Sei sulla pagina 1di 2

CORRENTE ELTRICA A eletrodinmica a parte da Fsica que estuda partculas eltricas em movimento, que, fluindo de maneira ordenada num

m condutor constituem uma corrente eltrica cuja descoberta provocou uma revoluo tecnolgica, com o advento da eletricidade. As figuras abaixo mostram algumas das consequncias da evoluo da energia eltrica.

movimento desses eltrons livres. Sendo a carga de um eltron negativa, eles se movem em sentido contrrio ao do campo eltrico. Observe na figura, que, devido diferena de potencial (VA VB), os eltrons livres (portadores de carga) so repelidos pelo plo negativo , de potencial V B da bateria (gerador) e atrados pelo plo positivo V A, deslocando-se no sentido anti-horrio.

Sentido da corrente eltrica por conveno, o sentido da corrente eltrica contrrio ao sentido do movimento dos portadores de carga negativa. Assim, num condutor slido, o sentido da corrente eltrica contrrio ao do movimento dos eltrons livres, nos lquidos, contrrio ao movimento dos ons negativos e nos gases, contrrio ao do movimento dos eltrons.

Para que um corpo seja condutor de eletricidade ele deve permitir que partculas eletrizadas (eletrons livres, ons positivos ou negativos,etc.) se movimentem em seu interior. Tipos de materiais condutores: Condutores metlicos os portadores de carga eltrica que se movem no interior desses condutores so os eltrons livres (fracamente ligados ao ncleo atmico, que esto mais afastados deles).

Alm disso, os metais oferecem grande mobilidade aos eletrons livres permitindo que eles se espalhem por todo o metal. Exemplos: cobre, ferro, chumbo, nquel, alumnio, prta, ouro, etc. Solues eletrolticas (condutores lquidos) quem se desloca de maneira ordenada so os ons negativos e positivos (portadores de carga eltrica) que surgem da dissociao inica de compostos cidos, bsicos ou salinos em solventes. No exemplo abaixo, a corrente eltrica constituida de ons positivos se movendo no sentido do eletrodo negativo (anodo) e ons negativos em sentido contrrio, em direo ao eletrodo positivo (catodo).

Intensidade da corrente eltrica (i) Seja um condutor metlico de seo transversal S, sendo percorrido por uma corrente eltrica. Se, por S, passam n eltrons (portadores de carga) num intervalo de tempo (t), o mdulo da carga eltrica total (Q) que flui por S nesse intervalo de tempo ser Q=n.e onde e o mdulo da carga eltrica elementar (de um eltron) e n um nmero inteiro.

Define-se a intensidade de corrente eltrica como sendo a grandeza escalar --- i=Q/t. Esta expresso fornece a intensidade mdia de corrente eltrica mas tambm pode medir corrente eltrica constante. Condutores gasosos - Os gases, geralmente isolantes, podem ser ionizados na presena de um forte campo eltrico e formar suas partculas portadoras de cargas, os ons e eltrons. Quando ionizados, eles emitem luz.

Os relmpagos obedecem basicamente a esse mesmo princpio. Corrente eltrica (i) Num fio metlico condutor, os eltrons livres no esto em repouso e seus movimentos so totalmente desordenados. Para orient-los estabelece-se entre dois pontos desse condutor uma diferena de potencial (ddp), que origina um campo eltrico ( ), responsvel pela orientao do

A unidade de corrente eltrica no SI o ampre (em homenagem ao fsico e matemtico francs Andr Marie Ampre 1775-1836), de smbolo A. I=Q/t --- 1 ampre=1 coulomb/1 segundo --- 1A=1C/1s Submltiplos do ampre: -3 1 miliampre=1mA=10 A -6 1 micro-ampre=1A=10 A -9 1 nanoampre=1nA=10 A -12 1 picoampre=1pA=10 A

Tipos de correntes: Corrente contnua (CC) o sentido e a intensidade desse tipo de corrente permanece constante com o decorrer do tempo. Exemplos: baterias de carros e de motos (6V, 9V, 12V ou 24V), pilhas (1,5V), alimentam aparelhos eletrnicos e os circuitos digitais de computadores, modems, celulares,etc. Grfico da intensidade de uma corrente contnua em funo do tempo

atravessados por uma corrente eltrica. Como exemplo, temos as lmpadas fluorescentes (usadas na iluminao de empresas), as lmpadas de vapor de mercrio (usadas na iluminao de quadras esportivas), as lmpadas de vapor de sdio (para iluminao de tneis e estradas), etc. onde ocorre transformao direta de energia eltrica em energia luminosa.. O que voc deve saber Efeito Joule (efeito trmico) Quando os eltrons livres que se movem ordenadamente no interior do condutor se chocam contra os tomos desse material eles recebem energia e, ao receberem essa energia, vibram mais intensamente. Esse aumento vibratrio dos tomos do condutor provoca um aumento de sua temperatura, liberando calor e aquecendo-o, provocando a transformao da energia eltrica em energia trmica (efeito Joule). Os fios metlicos tem formato cilndrico por que os eltrons livres, pelo fato de repelires (cargas de mesmo sinal se repelem), ficam distribudos uniformemente na superfcie do fio, e no em seu interior.

Corrente alternada (CA) o sentido e a intensidade desse tipo de corrente variam periodicamente com o tempo. A corrente eltrica alternada, no Brasil, inverte seu sentido e retorna ao sentido original, 60 vezes por segundo, ou seja, sua freqncia de 60Hz. Esse tipo de corrente gerada nas usinas hidreltricas, termoeltricas, nucleares, etc. Toda a rede de transmisso e distribuio de energia eltrica em todo o mundo do tipo corrente alternada (CA). Grfico da intensidade de uma corrente contnua em funo do tempo

Se os fios tivessem formato quadricular, os eltrons livres continuariam na superfcie, mas se acumulariam nas pontas, no ficando mais uniformemente distribudos na superfcie.

Efeitos da corrente eltrica A passagem da corrente eltrica atravs de diversos tipos de condutores provoca, dependendo da natureza dos condutores, diferentes efeitos: Efeito Joule (efeito trmico) Quando os eltrons livres que se movem ordenadamente no interior do condutor se chocam contra os tomos desse material eles recebem energia e, ao receberem essa energia, vibram mais intensamente. Esse aumento vibratrio dos tomos do condutor provoca um aumento de sua temperatura, liberando calor e aquecendo-o, provocando a transformao da energia eltrica em energia trmica (efeito Joule). Esse efeito a base do funcionamento dos aquecedores eltricos, chuveiros eltricos, secadores de cabelo, lmpadas trmicas, ferro eltrico etc. Efeito fisiolgico quando a corrente eltrica flui atravs de organismos vivos ela atua diretamente sobre o sistema nervoso, que atua sobre os msculos do corpo, provocando contraes musculares. Quando a intensidade de corrente eltrica atravs do corpo da ordem de 1 mA, voc tem a sensao de formigamento leve; de 10 mA voc j no controla mais seus msculos e no consegue mais livrar-se do contato e, entre 10 mA e 3 A, aproximadamente, pode ocorrer a morte. Efeito qumico - Trata-se de um fenmeno eltrico molecular, que surge quando a corrente eltrica atravessa certas solues eletrolticas. O aproveitamento do efeito qumico se d, por exemplo, nas pilhas, na eletrlise, e tambm na galvanoplastia que consiste na cromao, niquelao e prateao de objetos, recobrindo-os com uma fina camada de cromo, nquel, e prata, respectivamente. Efeito magntico - Este o efeito mais importante da corrente eltrica,e surge pelo fato de a corrente eltrica, ao afluir atravs de um condutor origina em seu redor seu redor um campo magntico, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, rels, etc. Efeito luminoso trata-se um fenmeno eltrico molecular e surge quando gases ionizados emitem luz ao serem

Os eltrons, em um circuito no qual h uma corrente eltrica contnua, movem-se com velocidade muito pequena (apenas 0,1 mm/s, aproximadamente). Entretanto, quando ligamos o interruptor do circuito, o campo eltrico que surge no condutor estabelecido quase instantaneamente em todo fio, pois a velocidade de propagao desse campo praticamente igual da luz. Ento, em um tempo muito curto, todos os eltrons livres j esto em movimento, embora os eltrons que comearam a mover-se nas proximidades do interruptor s alcancem o filamento depois de um tempo muito longo.

Potrebbero piacerti anche