Sei sulla pagina 1di 51

Higiene e Segurana no Trabalho

George Bezerra

Disciplina: Higiene e Segurana no Trabalho Perodo Letivo: 2 Semestre Carga Horria: 80 horas Professor: George Bezerra Ementas:
Histrico da Higiene e Segurana no Trabalho; Atos e condies inseguras; Estudo do acidente de trabalho e suas implicaes; Noes de Proteo e combate a incndios; Esboro de Mapas de Riscos Ambientais; Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva; Sinalizao de Segurana; Produtos Perigosos; Classificao e estudo dos contaminantes; Meios de absoro dos agentes nocivos; Limites de tolerncia, Insalubridade (NR-15); Periculosidade (NR-16).
George Bezerra

PERIGO Situao da qual podem resultar danos ou perdas fsicas ou materiais.

RISCO So o conjunto das caractersticas, de uma situao perigosa, reais ou potenciais, susceptveis de provocar acidentes ou doenas profissionais, aos trabalhadores ou comunidade, em resultado do Trabalho.
Na presena de um perigo no existe risco zero, porm existe a possibilidade de minimiz-lo ou alter-lo para nveis considerados aceitveis.

George Bezerra

Interpretaes relativas ao risco e perigo: Risco - a probabilidade ou chance de leso ou morte (Sanders e McCormick,). Risco uma ou mais condies de uma varivel com potencial necessrio para causar danos (De Cicco e Fantazzini)
George Bezerra

Interpretaes relativas ao risco e perigo: Perigo - uma condio ou um conjunto de circunstncias que tm o potencial de causar ou contribuir para uma leso ou morte (Sanders e McCormick). Perigo expressa uma exposio relativa a um risco, que favorece a sua materializao em danos. (De Cicco e Fantazzini)
George Bezerra

Interpretaes relativas ao risco e perigo:


Segundo a (Comisso Europia), podem ser consideradas as seguintes definies: Risco a probabilidade potencial de causar danos nas condies de uso e/ou exposio, bem como a possvel amplitude do dano. Perigo a propriedade ou capacidade intrnseca dos materiais, equipamentos, mtodos e prticas de trabalho, potencialmente causadora de danos.
George Bezerra

Interpretaes relativas ao risco e perigo:


Um exemplo simples, que define bem a diferena entre risco e perigo. Uma pessoa ao atravessar uma rua, tem as seguintes condies; atravessar a rua fora da faixa de pedestre atravessar a rua na faixa de pedestre atravessar a rua na faixa de pedestre com semforo

QUAL O RISCO? QUAL O PERIGO?

George Bezerra

Interpretaes relativas ao risco e perigo:


O risco nesse caso atravessar a rua. O perigo aumenta consideravelmente ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre O perigo diminui consideravelmente quando aumenta o nvel de segurana da faixa de pedestre (faixa de pedestre com ou sem semforo).

George Bezerra

ATOS INSEGUROS: Resultado de uma atitude ou comportamento de uma pessoa, pelo desrespeito ou no cumprimento das regras e procedimentos de segurana, e que pode causar um acidente.

Exemplos: Atuar sem autorizao, trabalhar a um


ritmo anormal, utilizar o equipamento de forma incorreta, deslocar cargas sem cuidado, distrao, etc.

ATO INSEGURO?
George Bezerra

CONDIES INSEGURAS: So deficincias, defeitos ou irregularidades tcnicas da empresa que podem constituir um risco acrescido.

Exemplos: Instalao no protegida, defeitos de

fabricao nos equipamentos, ferramentas em mau estado, armazenamento perigoso, iluminao insuficiente, etc.

George Bezerra

ACIDENTE DE TRABALHO: Conceito Legal: o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho (ART.131 DECRETO LEI 2171 DE 05/03/97). Conceito Prevencionista: toda ocorrncia no programada, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar danos fsicos e/ou funcionais ou morte do trabalhador e/ou danos materiais e econmicos empresa.

