Sei sulla pagina 1di 292

NOES DE INSTRUMENTAO

Autora: Andra Manhes Gomes

NOES DE INSTRUMENTAO

NOES DE INSTRUMENTAO

Autora: Andra Manhes Gomes

Ao nal desse estudo, o treinando poder:


Reconhecer a simbologia de instrumentao e controle empregados nas indstrias de petrleo; Interpretar os uxogramas de engenharia de processo e uma matriz de causa e efeito; Reconhecer as principais tcnicas de medio, indicao, registro e controle de processos empregados nas indstrias de petrleo.

Programa Alta Competncia

Este material o resultado do trabalho conjunto de muitos tcnicos da rea de Explorao & Produo da Petrobras. Ele se estende para alm dessas pginas, uma vez que traduz, de forma estruturada, a experincia de anos de dedicao e aprendizado no exerccio das atividades prossionais na Companhia. com tal experincia, reetida nas competncias do seu corpo de empregados, que a Petrobras conta para enfrentar os crescentes desaos com os quais ela se depara no Brasil e no mundo. Nesse contexto, o E&P criou o Programa Alta Competncia, visando prover os meios para adequar quantitativa e qualitativamente a fora de trabalho s estratgias do negcio E&P. Realizado em diferentes fases, o Alta Competncia tem como premissa a participao ativa dos tcnicos na estruturao e detalhamento das competncias necessrias para explorar e produzir energia. O objetivo deste material contribuir para a disseminao das competncias, de modo a facilitar a formao de novos empregados e a reciclagem de antigos. Trabalhar com o bem mais precioso que temos as pessoas algo que exige sabedoria e dedicao. Este material um suporte para esse rico processo, que se concretiza no envolvimento de todos os que tm contribudo para tornar a Petrobras a empresa mundial de sucesso que ela . Programa Alta Competncia

Como utilizar esta apostila

Esta seo tem o objetivo de apresentar como esta apostila est organizada e assim facilitar seu uso. No incio deste material apresentado o objetivo geral, o qual representa as metas de aprendizagem a serem atingidas.

ATERRAMENTO DE SEGURANA

Autor

Ao nal desse estudo, o treinando poder:


Identicar procedimentos adequados ao aterramento e manuteno da segurana nas instalaes eltricas; Reconhecer os riscos de acidentes relacionados ao aterramento de segurana; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Objetivo Geral

O material est dividido em captulos. No incio de cada captulo so apresentados os objetivos especcos de aprendizagem, que devem ser utilizados como orientadores ao longo do estudo.
48

Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Estabelecer a relao entre aterramento de segurana e riscos eltricos; Reconhecer os tipos de riscos eltricos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Captulo 1

Objetivo Especco

No nal de cada captulo encontram-se os exerccios, que visam avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os gabaritos dos exerccios esto nas ltimas pginas do captulo em questo.

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

mo est relacionada a

1.6. Bibliogra a Exerccios 1.4.


CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas 1) Que relao podemos estabelecer entre eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI aterramento de segurana? Eltrica, 2007.

1.7. Gabarito
riscos eltricos e
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

_______________________________________________________________ COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. _______________________________________________________________ Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Apresentamos, seguir, trechos de Normas Tcnicas que Norma Petrobras N-2222. 2) Projeto de aterramentoa de segurana em unidades martimas. Comisso de abordam Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos.
Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao o caso: Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, de contato

e do tipo de es durante toda na maioria das mant-los sob is, materiais ou

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classicadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certicao.

A) Risco Proteo de incndio e exploso B) Risco Norma Brasileira ABNT NBR-5419. de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. ( )

(A)

24

Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em projetadas e executadas de modo que seja possvel eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// prevenir, por meios seguros, os perigos de choque www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. eltrico e todos os outros tipos de acidentes. NFPA 780. Standard for the Installation Protection Systems . National ( ) of Lightining Nas instalaes eltricas de Fire Protection Association, 2004.

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser


(B)

25

a maior fonte sria, alm das ole, a obedincia na.

reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo,

21
(A)

como alarme e seccionamento automtico para Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acessoanormais em: 20 mai. 2008. de operao. outras condies

Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas


3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: (V) (F) (V) O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica.

( ) Nas partes das instalaes eltricas Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/ sica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas

Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um o terra.

( )

(V)

3. Problemas operacionais, riscos e cuidados com aterramento de segurana

odas as Unidades de Explorao e Produo possuem um plano de manuteno preventiva de equipamentos eltricos (motores, geradores, painis eltricos, transformadores e outros).

A cada interveno nestes equipamentos e dispositivos, os Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas mantenedores avaliam a necessidade ou no da realizao de inspeo de nies disponveis glossrio . Ao longo dos nos sistemasesto de aterramento envolvidosno nestes equipamentos. textos do captulo, esses termos podem ser facilmente Para que o aterramento de segurana possa cumprir corretamente o identi cados, pois esto em destaque. seu papel, precisa ser bem projetado e construdo. Alm disso, deve ser mantido em perfeitas condies de funcionamento.

Nesse processo, o operador tem importante papel, pois, ao interagir diariamente com os equipamentos eltricos, pode detectar imediatamente alguns tipos de anormalidades, antecipando problemas e, principalmente, diminuindo os riscos de choque eltrico por contato indireto e de incndio e exploso.

49

3.1. Problemas operacionais


Os principais problemas operacionais vericados em qualquer tipo de aterramento so: Falta de continuidade; e Elevada resistncia eltrica de contato. importante lembrar que Norma Petrobras N-2222 dene o valor de 1Ohm, medido com multmetro DC (ohmmetro), como o mximo admissvel para resistncia de contato.

Alta Competncia

Captulo 3. Problemas operaciona

3.4. Glossrio
Choque eltrico conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este percorrido por uma corrente eltrica. Ohm unidade de medida padronizada pelo SI para medir a resistncia eltrica. Ohmmetro instrumento que mede a resistncia eltrica em Ohm.

3.5. Bibliograa

CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIAN eltricos - inspeo e medio da re Eltrica, 2007.

COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos Curso tcnico de segurana do trab NFPA 780. Standard for the Installation Fire Protection Association, 2004.

Norma Petrobras N-2222. Projeto de martimas. Comisso de Normas Tcn

Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instala Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

56

Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Pr atmosfricas. Associao Brasileira d

Norma Regulamentadora NR-10. Seg eletricidade. Ministrio do Trabalho www.mte.gov.br/legislacao/normas_ em: 14 mar. 2008.

Caso sinta necessidade de saber de onde foram retirados os insumos para o desenvolvimento do contedo desta apostila, ou tenha interesse em se aprofundar em determinados temas, basta consultar a Bibliograa ao nal de cada captulo.

86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

1.6. Bibliograa
CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI Eltrica, 2007. COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Norma Petrobras N-2222. Projeto de aterramento de segurana em unidades martimas. Comisso de Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. NFPA 780. Standard for the Installation of Lightining Protection Systems. National Fire Protection Association, 2004. Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/sica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

1.7. Gabarito
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

NVEL DE RUDO DB (A) 85 86 87 88 89 90 91 92 93 25 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classicadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certicao.

(A)

24

(B)

Ao longo de todo o material, caixas de destaque esto presentes. Cada uma delas tem objetivos distintos.
(A) (V) (F) (V)

3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica. Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um o terra. A queimadura o principal efeito siolgico associado passagem da corrente eltrica pelo corpo humano.

A caixa Voc Sabia traz curiosidades a respeito do contedo abordado Alta de um determinado item do captulo. Competncia
(V) (F)

Captulo 1. Riscos elt

atribudo a Tales de Mileto (624 - 556 a.C.) a primeira observao de um fenmeno relacionado com a eletricidade esttica. Ele teria esfregado um fragmento de mbar com um tecido seco e obtido um comportamento inusitado o mbar era capaz de atrair pequenos pedaos de palha. O mbar o nome dado resina produzida por pinheiros que protege a rvore de agresses externas. Aps sofrer um processo semelhante fossilizao, ela se torna um material duro e resistente.

Trazendo este conhecimento para a realid observar alguns pontos que garantiro o incndio e exploso nos nveis denidos pela durante o projeto da instalao, como por ex

A escolha do tipo de aterramento fu ao ambiente;

A seleo dos dispositivos de proteo

A correta manuteno do sistema elt

Os riscos VOC eltricosSABIA? de uma instalao so divididos em dois grupos principais:

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

petrleo pelo pig de limpeza adas parana. questes Devido s Importante um lembrete essenciais do baixas temperaturas do oceano, a parana se acumula nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode contedo tratadovirno captulo. a bloquear o uxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

14

Uma das principais substncias removidas em poos de

O aterramento funcional do sist como funo permitir o funcion e eciente dos dispositivos de pro sensibilizao dos rels de prote uma circulao de corrente para a por anormalidades no sistema eltr

Observe no diagrama a seguir os principais ris ocorrncia de incndio e exploso:

1.1. Riscos de incndio e exploso


IMPORTANTE! Podemos denir os riscos de incndio e exploso da seguinte forma: muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na Situaes associadas presena de sobretenses, sobrecorrentes, sua Unidade. Informe-se junto a ela! fogo no ambiente eltrico e possibilidade de ignio de atmosfera potencialmente explosiva por descarga descontrolada de eletricidade esttica.

ATENO Os riscos de incndio e exploso esto presentes em qualquer instalao seu descontrole se traduz em os danos e muito importante que principalmente voc conhea especficos para passagem de pig pessoais, procedimentos materiais e de continuidade operacional. em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

ao da arteriosclerose.

IMPORTANTE! muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

J a caixa de destaque uma muito Resumindo importante que voc conhea os verso compacta procedimentos especficos para passagem de pig dos principais pontos no captulo. em poos abordados na sua Unidade. Informe-se e saiba
quais so eles.

ATENO

RESUMINDO...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o VOC SABIA? interior do lanador; Uma das principais substncias removidas em poos de Aps a retirada de um pig, inspecione internamente petrleo pelo pig de limpeza a parana. Devido s baixas temperaturas do; oceano, a parana se acumula o recebedor de pigs nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode Lanadores e recebedores devero ter suas vir a bloquear o uxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

A)

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos eltricos e o aterramento de segurana 8 minutos 7 minutos

Em Ateno esto destacadas as informaes que no IMPORTANTE! devem ser esquecidas. muito importante que voc conhea os tipos de pig
de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

ATENO
muito importante que voc conhea os procedimentos especficos para passagem de pig em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

RESUMINDO...

alidade do E&P, podemos o controle dos riscos de pelas normas de segurana r exemplo: funcional mais adequado

Todos os recursos Antes didticos presentes nesta apostila tm do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; como objetivo facilitar o aprendizado de seu contedo.
Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

Recomendaes gerais

o e controle;

Aproveite este material para o seu desenvolvimento prossional!

eltrico.

sistema eltrico tem ionamento convel proteo, atravs da teo, quando existe ra a terra, provocada ltrico.

15

s riscos eltricos associados

Sumrio
Introduo Captulo 1 - Instrumentao nos processos industriais
Objetivos 1. Instrumentao nos processos industriais 1.1. Breve histrico da instrumentao 1.2. Simbologia dos instrumentos
1.2.1. Classicao de instrumentos de medio 1.2.2. Simbologia em uxogramas de engenharia 1.2.3. Fluxograma de engenharia 1.2.4. Matriz de causa e efeito

17

19 21 23 27
29 40 41 48

1.3. Terminologia dos instrumentos 1.4. Exerccios 1.5. Glossrio 1.6. Bibliograa 1.7. Gabarito

51 54 57 59 60

Captulo 2 - Medio de presso


Objetivos 2. Medio de presso 2.1. Conceitos bsicos
2.1.1. Estados fsicos 2.1.2. Massa especca ou densidade absoluta () 2.1.3. Densidade Relativa (relat) 2.1.4. Peso Especco ()

63 65 65
65 66 66 67

2.2. Medio de presso


2.2.1. Denio de presso 2.2.2. Tipo de presso medida

67
68 70

2.3. Unidades de presso 2.4. Elementos sensores


2.4.1. Elementos sensores mecnicos 2.4.2. Elementos sensores eltricos

71 73
74 83

2.5. Acessrios de proteo para instrumentos de presso 2.6. Exerccios 2.7. Glossrio 2.8. Bibliograa 2.9. Gabarito

86 91 93 94 95

Captulo 3 - Medio de nvel


Objetivos 3. Medio de nvel 3.1. Medio direta
3.1.1. Medidores de nvel tipo rgua 3.1.2. Visores de nvel 3.1.3. Bia ou utuadores 3.1.4. Medidor de nvel com utuador externo

97 99 100
100 101 107 108

3.2. Medio indireta


3.2.1. Medidor tipo deslocador ou de empuxo 3.2.2. Medidor tipo presso diferencial 3.2.3. Medidor tipo ultrassnico 3.2.4. Medio de nvel por radar 3.2.5. Medidor capacitivo

109
110 112 117 118 119

3.3. Exerccios 3.4. Glossrio 3.5. Bibliograa 3.6. Gabarito

121 124 125 126

Captulo 4 - Medio de temperatura


Objetivos 4. Medio de temperatura 4.1. Elementos sensores de temperatura
4.1.1. Elementos sensores mecnicos 4.1.2. Elementos sensores eltricos

129 131 131


132 136

4.2. Poos de proteo 4.3. Exerccios 4.4. Glossrio 4.5. Bibliograa 4.6. Gabarito

143 144 145 146 147

Captulo 5 - Medio de vazo


Objetivos 5. Medio de vazo 5.1. Medio de vazo - instrumentos 5.2. Medio de vazo - denies 5.3. Medidores de vazo - tipos e caractersticas 5.4. Exerccios 5.5. Glossrio 5.6. Bibliograa 5.7. Gabarito 149 151 151 152 154 169 171 172 173

Captulo 6 - Desempenho dos instrumentos de medio


Objetivos 6. Desempenho dos instrumentos de medio 6.1. Especicaes
6.1.1. Especicaes eltricas 6.1.2. Especicaes mecnicas 6.1.3. Especicaes de temperatura

175 177 177


178 178 180

6.2. Integridade dos instrumentos


6.2.1. Classicao mecnica

181
181

6.3. Segurana no uso dos instrumentos


6.3.1. Tipos de proteo 6.3.2. Mtodos de preveno e seus princpios 6.3.3. Aplicao dos mtodos de proteo

182
183 183 189

6.4. Exerccios 6.5. Glossrio 6.6. Bibliograa 6.7. Gabarito

190 193 194 195

Captulo 7 - Transmisso
Objetivos 7. Transmisso 7.1. Vantagens da telemetria 7.2. Caracterizao dos sistemas de transmisso 7.3.Transmissores
7.3.1. Transmisso pneumtica 7.3.2. Transmisso eletrnica

197 199 199 200 200


201 203

7.4. Exerccios 7.5. Glossrio 7.6. Bibliograa 7.7. Gabarito

208 210 211 212

Captulo 8 - Sistemas de controle de processo


Objetivos 8. Sistemas de controle de processo 8.1. Tipos de controle 8.2. Controle em malha aberta e malha fechada 8.3. Atrasos no processo - fatores
8.3.1. Tempo morto 8.3.2. Capacitncia 8.3.3. Resistncia

213 215 217 219 220


221 221 222

8.4. Algoritmo de controle


8.4.1. On-off (liga-desliga) 8.4.2. Ao proporcional (ao P) 8.4.3. Ao integral - Ao I 8.4.4. Ao derivativa (ao D)

222
223 226 231 235

8.5. Ao Proporcional + Integral + Derivativa (PID) 8.6. Quadro comparativo entre o tipo de desvio e a resposta de cada ao 8.7. Modos de acionamento 8.8. Estratgias de controle automtico
8.8.1. Malha de controle tipo feedback 8.8.2. Controle em cascata 8.8.3. Controle Feed-forward 8.8.4. Controle tipo split-range

237 238 239 240


240 241 241 241

8.9. Tecnologias dos controladores 8.10. Sintonia do controlador PID 8.11. Exerccios 8.12. Glossrio 8.13. Bibliograa 8.14. Gabarito

242 243 244 249 250 251

Captulo 9 - Vlvulas
Objetivos 9. Vlvulas 9.1. Vlvula de controle
9.1.1. Atuador 9.1.2. Castelo 9.1.3. Corpo

255 257 257


258 263 267

9.2. Vlvula-globo 9.3. Vlvula de trs vias 9.4. Vlvula Saunders 9.5. Vlvula-borboleta 9.6. Exerccios 9.7. Glossrio 9.8. Bibliograa 9.9. Gabarito

267 269 270 271 272 275 276 277

Introduo

ai longe o tempo em que um pequeno grupo social era capaz de produzir, artesanalmente, todos os itens necessrios sua sobrevivncia e ao nvel mnimo de conforto possvel.

17
EPS 0,1%

A complexidade da produo industrial contempornea pode ser avaliada pela quantidade e sosticao de processos e equipamentos envolvidos. No processo produtivo contemporneo, as estratgias de planejamento, acompanhamento, avaliao e controle desempenham um papel importantssimo, tanto na racionalizao quanto na produo e no controle da qualidade do que produzido. Instrumentao a cincia que desenvolve e aplica tcnicas de medio, indicao, registro e controle de processos de fabricao, visando otimizao da ecincia desses processos e segurana das pessoas e das instalaes.

CORPORATIVA

CORPORATIVA

Instrumentao nos processos industriais


Ao nal desse captulo, o treinando poder:
Identicar, gracamente, a instrumentao responsvel pela monitorao, controle e segurana de processos industriais em uxogramas de engenharia; Reconhecer as funes, tipo de montagem e tipo de sinal de interligao da instrumentao para monitorao, controle e segurana utilizados nos processos industriais; Reconhecer a formao de malha de controle e de segurana que representa a instrumentao.

CORPORATIVA

Captulo 1

Alta Competncia

20

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

1. Instrumentao nos processos industriais

uso da instrumentao nos processos industriais visa, alm da otimizao da ecincia e da segurana desses processos, obteno de um produto de melhor qualidade, com menores custos e tempos de produo. A aplicao da instrumentao, atravs de instrumentos de monitorao, controle e segurana, permite-nos: Medir a quantidade do produto, isto , da varivel de processo; Incrementar e controlar a qualidade do que produzido;

21
Aumentar a produo e o rendimento; Obter e fornecer dados seguros sobre a matria-prima e a quanticao da produo, alm dos relativos economia e segurana dos processos; Proteger o meio ambiente.
1 2

3 4

Vlvulas e posicionadores da planta piloto da UN-BC

CORPORATIVA

Alta Competncia

Na ilustrao anterior podemos observar alguns instrumentos utilizados na monitorao e controle de processo da planta piloto. Eles esto numerados. Observe: 1 - Transmissor indicador de presso, utilizado para monitorao e controle da varivel de processo presso relativa; 2 - Medidor de vazo com elemento sensor para a medio da quantidade de vazo e gua; 3, 4 e 5 - Elementos nais de controle ou vlvulas de controle com seus acessrios, que nos permitem controlar as variveis de processo que, neste caso so: temperatura, vazo e presso.

22

Painel sintico - sala de controle da plataforma de Pampo

O painel sintico tambm conhecido como Interface Humano Mquina (IHM) e representa, de forma simplicada, o uxo de processo para os tcnicos de operao na sala de controle, possibilitando realizar operaes de monitorao, controle e de segurana das plantas de processo.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Estaes de controle, operao e superviso - Sala de controle da plataforma P-19

VOC SABIA? Tambm conhecida como Interface Humano Mquina, as estaes de controle, operao e superviso ECOS - substituram os painis sinticos em algumas unidades, mas possuem a mesma funo dos antigos painis: possibilitar aos tcnicos de operao a viso da planta de processo, favorecendo as operaes de monitorao, controle e segurana das mesmas.

23

1.1. Breve histrico da instrumentao


A incorporao da mquina vapor ao processo industrial, a partir do sculo XVIII, gerou impacto signicativo na fabricao de bens e na organizao do trabalho. Antes do processo fabril, que a mquina vapor inaugurou, a produo se dava, em geral, de forma artesanal. Dependendo do nvel de complexidade do processo e do produto, um s arteso poderia realizar todas as etapas da produo. O ritmo ditado pela produo em srie, em decorrncia da mecanizao do processo fabril, acarretou uma diviso de trabalho baseada na capacidade de produo do maquinrio visando otimizao das rotinas, preservao dos equipamentos e ao controle da produo.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Contemporaneamente, agregam-se a preocupao com a preservao de equipamentos e melhoria da qualidade de processos e produtos, discusses sobre a minimizao de danos sade dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente. Preocupaes desse tipo geraram a necessidade de desenvolver tcnicas de medio e controle cada vez mais sosticadas, de acordo com as tecnologias disponveis. Os primeiros instrumentos de controle tinham como objetivo indicar a presso de vapor nas caldeiras, visando diminuio do nmero de acidentes em decorrncia de exploses. No nal da dcada de 1930, mais precisamente em 1938, comearam a surgir os primeiros instrumentos pneumticos de controle e as primeiras teorias de controle automtico.

24

Com o advento da eletrnica dos semicondutores, no incio dos anos 1950, surgiram os instrumentos eletrnicos analgicos. Os instrumentos pneumticos, muito usados desde ento, foram sendo substitudos gradativamente pelos eletrnicos analgicos. Instrumentos pneumticos de controle, ainda em funcionamento em algumas aplicaes nos processos industriais, esto sendo substitudos gradativamente por instrumentos eletrnicos analgicos para uso em rea classicada, que alm de apresentarem manuteno mais fcil e disponibilizarem de forma centralizada as informaes do processo na sala de controle, facilitam a operao do processo, pois a deciso dos tcnicos de operao baseada em informaes em tempo real.

VOC SABIA? Hoje, no Brasil, as atividades relacionadas a caldeiras e vasos sob presso so reguladas pela Norma NR-13, exigida pelo Ministrio do Trabalho, aprovada pela Portaria 3.214 de 08/06/78, da Lei 9.514 de 22/12/77 de Segurana e Medicina do Trabalho. A responsabilidade pela manuteno e pelo treinamento adequado de tcnicos de operao de caldeiras da instituio empregadora.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Observe as ilustraes a seguir:


Tecnologia dominante Pneumtico Analgico Digital

1940

1960

1980

2000

Tempo

Evoluo da tecnologia de instrumentao

25

Transmissor pneumtico

Transmissor eletrnico digital inteligente

CORPORATIVA

Alta Competncia

Vistas as imagens, observe que os ltimos equipamentos apresentam um grau bastante elevado de preciso e complexidade e so conhecidos como instrumentos digitais inteligentes, o que permite diagnosticar com mais facilidade suas prprias falhas. Atualmente, as indstrias tm optado por instrumentos para controle analgico e monitorao que medem as variveis de processo e informam os valores das mesmas, com sinal eletrnico (analgico) e instrumentos para o sistema de intertravamento e segurana (controle discreto) que sentem a varivel de processo e atuam, baseados em valores pr-determinados, abrindo ou fechando um contato, como um interruptor de uma lmpada. Estes instrumentos so interligados aos sistemas eletrnicos como o Controlador multi-malha (multi-loop), o Controlador Lgico Programvel (CLP) e o Sistema Digital de Controle Distribudo (SDCD). A seguir apresentada a representao bsica do controle analgico de presso no interior do vaso separador de produo bifsico, isto , fase lquido/gs e do controle discreto para ligar e desligar uma bomba, atravs da atuao de uma chave de nvel muito baixa (LSLL). Veja a ilustrao a seguir:

26

Controle analgico de presso do vaso separador e controle discreto de nvel para ligar e desligar a bomba

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

1.2. Simbologia dos instrumentos


A simbologia de instrumentao a identicao padronizada dos instrumentos de uma planta de processo, que so representados por smbolos grcos que denem o tipo de montagem, sinal de transmisso e por letras que denem a funo dos instrumentos. A simbologia utilizada nos uxogramas de engenharia, nas telas das estaes de controle, e nos painis sinticos e semigrcos precisa ser reconhecida por todos os envolvidos nos processos de controle. A padronizao garantida por rgos normativos como, por exemplo, no Brasil, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. A Petrobras, especicamente, se baseia na norma Internacional da ISA S5.1 (Instrumentation Symbols and Identication) para a elaborao dos uxogramas de engenharia, que dene: A representao grca para a montagem e o sinal de transmisso da instrumentao; A identicao composta de letras que denem a varivel de processo e funo dos instrumentos.

27

IMPORTANTE! Para a identicao completa dos instrumentos, alm da representao grca e da identicao por letras necessrio um cdigo seqencial que dene o local onde os instrumentos encontram-se instalados e o nmero da malha qual o instrumento pertence. Nas unidades de produo offshore, como nas plataformas da Unidade de Negcios da Bacia de Campos (UN-BC), o cdigo seqencial se baseia na norma Contec N-1710 - Codicao de Documentos Tcnicos de Engenharia - para a denio da rea de atividades, e em um sistema automtico para controle do seqencial da malha dos instrumentos.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Para entender melhor a simbologia de instrumentao utilizada nos uxogramas de engenharia necessrio observar atentamente a ilustrao a seguir: PI
PIT PV

Transm
LSLL

Vaso separador
Chave

CPL de controle PIC (Control)

28

CPL de segurana
Controle analgico de presso do vaso separador no CLP de controle com controlador virtual e controle discreto de nvel no CLP de segurana para abrir e fechar a SDV e ligar e desligar a bomba

A partir da imagem, podemos perceber: A necessidade de monitorar e controlar a varivel de processo que a presso no interior do vaso e a varivel de processo responsvel pela segurana, evitando que se atinja um nvel muito baixo de lquido; As variveis do processo - presso, temperatura, vazo e nvel - que necessitamos monitorar e controlar, a m de garantir a segurana; A instrumentao responsvel pela malha de segurana, com a abertura ou fechamento total de uma vlvula de Shutdown (SDV), a partir da atuao de uma chave de nvel muito baixo (LSLL);

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

A instrumentao responsvel pela malha de controle, para manter a varivel de processo no valor desejvel, com a medio da varivel de processo presso atravs do Transmissor Indicador de Presso (PIT), controle do valor desejado da varivel de processo presso atravs do Controlador Indicador de Presso (PIC) e a manipulao da vazo de sada de gs atravs da vlvula de controle de presso (PV); A instrumentao do sistema de monitorao que indica a varivel de processo presso atravs do Indicador de Presso (PI). 1.2.1. Classicao de instrumentos de medio Para iniciarmos a denio da simbologia de instrumentao para monitorao, controle e segurana de processo fundamental que tenhamos em mente que os instrumentos no processo industrial so caracterizados atravs do:

29
a) Tipo de montagem da instrumentao (representao grca); b) Tipo de sinal com que a instrumentao mede a varivel de processo (representao grca); c) Tipo de varivel de processo e da funo da instrumentao no processo (identicao). a) Tipo de montagem - representao grca A instrumentao pode ser representada gracamente de acordo com sua montagem, que ir apontar a sua localizao. Os instrumentos podem ser montados: No campo; Em salas de controle.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os instrumentos montados em campo so aqueles que pela funo desempenhada, s podem ser montados prximos ou em contato direto com o processo. Normalmente, so mais robustos e tm sua parte fsica preparada para suportar as agresses naturais do meio externo. Os montados em salas de controle podem ser localizados na sala de controle central ou na sala de controle local. Geralmente, os instrumentos so dispostos em painis de controle ou segurana padronizados. Com a implantao dos sistemas eletrnicos, a instrumentao pode ser montada virtualmente, isto , ter somente sua funo implementada e, neste caso, os instrumentos so considerados virtuais e sua representao grca corresponde ao tipo de sistema eletrnico.

30
ATENO
Particularmente, para os instrumentos de vazo, os elementos primrios so representados de forma diferenciada nos uxogramas de engenharia. Veja a seguir a, representao grca dos instrumentos de acordo com o seu local de montagem.
Representao grca do tipo de montagem Instrumento fsico montado no Campo.

Instrumento fsico montado na Sala de Controle Central.

Instrumento virtual implementado na Interface Humano Mquina (ECOS ou ESC) localizada na Sala de Controle Central.

Computador de vazo instalado no campo.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Representao grca do tipo de montagem

Computador de vazo instalado na Sala de Controle Central.

Instrumento virtual implementado no CLP localizado na sala de Controle Central.

Instrumento virtual implementado no CLP localizado na Sala de Controle Local.

Representao grca dos elementos primrios de vazo ou dos elementos sensores de vazo.

31
Elementos primrios de vazo Simbologia Descrio Smbolo geral para elementos primrios de vazo. Conexes para teste tipo tomada no ange ou no canto (sem placa de orifcio). Placa de orifcio com tomadas no ange, no canto ou na vena contracta. Dispositivo para troca rpida de placas de orifcio. Tubo pitot simples. Tubo venturi. Tubo pitot de mdia ou annubar. Canal aberto. Vertedor. Medidor de vazo tipo turbina.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Elementos primrios de vazo Simbologia Descrio Medidor de vazo tipo deslocamento positivo. Medidor de vazo tipo rea varivel ou rotmetro. Medidor de vazo tipo magntico. Medidor de vazo tipo snico. Sensor de vrtice ou vortex. Sensor tipo alvo ou target. Bocal de vazo.

32

Reticador de uxo ou straightening (FX).

b) Representao grca - tipo de sinal A instrumentao, quando instalada nos processos, pode ser interligada aos sistemas eletrnicos ou pneumticos por meio de diversos tipos de sinais de interligao. Agrupados conforme o tipo de sinal onde o elemento sensor mede a varivel de processo e informado aos sistemas eletrnicos ou pneumticos atravs de transmissores ou chaves, os sinais mais comumente usados para representao grca so: Sinal de transmisso pneumtico - instrumentao cuja alimentao pneumtica e o sinal padro de transmisso a presso de 3-15psig. Este sinal oriundo de instrumentos que transmitem as variveis de processo com sinal pneumtico; Sinal de transmisso eletrnico - instrumentao cuja alimentao a tenso eltrica e o sinal padro transmisso a corrente de 4-20 mA ou a tenso (1-5 Vcc). Este sinal oriundo de instrumentos que transmitem a varivel de processo com sinal eletrnico;

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Sinal hidrulico - instrumentao cuja alimentao o uido hidrulico; Sinal digital - designao aplicada a um instrumento ou sinal que utiliza dgitos binrios para representar valores contnuos ou estados; Sinal discreto ou binrio - termo aplicado a um dispositivo ou sinal que tem somente posies ou estados. Quando usado na sua forma mais simples, como em sinal binrio (oposto a sinal analgico) o termo representa os estados liga/ desliga ou alto/baixo, isto , no representa uma variao contnua; Os sinais discretos podem ser binrio - eltrico ou binrio pneumtico. O sinal binrio-eltrico oriundo de instrumento que tem a funo de chave conforme exemplo abaixo. A chave de nvel muito alta (LSHH), quando atuada, sua tenso vai para 0 Vcc e comanda o fechamento da vlvula de parada de emergncia (SDV).

33

ATENO
Os sinais de transmisso so considerados analgicos, pois representam variaes contnuas da varivel de processo. Os sinais digitais podem ser considerados analgicos, se os mesmos representarem tambm variaes contnuas da varivel de processo. Os sinais analgicos so tipicamente oriundos dos transmissores.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Como exemplo, no grco a seguir, a variao do nvel acompanhada pela variao da corrente eltrica em mA. Observe:

Variao de sinal analgico

34

Na ilustrao a seguir, que representa o controle de presso do vaso separador e o controle discreto de nvel, observamos que a varivel de processo-presso tem seus valores correspondentes em corrente (mA), representadas gracamente de forma contnua, isto , a variao de corrente corresponde mesma variao da presso.

Vaso separador

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Na ilustrao de controle de presso do vaso separador e controle discreto de nvel, observamos, ainda, que a varivel de processo de nvel tem seu valor de referncia xado em um ponto de ajuste. Quando o nvel atinge este determinado ponto de ajuste, a chave atua e o circuito abre. Analogamente, podemos comparar a atuao da chave com a de um interruptor de lmpada, isto , ou o circuito alimentado pela tenso de 24 Vcc ou o circuito ca sem a alimentao. Esta atuao representada gracamente pela linha verde.
Representao grca dos sinais de interligao dos instrumentos Linha de suprimento ou impulso (conexo ao processo).

Sinal pneumtico (3 15psig).

Sinal eltrico (4-20 ma, pulsos, sinal eltrico indenido, quando o sinal for diferente de 4-20 ma, deve ser informado no uxograma de engenharia).

35

Sinal hidrulico.

Tubo capilar.

Sinal snico ou eletromagntico que inclui calor, ondas de rdio, radiao nuclear (transmisso guiada). Sinal eletromagntico ou snico (transmisso no guiada). Ligao congurada internamente ao sistema (ligao de software). Ligao mecnica. Sinal binrio pneumtico (sinal de sada das solenides para as vlvulas on-off).

