos para ver ou apagar os tempos guardados. Para especificar a cronometragem em segundo plano, prima a tecla terminar.
45

46

Suporte e actualizaes Se o problema continuar sem resoluo, contacte a Nokia para obter informaes sobre opes de reparao. Visite www.nokia.com/repair. Antes de enviar o dispositivo para reparao, efectue sempre uma cpia de segurana dos dados do dispositivo. My Nokia Receba sugestes, truques e apoio gratuito para o seu telemvel Nokia, alm de contedo de avaliao, demonstraes interactivas, uma pgina Web personalizada e notcias sobre os mais recentes produtos e servios Nokia, tudo gratuitamente. Tire o mximo partido do seu telemvel Nokia e registe-se em My Nokia hoje! Para mais informaes, tambm sobre a disponibilidade na sua regio, consulte www.nokia.com/mynokia. Descarregar contedos Pode ser possvel descarregar contedos novos (por exemplo, temas) para o telemvel (servio de rede). Importante: Utilize apenas servios fidedignos que ofeream um nvel adequado de segurana e proteco contra software nocivo. Para informaes sobre a disponibilidade e os preos de diferentes servios, contacte o operador de rede. Actualizaes de software atravs do PC As actualizaes de software podero incluir novas funcionalidades e funes melhoradas que no estavam disponveis quando comprou o dispositivo. A actualizao de software tambm pode melhorar o desempenho do dispositivo.
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Precisa de suporte? Consulte as nossas pginas de suporte e mantenha o dispositivo actualizado.


Suporte e actualizaes
A Nokia ajuda-o, de vrias formas, a tirar o mximo partido do seu dispositivo. Suporte Se quiser obter mais informaes sobre o modo de utilizao do produto ou se no tiver a certeza sobre a forma como o dispositivo deveria funcionar, consulte o manual do utilizador ou as pginas de suporte em www.nokia.com/support ou o Web site local da Nokia, ou, com um dispositivo mvel, www.nokia.mobi/ support. Se isto no resolver o problema, efectue os seguintes procedimentos: Reinicie o dispositivo: desligue o dispositivo e remova a bateria. Aps cerca de um minuto, coloque novamente a bateria e ligue o dispositivo. Com a aplicao Nokia Software Updater, actualize o software do dispositivo com regularidade para obter um desempenho optimizado e eventuais novas funes. Visite www.nokia.com/softwareupdate ou o Web site local da Nokia. Lembre-se de efectuar uma cpia de segurana dos dados do dispositivo antes de actualizar o software do dispositivo. Restaure as definies originais da forma descrita no manual do utilizador.

46

Suporte e actualizaes O Nokia Software Updater uma aplicao para PC que permite actualizar o software do dispositivo. Para actualizar o software do dispositivo, precisa de um PC compatvel, de acesso Internet de banda larga e de um cabo de dados USB para ligar o dispositivo ao PC. Para obter mais informaes, ver as notas de lanamento das verses de software mais recentes e importar a aplicao Nokia Software Updater, consulte www.nokia.com/softwareupdate ou o seu Web site Nokia local. Para actualizar o software do dispositivo, proceda da seguinte forma: 1 2 Importe a aplicao Nokia Software Updater e instale-a no seu PC. Ligue o dispositivo ao PC com um cabo de dados USB e abra a aplicao Nokia Software Updater. A aplicao Nokia Software Updater indica-lhe como efectuar uma cpia de segurana dos seus ficheiros, como actualizar o software e como restaurar os ficheiros. o carregador antes de iniciar a actualizao.

