Sei sulla pagina 1di 35

5

GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

APRESENTAO

O tempo vai passando e cada vez mais o trabalho manual valorizado e o Ponto Cruz , sem dvida nenhuma, o mais querido entre todos, pois alm de ser uma terapia que ajuda a descarregar as tenses do dia-a-dia ainda pode ser uma fonte de renda! Foi pensando nas pessoas que querem aprender e se aprofundar nesta tcnica que ns da PRO-C Editora elaboramos este Guia. As explicaes so dadas passo-a-passo e complementadas com ilustraes coloridas onde voc vai aprender desde como se prende a linha no tecido at o arremate final e ainda muitas dicas para que seu primeiro trabalho seja perfeito tanto no direito como no avesso. Na certeza de que esta ser sua porta de entrada para o mundo do artesanato desejamos a voc um bom trabalho!

Joslia de Carvalho

6
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Sumrio
Um pouco de histria ............................................................... 7 Aprendendo a bordar o ponto cruz ......................................... 8 Como preparar o tecido ......................................................... 10 Antes de bordar ..................................................................... 12 Tipos de grficos .................................................................... 14 Quando terminar de bordar ................................................... 14 Conhecendo o ponto cruz ...................................................... 15 Prendendo a linha no incio do trabalho ................................ 16 Aprendendo a bordar no sentido horizontal .......................... 24 Aprendendo a bordar no sentido vertical .............................. 26 Aprendendo a bordar no sentido diagonal ............................ 28 Aprendendo a bordar o meio ponto ...................................... 31 Aprendendo a bordar os contornos ....................................... 33 Arendendo atravs de um exerccio ....................................... 34 Como arrematar o fio ............................................................. 36

7
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

UM POUCO DE HISTRIA

Quando bordamos o Ponto Cruz nem passa pelas nossas cabeas como e quando ele surgiu. Existem estudos comprovando que o Ponto Cruz vem de um passado muito antigo, desde a Idade Mdia, aproximadamente 500 DC! Ele foi se espalhando pela Europa, sia e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra onde em 1598 foram encontrados os primeiros bordados. Era uma tcnica exclusiva das mulheres e com a ajuda do Ponto Cruz as meninas aprendiam as letras bordando alfabetos e quando finalizavam seus trabalhos costumavam assinar e datar. De l para c o Ponto Cruz vem conquistando adeptos pelos quatro cantos do mundo e por se tratar de uma tcnica simples e relaxante cresce ainda mais nos tempos atuais. Os motivos acompanham a evoluo dos tempos e destacam a criatividade e habilidade de quem o executa.

8
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

APRENDENDO A BORDAR O PONTO CRUZ


TECIDOS
Os tecidos que voc poder usar para bordar so: tamine Cnhamo Fino Cnhamo Grosso Linho encontrado nas medidas de 3 8 pontos por cm; encontrado nas medidas de 8 ou 9 fios por cm; encontrado nas medidas de 11 ou 12 fios por cm; encontrado nas medidas de 10, 13, 14 ou 22 fios por cm.

AGULHAS
A agulha arredondada (sem ponta) e curta a mais indicada para bordar o Ponto Cruz. Suas espessuras so identificadas por nmeros que vo de 14 a 28 sendo que quanto maior esse nmero, mais finas so as agulhas. Porm, as mais utilizadas so: 14 e 16 ................ grossas 22 e 24 ................ mdias e 26 ........................ fina. Tecidos de trama pequena pedem agulhas mais finas e os de trama maior agulhas mais grossas.

LINHAS
Normalmente se borda o Ponto Cruz com linha de algodo moulin Anchor, DMC (fio importado) ou Maxi com 6 fios, que ser dividida de acordo com a trama do tecido que ser bordado.

9
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Toda meada traz em seu rtulo o nmero da cor e da partida, informaes importantes na hora de comprar mais linha. Na legenda de cores de um grfico comum se encontrar a referncia de cor dessas trs marcas de linha, voc escolhe a que preferir. A Maioria das revistas de Ponto Cruz traz uma Tabela de Converso para facilitar a identificao da cor de cada marca.