CORPORATIVA

Alta Competncia

Representao grca dos sinais de interligao dos instrumentos Sinal binrio eltrico (sinal das chaves). Sinal a ser denido.

c) Identicao - tipo de varivel de processo e funo do instrumento A instrumentao identicada em funo da varivel de processo que desejamos medir e da funo dos instrumentos nos processos industriais. Existem denies fundamentais para iniciarmos o entendimento da identicao dos instrumentos, que so representadas nos uxogramas de engenharia por letras padronizadas pela norma ISA S5.1. A norma ANSI/ ISA S 5.1-1984, de abrangncia mundial, oferece uma padronizao de simbologia e identicao de instrumentos e equipamentos de processo. Esta norma deve ser utilizada na elaborao dos seguintes documentos: Fluxogramas de processo e mecnico; Diagramas de sistemas de instrumentao; Especicaes, listas de instrumentos; Identicao de instrumentao e funes de controle.

36

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

O conjunto de letras possui a seguinte formao:


1 Grupo de letras Varivel medida ou iniciadora 1 Letra Modificada Passiva ou de informao 2 Grupo de letras Funo Ativa ou de sada Modificadora

Identificao da funo do Instrumento

P
Varivel de processo

T
Funo do Instrumento

1223
rea de atividades

01
N sequencial da malha Sufixo (quando aplicvel)

Identificao funcional

Identificao sequencial da malha Identificao completa do instrumento

O primeiro grupo de letras representa a varivel medida ou modicadora. O segundo grupo de letras representa a funo. O seqencial determinado por sistema automtico da Petrobras, que dene o local de instalao no processo industrial e o seqencial da malha. A seguir apresentamos as principais letras usadas na identicao dos instrumentos.
1 grupo de letras
Letras Varivel medida ou inicializadora Anlise Chama, Queimador (Burner), Combusto Condutividade eltrica Densidade Tenso Vazo Razo (Frao) Modicadora

37

2 Grupo de letras
Passiva ou de informao Alarme Opo do usurio Opo do usurio Controlador Opo do usurio Ativa ou de sada Modicadora

A B

C D E F

Diferencial Sensor (Elemento Primrio)

CORPORATIVA

Alta Competncia

1 grupo de letras
Letras Varivel medida ou inicializadora Opo do Usurio Manual Corrente Eltrica Potncia Tempo ou temporizao Nvel Umidade Opo do Usurio Opo do Usurio Presso, Vcuo Quantidade Radiao Velocidade, Freqncia Temperatura Multivarivel Vibrao, Anlise Mecnica Peso, Fora Sem classicao Evento, Estado ou Presena Eixo X Segurana Integrao ou totalizao Registrador Instantneo Opo do Usurio Orifcio de Restrio Varredura ou seleo manual Taxa de variao com o tempo Indicador Modicadora

2 Grupo de letras
Passiva ou de informao Dispositivo de visualizao Alta Ativa ou de sada Modicadora

G H I J K L M N

Estao de controle Lmpada Piloto Baixo Mdio ou Intermedirio Opo do Usurio Opo do Usurio

38
O P Q R S T U V W X

Conexo para ponto de teste

Chave Transmissor Multifuno Vlvula ou deetor Poo ou ponta de prova Sem classicao Sem classicao Rel, rel de computao, conversor ou solenide Acionador, atuador, para elemento nal de controle Sem classicao

Eixo Y

Posio, Dimenso

Eixo Z

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Usando a tabela anterior apresentamos alguns exemplos de codicao de instrumentos e os respectivos signicados.
Transmissor de presso instalado na rea 1223 (produo de leo), que a 2 malha de controle de presso. Controlador de presso, que faz parte da malha de controle do PT-122302. Vlvula de controle de presso, que faz parte da malha de controle do PC-122302. Transmissor indicador de nvel instalado na rea 1223 (produo de leo), que a 1 malha de monitorao de nvel. Chave de nvel muita alta, instalada na rea 1223 (produo de leo), que a 1 malha de segurana de nvel.

PT-122302 PC-122302 PV-122302 LIT-122301

LSHH-122301

Observe a seguir a denio de instrumentos classicados, segundo sua funo.


Combinao de um ou mais instrumentos interligados entre si, gerando um sistema de monitorao, controle ou de segurana do processo industrial. Grandeza fsica mensurvel, tambm denominada Varivel Medida ou Varivel Controlada. Tipicamente iremos considerar as variveis: presso, temperatura, vazo e nvel. Tipo de dispositivo que sente a varivel de processo e a transforma em uma grandeza fsica ou eltrica. O elemento sensor pode ser ou no parte integrante de um transmissor. Tambm conhecido como elemento primrio, quando no parte integrante do transmissor. Instrumento que mede a varivel de processo e a transmite distncia com um sinal padronizado de 4-20 mA, 3-15psig ou Digital. Instrumento que recebe um sinal proporcional varivel medida compara-o com um valor desejado (set-point) e, em funo da diferena entre estes dois valores (erro), exerce uma ao de correo no elemento nal de controle (varivel manipulada). Instrumento que recebe um sinal padro de entrada pneumtico ou eletrnico e o converte em um sinal de sada padro, eletrnico ou pneumtico, de forma equivalente.

39

Malha

Varivel de processo

Elemento sensor

Transmissor

Controlador

Conversor

Elemento nal Dispositivo que modica diretamente o valor da varivel manipulada de controle em uma malha de controle ou numa malha de segurana.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Chave

Instrumento que liga e desliga ou abre e fecha os seus contatos, baseado em valores pr-determinados da varivel de processo. Instrumento que nos fornece uma indicao visual da situao das variveis no processo. Um indicador se apresenta na forma analgica ou digital. Instrumento que registra a varivel atravs de trao contnuo, pontos em um grco etc. A ESC/ECOS consiste em Estaes de Superviso e Controle que servem para indicar, registrar e controlar processos industriais, informando aos tcnicos de operao na sala de controle os eventos que esto ocorrendo. Estas estaes so computadores dotados de monitores de vdeo e teclado, mouse, atravs dos quais o tcnico de operao executa as operaes. Controlador multiprocessado que controla diversas variveis de processo. Ou seja, com apenas um controlador possvel controlar, simultaneamente, uma malha de presso, uma malha de temperatura, uma malha de nvel e TC. O CLP um Controlador Lgico Programvel, que executa funes de controle e lgica de inter-travamento em uma planta de processo.

Indicador

Registrador

Supervisrio (ESC/ECOS)

Multi-loop

40
CLP

1.2.2. Simbologia em uxogramas de engenharia Identicar e representar gracamente os instrumentos implica em utilizar um conjunto de smbolos previamente denidos para entendermos claramente como o processo industrial opera. Os uxogramas de engenharia elaborados nos projetos subsidiam os tcnicos na elaborao de projetos bsicos e de detalhamento, montagem das obras e na operao das plataformas. O uxograma de engenharia deve, no mnimo, conter as seguintes informaes: uxo de processo, equipamentos, funcionalidade (lgica de segurana -ESD e controle) e hardware (tecnologia de instrumentao e automao utilizada). Esta representao possibilita que os instrumentos sejam facilmente reconhecidos e identicados nos uxogramas de engenharia e na tela das estaes de superviso.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Estes instrumentos so representados em uma malha grca, que consiste no desenho de um grupo de instrumentos interligados com o objetivo de controlar a varivel de processo. Na ilustrao a seguir, esto representados instrumentos de uma malha de controle de presso de um vaso separador, composta de: Um transmissor de presso (PT-122301); Um controlador de presso (PC-122301); Uma vlvula de controle (PV-122301).
PV 122301

PC-122301

Vaso separador

41

PT-122301

Transmissor

Vaso separador 122301

Malha grca

O controle de presso do vaso feito atravs de uma malha de controle de presso composta de transmissor de presso (PT122301) que possui um elemento sensor incorporado ao mesmo, um controlador de presso (PC-122301) onde denido o valor de referncia ou set-point e o elemento nal de controle ou vlvula de controle (PV-122301). 1.2.3. Fluxograma de engenharia Nos uxogramas de engenharia, as simbologias dos instrumentos indicam a representao grca dos instrumentos, identicando:

CORPORATIVA

Alta Competncia

O local onde o instrumento est montado; Onde sua funo executada ou implementada; Qual o tipo de sinal utilizado pelo instrumento para medir e monitorar, controlar ou cuidar da segurana da varivel de processo. Antes de observarmos um uxograma de engenharia completo, veremos separadamente algumas malhas de monitorao, controle e segurana do processo. a) Malha de monitorao da presso de chegada dos poos Para a monitorao da presso da linha de produo do poo iremos instalar um indicador de presso com a seguinte representao no uxograma de engenharia:
PI 1223001

42

Observe que sua simbologia composta da representao grca do tipo de montagem de campo, de um conjunto de letras que representam a funo do instrumento, de um cdigo seqencial que dene o local onde o instrumento est montado e a malha qual o mesmo pertence. Ento, este instrumento um indicador de presso montado no campo, na rea de produo de leo e que tem a funo de indicar a presso. Este tipo de instrumento tambm conhecido como manmetro.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

b) Malha de monitorao/medio de vazo de leo exportado Para a medio da vazo na linha de sada de leo exportado da unidade utilizaremos um Transmissor de vazo (FT) com elemento primrio de vazo (FE) tipo deslocamento positivo interligado ao CLP atravs de sinal de sada tipo pulsos, com totalizao de vazo (FQI) no CLP e indicao da vazo totalizada (FQI) e instantnea (FI) na Interface Humano Mquina (IHM).
FQI FQI

FI PULSOS

FT

43

FE

Medidor de vazo

Observe pela representao que o elemento primrio de vazo (FE) parte integrante do transmissor de vazo (FT) e que esta malha de medio responsvel pela medio da quantidade de produto que passa pela tubulao. Esta medio da vazo que passa instantaneamente na tubulao transmitida para o CLP atravs de um par de os que levam esta informao atravs de sinal de pulsos para o CLP, que totaliza a vazo (FQI) disponibilizando estas informaes - vazo totalizada e instantnea (FQI e FI) para IHM atravs de um sinal digital.

CORPORATIVA

Alta Competncia

c) Malha de Controle de Presso Para mantermos a presso na tubulao, por exemplo, em 10 kgf/ cm2, ser instalada uma malha de controle de presso, composta de um transmissor indicador de presso eletrnico montado no campo (PIT), um controlador indicador virtual de presso (PIC); isto , a funo de controle ser implementada no CLP, a indicao virtual da presso (PI) na estao de superviso e uma vlvula de controle de presso (PV).

44

Transmissor de presso

Observe pela representao grca que o transmissor de presso responsvel pela medio da varivel de processo presso e envio desta presso para o CLP atravs de um sinal de sada analgico de 4-20 mA. O valor da varivel de processo presso ento comparado com o valor de referncia ou set-point, no controlador virtual (PIC) implementado no CLP. Aps est comparao entre o valor da varivel de processo e o set-point o PIC tem um sinal de sada proporcional para a vlvula de controle que far uma correo de forma a eliminar a diferena entre o valor da varivel de processo e o set-point.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

d) Malha de segurana de presso da tubulao de uma planta de processo Para a segurana da tubulao, do meio ambiente e dos seres humanos, a varivel de processo presso muito baixa, monitorada atravs da instalao de uma chave de presso muito baixa (PSLL) a ser interligada com a sala de controle, atravs de um sinal discreto ou eltrico-binrio para participar da lgica de intertravamento. Este intertravamento ocasionar o fechamento da vlvula de parada de emergncia (SDV) e a conseqente parada de produo daquele poo.

45

Malha de segurana de presso

CORPORATIVA

Alta Competncia

Dentre as malhas estudadas at o momento a de segurana a responsvel pela segurana nas plantas de processo. Observe no exemplo acima que a malha de segurana de presso muito baixa da tubulao composta de: Chave de presso muito baixa (PSLL); Iniciador de lgica de emergncia shutdown nvel 2 (ESD-2); Iniciador de lgica de parada manual de emergncia Handswitch (HS); Vlvula de parada de emergncia (SDV).

46

O PSLL est interligado sicamente ao CLP atravs de um sinal discreto. No CLP est implementada toda a lgica de intertravamento, incluindo os elementos virtuais de segurana que fazem parte da mesma. A partir da ocorrncia de eventos como presso muito baixa na tubulao (PSLL), atuao da chave virtual manual pelo tcnico de operao na sala de controle (HS) e do iniciador da lgica de emergncia shutdown (ESD-2), o CLP atuar na vlvula de parada de emergncia (SDV) colocando-a na posio de segurana, que fechada.

ATENO
Os acessrios das vlvulas de parada de emergncia no necessitam de representao nos uxogramas de engenharia.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Fluxograma de engenharia

47

No uxograma de engenharia anterior podemos encontrar a representao grca dos instrumentos fsicos ou virtuais, de acordo com sua montagem e tipo de sinal e as suas funcionalidades, de acordo com as suas aplicaes ao processo. No uxograma de engenharia tambm representada a lgica de segurana, mas a matriz de causa e efeito que consolida toda a lgica que ocasiona parada de produo total ou parcial numa unidade. Esta parada de produo acontece em diversos nveis, desde o nvel de emergncia e shutdown 1 at o 4 (ESD-1, ESD-2, ESD-3 e ESD-4), conforme listado a seguir: Nveis de shutdown ESD-1 - parada de um equipamento ou processo sem a paralisao de utilidades;

CORPORATIVA

Alta Competncia

ESD-2 - parada total do processo sem a paralisao de utilidades com despressurizao manual pela BDV e fechamento somente das Wings e Master das rvores-de-Natal-Seca (ANS) e Molhada (ANM); ESD-3 P - parada total do processo e parcial de utilidades da rea afetada por fogo ou gs com fechamento das Wings e Master das ANSs e ANMs; em algumas plataformas o PSLL do ar de alimentao dos instrumentos; ESD-3 T - parada total das utilidades e de processo por fogo ou gs na rea do TG, ar comprimido e MG/TG parado; ESD-4 - parada manual total, visando ao abandono da plataforma.

48

Para o perfeito entendimento e simplicao do uxograma de engenharia, consideraremos a funcionalidade, o uxo de processo e os equipamentos como sendo as informaes mais importantes que devem estar no uxograma de engenharia. O hardware e as funcionalidades mais complexas devem ser simplicadas no uxograma de engenharia, devendo ser referenciados os documentos complementares, como por exemplo: matriz de causa e efeito. 1.2.4. Matriz de causa e efeito Esse documento contempla toda a lgica de segurana e intertravamento da unidade. A matriz de causa e efeito a seguir est relacionada com o uxograma de engenharia anterior.
ABRE BDV-02

FECHA SDV-01

Causa
PSHH-01 PSLL-02 PSHH-03 PSHH-04

Matriz de causa e efeito referente ao uxograma anterior

FECHA SDV-02

ALARME SALA DE CONTROLE

Efeito

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Causa
PSLL-05 LSHH-06 LSLL-07 LSLL-08 ESD-03

Matriz de causa e efeito referente ao uxograma anterior

A matriz anterior indica algumas lgicas, exemplicadas a seguir: a) Nvel de shutdown 1 A atuao do PSHH-1 e PSLL-02 geram o nvel 1 de shutdown (ESD-1) e fechamento da vlvula de parada de emergncia SDV-01.

ABRE BDV-02

FECHA SDV-01

FECHA SDV-02

ALARME SALA DE CONTROLE

Efeito

49

Representao do ESD - 1 no uxograma exemplicado

b) Nvel de shutdown 2 A atuao do PSHH-03, PSHH-04, PSLL-05, LSHH-06, LSLL-07, LSLL-08 geram o nvel 2 de shutdown (ESD-2) e ocasionam o fechamento das vlvulas de parada de emergncia SDV-01 e SDV-02 e abre a BDV-01.

CORPORATIVA

Alta Competncia

ESD-2

Representao do ESD - 2 no uxograma exemplicado

c) Nvel de shutdown 3 A conrmao de fogo ou gs de uma determinada rea da planta de processo geram o nvel 3 de shutdown e ocasiona o fechamento da SDV-01 e SDV-02.

50
ESD3

OU

Representao do ESD-3

d) Nvel de shutdown 4 O abandono da plataforma se dar de forma manual atravs da atuao tambm manual do gerente da planta e ocasionar a abertura da vlvula blowdown, para despressurizao da planta. Isso ocasionar automaticamente o nvel ESD-2 e ESD-1, pois hierarquicamente o nvel ESD-4 superior ao ESD-3, que superior ao ESD-2, que superior ao ESD-1.

Representao do ESD-4

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

1.3. Terminologia dos instrumentos


Os instrumentos so dispositivos que medem, monitoram, controlam e cuidam da segurana e intertravamento. Existem alguns termos muitos comuns que utilizamos para os instrumentos e que so fundamentais para que iniciemos o entendimento sobre os princpios de funcionamento dos mesmos. Vejamos os termos mais comuns da terminologia dos instrumentos. a) Faixa de medida (Range) - o campo de medio e refere-se aos limites mnimos e mximos da medio. Na malha de monitorao de presso, por exemplo, onde iremos instalar um indicador de presso (PI-122301), para medir a presso no interior do vaso separador com presso normal de operao em 10 kgf/cm2, qual seria o range do instrumento, isto , qual o campo de medio do elemento sensor do PI-122301? Observe a imagem a seguir:
PV

51

PI
PIT

Transm
LSLL

Vaso separador
Chave

CPL de controle PIC (Control)

SDV

Bomba

CPL de segurana
Controle analgico de presso do vaso separador implementado no CLP de controle com controlador virtual e controle discreto de nvel no CLP de segurana para abrir e fechar a SDV e ligar e desligar a bomba

CORPORATIVA

Alta Competncia

O range ideal para o PI-122301 ou manmetro o de 0-20 kgf/ cm2, pois a presso normal caria em 50% do campo de medio ou range do instrumento. Seriam aceitveis tambm ranges onde a presso normal que entre 25% e 75%. Esta diretriz vlida para elementos sensores cujo princpio de funcionamento se baseia na deformao elstica dos materiais, devido histerese e s fases elstica e plstica do material. b) Alcance (Span) - a diferena algbrica entre os valores mximo e mnimo do campo de medio ou faixa (range), por exemplo no range 0-20 kgf/cm2 o span ou alcance do manmetro de 20 kgf/cm2. c) Ponto de ajuste (Set-point) - valor de referncia ou valor desejado, isto , valor ajustado no instrumento controlador de uma malha de controle ou em um instrumento que faz parte de uma malha de segurana para que no caso da ocorrncia de uma anormalidade o instrumento atue. d) Histerese (Hysteresis) - diferena mxima que se observa nos valores indicados pelo instrumento para um mesmo valor qualquer da faixa de medida, quando a varivel percorre toda a escala, tanto no sentido crescente como no decrescente. A histerese geralmente expressa em porcentagem do alcance (span). e) Preciso (Accuracy) - tolerncia de medio ou de transmisso do instrumento. Dene o limite de erro desvio observado em um instrumento sob condies de laboratrio, expresso em: % span; % limite Superior do Range/ Upper Range Limit (URL) etc. Agora, observe um exemplo do uso do termo preciso na instrumentao.

52

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

Vamos supor que o sistema de separao trifsica necessite de um transmissor de presso para controle e monitorao da presso no interior do vaso separador. Foi ento especicado um transmissor indicador de presso (PIT-1223002), cujo range do instrumento dever ser capaz de medir a presso de 0 a 14 kgf/cm2, sendo a presso normal de operao 10 kgf/cm2 e a presso mxima de trabalho admissvel do vaso 14 kgf/cm2. Foi ento selecionado um instrumento com range de medio de 0 a 20 kgf/cm2, com o span de 20kgf/cm2. O fabricante deniu que o instrumento tem uma preciso de 0,075% do span . A preciso calculada de +/- 0,015 kgf/cm2, isto , o quando o instrumento estiver indicando 10 kgf/cm2 a presso pode estar em 9,985 kgf/cm2 ou 10,015 kgf/cm2.

ATENO
O termo preciso NO deve ser mais empregado em relatrios formais para designar a qualidade do instrumento ou para traduzir a palavra em ingls accuracy. O Vocabulrio Internacional de Metrologia (VIM) recomenda a palavra exatido para traduzir accuracy. E acrescenta que exatido um termo qualitativo. Uma das criticas ao termo preciso como quantitativo era que, a maiores precises, corresponderiam valores menores: preciso de +/- 0,1% maior que preciso de +/- 1%. O termo impreciso teria sido mais apropriado, mas no seria aceito pelos usurios. Da a se recomendar exatido como qualitativo (somente boa exatido, melhor exatido que... etc.). Entretanto, folhetos tcnicos-comerciais da maioria dos fabricantes de instrumentos ainda empregam o termo preciso em termos quantitativos para tratar a qualidade de exatido dos seus produtos.

53

CORPORATIVA

Alta Competncia

1.4. Exerccios
1) Correlacione as guras, identicando na coluna da esquerda a sua respectiva denio. ( 1 ) Instrumento fsico montado no Campo. ( )

( 2 ) Instrumento fsico montado na Sala de ( ) Controle Central. ( 3 ) Instrumento virtual implementado na ( ) Interface Humano Mquina (ECOS ou ESC) localizada na Sala de Controle Central.

54

( 4 ) Computador de vazo instalado na ( ) Sala de Controle Central. ( 5 ) Instrumento virtual implementado ( ) no CLP localizado na sala de Controle Central.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

2) Relacione os instrumentos listados na primeira coluna com as denies apresentadas na segunda coluna, conforme o modelo. 1 - Elemento nal de controle 2 - Indicador ( ) Instrumento com um sinal de sada que pode ser alterado para manter a varivel do processo (presso, temperatura, vazo, nvel e etc.) dentro do valor desejado "set-point". ( ) Instrumento que recebe uma informao na forma de um sinal, altera a forma da informao e o emite como um sinal de sada proporcional ao da entrada. ( ) Dispositivo que modica diretamente o valor da varivel manipulada em uma malha de controle.

3 - Conversor

4 - Controlador ( ) Tipo de dispositivo que sente a varivel de processo e a transforma em uma grandeza fsica ou eltrica. O elemento sensor pode ser ou no parte integrante de um transmissor. 5 - Elemento sensor ( ) Estaes de superviso e controle que servem para indicar, registrar e controlar uma planta de processo informando para os tcnicos de operao na sala de controle os eventos que esto ocorrendo na planta de processo. ( ) Instrumento que nos fornece uma indicao visual da situao das variveis no processo. Um indicador se apresenta na forma analgica ou digital.

55

6 - ESC/ECOS

3) Complete as lacunas descrevendo a identicao funcional e seqencial correspondente identicao completa do instrumento. P T 1223 01 Suxo (quando aplicvel)

Identicao Funcional

Identicao seqencial da malha

Identicao completa do ________________

CORPORATIVA

Alta Competncia

4) Explique o signicado dos termos abaixo. a) A range de um instrumento. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _ b) O Span de um instrumento. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _

56

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

1.5. Glossrio
ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. ANM - rvore de Natal Molhada. ANSI - American National Standards Institute. ANS - rvores de Natal Seca. BDV - Blowdown - vlvula blowdown. Caldeira - equipamento utilizado para a produo de vapor. CLP ou PLC - Controlador Lgico Programvel. Contec N-1710 - codicao de documentos tcnicos de engenharia. ECOS - Estao Central de Operao de Sistema. ESC- Estao de Superviso e Controle. ESD - Emergency Shutdown - desligamento de emergncia. FE - Elemento primrio de vazo. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo com que se faz ligao a outro tubo idntico. FI - Indicao de vazo instantnea. FQI - Totalizao de vazo. FT - Transmissor de vazo. Hardware - parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam atravs de barramentos. HS - Hand-switch. IHM - Interface Humano Mquina. ISA - Instrumentation Symbols and Identication. LSHH - chave de nvel muito alta. LSLL - chave de nvel muito baixa.

57

CORPORATIVA

Alta Competncia

Multi-loop - so instrumentos capazes de controlar malhas, sem a necessidade do uso do CLP. NR - norma regulamentadora. Offshore - localizado ou operado no mar. PC - Controlador de Presso. PI - Indicador de Presso. PIC - Controlador Indicador de Presso. PIT - Transmissor Indicador de Presso. PSLL - Chave de presso muito baixa. PT - Transmissor de Presso. PV - Vlvula de Controle de Presso.

58

Range - corresponde a faixa ou campo de medio de uma varivel. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribudo. SDV - vlvula de shutdown. Semicondutor - elemento tratado quimicamente para transmitir uma corrente eltrica. Sua condutividade considerada intermediria entre condutores e isolantes. So empregados na fabricao de componentes eletrnicos (diodos e transistor). Set-point - ponto de ajuste. Shutdown - parada de produo em um processo industrial. Span - diferena algbrica entre os valores mximo e mnimo de um campo ou faixa de medio. Vaso - equipamento utilizado para processamento de petrleo, normalmente pressurizado. VIM - Vocabulrio Internacional de Metrologia.

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

1.6. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1 . Instrumentation Symbols and Identication, 1984. Apostila do Controle e automao de processos mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento, 2000. Apostila do Curso de Controle automtico de processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. BORGES Filho, lvaro de Miranda. CARVALHO, Srgio Pires de. Apostila de Controle Automtico de Processos. UNBC. Petrobras, 1998. Contec N-1710 - Codicao de Documentos Tcnicos de Engenharia. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard blcher, 2003. GOMES, Andrea Manhes. Peixoto, Luiz Eduardo Godi. Curso de formao em operadores de produo. Petrobras/ PSP/SC-1. 2001. ISA-S5.1. Instrumentation Symbols and Identication,1984. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. Norma regulamentadora NR-13 do MTE - Ministrio do Trabalho e Emprego condio legal para se operar Caldeiras e Vasos de Presso em toda e qualquer unidade industrial ou em outro ambiente. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial. Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia e Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004.

59

CORPORATIVA

Alta Competncia

1.7. Gabarito
1) Correlacione as guras, identicando na coluna da esquerda a sua respectiva denio. ( 1 ) Instrumento fsico montado no Campo. (2)

( 2 ) Instrumento fsico montado na Sala de ( 3 ) Controle Central.

( 3 ) Instrumento virtual implementado na In- ( 5 ) terface Humano Mquina (ECOS ou ESC) localizada na Sala de Controle Central. ( 4 ) Computador de vazo instalado na Sala ( 1 ) de Controle Central.

60
( 5 ) Instrumento virtual implementado no ( 4 ) CLP localizado na sala de Controle Central. 2) Relacione os instrumentos listados na primeira coluna com as denies apresentadas na segunda coluna, conforme o modelo. 1 - Elemento nal de controle 2 - Indicador ( 4 ) Instrumento com um sinal de sada que pode ser alterado para manter a varivel do processo (presso, temperatura, vazo, nvel e etc.) dentro do valor desejado "set-point". ( 3 ) Instrumento que recebe uma informao na forma de um sinal, altera a forma da informao e o emite como um sinal de sada proporcional ao da entrada. ( 1 ) Dispositivo que modica diretamente o valor da varivel manipulada em uma malha de controle. ( 5 ) Tipo de dispositivo que sente a varivel de processo e a transforma em uma grandeza fsica ou eltrica. O elemento sensor pode ser ou no parte integrante de um transmissor. ( 6 ) Estaes de superviso e controle que servem para indicar, registrar e controlar uma planta de processo informando para os tcnicos de operao na sala de controle os eventos que esto ocorrendo na planta de processo. ( 2 ) Instrumento que nos fornece uma indicao visual da situao das variveis no processo. Um indicador se apresenta na forma analgica ou digital.

3 - Conversor 4 - Controlador

5 - Elemento sensor

6 - ESC/ECOS

CORPORATIVA

Captulo 1. Instrumentao nos processos industriais

3) Complete as lacunas descrevendo a identicao funcional e correspondente a identicao completa do instrumento. P Varivel de processo presso T Funo do Instrumento transmissor 1223 rea de Atividades produo de leo 01 N seqencial da 1 malha presso

seqencial

Identicao Funcional

Identicao seqencial da malha

Suxo (quando aplicvel)

Identicao completa do instrumento 4) Explique o signicado dos termos abaixo. a) A range de um instrumento. o campo de medio e refere-se aos limites mnimos e mximos da medio. b) O Span de um instrumento. o alcance, ou seja, a diferena entre o valor mximo e mnimo da medio.

61

CORPORATIVA

CORPORATIVA

Medio de presso

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Reconhecer a relevncia da medio da presso nos processos industriais; Identicar tipos de sensores utilizados na medio de presso dos processos industriais e seus acessrios.

CORPORATIVA

Captulo 2

Alta Competncia

64

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2. Medio de presso

s tcnicas de instrumentao so normalmente baseadas em princpios fsicos e ou fsico-qumicos que transformam a varivel de processo em grandezas mecnicas ou eltricas. Na medio destas grandezas utilizam-se avanadas tecnologias de fabricao a m de viabilizar os diversos tipos de medio de variveis de processo industriais.

2.1. Conceitos bsicos


A compreenso desses processos envolve o conhecimento de alguns conceitos bsicos que sero brevemente abordados a ttulo de reviso. 2.1.1. Estados fsicos Os diferentes tipos de matrias podem, em funo das condies de presso e temperatura, assumir alguns estados fsicos comuns e importantes para a compreenso dos processos relacionados com a medio.
A matria cuja forma no muda facilmente quando submetida a uma fora. A matria cuja forma pode ser modicada facilmente quando submetida a uma fora, porm sem mudar o volume. assim denida toda matria cuja forma e volume podem ser alterados facilmente quando submetida fora.

65

Slido Lquidos Fluidos Gs

So materiais cuja forma pode ser modicada sendo, por isso, capazes de se deslocar. O ato de se deslocar caracterizado como escoamento e caracteriza os uidos. Lquidos e gases so exemplos de uidos.

CORPORATIVA

Alta Competncia

2.1.2. Massa especca ou densidade absoluta () A massa especca tambm chamada de densidade absoluta a relao entre a massa e o volume de uma determinada substncia. representada no Sistema Internacional (SI) pela unidade (kg/m3) e denida pela razo entre a massa de um material e o volume por ele ocupado, conforme a equao a seguir: = m V Onde: = densidade absoluta ou massa especca; m = massa;

66
V = volume. 2.1.3. Densidade Relativa (relat) Relao entre massa especca de uma substncia A e a massa especca de uma substncia de referncia, tomadas mesma condio de temperatura e presso. = densidade absoluta de A substancia de referncia

Para lquidos, a densidade de uma substncia tem como referncia a gua destilada a 4C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual unidade. Por outro lado, para gases e vapores a densidade de uma substncia tem como referncia o ar a 15C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual unidade.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2.1.4. Peso Especco () Relao entre peso (P) e o volume (V) de uma determinada substncia. Unidade: kgf/m3.

Onde: = densidade absoluta ou massa especca; m = massa; V = volume; g = acelerao da gravidade.

67

2.2. Medio de presso


Dentre estas variveis encontra-se a presso cuja medio possibilita no s sua monitorao, controle e segurana dos processos industriais como tambm a medio indireta de outras variveis, tais como: nvel, vazo, densidade. Assim, por ser sua compreenso bsica necessria para o entendimento de outras reas da instrumentao, iniciaremos nosso estudo revisando alguns conceitos fsicos importantes para a medio de presso.

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! Nas unidades industriais, freqente a medio de presso em linhas, vasos ou sistemas contendo produtos corrosivos, impuros, uidos com presses pulsantes, instalaes com alto ndice de vibraes, produtos pesados com tendncia a se solidicarem temperatura ambiente, vapores superaquecidos, dentre outros, exigindo muito cuidado com a proteo dos equipamentos. 2.2.1. Denio de presso Presso a fora que atua em uma determinada unidade de rea. Pode ser expressa em diferentes unidades de medida como, por exemplo, Kgf/cm; Psig; N/m2 (Pa). Observe que na denio anterior aparecem algumas unidades de medida usadas no clculo da presso. Por exemplo, 10 kgf/cm2 representa 10 quilograma fora (kgf) por 1 centmetro quadrado.
10 Kgf

68

1 cm 1 cm

P=

F A

a) Presso esttica a presso exercida em um ponto, em uidos estticos, que transmitida integralmente em todas as direes. A presso esttica do processo a presso transmitida pelo uido nas paredes da tubulao ou dos vasos de presso.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

b) Presso hidrosttica Presso hidrosttica a presso exercida por lquidos no interior de vasos e tanques. Neste caso, a presso normal superfcie que contm o lquido. No mesmo plano horizontal, as presses em um lquido so iguais.