47

Aviso: Se instalar uma actualizao de software, no poder utilizar o dispositivo, nem mesmo para efectuar chamadas de emergncia, enquanto o processo de instalao no for concludo e o dispositivo reiniciado. No deixe de realizar cpias de segurana dos dados, antes de aceitar a instalao de uma actualizao. Definies de actualizao do software Esta opo pode no estar disponvel, dependendo do telefone. Para permitir ou impedir actualizaes de software e de configurao, seleccione Menu > Definies > Configurao > Defs. gestor disposit. > Actual. sw. forn. serv.. Solicitar uma actualizao de software 1 Seleccione Menu > Definies > Telemvel > Actualizaes tlm. para solicitar actualizaes de software disponveis ao seu fornecedor de servios. 2 Seleccione Detalhes sw. actual para ver a verso de software actual e verificar se necessria uma actualizao. 3 Seleccione Descarregar sw. tlm. para importar e instalar uma actualizao de software. Siga as instrues apresentadas no ecr. 4 Se a instalao for cancelada aps a importao, seleccione Instalar actualiz. sw. para iniciar instalao. A actualizao de software pode demorar vrios minutos. Se tiver problemas com a
47

Actualizaes do software atravs do ar O seu fornecedor de servios pode enviar directamente para o seu telefone, "over the air", actualizaes de software do telefone (servio de rede). Esta opo pode no estar disponvel, dependendo do telefone. A importao de actualizaes de software pode envolver a transmisso de grandes quantidades de dados (servio de rede). Certifique-se de que a bateria do dispositivo tem carga suficiente ou ligue
2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

48

Sugestes para uma utilizao ecolgica

instalao, contacte o seu fornecedor de servios. Repor os valores de origem Para repor as definies de origem do telefone, seleccione Menu > Definies > Repor val. orig. e uma das seguintes opes: Rest. apenas defs. Repor todas as definies de preferncia sem apagar dados pessoais. Restaurar tudo Repor todas as definies de preferncia e apagar todos os dados pessoais, tais como contactos, mensagens, ficheiros multimdia e chaves de activao.

Sugestes para uma utilizao ecolgica

Eis algumas sugestes sobre como pode contribuir para a proteco do ambiente. Poupe energia Quando tiver carregado a bateria completamente e desligado o carregador do dispositivo, desligue o carregador da tomada. No ser necessrio carregar a bateria com tanta frequncia se efectuar os seguintes passos: Feche e desactive aplicaes, servios e ligaes quando no estiverem a ser utilizados. Diminua o brilho do ecr. Defina o dispositivo para entrar no modo de poupana de energia aps o perodo mnimo de inactividade, se esta funo estiver disponvel no seu dispositivo. Desactive quaisquer sons desnecessrios, tais como tons do teclado e de toque.

Recicle A maioria dos materiais utilizados num telefone Nokia so reciclveis. Veja como reciclar os produtos Nokia em www.nokia.com/werecycle, ou atravs de um dispositivo mvel, www.nokia.mobi/ werecycle.

48

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Sugestes para uma utilizao ecolgica Recicle as embalagens e os manuais do utilizador atravs do esquema de reciclagem local. Mais informaes Para obter mais informaes sobre os atributos ambientais do dispositivo, visite www.nokia.com/ecodeclaration.

