Sei sulla pagina 1di 22

A HIPO E A HIPERSEGMENTAO NOS DADOS DE AQUISIO DE ESCRITA: A INFLUNCIA DA PROSDIA

Ana Paula Nobre da CUNHA1 Ana Ruth Moresco MIRANDA2


RESUMO: Neste artigo, so analisados dados relativos segmentao no-convencional das palavras, os quais foram extrados de produes escritas de crianas em fase inicial do processo de escolarizao, j estudados por Cunha (2004). Esses dados so discutidos luz da Fonologia Prosdica, conforme proposta por Nespor e Vogel (1994). Os resultados mostram que as hipossegmentaes (falta de espao entre fronteiras vocabulares) so preponderantemente inuenciadas por constituintes mais altos da hierarquia, a saber, a palavra fonolgica, a frase fonolgica e a frase entonacional; enquanto as hipersegmentaes (alocao de espaos dentro dos limites da palavra) sofrem a inuncia dos constituintes mais baixos da hierarquia, tais como a slaba e o p mtrico. PALAVRAS-CHAVE: Aquisio da escrita. Fonologia prosdica. Hipossegmentao. Hipersegmentao.

Introduo A experimentao caracterstica dos processos de aquisio de conhecimentos. Ao adquirir a escrita, a criana testa hipteses j construdas acerca desse sistema. Pode-se pensar ento que, mesmo antes de entrar para a escola, o aprendiz, graas s prticas de letramento s quais est exposto cotidianamente, j construiu suas hipteses no que diz respeito segmentao da escrita. No entanto, ao test-las, o que se lhe apresenta a dvida sobre o lugar em que esses espaos devem ser inseridos. Para a resoluo desse novo problema necessrio que o aprendiz d conta da complexa tarefa de compreender o que uma palavra. Comeam a surgir, exatamente nesse perodo, as segmentaes no-convencionais. Da falta de espao entre fronteiras vocabulares hipossegmentao surgem estruturas do tipo derepente, muitolonge,
1

UFPel Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educao Departamento de Ensino. Pelotas RS Brasil .96010-770 apncunha@hotmail.com. UFPel Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Educao Departamento de Ensino. Pelotas RS Brasil. 96010-770 ramil@ufpel.tche.br.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

127

chicobento; da insero de um espao indevido no interior da palavra hipersegmentao , estruturas como em controu, amanhe seu, chapeu sinh. Estudos como os de Abaurre (1988) e Ferreiro e Pontecorvo (1996) tm mostrado que nos textos infantis as hipossegmentaes so mais frequentes que as hipersegmentaes, possivelmente em decorrncia de que, no incio do processo de aquisio da escrita, mais comum a criana entender a palavra como uma frase fonolgica. Este estudo est fundamentado em pressupostos tericos sobre a aquisio da linguagem e processos de aprendizagem, mais especicamente em Chomsky (1965) e Piaget (1972, 1978), respectivamente, bem como em tericos que discutem a aquisio da escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999) e a prosdia (NESPOR; VOGEL, 1994). Vale ressaltar que a Teoria da Linguagem de Noam Chomsky de carter inatista e a Teoria da Aprendizagem de Jean Piaget de carter construtivista so teorias que, embora distintas, relacionam-se e complementam-se quando se pretende estudar fenmenos relativos linguagem escrita e a sua aquisio. Com base nessa relao oralidade/escrita, sem desconsiderar a especicidade de cada um dos processos, este artigo tem como principal objetivo apresentar os principais resultados decorrentes da descrio e anlise de dados de segmentao no-convencional de palavras e sua relao com os constituintes prosdicos, conforme proposta de Nespor e Vogel (1994). A aquisio da escrita O processo de aquisio da escrita, neste trabalho, entendido como um processo de aquisio de conhecimento. Visto da perspectiva psicogentica, de acordo com Piaget (1972), o conhecimento no nasce com o indivduo; a capacidade de conhecer, de aprender, de desenvolver qualquer rea do conhecimento que lhe inata. Segundo a teoria piagetiana, o sujeito cognoscente se revela no processo de aquisio da lngua escrita como aquele que no espera que algum lhe transmita o conhecimento, mas aprende por intermdio de suas aes sobre os objetos do mundo que o cerca. Por conseguinte, enquanto constri suas prprias categorias de pensamento, organiza seu mundo. Para Piaget (1978), de forma global, por meio de grandes reestruturaes, que a aquisio do conhecimento acontece. Esse processo, visto como um todo, sempre construtivo, mesmo quando se chega a um resultado considerado errneo. Segundo Ferreiro e Teberosky (1999), a ideia de erro construtivo de fundamental importncia para o processo de aprendizagem. No que diz respeito aquisio da

128

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

escrita em particular, pode-se observar, atravs dos tipos de erros, quais hipteses esto sendo testadas pela criana. Partindo da relao entre a linguagem oral e a aquisio da escrita, sem ignorar que o desenvolvimento de ambas diferente a escrita exige por parte da criana um nvel maior de abstrao (VIGOTSKI, 2000)3; enquanto a capacidade para a linguagem inata do ser humano (CHOMSKY, 1965, 1978, 1986) , pode-se armar que, durante o perodo de apropriao da escrita, especialmente na fase inicial, a criana tende a lanar mo do conhecimento internalizado que possui a respeito da estrutura da sua lngua. Segundo Kato (1986, p.10), [...] a percepo das propriedades de um objeto torna-se mais fcil quando o confrontamos com outro objeto de natureza semelhante. Somente ao longo do processo, a criana capaz de afastar a escrita da oralidade, tomando conscincia, de acordo com Cagliari (2002), de que a escrita no um espelho da fala. Com base na teoria piagetiana, pode-se armar que o objeto do conhecimento s est compreendido quando o sujeito capaz de reconstru-lo, quando tiver entendido quais so suas leis de composio. Dessa forma, a escrita s ter sido efetivamente adquirida pela criana quando ela for capaz de manuse-la em suas mais variadas possibilidades. Para tanto, esse novo sistema (a escrita) deve ser considerado pelo aprendiz como um objeto nico, independente, que pode ser construdo e reconstrudo a cada momento, de acordo com suas caractersticas especcas e suas regras de composio. A segmentao da escrita em palavras De acordo com Kato (1986), a fala no segmentada em unidades lingusticas , pois, uma cadeia contnua de sinais acsticos, e quem a ouve que a reestrutura em unidades psicologicamente signicativas. Somente durante o processo de aquisio da escrita que a criana passa a ter conscincia desse fato. nesse momento que ela se depara com suas dvidas de onde segmentar o texto e comea a levantar hipteses a respeito dos limites das palavras. Ferreiro e Pontecorvo (1996) constatam, em um estudo sobre a segmentao na aquisio da escrita, que as crianas apresentam uma grande diculdade em conceituar o que palavra. No comeo desse processo, muito mais comum o aprendiz entender a palavra como um enunciado do que como uma unidade gramatical ou semntica. Por isso, as autoras vericam uma maior tendncia hipossegmentao.