Vaso comunicante

IMPORTANTE! No vaso comunicante representado ao lado as presses no ponto A, B e C so iguais. c) Presso Dinmica (Pd) a presso exercida por um uido em movimento paralelo sua corrente. A presso dinmica representada pela seguinte equao: Pd = d) Presso total a presso resultante da somatria das presses estticas e dinmicas exercidas por um uido que se encontra em movimento. e) Presso ambiente a presso que envolve um instrumento. 1 V2 2

69

CORPORATIVA

Alta Competncia

f) Presso atmosfrica a presso exercida na superfcie da terra pelos gases que a circundam. A presso atmosfrica varia principalmente com a altura. Tambm chamada de presso baromtrica. g) Presso faixa composta aquela que tem presses de vcuo e presses positivas em sua faixa de medio. Por exemplo, a faixa de -200 a 200 mm H2O. h) Presso de vapor Quando h evaporao dentro de um espao fechado, a presso parcial criada pelas molculas do vapor chamada de presso de vapor. A presso de vapor de um lquido ou slido a presso em que h equilbrio vapor-lquido ou vapor-slido. A presso de vapor depende da temperatura e aumenta quando a temperatura aumenta. 2.2.2. Tipo de presso medida A presso medida pode ser representada pela presso absoluta, baromtrica ou atmosfrica, manomtrica ou relativa. A escolha de uma destas trs depende do objetivo da medio. A seguir abordaremos cada um desses tipos. a) Presso absoluta a presso positiva a partir do vcuo perfeito. Pode ser obtida como a soma da presso atmosfrica do local e a presso manomtrica. Geralmente se usa a letra a aps a unidade para representar esse tipo de presso. Ex: psig, kgf/cm2a

70

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

b) Presso manomtrica ou relativa a presso medida em relao presso atmosfrica existente no local, podendo ser negativa ou positiva. Uma presso negativa em relao atmosfrica denominada de presso de vcuo ou vcuo parcial. Geralmente se usa a letra g aps a unidade para representar essa presso. Ex: psig , kgf/cm2g. c) Presso diferencial o resultado da medio de duas presses medidas em dois pontos de um sistema. IMPORTANTE! A medida da presso manomtrica extremamente importante na indstria. a medida do esforo com que um uido contido em um vaso tende a vazar.

71

2.3. Unidades de presso


Desde 03 de maio de 1978, pelo decreto n 81.621, o sistema de unidades ocialmente adotado no Brasil o Sistema Internacional de Unidades (SI). O SI possui unidades bases que so:
Pa = N/ m2 Pa= N/ m2 kgf/cm2 atm bar PSIG Torr = mm Hg cm H2O 1 98,100 101,330 10
5 3

kgf/cm2 1,02.10-5 1 1,033 1,02 7,03.10


-2

atm 9,87. 10-6 0,987 1 0,987 6,94.10-2 1,032. 10-3 9,68.10-4

bar 10-5 0,981 1,013 1 6,89.10-2 1,33. 10-3 9,81.10-4

PSIG 1,45.10-4 14,22 14,7 14,5 1 1,93. 10-2 1,42. 10-7

Torr = mm Hg 75. 10-4 726 760 750 5,10.10 1 0,736


1

cm H2O 1,02. 10-2 1000 1033 1020 7,03.101 1,36 1

7,16 .10 133,33 98,1

1,36.10-3 10-3

CORPORATIVA

Alta Competncia

Grandeza Comprimento Massa Tempo Corrente Temperatura termodinmica Quantidade de matria Intensidade luminosa

Unidade metro quilograma segundo ampre kelvin mol candela

Smbolo (m) (kg) (s) (A) (K) (mol) (cd)

Todas as unidades deste sistema so deduzidas, direta ou indiretamente, a partir das unidades de base. Em geral so utilizados para medio de presso, as unidades Pa (N/ m), kgf/cm, mHg, mH2O, lbf/pol2, Atm e bar. Sendo que a unidade adotada pelo SI Pa (N/m).

72

A presso pode tambm ser medida e representada em alturas de colunas lquidas, tais como: cm H2O; mm Hg; INH2O; INHg etc. A seguir apresentamos uma tabela que registra algumas correlaes e equivalncia entre unidades de medida de presso.

Pres so absoluta = Presso atm + manomtrica Presso manomtrica positiva Presso atmosfrica Presso baromtrica Presso manomtrica negativa Vcuo perfeito

Relao entre os diferentes tipos de presso

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2.4. Elementos sensores


A medio de uma varivel de processo sempre elaborada com base em princpios fsicos ou qumicos e nas modificaes que sofrem as matrias quando sujeitas s alteraes impostas por essa varivel. A medio da varivel presso pode ser realizada baseada em vrios princpios, cuja escolha est sempre associada s condies da aplicao. Para que a medio seja realizada necessitamos de um elemento sensor primrio capaz de coletar dados. Como o prprio termo revela, um elemento sensor tem como objetivo medir uma varivel, de modo que se possa monitor-la, control-la ou assegurar a segurana do processo. Por princpio, o elemento sensor no interfere na varivel medida. Em um automvel, por exemplo, h sensores para nvel de combustvel, de leo, de funcionamento de freios, de luzes etc. Em geral, o motorista quem interpreta e toma decises sobre os dados monitorados. Nas indstrias, a funo do motorista exercida pelos tcnicos de operao. Contudo, muitas das decises sobre o controle das operaes feita de forma automatizada, cabendo ao tcnico de operao receber as informaes do sistema de controle e, caso necessrio, assumir a planta manualmente, tomando decises sobre a continuidade operacional. A tabela a seguir apresenta os elementos sensores mais utilizados na indstria do petrleo, onde observamos que as tcnicas de medio se baseiam em princpios diferentes. Podemos medir nos baseando nas deformaes elsticas dos materiais ou na alterao de suas propriedades eltricas e, ainda, equilibrando colunas de lquidos.

73

CORPORATIVA

Alta Competncia

Tipos de elementos sensores Tubo em U Tipo coluna lquida a) Mecnico Tipo elstico Tubo reto Tubo inclinado Tubo Bourdon Diafragma Fole Cpsula Cristal piezoeltrico b) Eltrico Strain gauge Capacitivo
Fonte - Pereira, 2006

IMPORTANTE!

74

Os elementos sensores mecnicos e eltricos so utilizados nos instrumentos indicadores de presso (manmetros), chaves de presso (pressostatos), transmissores, controladores. 2.4.1. Elementos sensores mecnicos Os sensores mecnicos so mecanismos que transformam a varivel de processo a ser medida em grandezas mecnicas, como deformao elstica, movimento ascendente ou descendente de hastes. Em ambiente Petrobras, os tipos de manmetros mais usados so os de tubo Bourdon do tipo C. a) Manmetros tipo tubo Bourdon No grupo que se baseia em deformao elstica, o manmetro de tubo de Bourdon um dos mais utilizados, com ampla faixa de aplicao na indstria. Esta preferncia deve-se a sua inerente robustez, simplicidade e custo relativamente baixo.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

O Bourdon constitudo por um tubo metlico com seo paralelstica, encurvando em forma de C, tendo uma das extremidades fechada e livre e a outra fixa a um suporte (soquete) que serve de conexo ao ponto de medida. O tubo de Bourdon o elemento sensvel do instrumento que entra em contato direto com o uido do qual se deseja medir a presso. Funcionamento A presso desconhecida P, quando aplicada ao interior do tubo, promove um deslocamento que proporcional fora resultante. Observe: F = K.x... Onde: F = fora Resultante; K = constante de elasticidade do tubo; x = deslocamento da extremidade livre. Como:

75

F = P.A Onde : P = presso e A = rea ou seo da tubulao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Temos, ento que:

P.A = K.x Logo podemos concluir que: XP

ATENO
A presso exercida no elemento sensor proporcional ao deslocamento.

76

A presso aplicada ao tubo de Bourdon, se for superior presso externa ou presso atmosfrica, faz com que o tubo mude o seu formato para uma seo transversal mais circular. As tenses criadas no tubo tendem a endireitar a curvatura em forma de C. Como uma extremidade do tubo xa ao soquete, a ponta livre se movimenta. Este movimento pequeno (1,5 a 12 mm) sendo necessrio ampliclo. Esta amplicao feita atravs de um conjunto mecnico chamado mquina. A mquina constituda de: Pinho; Eixo; Setor; Dentado; Barra de acoplamento (link); Mola espiral.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

A mquina amplica o pequeno movimento da extremidade livre do tubo e posiciona o ponteiro numa escala conveniente, graduada em unidades de presso.

Tubo de Bourdon

77

Materiais Os materiais mais empregados na construo dos tubos so: Ao inoxidvel; Ao liga; Bronze fsforo etc. A escolha do material depende da natureza e das condies do trabalho a que sero submetidos os tubos. Os materiais e as ligas dos tubos Bourdon, o tratamento trmico a eles aplicados e as soldas efetuadas so de grande importncia, uma vez que seu comportamento em grande parte resultante desses fatores. O tubo deve resistir mxima presso para a qual foi projetado por longo perodo, e tambm fadiga de sucessivas solicitaes ou vibraes exteriores.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Aplicaes bastante comum o emprego do manmetro de tubo Bourdon para medir presses numa faixa que vai de 1 Kgf/ cm g de vcuo at 1.000 Kgf/cm g e sobrepresso de 2000 kgf/cm2. Manmetros de Bourdon tipo hlice e espiral So praticamente tubos de Bourdon enrolados em hlice cilndrica ou espiral de vrios passos. A congurao em hlice ou espiral proporciona maior sensibilidade e um deslocamento da extremidade livre bem maior em comparao ao tubo de Bourdon. Assim sendo, no necessrio amplicar o movimento do elemento sensvel, sendo este ligado diretamente ao mecanismo de identicao ou registradores de presso, transmissores ou controladores de caixa retangular de campo. A preciso desse elemento atende s medies industriais e situa-se em 1% da escala total.

78

Tubo de Bourdon - tipo espiral

ATENO
Seo A-A um corte da gura, direita, mostrando que a espiral do Bourdon oca.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

Manmetro

Tipo espiral O Bourdon espiral usado quando o movimento da extremidade livre do C-Bourdon no sucientemente grande (pequenas variaes de presso, por exemplo). Com a construo em espiral, so obtidos grandes movimentos do extremo livre, o que dispensa, na maioria dos casos, os mecanismos de ampliaes e aumenta a preciso. So usados para medidas de presses relativas positivas e negativas. Usados para indicao local ou transmisso remota. 200 A 15.000psig (14 a 1000 Kg/cm g) 0,5 % do span

Tipo hlice A construo da hlice Bourdon similar da espiral, porm o elemento disposto em forma de hlice. Com isto, conseguese um aumento ainda maior do deslocamento da extremidade livre do sensor. Neste tipo de manmetro, o ponteiro indicador pode ser conectado diretamente hlice atravs de um eixo, pois os movimentos sero proporcionais presso. O nmero de passes depender do range a ser medido. So usados para medir presso manomtrica onde tenhamos necessidade de grandes ranges, e altas presses a medir. Usados para indicao local ou transmisso remota. Vcuo at 4.000 psi (300 Kg/cm g) De 0,5 a 1 % do span.

Construo

Utilizao

79

Faixa de Uso Preciso

IMPORTANTE! Nos manmetros industriais, a preciso dos instrumentos normalmente de 1% da faixa total e o campo de medida aconselhado de 1/3 a 2/3 do m de escala. b) Manmetros tipo diafragma O manmetro de cpsula de diafragma tambm empregado para medir presso diferencial. Neste caso, uma das presses aplicada no interior do elemento sensor. A segunda presso aplicada ao alojamento da cpsula, que deve ser hermeticamente fechada e aberta sobre a parte externa do diafragma. A diferena entre as duas presses provoca o deslocamento da cpsula de modo a oferecer uma indicao da presso diferencial aplicada.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os elementos tambm podem ser dispostos de modo a medir a presso absoluta, fazendo vcuo no alojamento em redor da cpsula ou em se tratando de manmetro de diafragma, em um dos lados do mesmo.

P
Exemplo de cpsula de Diafragma

80

Esse tipo de manmetro consiste de um disco circular utilizado para medir presses geralmente de pequenas amplitudes. uma membrana na de material elstico, metlico ou no. No manmetro tipo diafragma esta membrana ca sempre oposta a uma mola. Ao aplicar-se uma presso no diafragma haver um deslocamento do mesmo at um ponto onde a fora da mola se equilibrar com a fora elstica do diafragma. Este deslocamento resultante transmitido a um sistema com indicao (ponteiro) que mostra a medio efetuada.
Tipo liso

Tipo liso

Tipo corrugado

Tipos de construes para superfcies de diafragmas

Os diafragmas podem ser lisos ou corrugados. Os dois tipos de diafragma podem ser usados como discos simples ou unidos dois a dois, formando cpsulas. Podem ser utilizadas, ainda, vrias cpsulas, o que permite a obteno de movimentos mais sensveis.

Tipo corrugado

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

5 4 3

+ 20 + 15 + 10 + 5

in H2 O

2 1
1 - diafragma Presso a medir 2 - mola 3 - corrente 4 - ponteiro 5 - escala - 5

- 10 - 15

Cpsulas

Para medio de presses absolutas, as cpsulas devem ser evacuadas. Para medidas de presses muito prximas atmosfera, como triagem de fornos e caldeiras, so usados os manmetros construdos com diafragmas frouxos (slack diaphragm), onde as foras de presso so equilibradas por molas. Estes instrumentos so conhecidos como medidores de triagem (draft gauge) e so bastante sensveis. Materiais Alguns dos materiais empregados em cpsulas e diafragmas so o bronze, lato, cobre, berlio, ao inox. Aplicaes Geralmente, cpsulas e diafragmas so usados para medir presses baixas na faixa de 0 a 25 mm de mercrio e at 0 a 25 Kgf/cm g. So usados, tambm, para medir baixo vcuo (0 a 25 mmHg) podendo, porm, medir vcuo at 760 mmHg. Para presses at 0,7 Kgf/cm g, os manmetros de diafragma so geralmente melhores do que os manmetros de fole ou Bourdon.

81

CORPORATIVA

Alta Competncia

As aplicaes tpicas dos manmetros de diafragmas incluem manmetros de baixa presso, de presso absoluta, depresso ou baixo vcuo, manmetros padres e manmetros de presso diferencial. c) Fita extensiomtrica (Strain gage) O fole um elemento elstico, geralmente formado a partir de um tubo de paredes nas, sem costura, com parede externa corrugada. O fole trabalha normalmente contra uma mola que limita seus movimentos ao mesmo tempo em que confere proporcionalidade entre o sinal de presso aplicado e o deslocamento obtido. Uma unidade de fole duplo permite medir presso absoluta. Um dos foles ento evacuado a um vcuo quase perfeito. Um fole de medio colocado no extremo oposto de um brao de alavanca sensvel presso sobre medio desloca o sistema, permitindo uma indicao. Uma variao na presso atmosfrica faz com que o fole evacuado se contraia ou se distenda ligeiramente, movimentando a alavanca para compensar a tendncia de falseamento da leitura. Os manmetros de fole geralmente medem presses baixas. Como o tamanho dos foles varia de 0 at 30 mm de dimetro, eles podem ser bastante sensveis e, contudo, potentes. Aplicaes Geralmente, so aplicados em faixas de presso de 0 a 25 mmHg at 0,07 a 2 Kgf/cm g de sobrepresso e vcuo de 760 mmHg.

82

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

P Link to pointer

Bellows

Spring

Manmetro tipo fole

Utilizao Os elementos tipo fole so usados para medir presso manomtrica, presso diferencial e presso absoluta. Neste ltimo caso, so utilizados dois foles e em um deles produzido vcuo total. So usados para indicao local ou transmisso remota. Faixa de utilizao So usados em geral para medidas de presses mdias e baixas. O range usual de 5 H2O a 40psig ( 3 Kgf/cm g). Podem, entretanto, medir presses diferenciais to altas quanto 400psig com presses estticas de 6.000psig ( 400 Kg/cm). Materiais de construo So geralmente construdos de lato, bronze, fsforo e monel. 2.4.2. Elementos sensores eltricos Os elementos sensores eltricos ou eletrnicos utilizam vrios princpios fsicos relacionados com a variao de presso, isto , transformam a varivel de processo em grandezas eltricas conhecidas. Estes elementos sensores so basicamente utilizados em instrumentos para monitorao controle e segurana que necessitam transmitir o valor da varivel de processo aos sistemas eletrnicos, como a um Controlador Lgico Programvel (CLP) e Sistemas Digitais de Controle Distribudo (SDCD).

83

CORPORATIVA

Alta Competncia

Sendo assim, estes elementos sensores so utilizados em transmissores. Tipos de elementos sensores eltricos para medio de presso a) Clula capacitiva; b) Cristal piezoeltrico; c) Fita extensiomtrica (Strain gage). a) Clula capacitiva - Sensor capacitivo O sensor capacitivo converte a varivel de processo medida em uma variao da capacitncia eltrica. o sensor mais utilizado em transmissores de presso. Nele, um diafragma de medio se move entre dois diafragmas xos. Entre os diafragmas xos e mveis, existe um lquido de enchimento que funciona como um dieltrico. Como os capacitores de placas paralelas, so constitudos por duas placas paralelas separadas por um meio dieltrico, ao sofrer o esforo de presso, o diafragma mvel, que vem a ser uma das placas do capacitor tem sua distncia em relao ao diafragma modicada. Isso altera a capacitncia do circuito de medio e ento possvel obter a medio de presso. Para que ocorra a medio, o circuito eletrnico alimentado por um sinal DC, atravs de um oscilador e ento a freqncia ou a amplitude do sinal modulada, em funo da variao de presso para se ter a sada em corrente ou digital. Como lquido de enchimento, utiliza-se normalmente silicone ou Fluor-oil.

84

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

Diafragma sensor Diafragma isolador Fluido de enchimento Cermica Superfcie metalizada Vidro Ao

b) Sensor piezoeltrico A medio de presso, utilizando este tipo de sensor, se baseia no fato de que cristais assimtricos, ao sofrerem uma deformao elstica ao longo do seu eixo axial, produzem internamente um potencial eltrico, causando um uxo de carga eltrica em um circuito externo. A quantidade eltrica proporcional presso aplicada. Essa relao linear facilita sua utilizao. Outro fator importante para sua utilizao est no fato de se utilizar o efeito piezoeltrico de semicondutores, reduzindo assim o tamanho e o peso do transmissor. c) Fita extensiomtrica (Strain gage) As tas extensiomtricas consistem em dispositivos que medem a deformao elstica sofrida pelos slidos quando estes so submetidos ao esforo de trao ou compresso. So, na realidade, tas metlicas xadas adequadamente nas faces de um corpo a ser submetido ao esforo de trao, ou nas faces de um corpo a ser submetido a um esforo de trao ou compresso, e que tem sua seo transversal e seu comprimento alterado devido ao esforo imposto ao corpo.
+

85

CORPORATIVA

Alta Competncia

Essas tas so interligadas em um circuito do tipo ponte wheatstone ajustada e balanceada para a condio inicial. Ao ter os valores de resistncia da ta modicados pela presso, os sensores sofrem um desbalanceamento proporcional variao desta presso.

2.5. Acessrios de proteo para instrumentos de presso


Na indstria, em especial na do petrleo, a proteo dos instrumentos utilizados na medio de presso imprescindvel. Veremos a seguir os procedimentos de proteo contra condies adversas. IMPORTANTE! Nas unidades industriais freqente a medio de presso em linhas, vasos ou sistemas contendo produtos corrosivos, impuros, uidos com presses pulsantes, instalaes com alto ndice de vibraes, produtos viscosos com tendncia a se solidicarem temperatura ambiente, vapores superaquecidos, dentre outros, exigindo muito cuidado com a proteo dos equipamentos. a) Proteo contra uidos corrosivos Para alguns uidos corrosivos o uso de Bourdon de ao inoxidvel ou com incluso de monel suciente, resolvendo de forma simples o problema. Em outros casos, necessria a utilizao de um selo diafragma. Lembre-se que o selo diafragma constitudo por duas cmaras separadas por um diafragma metlico de ao inoxidvel. Uma das cmaras se comunica com o elemento sensor do instrumento e totalmente preenchida a vcuo com lquido que ocupa todo o espao. A outra cmara entra em contato direto com a varivel de processo. As presses so transmitidas pelo lquido ao sensor que as converte em indicao. Tanto o diafragma como as tampas da cpsula so construdos de material resistente corroso.

86

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

Para aplicaes onde o uido do processo pode causar entupimentos, cristalizaes, congelamentos ou ataques corrosivos ao material do mesmo, o selo diafragma constitudo basicamente de trs partes: Flange superior; Membrana de selagem; Flange Inferior. Apenas as partes em contato direto com o processo que devero apresentar resistncia corrosiva ao uido (membrana de selagem e ange inferior). Qualquer alterao de presso no processo ser imediatamente transmitida ao tubo Bourdon, uma vez que este e todo o ange superior cam totalmente preenchidos com glicerina ou silicone.

87

Selo diafragma

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! Os anges podem ser trocados por anges padro ANSI de 1 at 3 nas classes de 150 at 1500 LBS. Outros padres exigem consulta.

b) Proteo contra solidicao temperatura ambiente O selo diafragma tambm utilizado quando o produto apresenta facilidade de solidicao temperatura ambiente, como o caso de leos pesados e paranas derivadas do petrleo. Nestes casos, alm do selo diafragma necessrio um outro sistema de proteo. So utilizados, portanto, dois sistemas:

88

O aquecimento das tomadas de impulso, inclusive o selo diafragma, com vapor superaquecido que circula atravs de tubulaes de cobre que envolve as tomadas e tubulaes (steam-tracing); O aquecimento atravs de resistncias eltricas (heat-tracing). c) Proteo contra pulsaes A proteo contra pulsaes freqentes do uido sob medio feita pela utilizao de restries e amortecedores que evitam o desgaste prematuro das articulaes do instrumento. Estes acessrios, quando utilizados com leo pesado e parana, podem entupir e provocar falha na instrumentao. Os amortecedores de pulsao so acessrios instalados em conjunto com o manmetro, cuja nalidade restringir a passagem do uido do processo a tal ponto que a freqncia de pulsao se torne nula ou quase nula, deixando assim de provocar oscilaes no ponteiro.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

d) Proteo contra temperaturas elevadas Esse problema freqente quando da medio de presso em linhas de vapor. A proteo recomendada a utilizao de um sifo. Um tubo sifo um acessrio indispensvel para instalaes onde a temperatura supera a capacidade do instrumento de presso. O sifo guarda uma pequena quantidade de condensado que protege as partes mais delicadas do instrumento. Devido ao seu formato, o tubo sifo cria, em sua curvatura, uma bolha dgua que elimina o contato do vapor com o tubo Bourdon do manmetro, evitando, assim, avarias no instrumento causadas pelo efeito da temperatura.

89

Cachimbo

Trombeta

Bobina

Variaes no formato de sifo

CORPORATIVA

Alta Competncia

e) Proteo contra desgaste prematuro Um meio de reduzir ao mnimo o desgaste dos dentes de engrenagens e de outros pontos crticos o uso de plstico auto-lubricante nas partes mais expostas ao desgaste. A maior parte dos manmetros de presso pode tambm ser preenchida com leo de silicone ou outro uido para amortecimento dos pulsos de presso e resistncia corroso que possam danicar o mecanismo.

90

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2.6. Exerccios
1) Observando o grco, dena os termos a seguir.

Pres so absoluta = Presso atm + manomtrica Presso manomtrica positiva Presso atmosfrica Presso baromtrica Presso manomtrica negativa Vcuo perfeito

Relao entre os diferentes tipos de presso

a) Presso absoluta. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _ b) Presso relativa. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _ 2) Vimos que a medida da presso relativa extremamente importante na indstria. Explique por qu. _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Explique o princpio de funcionamento dos indicadores de presso tipo Bourdon. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

91

CORPORATIVA

Alta Competncia

4) Complemente as lacunas, a seguir, de modo a descrever o instrumento apresentado na ilustrao.

Tubo de Bourdon - tipo espiral

92

Trata-se de um ___________________ tipo __________ ____________, um dos mais utilizados na indstria por sua robustez, simplicidade e custo relativamente baixo. constitudo por um tubo metlico em forma de C, com uma das extremidades fechada e livre e a outra xa a um suporte (soquete) que serve de conexo ao ponto de medida. O tubo de _____________________ o elemento sensvel do instrumento que entra em contato direto com o uido do qual se deseja medir a presso. 5) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das armativas. ( ) Os elementos sensores mecnicos e eltricos so utilizados nos instrumentos indicadores de presso (manmetros), chaves de presso (pressostatos), transmissores e controladores. ( ) Os manmetros de fole geralmente so aplicados em faixas de presso acima de 2 Kgf/cm de sobrepresso . ( ) Nos manmetros industriais, a preciso dos instrumentos normalmente de 1% da faixa total e o campo de medida aconselhado de 1/3 a 2/3 do m de escala.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2.7. Glossrio
ANSI - American National Standards Institute. CLP - Controlador Lgico Programvel. Dieltrico - propriedade da substncia que possui alta resistncia ao uxo da corrente eltrica, ou seja, se comporta como isolante eltrico. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo e com que se faz ligao a outro tubo idntico. Fluor-oil - leo lubricante utilizado para reduzir o atrito. Monel - denominao de um conjunto de ligas metlicas compostas de nquel (6570%) e cobre (20-30%), com adio de outros elementos, como ferro, mangans, silcio, enxofre, titnio e alumnio que apresenta de alta resistncia fsica e qumica, alm de ter um ponto de fuso acima de 2000C. Piezoeltrico - efeito que aparece em alguns materiais capazes de converter energia eltrica em energia mecnica e vice-versa. Ponte wheatstone - dispositivo eltrico usado como medidor de resistncias eltricas. Range - corresponde faixa ou ao campo de medio de uma varivel. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribudo. SI - Sistema Internacional. Span - diferena algbrica entre o valor mximo e o mnimo de um campo ou faixa de medio. Vaso - equipamento utilizado para processamento de petrleo, normalmente pressurizado.

93

CORPORATIVA

Alta Competncia

2.8. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1. Instrumentation Symbols and Identication, 1984. Apostila do Controle e Automao de Processos - mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento, 2000. Apostila do Curso de Controle Automtico de Processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

94

GOMES, Andrea Manhes. Noes Bsicas de Instrumentao e Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial; Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A Importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia e Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia. 2004.

CORPORATIVA

Captulo 2. Medio de presso

2.9. Gabarito
1) Observando o grco, dena os termos a seguir.
Pres so absoluta = Presso atm + manomtrica Presso manomtrica positiva Presso atmosfrica Presso baromtrica Presso manomtrica negativa Vcuo perfeito

Relao entre os diferentes tipos de presso

a) Presso absoluta. a presso medida no ponto A da ilustrao. aquela em que o valor zero de referncia corresponde ao zero absoluto. b) Presso relativa. a presso medida no ponto B da ilustrao. Corresponde diferena entre os valores das presses absoluta e atmosfrica no local onde se realiza a medio. 2) Vimos que a medida da presso relativa extremamente importante na indstria. Explique por qu. A medida da presso relativa corresponde ao esforo com que um uido contido em um vaso tende a vazar. 3) Explique o princpio de funcionamento dos indicadores de presso tipo Bourdon. Os indicadores de presso tipo Bourdon so compostos por material elstico que se deforma sob a ao de fora proveniente do uido medido. Esta deformao movimenta um mecanismo que aciona o ponteiro indicador.

95

CORPORATIVA

Alta Competncia

4) Complemente as lacunas, a seguir, de modo a descrever o instrumento apresentado na ilustrao.

Tubo de Bourdon - tipo espiral

Trata-se de um manmetro tipo tubo Bourdon, um dos mais utilizados na indstria por sua robustez, simplicidade e custo relativamente baixo.

96

constitudo por um tubo metlico em forma de C, com uma das extremidades fechada e livre e a outra xa a um suporte (soquete) que serve de conexo ao ponto de medida. O tubo de Bourdon o elemento sensvel do instrumento que entra em contato direto com o uido do qual se deseja medir a presso. 5) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das armativas. (V) Os elementos sensores mecnicos e eltricos so utilizados nos instrumentos indicadores de presso (manmetros), chaves de presso (pressostatos), transmissores e controladores. Os manmetros de fole geralmente so aplicados em faixas de presso acima de 2 Kgf/cm de sobrepresso. Justicativa: Os manmetros de fole geralmente so aplicados em faixas de presso de 0 a 25 mmHg at 0,07 a 2 Kgf/cm de sobrepresso e vcuo de 760 mmHg. Nos manmetros industriais, a preciso dos instrumentos normalmente de 1% da faixa total e o campo de medida aconselhado de 1/3 a 2/3 do m de escala.

(F)

(V)

CORPORATIVA

Medio de nvel

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Reconhecer os principais mtodos de medio de nvel; Identicar os principais instrumentos de medio de nvel utilizados na indstria do petrleo.

CORPORATIVA

Captulo 3

Alta Competncia

98

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

3. Medio de nvel

medio de nvel, embora tenha conceituao simples, requer, por vezes, artifcios e tcnicas apuradas.

O nvel uma varivel importante na indstria, no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para ns de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade, desde simples visores para leituras locais at a indicao remota, registro ou controle automtico. Os processos industriais exigem medies tanto de nvel de lquidos como de slidos. Para facilitar a compreenso, costuma-se denir nvel como sendo a altura do contedo de um reservatrio, que poder ser um lquido ou um slido. Em aplicaes industriais, podemos ter um vaso com dois lquidos no miscveis onde se queira medir a interface desses dois lquidos. Neste caso, consideramos a medio de nvel de interface ou a medio do nvel total. O nvel , portanto, a altura da coluna de lquido ou de slido no interior de um tanque e sua medio pode ser direta ou indireta, isto , poderemos medir ou visualizar o nvel de forma direta ou inferir indiretamente, conforme listado a seguir. Existem dois mtodos de medio usados nos processos em geral: Mtodo de medio direta - a medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida. Os principais instrumentos so: Rguas; Visores de nvel; Bias ou utuadores.

99

CORPORATIVA

Alta Competncia

Mtodo de medio indireta - o tipo de medio que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel. Os principais tipos de medidores so: Por empuxo; Por presso diferencial (diafragma/clula capacitiva); Capacitivos; Ultrassnicos; Por radar.

3.1. Medio direta 100


A seguir detalharemos os mtodos de medio citados anteriormente. 3.1.1. Medidores de nvel tipo rgua Consiste de uma rgua ou ta graduada que tem o comprimento conveniente para ser introduzido no reservatrio onde o nvel ser medido.
500 499 498 497 Fita Graduada

Fita graduada

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

3.1.2. Visores de nvel Aplica-se nestes instrumentos o princpio dos vasos comunicantes. Um tubo transparente colocado a partir da base do reservatrio at o seu ponto mais alto, permitindo a leitura do nvel do lquido, em vasos, colunas, reatores, tanques etc., submetidos ou no presso. A forma mais simples, precisa e mais largamente empregada para se medir nvel em vos de processamento contnuo a utilizao dos chamados visores de nvel. Esse tipo de visor apresenta algumas caractersticas bsicas. Leia atentamente. So utilizados na quase totalidade dos casos de monitorao do nvel de lquido ou da interface entre dois lquidos imiscveis, com exceo dos casos onde a presso e a temperatura sejam excessivas e impeam a sua utilizao; Tm baixo instrumentos; custo em comparao com outros tipos de

101

So de fcil manuteno e construdos de maneira a oferecer segurana na operao. comum encontrarmos os visores de nvel (LG) mesmo em locais onde esteja sendo utilizado outro tipo de medidor. Os visores de nvel so muito utilizados para aferir instrumentos mais complexos. Para atender s mais variadas aplicaes em diversos processos, existem, atualmente, os visores do tipo tubular, de vidro plano, magnticos, e os visores especiais para o uso em caldeiras.

CORPORATIVA

Alta Competncia

a) Visores de vidro tubular Estes visores so normalmente fabricados com tubos de vidro retos com paredes de espessura adequada a cada aplicao. Estes tubos so xados entre duas vlvulas de bloqueio de desenho especial atravs da unio e juntas de vedao apropriadas a cada especicao de projetos. So fornecidas para proteo do tubo de vidro contra eventuais choques externos, hastes protetoras metlicas colocadas em torno do tubo de vidro ou com tubos ou chapas plsticas envolvendo o mesmo.

102

Hastes protetoras

Visores tubulares com hastes protetoras

Os tubos de vidro tm dimetros normalizados onde para cada dimenso esto relacionados valores de presso e temperatura mximas permissveis. Devido s caractersticas construtivas, os visores de vidro tubular no suportam altas presses e temperaturas, bem como apresentam alta probabilidade de quebra acidental do vidro por choque externo. Devido s limitaes quanto a sua resistncia segurana, os visores de vidro tubular so recomendados para uso em processos que no apresentam presses superiores a cerca de 2,0 bar e em temperaturas que no excedam a 100 Celsius.