49

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

49

50

Gesto de direitos digitais


informaes apresentadas nas aplicaes ou materiais. A Nokia no presta qualquer garantia a aplicaes de terceiros. AO UTILIZAR AS APLICAES, O UTILIZADOR DECLARA TER CONHECIMENTO E ACEITAR QUE AS APLICAES SO FORNECIDAS "TAL COMO ESTO", SEM GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, EXPLCITA OU IMPLCITA, NA MXIMA MEDIDA DO PERMITIDO PELA LEGISLAO APLICVEL. DECLARA AINDA TER CONHECIMENTO E ACEITAR QUE NEM A NOKIA NEM AS SUAS SUBSIDIRIAS PRESTAM QUAISQUER DECLARAES OU GARANTIAS, QUER EXPLCITAS QUER IMPLCITAS, INCLUINDO NOMEADAMENTE GARANTIAS RELATIVAS TITULARIDADE, GARANTIAS DE COMERCIALIZAO OU ADEQUAO A QUALQUER FIM ESPECFICO, OU DE QUE AS APLICAES NO VIOLAM QUAISQUER PATENTES, DIREITOS DE AUTOR, MARCAS COMERCIAIS OU OUTROS DIREITOS DE TERCEIROS. Acessrios Aviso: Utilize apenas baterias, carregadores e acessrios certificados pela Nokia para uso com este modelo especfico. A utilizao de quaisquer outros tipos poder invalidar qualquer aprovao ou garantia e pode ser perigosa. Para obter informaes sobre os acessrios aprovados disponveis, contacte o Agente Autorizado. Para desligar o cabo de alimentao de qualquer acessrio, segure e puxe a respectiva ficha, no o cabo. Bateria Informaes sobre a bateria e o carregador O dispositivo alimentado por uma bateria recarregvel. A bateria que deve ser utilizada com este dispositivo a BL-5CT. A Nokia pode disponibilizar modelos de bateria adicionais para este dispositivo. Este dispositivo deve ser utilizado com energia fornecida pelos seguintes carregadores: AC-8/AC-15. O nmero exacto do modelo do carregador pode variar, dependendo do tipo de conector. A variante de conector assinalada por uma das seguintes identificaes: E, EB, X, AR, U, A, C ou UB. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, embora acabe por ficar inutilizada. Quando a autonomia em conversao e espera se tornar marcadamente inferior normal, deve substituir a bateria. Utilize apenas baterias certificadas pela Nokia e recarregue-as apenas utilizando os carregadores certificados pela Nokia, destinados a este dispositivo. A utilizao de uma bateria ou carregador no aprovado pode representar um risco de incndio, exploso, fuga ou outro acidente. Ao utilizar uma bateria pela primeira vez, ou no tendo sido a bateria utilizada durante muito tempo, pode ser necessrio ligar o carregador e, em seguida, deslig-lo e voltar a lig-lo

Gesto de direitos digitais Os proprietrios de contedos podem utilizar diferentes tipos de tecnologias de gesto de direitos digitais (DRM - Digital Rights Management) para protegerem a sua propriedade intelectual, incluindo direitos de autor (copyrights). Este dispositivo utiliza vrios tipos de software DRM para aceder a contedos protegidos por DRM. Este dispositivo permite-lhe aceder a contedos protegidos por WMDRM 10, OMA DRM 1.0, bloqueio de reencaminhamentos OMA DRM 1.0 e OMA DRM 2.0. Se algum software DRM falhar na proteco dos contedos, os seus proprietrios podem solicitar o cancelamento da capacidade desse software DRM para aceder a novos contedos protegidos por DRM. O cancelamento tambm pode impedir a renovao dos contedos protegidos por DRM j existentes no dispositivo. O cancelamento do software DRM no afecta o uso de contedos protegidos por outros tipos de DRM ou o uso de contedos no protegidos por DRM. Os contedos protegidos por DRM (gesto de direitos digitais) so fornecidos com uma chave de activao associada, que define os seus direitos de utilizao dos contedos. Se o dispositivo tiver contedos protegidos por OMA DRM, para efectuar uma cpia de segurana, tanto das chaves de activao como dos contedos, utilize a funo de cpia de segurana do Nokia PC Suite. Se o dispositivo tiver contedos protegidos por OMA DRM, para efectuar uma cpia de segurana, tanto das chaves de activao como dos contedos, utilize a funo de cpia de segurana do Nokia Ovi Suite. Se o dispositivo possuir contedos protegidos por WMDRM, tanto as chaves de activao como os contedos se perdero se a memria do dispositivo for formatada. No caso dos ficheiros do dispositivo se danificarem, tambm poder perder as chaves de activao e os contedos. A perda das chaves de activao ou dos contedos pode limitar a sua capacidade de utilizar os mesmos contedos no dispositivo. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Algumas chaves de activao podem estar ligadas a um carto SIM especfico e o contedo protegido pode ser acedido apenas se o carto SIM estiver inserido no dispositivo. Aplicaes de terceiros As aplicaes de terceiros fornecidas com o dispositivo podem ter sido criadas e podem constituir propriedade de pessoas ou entidades que no so subsidirias da Nokia nem esto relacionadas com a mesma. A Nokia no detm os direitos de autor (copyrights) nem direitos de propriedade intelectual sobre as aplicaes de terceiros. Como tal, a Nokia no assume qualquer responsabilidade pela assistncia ao utilizador final, pela funcionalidade das aplicaes nem pelas