TABELA DE EQUIVALNCIA
Tecido tamine com 3 pontos por cm tamine com 4 pontos por cm tamine com 5 pontos por cm tamine com 6 pontos por cm tamine com 7 pontos por cm tamine com 8 pontos por cm Cnhamo com 8 fios por cm Cnhamo com 9 fios por cm Cnhamo com 11 fios por cm Cnhamo com 12 fios por cm Linho com 10 fios por cm Linho com 13 fios por cm Linho com 14 fios por cm Linho com 22 fios por cm Agulha 20 22 24 26 26 28 24 24 26 26 24 26 26 28 Nmero de fios 6 3 3 2 2 2 3 3 2 2 3 2 2 1

10
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

COMO PREPARAR O TECIDO


METRAGEM
Para se saber a metragem de tecido necessria para um trabalho deve-se contar o nmero de pontos da altura e da largura do grfico a ser bordado e depois dividir pelo nmero de centmetros, por exemplo: Se o grfico tem 40 pontos de altura por 20 pontos de largura e o tecido escolhido for tamine com 4 pontos por cm, ento 40: 4 = 10 cm e 20:4 = 5 cm O grfico escolhido ter a medida de 10 cm por 5 cm. Para o tecido deve-se acrescentar mais 10 cm nas laterais para poder fazer o acabamento, portanto a medida do tecido ser 20 cm por 15 cm.

AMOSTRAS DE TECIDOS
Abaixo, amostras em tamanho real dos 3 tecidos mais usados para execuo do Ponto Cruz:

Cnhamo 11 fios/cm

tamine 4 fios/cm

tamine 6 fios/cm

11
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

PREPARANDO A LINHA
A linha moulin feita em meadas e para bordar preciso desfaz-la.

Sem tirar o rtulo da meada, puxe uma das pontas e v enrolando em plaquetas de plstico. Nesta plaqueta anote o nmero da cor com caneta de tinta permanente ou fixe o rtulo da meada com a referncia da cor.

Quando for bordar corte um pedao de linha com aproximadamente 50 cm. Com os dedos polegar e indicador segura a ponta da meada e com a outra mo puxe um fio de cada vez, obedecendo a quantidade de fios a ser usada de acordo com a trama do tecido escolhido (ver Tabela de Equivalncia na pgina 7).

12
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

ANTES DE BORDAR
Antes de iniciar, leia com ateno alguns detalhes extremamente importantes que iro facilitar seu trabalho. DICAS AO ARTESO
Antes de comear a bordar, faa alongamento nas mos e braos. Lave as mos sempre que for bordar o que resultar num trabalho limpo. Uma boa iluminao ajuda muito na hora de bordar, de preferncia use luz fluorescente branca ou borde em lugares com boa iluminao natural. Para no prejudicar a coluna, escolha acentos confortveis e borde com uma almofada no colo. Antes de comear o trabalho, separe e deixe mo todo material que vai usar. Guarde numa cesta ou bolsa todo material que estiver usando e enrole o bordado pelo avesso. Nunca o dobre.

DICAS PARA OS BORDADOS


Para cortar os fios, prefira tesouras pequenas prprias para bordado. Nunca faa n no fio. Corte o tecido necessrio com, no mnimo, uma folga de 10 cm em toda a volta de pea. Para que o tecido no desfie, passe um alinhavo nas bordas.