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

No se recomenda o seu uso com lquidos txicos, inflamveis ou corrosivos, visto que a fragilidade destes instrumentos aumenta a possibilidade de perda de produto contido no equipamento. Recomenda-se que o comprimento do tubo no exceda os 750 mm. Caso seja necessrio cobrir faixas de variao de nvel maiores, recomenda- se usar dois ou mais visores com sobreposio de faixas visveis. b) Visores de vidro plano Os vidros planos substituram, ao longo dos anos, quase a totalidade dos visores tubulares. Esse fato decorre da inerente falta de segurana apresentada pelos visores tubulares em aplicaes com presses elevadas. Atualmente, os visores planos representam cerca de 90% das aplicaes de visores de nvel em plantas industriais. Os visores de vidro plano tm o aspecto mostrado na ilustrao a seguir:

103

Visor de nvel plano com trs sesses

CORPORATIVA

Alta Competncia

So compostos de um ou vrios mdulos onde se xam barras planas de vidro. Estes mdulos so conhecidos como sees dos visores. Apesar da diversidade de modelos e fabricantes, cada seo apresenta uma altura variando de 100 a 350 mm e, dependendo do desnvel a ser medido, os visores podem ser compostos de vrias sees (visor multisseo). Contudo, recomenda-se que cada visor tenha, no mximo, quatro sees. Ultrapassando esse limite, o peso da unidade torna-se excessivo e o visor pode deixar de ser auto sustentvel, necessitando de suportes adicionais. Caso sejam previstas variaes amplas na temperatura do uido, o visor dever ser provido com loops de expanso para possibilitar a dilatao ou contrao resultantes. A principal desvantagem dos visores multissees so as regies de no visibilidade entre sees adjacentes que medem normalmente 38 mm. A especicao dos materiais das diversas partes depende da aplicao (temperatura, presso, tipo de uido etc.), mas de um modo geral, pode-se dizer que seus componentes so: Vidro - de borossilicato temperado capaz de suportar choques trmicos e mecnicos. Devido sua prpria natureza, no dever ser aplicado qualquer esforo que resulte em exo; Corpo de visor - a cmara por onde passa o uido geralmente em ao carbono usinado. Para uidos corrosivos ou alta presso dever ser utilizado ao inoxidvel (AISI 304 ou 316); Espelho - a tampa frontal, que deve suportar altas tenses, fabricada em ferro modular ou ao carbono inoxidvel, a m de suportar presses mdias e elevadas; Juntas - as juntas de vedao so em papelo hidrulico e as juntas almofadas de amianto (gratado).

104

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

Existem ainda alguns tipos de visores planos: Visor plano reex O visor plano reex possui um vidro com ranhuras prismticas na face de contato com o lquido cujo nvel se deseja medir. Seu funcionamento baseia-se na lei tica da reexo total da luz. A superfcie interna do vidro composta de prismas normais no sentido longitudinal do visor. Os raios normais de luz face do visor atingem a superfcie do prisma com um ngulo de 45, sofrendo reexo total, pois o ngulo crtico ultrapassado para a superfcie vidro-ar; o ngulo crtico de 42. Nesta condio, o visor apresenta-se para o observador uma cor prata brilhante. Na regio do visor onde existe lquido no ocorre a reexo total, pois o ngulo no ultrapassado (para a superfcie vidro-gua de 62). Conseqentemente possvel ver a superfcie que se apresenta na cor negra. Os visores reex NO devem ser utilizados nas seguintes aplicaes: Na presena de uidos corrosivos ao vidro. Neste caso, inclui-se tambm o vapor dgua saturado a presses superiores a 30 bar. Tais aplicaes requerem que a superfcie interna do vidro seja protegida contra o ataque do agente corrosivo (geralmente mica), prejudicando a ao dos prismas; Fluidos viscosos, pois um agarramento do uido sobre o vidro torna inecaz a ao dos prismas; Iluminao insuciente no local de instalao; Deteco da interface de dois lquidos imiscveis e de mesma cor, caso em que o visor caria escurecido por igual na regio onde qualquer dos dois lquidos imiscveis estivesse presente.

105

CORPORATIVA

Alta Competncia

Visor plano transparente Utiliza dois vidros localizados um na parte posterior do visor e outro na parte anterior. Os dois vidros vo permitir a transparncia do visor luz. O raio luminoso entrar por um dos vidros e ser absorvido parcial ou totalmente pelo uido no interior do visor. A parte com vapor absorver menos luz que a com lquido, proporcionando assim um contraste ao observador. Para melhorar a visibilidade, pode-se dotar o visor de lmpadas, localizadas na parte posterior. Os visores transparentes podem ser utilizados: Em uidos coloridos, viscosos ou corrosivos ao vidro; Na superviso da interface entre dois lquidos;

106

So usados ainda quando o uido no interior do visor for corrosivo ao vidro (como por exemplo, a gua de caldeira a presses superiores a 30 bar). Nesse caso, necessrio instalar um material transparente protetor (geralmente mica) entre o vidro e a junta de vedao. A seleo desse material dever ser criteriosa para no prejudicar a visibilidade do instrumento. Alguns plsticos, por exemplo, tornamse translcidos com a ao da luz solar e devem ser evitados.

IMPORTANTE! Os visores de vidro devem ser instalados em posio que permita ao tcnico de operao uma boa visibilidade e fcil acesso para manuteno do tubo de vidro, das vlvulas e juntas. O vidro deve ser mantido sempre limpo e as condies das juntas de vedao e vlvulas de bloqueio devem ser vericadas periodicamente.

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

c) Visor de nvel tipo bia magntica Estes visores so normalmente fabricados com tubos antimagnticos xados externamente aos vasos ou tanques. Pelo princpio de vasos comunicantes uma bia com im permanente desliza dentro do tubo, acompanhando o nvel do tanque. Palhetas bicolores ou utuadores so acionados pelo im da bia, atravs da parede do tubo. Estas palhetas magnticas so posicionadas em um tubo de vidro hermeticamente selado.

107

Visor de nvel magntico

3.1.3. Bia ou utuadores O medidor de nvel tipo bia ou utuador livre indica a variao de nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do utuador ligado por meio de uma ta metlica ou corrente a um peso.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Escala

Contrapeso

Boia

Boia Lquido (a) (b)

Medidores de nvel com utuador ligado a uma ta metlica (b) e ligado a um peso (a)

3.1.4. Medidor de nvel com utuador externo

108

Neste tipo de medidor o utuador colocado em uma cmara montada do lado de fora do tanque. Conforme varia o nvel, o utuador movimenta-se verticalmente. Este, por sua vez, transmite esta variao ao elemento indicador atravs de um sistema de alavancas. Com este tipo de medidor pode-se obter nvel em tanques/ vasos pressurizados. indicado especialmente para os casos em que a instalao de um utuador tipo bia dentro do tanque de medio no for recomendada. Nas plataformas martimas de produo, os vasos separadores de produo utilizam este tipo de elemento sensor nas chaves de nvel para alarme e segurana, conforme ilustrao a seguir:

Medidor de nvel com utuador externo

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

Chave de nvel tipo utuador instalada externamente nos vasos

109

3.2. Medio indireta


A variao do nvel do uido de processo determinada utilizando elementos indiretos que permitem a medio de uma segunda varivel como, por exemplo, peso aparente, presso, capacitncia etc. Os principais tipos de medidores so: Deslocador ou de empuxo; Presso diferencial (diafragma/clula capacitiva); Capacitivos; Ultrassnicos; Radar.

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.2.1. Medidor tipo deslocador ou de empuxo Este medidor de nvel provido de um elemento sensor que utiliza o princpio de Arquimedes. Relembremos:
"Um corpo imerso em um lquido sofre uma fora empuxo vertical de baixo para cima que igual ao peso do volume do lquido deslocado."

a) Princpio do instrumento tipo empuxo Considerando o princpio de Arquimedes, o empuxo igual ao peso do uido deslocado. E = Pf

110

Como o peso do uido igual massa multiplicada pela acelerao da gravidade, ento: Pf = m.g Considerando que a massa o produto do volume pela massa especca. m = V. Temos que:

Onde: E = fora empuxo; Pf = peso; V = volume do cilindro;

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

A = rea do cilindro; = massa especca; h = altura do cilindro; g = acelerao da gravidade. Neste tipo de medidor, empregamos um elemento de forma cilndrica, alongado, tambm conhecido como displacer ou deslocador, cujo empuxo varia proporcionalmente com as variaes de massa especca do uido de processo e indiretamente em relao variao do nvel do tanque. O corpo (displacer) suportado por uma mola e, medida que o nvel varia, o peso aparente do corpo se modica, solicitando mais ou menos a mola. Os deslocamentos resultantes, proporcionais s variaes do nvel, so ento convenientemente aproveitados para promover uma forma qualquer de indicao, ou ainda, acionar dispositivos pneumticos ou eletrnicos para transmisso de informaes.

111

4 3

0 2

3 Ib

4 3

0 2

2 Ib

4 3

0 2

1 Ib

2.25 in. diameter, 14 in long

14-in. water level

7-in. water level 0-in. water level (A) (B) (C)

Princpio de funcionamento do medidor tipo empuxo

CORPORATIVA

Alta Competncia

A variao do peso aparente do displacer ou deslocador pode ser usada para transmitir este movimento para um sistema mecnico ou pneumtico tipo tubo de toro ou a um sistema eltrico com movimentos ascendentes e descendentes do ncleo de uma bobina. A seguir, vejamos a imagem de transmissores (medidores) de nvel, tipo displacer, que utilizam o tubo de toro.

112
Transmissor eltrico e transmissor pneumtico, respectivamente

3.2.2. Medidor tipo presso diferencial Estes instrumentos, quando utilizados em medio de nvel, medem a presso gerada pela coluna lquida em determinado ponto dos equipamentos (vasos, tanques, coletores, torres etc.) cujo nvel se deseja medir. Princpio de funcionamento Este medidor de nvel baseado na lei de Stevin, conforme a equao a seguir:

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

Onde: Pb = presso num ponto b qualquer; Patm = presso atmosfrica; = massa especca; g = acelerao da gravidade; h = altura do lquido. Quando realizamos a medio de nvel em tanques ou vasos, a presso exercida pela coluna lquida, em um determinado ponto, medida utilizando-se os medidores de presso diferencial.

113
Geralmente, a medio da presso diferencial proporcional ao nvel do tanque feita atravs de elementos sensores tipo diafragma utilizados nos transmissores de clula capacitiva. Para esse tipo de medio de nvel atravs da presso diferencial h a necessidade de instalao de tomadas nos tanques. O princpio mais comum de funcionamento dos transmissores de presso diferencial do tipo diafragma o princpio de equilbrio de foras. O elemento sensor tipo diafragma possui duas tomadas de presso, situadas em lados opostos, estanques entre si. Estas presses, atuando sobre o elemento sensor, produzem foras de mesma direo e sentidos opostos, gerando uma deformao do diafragma. Essa fora resultante provoca uma variao de capacitncia proporcional presso diferencial que convertida e amplicada, proporcionando um sinal de sada, em corrente, na sada do transmissor, que normalmente de 4 - 20 mA. Esse tipo de medidor de presso diferencial pode ser utilizado em tanques atmosfricos e pressurizados.

CORPORATIVA

Alta Competncia

a) Tanque atmosfrico O lado de alta presso do transmissor de presso diferencial ligado pela tomada da parte inferior do tanque e o lado de baixa presso aberto para a atmosfera. A presso esttica diretamente proporcional ao peso do uido, uma vez que a presso atmosfrica atua nas duas tomadas, sendo anulada. Logo o medidor de presso diferencial mede a presso esttica. O transmissor de presso diferencial usualmente montado em uma posio que corresponde ao nvel mnimo de medio.

114

Transmissor de nvel de presso diferencial para presso atmosfrica

Transmissor tipo falange

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

O clculo da altura do lquido, quando montado em uma posio que corresponde ao nvel baixo de medio, pode ser determinado pela equao: P = .g.h ou P h = .g Onde: P = variao da presso (P1 - P0 ); P0 = presso atmosfrica; P1 = peso do Fluido + P0; = massa especca; h = altura; g = acelerao da gravidade. b) Tanque pressurizado No tanque pressurizado as tomadas de alta (H) e baixa presso (L) dos transmissores so conectadas individualmente na parte baixa e alta do tanque, respectivamente. A diferena de presso proporcional ao nvel uido, sendo:

115

Transmissor de nvel de presso diferencial com duas tomadas de alta (high) e baixa (low) presso

CORPORATIVA

Alta Competncia

P1 h P2 H L

Onde: P = variao da presso (P2 - P1); P1 = presso de topo;

116

P2 = peso do uido + P1; = massa especca; h = altura; g = acelerao da gravidade. c) Para tanque fechado com vapor Quando se necessita medir nvel em tanque fechado contendo vapor, se faz necessrio preencher a tomada de alta presso com um lquido, que normalmente a gua. Isso evita que a formao de uma coluna condensado, que se acumularia no interior do tanque, provoque uma medio falsa. Neste caso, na calibrao do transmissor deve-se fazer a calibrao para a correo do efeito desta coluna.

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

Selagem com coluna de gua

P1 h P2 H L
P3

Onde: P = P3 P2; P3 = P1 + coluna de gua; P2 = peso do uido no tanque + P1; = massa especca; h = altura; g = acelerao da gravidade. 3.2.3. Medidor tipo ultrassnico a medio atravs de um tipo de medidor de nvel contnuo, que utiliza a onda sonora (mecnica). Os instrumentos ultra-snicos tm como princpio de operao a reexo da onda gerada pelo emissor da onda quando esta encontra a superfcie do produto cujo nvel se deseja medir.

117

CORPORATIVA

Alta Competncia

Instrumento de medio de nvel ultrassnico

3.2.4. Medio de nvel por radar

118

realizada por um tipo de medidor de nvel contnuo que utiliza para tal a onda eletromagntica. Os instrumentos tipo radar tm como princpio de operao a reexo da onda gerada pelo transdutor, quando encontra a interface com o produto cujo nvel se deseja medir ou, mais precisamente, o tempo gasto pela onda desde o instante em que gerada, at o instante em que retorna quele transdutor, depois de reetir-se na superfcie.

Medidor de nvel por radar

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

O sinal eletromagntico emitido pela antena reetido ao incidir, perpendicularmente, sobre a superfcie de um lquido ou slido com constante dieltrica diferente do meio gasoso, usualmente o ar existente acima do produto. O sinal reetido (ECO) captado pela prpria antena emissora e utilizado na medio do nvel do lquido ou slido existente no interior, por exemplo, de um tanque. Os medidores do tipo radar possuem antenas onde ocorrem a emisso e a recepo das ondas eletromagnticas. Estas antenas podem ser do tipo cnica ou corneta, parablica, haste, por exemplo. IMPORTANTE! O medidor de nvel do tipo TDR (Reectometria no Domnio do Tempo), tambm conhecido como radar de onda guiada, um outro medidor tipo radar, que utiliza onda eletro magntica guiada atravs de hastes ou cabos em lugar da antena. O medidor TDR instalado no topo do tanque e envia pulsos de um sinal eletromagntico guiado atravs de dois condutores ou haste que reetido ao incidir sobre a superfcie de um lquido, com constante dieltrica diferente do ar existente acima do produto.

119

3.2.5. Medidor capacitivo Estes medidores so utilizados para medio contnua de nvel de lquido e so instalados no topo dos tanques ou vasos. Sua estrutura consiste basicamente de uma sonda cilndrica, inserida verticalmente no vaso em que se deseja medir o nvel. A sonda capacitiva pode ser isolada ou no, e serve com uma das placas do capacitor, enquanto as paredes do vaso formam a outra placa e o uido comporta-se como o dieltrico. O valor da capacitncia funo da rea do capacitor, da distncia entre as placas e da constante dieltrica que depende do uido a ser medido.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Amplificador

Indicador

Sonda capacitativa

Medidor capacitivo

120

O valor da capacitncia medido atravs de um circuito amplicador, excitado por um circuito oscilador de alta freqncia (0,5 a 1,5 MHz). Quando varia o nvel no interior do vaso, alteram-se as propores entre lquido e vapor. Como a constante dieltrica da maioria dos lquidos maior que a dos vapores, as variaes de nvel no interior do vaso traduzem-se em variaes quase lineares do valor da capacitncia. Este tipo de medidor pode ser usado para a medio de interface entre dois lquidos que apresentem constantes dieltricas diferentes.

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

3.3. Exerccios
1) Responda ao que se pede. a) O que mtodo de medio direta? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _ b) O que mtodo de medio indireta? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _ 2) Escreva D para os principais instrumentos utilizados nos mtodos de MEDIO DIRETA e I, para os tipos mais aplicados nos mtodos de MEDIO INDIRETA. ( ) Rguas. ( ) Por empuxo. ( ) Ultrassnicos. ( ) Visores de nvel. ( ) Por radar. ( ) Por presso diferencial. ( ) Bias ou utuadores. ( ) Capacitivos.

121

CORPORATIVA

Alta Competncia

3) Faa a correlao entre alguns tipos de medidores e suas descries. 1. Medidor Medidores de ( ) nvel tipo rgua Medidor tipo ( ) presso diferencial Medidor tipo ( ) deslocador ou de empuxo Descrio Indica a variao de nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do utuador ligado por ta metlica ou corrente a um peso. Medem a presso gerada pela coluna lquida em determinado ponto dos tanques ou vasos. Neste tipo de medidor, o utuador colocado em uma cmara montada do lado externo do tanque. Com a variao do nvel, o utuador movimenta-se verticalmente, transmitindo esta variao. Rgua ou ta graduada que tem o comprimento adequado, a m de ser introduzido no reservatrio para medir o nvel. Este medidor de nvel provido de um elemento sensor que utiliza o princpio de Arquimedes.

2.

3.

122

4.

Bia ou utu- ( ) adores

5.

Medidor de n- ( ) vel com utuador externo

4) Identique os instrumentos de medio de nvel representados a seguir:

_____________________________________

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

_________________________________________

Hastes protetoras

123

_______________________________________

_______________________________________

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.4. Glossrio
AISI - Ao inoxidvel. Exemplo:O AISI 304 um ao austentico no magntico com pelo menos 18% de Cromo (Cr) e 8% de Nquel (Ni), elemento que lhe confere superioridade no que tange sua propriedade anti-corrosiva em relao ao AISI 430, um ao ferrtico magntico com 16% de Cromo (Cr) na sua composio. Dieltrico - propriedade da substncia que possui alta resistncia ao uxo da corrente eltrica, ou seja, se comporta como isolante eltrico. Imiscvel - materiais ou substncias que ao serem misturados sempre acabam formando misturas heterogneas com duas fases. Miscvel - materiais ou substncias que, ao serem misturados, acabam formando uma mistura homognea monofsica. TDR - reectometria no domnio do tempo. Transdutor - termo genrico que designa um dispositivo que recebe informao na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modica a informao, a sua forma ou ambas e envia um sinal de sada resultante.

124

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

3.5. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1.Instrumentation Symbols and Identication, 1984. Apostila do Controle e automao de processos mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento, 2000. Apostila do Curso de Controle Automtico de Processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003. GOMES, Andrea Manhes. Noes Bsicas de Instrumentao & Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial. Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A Importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia e Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. VAN DE KAMP, W. The Theory and Practice of Level Measurement. Naarden, Holland. Endress+Hauser, 2001.

125

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.6. Gabarito
1) Responda ao que se pede. a) O que mtodo de medio direta? Mtodo de medio direta refere-se medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida. b) O que mtodo de medio indireta? Trata-se de um mtodo que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel. 2) Escreva D para os principais instrumentos utilizados nos mtodos de MEDIO DIRETA e I, para os tipos mais aplicados nos mtodos de MEDIO INDIRETA. (D) Rguas. ( I ) Por empuxo. ( I ) Ultra snicos.

126

(D) Visores de nvel. ( I ) Por radar. ( I ) Por presso diferencial. (D) Bias ou utuadores. ( I ) Capacitivos. 3) Faa a correlao entre alguns tipos de medidores e suas descries. Medidor 1. Medidores de nvel tipo rgua Medidor tipo presso diferencial Medidor tipo deslocador ou de empuxo Bia ou utuadores Medidor de nvel com utuador externo (4) Descrio Indica a variao de nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do utuador ligado por ta metlica ou corrente a um peso. Medem a presso gerada pela coluna lquida em determinado ponto dos tanques ou vasos. Neste tipo de medidor, o utuador colocado em uma cmara montada do lado externo do tanque. Com a variao do nvel, o utuador movimenta-se verticalmente, transmitindo esta variao. Rgua ou ta graduada que tem o comprimento adequado, a m de ser introduzido no reservatrio para medir o nvel. Este medidor de nvel provido de um elemento sensor que utiliza o princpio de Arquimedes.

2.

(2)

3.

(5)

4.

(1)

5.

(3)

CORPORATIVA

Captulo 3. Medio de nvel

4) Identique os instrumentos de medio de nvel representados a seguir:

Instrumento de medio de nvel ultra-snico

127

Medidor de nvel tipo presso diferencial

Hastes protetoras

Visores tubulares com hastes protetoras

Medidor de nvel com utuador externo CORPORATIVA

CORPORATIVA

Medio de temperatura

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Reconhecer os principais elementos sensores utilizados em processos de medio de temperatura na indstria do petrleo; Distinguir processos de medio de temperatura utilizados em condies distintas.

CORPORATIVA

Captulo 4

Alta Competncia

130

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

4. Medio de temperatura

temperatura uma grandeza que mede a capacidade que um corpo possui para transferir calor entre ele e outro corpo. A medio de temperatura muito difcil por ser facilmente inuenciada por fatores externos aos dispositivos de medida ou pela inrcia trmica inerente ao sistema em si. Podemos imaginar a importncia do controle da temperatura nos processos industriais, em especial, na indstria do petrleo. A medio e o controle dessa varivel so de importncia vital, pois o petrleo varia suas caractersticas de viscosidade e, conseqentemente, de escoamento, em funo da variao da temperatura. Vejamos, ento, os elementos sensores mais usados na monitorao, controle e segurana da varivel temperatura em diversas fases do processo de produo do petrleo.

131

VOC SABIA? O volume ocupado pelo petrleo e os seus derivados no interior dos tanques sofre forte inuncia da temperatura. A faixa de variao do coeciente de dilatao trmica de 0,06% a 0,30% por grau Celsius. Isto signica que uma variao de 10 C na temperatura pode provocar variaes de at 3% no volume ocupado pelo produto no interior do tanque. (Silva, 2008)

4.1. Elementos sensores de temperatura


Os medidores de temperatura podem ser divididos em dois grupos: o que utiliza um sistema mecnico e o outro que utiliza um sistema eltrico. Ambos transformam a varivel de processo temperatura em grandezas fsicas (mecnico) ou grandezas eltricas.

CORPORATIVA

Alta Competncia

4.1.1. Elementos sensores mecnicos Baseiam-se na dilatao ou contrao dos corpos a partir de uma fora ou movimento no mecanismo do sistema de medio. Estes elementos sensores so comumente utilizados nos Indicadores de Temperatura ou Termmetros (TI) e nos Transmissores de Temperatura (TT), dos sistemas de monitorao e de controle e segurana, respectivamente. Os termmetros desse sistema podem ser classicados em: Termmetro tipo uido de enchimento; Termmetros de haste de vidro;

132

Termmetros bimetlicos. a) Termmetro de uido de enchimento Este tipo de termmetro composto de um bulbo e de um elemento semelhante ao sensor de presso, tubo de Bourdon, interligados por um capilar, sendo o sistema todo preenchido por um uido. O bulbo posicionado no local onde se deseja medir a temperatura. Quando h uma variao de temperatura no local de medio, a presso interna do sistema tambm varia. Essa variao de presso captada pelo tubo de Bourdon. Basicamente, teremos um medidor de presso com escala calibrada para temperatura. O conjunto bulbo + capilar + elemento receptor cheio de um uido. O tipo do uido determina a classe ou o grupo do sistema termal. A classicao estabelecida pela Scientic Apparatus Manufacturer Association (SAMA) a seguinte:
Classicao Classe I Classe II Classe III Enchimento Um lquido no voltil Um lquido voltil Um gs

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

Os sistemas de enchimento termal possuem as seguintes caractersticas, divididas entre vantagens e desvantagens. Leia atentamente.
Vantagens um mtodo simples e de uso comprovado; No requer nenhuma fonte de alimentao, a no ser que haja transmisso; Possuem construo robusta e insensvel s vibraes e aos choques mecnicos; H uma boa seleo de faixas calibradas e larguras de faixas de medio estreitas; So mecnicos, portanto seguros mesmo em atmosfera perigosa. Desvantagens

Tempo lento de resposta; Falha no bulbo requer a substituio do instrumento completo, constitudo de bulbo + capilar + elemento sensor de presso.

133

b) Termmetro de haste de vidro O termmetro de haste de vidro classicado como Classe I e usa como enchimento lquido no voltil. O princpio de funcionamento a dilatao do lquido. A variao da temperatura medida faz o uido se dilatar, alterando a presso interna do sistema. A presso e suas variaes so sentidas pelo elemento receptor de presso.

F
240 220 200 180 160 140 120 100 80 60 40 230 210 190 170 150 130 110 90 70 50 30

Termmetro com haste de vidro

CORPORATIVA

Alta Competncia

Lquidos termomtricos mais comuns Substncia Mercrio Xilol lcool Faixa de medio - 25 a 540 C - 40 a 400 C - 5 a 150 C

Observe na tabela a seguir as vantagens e desvantagens do uso do termmetro de haste de vidro.


Vantagens Desvantagens Leitura difcil; Baixo custo; Simplicidade; Grande durabilidade, se manipulado corretamente. Connamento ao local de medio; No adaptvel para transmisso, registro ou controle automtico; Susceptvel quebra, pois de vidro e frgil sistema de transmisso.

134
c) Termmetros bimetlicos

Os termmetros bimetlicos so construdos com duas tiras finas de metais diferentes que so fixadas uma na outra em toda a sua extenso. Estes metais possuem coeficientes de dilatao diferentes e, ao serem aquecidos, expandem-se em propores e velocidades diferentes. Nos termmetros industriais estas tiras unidas tomam freqentemente a forma de uma espiral ou helicide. A espiral formada colocando-se o metal com maior coeficiente de expanso do lado externo. Quando o calor aplicado haste do termmetro, a espiral se enrola e este movimento faz girar o eixo do ponteiro.

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

Cabeote Instrumento de Montagem Eixo Haste

Termmetro Bimetlico
Espiral Bi-Matlica

Seo Transversa Bi-Metlica Dois Metais com Coeficientes de Expano Diferentes

Visor de Vidro

Escala Ponteiro

Termmetro bimetlico

Pares metlicos utilizados em termmetros bimetlicos Metal A Lato Ni - Cr - Fe Mn - Ni - Cu Metal B Invar* Invar Invar Coeciente de deexo** 14 x 10-6 13,7 x 10-6 19,6 x 10-6

135

** Liga de nquel e ferro, cujo coeciente de dilatao praticamente zero. ** O coeciente de deexo k uma constante.

O movimento da chapa bimetlica tem grande fora e pode ser utilizada para acionar um dispositivo qualquer de regulao, como, por exemplo, fazer girar o ponteiro do mostrador de um termmetro ou acionar um circuito eltrico de resistncia de um forno, estufa etc. Deve ser sempre utilizado um poo metlico para evitar a corroso, dar proteo mecnica e permitir a retirada em operao. Esses termmetros tm aplicao similar s dos termmetros de vidro, porm, por serem resistentes, admitem condies de trabalho mais pesadas. So utilizados para medir temperaturas na faixa de -50 ~ + 500 C. Veja, na tabela a seguir, as vantagens e desvantagens do uso desse tipo de termmetro.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Vantagens relativamente barato; A construo robusta; Facilidade de instalao e manuteno; No exige equipamento adicional ou fonte de energia externa.

Desvantagens No permite indicao a distncia; No muito exato; No opera sobre uma faixa muito grande; Todos os metais tm limitaes fsicas e esto sujeitos a deformaes permanentes.

4.1.2. Elementos sensores eltricos Os elementos sensores eltricos para medio de temperatura so amplamente utilizados nas plataformas de produo, devido sua preciso e simplicidade de operao. Baseiam-se na variao de grandezas eltricas, como fora eletromotriz (f.e.m) e resistncia, sentidas por um circuito eletrnico, que proporcional variao de temperatura. Estes elementos sensores so comumente utilizados nos transmissores de temperatura (TT). Os elementos sensores desse sistema podem ser classicados em:
Termoresistncia Termistor Termopar

136

Sensores que variam resistncia Sensores que variam fora eletromotriz

4.1.2.1. Elementos sensores de resistncia Basicamente consiste de um metal que possui a caracterstica de variar a resistncia em funo da variao da temperatura produzida pelo uido de processo. Podem ser utilizados para medir temperaturas prximas de zero absoluto (- 273 C) at cerca de 850 C. O elemento sensor pode assumir duas formas: Bulbo de resistncia (RTD); Termistor.

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

a) Bulbo de resistncia Tambm conhecida como termoresistncia, os bulbos de resistncia so constitudos de um o enrolado sobre um material isolante recoberto por outra camada isolante. Os materiais isolantes so usualmente vidro, cermica ou mica. O bulbo , em geral, montado dentro de um tubo de proteo com um cabeote contendo um bloco de conexo, semelhante ao de um termopar. O conjunto pode ainda ser colocado em um poo de proteo. Os metais que melhor atendem a esse tipo de sensor so platina, nquel e cobre. A seguir, inclumos uma tabela com informaes bsicas sobre esses metais.
Materiais utilizados nos resistores Material Faixa de uso (Range) - 258 a 960 C Caractersticas Mais utilizado; Platina Boa estabilidade trmica; Boa resistncia corroso. Mais barato que os resistores de platina; Nquel - 150 a 300 C Estabilidade trmica e resistncia corroso menor do que o de platina. Caractersticas de resistncia e temperatura praticamente linear; Cobre - 200 a 120 C Resistividade menor que os de platina e de nquel e, conseqentemente, exige o uso de instrumentos mais sensveis.

137

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! O bulbo de resistncia o instrumento padro recomendado pela Comisso Internacional de Pesos e Medidas, para a medio de temperatura entre -259,34 C (ponto triplo de hidrognio) e +630,74 C (ponto de solidicao do antimnio), de acordo com a nova escala internacional prtica de temperatura, adotada em 1968 (ITPS-68).

138

A norma alem DIN 43760, de uso corrente no Brasil, estabelece que o bulbo pt 100 deve ter uma resistncia de 100,00 ohms a 0 C, e de 138,50 ohms a 100 C. Seu coeciente mdio de variao de 0,00385 C entre 0 e 100 C. Para cada C a resistncia aumenta em mdia 0,385 ohms. A relao resistncia x temperatura ligeiramente nolinear. Em alguns instrumentos h a possibilidade de compensar essa no-linearidade. Podemos apresentar como principais vantagens dos bulbos de resistncia: Quando comparados a termmetros com enchimento de lquido, gs ou vapor, demonstram maior facilidade de manuseio e eventual substituio; Quando comparados com termopares, demonstram melhor estabilidade e possibilidade de ligao ao instrumento com os de cobre; No necessitam compensao de junta fria nem de fonte estabilizada nos circuitos de balanceamento contnuo; Utilizam instrumentos menos sensveis; Apresentam resistncia corroso.

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

Representao de um termoresistncia (RTD)

ATENO
A utilizao de 2, 3 ou 4 os para um RTD tem o objetivo de compensar a queda de tenso nos os de ligao que inuencia a qualidade da medio. b) Termistores O termistor um material semicondutor, feito de xidos de metais, como cobalto, nquel, ou mangans, por exemplo, bons condutores de eletricidade, e seu funcionamento semelhante aos bulbos de resistncia, porm neste a resistncia diminui com o aumento da temperatura. Por este motivo o termistor chamado tambm de resistncia NTC (Negative Temperature Coefcient). So utilizados onde necessitam de sensores de pequenas dimenses; aplicaes de pesquisas militares e industriais - medidas de superfcies por tcnicas de radiao; dados meteorolgicos, temperaturas em motores de automveis. O uso do termistor cada vez mais freqente em aeronaves, satlites articiais e outros aparelhos eletrnicos, com a tendncia de miniaturizao.

139

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os termistores so encontrados na forma de bolha de 0,04 cm de dimetro, na forma de discos, variando de 0,5 a 2,5 cm de dimetro e na forma de hastes com dimetros entre 0,08 a 0,06 cm e comprimento de at 5 cm.
Vantagens de uso Podem ser feitos em pequenas dimenses; Possuem alta sensibilidade e rapidez de reposta (os termistores permitem a medio com intervalos de 1 oC, o que no possvel com um termmetro de resistncia normal); No necessitam da compensao do o; So exatos em baixas temperaturas. Menos exatos que os termmetros de resistncia; So relativamente caros. Desvantagens de uso

4.1.2.2. Elementos sensores de fora eletromotriz

140

a) Termopares Termopar o dispositivo de medio de temperatura mais usado atualmente na indstria. Possui ampla gama de aplicao, verstil e utiliza o efeito termoeltrico dos metais. O princpio de funcionamento dos termopares se baseia em um fenmeno simples denominado efeito Seebeck que, por sua vez, conseqncia dos efeitos Peltier e Thomson. O termopar um dispositivo capaz de gerar eletricidade a partir da diferena de potencial, da ordem de milivolts, gerada pela diferena de temperatura entre dois os condutores desde que unidos em uma de suas extremidades.