50

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Bateria
para iniciar o carregamento da bateria. Se a bateria estiver completamente descarregada, pode ser necessrio aguardar vrios minutos at o indicador de carga aparecer no visor ou para poder efectuar chamadas. Antes de retirar a bateria, desligue sempre o dispositivo e desligue o carregador. Desligue o carregador da tomada de corrente e do dispositivo, quando no estiver a ser utilizado. No deixe uma bateria completamente carregada ligada a um carregador, porque o sobreaquecimento pode encurtar a respectiva vida til. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, vai perdendo a carga ao longo do tempo. Tente manter sempre a bateria a uma temperatura entre 15 C e 25 C (59 F e 77 F). As temperaturas extremas reduzem a capacidade e durao da bateria. Um dispositivo utilizado com uma bateria muito quente ou fria pode no funcionar temporariamente. O rendimento da bateria fica particularmente limitado quando sujeita a temperaturas muito abaixo do nvel de congelao. No provoque um curto-circuito na bateria. Pode ocorrer um curto-circuito acidental quando um objecto metlico, como seja uma moeda, um clipe ou uma caneta, causar a ligao directa dos terminais positivo (+) e negativo (-) da bateria. (Estes terminais tm o aspecto de filamentos metlicos na bateria). Esta situao pode verificar-se, por exemplo, se transportar uma bateria sobressalente num bolso ou num saco. O curto-circuito dos terminais pode danificar a bateria ou o objecto que a ela for ligado. No destrua as baterias queimando-as, porque podem explodir. As baterias tambm podem explodir se forem danificadas. Desfaa-se das baterias em conformidade com o estabelecido na regulamentao local. Recicle-as, sempre que possvel. No as trate como lixo domstico. No desmonte, corte, abra, esmague, dobre, deforme, perfure nem fragmente clulas ou baterias. No caso de ocorrer uma fuga na bateria, no deixe o lquido entrar em contacto com a pele ou com os olhos. Se tal acontecer, lave imediatamente a pele ou os olhos com gua abundante ou procure assistncia mdica. No modifique, refabrique, tente inserir objectos estranhos na bateria nem submerja ou exponha a bateria a gua ou outros lquidos. A utilizao imprpria da bateria pode resultar num incndio, exploso ou outro tipo de acidente. Se o dispositivo ou bateria cair, especialmente numa superfcie dura, e se acreditar que a bateria ficou danificada, leve-o a um centro de assistncia para inspeco antes de continuar a utiliz-la.

51

Utilize a bateria apenas para a sua funo especfica. Nunca utilize um carregador ou uma bateria danificados. Mantenha a bateria fora do alcance das crianas.

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

51

52

Cuidados e manuteno
Reciclar Coloque sempre os produtos electrnicos, baterias e materiais de embalagem utilizados num ponto de recolha destinado ao efeito. Deste modo, ajudar a evitar a eliminao no controlada de resduos e a promover a reciclagem dos materiais. Informaes mais detalhadas esto disponveis junto de retalhistas do produto, autoridades locais de gesto de resduos, organizaes nacionais de responsabilizao dos produtores ou o seu representante Nokia local. Veja como reciclar os seus produtos Nokia em www.nokia.com/werecycle ou, se estiver a aceder web atravs de um dispositivo mvel, em www.nokia.mobi/werecycle.

Cuidados e manuteno O seu dispositivo um produto de qualidade superior e dever ser tratado com cuidado. As sugestes que se seguem ajud-lo-o a preservar a cobertura da garantia. No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p e sujidade. Os componentes mveis e electrnicos podem ser danificados. No guarde o dispositivo em locais quentes. As temperaturas elevadas podem reduzir a durao dos dispositivos electrnicos, danificar as baterias e deformar ou derreter certos plsticos. No guarde o dispositivo em locais frios. Quando o dispositivo retoma a temperatura normal, pode formar-se humidade no respectivo interior, podendo danificar as placas dos circuitos electrnicos. No tente abrir o dispositivo seno segundo as instrues deste manual.