Vigotski (2000) e Piaget (1978) possuem posies divergentes em relao aquisio do conhecimento; no entanto, para ambos, mesmo que de pontos de vistas diferentes, o sujeito ativo durante esse processo.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

129

A noo de palavra instvel para a criana em fase de alfabetizao e pode, segundo Ferreiro e Pontecorvo (1996), signicar um fragmento do enunciado, o enunciado completo ou ainda letras isoladas. Quando o aprendiz entra para a escola, que a ideia de segmentao lexical comea a ser sistematizada. As autoras vericam que nesse perodo mais fcil o aluno identicar como palavras os substantivos, os verbos e os adjetivos, sendo as demais classes gramaticais, principalmente os artigos, conjunes, preposies e outros elementos de ligao, consideradas como no-palavras. No momento em que a criana no reconhece alguma poro uma ou duas slabas como palavra, a tendncia natural que a associe quela sequncia reconhecida como tal, sendo esse comportamento o responsvel pela grande incidncia de hipossegmentaes nos textos de sries iniciais. Para as autoras, [...] a escrita das crianas parte de formas unidas (em geral, segundo critrios grcos e sintticos) e evolui para uma segmentao cada vez mais completa. (FERREIRO; PONTECORVO, 1996, p.64). A fonologia prosdica De acordo com a teoria prosdica, a representao mental da fala est dividida em segmentos hierarquicamente organizados. A cadeia da fala um ato contnuo, porm compreender uma lngua pressupe saber dividir mentalmente essa continuidade em componentes psicologicamente signicativos, os constituintes prosdicos. Os constituintes prosdicos, segundo Nespor e Vogel (1994), so fragmentos mentais integrantes de uma hierarquia, aos quais se aplicam processos fonolgicos bem como regras fonolgicas especcas. Esses constituintes no apresentam necessariamente isomorfia com constituintes sintticos, morfolgicos ou semnticos. De acordo com as autoras, sete constituintes compem a hierarquia prosdica, os quais se apresentam na seguinte ordem, do menor ao maior: slaba (), p (), palavra fonolgica (), grupo cltico (C), frase fonolgica (), frase entonacional (I) e enunciado (U). Bisol (1996) mostra que essa hierarquia pode ser expressa atravs de um diagrama arbreo, como exemplicado em (1):

130

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

(1)

(1) I C () () () (C)

U (I) ()

enunciado frase entonacional frase fonolgica grupo cltico palavra fonolgica p slaba

A seguir, apresenta-se uma breve caracterizao de cada um desses constituintes. a) A slaba () Para Nespor e Vogel (1994), a slaba o menor constituinte da hierarquia prosdica a que se aplicam regras fonolgicas. Os constituintes da slaba so o ataque (A) e a rima (R), que pode se subdividir em ncleo (N) e coda (C). b) O p mtrico () O p mtrico constitudo por uma sequncia de duas ou mais slabas ou moras4 que estabeleam uma relao de dominncia, ou seja, que estejam sob o mesmo n. Esse constituinte normalmente estruturado de forma a ter uma sequncia, com uma slaba relativamente forte e as demais relativamente fracas. A proeminncia esquerda ou direita varia de lngua para lngua. Para Nespor e Vogel (1994), o p de fundamental importncia para o acento, isto , para a identicao de slabas tnicas e tonas no interior de palavras assim como em constituintes mais altos. c) A palavra fonolgica () De acordo com Nespor e Vogel (1994), a palavra fonolgica ou palavra prosdica, constituinte que representa a interao entre os componentes fonolgico e morfolgico da gramtica, a categoria que domina o p. A palavra fonolgica tem um domnio igual ou menor palavra terminal de uma rvore sinttica, no extrapolando esse domnio em nenhuma lngua.

Uma mora equivalente ao elemento que constitui a rima. Considerando, por exemplo, a representao da slaba CVC, temos duas moras, o ncleo e a coda silbica.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

131

O que caracteriza fundamentalmente a palavra fonolgica que ela deve ter apenas um acento primrio5, pois, sendo um constituinte n-rio, tem apenas um elemento proeminente. O p forte de uma palavra fonolgica ser determinado por um parmetro que deve ser xado em cada lngua. d) O grupo cltico (C) O grupo cltico denido por Bisol (1996, p.252) [...] como a unidade prosdica que contm um ou mais clticos6 e uma s palavra de contedo. Para Nespor e Vogel (1994), os clticos so constituintes de natureza hbrida, ou seja, embora no se sustentem como palavras em um enunciado, parecem-se com uma. e) A frase fonolgica () A frase fonolgica o constituinte imediatamente superior ao grupo cltico e possui recursividade direita, isto , o cabea lexical situa-se direita, e todos os demais recessivos que cam sua esquerda esto dentro do mesmo domnio de X barra. Somente o adjetivo posposto ao nome pode servir como cabea de constituinte. Em (2a), N, V e A formam trs frases fonolgicas e em (2b), atravs do processo de reestruturao, passam a formar duas frases fonolgicas: (2) a. [Plantou] b. [Plantou] um lindo ip] roxo] um lindo ip roxo]

(por reestruturao)

f) A frase entonacional (I) A frase entonacional pode ser formada por um conjunto de frases fonolgicas ou por uma frase fonolgica apenas, desde que esta possua uma linha entonacional. A regra bsica de formao de uma frase entonacional, segundo Nespor e Vogel (1994, p.218), est fundada nas noes de que [...] a frase entonacional o mbito de um contorno de entoao e de que os nais das frases entonacionais coincidem com as posies em que se podem introduzir pausas em uma orao. As autoras tambm armam que a frase entonacional pode sofrer um processo de reestruturao, que determinado, entre outros fatores, por quatro principais: o tamanho da frase, a velocidade da fala, o estilo e a proeminncia relativa. g) O enunciado (U) O enunciado o constituinte mais alto e maior da hierarquia prosdica. Tem sua proeminncia relativa sempre mais direita e sua identicao feita atravs
5

Se tomarmos como exemplo uma palavra composta do portugus tal como guarda-roupa, temos duas palavras fonolgicas, uma vez que temos dois acentos primrios, mas apenas uma palavra morfolgica. Cltico uma palavra que depende fonologicamente de outra, comportando-se como se fosse uma de suas slabas. Os pronomes tonos so exemplos de clticos.

