Sei sulla pagina 1di 14

E-Book! O que Inbound Marketing?

E-Book

O que Inbound Marketing?

Estamos em um perodo de transio de modelos mentais e operacionais entre o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing. Este e-book apresenta alguns conceitos e aes que podem transformar a sua empresa para este momento, ampliando os seus resultados comerciais .

O que Inbound Marketing?

O comportamento do consumidor vem se alterando...


Cada vez mais os consumidores buscam informaes antes de escolher um produto ou servio para aquisio. Neste processo, a Internet exerce um papel importante no que tange a impactar de forma positiva este consumidor e a possibilitar ferramentas e contedos que auxiliem a deciso dos compradores. Somos 105 milhes de inter! nautas no Brasil, sendo que 52 milhes de brasileiros utili! zam smartphones. 51" das pessoas navegam na internet enquanto assistem TV.

89" dos consumidores pes! quisam o preo dos pro! dutos na internet antes de 60" do processo de com! efetuar a compra. pra de imveis online, e 64" das pessoas utilizam o Youtube para obter mais informaes.

94" das vendas de vecu! los comeam por pesqui! sas na internet e 69" so iuenciados por postagens em Blogs.

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Precisamos estar atentos e preparados para estas mudanas...


O Marketing precisa evoluir para um novo modelo de atuao onde o consumidor seja nutrido com informaes relevantes para promover o interesse e ajud-lo no momento de deciso de compra. A esse novo modelo, chamamos de Inbound Marketing. Abaixo algumas diferenas entre os modelos de Marketing Tradicional (Outbound Marketing) e o Inbound Marketing.
MARKETING TRADICIONAL Comunicao de apenas uma via. Os consumidores so buscados em diversas mdias, como por exemplo: TV, rdio, mdia impressa, banners, propaganda e telemarketing. Marketing raramente procura entreter e educar o consumidor. Foco da empresa em correr atrs de clientes. Marketing de interrupo. Busca resultado e aes de curto prazo. Alto custo para aquisio de novos clientes. INBOUND MARKETING Comunicao de mo dupla. O consumidor vem at sua empresa atravs de mecanismos de buscas, indicaes e mdias sociais. Marketing preocupado com o consumidor produzindo material para educar e entreter. Foco da empresa centrada em melhorar e otimizar o negcio. Marketing de atrao. Preocupao em estabelecer resultados de mdio e longo prazo. Baixo custo para aquisio de novos clientes.

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Download e!book Completo

Gostou? Ento faa o download do e-book completo! Boa leitura!

iv

O que Inbound Marketing?

O Inbound Marketing vem para contribui com seus negcios...


Denimos o Inbound Marketing como sendo o processo de atrao de pblico-alvo qualicado para o seu negcio, utilizando o ecossistema digital com a produo de contedos ricos, como por exemplo: artigos, podcasts, vdeos, e-books, newsletters e outros materiais. Atrados pelo contedo a prxima ao converter os visitantes em leads para gerar oportunidades que ampliam resultados de negcios e relacionamentos para as empresas.

O objetivo principal do Inbound Marketing ampliar resultados comerciais a partir da atrao de pblico-alvo qualificado por meio de contedos diferenciados e relevantes no mercado.

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Mas como feito isso?


Atravs do Marketing Digital, desenvolver processos integrados e automatizados entre Marketing e Vendas que ampliem a gerao e nutrio de leads, !otimizem o ciclo comercial para converso mais ecaz e criem recorrente lembrana de marca e relacionamento para reteno de clientes. Isto baseado em campanhas e contedos de qualidade para cada momento do funil de vendas de sua Empresa.

um processo de melhoria contnua com foco em Atrair, Nutrir, Converter, Relacionar e Analisar. Inicia!se no Planejamento e Posicionamento Digital onde desenham!se jornadas para atrair e nutrir leads a m de convert!los em clientes. Sempre com anlise de mtricas para mensurao de resultados sobre os investimentos praticados #ROI$.

! !

! ! !

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

O que feito na prtica?


So estabelecidas estratgias e desenvolvidas aes que atinjam a Persona de Interesse do seu negcio, a m de transform-la em lead qualicado que ser trabalhado pela equipe comercial para ser convertido em cliente. Isso passa por aes no Marketing Digital diretamente relacionadas aos seguintes temas:

! Planejamento de Inbound Marketing ! Marketing de Buscadores "SEO#; ! Posicionamento em Redes Sociais; ! Marketing de Contedo; ! Mdias Digitais de suporte; ! Campanhas para Converso "Call to Actions, Landing Pages, E!mail marketing, etc.#; ! Automao de Marketing.

O que Inbound Marketing?

Quem pode utilizar o Inbound Marketing?


Qualquer empresa, de qualquer porte, com atuao no B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Customers), pode se beneciar do Inbound Marketing. Mas alguns modelos de negcios ou tipos de produtos podem obter sucesso mais destacado como:

Empresas com baixo poder de investimento em mdia: empresas com recursos limitados para investimento em mdias tradicionais acabam avanando fortemente na qualicao de suas ofertas e criando recursos de contedo que denotem todas as vantagens competiti-

Empresas com vendas complexas e/ ou Produtos de valor elevado de aquisio: os compradores buscam entender em maiores detalhes a soluo antes de adquir-la. Isso ocorre atravs de contedos qualicados que exempliquem e qualiquem as solues. A atrao de leads para o ativo digital tambm muito beneciada por este contedo, pois destaca as solues e as torna relevan-

Empresas que entendem seus processos comerciais: empresas com amadurecimento de seus processos comerciais e que entendem todas as etapas desde a ativao para captura de lead at a reteno de clientes. Neste sentido, o Inbound Marketing vem para integrar os processos do funil comercial a operaes de marketing para ampliar resultados. Possibilita uma mensurao de resultados que objetiva esforos da empresa no que realmente oferece Retorno sobre Investimento (ROI).

