Sei sulla pagina 1di 4

ANEXO IV - CONTEDO PROGRAMTICO 1 - PORTUGUS CARGOS DE NVEL MDIO, TCNICO E SUPERIOR 1. Ortografia (escrita correta das palavras). 2.

Coerncia e Coeso Textual. 3. Significado das palavras - Sinnimos, Antnimos, Parnimos, Homnimos. 4. Diviso silbica. 5. Pontuao. 6. Acentuao Grfica. 7. Flexo do substantivo (gnero masculino e feminino; Nmero - singular e plural). 8. Interpretao de Texto. 9. Emprego dos pronomes. 10. Regncia nominal e verbal. 11. Concordncia nominal e verbal.

2 - MATEMTICA CARGOS DE NVEL MDIO, TCNICO E SUPERIOR 1. Compreenso de estruturas lgicas. 2. Lgica de argumentao: analogias, inferncias, dedues e concluses. 3. Diagramas lgicos. 4. Fundamentos de matemtica. 5. Princpios de contagem e probabilidade. 6. Arranjos e permutaes. 7. Combinaes.

3 - LEGISLAO DO SETOR ELTRICO CARGOS DE NVEL MDIO, TCNICO E SUPERIOR 1. Lei Orgnica do Distrito Federal. 1.1. Ttulo I - Dos Fundamentos da Organizao dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2. Ttulo II - Da Organizao do Distrito Federal. 1.3. Ttulo III - Da Organizao dos Poderes. 1.4. Ttulo VI - Da Ordem Social e do meio ambiente. 2. Resoluo 414/2010 e posteriores alteraes - ANEEL (Relao da CEB com o cliente).

4 - ATUALIDADES CARGOS DE NVEL MDIO, TCNICO E SUPERIOR 1. Domnio de tpicos atuais e relevantes de diversas reas, tais como: desenvolvimento sustentvel, ecologia, tecnologia, energia, poltica, economia, sociedade, relaes internacionais, educao, sade, segurana, artes e literatura e suas vinculaes histricas. 2. Atualidades e contextos histricos, geogrficos, sociais, polticos, econmicos e culturais referentes ao Distrito Federal.

5 - INFORMTICA CARGOS DE NVEL MDIO, TCNICO E SUPERIOR 1. Sistema Operacional Windows XP. 2. Microsoft Word 2007. 3. Microsoft Excel 2007. 4. Microsoft PowerPoint 2007. 5. Conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos, pastas, programas e ferramentas de busca e pesquisa. 6. Conceitos, servios e tecnologias relacionados a intranet, internet e a correio eletrnico. 7. Internet Explorer. 8. Noes relativas a softwares livres. 9. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica. 10. Conceitos e procedimentos de proteo e segurana para segurana da informao. 11. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup).

6 - CONHECIMENTO ESPECFICO

SUPERIOR
ANALISTA DE SISTEMAS - INFRAESTRUTURA REDES DE COMPUTADORES: Transmisso Tipos e meios de transmisso e de cabeamento. Tcnicas de circuitos, pacotes e clulas. Tecnologias de redes locais e de longa distncia (LAN, MAN e WAN). Topologias Elementos de interconexo de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches e roteadores). Modelo de referncia OSI e Arquitetura TCP/IP: Protocolos, segmentao e endereamento, servio DNS e entidades de registros. Gerenciamento de redes TCP/IP: Arquitetura de gerenciamento e SNMP. Caractersticas dos principais protocolos de comunicao. Redes de longa distncia: MPLS. Redes sem fio: padres 802.11, protocolos 802.1x, EAP, WEP, WPA e WPA2. SEGURANA DE REDES: Preveno e tratamento de incidentes. Dispositivos de segurana: firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT e VPN. Tipos de ataques: spoofing, flood, DoS, DDoS, phishing. Malwares: vrus de computador, cavalo de tria, adware, spyware, backdoors, keylogger, worms. Criptografia Conceitos bsicos e aplicaes. Protocolos criptogrficos. Criptografia simtrica e assimtrica. Principais algoritmos. Assinatura e certificao digital. Gesto de segurana da informao Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Gesto de riscos e continuidade de negcio Normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005. SISTEMAS OPERACIONAIS: Windows e Linux Conceitos bsicos. Noes de administrao. Servios de diretrio: Active Directory e LDAP. Servios de E-mail: MS Exchange. Virtualizao. Tecnologias e arquitetura de Datacenter Conceitos bsicos. Servios de armazenamento, padres de disco e de interfaces. RAID. Tecnologias de armazenamento DAS, NAS e SAN. Tecnologias de backup. BANCO DE DADOS: Desempenho e Otimizao: Tcnicas de anlise de desempenho e otimizao de consultas Oracle, SQL e PLSQL. Sistemas de Suporte a Deciso e Gesto de Contedo. Business Intelligence: Arquitetura e aplicaes de Data Warehousing, ETL e OLAP. Tcnicas de modelagem e otimizao de bases de dados multidimensionais. Sistemas gerenciadores de bancos de dados Oracle e MS SQL SERVER Conceitos bsicos. Noes de administrao. Topologia tpica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade. Tcnicas para deteco de problemas. GESTO E GOVERNANA DE TI: Gerenciamento de projetos - PMBOK 4 edio Projetos e a organizao. Escritrios de projetos: modelos e caractersticas. Processos, grupos de processos e reas de conhecimento.