132

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

dos limites sintticos e da pausa, no entanto, nem sempre U tem o mesmo tamanho do constituinte sinttico. Segundo Nespor e Vogel (1994), de acordo com determinadas circunstncias, o enunciado sofre processo de reestruturao semelhante s demais categorias inferiores da hierarquia prosdica. Nesse nvel, a reestruturao no depende somente de fatores sintticos, mas tambm de fatores lgico-semnticos. Por conseguinte, a reestruturao deve atender a requisitos que incluem condies pragmticas e condies fonolgicas. Para atender s primeiras, as oraes devem ser enunciadas pelo mesmo falante e devem dirigir-se ao(s) mesmo(s) interlocutor(es); para as segundas, as oraes devem ser relativamente curtas e no pode haver pausa entre elas. A metodologia do estudo Os dados analisados neste estudo pertencem ao Banco de Textos de Aquisio da Escrita (FaE-UFPel)7. O principal objetivo dessa pesquisa investigar a aquisio e o desenvolvimento da ortograa nos textos de crianas de 1 a 4 srie do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Pelotas (RS), uma pblica e outra particular. O Banco composto por 2000 textos espontneos (coletados no perodo de 2001 a 2004), os quais foram produzidos por crianas com idades entre 6 e 12 anos que cursavam, poca das coletas, uma das quatro primeiras sries do ensino fundamental. Os textos analisados foram obtidos a partir de ocinas de produo textual, organizadas e implementadas pelo grupo de pesquisa durante o perodo escolar, nas salas de aula frequentadas pelas crianas. Cada uma dessas ocinas baseou-se em uma proposta diferente, que visava ao texto espontneo do aluno, pois se considera que este o que melhor revela as hipteses que a criana constri acerca da linguagem escrita. Especicamente para este estudo, foram selecionados dez sujeitos, os quais foram escolhidos de maneira intencional: cinco alunos da escola pblica e cinco da escola particular. Primeiro se levou em conta a regularidade da participao dos alunos nas coletas; depois, foram escolhidos aqueles que apresentavam, em suas escritas, uma maior diversidade de processos de segmentao no-convencional. Foram analisados setenta e quatro textos, obtidos a partir de nove coletas dentre as dez realizadas. Todos os dados de segmentao no-convencional encontrados foram extrados dos textos e, aps, organizados em dois grandes grupos: dados de hipossegmentao e dados de hipersegmentao. Depois de separados, tanto
7

Pesquisa apoiada pelo CNPq Processo n400882/2008-6.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

133

as hipo como as hipersegmentaes foram analisadas tendo-se em conta trs variveis lingusticas e duas extra-lingusticas, a saber: tipo de palavra, estrutura silbica, tonicidade, tipo de escola e srie, respectivamente. A varivel tipo de palavra sofreu ainda uma subcategorizao em dois grupos principais palavra gramatical e palavra fonolgica de acordo com a funo que expressa. Considerou-se palavra gramatical aquela que no possui signicado lexical, como os clticos, por exemplo. A palavra fonolgica abarca todas as palavras que possuem um acento primrio e que, mesmo no tendo signicado conhecido na lngua, so candidatas potenciais para tal. Partindo-se dessa subcategorizao da varivel tipo de palavra, obtiveram-se quatro possveis combinaes, a saber: a) palavra gramatical + palavra fonolgica; b) palavra fonolgica + palavra gramatical; c) palavra gramatical + palavra gramatical; d) palavra fonolgica + palavra fonolgica. Depois de separados de acordo com as quatro possibilidades apresentadas, os grupos de palavras foram analisados segundo as variveis tipo de slaba e tonicidade. Com a varivel tipo de slaba, procurou-se vericar, nos dados analisados, quais foram os processos de ressilabao utilizados pelas crianas nas ocorrncias de hipossegmentao, bem como o comportamento dos aprendizes em relao preservao do constituinte slaba nos processos de hipersegmentao. A tonicidade foi considerada aspecto importante a ser analisado nos processos de segmentao, j que estudos de aquisio como os de Matzenauer (1990), Miranda (1996) e Rangel (1998), entre outros, mostram que as slabas tonas so mais propcias a sofrerem processos fonolgicos. Tambm se tem vericado, por meio de estudos fonticos como os de Massini-Cagliari (1992), que a tonicidade ou o acento das palavras pode alterar seus segmentos e, at mesmo, a sua quantidade silbica. A varivel extralingustica tipo de escola foi analisada a m de que se vericasse o rendimento das crianas da escola pblica em relao ao das crianas da escola particular em seu processo de aquisio da escrita. J a varivel srie teve como propsito vericar a evoluo dos processos de segmentao das palavras, pois, em se considerando esse processo como progressivo, o tempo de contato com o texto e a produo textual podem contribuir para o domnio desse aspecto da escrita. Os dados de hipossegmentao Nesta seo, os resultados e a anlise dos dados sero apresentados e discutidos a partir da classicao feita, levando-se em conta a varivel tipo de palavra.