13
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Em seguida, marque o centro do tecido. Para isso, dobreo ao meio na largura e no comprimento e passe um alinhavo nessas dobras com outra cor para marcar o ponto central. Aconselhamos que os pontos de alinhavo sejam feitos sobre 4 fios. No centro esses dois alinhavos se cruzam. Na hora de bordar, tire uma cpia ampliada do grfico. Alm de ter uma visualizao melhor, voc poder fazer marcaes ou anotaes, sem rasurar o grfico original. Para cada linha de cor diferente, tenha uma agulha separada. Assim voc ganha tempo. Lembre-se: o avesso to importante quanto o direito do seu trabalho. No tenha pressa, pois o bom bordado se conhece pelo avesso dos trabalhos! O acabamento tambm uma etapa fundamental. Aps terminar o bordado, coloque-o sobre uma base macia (de preferncia, uma toalha felpuda) e, com muito cuidado, passe-o a ferro pelo avesso (se possvel com ferro a vapor). Isso preserva a plasticidade do trabalho, pois no deixa que os pontos sejam amassados e, ao mesmo tempo, prolonga sua durabilidade. A quantidade de fios na agulha determinada pelo tamanho da trama do tecido. Veja a Tabela de referncia na pgina 7 deste Guia. importante a tenso da linha; borde sem puxar muito o fio. Pontos muito tensos deformam o tecido; e os pontos muito soltos alteram o motivo do bordado.

14
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

TIPOS DE GRFICOS
Para executar o Ponto Cruz, as trs formas mais comuns que os grficos aparecem so: Atravs de quadradinhos coloridos: Cada cor de linha utilizada representada por uma cor impressa similar.

Atravs de smbolos diferentes: Cada cor de linha utilizada representada por um smbolo diferente.

Atravs da combinao das duas formas acima: Cada cor de linha utilizada representada por uma cor impressa similar podendo ter smbolos adicionais para facilitar a diferenciao entre tons muito prximos de uma determinada cor.

QUANDO TERMINAR DE BORDAR


Ao terminar um trabalho lave-o mo com sabo neutro sem esfregar ou torcer demais. Passe sempre pelo avesso sobre uma toalha e com o ferro em temperatura mdia. Voc tambm pode engomar seu trabalho o que dar um resultado muito bonito.

15
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

CONHECENDO O PONTO CRUZ


Apesar dos pontos do bordado terem a aperncia de um X, essa tcnica denominada Ponto CRUZ pois deriva do termo em ingls CROSS Stitch que teria sua traduo mais apropriada como Ponto cruzado. Mas, convenhamos, Ponto Cruz bem mais simptico.

Essa tcnica muito simples e consiste basicamente em formar pequenos X entre quatro pontos da trama de um tecido. A imagens so formadas pela distribuio dos pontos e combinao de suas cores. As tcnicas que abordamos neste Guia mostram como executar os bordados com qualidade profissional. Como voc sabe, um bom bordado tambm aquele que possui o chamado avesso perfeito.

16
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Prendendo a linha no incio do trabalho


TECIDO ETAMINE 4 PONTOS POR CM: Bordar com 3 fios na agulha 1
Passe a linha entre a trama do tecido, pelo lado direito do trabalho. Dois pontos o suficiente.

2
Introduza a agulha de cima para baixo (se for bordar da esquerda para a direita) pegando uma trama do tecido.

3
Pule uma trama da esquerda para a direita e introduza a agulha de cima para baixo.

17
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Volte da direita para a esquerda introduzindo a agulha de cima para baixo na mesma trama do tecido para completar cada ponto.

5
Siga essas operaes at completar a carreira.

6
A concluso dos pontos dever ocultar as pontas iniciais.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

18
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Prendendo a linha no incio do trabalho


TECIDO ETAMINE 6 PONTOS POR CM Bordar com 2 fios na agulha 1
Corte um fio com 50 cm de comprimento. Dobre-o ao meio e introduza as duas pontas juntas na agulha.

2
Passe a linha entre a trama do tecido e puxe a agulha deixando uma pequena argola da linha.

3
Passe a agulha por dentro dessa argola que se formou.

19
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Puxe a linha para fixar. Introduza a agulha na trama do tecido de cima para baixo (no caso de bordar da esquerda para a direita).

5
Pule uma trama do tecido da esquerda para a direita e introduza a agulha de cima para baixo.

6
Repita o movimento at fazer a quantidade de pontos necessrios.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

20
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Prendendo a linha no incio do trabalho


TECIDO CNHAMO FINO Bordar com 2 fios na agulha 1
Corte um fio com 50 cm de comprimento dobre-o ao meio e introduza as duas pontas juntas na agulha.