Gerenciamento de servios - ITIL v3 Conceitos bsicos e objetivos. Processos e funes de estratgia, desenho, transio e operao de servios. Governana de TI - COBIT 4.1 Conceitos bsicos e objetivos. Requisitos da informao. Recursos de tecnologia da informao. Domnios, processos e objetivos de controle. LICITAES E CONTRATOS: Legislao aplicvel contratao de bens e servios de TI. Leis n 8.666/1993 e n 10.520/2002. Decretos n 7.174/2010, n 3.555/2000, n 3.697/2000 e n 3.931/2001. Atos normativos do MPOG/SLTI. Instruo Normativa n 2, de 30/4/2008. Instruo Normativa n 4, de 19/5/2008. Elaborao e fiscalizao de contratos. Clusulas e indicadores de nvel de servio. O papel do fiscalizador e do preposto do contrato. Acompanhamento da execuo contratual. Registro e notificao de irregularidades. Definio e aplicao de penalidades e sanes administrativas.

TCNICO TCNICO INDUSTRIAL - TELECOMUNICAES 1. Grandezas eltricas e eletrnicas. 1.1. Tenso, corrente, potncia (ativa, reativa, total), freqncia, resistncia, capacitncia, indutncia, isolao eltrica, fator de potncia, qualidade de energia. 1.2. Medio e instalao de equipamentos de medio. 2. Sistemas de dados e voz. 2.1. Tipos, funcionalidade, protocolos, administrao, equipamentos, configurao, segurana, instalao, manuteno e testes. 3. Sistemas de comunicao via rdio. 3.1. Tipos, protocolos, modulaes, funcionalidade, administrao, equipamentos, configurao, segurana, instalao, manuteno e testes. 4. Redes de computadores e redes de comunicao. 4.1. Tipos, funcionalidade, administrao, equipamentos, configurao, segurana, instalao, manuteno e testes. 5. Sistemas telefnicos, cabeamento estruturado e telefonia IP. 5.1. Funcionalidade, protocolos, administrao, equipamentos, configurao, segurana, instalao, manuteno e testes. 5.2. Leitura, compreenso e interpretao de desenhos e projetos. 5.3. Cabeamento com fibra tica. 5.4. Diagnsticos de defeitos. 6. Telefonia mvel: Conceitos de grupo fechado/aberto. 7. Sistema de telefonia comutada privada. 8. Tipos de Manuteno. 8.1 Corretiva, preventiva e preditiva. 9. Segurana e utilizao de Equipamento de Proteo Individual e Coletivo - EPI / EPC e dos riscos inerentes atividade incluindo choque eltrico e arcovoltaico. 10. Regulamento de Servios de Comunicao (Anatel). 11. Administrao de Materiais e Logstica. 12. Norma Regulamentadora NR 10 (Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade) aprovada pela Portaria 3.214/78, do Ministrio do Trabalho e Emprego e alterada pela Portaria 598 de 7/12/2004. 13. Norma Regulamentadora NR 06 (Equipamentos de Proteo Individual) - aprovada pela Portaria 3.214/78, do Ministrio do Trabalho e Emprego. TCNICO DE INFORMTICA MANUTENO: 1 Computadores padro IBM PC: arquitetura e funcionamento, caractersticas de componentes de hardware (placas, memrias, barramentos, discos rgidos), dispositivos de entrada e sada, instalao e configurao de perifricos, instalao, configurao e manuteno de microcomputadores e impressoras. 2 Sistemas Operacionais Windows XP, 7 e Linux Ubuntu, instalao e configurao de sutes de escritrio (MS-Office, Open Office), instalao e configurao de browser's (Internet

Explorer e Mozilla Firefox). 3 Noes de redes de computadores: Topologias lgicas e fsicas, protocolos TCP/IP, DNS, TELNET, FTP e HTTP, servios (DHCP, WINS, DNS), administrao de contas de usurios, fundamentos de rede locais (cabeamento, comunicao, placas de redes, modens, hubs, switches, roteadores). PROGRAMAO: 1.Lgica de Programao: construo de algoritmos (tipos de dados, variveis e constantes, comandos de atribuio, avaliao de expresses,comandos de entrada e sada, funes pr-definidas, estruturas de controle, passagem de parmetros, recursividade, programao estruturada); estruturade dados: tipos abstratos de dados, vetores e matrizes, conceitos de listas, pilhas, filas e rvores, mtodos de busca, insero e ordenao; 2. Princpios de Engenharia de Software: Conceitos de modelagem de dados orientada a objetos (classes, herana, polimorfismo, objeto, construtores), Conceitos de bancos de dados relacionais, diagramas entidades-relacionamentos; metodologias de desenvolvimento de sistemas, processo unificado, conceitos de UML; arquitetura de aplicaes para o ambiente Internet; Conceitos de Arquitetura em mltiplas camadas 3. Linguagens de programao: Noes de programao em ASP, PHP e Java; 4. Conhecimentos dos SGBD's SqlServer e MySQL, Linguagem SQL; 5. Conhecimentos de HTML, XML, Javascript e CSS. SEGURANA DE REDES: Noes de segurana fsica e lgica: Configurao de ativos de segurana: Firewall e proxies; Noes de VPN: listas de acesso, mecanismos de autenticao e Certificao Digital: Conceito de Criptografia e de chaves assimtricas; sistemas de deteco de intruso. Softwares maliciosos: vrus, spywares, rootkit, etc. Noes da norma ISO 27001:2005.

Potrebbero piacerti anche