134

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

a) Palavra gramatical + palavra fonolgica Partindo-se da hiptese de que a criana analisa o tamanho da palavra como referncia para segmentao, Ferreiro e Teberosky (1999) armam que, no incio do processo de aquisio da escrita, conjuntos de uma ou duas letras so difceis de serem reconhecidos pelo aprendiz, por isso, na maioria das vezes, o aluno junta essas letras palavra seguinte fazendo uma hipossegmentao. As classes gramaticais como a conjuno e, os artigos, os pronomes e as preposies (monosslabos tonos) so as mais afetadas por esse fenmeno. Partindo-se de uma hiptese fonolgica, pode-se pensar que essa diculdade observada na escrita corresponde, em parte, ao processo de aquisio oral. Segundo Abaurre, Galves e Scarpa (1999), quando a criana passa do balbucio tardio s primeiras palavras, os enunciados de uma slaba so evitados e aparecem sempre junto a emisses de duas ou mais slabas, assim como na escrita, uma vez que as slabas que se juntam a outras palavras so aquelas que no portam acento. Em (3), observam-se dados em que aparece a juntura entre uma palavra gramatical e uma palavra fonolgica: (3) (a) avuoresta (a oresta) ocoelho ubluzo osgatos (b) umdia derepente nachamine poriso (por isso) (c) ticomer sesquecer medeu etinha

Nas ocorrncias mostradas em (3a), a hipossegmentao ocorre sempre entre o cltico, nesses casos um artigo denido, e uma palavra de contedo que comea por consoante. Essa sequncia parece ser a preferncia das crianas, pois, em alguns textos nos quais ocorreu esse tipo de hipossegmentao, havia tambm possibilidade de a juntura ser feita entre um artigo e uma palavra de contedo que se iniciasse por vogal, mas isso no ocorreu. Podem-se citar, como exemplos, as sequncias a estria ou o auco (o lcool), grafadas de maneira a preservar os devidos espaos entre palavras. No primeiro caso, a criana evita a formao da sequncia aes, inexistente em incio de palavras no portugus brasileiro; no segundo exemplo citado, evita a formao de um tritongo, encontro voclico de baixa frequncia na lngua. interessante observar que essa preferncia se manifesta em um texto no qual a hipossegmentao entre uma palavra gramatical e uma palavra fonolgica ora ocorre, ora no. A mesma criana, em uma mesma situao de produo, hipossegmenta um pronome cltico e um verbo, tiver (te ver) e ticomer (te comer); mas no o faz em uma sequncia como ti ouvir (te ouvir), possivelmente, evitando a formao do tritongo.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

135

Hipossegmentaes, como no exemplo sesquecer (se esquecer), no qual existe uma ressilabao voclica, denida por Bisol (1992, 1996, 2000) como degeminao8, ocorrem com frequncia. Na grande maioria dos dados encontrados, as estruturas silbicas da lngua no so violadas. Isso mostra que, desde muito cedo, esse constituinte apresenta realidade psicolgica para a criana, comprovando o que diz Abaurre (1988) sobre a slaba ser um dos primeiros constituintes prosdicos que a criana domina, especialmente a estrutura silbica do tipo CV (consoante / vogal), considerada a forma cannica da slaba. b) Palavra fonolgica + palavra gramatical As hipossegmentaes resultantes da juntura entre palavra fonolgica e palavra gramatical, nos dados estudados, ocorrem quase sempre entre um verbo e um pronome em posio encltica. Essa colocao pronominal, que no a mais caracterstica do falar brasileiro, pode estar motivando a criana a represent-la na escrita como uma s palavra, conforme mostram os exemplos em (4): (4) (a) chamavase (chamava-se) falavase (falava-se) (b) pegela (peg-la) matalo (mat-lo)

Nos exemplos mostrados em (4a), existe a formao de um p ternrio ou dtilo (BISOL, 1996), do qual se origina uma palavra proparoxtona. Nesses casos, ao ter de decidir entre as duas situaes no to comuns, a nclise ou o acento proparoxtono, a criana opta por esta ltima soluo. Nos exemplos em (4b), tem-se a formao de ps binrios, pois o verbo, ao juntar-se com o pronome, produz um troqueu silbico, a regra mais geral do portugus para atribuio do acento, segundo Bisol (1996). Tanto em pegela quanto em matalo, tem-se um p de cabea medial, formando palavras paroxtonas trissilbicas. Essa forma de palavra , juntamente com a paroxtona dissilbica, aquela que a criana, de acordo com Abaurre (1991), parece buscar no incio do processo de aquisio da escrita. Uma forma padro para as palavras da lngua que resulta da combinao de hipteses sobre o nmero ideal de slabas e o padro de acento mais comum. c) Palavra gramatical + palavra gramatical Esse tipo de hipossegmentao um dos mais raros dentre aqueles casos encontrados nos dados analisados. Aparecem apenas dois tipos de combinao:
8

Segundo Bisol (1992, 1996, 2000), a degeminao um processo de ressilabao voclica que pode acontecer tanto no interior de uma palavra, como em cooperativa > c[o]perativa, quanto entre fronteiras vocabulares, como em camisa azul > camis[a]zul.

136

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

um que envolve a palavra gramatical que, em (5a), e outro, a juntura entre a conjuno e e artigos denidos (5b): (5) (a) oque paque (para que) praque Nas hipossegmentaes do tipo mostradas em (5a), a palavra gramatical que pode ter atrado a palavra gramatical sua esquerda. Segundo Abaurre, Galves e Scarpa (1999), a palavra que, quando for interrogativa e estiver no incio da frase, pode ser portadora de um acento nuclear. Os trs dados apresentados em (5a) inserem-se nesse contexto. Como exemplo, pode-se observar um trecho de frase extrada do texto da criana: praque esses olhos. Mesmo que o ponto de interrogao no tenha sido grafado, ca evidente que essa uma frase interrogativa, levando-se em conta que a histria era a da Chapeuzinho Vermelho. Embora o cltico para corresponda a um p mtrico, consequentemente, portador de acento (BISOL, 2000), nos dados mostrados em (5a), ele aparece na forma contrada pra ou mesmo como uma slaba do tipo CV pa, transformandose em slaba tona, assim, o p mtrico somente se forma quando ela se liga palavra gramatical que. O que sugere, mais uma vez, que a busca pelas formas menos marcadas da lngua motiva esse tipo de escrita. Quanto aos exemplos mostrados em (5b), as motivaes parecem ser bem especcas, pois ambos os dados foram extrados de incio de frase, nunca do interior do texto. Esse fato pode indicar que a criana mostra resistncia presena de duas letras isoladas no incio de uma frase. d) Palavra fonolgica + palavra fonolgica Os dados referentes a essa combinao formam frases fonolgicas e frases entonacionais. A construo da frase fonolgica, segundo Nespor e Vogel (1994), deve ser avaliada por intermdio de noes sintticas mais gerais. No portugus, a recursividade observada na formao das frases direita, e categorias gramaticais como nome (N), verbo (V) ou adjetivo (A) so consideradas os cabeas de frases fonolgicas. Os exemplos que seguem em (6) e (7) mostram hipossegmentaes que formam frases fonolgicas. (6) belodia (belo dia) u belodia a dona bruxa estava costurando bluzo [u belodia a dona bruxa] FN [estava costurando bluzo] FV [ [u belodia] [a dona] [bruxa] [estava costurando] [bluzo] ] I (b) ea (e a menina) eo (e o lobo)