2
Passe a linha pegando um dos fios da trama do tecido e puxe deixando uma pequena argola da linha.

3
Passe a agulha por dentro da argola que se formou.

21
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Puxe a linha para fixar. Introduza a agulha de cima para baixo pegando duas tramas do tecido.

5
Pule duas tramas a partir da esquerda e introduza a agulha de cima para baixo pegando outras duas tramas.

6
Repita o movimento at fazer os pontos necessrios.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

22
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Prendendo a linha no incio do trabalho


TECIDO CNHAMO GROSSO Bordar com 3 fios na agulha 1
Pegue trs fios com 30 cm de comprimento (cada). Corte as pontas para igualar e introduza as trs pontas juntas na agulha.

2
Passe a agulha da direita para a esquerda por baixo de duas tramas verticais do tecido.

3
Puxe a linha at esconder quase completamente as pontas. Introduza a agulha de cima para baixo pegando duas tramas do tecido.

23
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Pule duas tramas a partir da esquerda e introduza a agulha pegando outras duas tramas.

5
Repita o movimento at fazer os pontos necessrios.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

24
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Aprendendo a bordar no SENTIDO HORIZONTAL


1
Introduza a agulha de baixo para cima pegando uma trama do tecido.

2
Siga essa operao at concluir a carreira com a quantidade necessria de pontos.

3
Volte a partir da esquerda introduzindo a agulha nas mesmas tramas do tecido.

25
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Siga at completar os pontos.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

Observaes sobre direes:


O passo a passo acima mostra o bordado sendo executado no sentido HORIZONTAL e da DIREITA PARA A ESQUERDA. Oberve que a agulha inserida de baixo para cima. O sentido da agulha muda de acordo com a direo do bordado:

Agulha de CIMA para BAIXO para bordar da ESQUERDA para a DIREITA Agulha de BAIXO para CIMA: para bordar da DIREITA para a ESQUERDA

26
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Aprendendo a bordar no SENTIDO VERTICAL


1
Introduza a agulha de cima para baixo pegando uma trama do tecido.

2
Pegue uma trama esquerda e passe a agulha pulando uma trama horizontal.

3
Introduza a linha pegando uma trama direita e, dessa vez, no pule nenhuma trama como na etapa acima.

27
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Repita a operao como na etapa n 2. Siga essa tcnica at completar o nmero de pontos desejado.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

Observaes sobre direes:


O passo a passo acima mostra o bordado sendo executado no sentido VERTICAL e de CIMA PARA BAIXO. Oberve que a agulha inserida de cima para baixo. O sentido da agulha muda de acordo com a direo do bordado:

Agulha de CIMA para BAIXO para bordar da CIMA para a BAIXO Agulha de BAIXO para CIMA: para bordar da BAIXO para a CIMA

28
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Aprendendo a bordar o Ponto Cruz no SENTIDO DIAGONAL


1
partir de uma trama do tecido introduza a agulha de baixo para cima no ponto seguinte da carreira superior da esquerda para a direita.

2
Na mesma carreira pule uma trama da esquerda para a direita e introduza a agulha de baixo para cima.

3
Suba para a careira seguinte, pule uma trama da esquerda para a direita e introduza a agulha de cima para baixo.

29
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Volte completando os pontos e obedecendo o sentido dos pontos a serem completados.

5
Para que a 2 etapa do ponto fique sempre com a linha no mesmo sentido, s vezes necessrio passar a agulha por baixo da linha do ponto incompleto.

6
Complete os pontos seguindo o critrio citado na ilustrao n 5.

30
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

7
Siga as etapas descritas at a concluso dos pontos.

AVESSO PERFEITO A linha dever ficar na vertical em todo trabalho.