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

O chamado efeito termoeltrico foi descoberto em 1821, por Thomas Johann Seebeck. Ele observou que quando duas junes de dois metais distintos so submetidas a temperaturas diferentes (T1 e T2) uma fora eletromotriz gerada (f.e.m.) da ordem de milivolts. A diferena de potencial varia, de forma previsvel, conforme aumenta a diferena de temperatura, permitindo predizer a temperatura a partir de uma tabela determinada experimentalmente. Os metais envolvidos tambm inuenciam na variao da produo da tenso eltrica. Na ilustrao a seguir, temos um circuito fechado formado por dois condutores metlicos A e B. A diferena de temperatura entre T1 e T2 produz uma fora eletromotriz (f.e.m.), que gera uma corrente eltrica (I).

141

Representao esquemtica de um termopar

Seebeck observou ainda que: I) A f.e.m. tanto maior quanto a diferena entre as temperaturas; II) A f.e.m. depende da natureza dos metais A e B. Mais tarde, Peltier estudou circuitos desse tipo e constatou que cada uma das duas junes sede de f.e.m. Um termopar deve possuir as seguintes propriedades: f.e.m. termal relativamente grande; Preciso de calibrao; Resistncia corroso e oxidao; Relao f.e.m./ temperatura aproximadamente linear.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Preciso de termopares Os termopares so geralmente fornecidos na forma de pares de os casados e devem obedecer a certas normas de preciso estabelecidas por associaes de normas tcnicas como a norma ISA - Instrument Society of American, por exemplo. Entende-se por preciso de um termopar o mximo desvio que um instrumento, supostamente perfeito e adequadamente calibrado, pode apresentar. A preciso pode ser dada em graus de temperatura ou porcentagem de temperatura medida. Os fabricantes podem fornecer tambm os de termopar de qualidade premium (especial), com maior preciso (metade da preciso do termopar normal).

142

Tipos de termopares Embora quaisquer pares de metais possam ser utilizados como termopar, alguns alcanaram maior aceitao na prtica industrial. Os termopares so classicados de acordo com suas faixas de temperatura e de f.e.m. avaliveis em tipo K, E, J, N, B, R e T. Esse ltimo tipo predominante nos ambientes da Petrobras. Industrialmente, so usados, em geral, os tipos indicados na tabela a seguir:
Tipo T J K R S E Plo positivo Cobre Ferro Chromel Platina Rodio 13% Platina Rodio 10% Chromel Plo negativo Constantan Constantan Alumel Platina Platina Constantan T. MIN (C) - 200 (- 184) 0 (+24) 0 (+24) 0 (+24) 0 -184 T. MAX (C) + 400 (+316) + 800 (+ 760) + 1.200 (+ 1.204) + 1.600 (+1.482) + 1.600 + 871

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

4.2. Poos de proteo


Poos de proteo consistem em camisas de ao ou de outro metal que tm o objetivo de proteger os elementos sensores mecnicos ou eltricos contra desgastes abrasivos, choques mecnicos, corroso e, ainda, para a retirada do elemento para manuteno preventiva. Dois aspectos so fundamentais na medio de temperatura com elementos sensores inseridos em poos de proteo: 1 - As dimenses do elemento sensor e do poo de proteo devem ser equivalentes, no havendo folga excessiva entre a extremidade da ponta do sensor e o fundo do poo. A Norma Petrobras N -1882 de 2004 (reviso c) - Critrios para elaborao de projeto de instrumentao, que estabelece critrios para a utilizao de poos de proteo; 2 - As dimenses dos poos de proteo devem ser compatveis com o dimetro da tubulao, de forma que a extremidade do elemento sensor esteja posicionada na metade do dimetro da tubulao.

143

Poos de proteo

CORPORATIVA

Alta Competncia

4.3. Exerccios
1) Complete as lacunas. a) O instrumento padro recomendado pela Comisso Internacional de Pesos e Medidas, para a medio de temperatura entre -259,34 C (Ponto triplo de hidrognio) e + 630,74 C (Ponto de solidicao do antimnio), de acordo com a nova escala internacional prtica de temperatura, adotada em 1968 (ITPS-68), o ________________________ . b) O __________ um dispositivo constitudo por um semicondutor, com um coeciente de variao de resistividade geralmente negativa e bastante elevada, quando comparado aos metais comuns. c) O dispositivo de medio de temperatura mais usado atualmente na indstria, que possui ampla gama de aplicao, verstil e utiliza o efeito termoeltrico dos metais e mede temperaturas na faixa de -200 a + 1.700 C o ____________. d) As camisas de ao ou outro metal que tm como objetivo proteger termopares em situaes de presso ou de relao presso / temperatura elevada so chamadas de _______________________. 2) O que so elementos sensores mecnicos? _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Quais so os elementos sensores utilizados nos transmissores de temperatura com sinal de sada eletrnicos? ________________________________________________________________ 4) O bulbo de resistncia e o termistor so sensores eltricos para medio de temperatura, amplamente utilizados nas plataformas de produo por sua preciso e simplicidade de operao. Qual a principal diferena entre eles? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

144

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

4.4. Glossrio
DIN - norma regulamentadora alem correspondente a padronizao representante do ISO no pas. F.e.m - fora eletromotriz. ISA - Instrument Society of American. NTC - Negative Temperature Coefcient. RTD - sensor de temperatura. SAMA - Scientic Apparatus Manufacturer Association. Termoeltrico - efeito de variao de temperatura a partir da variao de temperatura. TI - Indicadores de Temperatura ou Termmetros. TT - Transmissores de Temperatura.

145

CORPORATIVA

Alta Competncia

4.5. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005 ANSI/ ISA S5.1.Instrumentation Symbols and Identication, 1984. Apostila do Controle e automao de processos mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento, 2000. Apostila do Curso de Controle Automtico de Processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

146

GOMES, Andrea Manhes. Noes Bsicas de Instrumentao & Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial. Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A Importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia e Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. VAN DE KAMP, W. The Theory and Practice of Level Measurement. Naarden, Holland. Endress+Hauser, 2001.

CORPORATIVA

Captulo 4. Medio de temperatura

4.6. Gabarito
1) Complete as lacunas: a) O instrumento padro recomendado pela Comisso Internacional de Pesos e Medidas, para a medio de temperatura entre -259,34 C (Ponto triplo de hidrognio) e + 630,74 C (Ponto de solidicao do antimnio), de acordo com a nova escala internacional prtica de temperatura, adotada em 1968 (ITPS-68), o bulbo de resistncia . b) O termistor um dispositivo constitudo por um semicondutor, com um coeciente de variao de resistividade geralmente negativa e bastante elevada, quando comparado aos metais comuns. c) O dispositivo de medio de temperatura mais usado atualmente na indstria, que possui ampla gama de aplicao, verstil e utiliza o efeito termoeltrico dos metais e mede temperaturas na faixa de -200 a + 1.700 C o termopar. d) As camisas de ao ou outro metal que tm como objetivo proteger termopares em situaes de presso ou de relao presso / temperatura elevada so chamadas de poos de proteo. 2) O que so elementos sensores mecnicos? So mecanismos de deteco que emitem sinal eltrico (ou pneumtico) quando em contato com o objeto a ser detectado. 3) Quais so os elementos sensores utilizados nos transmissores de temperatura com sinal de sada eletrnicos? Elementos de temperatura tipo termoresistncia e termopar. 4) O bulbo de resistncia e o termistor so sensores eltricos para medio de temperatura, amplamente utilizados nas plataformas de produo por sua preciso e simplicidade de operao. Qual a principal diferena entre eles? No bulbo de resistncia, o elemento sensvel um semicondutor, cuja resistncia eltrica, via de regra, aumenta com temperatura. J o termistor constitudo por material semicondutor, cuja resistncia eltrica diminui com o aumento de temperatura.

147

CORPORATIVA

CORPORATIVA

Medio de vazo

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Reconhecer os principais elementos sensores utilizados em processos de medio de vazo na indstria do petrleo; Distinguir processos de medio de vazo utilizados em condies distintas. Reconhecer a adequada aplicao dos diferentes processos de medio de vazo.

CORPORATIVA

Captulo 5

Alta Competncia

150

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

5. Medio de vazo

que chamamos de vazo refere-se ao volume de um lquido que escorre atravs de uma seco em funo de uma determinada unidade de tempo.

Vazo uma das grandezas mais utilizadas na indstria e as aplicaes relacionadas a esse conceito, incontveis, o que inclui a medio de vazo de gua residencial e em estaes de tratamento, a medio de gases industriais e de combustveis e outras relacionadas at a medicina. O controle realizado da vazo o que chamamos de medio de vazo. A medio de vazo de uidos de grande importncia na indstria do petrleo e sem ela seria impossvel quanticar a produo dos processos industriais.

151

VOC SABIA? A importncia comercial da medio de vazo de grandes propores. Vejamos o exemplo do gasoduto Bolvia-Brasil, que leva gs natural da Bolvia at So Paulo. Ele foi projetado para transportar, diariamente, milhes de metros cbicos de gs natural. Se houver um erro sistemtico de apenas 1% em um medidor de vazo, isso pode representar prejuzos da ordem de U$ 150.000 por dia.

5.1. Medio de vazo - instrumentos


Esto disponveis no mercado diversos elementos sensores para a medio de vazo. Cada elemento sensor possui uma aplicao para a medio de vazo de uidos e so utilizados para monitorao, medio, controle e segurana. Na medio de vazo os elementos sensores de vazo que entram em contato direto com a varivel de processo so considerados elementos sensores primrios de vazo e possuem representao grca especca, conforme tratado no captulo sobre simbologia.

CORPORATIVA

Alta Competncia

A medio de vazo uma rea da Metrologia e possui aplicaes adequadas s condies impostas pelo processo. Geralmente, o que se mede a vazo de um lquido, de um gs ou do vapor. Como os elementos sensores medem a vazo instantnea, usualmente os valores de vazo so transmitidos para computadores que iro totalizar, indicar e registrar os resultados das vazes. Os computadores de vazo podem ser instrumentos fsicos ou podem ser implementados em PLC. A medio de vazo regulamentada pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP), que publicou uma portaria em conjunto com o INMETRO. A Portaria Conjunta N 1 da ANP/INMETRO estabelece, no item n 5, critrios gerais de medio. Um dos mais importantes denido atravs do texto a seguir:
Os equipamentos e sistemas de medio devem ser projetados, instalados, operados, testados e mantidos em condies adequadas de funcionamento para medir, de forma acurada e completa, as produes de petrleo e gs natural para ns scais e os volumes para controle operacional da produo, transporte, estocagem, importao e exportao de petrleo e gs natural.

152

Metrologicamente, a medio de vazo envolve conceitos que no sero tratados neste material. Iremos denir, basicamente, o princpio de funcionamento de alguns elementos sensores aplicados medio de processo na rea de produo de petrleo.

5.2. Medio de vazo - denies


Sabemos que vazo pode ser denida como sendo a quantidade volumtrica, mssica ou gravitacional de um uido que passa atravs da seo de uma tubulao ou canal por unidade de tempo.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

A vazo tambm pode ser obtida pelo resultado da multiplicao da rea seccional pela mdia da velocidade do uido. Vejamos as respectivas denies. a) Vazo volumtrica denida como sendo a quantidade em volume que escoa atravs de uma certa seo em um intervalo de tempo considerado. Q = V/t Unidades - m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM, Nm3/h e SCFH. Na medio de vazo volumtrica, importante referenciar as condies bsicas de presso e temperatura, principalmente para gases e vapor, pois o volume de uma substncia depende da presso e temperatura a que est submetido. b) Vazo mssica denida como sendo a quantidade em massa de um uido que atravessa a seo de uma tubulao por unidade de tempo. Qm = m/ t Unidades: kg/s, kg/h, T/h e Lb/h. c) Vazo gravitacional a quantidade em peso que passa por uma certa seo por unidade de tempo.

153

Unidade : kgf/h e lbf/h.

CORPORATIVA

Alta Competncia

5.3. Medidores de vazo - tipos e caractersticas


Os medidores de vazo podem ser classicados segundo os seus princpios de funcionamento. As condies de servio dos medidores de vazo so extremamente diversicadas. Como os uidos medidos podem ser viscosos, abrasivos, corrosivos ou carregados de impurezas, para cada caso corresponde um tipo de medidor, isto , um tipo de elemento sensor. Semelhante aos medidores de nvel, os medidores de vazo podem ser classicados de acordo com sua forma e caractersticas especiais, conforme apresentados na tabela a seguir:
Classicao dos medidores Tipo de medidor Princpio Perda de carga varivel Deslocamento positivo do uido Turbina Eletromagntico Especiais Ultrassom Mssico ou Coriolis _ Elemento sensor Placa de orifcio

154
Indireto Diretos de volume do uido passante

Engrenagens ovais
* Nos medidores especiais os elementos sensores so as partes que entram em contato direto com o uido. O elemento sensor o prprio princpio

a) Medidores indiretos Esse tipo de elemento sensor utiliza variveis especcas de processo para a medio da vazo de uidos. A presso diferencial pode ser enviada para registradores, transmissores eletrnicos ou pneumticos que faro a relao da presso diferencial com a vazo instantnea. A totalizao da vazo feita nos computadores de vazo ou diretamente no PLC, que possuem uma funo de extrao de raiz, pois a medio de vazo pela presso diferencial quadrtica.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

Elemento sensor - placa de orifcio De todos os elementos primrios inseridos em uma tubulao para gerar uma presso diferencial (perda de carga) e assim efetuar medio de vazo, a placa de orifcio a mais simples, de menor custo e, portanto, a mais empregada. Considerando-se uma tubulao com um uido passante, chama-se perda de carga dessa tubulao a queda de presso sofrida pelo uido ao atravess-la. No caso apresentado na ilustrao temos representadas uma placa de orifcio e a queda de presso produzida.

155

Placa de orifcio

Relacionando essa perda de presso com a vazo, determina-se a medio de vazo pela seguinte equao:

Onde: Q = vazo do uido do local do estreitamento; K = constante;

CORPORATIVA

Alta Competncia

P1 = presso medida; Pp = presso de projeto; T1 = temperatura medida; Tp = temperatura de projeto; P = perda de carga entre o uxo, a montante e jusante do estreitamento. A placa de orifcio consiste, basicamente, de uma chapa metlica, perfurada de forma precisa e calculada, a qual instalada perpendicularmente ao eixo da tubulao entre anges. Sua espessura varia em funo do dimetro da tubulao e da presso da linha, indo desde 1/16 at 1/4. essencial que as bordas do orifcio estejam sempre perfeitas, porque se carem gastas, corrodas pelo uido, a preciso da medio ser comprometida. Os pontos de tomada da leitura de presso so dispostos em lugares adequados, um junto a montante da placa e outro em um ponto no qual a velocidade, devido restrio, seja mxima. Este ponto no o do prprio orifcio, porque devido inrcia do uido, a rea de sua seco transversal continua a diminuir aps passar atravs dele, de forma que sua velocidade mxima est a jusante do orifcio, na vena contracta. neste ponto que a presso mais baixa e a diferena de presso revela-se mais acentuada. As placas de orifcio so costumeiramente fabricadas com ao inoxidvel, monel e lato. A escolha depende da natureza do uido a medir. Como a placa de orifcio provoca uma queda de presso na tubulao, para medirmos esta queda de presso so utilizados transmissores de tipo presso diferencial, que possuem elementos sensores para medir a diferena de presso.

156

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

Os transmissores de vazo por presso diferencial se baseiam nos mesmos princpios fsicos utilizados na tecnologia de medio de presso. Assim, so utilizados os tipos piezoeltrico, strain-gauge, clula capacitiva e outros. Como a presso diferencial relativamente baixa, as faixas de medio destes transmissores so expressas normalmente em mmH2O, kPa ou polegada de gua. b) Medidores diretos de volume do uido passante Estes tipos de elementos sensores medem diretamente a vazo do uido pela quantidade que escoa atravs do medidor por volumes discretos e pela contagem desses volumes, que so contados por sistemas mecnicos ou transmitidos a distncia para os computadores de vazo ou diretamente no CLP. A leitura da vazo totalizada pelos contadores destes tipos de medidores. Elemento sensor - engrenagens ovais o tipo mais utilizado. Existe uma incontvel variedade de desenhos de medidores, porm os mais aplicados so os do tipo helicoidal (helical) e os de lbulos rotativos ou ovais. Sua principal vantagem a possibilidade de medir uidos no perfeitamente limpos, o que os torna adequados para leo cru. Os medidores de deslocamento positivo podem ser utilizados para lquidos e gases, embora em projetos distintos. Em comum, esse tipo de medidor, devido s suas caractersticas mecnicas, possui resistncia por frico que tem de ser vencida pelo prprio uido.

157

Medidor com engrenagens ovais

CORPORATIVA

Alta Competncia

Seu funcionamento se baseia no movimento de engrenagens a partir da passagem do uido pelo interior do medidor. De modo geral, h trs componentes bsicos nesse tipo de medidor: I) Uma cmara de trabalho, que preenchida pelo uido; II) Um dispositivo ou efeito de deslocamento movido pela ao do prprio uido; III) E um dispositivo transdutor para ler o nmero de vezes em que ocorre deslocamento do volume da cmara e isso traduzido em sinais de sada do tipo pulsos. A ilustrao a seguir, mostra o funcionamento tpico de um medidor volumtrico do tipo deslocamento positivo.
Fases de medio do medidor de deslocamento positivo de engrenagens Fase de isolamento Fase de escape Fase de isolamento

158

Fonte: Silva (2004, p. 214)

c) Medidores especiais Tambm conhecidos como medidores lineares, os medidores de vazo especiais produzem um sinal de sada que diretamente proporcional vazo, com um fator de proporcionalidade constante ou aproximadamente constante.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

O elemento sensor primrio e o transmissor formam, usualmente, um conjunto a ser adquirido de um nico fornecedor. A seleo dos medidores depende da incerteza da medio requerida, da disponibilidade de trechos retos, do produto a ser medido. Veremos a seguir alguns tipos de medidores especiais. Medidor tipo turbina Um medidor de vazo tipo turbina, conforme ilustrado na ilustrao a seguir, consiste basicamente de um rotor provido de palhetas, suspenso numa corrente de uido com seu eixo de rotao paralelo na direo do uxo.

159

Medidor tipo turbina

CORPORATIVA

Alta Competncia

O rotor do medidor tipo turbina acionado pela passagem de uido sobre as palhetas em ngulo. A velocidade angular do rotor proporcional velocidade do uido, que, por sua vez, proporcional vazo do volume. Uma bobina sensora, localizada na parte externa do corpo do medidor detecta o movimento do rotor e alimentada, produzindo um campo magntico. Como as palhetas do rotor so feitas de material ferroso, cada palheta, ao passar em frente bobina, corta o campo magntico e produz um pulso. O sinal de sada uma seqncia de pulsos de tenso, em que cada um deles representa um pequeno volume determinado de lquido. Embora a teoria bsica de um medidor de turbina seja muito simples, o projeto detalhado muito trabalhoso e complexo. O desempenho nal depende de numerosos fatores, tais como: ngulo da palheta, o tipo de mancais, o nmero de palhetas, bem como a usinagem e montagem dentro das tolerncias rgidas.

160

a) Fator do medidor O nmero de pulsos por unidades de volume denominado fator do medidor. Fator de medidor = n de pulsos / volume Analise o exemplo a seguir: Se uma turbina gera 15.000 pulsos, quando estivermos escoando pela mesma 3,0 m3 de um produto qualquer, seu fator ser: Fator de medidor = 15 000 /3,0 = 5.000 pulsos/ m3 Medidor de vazo por eletromagnetismo Durante seu movimento dentro de um campo magntico, um condutor produz uma fora eletromotriz (f.e.m.) proporcional sua velocidade.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

Suponhamos que ns temos um campo magntico com densidade de uxo magntico igual a B (gauss), aplicado a uma seo de uma tubulao com dimetro D (m). Se a velocidade mdia do uido que passa pela tubulao igual a V (cm/seg), quando colocamos um par de eletrodos em uma posio perpendicular ao uxo magntico, teremos uma fora eletromotriz E (V) induzida nestes eletrodos, e a sua amplitude dada por:

E = B. D. V
B Densidade do fluxo magntico [weber/m2] D Distncia entre os eletrodos [m] V Velocidade do fluxo [m/s] E Tenso induzida [Volts] S B N E = BDV

A vazo de um fluido dada por:

Medidor de vazo eletromagntico

Todos os detectores so ajustados de maneira que a relao da tenso induzida (E) pela densidade de uxo magntico (B) seja mantida em um valor proporcional, somente velocidade mdia do uxo, independente do dimetro, alimentao e freqncia.

Q = . D. V 4

Q = . E . D 4 B

161

CORPORATIVA

Alta Competncia

ATENO
No caso de uso dos medidores eletromagnticos, algumas consideraes devem ser feitas: 1 - de suma importncia que a parede interna da tubulao no conduza eletricidade e que a parte do tubo ocupada pelo volume denido pelas bobinas no provoque distores no campo magntico. 2 - As medies por meio de instrumentos magnticos so independentes das propriedades do uido, tais como a densidade, a viscosidade, a presso, a temperatura ou mesmo o teor de slidos.

162

3 - Que o uxo a ser medido seja condutor de eletricidade.

Exemplos de medidores de vazo eletromagnticos

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

Medidor de vazo por ultrassom O medidor de vazo ultrassnico se fundamenta no princpio da propagao de som em um lquido. Os pulsos sonoros so gerados, em geral, por um transdutor piezoeltrico, que transforma um sinal eltrico em vibrao, que transmitida no lquido como um trem de pulsos. Quando um pulso ultra-snico dirigido a jusante, sua velocidade adicionada velocidade da corrente. Quando um pulso dirigido a montante, a velocidade do impulso no lquido desacelerada pela velocidade da corrente. Baseado nessas informaes, possvel determinar a vazo de uidos por ultrassom. Medidores por tempo de passagem ou tempo de trnsito; Medidores a efeito DOPPLER. a) Medio por tempo de passagem ou tempo de trnsito Estes medidores no so adequados para medir uidos que contm partculas. Seu funcionamento se baseia na medio da diferena de velocidade de propagao dos pulsos ultra-snicos, quando aplicados a jusante ou a montante. Essa diferena de velocidade acarreta uma diferena de tempo na passagem dos dois sentidos. A diferena dos tempos de passagem proporcional velocidade do uxo e tambm vazo, conhecida a geometria do uxo.

163

CORPORATIVA

Alta Competncia

Por esta razo, instalam-se sobre a tubulao duas unidades transmissoras / receptoras de ultra-som (unidades 1 e 2 da ilustrao) de tal forma que a sua linha de ligao, de comprimento L, forme um ngulo com o vetor de velocidade de uxo no tubo, admitindo-se que a velocidade mdia de uxo seja V.

Tubulao e unidades transmissoras e receptoras de ultrassom

164

Princpio da medio ultrassnica por tempo de passagem O tempo de passagem de um sinal ultra-snico de 2 para 1 no sentido da corrente (a jusante) calculado a partir da seguinte frmula:

No sentido de contracorrente (a montante), o pulso acstico necessita de um tempo maior de passagem, ou seja:

Onde: Co = velocidade do som no uido medido; L = comprimento do feixe medidor; = ngulo de inclinao do feixe medidor em relao ao vetor de V; V = velocidade mdia do uido.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

A diferena dos tempos de passagem T ( T = T12 - T21) proporcional velocidade do fluxo V bem como velocidade do som (Co) no fluido.

165

Medidor ultrassnico - tipo tempo de trnsito

b) Medidores a efeito DOPPLER A freqncia de uma onda sofre alteraes quando existe movimento relativo entre a fonte emissora e um receptor. A variao da freqncia em funo da velocidade chamada de efeito DOPPLER. Quando uma partcula reetora se movimenta em relao a um receptor igualmente estacionrio, a variao da freqncia proporcional velocidade relativa entre o emissor e o receptor, ou seja, entre a partcula reetora e o receptor, conforme ilustrao abaixo:
A B

Partcula reetora

CORPORATIVA

Alta Competncia

Este processo pode servir igualmente para a medio da velocidade mdia do uxo e, conseqentemente, da vazo em uma tubulao, desde que o uido a medir contenha partculas reetoras em quantidade suciente, tais como slidos ou bolhas de gs, e desde que a distribuio destas partculas dentro do uido permita tirar concluses quanto velocidade mdia do uxo. Vejamos agora, como feita esta medio: O emissor e o receptor de ultrassom esto alojados lado a lado, dentro de um cabeote medidor; O sinal de medio com freqncia e amplitude constantes, transmitido do emissor para o vetor V, da velocidade do uxo, no ngulo .

166

A posio do emissor e do receptor ajustado de tal forma que suas caractersticas direcionais formem um ngulo . Quando o sinal emitido incide numa partcula conduzida pelo uxo, a reexo faz sua freqncia alterar-se de acordo com a frmula a seguir:

Onde: fo = freqncia de emisso; = ngulo de entrada do feixe; Co = velocidade do som no uido medido; V = velocidade mdia do uxo.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

Desta forma, temos que a variao de freqncia F diretamente proporcional velocidade do uido e, conseqentemente, vazo. A utilizao do mtodo de medio por efeito DOPPLER implica em uma concentrao mnima de 5% de partculas reetoras ou bolhas de ar dentro da corrente do uido. Medidor Coriolis A massa, ao lado do comprimento e do tempo, constitui a base para toda medida fsica. Como um padro fundamental de medio, a massa no deriva suas unidades de medida de qualquer outra fonte. As variaes de temperatura, presso, viscosidade, densidade, condutividade eltrica ou trmica e o perl da velocidade no afetam a massa. O medidor Coriolis opera pela aplicao da Segunda Lei de Newton. Fora igual massa vezes a acelerao (F = m.a). Ele usa esta lei para determinar a quantidade exata de massa uindo atravs do medidor. Resumidamente, um medidor Coriolis possui dois componentes: tubos de sensores de medio e transmissor. Um sistema magntico faz com que o tubo sensor vibre em sua freqncia natural, quase imperceptvel a olho nu. Observe a ilustrao a seguir.

167

O uido que passa atravs do tubo forado a seguir seu movimento vertical. Quando, durante o correspondente semi ciclo, o tubo se move para cima, como na ilustrao a seguir, o uxo que entra resiste ao movimento e fora o tubo para baixo. Tendo sido forado para cima, o uido que sai do tubo resiste, com seu impulso, neste sentido, reduzido, tendendo a deslocar o tubo para cima.

CORPORATIVA

Alta Competncia

168

Com isto, o tubo sofre uma toro, como pode ser observado na ilustrao que se segue. No outro semi ciclo (para baixo), a toro se dar em sentido oposto. De acordo com a segunda lei de Newton, a magnitude da toro proporcional taxa de vazo da massa atravs do tubo sensor. So instalados em cada lado do tubo transdutores que enviaro as informaes unidade eletrnica, onde sero processadas e transformadas em sinal eltrico proporcional vazo de massa.

C O medidor no exige cuidados especiais de montagem no tendo restries de trechos retos mnimos e apenas recomenda-se que o medidor esteja sempre cheio e, na prtica, observa-se os seguintes tipos de montagem orientados aos diferentes tipos de uidos: os circuitos eletrnicos do medidor de vazo mssica essencialmente medem esta pequena fora vibratria induzida pela vazo do uido. Esta fora do uido proporcional vazo mssica.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

5.4. Exerccios
1) Explique o que vazo. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) O que medio de vazo e a que rea de conhecimento est relacionada? _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Qual o rgo regulamentador da medio de vazo? _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 4) Complete as lacunas do texto da Portaria Conjunta N 1 da ANP/ INMETRO, que estabelece, no item n 5, critrios gerais de medio. Os equipamentos e _____________________________ devem ser projetados, instalados, operados, testados e mantidos em condies adequadas de funcionamento para medir, de forma ______ __________________________, as produes de petrleo e gs natural para _________________________ e os ____________________, ______________, ________________, _____________________________ de petrleo e gs natural. 5) Relacione os tipos de vazo s suas respectivas denies: (1) (2) Tipo de vazo Vazo volumtrica Vazo gravitacional ( ) ( ) Denio Quantidade em peso que passa por certa seo por unidade de tempo. Quantidade em volume que escoa atravs de uma certa seo em um intervalo de tempo determinado. Quantidade em massa de um uido que atravessa a seo de uma tubulao por unidade de tempo.

169

(3)

Vazo mssica ( )

CORPORATIVA

Alta Competncia

6) Podemos classicar os medidores de vazo considerando seu princpio de funcionamento, forma e caractersticas. Leia as armativas a seguir e faa o que se pede. a) Sobre os medidores indiretos, assinale com um X a nica armativa correta. ( ) Seu elemento sensor utiliza variveis especcas de processo para a medio da vazo de massa. ( ) A presso diferencial pode ser enviada para registradores, transmissores eletrnicos ou pneumticos que faro a relao da presso diferencial com a vazo instantnea. ( ) A totalizao da vazo feita nos computadores de vazo ou diretamente no PLC, que possuem uma funo de extrao de potncia, pois a medio de vazo feita pela presso diferencial cbica.

170

b) Sobre os medidores diretos de volume do uido passante podemos armar que todas as armativas esto corretas, EXCETO uma. Assinale-a. ( ) Os tipos de elementos sensores medem diretamente a vazo do uido pela quantidade que escoa atravs do medidor por volumes discretos e pela contagem desses volumes. ( ) O volume contado por sistemas mecnicos ou transmitidos a distncia para os computadores de vazo ou diretamente no PLC. ( ) A leitura da vazo totalizada pelos sensores desse tipo de medidor.

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

5.5. Glossrio
ANP - Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis. CLP ou PLC - Controlador Lgico Programvel. F.e.m - fora eletromotriz. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo e com que se faz ligao a outro tubo idntico. INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. Monel - denominao de um conjunto de ligas metlicas compostas de nquel (6570%) e cobre (20-30%), com adio de outros elementos, como ferro, mangans, silcio, enxofre, titnio e alumnio que apresenta de alta resistncia fsica e qumica, alm de ter um ponto de fuso acima de 2000C. Piezoeltrico - efeito que aparece em alguns materiais capazes de converter energia eltrica em energia mecnica e vice-versa. Transdutor - termo genrico que designa um dispositivo que recebe informao na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modica a informao, a sua forma ou ambas e envia um sinal de sada resultante.

171

CORPORATIVA

Alta Competncia

5.6. Bibliograa
Liptk, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. ANSI/ ISA S5.1 - Instrumentation Symbols and Identication, 1984. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

172

CORPORATIVA

Captulo 5. Medio de vazo

5.7. Gabarito
1) Explique o que vazo. Chamamos de vazo ao volume de um lquido que escorre atravs de uma seco em funo de uma determinada unidade de tempo ou ainda como sendo a quantidade volumtrica, mssica ou gravitacional de um uido que passa atravs da seo de uma tubulao ou canal por unidade de tempo. 2) O que medio de vazo e a que rea de conhecimento est relacionada? Medio de vazo o controle realizado da vazo e uma das reas da Metrologia. 3) Qual o rgo regulamentador da medio de vazo? A medio de vazo regulamentada pela Agncia Nacional de Petrleo (ANP). 4) Complete as lacunas do texto da Portaria Conjunta N 1 da ANP/INMETRO, que estabelece, no item n 5, critrios gerais de medio. Os equipamentos e sistemas de medio devem ser projetados, instalados, operados, testados e mantidos em condies adequadas de funcionamento para medir, de forma acurada e completa, as produes de petrleo e gs natural para ns scais e os volumes para controle operacional da produo, transporte, estocagem, importao e exportao de petrleo e gs natural. 5) Relacione os tipos de vazo s suas respectivas denies: Tipo de vazo (1) (2) (3) Vazo volumtrica Vazo gravitacional Vazo mssica (2) (1) (3) Denio Quantidade em peso que passa por certa seo por unidade de tempo. Quantidade em volume que escoa atravs de uma certa seo em um intervalo de tempo determinado. Quantidade em massa de um uido que atravessa a seo de uma tubulao por unidade de tempo.

173

CORPORATIVA

Alta Competncia

6) Podemos classicar os medidores de vazo considerando seu princpio de funcionamento, forma e caractersticas. Leia as armativas a seguir e faa o que se pede. a) Sobre os medidores indiretos, assinale com um X a nica armativa correta. ( ) Seu elemento sensor utiliza variveis especcas de processo para a medio da vazo de massa. Correo: seu elemento sensor utiliza variveis especcas de processo para a medio da vazo de uidos.

( X ) A presso diferencial pode ser enviada para registradores, transmissores eletrnicos ou pneumticos que faro a relao da presso diferencial com a vazo instantnea. ( ) A totalizao da vazo feita nos computadores de vazo ou diretamente no PLC, que possuem uma funo de extrao de potncia, pois a medio de vazo feita pela presso diferencial cbica. Correo: a totalizao da vazo feita nos computadores de vazo ou diretamente no PLC, que possuem uma funo de extrao de raiz, pois a medio de vazo feita pela presso diferencial quadrtica.