O smbolo do contentor de lixo sobre rodas riscado, includo no produto, na bateria, nos documentos ou na embalagem, indica que todos os produtos elctricos e electrnicos, baterias e acumuladores devem ser objecto de recolha selectiva no final do respectivo ciclo de vida. Este requisito aplica-se Unio Europeia. No deposite estes produtos nos contentores municipais, como se de resduos urbanos indiferenciados se tratassem. Para mais informaes sobre o ambiente, consulte as Eco-Declaraes do produto, em www.nokia.com/environment. Informaes adicionais sobre segurana Nota: A superfcie deste dispositivo no contm revestimentos de nquel. A superfcie deste dispositivo contm ao inoxidvel. manes e campos magnticos Mantenha o seu dispositivo afastado de manes ou de campos magnticos. Crianas O dispositivo e os respectivos acessrios podem conter componentes de pequenas dimenses. Mantenha-os fora do alcance das crianas. Ambiente de funcionamento Este dispositivo cumpre as normas de exposio a radiofrequncia, quando utilizado quer na posio normal de utilizao, junto ao ouvido, quer quando posicionado a uma distncia de, pelo menos, 1,5 centmetros (5/8 polegadas)do corpo. Quando uma bolsa de transporte, uma mola para cinto ou um suporte forem utilizados junto ao corpo, no devero conter metal e o produto dever ser colocado distncia acima indicada do corpo. Para poder transmitir ficheiros de dados ou mensagens, este dispositivo requer uma ligao de qualidade rede. Nalguns

No deixe cair, no bata nem abane o dispositivo. Um manuseamento descuidado pode partir as placas do circuito interno e os mecanismos mais delicados. No utilize produtos qumicos, diluentes nem detergentes abrasivos para limpar o dispositivo.

No pinte o dispositivo. A pintura pode obstruir os componentes mveis e impedir um funcionamento correcto.

Utilize apenas a antena fornecida ou uma antena de substituio certificada. Antenas, modificaes ou ligaes no autorizadas podem danificar o dispositivo e infringir normas que regulamentam os dispositivos de rdio. Utilize os carregadores em espaos interiores. Crie sempre uma cpia de segurana dos dados que pretende manter, tais como contactos e notas da agenda.

Para reiniciar o dispositivo de tempos a tempos, a fim de optimizar o desempenho, desligue a respectiva alimentao e retire a bateria.

Estas sugestes aplicam-se igualmente ao dispositivo, bateria, ao carregador ou a qualquer acessrio. Se qualquer dispositivo no estiver a funcionar correctamente, leve-o ao servio de assistncia autorizado mais prximo.

52

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Informaes adicionais sobre segurana


casos, a transmisso de ficheiros de dados ou mensagens pode ser atrasada, at estar disponvel uma ligao de qualidade. Certifique-se do cumprimento das instrues de distncia do corpo acima especificadas, at concluso da transmisso. Dispositivos clnicos O funcionamento de qualquer equipamento transmissor de rdio, incluindo telefones mveis, pode interferir com a funcionalidade de dispositivos clnicos protegidos inadequadamente. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo clnico, para determinar se este se encontra adequadamente protegido contra a energia de rdiofrequncia externa ou no caso de ter alguma dvida. Desligue o dispositivo em instalaes de servios de sade, na presena de regulamentao afixada nesse sentido. Os hospitais ou instalaes de servios de sade podero utilizar equipamento sensvel energia de radiofrequncia externa. Dispositivos clnicos implantados Os fabricantes de dispositivos clnicos recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 centmetros (6 polegadas) entre um telefone mvel e um dispositivo clnico implantado, tais como um pacemaker ou um cardiodesfibrilhador implantado, para evitar potenciais interferncias com o dispositivo clnico. As pessoas que tm um dispositivo destes devem: Manter sempre o dispositivo mvel a mais de 15,3 centmetros (6 polegadas) do dispositivo clnico quando o dispositivo celular est ligado.