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

137

(7)

tongrande (to grande) e essa boca tongrande [e essa boca tongrande] FN [ [e essa boca] [tongrande] ] I

No exemplo (6), o adjetivo est esquerda do nome, por isso incorpora-se frase fonolgica encabeada por N. J no exemplo em (7), tem-se o adjetivo como cabea de frase. A frase entonacional deve possuir um contorno de entonao e seu nal deve coincidir com uma posio em que se possa introduzir pausa na orao (NESPOR; VOGEL, 1994). Os exemplos acima mostram uma hipossegmentao que forma uma frase fonolgica inserida em uma frase entonacional. Devido a critrios semnticos, a frase entonacional tem como uma de suas principais caractersticas, segundo Bisol (1996), o fato de uma de suas frases fonolgicas serem fortes, enquanto as demais, fracas. A sequncia forte na frase entonacional varivel, dependendo da mudana de foco do valor semntico. Com base nessas consideraes, pode-se fazer uma suposio de que as sequncias hipossegmentadas, mostradas em (6) e (7), representem a frase fonolgica forte da frase entonacional, conforme apresentado em (8) e (9), onde S a frase forte e W a frase fraca. (8) [ [u belodia] [a dona] [bruxa] [estava costurando] [bluzo] ] I s w w w w

(9)

[ [e essa boca] [tongrande] ] I w s

Segundo Matzenauer (1996), as lnguas tm uma tendncia a eliminar o choque de acentos. Embora esse choque acontea em alguns casos de hipossegmentao entre duas palavras fonolgicas, o problema pode ser resolvido atravs de alterao rtmica, de uma reorganizao na grade mtrica, conforme o exemplo de Liberman e Prince (1977) mostrado em (10).

138

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

(10)

(a) w w s s men 3 5 6

(b) w s w s men 3 5 6

thirteen 1 2 4

thirteen 1 4 2

Dados como estabem (est bem) podem ser analisados atravs da grade mtrica de Liberman e Prince (1977). Essa reorganizao permite uma alterao rtmica da hipossegmentao estabem e, por conseguinte, a eliminao do choque de acentos existente entre as duas palavras, como mostra o exemplo (11): (11)

(a) w w s s bem 3 5 6

(b) w s es 1 w t 2 4 s bem 3 5 6

es t 1 2 4

Os dados de hipersegmentao Assim como na seo anterior, os dados sero apresentados de acordo com o resultado obtido aps a classicao feita segundo a varivel tipo de palavra. a) Palavra gramatical + palavra fonolgica Ferreiro e Teberosky (1999) armam que a criana, quando comea a escrever, tem muita diculdade em reconhecer como palavra conjuntos de uma ou duas letras. Por isso, na maioria das vezes, junta essas letras palavra seguinte

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

139

fazendo uma hipossegmentao. Tal armativa revela o que pode ser ainda um resqucio da hiptese da quantidade mnima de caracteres, segundo a qual necessrio que se tenha um mnimo de letras para que algo possa ser lido. Com o desenvolvimento da conceituao a respeito da escrita pela criana, medida que essa hiptese comea a ser superada, estruturas que foram indevidamente unidas passam a ser reconhecidas, e estruturas que deveriam permanecer unidas, principalmente na slaba inicial, podem ocasionar uma segmentao inadequada. Esse fenmeno, exemplicado em (12), o mais frequentemente observado nos dados de hipersegmentao estudados. (12) (a) a onde na mora da nada (b) em bora a lgi a baso da quela com migo

Como se pode observar em (12a), o que resta direita, alm de ser uma palavra fonolgica, tambm uma palavra lexical. J em outros casos, como os apresentados em (12b), o que est segmentado direita uma palavra fonolgica sem signicado lexical, assim considerada por formar um p mtrico, nesses casos, do tipo troqueu silbico9. Considerando-se que a maioria dos dados de hipersegmentao, como os mostrados em (12), deixam direita um troqueu silbico, pode-se supor, seguindo Abaurre (1991) e Cagliari (2002), que uma das variveis que pode inuenciar a deciso da criana sobre onde segmentar a escrita a constituio de palavras disslabas paroxtonas. O dado com migo merece especial ateno, pois exemplica a ideia de que a hipersegmentao pode ocorrer em consequncia do reconhecimento de uma palavra gramatical, visto que a criana, ao isolar a slaba co, acrescenta-lhe a coda nasal m, produzindo uma forma grca que corresponde preposio com. b) Palavra fonolgica + palavra gramatical Esse tipo de resultado decorrente da hipersegmentao quase uma exceo, pois, nos dados estudados, h apenas trs ocorrncias, as quais esto apresentadas em (13).

O troqueu silbico um p composto por duas slabas, com proeminncia esquerda. A contagem das slabas no considera sua estrutura interna. Abaixo est a representao deste p: (* .)

140

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

(13) gitan do

correm do

tu do

Nos exemplos em (13), observa-se, direita da sequncia, o isolamento da palavra gramatical do. Esses casos, nos quais a palavra fonolgica ca esquerda, podem ser motivados pelo fato da forma do, bastante comum na lngua, resultante da contrao entre a preposio de e o artigo o, ter sido reconhecida pela criana. Outra possibilidade de anlise, no entanto, tambm se mostra vivel, pois possvel pensar-se que o reconhecimento da forma esquerda inuencia a insero de espao na graa das crianas. Nos dois primeiros exemplos, tem-se a presena da nasal e da tonicidade da palavra no ponto em que o espao foi inserido, ou seja, ambas as palavras foram segmentadas logo aps uma slaba tnica que possui uma coda nasal10; alia-se a isso o fato de as formas verbais resultantes terem alta frequncia no portugus, gritam e correm. Tal conjuno de fatores pode ter motivado essas segmentaes no-convencionais. No caso da segmentao da palavra tudo, temos esquerda o pronome pessoal tu, forma de tratamento caracterstica do dialeto gacho falado pelas crianas pesquisadas. Assim, nesse ltimo caso, o que pode estar dirigindo a segmentao o reconhecimento de uma forma pronominal muito comum a elas. c) Palavra gramatical + palavra gramatical Dados que se enquadrem nessa combinao possvel no foram observados nas produes escritas analisadas, exceto a graa da palavra porqu. Tal graa no foi computada como um erro, devido ao fato de existir na ortograa do portugus a possibilidade dessa sequncia ser grafada de ambas as formas, junto ou separado, dependendo do contexto em que se encontra, ou seja, da funo que desempenha na frase. d) Palavra fonolgica + palavra fonolgica Nos dados analisados, pde-se observar que as sequncias de duas palavras fonolgicas apresentaram trs possibilidades de resultado, quais sejam: uma palavra fonolgica transformando-se em duas que no possuem signicado na lngua; uma palavra fonolgica transformando-se em duas palavras lexicais; e uma palavra fonolgica transformando-se em uma lexical e outra sem signicado, conforme mostram os exemplos em (14).
(14) (a) verda deiro (verdadeiro) tor meiro (torneio) (b) ter mina (termina) mau tratados (maltratados) (c) chapeu sinho (chapeuzinho) ar partamento (apartamento) man deu (mandou)

10

Conforme Miranda (2007), a coda nasal um contexto problemtico para as crianas em fase de aquisio da escrita.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

141

Nos exemplos mostrados em (14a), observa-se uma tendncia formao de duas palavras disslabas ou de uma monosslaba com duas moras slaba pesada mais uma disslaba, como nos exemplos verda deiro e tor meiro, respectivamente. As palavras que se originam da segmentao, nesses casos, no possuem signicado lexical, mas preservam o p mtrico, legitimando a formao de duas palavras fonolgicas. Em (14b), alm da preservao de ps mtricos, a criana pode estar interpretando esses vocbulos como duas palavras lexicais integrantes do seu vocabulrio, pois, como resultado da segmentao, tm-se duas palavras cujo contedo, certamente, conhecido pelo aluno aprendiz. Abaurre (1991) mostra alguns exemplos de vocbulos menos conhecidos da criana que, ao serem escutados, foram representados na escrita como duas palavras autnomas: catapulta que a criana escreve como cata e putae a calabouo escrita como cala e bolso. No se pode deixar de mencionar, no entanto, que o exemplo mau tratados, diferentemente de ter mina, origina-se da palavra maltratados, um composto do portugus. Nos exemplos mostrados em (14c), o reconhecimento de uma palavra lexical esquerda ou direita pode ter sido uma das motivaes da segmentao. No caso especco da segmentao de chapeuzinho, pode-se observar outra motivao alm do reconhecimento do vocbulo chapu e da palavra Zinho, s vezes empregada pelos falantes como palavra de contedo. De acordo com Bisol (1994), palavras morfolgicas formadas com o suxo zinho constituem-se de duas palavras fonolgicas devido ao acento primrio do suxo. Ao juntar o radical chapu com o suxo -zinho, tm-se duas slabas fortes sucessivas. Ocorre, porm, que no nvel da palavra, de acordo com Bisol (1994), a grade mtrica do portugus sensvel ao choque de acentos, isto , sequncia forte-forte. Esse choque pode ter sido a causa da hipersegmentao da palavra chapeuzinho. No caso da hipersegmentao man deu, alm do reconhecimento de uma palavra lexical direita, a separao pode ter sido motivada pela coda nasal da slaba que cou isolada esquerda. Os dados de hipo e hipersegmentao em uma mesma sequncia Esses dados no aparecem em grande nmero, todavia so relevantes medida que so capazes de ilustrar o jogo de inuncias dos aspectos lingusticos sobre a deciso da criana na hora em que ela tem de denir o lugar dos espaos em suas graas. Tambm nesses casos hbridos, observam-se alguns processos j mencionados tanto nas hipo quanto nas hipersegmentaes anteriormente analisadas.

142

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

Devido ao fato de os dados apresentarem uma maior incidncia de casos de hipossegmentao em se comparando hipersegmentao, pode-se pensar que, quando esses dois fenmenos aparecem simultaneamente, primeiro a criana hipossegmenta a sequncia para depois hipersegment-la. Um movimento desse tipo pode ser observado no exemplo (15). (15) (a) quem m (que enm) que enm > qu[e]nm > (b) ele vou (e levou) e levou > elevou >

quem m ele vou

Em (15), pode-se levantar a hiptese de que primeiro a criana constri uma sequncia nica para depois hipersegment-la, formando duas palavras fonolgicas que so tambm lexicais. No caso do exemplo (15a), essa hiptese aparece mais claramente em funo da degeminao ocorrida com a vogal [e] no momento da juno das duas palavras. Outros dados desse tipo esto apresentados em (16): (16) (a) mea jude (me ajude) (b) tes quece (te esquece) (c) pofa vor (por favor) (d) siasu tou (se assustou) Nos dados em (16a) e (16b), observa-se o isolamento de um p troqueu direita, cando esquerda uma slaba pesada. No exemplo em (16c), acontece o contrrio, o p troqueu est esquerda, enquanto a slaba pesada est direita. Em (16b), a hipossegmentao ocorre por intermdio de um processo de degeminao, enquanto em (16d) h uma ditongao e, provavelmente, a hipersegmentao se d em funo da diculdade que a criana tem em lidar com segmentos de coda, neste caso o s, deixando, conforme Moreira (1991), o espao da dvida. Consideraes nais Ao longo do estudo, foi possvel observar que, quanto aos dados de hipossegmentao, duas tendncias mostraram-se predominantes: juntura entre uma palavra gramatical e outra fonolgica, como em olobo, derepente, tecomer, e juntura entre duas palavras fonolgicas, como em chicobento, belodia, benlonge. Os dados que envolvem uma palavra gramatical e uma palavra fonlogica so os mais numerosos. Esses achados conrmam o que diz Ferreiro e Teberosky