Observaes sobre direes:


Para se bordar na diagonal em qualquer sentido: De CIMA para BAIXO: da direita para esquerda ou da esquerda para a direita De BAIXO para CIMA: da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita Procede-se do mesmo modo obedecendo o sentido da agulha e o incio do ponto na trama do tecido.

31
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Aprendendo a bordar o MEIO PONTO


O meio ponto muito usado nos grficos para dar maior definio ao desenho.

Faa a 1 etapa do ponto.

2
Volte e introduza a agulha no meio da trama e por cima da linha, fazendo assim metade da 2 etapa do ponto.

3
Mesmo no meio ponto deve-se obedecer o sentido da linha.

32
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

4
Quando o ponto tem duas cores faa do mesmo modo, neste caso a agulha sai ao lado do meio ponto anterior, no meio da trama.

5
No esquea: sempre obedea o sentido da linha no trabalho.

6
Note que os dois meios pontos esto com a linha da 2 etapa no mesmo sentido.

33
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Aprendendo a bordar os CONTORNOS


Ponto Linear ou Ponto Atrs 1
O contorno feito depois de ter bordado todo o grfico dando acabamento ao trabalho. Contorne seguindo as tramas do tecido no sentido do bordado.

2
Se ao bordar voc utilizou 3 fios na agulha, faa os contornos com 2 fios. Ou, se ao bordar com 2 fios na agulha, faa os contornos com apenas 1 fio. Com movimentos de trs para a frente...

3
V completando o bordado.

34
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

Arendendo os princpios do Ponto Cruz ATRAVS DE UM EXERCCIO


Neste exerccio, voc tomar contato com as variaes de direo durante a execuo de seus bordados. Nele, voc ver, na prtica como mudar a direo dos pontos preservando, no resultado final, a mesma aparncia entre eles alm de finalizar com o avesso perfeito.

IDA
Prenda a linha conforme o mostrado na pgina 14 deste guia. Borde seguindo a numerao do desenho ao lado at terminar em (28) com a agulha saindo com a agulha em (1).

Observe na imagem ao lado como fica o bordado aps esta fase concluda.

Na imagem esquerda, o avesso do bordado nesta fase.

35
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

VOLTA
Siga a numerao do desenho ao lado para completar a carreira de volta. Para facilitar a compreenso do exerccio, utilizamos um tom mais escuro para os passos executados nesta etapa. Note que em alguns pontos, a agulha deve passar por baixo do ponto de ida (ex: entre [2] e [3]). O objetivo que todos os pontos tenham exatamente a mesma aparncia. No fim do trabalho, prenda a linha como mostrado na pgina a seguir.

Observe na imagem ao lado como fica o exerccio concludo.

O avesso do bordado antes de prender a linha.

importante a tenso da linha


Procure manter a tenso da linha constante. Mas, observe: Pontos muito tensos deformam o tecido Pontos muito soltos alteram o motivo do bordado.

36
GUIA PASSO-A-PASSO PONTO CRUZ

COMO ARREMATAR O FIO

Quando se borda em tecidos com tramas midas possvel se arrematar pelo direito do trabalho passando a linha por baixo dos pontos, tomando o cuidado de passar nos pontos com linha na mesma cor.

Ao Bordar em tecidos de trama grada o arremate feito pelo avesso passando a linha no sentido vertical em movimentos ondulares, de preferncia sob linhas da mesma cor.

Dica
Depois de cortar a linha, dilua termolina leitosa (cola prpria para artesanato) em um pouco de gua. Com um palito de dente, aplique na ponta do arremate. Isso evitar que a linha se solte.

ATUALIZE-SE! Dicas e novidades: www.joselia.com.br

A U T O R A

Joslia de Carvalho, uma das mais importantes e criativas artess do pas, coordenou diversas revistas de circulao nacional - destaque para Biblioteca de Trabalhos Artesanais (Editora Escala) e Joslia Bonecas (PRO-C Editora). Dedica-se com muito carinho difuso das mais diversas tcnicas do artesanato atravs de cursos e pelo seu site na internet.

Potrebbero piacerti anche