George Bezerra

Os acidentes de trabalho so conseqncias da interao homem, mquina e ambiente, os mesmos resultam da possibilidade do homem atingir a zona de perigo de uma mquina, e/ou equipamento, e/ou ambiente. O trabalhador no seu posto de trabalho fazendo os movimentos normais do trabalho e/ou por falha, consegue atingir uma determinada rea, esta pode ser designada por zona de risco.
George Bezerra

Quando esta rea se sobrepe zona de perigo da mquina ou do equipamento, resulta numa situao de risco que pode levar ao acidente.

George Bezerra

George Bezerra

Um trabalhador que opera uma serra circular, a zona de risco do trabalhador corresponde a todos os pontos que este possa atingir, para execuo do seu trabalho. Em simultneo se estiver acessvel ao trabalhador uma parte da serra circular que possa constituir perigo em movimento, tais como; sem a coifa protetora do disco, sem o cutelo divisor, sem a proteo das partes mveis, resulta que o trabalhador est diante de uma situao potencial de perigo (acidente). A zona de perigo da mquina passou a estar ao seu alcance, podendo causar acidente na mo ou em outra parte do corpo. Caso contrrio, se a serra circular tiver todos os equipamentos de segurana, a zona de perigo diminuiria consideravelmente, mas o potencial de causar danos, a zona de risco permaneceria a mesma
George Bezerra

INCIDENTE: Um acontecimento no desejado, que sob circunstncias ligeiramente diferentes, poderia ter resultado em leses para as pessoas, danos propriedade ou perdas para o processo. Um incidente um acontecimento indesejado que pode dar origem a um acidente.

George Bezerra

Analise este trabalho de risco

George Bezerra

Poderamos imaginar as opes do rato diante do trabalho? Quais so os riscos no trabalho? O que aconteceria se algo desse errado? O que poderia fazer para melhorar a sua segurana? O rato est nesse dilema para conseguir retirar o queijo da armadilha? Com EPI, ele estaria seguro? Como ele poderia eliminar a armadilha? Apenas com o EPI, ele sente seguro e poderia enfrentar a armadilha? O rato acha a armadilha familiar, compreensvel, controlvel ou previsvel? O rato est subestimando o risco? O trabalhador no seu dia-a-dia tambm passa por esse dilema no trabalho?
George Bezerra

Qual a misso do profissional de segurana do trabalho?

E voc, prevencionista da FACAM, qual a sua misso?

uma misso impossvel?


George Bezerra

Paula Cruz

20 George Bezerra

DOENAS PROFISSIONAIS: Doenas provocadas pelo trabalho ou estados patolgicos derivados da ao continuada de uma causa que tenha a sua origem no trabalho ou no meio em que o trabalhador tenha de prestar os seus servios.

George Bezerra

DOENA RELACIONADA COM O TRABALHO: Doena no classificada como doena profissional na Tabela Nacional das Doenas Profissionais e que se relaciona com a atividade laboral e com o ambiente de trabalho.

MEDICINA DO TRABALHO: Especialidade da medicina cujo objetivo consiste na vigilncia e controle do estado de sade dos trabalhadores relativamente ao seu contexto profissional.

George Bezerra

LESO: Dano corporal causado por uma ao agressiva, com alterao das funes celulares, dos tecidos ou dos orgos. As leses profissionais podem resultar de acidentes de trabalho ou de doenas profissionais.

REPARAO: Compensao financeira ou em espcie atribuda em funo de um determinado grau de incapacidade resultante de um acidente de trabalho ou doena profissional.

George Bezerra

LOCAL DE TRABALHO: Lugar que integra um ou vrios postos de trabalho, situado quer dentro de um edifcio, empresa ou qualquer outro ponto onde o trabalhador tenha acesso para desenvolver a sua atividade. POSTO DE TRABALHO: Sistema constitudo por um conjunto de recursos fsicos, tecnolgicos e organizacionais e meios humanos que, no seio de uma organizao, visa a realizao de uma atividade.