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

143

(1999) sobre a diculdade da criana em reconhecer, na fase de aquisio da escrita, sequncias de uma ou duas letras como palavra. Segundo Abaurre, Galves e Scarpa (1999), essa diculdade tambm ocorre na aquisio da linguagem oral, pois a palavra gramatical, por no possuir acento, integra-se palavra adjacente como uma de suas slabas pretnicas. No caso das ocorrncias que apresentam hipossegmentao entre duas palavras fonolgicas, o que acontece o surgimento de frases fonolgicas ou frases entonacionais. Nas primeiras, como no exemplo miaroupa (minha roupa), a hipossegmentao pode ocorrer devido escolha, motivada por critrios semnticos, da frase fonolgica forte de uma frase entonacional. No caso das frases entonacionais, pode haver uma motivao devido presena de uma linha entonacional decorrente de uma pausa, como em chicobento saiucorendo. Hipossegmentaes do tipo que juntam palavra fonolgica a uma palavra gramatical e que juntam duas palavras gramaticais aparecem em nmero muito reduzido. As primeiras, em geral, so motivadas pela formao de uma nica palavra fonolgica, como em pegela (peg-la) e as ltimas, quase excees, so signicativas apenas nos dados que envolvem a palavra gramatical que, como em oque ou praque. Essas hipossegmentaes justicam-se, segundo Abaurre, Galves e Scarpa (1999), pelo fato do que possuir um acento nuclear, o qual gera uma interrupo na fala e pode atrair a palavra gramatical que est sua esquerda, principalmente quando isso ocorrer em uma sentena interrogativa. Nos dados de hipossegmentao, em geral, quanto varivel tipo de slaba, pde-se constatar que, ao suprimir os espaos entre as palavras, a criana tende a preservar as estruturas silbicas da lngua, e somente em casos rarssimos isso no se verica. Quando o contexto favorvel, o aprendiz usa processos de ressilabao voclica como a ditongao e a degeminao, conforme mostram respectivamente os exemplos siolharo e sesquecer. A varivel tonicidade mostrou-se relevante para a anlise dos dados de hipossegmentao. A supresso dos espaos entre palavras pode ser motivada pela presena de grupos tonais ou linhas entonacionais, bem como pela slaba tnica da palavra. Em quase todos os casos foi preservado o p do acento. Observou-se que os constituintes de nvel mais alto da hierarquia prosdica, a saber: a palavra fonolgica, a frase fonolgica, a frase entonacional e o enunciado, parecem dirigir os processos de hipossegmentao. A criana, ao perceber a fala como um contnuo, apresenta, no incio do processo de aquisio da escrita, uma forte tendncia em separar as palavras de acordo com a presena de grupos tonais ou de linhas entonacionais. Esse

144

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

tipo de ocorrncia tende a diminuir to logo o aluno percebe que a escrita no exatamente um espelho da fala. Na anlise dos dados de hipersegmentao, duas tendncias prevaleceram: a separao de uma palavra em duas, uma gramatical e outra fonolgica, e a separao de uma palavra em duas outras fonolgicas. Os dados que envolvem uma palavra gramatical e uma fonolgica so os mais numerosos e reetem, segundo Ferreiro e Teberosky (1999), o reconhecimento da primeira como motivao. Nesse caso, a criana reconhece a slaba inicial como sendo uma palavra gramatical e, consequentemente, a isola, gerando uma hipersegmentao. A palavra fonolgica que ca segmentada direita pode ter signicado lexical ou no. O que se mostra mais representativo nessa palavra a preservao de um p mtrico, na maioria dos casos um troqueu silbico, resultado que conrma tendncia observada por Abaurre (1991). Nas ocorrncias de hipersegmentao que resultam em duas palavras fonolgicas, que podem ou no ter signicado lexical, observou-se que essas separaes podem ter as seguintes motivaes: preferncia pela formao de palavras disslabas e paroxtonas; reconhecimento de palavras integrantes do vocabulrio da criana; preservao de um p mtrico que tenha apenas uma slaba pesada. As hipersegmentaes que formam uma palavra fonolgica e uma palavra gramatical, assim como as que geram duas palavras gramaticais, so consideradas uma exceo dentre os dados analisados neste trabalho, devido escassez de exemplos encontrados. Nos dados de hipersegmentao, em geral, quanto varivel tipo de slaba, pde-se constatar que, ao inserir um espao dentro da palavra, a criana tende a preservar as estruturas silbicas da lngua, e somente em casos rarssimos isso no se verica. Tambm a varivel tonicidade mostrou-se importante para o estudo dos dados de hipersegmentao. A slaba tnica parece inuenciar a deciso da criana tanto quando h a preservao do p binrio, antes do qual inserido o espao, como quando h isolamento de slabas pesadas. Os dados analisados, tanto de hipo quanto de hipersegmentao, revelaram, com relao aos constituintes prosdicos, duas importantes tendncias: uma relativa manuteno da integridade da slaba, pois a criana preserva o constituinte silbico ao denir os limites da palavra; e outra, manuteno do p mtrico, uma vez que se observou uma acentuada tendncia preservao do p binrio, em especial, do tipo troqueu silbico. Quanto varivel tipo de escola, os dados em geral revelaram que as crianas da escola particular, nos dois primeiros anos de escolarizao, apresentaram menos

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

145

dvidas do que as crianas da escola pblica. Essa evidncia parece indicar que o nvel de escolaridade dos pais11 e um provvel contato maior com a escrita antes do ingresso escola, favorecem a ocorrncia de menos segmentaes no-convencionais. Positivamente, a varivel srie mostrou que a escola possui um papel importante no processo de aquisio da escrita, pois a cada srie que passa o nmero de casos de segmentaes no-convencionais diminui tanto nos textos das crianas da escola pblica como da particular. Os resultados da pesquisa corroboram a ideia de Ferreiro e Teberosky (1999), segundo a qual a criana ativa no processo de aquisio da escrita e faz do texto, produzido de forma espontnea, um laboratrio de experimentao para suas hipteses. A deciso sobre em que lugar segmentar as palavras no envolve apenas um tipo de processo para a criana e suas escolhas no so aleatrias. Essas decises so sempre o resultado de processos complexos, que envolvem, geralmente, mais do que apenas uma motivao. Finalmente, em se considerando que os dados de escrita se mostraram reveladores de aspectos do conhecimento lingustico que a criana possui, nesse caso em especial dos aspectos prosdicos da lngua, no se pode deixar de apontar para a estreita relao oralidade/escrita, preservada evidentemente a especicidade de ambos os processos.
CUNHA, A. P. N. da; MIRANDA, A. R. M. Hypo- and hyper-segmentation in writing acquisition data: the inuence of prosody. Alfa, So Paulo, v.53, n.1, p.127-148, 2009. ABSTRACT: This paper examines unconventional word segmentation that was collected in childrens early writing. The data is discussed in the light of the Nespor and Vogels (1994) Prosodic Phonology. Results show that hypo-segmentations (i.e. lack of space between word boundaries) are mostly inuenced by constituents at the highest level in the hierarchy, e.g., the phonological word, the phonological phrase, and the intonational phrase, whereas hyper-segmentations (i.e. inclusion of spaces within word boundaries) are inuenced by the constituents at the lowest level in the hierarchy, such as the syllable and the metrical foot. KEYWORDS: Writing. Acquisition. Prosodic phonology. Hypo-segmentation. Hypersegmentation.

REFERNCIAS ABAURRE, M. B. M.; GALVES, C. M. C.; SCARPA, E. M. A interface fonologia11

Foi vericado, de maneira geral, atravs de chas scio-econmicas fornecidas pelas escolas, o grau de escolaridade dos pais das crianas das duas escolas. Constatou-se que o grau de escolaridade dos pais das crianas da escola pblica nvel fundamental incompleto, enquanto os pais das crianas da escola particular possuem nvel mdio completo ou grau universitrio.

146

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

sintaxe: evidncias do portugus brasileiro para uma hiptese top-down na aquisio da linguagem. In: SCARPA, E. M. (Org.). Estudos de prosdia. Campinas: Ed. da Unicamp, 1999. p.285-323. ______. A relevncia dos critrios prosdicos e semnticos na elaborao de hipteses sobre segmentao na escrita inicial. Boletim da ABRALIN, Campinas, v.11, p.203-217, 1991. ______. O que revelam os textos espontneos sobre a representao que faz a criana do objeto escrito? In: KATO, M. A. (Org.). A concepo da escrita pela criana. 2.ed. Campinas: Pontes, 1988. v.1, p.135-142. BISOL, L. O cltico e seu status prosdico. Revista de Estudos de Linguagem, Belo Horizonte v.9, n.1, p.5-30, 2000. BISOL, L. (Org.). Introduo a estudos de fonologia do portugus brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. ______. O acento e o p binrio. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.29, n.4, p.25-36, 1994. ______. Sndi voclico externo: degeminao e eliso. Cadernos de Estudos Lingsticos, Campinas, v.23, p.83-101, jul/dez. 1992. CAGLIARI, L. C. Alfabetizao & lingustica. 10.ed. So Paulo: Scipione, 2002. CHOMSKY, N. Knowledge of language. Nova York: Praeger, 1986. ______. abordagem lingustica. In: PIATELLI-PALMARINI, M. (Org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget & Noam Chomsky. Traduo de Alvaro Cabral. Lisboa: Edies 70, 1978. p.51-62. ______. Aspects of the theory of syntax. Massachusetts: MIT, 1965. CUNHA, A. P. N. A hipo e a hipersegmentao nos dados de aquisio da escrita: um estudo sobre a inuncia da prosdia. 2004. 132f. Dissertao (Mestrado em Educao), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2004. FERREIRO, E.; PONTECORVO, C. Os limites entre as palavras. A segmentao em palavras grcas. In: FERREIRO, E.; PONTECORVO, C.; MOREIRA, N. R.; HIDALGO, I. G. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever: estudos psicolingusticos comparativos em trs lnguas. So Paulo: tica, 1996. p.38-77. FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicognese da lngua escrita. Traduo de Diana Myriam Lichtenstein, Liana di Marco e Nestor Jerusalinsky Porto Alegre: ARTMED, 1999. KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguistica. So Paulo: tica, 1986.

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

147

LIBERMAN, M.; PRINCE, A. On stress and linguistic rhythm. Linguistic Inquiry, Cambridge, v.8, n.2, p. 249-336, 1977. MASSINI-CAGLIARI, G. Acento e ritmo. So Paulo: Contexto, 1992. MATZENAUER, C. L. Introduo teoria fonolgica. In: BISOL, L. (Org.). Introduo a estudos de fonologia do portugus brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. p.9-93. ______. A aquisio da fonologia do portugus: estabelecimento de padres com base em traos distintivos. 1990. Tese (Doutorado em Letras) Instituto de Letras e Artes, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990. MIRANDA, A R. M. Aspectos da escrita espontnea e da sua relao com o conhecimento fonolgico. In: LAMPRECHT, R. (Org.). Aquisio da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. No prelo. ______. A aquisio do r: uma contribuio discusso sobre seu status fonolgico. 1996. Dissertao (Mestrado em Letras) Instituto de Letras e Artes, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996. MOREIRA, N. da C. R. O nome prprio na aquisio da escrita: construo da nasal pr-consonantal. 1991. Tese (Doutorado em Letras) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1991. NESPOR, M.; VOGEL, I. La prosodia. Madrid: Visor Distribuciones, 1994. PIAGET, J. A formao do smbolo na criana: imitao, jogo e sonho, imagem e representao. Traduo de lvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. ______. A epistemologia gentica. Petrpolis: Vozes, 1972. RANGEL, G. A. Os diferentes caminhos percorridos na aquisio da fonologia do portugus. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.33, n.2, p.133-140, jun. 1998. VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Traduo de Jefferson Luiz Camargo. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000.
Recebido em setembro de 2008. Aprovado em novembro de 2008.

148

Alfa, So Paulo, 53 (1): 127-148, 2009

Potrebbero piacerti anche