53

travagem (antibloqueio) antiderrapante, de controlo de velocidade e de airbag. Para mais informaes, consulte o fabricante ou o representante do veculo ou de qualquer equipamento instalado posteriormente. A reparao do dispositivo ou a sua instalao num veculo dever ser efectuada apenas por pessoal qualificado. Uma instalao ou reparao incorrecta pode ser perigosa, alm de poder causar a anulao de quaisquer garantias aplicveis ao dispositivo. Verifique regularmente se todo o equipamento do dispositivo celular do seu veculo est montado e a funcionar em condies. No guarde ou transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo e respectivos componentes ou acessrios. No caso de veculos equipados com airbag, lembre-se de que os airbags so accionados com um grande impacto. No coloque objectos, incluindo equipamento celular, fixo ou porttil, na rea sobre o airbag ou de accionamento do mesmo. No caso de uma instalao inadequada de equipamento celular num veculo, podero ocorrer leses graves se o sistema de airbag for accionado. A utilizao do dispositivo a bordo de um avio proibida. Desligue o dispositivo, antes de embarcar num avio. A utilizao de dispositivos telefnicos celulares num avio pode ser perigosa para o controlo do avio, afectar a rede celular e ilegal. Ambientes potencialmente explosivos Desligue o dispositivo quando se encontrar em qualquer rea com um ambiente potencialmente explosivo e cumpra todas as sinalizaes e instrues existentes. Os ambientes potencialmente explosivos incluem reas em que, normalmente, seria advertido no sentido de desligar o motor do seu veculo. Fascas nessas reas podero representar perigo de exploso ou de incndio, tendo como resultado leses pessoais ou, inclusivamente, a morte. Desligue o dispositivo em locais de abastecimento, como por exemplo, prximo de bombas de gasolina em estaes de servio. Observe as restries de utilizao de equipamento de rdio em zonas de depsitos, armazenamento e distribuio de combustvel, fbricas de qumicos ou locais onde sejam levadas a cabo operaes que envolvam a detonao de explosivos. As reas com um ambiente potencialmente explosivo esto frequentemente, mas no sempre, claramente identificadas. Entre estas reas, contam-se os pores dos navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de qumicos e reas em que se verifique a presena de qumicos ou partculas no ar, como gro, p ou limalhas. Dever contactar os fabricantes de veculos que utilizem gs de petrleo liquefeito (como o gs propano ou butano) a fim de determinar se este dispositivo pode ser utilizado em segurana na sua proximidade.

no transportar o dispositivo celular num bolso junto ao peito; e

Utilizar o ouvido oposto ao lado do dispositivo clnico, para minimizar potenciais riscos de interferncias. Desligar imediatamente o dispositivo mvel se tiver motivos para suspeitar que est a ocorrer uma interferncia.

Ler e seguir as instrues do fabricante do dispositivo clnico implantado.

Se tiver quaisquer dvidas sobre a utilizao do dispositivo mvel com um dispositivo clnico implantado, consulte o seu profissional de cuidados de sade. Auxiliares de audio Alguns dispositivos mveis digitais podem causar interferncias em determinados auxiliares de audio. Se ocorrerem interferncias, contacte o seu operador de rede. Veculos Os sinais de rdiofrequncia podem afectar sistemas electrnicos incorrectamente instalados ou inadequadamente protegidos em veculos motorizados, como por exemplo, sistemas electrnicos de injeco, de

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

53

54

Informaes adicionais sobre segurana


As normas de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medio, designada por SAR ("Specific Absorption Rate" - Taxa de Absoro Especfica). O limite de SAR especificado nas directrizes da ICNIRP de 2,0 watts/ quilograma (W/kg), calculados sobre 10 gramas de tecido corporal. Os testes de SAR so realizados utilizando posies de funcionamento standard, com o dispositivo a transmitir ao seu mais elevado nvel de potncia certificada, em todas as bandas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo, quando est a funcionar, pode situar-se muito abaixo do valor mximo, devido ao facto de o dispositivo ter sido concebido de modo a utilizar apenas a energia necessria para alcanar a rede. Este valor pode mudar em funo de diversos factores, como por exemplo, a distncia a que se encontrar de uma estao base da rede. O valor de SAR mais elevado, nos termos das directrizes da ICNIRP para a utilizao do dispositivo junto ao ouvido, de 0,48 W/kg. A utilizao de acessrios e melhoramentos com o dispositivo pode alterar os valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo dos requisitos de registo e teste nacionais, bem como da banda da rede. Podero estar disponveis mais informaes sobre o valor SAR nas informaes sobre o produto, em www.nokia.com.