174

b) Sobre os medidores diretos de volume do uido passante podemos armar que todas as armativas esto corretas, EXCETO uma. Assinale-a. ( ) Os tipos de elementos sensores medem diretamente a vazo do uido pela quantidade que escoa atravs do medidor por volumes discretos e pela contagem desses volumes. ) O volume contado por sistemas mecnicos ou transmitidos distncia para os computadores de vazo ou diretamente no PLC.

( X ) A leitura da vazo totalizada pelos sensores desse tipo de medidor. Correo: A leitura da vazo totalizada pelos contadores desse tipo de medidor.

CORPORATIVA

Desempenho dos instrumentos de medio

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Reconhecer as principais especicaes dos instrumentos; Distinguir as principais caractersticas e condies para o desempenho dos instrumentos.

CORPORATIVA

Captulo 6

Alta Competncia

176

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

6. Desempenho dos instrumentos de medio

uando falamos do desempenho dos instrumentos de medio, estamos nos referindo ao seu adequado comportamento, ou seja, se esto cumprindo suas funes da forma esperada.

A m de determinar o desempenho dos instrumentos de medio, necessrio estabelecer critrios de especicao.

6.1. Especicaes
A especicao uma descrio quantitativa das caractersticas requeridas de um equipamento, mquina, instrumento, estrutura, produto ou processo. Em engenharia, as especicaes so uma lista organizada de exigncias bsicas para materiais de construo, composies de produto, dimenses ou condies de teste ou um nmero de normas publicadas por normas nacionais e estrangeiras ou pelas prprias especicaes. As especicaes descrevem formalmente o desempenho do produto. As especicaes tambm denem as condies a que um produto pode ser submetido sem afetar permanentemente o seu desempenho ou causar estrago fsico. Estas condies podem ser climticas, eletromagnticas (como susceptibilidade eletromagntica), mecnicas, eltricas ou referir-se a precondies de operao, como tempo de aquecimento ou intervalo de calibrao. As especicaes do instrumento podem vir agrupadas de diversos modos, como por exemplo, especicaes de desempenho, condies de operao, especicaes funcionais, especicaes fsicas, especicaes de segurana e dimenses nominais.

177

CORPORATIVA

Alta Competncia

6.1.1. Especicaes eltricas Nas especicaes onde so estabelecidos os valores de tenso de alimentao e impedncia da malha para sinal analgico e digital, so tambm considerados: condies de operao de referncia, condies de operao normal, limites de operao e de armazenagem e transporte.
Condies de transporte, armazenamento e operao Inuncia Tenso de alimentao Condies de operao de referncia 30 0,5 V cc 650 Condies de operao normal 12,5 a 42 V cc ver g. 1.4.11 0 e 1450 ver gura 0 a 30 m/s2 (0 a 3 g) de 5 a 500 Hz Horizontal ou para cima Limites de operao 12,5 a 42 V cc ver g. 1.4.11 0 e 1450 ver gura 30 m/s2 (3 g) de 5 a 500 Hz Sem limite Lilites de armazenagem e transporte No aplicvel

178

Carga de sada com sada de mA Vibrao Posio de montagem

No aplicvel 11 m/s2 (1,1 g) (na embalagem) No aplicvel

1 m/s2 (0,1 g) Horizontal ou para cima

6.1.2. Especicaes mecnicas Nesta categoria de especicaes esto includas as indicaes referentes a: a) Limites de faixa ou range, largura de faixa e sobrefaixa aceitvel, sem danicar o instrumento.

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

Limites de largura de faixa Sensor kPa 0,87 e 50 7 e 210 inH2O 3,5 e 200 28 e 840

B C

Limites de faixa Sensor B C kPa -50 e +50 -210 e +210 inH2O -200 e +200 -840 e +840

Nota 1. O sinal (-) signica que h uma presso maior no lado de Baixa do que no lado de Alta. Nota 2. O sinal (+) signica que h uma presso maior no lado de Alta do que no lado de Baixa.

179
b) Limites da presso esttica do instrumento, para os diferentes sensores. c) Tempo de resposta do instrumento, depois de ligado. Atualmente, poucos instrumentos eletrnicos requerem tempo de aquecimento (warm up) para operar em regime permanente. d) Posio de montagem - instrumentos mecnicos ou cujo princpio de funcionamento envolve a acelerao da gravidade devem ter denida a posio de uso. A calibrao do instrumento deve ser feita na mesma posio em que ele ir operar no processo, quando a posio afeta seu desempenho. e) Materiais - so listados os materiais do sensor, das partes em contato com o processo (partes molhadas), dos invlucros, tampas, parafusos, uidos de enchimento e de selagem, conexes com o processo. Os sensores geralmente esto em contato direto com o uido do processo e o seu material deve ser compatvel com o uido, para no haver corroso.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Partes molhadas - as partes molhadas pelo processo so geralmente os elementos sensores, selos, poos de temperatura, bulbos, internos das vlvulas e o interior de alguns medidores de vazo. As partes molhadas devem suportar temperatura e presso extremas e devem resistir ao ataque corrosivo dos produtos qumicos manipulados. Os materiais devem ser resistentes corroso e paralelamente devem satisfazer as necessidades funcionais, tais como resistncia mecnica, constante de mola, exibilidade, ductilidade e elasticidade. O projeto correto garante tambm que no haver eroso, cavitao e desgaste fsico. O material mais usado para construir sensores o ao inoxidvel AISI 316. Outros materiais usados incluem ligas especiais como Co-Ni-Cr, Hastelloy C, monel, tntalo, prata, platina. O material dos invlucros pode ser metal ou plsticos reforados com bra de vidro. O material padro uma liga metlica de cobre e alumnio, que tenha pequeno peso e seja resistente mecanicamente. Os invlucros geralmente so pintados ou revestidos de epoxy e outros materiais plsticos resistentes corroso. Tambm devem ser denidos os materiais de gaxetas e juntas de tampas de instrumentos, que devem ser compatveis com a atmosfera contaminante do ambiente. Buna-N o material padro para anis-O (Oring). 6.1.3. Especicaes de temperatura Nas especificaes onde so estabelecidos os valores de temperatura do processo, temperatura ambiente, umidade relativa, so considerados: condies de operao de referncia, condies de operao normal e limites de operao. As condies de operao de referncia so aquelas em que o instrumento foi testado e calibrado. As especicaes de desempenho do instrumento so vlidas para estas condies de referncia.

180

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

6.2. Integridade dos instrumentos


Integridade a propriedade de um instrumento de se manter inteiro, completo, resistente e rme no seu funcionamento. A integridade do instrumento ameaada pelo ambiente onde o instrumento est montado e por isso ela garantida atravs da especicao correta da classicao mecnica do seu invlucro, em conformidade com as normas existentes. 6.2.1. Classicao mecnica A operao de um instrumento pode ser afetada pela temperatura ambiente, umidade, interferncia eletrnica, vibrao mecnica e atmosfera circundante. Normalmente, os instrumentos de medio e controle de processo so montados ou na sala de controle ou na rea industrial. Quando usada ao ar livre, a caixa do instrumento ca exposta aos efeitos da luz ultravioleta, da chuva, da umidade, do orvalho, da poeira, dos respingos dos lquidos de processo e da sujeira contaminante que circula no ar. Eles esto ainda submetidos a grandes e rpidas variaes de temperatura durante o dia, podendo haver um gradiente de temperatura entre o sol e a sombra do instrumento exposto. Por esses motivos, os invlucros dos instrumentos devem ser de alta qualidade, cuidadosamente testados e precisamente classicados de acordo com normas concernentes, de modo que possam prover proteo contra ambientes potencialmente adversos. Os invlucros dos instrumentos, mesmo montados em ambientes nocivos, devem proteg-los, de modo que aumentem sua durabilidade ao mximo e que o ambiente no interra na sua operao. Existem, basicamente, duas normas para a classicao mecnica dos invlucros dos instrumentos: IEC (International Electrotechnical Comission) e NEMA (National Eletrical Manufacturers Association).

181

CORPORATIVA

Alta Competncia

Estas normas denem a proteo inerente, capaz de evitar, principalmente, danos fsicos s pessoas (ex.: choque eltrico, ferimentos causados por partes mveis etc.) e danos ao prprio equipamento, quer seja pela penetrao de corpos estranhos, quer seja pela penetrao de gua. A norma IEC dene o grau de proteo IP (INDEX OF PROTECTION) de instrumentos. Esta classicao composta basicamente de 02 dgitos. Vamos ver o exemplo de 1 instrumento com grau de proteo IP 56, estes dgitos representam que: Dgito 5 - instrumento protegido contra poeira e contato a partes internas ao invlucro; Dgito 6 - instrumento protegido contra ondas do mar.

182

NOTA: Embora esses dgitos no sejam especcos para instrumentos eltricos de usos em atmosferas inamveis, ela poder constar como uma adicional para determinados tipos de proteo.

6.3. Segurana no uso dos instrumentos


Nos processos industriais, surgiram reas consideradas de risco devido presena de substncias potencialmente explosivas, que connavam a instrumentao tcnica pneumtica, pois os instrumentos eletrnicos anteriormente baseados em vlvulas eltricas e grandes resistores de potncia, propiciavam o risco de incndio devido possibilidade de fascas eltricas e temperaturas elevadas destes componentes.

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

Somente com o advento dos semicondutores (transistores e circuitos integrados), tornou-se possvel reduzir a potncia dissipada e as tenses nos circuitos eletrnicos e viabilizar a aplicao de tcnicas de limitao de energia, que podem ser implantadas de maneira simples nos equipamentos de instrumentao, dando origem, assim, ao que chamamos de Segurana Intrnseca. O conhecimento da classicao da rea fundamental e o ponto de partida para a especicao correta dos instrumentos. A especicao do instrumento, encaminhada do fabricante pela rma de engenharia ou pelo pessoal do processo da planta, deve determinar claramente qual a classicao do local onde ser montado o instrumento. A idia de classicao das reas de risco visa a agrupar as diversas reas que possuem graus de riscos semelhantes, tornando possvel utilizar equipamentos eltricos projetados especialmente para cada rea. Visando padronizao dos procedimentos de classificao das reas de risco, cada pas adota as recomendaes de Normas Tcnicas. No Brasil a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) utiliza a coletnea de Normas Tcnicas da IEC (International Electrotechnical Comission). 6.3.1. Tipos de proteo Todo equipamento eltrico a ser instalado em atmosfera explosiva deve ser especicado e construdo de forma a garantir que no haja risco da ignio e exploso. Existem mtodos de preveno, que denem a forma de construo dos instrumentos. 6.3.2. Mtodos de preveno e seus princpios Existem vrios mtodos de preveno, que permitem a instalao de equipamentos eltricos geradores de fascas eltricas e temperaturas de superfcies capazes de detonar a atmosfera potencialmente explosiva. Os princpios de preveno denem as caractersticas construtivas dos equipamentos.

183

CORPORATIVA

Alta Competncia

Estes mtodos de proteo baseiam-se em um dos princpios indicados na tabela a seguir. Observe:
Mtodos Princpios Este mtodo evita a detonao da atmosfera, connando a exploso em um compartimento capaz de resistir presso desenvolvida durante uma possvel exploso, no permitindo a propagao para as reas vizinhas. Exemplo: equipamentos prova de exploso. a tcnica que visa a separao fsica da atmosfera potencialmente explosiva da fonte de ignio. Exemplo: equipamentos pressurizados, imersos e encapsulados. Trata-se de um mtodo no qual a fonte de ignio controlada de forma a no possuir energia eltrica e trmica sucientes para detonar a atmosfera explosiva. Exemplo: equipamentos intrinsecamente seguros.

Connamento

Segregao

Preveno

184
6.3.2.1. prova de exploso (ExD) Este mtodo de proteo baseia-se totalmente no conceito de connamento. A fonte de ignio pode permanecer em contato com a atmosfera explosiva e, conseqentemente, ocorrer uma exploso interna no equipamento. Um invlucro prova de exploso deve suportar a presso interna desenvolvida durante a exploso, impedindo a propagao das chamas, gases quentes ou temperaturas de superfcie. Desta forma, o invlucro prova de exploso deve ser construdo com um material muito resistente, normalmente alumnio ou ferro fundido, e deve possuir um interstcio estreito e longo para que os gases quentes liberados durante uma possvel exploso possam ser resfriados, garantindo a integridade da atmosfera ao redor. Os cabos eltricos que entram e saem do invlucro devem ser conduzidos por eletrodutos metlicos, pois tambm so considerados como uma fonte de ignio.

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

Para evitar a propagao de uma exploso interna, atravs das entradas e sadas de cabo do invlucro, devem ser instalados unidades seladoras. IMPORTANTE! Unidades Seladoras consistem em um tubo roscado destinado unio do eletroduto com o invlucro, sendo preenchidos com uma massa especial que impede a propagao das chamas atravs dos cabos. O uso dos invlucros Prova de Exploso PROIBIDO em zonas de alto risco (Zona 0), pois a integridade do grau de proteo depende de uma correta instalao e manuteno dos equipamentos envolvidos. Esse tipo de proteo, entretanto, indispensvel nas instalaes eltricas em atmosferas explosivas, principalmente nos equipamentos de potncia, tais como: painis de controle de motores, luminrias, chaves de comando e outros. 6.3.2.2. Pressurizado (ExP) A tcnica de pressurizao baseada nos conceitos de segregao, onde o equipamento construdo de forma a no permitir que a atmosfera potencialmente explosiva penetre no equipamento que contm elementos faiscantes ou de superfcies quentes, que poderiam detonar a atmosfera. A atmosfera explosiva impedida de penetrar no invlucro devido ao gs de proteo (ar ou gs inerte) que mantido com uma presso levemente maior que a da atmosfera externa. A sobrepresso interna pode ser mantida com ou sem uxo contnuo, e no requer nenhuma caracterstica adicional de resistncia do invlucro. Recomenda-se, entretanto, a utilizao de dispositivos de alarme capazes de detectar qualquer anormalidade na presso interna do invlucro e promovendo a perda imediata de energia dos equipamentos depois de detectada a falha.

185

CORPORATIVA

Alta Competncia

Esta tcnica pode ser aplicada a painis eltricos de modo geral e principalmente como uma soluo para salas de controle, que podem ser montadas nas proximidades das reas de risco. O processo de diluio contnua deve ser empregado quando a sala pressurizada possuir equipamentos que produzam a mistura explosiva, tais como: salas cirrgicas, analisadores de gases e em ambientes semelhantes. Desta forma, o gs inerte deve ser mantido em quantidade tal que a concentrao da mistura nunca alcance 25% do limite inferior da explosividade do gs gerado. O sistema de alarme, neste caso, deve ser baseado na quantidade relativa do gs de proteo na atmosfera, atuando tambm na desenergizao da alimentao. 6.3.2.3. Encapsulado (Exm)

186
Este tipo de proteo, tambm baseado no princpio da segregao, prevendo que os componentes eltricos dos equipamentos sejam envolvidos por uma resina, de tal forma que a atmosfera explosiva externa no seja inamada durante a operao. Normalmente, esse tipo de proteo complementar em relao a outros mtodos e visa a evitar o curto circuito acidental. Este mtodo pode ser aplicado a reed rel, botoeiras com cpula do contato encapsulado, sensores de proximidade e, obrigatoriamente, nas barreiras zener. 6.3.2.4. Imerso em leo (Exo) Tambm neste tipo de proteo, o princpio baseia-se na segregao, evitando que a atmosfera potencialmente explosiva atinja as partes do equipamento eltrico que possam provocar a detonao.

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

A segregao obtida emergindo as partes vivas, que podem provocar fascas ou as superfcies quentes, em um invlucro com leo. Normalmente utilizado em grandes transformadores, disjuntores e similares, com peas mveis, e indicado para equipamentos que no requerem manuteno freqente. 6.3.2.5. Enchimento de areia (Exq) Similar ao anterior sendo que a segregao obtida com o preenchimento do invlucro com p, normalmente o p do quartz ou areia, evitando, desta forma, o inamar da chama, quer pela temperatura excessiva das paredes do invlucro ou da superfcie. Encontrado como forma de proteo para leito de cabos no piso. 6.3.2.6. Segurana Intrnseca (ExIa ou b) A Segurana Intrnseca o mtodo representativo do conceito de preveno da ignio, atravs da limitao da energia eltrica. O princpio de funcionamento baseia-se em manipular e estocar baixa energia eltrica, que deve ser incapaz de provocar a detonao da atmosfera explosiva, quer por efeito trmico ou por fascas eltricas. Em geral, pode ser aplicado a vrios equipamentos e sistemas de instrumentao, pois a energia eltrica s pode ser controlada a baixos nveis em instrumentos, tais como: transmissores eletrnicos de corrente, conversores eletropneumticos, chaves-m-de-curso, sinaleiros luminosos etc. 6.3.2.7. Segurana aumentada (Exm) Este mtodo de proteo est baseado nos conceitos de supresso da fonte de ignio e aplicvel em condies normais de operao, que no produza arcos, fascas ou superfcies quentes que podem causar a ignio da atmosfera explosiva para a qual ele foi projetado. So tomadas ainda medidas adicionais durante a construo, com elevados fatores de segurana, visando proteo sob condies de sobrecargas previsveis.

187

CORPORATIVA

Alta Competncia

Esta tcnica pode ser aplicada a motores de induo, luminrias, solenides, botes de comando, terminais e blocos de conexo e, principalmente, em conjunto com outros tipos de proteo. As normas tcnicas prevem grande flexibilidade para os equipamentos de Segurana Aumentada, pois permitem sua instalao em Zonas 1 e 2, onde todos os cabos podem ser conectados aos equipamentos atravs de pensa-cabos, no necessitando mais dos eletrodutos metlicos e suas unidades seladoras. 6.3.2.8. No ascendvel (Exn) Tambm baseado nos conceitos de supresso da fonte de ignio, os equipamentos do tipo no ascendvel so similares aos de Segurana Aumentada.

188
Neste mtodo, os equipamentos no possuem energia suciente para provocar a detonao da atmosfera explosiva, como os de Segurana Intrnseca, mas no prevem nenhuma condio de falha ou defeito. Sua utilizao ser restrita Zona 2, onde existe pouca probabilidade de formao da atmosfera potencialmente explosiva, o que pode parecer um fator limitante, mas se observarmos que a maior parte dos equipamentos eltricos est localizada nesta zona, seu uso pode se tornar muito interessante. Um exemplo importante dos equipamentos do tipo no ascendvel so os multiplexadores, equipamentos de automao que servem para interligar instrumentos em rede, instalados na Zona 2, que manipulam os sinais da Zona 1, transmitindo-os para a sala de controle, com uma combinao perfeita para a Segurana Intrnseca, tornando a soluo mais simples e econmica.

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

6.3.3. Aplicao dos mtodos de proteo A aplicao dos mtodos de proteo est prevista nas normas tcnicas e regulamenta as reas de risco nas quais os diversos mtodos de proteo podem ser utilizados, pois o fator de risco de cada rea deve ser levado em conta na elaborao das respectivas normas. Veja, na tabela a seguir, um pequeno resumo da aplicao dos mtodos de proteo.
Mtodo de proteo prova de exploso Pressurizado Encapsulado Imerso em leo Imerso em areia Intrinsicamente seguro Segurana aumentada No ascendvel Especial

Cdigo Ex d Ex p Ex m Ex o Ex q Ex ia Ex ib Ex e Ex n Ex s

Zonas 1e2 1e2 1e2 1e2 1e2 0, 1 e 2 1e2 1e2 2 1e2

Princpios Connamento

Segregao

189

Supresso

Especial

Nota: os equipamentos projetados para a Zona 0 podem ser instalados na Zona 1 e 2, bem como os da Zona 1 podem tambm ser instalados na Zona 2

CORPORATIVA

Alta Competncia

6.4. Exerccios
1) Explique o que desempenho dos instrumentos de medio. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) O que especicao? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Qual a funo das especicaes? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 4) O que integridade dos instrumentos e como garantida? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

190

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

5) H vrias categorias de especicaes. Faa a correta relao entre cada uma delas e os critrios que estabelecem. Categorias Critrios ( ) Condies de operao de referncia, condies de operao normal, limites de operao e de armazenagem e transporte. ( ) Limites da presso esttica do instrumento, para os diferentes sensores. ( 1 ) Especicaes ( ) Tempo de resposta do instrumento, deeltricas pois de ligado. ( 2 ) Especicaes ( ) Umidade relativa. mecnicas ( ) Limites de faixa ou range, largura de faixa e sobrefaixa aceitvel, sem danicar ( 3 ) Especicaes o instrumento. de temperatura ( ) Valores de tenso de alimentao e impedncia da malha para sinal analgico e digital. ( ) Condies de operao de referncia, condies de operao normal e limites de operao.

191

CORPORATIVA

Alta Competncia

6) Coloque V para as sentenas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A operao de um instrumento pode ser afetada pela temperatura ambiente, umidade, interferncia eletrnica, vibrao mecnica e atmosfera circundante. ( ) Os invlucros dos instrumentos devem ser de alta qualidade, cuidadosamente testados e precisamente classicados de acordo com normas concernentes, de modo que possam prover proteo contra ambientes potencialmente adversos. ( ) O conhecimento da classicao da rea fundamental e o ponto de partida para a especicao correta dos instrumentos. ( ) A especicao do instrumento, encaminhada do fabricante pela rma de engenharia ou pelo pessoal do processo da planta, deve determinar claramente qual a classicao do local onde ser montado o instrumento. ( ) A idia de classicao das reas de risco visa a agrupar as diversas reas que possuem graus de riscos diferenciados, tornando possvel utilizar equipamentos eletrnicos e mecnicos projetados especialmente para cada rea. 7) Os mtodos de proteo existentes baseiam-se em um dos princpios indicados na tabela a seguir. Correlacione-os. Mtodos ( 1 ) Connamento ( ) Princpios Visa a separao fsica da atmosfera potencialmente explosiva da fonte de ignio. Evita a detonao da atmosfera, connando a exploso em um compartimento capaz de resistir presso desenvolvida durante uma possvel exploso, no permitindo a propagao para as reas vizinhas. Mtodo no qual a fonte de ignio controlada de modo a no possuir energia eltrica e trmica sucientes para detonar a atmosfera explosiva.

192

( 2 ) Segregao

( )

( 3 ) Preveno

( )

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

6.5. Glossrio
ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. AISI - material mais usado para construir sensores o ao inoxidvel. Gaxeta - elementos de vedao usualmente utilizados em bombas. Gradiente - variao. IEC - International Electromechanical Commission. Comisso Internacional Eletrotcnica. IP - Index Protection. Monel - denominao de um conjunto de ligas metlicas compostas de nquel (6570%) e cobre (20-30%), com adio de outros elementos, como ferro, mangans, silcio, enxofre, titnio e alumnio que apresenta de alta resistncia fsica e qumica, alm de ter um ponto de fuso acima de 2000C. NEMA - National Electrotechnical Manufacture Association. Range - corresponde faixa ou ao campo de medio de uma varivel. Solenide - uma bobina contendo um elemento mvel de material magntico que se move em funo da direo do campo magntico.

193

CORPORATIVA

Alta Competncia

6.6. Bibliograa
Liptk, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e instrumentao. Petrobras, 2006. JORDO, Dcio de Miranda, 1945 Manual de instalaes eltricas em indstrias qumicas, petroqumicas e de petrleo / Dcio de Miranda Jordo. 3 edio. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.

194

CORPORATIVA

Captulo 6. Desempenho dos instrumentos de medio

6.7. Gabarito
1) Explique o que desempenho dos instrumentos de medio. Desempenho dos instrumentos de medio refere-se ao adequado comportamento destes, conforme funes especicadas. 2) O que especicao? Especicao uma descrio quantitativa das caractersticas requeridas de um equipamento, mquina, instrumento, estrutura, produto ou processo. Em engenharia, trata-se de uma lista organizada de exigncias bsicas para materiais de construo, composies de produto, dimenses ou condies de teste ou um nmero de normas publicadas por organizaes normatizadoras ou pelas prprias especicaes. 3) Qual a funo das especicaes? As especicaes descrevem formalmente o desempenho do produto. As especicaes tambm denem as condies a que um produto pode ser submetido sem afetar permanentemente o seu desempenho ou causar estrago fsico. 4) O que integridade dos instrumentos e como garantida? Integridade a propriedade de um instrumento de se manter intacto, completo, resistente e rme durante seu funcionamento e garantida atravs da especicao correta da classicao mecnica do seu invlucro, em conformidade com as normas existentes. 5) H vrias categorias de especicaes. Faa a correta relao entre cada uma delas e os critrios que estabelecem. Categorias Critrios ( 1 ) Condies de operao de referncia, condies de operao normal, limites de operao e de armazenagem e transporte. ( 2 ) Limites da presso esttica do instrumento, para os diferentes sensores. ( 1 ) Especicaes eltricas ( 2 ) Tempo de resposta do instrumento, depois de ligado. ( 2 ) Especicaes ( 3 ) mecnicas (2) ( 3 ) Especicaes de temperatura (1) Umidade relativa. Limites de faixa ou range, largura de faixa e sobrefaixa aceitvel, sem danicar o instrumento. Valores de tenso de alimentao e impedncia da malha para sinal analgico e digital.

195

( 3 ) Condies de operao de referncia, condies de operao normal e limites de operao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

6) Coloque V para as sentenas verdadeiras e F para as falsas. ( V ) A operao de um instrumento pode ser afetada pela temperatura ambiente, umidade, interferncia eletrnica, vibrao mecnica e atmosfera circundante. ( V ) Os invlucros dos instrumentos devem ser de alta qualidade, cuidadosamente testados e precisamente classicados de acordo com normas concernentes, de modo que possam prover proteo contra ambientes potencialmente adversos. ( V ) O conhecimento da classicao da rea fundamental e o ponto de partida para a especicao correta dos instrumentos. ( V ) A especicao do instrumento, encaminhada do fabricante pela rma de engenharia ou pelo pessoal do processo da planta, deve determinar claramente qual a classicao do local onde ser montado o instrumento. 7) Os mtodos de proteo existentes baseiam-se em um dos princpios indicados na tabela a seguir. Correlacione-os. Mtodos ( 1 ) Connamento ( 2 ) Segregao (2) (1) Princpios Visa a separao fsica da atmosfera potencialmente explosiva da fonte de ignio. Evita a detonao da atmosfera, connando a exploso em um compartimento capaz de resistir presso desenvolvida durante uma possvel exploso, no permitindo a propagao para as reas vizinhas. Mtodo no qual a fonte de ignio controlada de modo a no possuir energia eltrica e trmica sucientes para detonar a atmosfera explosiva.

196

( 3 ) Preveno

(3)

CORPORATIVA

Transmisso

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Correlacionar o conceito de telemetria aos sistemas de transmisso mais utilizados nos processos de produo do petrleo; Identicar caractersticas e equipamentos utilizados nos sistemas de transmisso pneumtico e eletrnico.

CORPORATIVA

Captulo 7

Alta Competncia

198

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

7. Transmisso

A
?

ntes de iniciar nossos estudos sobre transmisso cabe, preliminarmente, denir telemetria, uma vez que este conceito de fundamental importncia para o estudo da transmisso. VOC SABIA? A palavra telemetria constituda por tele (distncia) + metria (medio). Etimologicamente, podemos deni-la como a capacidade de medir a grandes distncias ou de monitorar e transmitir dados a grandes distncias, o que acontece, por exemplo, no controle de vos espaciais.

199
No contexto da produo, a telemetria consiste na tcnica de medir e transmitir dados obtidos no processo atravs de instrumentos recepo e de transmisso para pontos distantes. importante ressaltar que a transmisso desses dados s pode ser feita a partir da leitura das variveis de processo obtidas pelos elementos sensores descritos anteriormente. A transmisso distncia de valores medidos est to intimamente relacionada aos processos de operao contnua (exigidos pela indstria moderna), que a necessidade do emprego da telemetria e do processamento contnuo se entrelaam.

7.1. Vantagens da telemetria


Um dos resultados mais interessantes da telemetria a centralizao dos instrumentos e controles relativos a um determinado processo em salas de controle. Podemos citar como vantagens do controle do processo industrial:

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os instrumentos agrupados podem ser consultados com maior rapidez e facilidade; Tcnicos de operao e supervisores tm uma viso conjunta do desempenho da unidade como um todo; Aumento da segurana na operao; Aumento da ecincia do trabalho.

7.2. Caracterizao dos sistemas de transmisso


Os sistemas de transmisso so caracterizados pelos tipos de sinais utilizados pelos transmissores, no transporte dos valores medidos no processo, em geral, do campo para a sala de controle.

200

Os sistemas de transmisso, conforme o tipo de sinal, podem ser: Transmisso pneumtica - ar comprimido seco; Transmisso eletrnica - energia eltrica. IMPORTANTE! Existe ainda a transmisso hidrulica (leo) de sinais, mas ela no usada no controle das variveis de processo, sendo utilizada apenas no fechamento e abertura de vlvulas de cabea de poo, sistema de comando de guindastes, sistemas de fechamento e abertura de vlvulas de entrada de tanque de armazenamento de leo e outros comandos automticos a grandes distncias.

7.3.Transmissores
O transmissor o instrumento que converte um sinal no-padro proveniente dos elementos sensores em um sinal padro pneumtico ou eletrnico.

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

O transmissor envia um sinal pneumtico ou eletrnico para um instrumento receptor remoto, controlador ou sistemas eletrnicos. O sinal de sada do transmissor linearmente proporcional varivel medida. Contudo, esse sinal precisa ser convertido em um circuito eletrnico ou sistema pneumtico em sinais padronizados segundo o padro a seguir: Transmissores pneumticos convertem a varivel medida em sinais de 3-15psig; Transmissores eletrnicos convertem a varivel medida em sinais de 4-20 mA.

IMPORTANTE! Atualmente, h a predominncia dos transmissores eletrnicos microprocessados com sinal de sada 4-20mA e com protocolo de comunicao digital superposto (transmissores inteligentes). Os transmissores pneumticos esto sendo cada vez menos empregados. 7.3.1. Transmisso pneumtica O sinal padro da transmisso pneumtica no Sistema Internacional (SI) 20 a 100 kPa (kilopascal) e os seus equivalentes em unidades so no SI: 3 a 15psig e 0,2 a 1,0 kgf/cm2, que no devem ser utilizados. Em geral, a transmisso pneumtica apresenta as seguintes vantagens: Existncia de condies explosivas que tornem perigoso o uso do sistema eltrico; Maior segurana de funcionamento dos sistemas pneumticos em relao aos sistemas eltricos;

201

CORPORATIVA

Alta Competncia

Diculdade de obteno de energia eltrica, preferencialmente autnoma. a) Transmissor pneumtico Os transmissores pneumticos consistem em um sistema do tipo bicopalheta que o elemento responsvel pelo comando dos sinais de sada, na transmisso a partir da medio pelos elementos sensores dos diversos valores assumidos pela varivel de processo, conforme mostra o esquema a seguir:
Mola

Palheta

Bico

202

Presso de suprimento 20psig

D 2

Processo Sinal de sada para receptor

Restrio

Transmissor pneumtico

Quando o elemento sensor sente a varivel de processo, isso provoca uma deformao elstica que faz com que a palheta se aproxime do bico, aumentando o sinal de sada. Isto ocorre de forma instantnea em funo da restrio (D/2) na entrada da presso de suprimento (20psig). Quando a palheta se afasta do bico temos o processo inverso. Para garantir a presso de suprimento em 20psig e promover a retirada de impurezas do ar de suprimento utilizado o ltro regulador. Seu princpio de funcionamento baseado na regulagem da presso provocada pela descida do diafragma e da vlvula que, ao vencer a tenso da mola inferior, abre a passagem de ar, aumentando a presso de sada.

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

Diafragma

Suprimento 100psig

Presso regulada 20psig

Vlvula

Filtro

Filtro regulador de presso

VOC SABIA? Com o surgimento dos primeiros transmissores e controladores baseados no princpio do bicopalheta, em 1930, aumentou consideravelmente a conabilidade da instrumentao pneumtica. Atualmente, os sinais de transmisso pneumtica so utilizados para comandar os elementos nais de controle que possuem conversores de sinais eletrnicos para pneumtico.

203

7.3.2. Transmisso eletrnica O sinal padro de transmisso eletrnico o de 4 a 20 mA cc, recomendado pela ISO (International Standardization Organization) e pela IEC (International Electromechanical Commission), desde 1975.