George Bezerra

SEGURANA DO TRABALHO: Controle dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo, de forma a prevenir acidentes de trabalho.

George Bezerra

HIGIENE DO TRABALHO: Os principais termos utilizados no Brasil para definir a cincia que se dedica so estudo dos ambientes de trabalho e preveno das doenas causadas por eles so: Higiene Ocupacional, Higiene Industrial e Higiene do Trabalho. Termo preferido internacionalmente foi Higiene Ocupacional (Luxemburgo JUN/1986) Comunidade Econmica Europia CEE, Organizao Mundial de Sade OMS, Comisso Internacional de Sade Ocupacional ICOH e da American Conference of Governamental Industrial Hygienists - ACGIH

George Bezerra

HIGIENE DO TRABALHO: A definio dos termos Higiene Industrial e Higiene do Trabalho esto contempladas na definio de Higiene Ocupacional, sendo considerado mais amplo, visto que no se refere apenas ao ambiente do trabalho ou aquele dito industrial.
Higiene Ocupacional

Higiene do Trabalho
Higiene Industrial Medicina Segurana Ergonomia Sociologia
George Bezerra

HIGIENE DO OCUPACIONAL: A Higiene Ocupacional uma cincia, porque est baseada em fatos comprovveis, empricos e analisveis por mtodo cientfico por meio da Fsica, Qumica, Bioqmica, Toxicologia, Medicina, Engenharia e Sade Pblica. Por outro lado tambm so consideradas a individualidade de cada trabalhador e as caractersticas da atividade e do local de trabalho.

George Bezerra

Entre as definies conhecidas e mais amplamente difundidas podemos citar: AIHA Higiene Industrial a cincia que trata da antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a sade e o bem estar dos trabalhadores, tendo em vista tambm o possvel impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente. ACGIH Higiene Ocupacional cincia e arte devotada antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do, local de trabalho os quais podem causar doenas, prejudicar a sade e o bem-estar, ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre cidados da comunidade.
George Bezerra

ESTUDO DO ACIDENTE DE TRABALHO E SUAS IMPLICAES

George Bezerra

Todo acidente tem causas definidas, por mais imprevisvel que possa parecer. Os acidentes, de maneira geral, so resultados de uma combinao de causas, entre elas a falha humana e a falha de material.

George Bezerra

Os quatro elementos que esto envolvidos em processos industriais so: Pessoas Equipamentos Materiais Ambiente

George Bezerra

A falta de controle administrativo permite a existncia de certas causas bsicas que geram acidentes afetando a operao industrial. Estas causas tm sido chamadas tambm de causas razes, causas indiretas, causas subjacentes ou causas reais.

George Bezerra

Fatores Pessoais de insegurana Falta de conhecimento ou de capacidade para o trabalho ou tarefa. Movimentao incorreta ou insuficiente. Problemas fsicos ou mentais Outros. Fatores do trabalho Normas inadequadas de trabalho. Projeto inadequado Operao inadequada. Normas inadequadas de compras. Desgaste anormal devido ao uso inadequado ou abuso. Outros.
George Bezerra

um ato abaixo dos padres, tambm, conhecido como atos e condies inseguras que podem levar a um acidente. O sintoma da causa imediata pode ser a existncia das causas bsicas que podem afetar a operao industrial e consequentemente remeter as perdas pessoais e ao patrimnio.
George Bezerra

Para o Trabalhador Sofrimento Fsico; Desamparo Famlia; Incapacidade para o trabalho. Para a Sociedade Aumento de impostos; Aumento do custo de vida; Perda de elementos produtivos; Maior nmero de dependentes para coletividades.

George Bezerra

Para a Empresa Perda de tempo, produtos e Faturamento; Dificuldades com autoridade; Gastos com servios mdicos.

George Bezerra

Acidente pessoal: aquele cuja caracterizao depende de existir acidentado cuja conseqncia ser a leso do trabalhador envolvido;

Acidente de trajeto: o acidente sofrido pelo empregado no percurso da residncia para o trabalho ou deste para aquela;

George Bezerra

Acidente impessoal; aquele cuja caracterizao independe de existir acidentado de ocorrncia eventual que resultou ou poderia ter resultado de leso pessoal; Acidentado: o trabalhador vtima de acidente; Leso imediata: a leso que se verifica imediatamente aps a ocorrncia do acidente;
George Bezerra

Leso mediata (tardia): a leso que no se verifica imediatamente aps a exposio fonte da leso; caso seja caracterizado o nexo causal, isto , a relao da doena com o trabalho, ficar caracterizado como doena ocupacional, e, neste caso, admite-se a preexistncia de uma "ocorrncia ou exposio contnua ou intermitente", de natureza acidental, sendo registrada como acidente de trabalho, nas estatsticas de acidentes;
George Bezerra

Incapacidade permanente total: a perda total de capacidade de trabalho, em carter permanente, exclusive a morte; esta incapacidade corresponde leso que, no provocando a morte, impossibilita o acidentado, permanentemente, de exercer ocupao remunerada ou da qual decorre a perda total do uso dos seguintes elementos: ambos os olhos; um olho e uma das mos; um olho e um p; ambas as mos ou ambos os ps ou uma das George Bezerra mos e um p;

Incapacidade permanente parcial: a reduo parcial da capacidade de trabalho, em carter permanente; Incapacidade temporria total: a perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, executados a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total;

George Bezerra

Acidente com perda de tempo ou leso incapacitante: o acidente pessoal que impede o trabalhador de retornar ao trabalho no dia til imediato ao do acidente de que resulte incapacidade permanente. Este tipo de leso pode provocar morte, incapacidade; Acidente sem perda de tempo (sem afastamento): o acidente pessoal cuja leso no impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que no haja leso incapacitante;
George Bezerra

Morte (bito): Cessao da capacidade de trabalho pela perda de vida, independente do tempo decorrido desde a leso; Dias perdidos (Dp): So os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento at o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientao mdica;
George Bezerra

Dias debitados (Dp) (ou dias a debitar): So os dias que devem ser debitados devido morte ou incapacidade permanente, total ou parcial. No caso de morte ou incapacidade permanente total, devem ser debitados 6.000 (seis mil) dias; por incapacidade permanente parcial, os dias a serem debitados devem ser retirados da norma brasileira ABNT NBR 14.280 (Cadastro de Acidentes), mesmo que os dias efetivamente perdidos seja maior do que o nmero de dias a debitar ou at mesmo quando no haja dias perdidos;
George Bezerra

Taxa de freqncia (TF): o nmero de acidentes ou acidentados (com e sem leso) por milho de horas-homem de exposio ao risco, em determinado perodo. calculada pela frmula: TF = N x 1.000.000 H Onde: N = nmero de acidentados H = homens-hora de exposio ao risco 1.000.000 = um milho de horas de exposio ao risco.

George Bezerra

Taxa de gravidade (TG): o tempo computado por milho de horas-homem de exposio ao risco. Deve ser expressa em nmeros inteiros e calculadas pela frmula: TG = T x 1.000.000 H Onde: T = tempo computado (dias perdidos + dias debitados); H = homens-hora de exposio ao risco; 1.000.000 = um milho de horas de exposio ao risco

George Bezerra

George Bezerra

George Bezerra

Os riscos ambientais esto presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurana e a sade das pessoas e a produtividade da empresa. Esses riscos podem afetar o trabalhador a curto, mdio e longo prazos, provocando acidentes com leses imediatas ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho como j vimos anteriormente.
George Bezerra

Classificao dos Ambientais

Agentes

de Riscos

Os riscos ambientais so classificados segundo a sua natureza e forma com que atuam no organismo humano. Esta classificao dada a seguir:

George Bezerra

Potrebbero piacerti anche