Chamadas de emergncia Importante: Este dispositivo funciona utilizando sinais de rdio, redes sem fios, redes terrestres e funes programadas pelo utilizador. Se o seu dispositivo suportar chamadas de voz atravs da Internet (chamadas de Internet), active as chamadas de Internet e o telemvel. O dispositivo tentar efectuar chamadas de emergncia atravs das redes celulares e atravs do seu fornecedor de chamadas de Internet, se ambas as funes estiverem activadas. As ligaes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca deve ficar dependente exclusivamente dum dispositivo celular para as comunicaes essenciais, como por exemplo, emergncias mdicas. Para efectuar uma chamada de emergncia: 1 Se o dispositivo estiver desligado, ligue-o. Verifique se a intensidade de sinal adequada. Consoante o dispositivo, tambm pode ser necessrio efectuar o seguinte: 2 3 4 Inserir um carto SIM, se o seu dispositivo o utilizar.

Retirar determinadas restries de chamadas que activou no dispositivo. Alterar o perfil de "offline" (desligado) ou "flight" (voo) para um perfil activo.

Prima a tecla terminar as vezes que forem necessrias, para limpar o visor e preparar o dispositivo para a realizao de chamadas. Introduza o nmero de emergncia oficial do local onde se encontra. Os nmeros de emergncia variam de local para local. Prima a tecla de chamada.

Quando efectuar uma chamada de emergncia, fornea todas as informaes necessrias com a maior preciso possvel. O seu dispositivo celular pode ser o nico meio de comunicao no local de um acidente. No termine a chamada at ter permisso para o fazer. Informaes de certificao (SAR) Este dispositivo mvel cumpre os requisitos relativos exposio de ondas de rdio. O seu dispositivo mvel um transmissor e receptor de rdio. Foi concebido de forma a no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados pelas directrizes internacionais. Estas directrizes foram desenvolvidas pela organizao cientfica independente ICNIRP e incluem margens de segurana, de modo a garantir a segurana de todas as pessoas, independentemente da idade e do estado de sade.

54

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

ndice remissivo

55 38 11 45 48 46 15 26 50

ndice remissivo
A actualizao de software actualizaes software do dispositivo actualizaes de software actualizaes de software do telefone alargamento estreo altifalante aplicaes atalhos atalhos de marcao auricular B bateria bloqueio do teclado browser C cabo de dados cabo de dados USB calculadora cmara capturar uma imagem carto de memria carto microSD carto SIM cartes de visita chamada em espera chamadas clips de vdeo cdigo de segurana cdigos de acesso comandos de servio comandos de voz configurao contactos memria 47 46 46 18 37 25 39 15, 19, 20 20, 25 11 7, 10 16, 17 37 22 22 45 31, 32 31 9, 33 9 7, 16 43 26 24 32 13 13 23 20 23 42

cookies correia cronmetro D definies de origem descarregamentos deslocao desvio de chamadas direitos digitais E ecr ecr inicial e-mail envio de mensagens equalizador escrever texto estado de carga da bateria F fotografia G GPS gravador gravador de voz I id do chamador idioma imagem imprimir imagens indicadores indicadores de estado Informaes sobre o suporte Nokia intensidade do sinal Internet introduo assistida de texto introduo tradicional de texto

14, 19 14, 19 30 29 36 26 14 31 41 36 36 26 17 31 32 15 14 46 14 37 27 27

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

55

56 J jogos

ndice remissivo PIN poupana de energia protector de ecr PUK Q qualquer tecla para atender R rdio reconhecimento de voz recursos de suporte registo de chamadas remarcar S SIM servios T tamanho das letras teclas temas temporizador de chamada texto de ajuda tom de arranque tons U UPIN W web 13 14, 19 19 13 26 35 20 46 26 26

39 16 34 25 40 25 20, 25, 26 26 38 23 23 29 29 23 29 16 19 26 26 13 46 15 44 27 13 19 37 37 45 16 19 17 22

L lanterna leitor multimdia M mos-livres Mapas marcao por voz marcao rpida melhoria de voz memria cache mensagens de informao mensagens do SIM mensagens flash mensagens instantneas menu do operador MI modo "offline" modo de suspenso modo numrico modos de texto mdulo de segurana My Nokia

23 19 7 19 26 18 18 19 13 37

N navegao notas nmero do centro de mensagens P palavra-passe de restrio papel de parede partilha partilha online PC Suite perfil Voo perfis pergunta de voo PictBridge
56

2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

57
DECLARAO DE CONFORMIDADE internos e comerciais, podero ser obtidas junto da MPEG LA, LLC. Consulte a pgina http://www.mpegla.com. NA MXIMA EXTENSO PERMITIDA PELA LEI APLICVEL, NEM A NOKIA NEM NENHUM DOS SEUS LICENCIADORES SER, EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA, RESPONSVEL POR QUALQUER PERDA DE DADOS OU LUCROS CESSANTES NEM POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, ACIDENTAIS, CONSEQUENCIAIS OU INDIRECTOS, QUALQUER QUE SEJA A CAUSA DOS MESMOS. O CONTEDO DESTE DOCUMENTO FORNECIDO "TAL COMO SE ENCONTRA". SALVO NA MEDIDA EXIGIDA PELA LEI APLICVEL, NO SO DADAS GARANTIAS DE QUALQUER TIPO, EXPRESSAS OU IMPLCITAS, INCLUINDO, MAS NO LIMITANDO, GARANTIAS IMPLCITAS DE COMERCIALIZAO E ADEQUAO A UM FIM ESPECFICO, RELACIONADAS COM A EXACTIDO, FIABILIDADE OU CONTEDO DESTE DOCUMENTO. A NOKIA RESERVA-SE O DIREITO DE REVER OU DAR SEM EFEITO ESTE DOCUMENTO EM QUALQUER ALTURA, SEM AVISO PRVIO. A disponibilidade de determinados produtos, assim como aplicaes e servios para esses mesmos produtos podero variar consoante a regio. Consulte o seu agente Nokia para obter detalhes e a disponibilidade de opes de idiomas. Este dispositivo pode conter equipamentos, tecnologia ou software sujeito a leis de exportao e legislao dos Estados Unidos e de outros pases. So proibidos quaisquer desvios ao disposto na lei. Nmero do modelo: 3720 /Edio 3.1 PT

NOKIA CORPORATION declara que este RM-518 est conforme com os requisitos essenciais e outras disposies da Directiva 1999/5/CE. possvel obter uma cpia da Declarao de Conformidade no endereo http://www.nokia.com/phones/ declaration_of_conformity/. 2009 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Navi so marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados neste documento podero ser marcas comerciais ou nomes comerciais dos respectivos proprietrios. Portions of the Nokia Maps software are 1996-2009 The FreeType Project. All rights reserved. proibida a reproduo, a transferncia, a distribuio ou o armazenamento da totalidade ou parte do contedo deste documento, seja sob que forma for, sem a prvia autorizao escrita da Nokia. A Nokia segue uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhoramentos em qualquer um dos produtos descritos neste documento, sem aviso prvio.

Includes RSA BSAFE cryptographic or security protocol software from RSA Security.

Java and all Java-based marks are trademarks or registered trademarks of Sun Microsystems, Inc. Este produto autorizado ao abrigo Licena da Carteira de Patentes da MPEG-4 Visual (i) para uso pessoal e no comercial relacionado com informaes que tenham sido codificadas, em conformidade com a Norma MPEG-4 Visual, por um consumidor ligado a uma actividade pessoal e no comercial; e (ii) para uso relacionado com vdeo MPEG-4, disponibilizado por um fornecedor de vdeo autorizado. No concedida, nem ser tida como implcita, nenhuma autorizao para qualquer outro uso. Quaisquer informaes adicionais, incluindo as relacionadas com usos promocionais,

Potrebbero piacerti anche