CORPORATIVA

Alta Competncia

No incio da instrumentao eletrnica, por volta de 1950, o primeiro sinal padro de transmisso foi o de 10 a 50 mA cc. Esse fato se devia ao fato dos circuitos serem pouco sensveis e este nvel de sinal no dispensava o uso de amplicador para acionar certos mecanismos. Hoje, raramente utilizado, por questes de segurana. Atualmente, h uma tendncia em padronizar sinais de baixo nvel, para que se possa usar a tenso de polarizao de 5 V comum aos circuitos digitais. Existe, ainda, o sinal de transmisso de 1 a 5 V cc, porm, ele considerado inadequado, pois h atenuao na transmisso da tenso. Usa-se a corrente na transmisso e a tenso para a manipulao e condicionamento do sinal localmente, dentro do instrumento. Em geral, a transmisso eletrnica apresenta algumas caractersticas bastante vantajosas. Veja a seguir:

204
O menor sinal do elemento primrio pode ser transmitido sem distoro ou perdas; A energia eltrica para transmisso conseguida com facilidade; As linhas de transmisso de sinal so de fcil instalao; A distncia de transmisso praticamente ilimitada; Aumento na velocidade de transmisso. Permite a centralizao das informaes das salas de controles. a) Transmissor eletrnico inteligente Os transmissores eletrnicos inteligentes podem ser descritos como um sistema microprocessado que transforma o sinal proveniente dos elementos sensores eltricos em sinais digitais. Estes sinais so convertidos pelos microprocessadores novamente em sinais eletrnicos 4 - 20 mA com a superposio de um sinal de comunicao digital conhecido como protocolo de comunicao HART TM Foundation.

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

IMPORTANTE! O sinal de varivel de processo transmitido pelo sinal de 4-20 mA. O sinal HART permite receber informaes adicionais sobre os instrumentos, facilitando a sua manuteno e o seu diagnstico.

205

O elemento sensor de presso (I), tipo clula capacitiva, mede a presso do processo e a transforma em variao de capacitncia, que enviada para o circuito eletrnico (II). As informaes obtidas pelo conjunto do processador principal sensor so disponibilizadas para a unidade de processamento (III), que contm o micro processador, e deste para o conversor Digital/ Analgico (D/A). A unidade de processamento tambm disponibiliza o sinal HARTTM para ser transmitido superposto ao sinal de 4-20 mA. No transmissor eletrnico inteligente existe o conjunto do indicador digital (IV), que permite que o tcnico de operao leia no campo as informaes da varivel de processo.

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! Existem transmissores inteligentes que possuem sinal de sada digital, onde a varivel de processo e todas as informaes dos instrumentos so transmitidas por protocolos de comunicao HARTTM, FIELDBUSTM FOUNDATION, PROFIBUS. Estes protocolos de comunicao possibilitam a interligao dos instrumentos em rede no campo, trazendo a reduo de o nas unidades e possibilitando um maior nvel de diagnstico e informaes dos instrumentos nas estaes de manuteno.

b) Zero vivo

206

O zero vivo uma funo que permite a identicao e sinalizao de problemas de transmisso de sinal eletrnico e pneumtico em virtude de falhas no sistema. As falhas mais comuns envolvendo a transmisso pneumtica e eletrnica so:
Transmisso pneumtica Falha na conexo pneumtica Quebra do tubo Falta de alimentao Transmisso eletrnica Rompimento de o Falta de alimentao

Considere a representao grca sobre o zero vivo no grco a seguir:

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

Out 20mA (100%)

4mA (0%) In 0 kgf/cm2 10 kgf/cm (100%)


2

Grco - zero vivo

O grco mostra a relao entre o sinal de entrada e de sada de um transmissor com um range de medio de 0 a 10 kgf/ cm2. Podemos perceber, observando o ponto plotado no grco anterior, que o valor de 4 mA e 0% do sinal de sada(out) corresponde a 0 Kgf/cm2 e 0% do sinal de entrada (IN). Tal valor denominado zero vivo. Como vantagens na utilizao do zero vivo podemos apontar: Sinal pneumtico - abaixo de 0,2 Kg/cm2 ( 3psig) muito difcil de se manter linearidade; Permite detectar quaisquer anormalidades no sistema tais como: falta de alimentao, vazamentos e outras; Permite o uso de transmissores eletrnicos a dois os, cuja alimentao feita pelo prprio sinal eltrico (aproximadamente 3,82 mA), evitando-se, com isto, a necessidade de alimentao externa.

207

CORPORATIVA

Alta Competncia

7.4. Exerccios
1) Marque com um X a alternativa que complementa corretamente as armativas. a) No contexto da produo, telemetria consiste na tcnica de: ( ) controlar as condies do processo de produo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, em pontos distantes. ( ) alterar as condies do processo de produo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, em pontos distantes. ( ) registrar e transportar medies obtidas no processo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, a pontos distantes. b) A transmisso pneumtica apresenta vantagens quando se constata: ( ) existncia de condies de riscos de exploses. ( ) necessidade de transmisso rpida e a longas distncias. ( ) grande disponibilidade de energia eltrica. 2) Quanto ao tipo de sinal utilizado, como se classicam os sistemas de transmisso? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Nas armativas a seguir marque P para vantagens da Transmisso Pneumtica e E para vantagens da Transmisso Eletrnica. ( ) Apresenta nveis de segurana de funcionamento maiores. ( ) Mesmo o menor sinal do elemento primrio pode ser transmitido sem distoro ou perdas. ( ) Em alguns casos, possvel compartilhar linhas instaladas com outras nalidades e j em uso para transmisso. ( ) a mais eciente diante de diculdades na obteno de energia eltrica. ( ) Os retardos na transmisso de informaes so desprezveis.

208

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

4) Qual o tipo de sinal mais utilizado para transmisso eletrnica? ________________________________________________________________

209

CORPORATIVA

Alta Competncia

7.5. Glossrio
IEC - International Electromechanical Commission. Internacional Eletrotcnica. ISO - International Standardization Organization. Organizao Internacional de Normalizao Range - corresponde corresponde a faixa ou campo de medio de uma varivel. SI - Sistema Internacional. Telemetria - consiste consiste na tcnica de registrar e transportar medies obtidas no processo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, a pontos distantes.

210

CORPORATIVA

Captulo 7. Transmisso

7.6. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1. Instrumentation Symbols and Identication, 1984. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard blcher, 2003. GOMES, Andrea Manhes. Noes Bsicas de Instrumentao e Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. SILVA, Luiz Carlos da. A importncia da temperatura do petrleo armazenado em tanques. In: Metrologia &Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004.

211

CORPORATIVA

Alta Competncia

7.7. Gabarito
1) Marque com X a alternativa que complementa corretamente as armativas: a) No contexto da produo, telemetria consiste na tcnica de: ( ( ) ) controlar as condies do processo de produo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, em pontos distantes. alterar as condies do processo de produo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, em pontos distantes.

( X ) registrar e transportar medies obtidas no processo, atravs de instrumentos recepo e de transmisso, a pontos distantes. b) A transmisso pneumtica apresenta vantagens quando se constata: ( X ) existncia de condies de riscos de exploses. ( ( ) necessidade de transmisso rpida e a longas distncias. ) grande disponibilidade de energia eltrica.

212

2) Quanto ao tipo de sinal utilizado, como se classicam os sistemas de transmisso? Quanto ao tipo de energia, os sistemas podem ser de: Transmisso pneumtica (ar comprimido seco); Transmisso eletrnica (energia eltrica). 3) Nas armativas a seguir marque P para vantagens da Transmisso Pneumtica e E para vantagens da Transmisso Eletrnica. ( P ) Apresenta nveis de segurana de funcionamento maiores. ( E ) Mesmo o menor sinal do elemento primrio pode ser transmitido sem distoro ou perdas. ( E ) Em alguns casos, possvel compartilhar linhas instaladas com nalidades e j em uso para transmisso. ( E ) Os retardos na transmisso de informaes so desprezveis. 4) Qual o tipo de sinal mais utilizado para transmisso eletrnica? O sinal eletrnico de 4-20 mA. outras

( P ) a mais eciente diante de diculdades na obteno de energia eltrica.

CORPORATIVA

Sistemas de controle de processo

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identicar os principais sistemas e instrumentos de controle utilizados na indstria do petrleo; Caracterizar os tipos de ao de controle e principais caractersticas dos controladores de processos.

CORPORATIVA

Captulo 8

Alta Competncia

214

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8. Sistemas de controle de processo

s sistemas de controle tm como nalidade a manuteno de uma certa varivel ou condio em um certo valor (xo ou variante). Este valor que pretendemos alcanar o valor desejado ou set-point. Para atingir esta nalidade, o sistema de controle opera de acordo com as seguintes etapas: 1 - Medida do valor atual da varivel que se quer regular atravs do elemento sensor; 2 - Transmisso da informao obtida para o controlador; 3 - Comparao do valor atual (Process Variable / PV) com o valor desejado (Set-point /SP) e determinao do erro /desvio; 4 - Utilizao do desvio (ou erro) para gerar um sinal de correo a partir das aes proporcional integral derivativa (PID), ajustadas pelo operador do controlador; 5 - Aplicao do sinal de correo (Manipulate Variable/ MV) ao sistema, de modo que o erro seja eliminado; 6 - A atuao do elemento nal de controle (EFC) na unidade de processamento. O diagrama a seguir representa as etapas de um sistema de controle de uma vlvula.

215

Sistema de Controle

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! Resumidamente, podemos denir controle como a manuteno do valor da varivel de processo (PV) em um valor desejado (SP), atravs da determinao do erro e da utilizao deste para se gerar um sinal de sada (MV), a partir dos ajustes das aes de controle (PID) na vlvula de controle (EFC).

216

Na maior parte dos casos, existem atrasos no processo que interferem na relao entre o sinal de sada do controlador (correo) e o erro (desvio). Estes atrasos representam uma funo matemtica e envolvem clculos matemticos para determinar a resposta da correo do processo. importante observar que esses atrasos interferem nos ajustes do controlador (PID) a serem realizados pelos tcnicos de operao no controle. Para facilitar o entendimento de alguns termos que sero utilizados, a seguir apresentaremos, de forma sucinta, suas denies.
Termos Denies Uma planta parte de um equipamento; eventualmente tratase de um conjunto de itens de uma mquina, que funciona conjuntamente, cuja nalidade desenvolver uma dada operao. Qualquer operao ou seqncia de operaes, envolvendo uma mudana de estado, de composio, de dimenso ou outras propriedades que possam ser denidas relativamente a um padro. Refere-se a uma combinao de componentes que atuam conjuntamente e realizam determinado objetivo. Qualquer quantidade, propriedade ou condio fsica medida, a m de que se possa efetuar a indicao e/ ou controle do processo. Neste caso, tambm chamada de varivel controlada. a grandeza que operada com a nalidade de manter a varivel controlada no valor desejado.

Planta

Processo

Sistema Varivel do Processo (PV) Varivel Manipulada (MV)

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Termos Set-point (SP)

Denies um valor desejado estabelecido previamente como referncia de ponto de controle no qual o valor controlado deve permanecer. um sinal que tende a afetar adversamente o valor da varivel controlada. Representa o valor resultante da diferena entre o valor desejado e o valor da varivel controlada. Representa o valor resultante do quociente entre a taxa de mudana na sada e a taxa de mudana na entrada que a causou. Ambas, a entrada e a sada, devem ser expressas na mesma unidade.

Distrbio (Rudo) Desvio ou erro

Ganho

8.1. Tipos de controle


Controle manual Inicialmente, considere o caso em que um tcnico de operao detm a funo de manter a temperatura da gua quente em um dado valor. Neste caso, um termmetro est instalado na sada do sistema, medindo a temperatura da gua. O tcnico de operao observa a indicao do termmetro e, baseado nela, efetua o fechamento ou a abertura da vlvula de controle de vapor para que a temperatura desejada seja mantida.
Termmetro Vapor gua quente

217

gua fria Dreno

Controle manual de um sistema trmico

CORPORATIVA

Alta Competncia

Deste modo, o tcnico de operao que est efetuando o controle, atravs da sua observao e da sua ao manual, sendo, portanto, um caso tpico de controle manual. Controle automtico No esquema a seguir, o tcnico de operao foi substitudo por um instrumento capaz de manter a temperatura da gua quente em um valor desejado. Neste sistema, temos um processo similar ao anterior, contudo no lugar do tcnico de operao foi inserido o controlador automtico. Desse modo, o controle da temperatura da gua quente feito a partir da medio e transmisso realizada pelo dispositivo de medida de temperatura (sensor/ transmissor) ao controlador automtico. O controlador automtico recebe o valor da PV, compara com o valor de SP, obtendo uma correo no valor de sada a partir de ajustes no PID, de forma a manter a PV igual SP.
Dispositivo de medida da temperatura Controlador automtico

218

gua quente

Vlvula de controle Vapor gua fria Dreno

Controle automtico de um sistema trmico

Esse processo, por ocorrer sem a interferncia direta do homem, caracteriza-se como de controle automtico.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

IMPORTANTE! Para facilitar o entendimento do controle do processo, a representao do sistema feita atravs de um diagrama denominado diagrama de bloco.

8.2. Controle em malha aberta e malha fechada


Os sistemas de controle so classificados em dois tipos: sistemas de controle em malha aberta e sistemas de controle em malha fechada. A distino entre eles determinada pela ao do controlador, que o elemento responsvel pela ativao do sistema para produzir a sada. Em outras palavras, podemos dizer que o controle est em malha aberta quando operado manualmente, no campo, ou remotamente. Por outro lado, o controle em malha fechada refere-se sempre ao processo automtico. a) Sistema de controle em malha aberta aquele sistema no qual a ao de controle independente da sada do controlador, portanto, a sada no tem efeito na atuao da varivel manipulada. Neste caso, conforme mostrado na ilustrao a seguir, a sada no medida e nem comparada com a entrada. Um exemplo prtico deste tipo de sistema o caso do tcnico de operao corrigir manualmente a varivel de processo, atravs da vlvula de controle, independente do valor medido pelo transmissor.

219

Sistema de controle em malha aberta

CORPORATIVA

Alta Competncia

b) Sistema de controle em malha fechada aquele no qual a ao de controle depende, de algum modo, de informaes de sada do processo. Portanto, a sada possui um efeito direto na ao de controle, como mostra o diagrama a seguir:

Sistema de controle em malha fechada

220

ATENO
Realimentao a caracterstica do sistema em malha fechada, que permite que a sada seja comparada com a entrada. Geralmente a realimentao produzida em um sistema, quando existe uma seqncia fechada de relaes de causa e efeito entre variveis do sistema. Quando a realimentao se processa no sentido de eliminar a diferena (erro ou desvio) entre o valor desejado e o valor do processo, esta recebe o nome de realimentao negativa.

8.3. Atrasos no processo - fatores


Todo processo possui caractersticas que determinam atrasos na transferncia de energia e/ou massa, o que conseqentemente diculta a ao dos controladores no processo. Durante os ajustes de sintonia do controlador (PID) devem ser consideradas algumas caractersticas e sua intensidade, como:

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Tempo morto; Capacitncia; Resistncia. Estas caractersticas so fundamentais para estabelecer os valores de sintonia do controlador, isto , os valores que deniro os ajustes ou ganhos de um controlador. Estes ganhos podem ser: Proporcional; Integral; Derivativo.

221
8.3.1. Tempo morto o intervalo de tempo entre o instante em que o sistema sofre uma variao qualquer e o instante em que esta comea a ser detectada pelo elemento sensor. 8.3.2. Capacitncia A capacitncia de um processo um fator muito importante no controle automtico. uma medida das caractersticas prprias do processo para manter ou transferir uma quantidade de energia ou de material com relao a uma quantidade unitria de alguma varivel de referncia. Em outras palavras, uma mudana na quantidade contida, por unidade alterada na varivel de referncia.

CORPORATIVA

Alta Competncia

8.3.3. Resistncia A resistncia uma oposio total ou parcial transferncia de energia ou de material entre as capacitncias.

8.4. Algoritmo de controle


Os algoritmos de controle so lgicas que denem o comportamento de uma malha de controle. No controle automtico, o controlador responsvel por realizar os clculos necessrios para corrigir o erro e colocar a varivel de processo no valor desejado. Esses clculos so feitos a partir de algoritmos de controle e eles determinam qual a atitude que o controlador deve tomar para eliminar o erro de forma rpida sem causar oscilao intensa no processo. Cada algoritmo possui ajustes ou ganhos que so informados ao controlador para a correo do processo. Os ajustes sintonizados no controlador interferem diretamente no processo, sendo de responsabilidade da operao a vericao destes valores. A sintonia pode ser realizada pela operao ou pela manuteno, sendo de fundamental importncia o conhecimento do processo onde a malha de controle est inserida. Existem dois modos de acionamento e quatro tipos de algoritmos que tomam aes de controle, que podem ser utilizados isoladamente ou associados entre si. Iniciaremos denindo estes dois modos para, em seguida, analisar cada tipo de ao e suas principais associaes. Os algoritmos so: Algoritmo de controle on-off (liga/desliga); Algoritmo de controle proporcional (ao proporcional);

222

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Algoritmo de controle integral (ao integral); Algoritmo de controle derivativo 8.4.1. On-off (liga-desliga) De todas as aes de controle, a ao em duas posies a mais simples e tambm a mais barata e, por isso, extremamente utilizada tanto em sistemas de controle industrial como nos domsticos. Como o prprio nome indica, s permite duas posies para o elemento nal de controle, ou seja, totalmente aberto ou totalmente fechado. Assim, a varivel manipulada rapidamente mudada para o valor mximo ou o valor mnimo, dependendo se a varivel controlada est acima ou abaixo do valor desejado. Sendo assim, o controle com este tipo de ao ca restrito a processos estveis, pois este tipo de controle no proporciona balano exato entre entrada e sada de energia. Para exemplicar um controle On-off, recorreremos ao sistema de controle de nvel mostrado na ilustrao a seguir. Neste sistema, para se efetuar o controle de nvel, utiliza-se um utuador para abrir e fechar o contato (S), energizar ou no o circuito de alimentao da bobina de uma vlvula solenide. S O1

223

115V Bia

h R

Sistema On-off - Controle de nvel de lquido

CORPORATIVA

Alta Competncia

Observe que neste tipo de ao vai existir sempre um intervalo entre os comandos liga - desliga. Este intervalo diferencial faz com que a sada do controlador mantenha seu valor presente at que o sinal de erro tenha se movido ligeiramente alm do valor zero. Em alguns casos, este intervalo proveniente de atritos e perdas de movimento, no intencionalmente introduzido no sistema. Entretanto, normalmente, introduzido com a inteno de evitar uma operao de liga-desliga mais freqente, o que certamente afetaria a vida til do sistema. A ilustrao a seguir mostra, atravs de um grfico, o que vem a ser este intervalo entre as aes liga-desliga.
Valor desejado ON

224

Intervalo entre as aes

OFF

0
Desvio

Intervalo ente as aes de liga-desliga

O fato de este controle levar a varivel manipulada sempre a uma das suas posies extremas faz com que a varivel controlada oscile continuamente em torno do valor desejado. Esta oscilao varia em freqncia e amplitude, em funo do intervalo entre as aes e tambm em funo da variao da carga. Com isto, o valor mdio da grandeza sob controle ser sempre diferente do valor desejado, provocando o aparecimento de um desvio residual, denominado erro de off-set.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Off-set Varivel controlada Valor mdio ON Varivel manipulada OFF ON OFF ON Valor desejado

Erro de off-set

Caractersticas bsicas do controle On-off Basicamente, todo controlador do tipo On-off apresenta as seguintes caractersticas: A correo independe da intensidade do desvio; O ganho innito; Provoca oscilaes no processo; Deixa sempre erro de off-set. O controle atravs da ao em duas posies simples e econmico e, por isso, utilizado em alguns processos industriais, como por exemplo: no controle de temperatura nos fornos eltricos pequenos, fornos de secagem etc. No entanto, por outro lado, apresenta certas desvantagens, por provocar oscilaes e off-set e, principalmente, quando provoca tempo morto muito grande, os resultados obtidos por estes controles simples tornam-se acentuadamente inadequados. Assim, quando no possvel utilizar esse tipo de controle, recorre-se a outros tipos mais complexos, mas que eliminam os inconvenientes citados.

225

CORPORATIVA

Alta Competncia

8.4.2. Ao proporcional (ao P) Foi visto anteriormente que na ao liga-desliga, quando a varivel controlada se desvia do valor ajustado, o elemento nal de controle realiza um movimento brusco de On (liga) para Off (desliga), provocando uma oscilao no resultado de controle. Para evitar tal tipo de movimento foi desenvolvido outro tipo de ao no qual a ao corretiva produzida por este mecanismo proporcional ao valor do desvio. Tal ao denominou-se ao proporcional. O grco abaixo indica o movimento do elemento nal de controle (MV) sujeito apenas ao de controle proporcional em uma malha aberta, quando aplicado um desvio em degrau em um controlador ajustado para funcionar na ao direta, no instante T1 e VP diferente de SP.

226

Movimento do elemento nal de controle

A ao proporcional pode ser determinada pela seguinte equao: MV = KP . DV + SO

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Onde: MV = sinal de sada do controlador; KP = constante de proporcionalidade ou ganho proporcional; DV = desvio = |VP - SV|; SO = sinal de sada inicial; VP = varivel do processo (PV); SP = SV = Valor Setado (desejado). Note que mesmo quando o desvio (DV) zero, h um sinal SO saindo do controlador, cuja nalidade a de manter o elemento nal de controle na posio de regime. E mais, para se obter o controle na ao direta ou reversa, basta mudar a relao de desvio. Assim, para DV = (PV - SV) tem-se a ao direta e DV = (SV - PV) temse a ao reversa. Ajustes de ganho do controlador com ao proporcional Os parmetros de ajustes do controlador proporcional so valores denidos para os controladores proporcionais e so: faixa proporcional (banda proporcional) e ganho. Faixa proporcional e ganho denida como sendo a porcentagem de variao da varivel controlada capaz de produzir a abertura ou fechamento total da vlvula. Assim, por exemplo, se a faixa proporcional 20%, signica que uma variao de 20% no desvio produzir uma variao de 100% na sada, ou seja, a vlvula se mover de totalmente aberta para totalmente fechada, quando o erro variar 20% da faixa de medio. O grco a seguir mostra a relao entre a abertura da vlvula e a varivel controlada.

227

CORPORATIVA

Alta Competncia

228
Representao grca de diversas faixas proporcionais

Observando o grco possvel concluir que quanto menor a faixa proporcional, maior ser o movimento da vlvula em relao ao mesmo desvio e, portanto, mais eciente ser a ao proporcional. Porm, se a faixa proporcional for igual a zero, a ao proporcional deixa de atuar, passando ento a ser um controle de ao liga-desliga. Ento, possvel concluir que existe uma relao bem denida entre a faixa proporcional (FP) e o ganho proporcional (Kp). Esta relao pode ser expressa pela equao a seguir:

IMPORTANTE! Faixa proporcional de um controlador a percentagem de variao (em relao escala total de medio) que a varivel controlada deve apresentar para que o sinal de sada ou elemento nal sejam levados de um extremo a outro.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Erro de off-set Vericamos at aqui que ao introduzirmos os mecanismos da ao proporcional, eliminamos as oscilaes no processo provocadas pelo controle liga-desliga, porm o controle proporcional no consegue eliminar o erro de off-set ou erro de regime, visto que quando h um distrbio qualquer no processo, a ao proporcional no consegue eliminar totalmente a diferena entre o valor desejado e o valor medido (varivel controlada), conforme pode ser visto na ilustrao a seguir:

229

Resultado do controle pela ao proporcional

No grco acima aconteceu um distrbio no processo no instante T1 e o processo reagiu, oscilando at encontrar uma nova posio de equilbrio. Como houve alterao nas vazes de sada e de entrada de lquido, por exemplo, as condies de equilbrio sofreram alterao e este ser conseguido em outra posio. Esta mudana na posio de equilbrio ento provocar o aparecimento de uma diferena entre os valores medidos e desejados. Esta diferena permanecer constante enquanto nenhum outro distrbio acontecer, j que a ao proporcional s atua no momento em que o distrbio aparece. Uma observao importante que deve ser feita que o valor do erro off-set depende diretamente da faixa proporcional, tornando-se, assim, cada vez menor medida que a faixa proporcional diminuiu. No entanto, medida que a faixa proporcional diminui, aumenta a possibilidade do aparecimento de oscilaes, sendo, portanto, importante estar atento ao se escolher a faixa proporcional de controle.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Caractersticas bsicas do controle proporcional Vimos que com a introduo da ao proporcional, consegue-se eliminar as inconvenientes oscilaes provocadas pelo controle ON-OFF. No entanto, esta ao no consegue manter os sistema em equilbrio sem provocar o aparecimento do erro de off-set, caso haja variao na carga, o que muitas vezes pode ser contornado pelo tcnico de operao, que periodicamente faz o reajuste do controle manualmente, eliminando este erro. Se, entretanto, isto ocorrer com freqncia, torna-se desvantajosa a ao de correo do tcnico de operao e ento outro dispositivo deve ser usado. Assim, sistemas de controle apenas com ao proporcional somente devem ser empregados em processos onde grandes variaes de carga so improvveis, apresentando pequena incidncia de erros de off-set ou em processos com pequenos tempos mortos. Neste ltimo caso, a faixa proporcional pode ser bem pequena (alto ganho) a qual reduz o erro de off-set. Basicamente, todo controlador do tipo proporcional apresenta as seguintes caractersticas: a) Correo proporcional ao desvio; b) Existncia de uma realimentao negativa; c) Apresenta erro de off-set aps uma variao de carga.

230

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8.4.3. Ao integral - Ao I Ao utilizar o controle proporcional, conseguimos eliminar o problema das oscilaes provocadas pela ao ON-OFF e este seria o controle aceitvel na maioria das aplicaes, se no houvesse o inconveniente da no eliminao do erro de off-set sem a interveno do tcnico de operao. Esta interveno em pequenos processos aceitvel, porm, em grandes plantas industriais, isto se torna impraticvel. Para resolver este problema e eliminar este erro de offset, desenvolveu-se uma nova unidade denominada ao integral. A ao integral atua no processo ao longo do tempo enquanto existir diferena entre o valor desejado e o valor medido. Assim, o sinal de correo integrado no tempo e por isto, enquanto a ao proporcional atua de forma instantnea quando acontece um distrbio em degrau, a ao integral vai atuar de forma lenta at eliminar por completo o erro. Para melhor compreendermos a ao integral em um sistema de controle, recorreremos aos grcos a seguir, onde est sendo representado como se comporta esta ao quando o sistema sensibilizado por um distrbio do tipo degrau em uma malha aberta. Observe que a resposta da ao integral foi aumentando enquanto o desvio esteve presente, at atingir o valor mximo do sinal de sada (at entrar em saturao). Assim, quanto mais tempo o desvio perdurar, maior a sada do controlador e se o desvio fosse maior ainda, sua resposta seria mais rpida, ou seja, a reta do grco a seguir seria mais inclinada.

231

Resposta da ao integral em distrbio em degrau

CORPORATIVA

Alta Competncia

Percebemos, ento, que a resposta desta ao de controle funo do tempo e do desvio e, deste modo, podemos analiticamente express-la pela seguinte equao (2):

(2) Onde: ds/dt = taxa de variao de sada do controlador; DV = desvio;

232

KI = ganho integral ou taxa integral. Na maioria das vezes o inverso de KI, chamado de tempo integral usado para descrever a ao. [Ti = tempo necessrio para que uma repetio do efeito proporcional seja obtido, sendo expresso em minuto por repetio (MPR) ou segundo por repetio (SPR)]. Integrando a equao (2), ns encontramos a sada atual do controlador em qualquer tempo como:

Onde: MV(t) = sada do controlador para um tempo t qualquer; So = sada do contolador para t = o.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Esta equao mostra que a sada atual do controlador MV (t), depende do histrico dos desvios, desde quando comeou a ser observado em t = 0 e, por conseguinte, ao ser feita a correo do desvio, esta sada no mais retornar ao valor inicial, como ocorre na ao proporcional. Podemos concluir pela equao (2), por exemplo, que se o desvio dobra, a taxa de variao de sada do controlador muda em dobro tambm. a) Ajustes de ganho do controlador com ao integral Os parmetros de ajustes do controlador integral so: tempo integral (Ti) ou Taxa de Reset (Tr). Tempo integral (minutos por repetio - mpr); Taxa de reset (repeties por minutos - rpm). A taxa de reset o inverso do tempo integral.

233

b) Caractersticas bsicas do controle integral A ao integral foi introduzida principalmente para eliminar o erro de off-set deixado pela ao proporcional, atuando, ento, at que o desvio volte a ser nulo. No entanto, como ela uma funo do tempo, sua resposta lenta e, por isso, desvios grandes em curtos espaos de tempo no so devidamente corrigidos. Outro fator importante notado, quando se usa este tipo de ao, que enquanto o desvio no mudar de sentido, a correo, ou seja, o movimento da vlvula, no mudar de sentido, podendo provocar instabilidade no sistema.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Tipicamente, a ao integral no usada isoladamente, sendo sempre associada ao proporcional, pois deste modo tem-se o melhor das duas aes de controle. A ao proporcional corrige os erros instantaneamente e a integral se encarrega de eliminar em longo prazo qualquer desvio que permanea (por exemplo, erro de off-set). Entretanto, s vezes ela pode ser utilizada sozinha quando o sistema se caracteriza por apresentar pequenos atrasos de processo e, conseqentemente, pequenas capacitncias. As principais caractersticas do controle integral so: A correo depende no s do erro, mas tambm do seu tempo de durao; Ausncia do erro de off-set;

234

Quanto maior o erro, maior ser a velocidade de correo; No controle integral, o movimento da vlvula no muda de sentido enquanto o sinal de desvio no se inverter.
Desvio VP tempo

SV

DV t (a)

Movimento da vlvula pela ao P

ao P

MV tempo

(b) Movimento da vlvula pela ao I

a
(c)

MV

tempo

I P+

MV

P P
tempo

P
t (d)

t1

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8.4.4. Ao derivativa (ao D) At agora vimos que o controlador proporcional tem sua ao proporcional ao desvio e que o controlador integral tem sua ao proporcional ao desvio, em virtude do tempo. Em resumo, eles s atuam em presena do desvio. O controlador ideal seria aquele que impedisse o aparecimento de desvios, o que na prtica seria difcil. No entanto, pode ser obtida a ao de controle que reaja em funo da velocidade do desvio, ou seja, no importa a amplitude do desvio, mas sim a velocidade com que ele aparece. Este tipo de ao comumente chamado de ao derivativa. Ela atua, fornecendo uma correo antecipada do desvio, isto , no instante em que o desvio tende a acontecer, ela fornece uma correo de forma a prevenir o sistema quanto ao aumento do desvio, diminuindo, assim, o tempo de resposta. Matematicamente, esta ao pode ser representada pela seguinte equao:

235

Onde: = taxa de variao do desvio; So = sada para desvio zero; Td = tempo derivativo. O tempo derivativo, tambm chamado de ganho derivativo, signica o tempo gasto para se obter a mesma quantidade operacional da ao proporcional somente pela ao derivativa, quando o desvio varia numa velocidade constante. a) Ajustes de ganho do controlador com ao derivativa O parmetro de ajuste do controlador derivativo o tempo derivativo que dado em minutos.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Observe os grcos a seguir:


Desvio (%)

0 100
Sada (%)

t0

VP SV tempo

VP

t0

t1

SV tempo

ao D
MV
t0

ao D

tempo

t0

t1

MV tempo

(a) Desvio em degrau

(b) Desvio em rampa

S (%) (sada)

236

100

50

dE (% / s) 0 dt (+) Razo de mudana do desvio

(-)

b) Caractersticas bsicas do controle derivativo Como esta ao de controle depende somente da razo da variao do desvio e no da amplitude deste, no deve ser utilizada isoladamente, pois tende a produzir movimentos rpidos no elemento nal de controle, tornando o sistema instvel. No entanto, para processos com grandes constantes de tempo, ela pode vir associada ao proporcional e principalmente s aes proporcional e integral. Esta ao no deve ser utilizada em processos com resposta rpida e no pode ser utilizada em qualquer processo que apresente rudos no sinal de medio, tal como vazo, pois neste caso a ao derivativa no controle ir provocar rpidas mudanas na medio devido a estes rudos. Isto causar grandes e rpidas variaes na sada do controlador, o qual ir manter a vlvula em constante movimento, danicando-a e levando o processo instabilidade.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

As principais caractersticas do controle derivativo so: A correo proporcional velocidade de desvio; No atua quando o desvio constante; Quanto mais rpida a razo de mudana do desvio, maior ser a correo.

8.5. Ao Proporcional + Integral + Derivativa (PID)


Alm das formas j abordadas de controle, temos outras tambm de grande importncia e que devem ser conhecidas. O controle proporcional associado ao integral e ao derivativo o mais sosticado tipo de controle utilizado em sistemas de malha fechada. A proporcional elimina as oscilaes; a integral elimina o desvio de off-set; enquanto a derivativa fornece ao sistema uma ao de antecipao, evitando previamente que o desvio se torne maior quando o processo se caracteriza por ter uma correo lenta comparada com a velocidade do desvio (por exemplo, alguns controles de temperatura). A associao das trs aes de controle permite-nos obter um tipo de controle que rene todas as vantagens individuais de cada um deles e, por isto, virtualmente ela pode ser utilizada para controle de qualquer condio do processo. Na prtica, no entanto, esta associao com a ao derivativa normalmente utilizada em processo com resposta lenta (constante de tempo grande) e sem muito rudo, tal como ocorre na maioria dos controles de temperatura.

237

CORPORATIVA

Alta Competncia

IMPORTANTE! Os valores e Td so parmetros ajustveis pelos

tcnicos de operao e dependem do processo. Esses parmetros so chamados de ganho do controlador, que so: K - ganho do controlador com ao proporcional; 1/Ti - ganho do controlador com ao integral; Td - ganho do controlador com ao derivativa. Estes parmetros atuam no ganho do processo, fazendo com que a varivel encontre mais rapidamente o valor desejado, isto , atinja o valor de SP.

238

8.6. Quadro comparativo entre o tipo de desvio e a resposta de cada ao


Na ilustrao a seguir so apresentadas formas de resposta das aes de controle, isoladas ou combinadas, aps a ocorrncia de distrbios em degrau, pulso, rampa e senoidal, sendo que o sistema se encontra em malha aberta.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

239 8.7. Modos de acionamento


O sinal de sada do controlador depende da diferena entre a varivel do processo (PV) e o valor desejado para aquele controle (SP ou SV). Assim, dependendo do resultado desta diferena, a sada pode aumentar ou diminuir. Baseado nisto um controlador pode ser designado a trabalhar de dois modos distintos chamados de ao direta e ao indireta. A ao direta ou indireta deve ser analisada em conjunto com o elemento nal de controle, onde devemos avaliar a posio de falha da vlvula. Vlvula com posio de falha aberta representada no uxograma de engenharia como falha abre (FA) ou fail open (FO); Vlvula com posio de falha fechada representada no uxograma de engenharia como falha fecha (FF) ou fail closed (FC).

CORPORATIVA

Alta Competncia

a) Ao direta (normal) Um controlador est funcionando na ao direta quando um aumento na varivel do processo em relao ao valor desejado provoca um aumento no sinal de sada do mesmo. b) Ao indireta (reversa) Um controlador est funcionando na ao reversa quando um aumento na varivel do processo em relao ao valor desejado provoca um decrscimo no sinal de sada do mesmo.

8.8. Estratgias de controle automtico


As estratgias de controle automtico so utilizadas em malha fechada que utilizam algoritmos PID. Estas estratgias so denidas em funo do comportamento do processo identicando a varivel controlada ou de processo, a varivel manipulada, e, principalmente, o distrbio que interfere diretamente na varivel controlada. Realimentao ou feed-back (+ utilizado); Cascata; Antecipativo ou feed-foward; Faixa dividida ou split-range. 8.8.1. Malha de controle tipo feedback Nesse tipo de regulao automtica, a ao de correo (MV) produzida em funo das diferenas entre a varivel do processo e o set-point. A correo no mudar o seu sinal at que o desvio no mude. A correo cessada quando PV = SP. Em outras palavras, o controlador recebe o sinal proveniente da PV aps a ocorrncia do erro.

240

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8.8.2. Controle em cascata O controle em cascata implementado quando a malha de controle simples j no responde satisfatoriamente, principalmente em processos de grande inrcia e quando o processo possui uma contnua perturbao na varivel regulante. No controle em cascata normalmente encontram-se duas variveis de processo, dois controladores e um elemento nal de controle. Nesta estratgia de controle temos a sada de um controlador, sendo o SP remoto do outro. 8.8.3. Controle Feed-forward O controle Feed-foward tambm conhecido por regulao em malha aberta, regulao preditiva ou controle por antecipao. Nesta estratgia de controle o controlador recebe o valor da varivel de processo antes dela ocasionar o sinal de erro no controlador. 8.8.4. Controle tipo split-range O controle split-range uma montagem particular que utiliza no mnimo dois elementos nais de controle comandados simultaneamente pelo mesmo sinal. Essa estratgia utilizada nas seguintes circunstncias: Quando a rangeabilidade necessria para uma aplicao maior que a rangeabilidade de um nico elemento nal de controle; Quando necessrio utilizar dois elementos nais de controle, independente da situao.

241

ATENO
A montagem split-range necessita de posicionadores que permitam efetuar em cada EFC o seu curso nominal para uma parte do sinal do controlador.

CORPORATIVA

Alta Competncia

8.9. Tecnologias dos controladores


Os controladores PID podem ser construdos utilizando-se diversas tecnologias. Existem disponveis no mercado controladores PID pneumticos, eletrnicos analgicos e eletrnicos microprocessados. Os controladores pneumticos utilizam sinais pneumticos de 3 a 15psig e ainda so utilizados na indstria do petrleo, principalmente devido a sua segurana em reas onde existe a possibilidade de presena de produtos inflamveis e devido tambm a sua robustez, entretanto seu uso cada vez menor. Os controladores eletrnicos analgicos (baseados em amplificadores operacionais e transistores) esto em extino, sendo substitudos pelos controladores eletrnicos digitais. Utilizam sinais eltricos de 4 a 20 mA. Os controladores digitais so a maioria, e podem ser implementados de vrias formas, a saber: Controladores single ou multi-loop; Controladores Lgicos Programveis (CLP); Sistemas Digitais de Controle Distribudo (SDCD); E recentemente em transmissores FieldBus. Os controladores single ou multi-loop so dispositivos de painel, de pequeno porte, que utilizam microcontroladores e podem controlar at quatro malhas. Podem implementar estratgias de controle em cascata, controle por antecipao, sintonia automtica e algumas outras estratgias avanadas. So utilizados em indstrias onde o nmero de malhas no muito elevado.

242

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

Os CLPs so computadores industriais, inicialmente desenvolvidos para executar lgica discreta em substituio aos painis de rels. Atualmente, os CLPs possuem blocos funcionais que implementam o algoritmo PID. Podem executar algumas centenas de malhas PID em um nico processador e so utilizados em indstrias que no requerem estratgias de controle avanado. Os SDCDs so computadores industriais desenvolvidos para implementao de grande nmero de malhas de controle e utilizao de estratgias de controle avanado. Recentemente, os transmissores de presso, nvel, temperatura e vazo passaram a ser microprocessados (inteligentes) com o objetivo de realizar linearizao, diagnstico, calibrao e congurao remota. Hoje, alguns transmissores microprocessados, denominados FieldBus, transmitem o valor da varivel medida e dados de diagnstico via rede digital e alguns possuem algoritmos de controle PID, de forma que o controle pode car distribudo no campo.

243

8.10. Sintonia do controlador PID


A sintonia de um controlador a escolha feita dos parmetros do controlador (Kp, Ti e Td) de forma que a varivel controlada apresente um determinado comportamento (forma de resposta) aps uma variao da referncia ou da carga. Existem vrios mtodos de sintonia para o controlador PID. Alguns mtodos so analticos e requerem o conhecimento do modelo dinmico da planta. Outros mtodos so empricos e estabelecem regras baseadas no resultado de estmulos aplicados planta. IMPORTANTE! Grande parte da literatura de controle de processo recomenda que em um controlador bem sintonizado, a varivel controlada, aps uma mudana da referncia em degrau deve obter uma taxa de amortecimento de , bom compromisso entre uma rpida subida e um curto tempo de acomodao, considerando apenas os critrios de estabilidade e sem falar em otimizao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

8.11. Exerccios
1) O que so aes de controle? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) Descreva, resumidamente, os trs tipos de aes de controle. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3) Quais as principais categorias dos controladores? ________________________________________________________________ 4) Como se subdividem os controladores eltricos? _______________________________________________________________ ________________________________________________________________

244

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

5) Correlacione as colunas a seguir, numerando as descries da coluna da direita de acordo com os tipos de controladores da coluna da esquerda. (1) Controladores ( ) hidrulicos Controladores ( ) Lgicos Programveis (CLP ou CLP) Controladores ( ) digitais Foram os primeiros a ser miniaturizados, permitindo a construo de painis centralizados. Permitem adicionar 4 controladores convencionais em um s instrumento, alm de adicionar muito mais funes. So hoje amplamente utilizados na indstria do petrleo. Os algoritmos de controle so facilmente implementados atravs de software (programao). So os mais utilizados quando se exige uma quantidade de fora muito grande, em sistemas de grande porte.

(2)

(3)

(4)

Controladores ( ) pneumticos

245

6) Complete as lacunas. Para melhorar a ao de controle, necessrio observar a situao do processo quanto aos seguintes aspectos: Identicar quais outras ______________________. variveis atuam na varivel

Escolher, para ___________ manipulada, a varivel que melhor controle a varivel ________________. Conhecer a forma da ________________ de transparncia do controlador. Identicar o sinal que entra e sai do ____________, ou seja, saber qual a relao entre a entrada do erro e a ___________ do controlador. Conhecer a descrio dos _________________ do controlador.

CORPORATIVA

Alta Competncia

7) Explique os conceitos a seguir: a) Repeties por minuto (rep./min, ou rpm): ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _ b) Minuto por repetio (min./rep). ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _ 8) Um controlador de temperatura cujo range de 300 K a 440 K tem seu valor desejado ajustado em 384 K. Determine o erro percentual quando a temperatura medida de 379 K.

246

9) Um sistema que est sendo controlado atravs da ao proporcional direta se encontra funcionando nas seguintes condies: VP = 50%; SV = 40% e FP = 60%. Calcule a sua sada neste instante, sabendo que So igual a 50%.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

10) Um controlador proporcional de ao reversa sensibilizado por um desvio que se manifesta a uma taxa de 8 % / min. Sabendo-se que a faixa proporcional de 20%, qual a variao produzida na sada do controlador ao nal dos primeiros 20 segundos?

11) Um controlador P + I sensibilizado em um determinado instante por um desvio de 10%. Considerando que este controlador se encontra em uma bancada de teste (malha aberta), calcule a nova sada 5 segundos aps ter sido introduzido o desvio, sabendo-se que: a Faixa Proporcional = 60%; Ganho Integral = 2 rpm ( repeties por minuto ); Ao do Controlador = Reversa; Sada Anterior So = 12 mA VP > SV.

247

CORPORATIVA

Alta Competncia

12) Um controlador P + D sensibilizado por um desvio que se manifesta com uma velocidade de 20%/ min. Considerando VP > SV, ao direta; Kp = 2; KD = 0,25 min e So= 50%, qual a sada do controlador 10 segundos aps o incio do desvio?

248

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8.12. Glossrio
Capacitncia - medida das caractersticas prprias do processo para manter ou transferir uma quantidade de energia ou de material com relao a uma quantidade unitria de alguma varivel de referncia. CLP - Controlador Lgico Programvel. EFC - Elemento Final de Controle. FA - falha abre. FC - fail closed. FF - falha fecha. FO - fail open. FP - faixa proporcional. Kp - ganho proporcional. Multi-loop - instrumentos capazes de controlar malhas, sem a necessidade do uso do CLP. MV - varivel manipulada, sinal de sada. Off-set - desvio residual. PID - Proporcional, Integral e Derivativo. PV - varivel de processo (VP). Range - faixa de vazo. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribudo. Set-point - ponto ponto de ajuste. Solenide - bobina contendo um elemento mvel de material magntico que se move em funo da direo do campo magntico. SP - set-point.

249

CORPORATIVA

Alta Competncia

8.13. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1. Instrumentation Symbols and Identication. 1984. Apostila do Controle e automao de processos mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento. 2000. Apostila do Curso de Controle automtico de processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. So Paulo: Edgard Blcher, 2003.

250

GOMES, Andrea Manhes. Noes Bsicas de Instrumentao e Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial; Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A Importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia & Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

8.14. Gabarito
1) O que so aes de controle? Aes de controle, de um operador humano ou controlador automtico, soa procedimentos que visam a eliminar rpida e ecazmente um desvio notado em uma varivel de processo. 2) Descreva, resumidamente, os trs tipos de aes de controle. Aes proporcionais, nas quais o operador modica, manualmente, um controle, proporcionalmente ao desvio identicado na varivel. Aes derivativas ou Pr-Action, exigidas em processos de reao lenta, nos quais se aplica uma correo inicial maior que a proporcional, visando a estabilizar rapidamente a varivel. Aes integrais ou Reset, nas quais uma correo adicional aplicada quando, aps correes iniciais, o processo se estabiliza um pouco fora do valor desejado, para que o controle seja restabelecido. 3) Quais as principais categorias dos controladores? Controladores pneumticos, hidrulicos e eltricos. 4) Como se subdividem os controladores eltricos? Os controladores subdividem-se em eletrnicos, analgico-digitais e digitais. 5) Correlacione as colunas a seguir, numerando as descries da coluna da direita de acordo com os tipos de controladores da coluna da esquerda: (1) (2) Controladores hidrulicos Controladores Lgicos Programveis (CLP ou CLP) Controladores digitais (4) (3) Foram os primeiros a ser miniaturizados, permitindo a construo de painis centralizados. Permitem adicionar 4 controladores convencionais em um s instrumento, alm de adicionar muito mais funes. So hoje amplamente utilizados na indstria do petrleo. Os algoritmos de controle so facilmente implementados atravs de software (programao). So os mais utilizados quando se exige uma quantidade de fora muito grande, em sistemas de grande porte.

251

(3)

(2)

(4)

Controladores pneumticos

(1)

CORPORATIVA

Alta Competncia

6) Complete as lacunas. Para melhorar a ao de controle, necessrio observar a situao do processo quanto aos seguintes aspectos: Identicar quais outras variveis atuam na varivel controlada. Escolher, para varivel manipulada, a varivel que melhor controle a varivel principal. Conhecer a forma da funo de transparncia do controlador. Identicar o sinal que entra e sai do controlador, ou seja, saber qual a relao entre a entrada do erro e a correo do controlador. Conhecer a descrio dos componentes do controlador. 7) Explique os conceitos a seguir: a) Repeties por minuto (rep./min, ou rpm): Exprime o nmero de vezes que um controlador repete a ao proporcional no intervalo de um minuto. So usadas, tambm, as expresses: Reset rate, velocidade de reset e velocidade reajuste.

252

b) Minuto por repetio (min./rep): Exprime o tempo que um controlador necessita para fazer uma repetio da correo proporcional. So usadas, tambm, as expresses: Reset time, tempo integral, tempo de reset tempo de reajuste. 8) Um controlador de temperatura cujo range de 300 K a 440 K tem seu valor desejado ajustado em 384 K. Determine o erro percentual quando a temperatura medida de 379 K. Soluo: O erro percentual denido por:

OBS: Neste caso o desvio negativo pois o valor medido est abaixo do valor desejado.

CORPORATIVA

Captulo 8. Sistemas de controle de processo

9) Um sistema que est sendo controlado atravs da ao proporcional direta, se encontra funcionando nas seguintes condies: VP = 50%; SV = 40% e FP = 60%. Calcule a sua sada neste instante, sabendo que So igual a 50%. Soluo:

10) Um controlador proporcional de ao reversa sensibilizado por um desvio que se manifesta a uma taxa de 8 % / min. Sabendo-se que a faixa proporcional de 20%, qual a variao produzida na sada do controlador ao nal dos primeiros 20 segundos? Soluo:

253

CORPORATIVA

Alta Competncia

11) Um controlador P + I sensibilizado em um determinado instante por um desvio de 10 %. Considerando que este controlador se encontra em uma bancada de teste (malha aberta), calcule a nova sada 5 segundos aps ter sido introduzido o desvio, sabendo-se que: a Faixa Proporcional = 60%; Ganho Integral = 2 rpm ( repeties por minuto ); Ao do Controlador = Reversa; Sada Anterior So = 12 mA VP > SV Soluo: MV = S0 (Kp . DV + Kp . Ki . DV . T) S0 = (12 - 4) . 100 = 50% 16

MV = 50% ( 100 . 10 + 100 . 2 . 10 . 5) 60 60 60 MV = 50% (16,66 + 2,77) (Ao Reversa) MV = 50% - (19,44 ) MV = 30,56% Ou seja:

254

MV =

30,56 . 16 + 4 = 8,88 (mA) 100

12) Um controlador P + D sensibilizado por um desvio que se manifesta com uma velocidade de 20%/ min. Considerando VP > SV, ao direta; Kp = 2; KD = 0,25 min e So= 50%, qual a sada do controlador 10 segundos aps o incio do desvio? Soluo: MV = S0 (Kp . DV + Kp . KD . DE ) DT MV = 50% (Kp . 20 . 10 + Kp . KD . 20) 60 MV = 50% (2 . 20 . 10 + 2 . 0,25 . 20) 60 MV = 50% (6,667 + 10) MV = 50% 16,667 (Ao Direta) MV = 50% + 16,667 MV = 66,667% Ou seja: MV = 66,667 . 16 + 4 = 14, 66 (mA) 100

CORPORATIVA

Vlvulas

Ao nal desse captulo, o treinando poder:


Identicar os principais tipos de vlvulas e suas funes no processo industrial; Reconhecer as principais funes, caractersticas e a aplicabilidade das vlvulas e seus componentes.

CORPORATIVA

Captulo 9

Alta Competncia

256

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

9. Vlvulas

termo vlvula faz parte de nosso cotidiano. Mas, de modo geral, somente nos damos conta de sua importncia quando algum equipamento hidrulico domstico no funciona adequadamente. Sendo assim, vamos vericar o conceito, em primeiro lugar, no mbito mais geral para, a seguir, analisar aspectos tcnicos, importantes no contexto da indstria do petrleo. A aplicao na indstria no diferente, embora em um nvel de complexidade muito maior. Nos processos industriais, muitos so os uxos que precisam ser regulados e as etapas e mecanismos de regulagem, em sistemas complexos, nos quais as vlvulas constituem um dos diversos instrumentos de controle e regulagem. Em decorrncia da diversidade de aplicaes, muitos so, tambm, os tipos e os componentes de vlvulas.

257

9.1. Vlvula de controle


A vlvula de controle um elemento nal de controle que atua como orifcio ou restrio varivel numa tubulao, regulando a quantidade de vazo da varivel a ser controlada. A vlvula de controle um dos componentes de uma malha de controle.

Malha de controle

CORPORATIVA

Alta Competncia

No exemplo acima podemos perceber que quando o sinal de sada do controlador 4 mA, o sinal de sada do posicionador eletropneumtico de 3psig, mantendo a vlvula fechada. A vlvula de controle, que voc pode ver na ilustrao anterior, composta por trs partes: a) Atuador - fornece a fora necessria para o funcionamento da vlvula; b) Castelo - liga o atuador ao corpo e serve como guia da haste; c) Corpo - ca em contato com o processo. 9.1.1. Atuador

258

Basicamente, h duas lgicas de operao do atuador pneumtico com o conjunto diafragma e mola. Ar para abrir - mola para fechar; Ar para fechar - mola para abrir. Existe um terceiro tipo, menos usado, cuja lgica de operao ar para abrir - ar para fechar. Outra nomenclatura para a ao da vlvula falha-aberta (failopen), que equivale a ar para fechar e falha-fechada, igual a ar para abrir.

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

A operao de uma vlvula com atuador pneumtico com lgica de ar para abrir a seguinte: quando no h nenhuma presso chegando ao atuador, a vlvula est desligada e na posio fechada. Quando a presso de controle, tpica de 20 a 100 kPa (3 15psig) comea a crescer, a vlvula tende a abrir cada vez mais, assumindo as innitas posies intermedirias entre totalmente fechada e totalmente aberta. Quando no houver sinal de controle, a vlvula vai imediatamente para a posio fechada, independente da posio em que estiver no momento da falha. A posio de totalmente fechada tambm conhecida como a de segura em caso de falha. Quem leva a vlvula para esta posio segura justamente a mola. Assim, o sinal pneumtico de controle deve vencer a fora da mola, a fora apresentada pelo uido do processo, os atritos existentes entre a haste e o engaxetamento. O atuador necessita de presso para abrir a vlvula. Para presses menores que 20 kPa (3psig) a vlvula deve estar totalmente fechada. Com o aumento gradativo da presso, a partir de 20 kPa (3psig), a vlvula abre continuamente. A maioria das vlvulas calibrada para estar totalmente aberta quando a presso atingir exatamente 100 kPa (15psig). Calibrar uma vlvula fazer a abertura da vlvula seguir uma reta, passando pelos pontos 20 kPa x 0% (3psig x 0%) e 100 kPa x 100% (15psig x 100%) de abertura. A falha do sistema, ou seja, a ausncia de presso, deve levar a vlvula para o fechamento total. Uma vlvula com atuao ar-para-fechar opera de modo contrrio. Na ausncia de ar e com presses menores que 20 kPa (3psig), a vlvula deve estar totalmente aberta. Com o aparecimento de presses acima de 20 kPa (3psig) e seu aumento, a vlvula diminuir sua abertura. Com a mxima presso do controlador, de 100 kPa (15psig), a vlvula deve estar totalmente fechada. Na falha do sistema, quando a presso cair a 0 kPa, a vlvula deve estar na posio totalmente aberta. Certas aplicaes exigem uma vlvula de controle com um diafragma especial, de modo que a falta do sinal de atuao faa a vlvula se manter na ltima posio de abertura; tem-se a falha-ltima-posio. Quanto ao meio de atuao, o atuador pode ser:

259

CORPORATIVA

Alta Competncia

Mecnico; Pneumtico; Eltrico; Hidrulico. Dentre os atuadores, vamos destacar, nesse estudo, o atuador pneumtico, por ser um dos mais utilizados, e denir o atuador eltrico. a) Atuador pneumtico O atuador pneumtico possui um diafragma preso entre duas tampas, que formam as cmaras superior e inferior. Esse tipo de atuador transforma a presso do ar em movimento. Ele recebe a presso de um controlador ou atravs de um posicionador da vlvula de controle. Esta presso atua na cmara superior do motor - ao direta ou na cmara inferior - ao inversa, para deslocar a haste do atuador.

260

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

Componentes do atuador pneumtico


O diafragma do atuador confeccionado de borracha nylon, neoprene e Buna N. A borracha, por apresentar o inconveniente de ser atacada pelo leo, est sendo substituda pelo neoprene. O diafragma construdo em tela de algodo ou nylon com uma capa de neoprone em ambos os lados, possuindo uma resistncia a rupturas at 135psig. Diafragma O limite de temperatura para o neoprene de -30 a +70C, e a borracha pode ser usada entre -40 a +70C. A rea efetiva do diafragma no permanece constante em todo curso da haste. Portanto, interessante conhecer a variao na rea efetiva do diafragma para determinar a fora mxima que possvel desenvolver na haste, de acordo com as caractersticas entre a presso de entrada e o curso da haste. A haste do atuador tem a funo de assegurar o alinhamento perfeito entre o atuador, o castelo e o corpo da vlvula. Este alinhamento deve ser observado com maior ateno no caso de vlvulas com haste deslizante no qual o atuador ligado haste do obturador. O desalinhamento acarretar emperramento, desgaste excessivo nas gaxetas e nas guias. A haste confeccionada em ferro fundido, ou em ao, dando-se preferncia ao ao, por possuir maior resistncia ao choque. A mola tem a funo de opor-se fora provocada pela presso de ar que atua sobre a rea efetiva do diafragma. A mola confeccionada em ao especial temperado, cuja caracterstica apresentar elasticidade que no varie no decorrer do tempo.

261

Haste

Mola

CORPORATIVA

Alta Competncia

ENTRADA

ENTRADA

Atuador penumtico

262

b) Atuador eltrico O atuador eltrico pode ser acionado por vlvula solenide, que permite posicionar o obturador da vlvula em duas posies: aberta ou fechada, ou motor eltrico reversvel que coloca o obturador na posio de abertura determinada pelo controlador. Abaixo, apresentamos a ilustrao de atuador eltrico, independente do mesmo ser acionado por solenide ou por controlador.

Atuador eltrico

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

9.1.2. Castelo O castelo (bonnet) liga o corpo da vlvula ao atuador. A haste da vlvula se movimenta atravs do engaxetamento do castelo. H trs tipos bsicos de castelo: aparafusado, unio e angeado. O engaxetamento no castelo para alojar e guiar a haste com o plug deve ser de tal modo que no haja vazamento do interior da vlvula para fora e nem muito atrito que diculte o funcionamento ou provoque histerese. Para facilitar a lubricao do movimento da haste e prover vedao, usam-se caixas de engaxetamento. Algumas caixas requerem lubricao peridica. Os materiais tpicos de engaxetamento incluem Teon, asbesto, grate e a combinao deles (asbesto impregnado de Teon e asbesto gratado). Quando a aplicao envolve temperaturas extremas, muito baixas (criognicas) ou muito elevadas, o castelo deve ter engaxetamento com materiais especiais (semimetlicos) e possuir aletas horizontais, que aumentem a rea de troca de calor, facilitando a transferncia de energia entre o processo e a atmosfera externa e protegendo o atuador da vlvula contra temperaturas extremas. Em aplicaes onde se quer vedao total ao longo da haste, pois o uido do processo txico, explosivo, pirofosfrico, muito caro, usam-se foles como selos. O uido do processo pode ser selado interna ou externamente ao fole. Quanto aplicao, o castelo se classica nos seguintes tipos: Castelo normal; Castelo aletado; Castelo alongado; Castelo com fole. a) Castelo normal o castelo de uso geral. aplicvel para temperaturas inferiores a 200C e uidos no txicos.

263

CORPORATIVA

Alta Competncia

Castelo normal

264

b) Castelo aletado usado quando a temperatura do uido for superior a 200C. A funo das aletas permitir a dissipao do calor, mantendo a temperatura baixa, a m de proteger o engaxetamento.

Castelo aletado

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

IMPORTANTE! Caso a vlvula esteja operando com vapores condensveis, as aletas no conseguiro reduzir a temperatura abaixo do ponto de saturao do lquido. Se isto ocorrer, haver condensao do vapor e o lquido fluir para a tubulao, sendo substitudo por outra poro de vapor de temperatura mais elevada.

c) Castelo alongado usado para temperaturas inferiores a -5 C e deve ser suficientemente longo para que a temperatura das gaxetas no atinja valores abaixo de -25C, a fim de evitar o congelamento das gaxetas.

265

Castelo alongado

CORPORATIVA

Alta Competncia

d) Castelo com fole usado com selo para uidos radiativos caros ou txicos. O fole confeccionado em uma liga resistente corroso e soldado haste da vlvula, fazendo uma selagem metlica para o lquido do processo. O fole pode ser pressurizado apenas internamente ou em ambos os lados. Neste caso, a haste da vlvula deve possuir um dispositivo que no permita a rotao da haste durante a montagem, am de no danicar o fole. Uma desvantagem do castelo com fole a sua presso de trabalho ser relativamente baixa (150 PSI). Uma substituio mais econmica para fole de selagem o engaxetamento duplo do castelo.

266

Castelo com fole

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

Caixa de gaxetas A caixa de gaxetas faz parte do castelo e sua nalidade proporcionar a estanqueidade do uido, alm de servir como guia da haste. Deve comportar uma altura de gaxeta equivalente a 6 vezes o dimetro da haste.

Atuador eltrico

9.1.3. Corpo O corpo a parte da vlvula de controle que entra em contato com o uido a ser controlado. Ele est diretamente ligado funo da vlvula de controle, portanto, ele determina a classicao das vlvulas em vrios tipos. Constituem os principais tipos: Vlvula-globo; Vlvula de trs vias; Vlvula saunders; Vlvula-borboleta.

267

9.2. Vlvula-globo
a vlvula de maior aplicao na indstria. chamada vlvula-globo, por ter seu corpo neste formato.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Existem dois tipos de vlvulas-globo, a saber: Vlvula-globo com sede simples. Vlvula-globo com sede dupla. a) Vlvula-globo com sede simples a vlvula que permite ao uido escoar por uma nica passagem. usada sempre que se necessita de uma estanqueidade perfeita (0,01% da mxima capacidade da vlvula). O corpo da vlvula pode ser irreversvel e reversvel. Para a vlvula irreversvel a montagem da mesma na tubulao s pode ser feita em uma posio.

268

Vejamos as ilustraes a seguir:

Corpo irreversvel de sede simples

Corpo reversvel de sede dupla

b) Vlvula-globo de sede dupla a vlvula que permite ao uido escoar por duas passagens, pois o uido entra e se divide para as duas sedes. Esta vlvula tambm chamada vlvula de equilbrio de presso, devido ao equilbrio de presso existente entre o obturador superior e o inferior. Observe a ilustrao a seguir:

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

Vlvula-globo de sede dupla

Este tipo de vlvula bastante usado em funo de sua maior sensibilidade ao sinal pneumtico. Para movimentar o obturador, necessria apenas uma pequena diferena de presso no diafragma do motor. Existe uma relao de 1/16 a 1/8 entre os dimetros dos orifcios das sedes, para permitir a montagem do obturador.

269

9.3. Vlvula de trs vias


A vlvula de trs vias pode ser construda a partir da adaptao de uma vlvula-globo reversvel de sede simples ou de sede dupla.

Vlvula-globo reversvel de sede simples


FIG. 25

Vlvula-globo reversvel de sede dupla


FIG.26

CORPORATIVA

Alta Competncia

A vlvula de trs vias usada para misturar fluidos diferentes ou para desviar o fluido em dois sentidos. Por exemplo, na ilustrao da vlvula-globo reversvel de sede simples, se tivermos dois fluidos diferentes na entrada C e L temos na sada U a mistura dos dois fluidos. IMPORTANTE! O total de vazo atravs dos orifcios de uma vlvula de trs vias constante e independe da posio do obturador. usada para misturar o uido e no para controlar a vazo total.

9.4. Vlvula Saunders


A vlvula Saunders, representada na ilustrao a seguir, adequada para regular uido contendo slidos e abrasivos em suspenso, uido pastoso, uido corrosivo e polpa. Ela opera com um diafragma exvel para efetuar o fechamento, proporcionando vedao estanque. inadequada para altas presses e geralmente empregada em controle do tipo tudo ou nada. Sua conexo com a tubulao feita atravs de conexes.

270

FLEXIBLE DIAPHRAGM

Vlvula Saunders

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

9.5. Vlvula-borboleta
A vlvula-borboleta composta por um corpo cilndrico com um disco solidrio a um eixo instalado perpendicularmente linha de centro do cilindro. Veja na ilustrao a seguir:

Corpo

Haste

Eixo

Disco

Vlvula-borboleta

271

A vlvula-borboleta possui grande capacidade de vazo, pois o dimetro do orifcio de passagem geralmente igual ao dimetro interno da tubulao e a nica obstruo o disco. Sua aplicao limitada pelo fato de requerer uma fora considervel para operao em altas presses.

CORPORATIVA

Alta Competncia

9.6. Exerccios
1) Complete as lacunas a) A vlvula de controle um elemento nal de controle. Atua como orifcio ou ___________ controlvel numa tubulao, regulando a quantidade de vazo da varivel a ser _______________. b) A vlvula de controle composta por 3 partes: ___________, ___________ e ______________. c) O atuador, quanto ao meio de atuao, pode ser: mecnico, ____________, _____________ e _______________. d) A vlvula de maior aplicao na indstria, cujo nome se refere ao seu formato, a vlvula _____________ . e) A vlvula que permite ao uido escoar por duas passagens, tambm chamada vlvula de equilbrio de presso devido ao equilbrio de presso existente entre o obturador superior e o inferior, a vlvula ________ de _____ ___. f) A vlvula que pode ser construda a partir da adaptao de uma vlvula-globo reversvel de sede simples ou de sede dupla a vlvula __________________________________.

272

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

2) Identique as vlvulas representadas a seguir:

Corpo

Haste

Eixo

Disco

Vlvula _______________

Vlvula _____________

273

FLEXIBLE DIAPHRAGM

Vlvula ___________________

Vlvula____________________

CORPORATIVA

Alta Competncia

3) Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das armativas. ( ) O atuador eltrico pode ser acionado por solenide, permitindo posicionar o obturador em duas posies, ou motor eltrico reversvel que coloca o obturador na posio de abertura determinada pelo controlador. ( ) O corpo a parte da vlvula de controle que entra em contato com o uido a ser controlado. ( ) A mola tem a funo de aumentar a fora provocada pela presso de ar que atua sobre a rea efetiva do diafragma. ( ) No diafragma, a borracha est sendo substituda pelo neoprene por apresentar o inconveniente de ser atacada pelo leo.

274

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

9.7. Glossrio
Estanqueidade - capacidade de estancar, parar, interromper. Gaxeta - elementos de vedao usualmente utilizados em bombas. Solenide - bobina contendo um elemento mvel de material magntico que se move em funo da direo do campo magntico.

275

CORPORATIVA

Alta Competncia

9.8. Bibliograa
ALVES, Jos Luiz Loureiro. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2005. ANSI/ ISA S5.1. Instrumentation Symbols and Identication, 1984. Apostila do Controle e Automao de Processos Mdulo 4 do SENAI RJ e Petrobras Abastecimento, 2000. Apostila do Curso de Controle Automtico de Processos da UN-BC/ENGP-AUT. Petrobras, 2000. BEGA, E.A. (Org.). et al. Instrumentao Industrial. 2 edio. Intercincia. Rio de Janeiro, 2006. DELME, Gerard Jean. