Sei sulla pagina 1di 3

A VOZ DO NARRADOR

FUNES PRIMRIAS (de representao; de organizao) FUNES SECUNDRIAS (de interpretao; de ao) NARRADOR E NARRATIVA NA PRIMEIRA PESSOA NA TERCEIRA PESSOA Grard Genette, vai dizer que as designaes acima so incorretas e geradoras de confuso, pois o narrador como enunciador textual, somente pode falar na primeira pessoa. NARRADOR E NARRATIVA PESSOAL IMPESSOAL Nomi Tamir, props a utilizao dos termos acima, para que se defina e caracterize esse tipo de discurso narrativo. A narrativa pessoal seria um tipo de discurso narrativo no qual figura um enunciador explcito, funcionando como centro das categorias decticas ocorrentes nos enunciados que produz, e co-referencial com uma das personagens da diegese . S que isso geraria uma confuso entre categorias: da gramtica da lngua e do texto narrativo, que a torna inaceitvel. Lubomr Dolezel designa o Objective e o Subjective OBJECTIVE ENUNCIADOR EXPLCITO, EU EMPREGA CORRELATIVAS DO VERBO E DA DEXIS FORMULA JUZOS E COMENTRIOS SOBRE EVENTOS E PERSONAGENS NO CO-REFERENCIAL COM O HERI OU QUALQUER PERSONAGEM DA DIEGESE.

SUBJECTIVE NO SE CONFIGURA COMO ENUNCIADOR EXPLCITO, NO DIZ EU NO UTILIZA E NEM EMPREGA CORRELATIVAS DO VERBO E DA DEXIS NO FORMULA JUZOS E COMENTRIOS SOBRE EVENTOS E PERSONAGENS CO-REFERENCIAL COM UMA PERSONAGEM DA DIEGESE, EM GERAL O HERI.

Consciente da natureza intrincada e fluida destes problemas o erro de Nomi Tamir decorre, em ltima instncia, da sua anlise estritamente lingstica de um fenmeno dependente de um sistema simitico de segundo grau -, Genette considera que a persona do narrador no deve ser caracterizada e definida em funo de formas gramaticais, mas em funo do seu estatuto narrativo. CLASSIFICAES DO NARRADOR SEGUNDO GENETTE

NARRADOR

Heterodiegtico -> No co-referencial com nenhuma das personagens da diegese ou seja, no participa da histria narrada. Pode manifestar-se como um eu explcito ou como um narrador apagado, de zero grau, fundido com o autor textual. Exemplos: Tom Jones, de Fielding; O primo Baslio, de Ea de Queirs Homodiegticao-> co-referencial com uma das personagens da diegese participando da histria narrada. Pode ele identificar-se com uma personagem secundria, exemplo, A cidade e as serras de Ea de Queirs, ou com um mero observador que conhece pessoalmente as personagens, com elas convive, fala, etc, sem que contudo venha a influenciar, de qualquer modo no curso dos acontecimentos narrados, exemplo, O Delfim de Jos Cardoso Pires. Autodiegtico -> Co-referencial com a protagonista. Exemplos: A relquia, de Ea de Queirs; Apario, de Verglio Ferreira.

CLASSIFICAES DO NARRADOR SEGUNDO SUA RELAO COM A DIEGESE

Extradiegtico -> Focalizao externa: um narrador de primeiro grau, cujo ato narrativo externo em relao aos eventos narrados naquela narrativa. Exemplos: O monge de Cister, de Alexandre Herculano;A relquia, de Ea de Queirs

NARRADOR
Intradiegtico-> Focalizao interna: Narradores de segundo grau que existem no universo diegtico, que no decurso da narrativa primria produzem narrativas secundrias, mais ou menos extensas. Metadiegtica ou Hipodiegtica: O narrador Intradiegtico, quando produz uma narrativa que se insere na narrativa primria, interrompendo-a, representando formal e funcionalmente uma narrativa dentro da narrativa.

FUNES DA NARRATIVA HIPODIEGTICA EM RELAO PRIMARIA FUNES EXPLICATIVA (a que revela, torna clara as conexes causais entre os eventos diegticos e hipodiegticos). TEMTICA (a que institui relaes de similitude ou de contraste, muitas vezes mediante significados simblicos e alegricos). NO CLASSIFICADA (Tem a ver, no com o contedo da hipodiegese, mas com o papel do acto narrativo hipodiegtico na diegese primria). A ainda que se observar o que Genette deu o nome de Metalepses narrativas, que so as passagens transgressivas de um nvel para outro nvel de narrao. A voz das personagens faz-se ouvir tanto em discurso direto, nos dilogos e monlogos, como no discurso indireto. Ocorre ainda no discurso indireto livre o que Roy Pascal chama de VOZ DUAL que a manifestao mescladas, no mesmo enunciado, da voz do narrador e da voz da personagem.

A FOCALIZAO
A Focalizao Foco Narrativo Ponto de vista

A Focalizao o ponto de vista do narrador dentro da estria.

Heterodiegtica -> Focalizao externa: O narrador neutro, um mero observador, exterior aos acontecimentos.

Focalizao
Homodiegtica -> Focalizao interna: O narrador responsvel pela focalizao agente, ou seja, protagonista. Fala em 1 pessoa. Autodiegtica -> Focalizao omnisciente: uma discusso entre o eu narrador e o eu narrado, uma ambiguidade causada por uma distncia ideolgica, psicolgica, tica etc. entre os dois. Controla a histria.

Potrebbero piacerti anche