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Quais as vantagens da adoo do Inbound Marketing?


Adotar tcnicas de Inbound Marketing transforma sua Empresa, direcionando ela para ganhar interesse de seus compradores, sendo relevante para o mercado. Alm disso, estudos mostram que os custos de inbound marketing so 62% mais baratos que o marketing tradicional.

Entre os principais benefcios da adoo do Inbound Marketing podemos citar: Produo de contedo relevante para o pblico-alvo, gerando um importante ativo digital do seu negcio; Gerao de trfego qualicado e Converso de Leads; Aumento de Vendas; Fidelizao de clientes para ampliao de resultados de negcios;

Mas alm dos benefcios diretos que a adoo do Inbound Marketing proporciona, podemos relacionar outros, como: Entendimento e avano do Processo Comercial da Empresa; Fortalecimento dos diferenciais competitivos de produtos e servios ofertados; Integrao entre reas internas da Empresa; Evoluo nos Servios aos Consumidores.

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Quem pode me ajudar na adoo do Inbound Marketing?


neste momento, de transio entre modelos mentais e operacionais e de avano em resultados comerciais, que a adoo de uma agncia especializada em Inbound Marketing torna-se importante. Entenda as diferenas bsicas entre uma agncia de comunicao que adota o modelo de Inbound Marketing frente as agncias tradicionais que valorizam o outbound marketing?

Meta: O principal objetivo de uma agncia de Inbound Marketing alcanar as metas estratgicas da Empresa, principalmente as comerciais. Percebe-se um comprometimento forte com relao a obter Retorno sobre Investimento (ROI) comprovado e positivo. Entre metas que podem ser buscadas com a adoo do Inbound Marketing, podemos citar: Crescimento de Vendas; Ampliao de Base de Clientes para Relacionamento; Diminuio do tempo do ciclo de venda; Aumento da rentabilidade dos negcios; Assertividade do contato comercial para fechamento de negcios (leads qualicados); Reduo de custos da equipe comercial e de atendimento e outras.

www.nextidea.com.br/materiais

10

O que Inbound Marketing?

Quem pode me ajudar na adoo do Inbound Marketing?


Planejamento: Vericamos que os Planejamento Estratgico Digital so fortalecidos nas questes para resultado e no apenas em comunicao e marca. Percebe-se um foco em entender o modelo de negcio da empresa, perl de comprador, metas comerciais e departamentais, vantagens competitivas, caractersticas do segmento de atuao e outros temas diretamente relacionados ao negcio da empresa. Os planejamentos so nicos, objetivos, tangveis e mensurveis em termos de aes e resultados.

Otimizao de Budget: Preocupao constante com investimentos j realizados e otimizao de budget. Como o objetivo primrio possuir um ROI positivo, toda ao que j teve um despendido de investimento trabalhada para sua alavancagem em termos de resultados. Fazer algo apenas por fazer est fora dos planos de uma agncia de Inbound Marketing. Toda verba otimizada para o mximo de resultado.

Mtricas: Anlises quantitativas e qualitativas sobre as mtricas em todas as aes realizadas. Percebe-se um aprofundamento da equipe de atendimento, planejamento e operacional discutindo resultados alcanados e como ampliar as mtricas. Nota-se tambm, uma postura madura de equipes de atendimento voltada para negcios. Inmeros insights so criados pelas anlises e levam a empresa para novos patamares de posicionamento e presena.
11

www.nextidea.com.br/materiais

O que Inbound Marketing?

Quem pode me ajudar na adoo do Inbound Marketing?


Amadurecimento dos Processos: Preocupao em desenvolver a equipe do cliente e elevar seu nvel de maturidade digital e dos processos comerciais. Constantemente ocorre a transferncia de conhecimento entre a Agncia e o Cliente sem preocupao em perder a conta. O objetivo sobre resultados. Elevar o conhecimento do cliente vai de encontro a este objetivo? Perfeito.

Modelo de Trabalho: No existe preocupao da Agncia sobre o volume de horas trabalhadas e sim se o resultado foi alcanado. As agncias querem crescer com seus clientes e estabelecer relaes de longos prazos vantajosas para ambos. O termo parceria presente nas relaes comerciais estabelecidas.

Com base nestas informaes, analise o momento atual da sua empresa e as aes de marketing digital e avalie a adoo do Inbound Marketing em seu negcio para gerar resultados efetivos.

www.nextidea.com.br/materiais

12

Avaliao Gratuta de Inbound Marketing

Como voc pode melhorar o seu Marketing Digital e alcanar seus objetivos de negcio?
Em sua avaliao gratuta, voc vai receber: Uma conversa de 30 minutos com um consultor de marketing digital; Uma avaliao de sua estratgia de marketing do site atual e sugestes de melhoria; Idias sobre como medir o retorno sobre o seu investimento em marketing digital; Solues reais para atingir seus objetivos de marketing e de negcios.

Solicitar Avaliao

Esta publicao contm apenas informaes gerais e baseia!se nas experincias e pesquisas de prossionais da Next Idea. Esta publicao no um substi! tuto para aconselhamento prossional ou servio, nem deve ser utilizado como base para qualquer deciso ou ao que possa afetar o seu negcio. Antes de qualquer deciso ou tomar qualquer ao que possa afetar o seu negcio, voc deve consultar um prossional. Next Idea no ser responsvel por qualquer prejuzo sofrido por qualquer pessoa que se baseie nesta publicao. Copyright 2013 Next Idea Servios de Informao Ltda. Todos os direitos reservados.
www.nextidea.com.br/materiais

13

Potrebbero piacerti anche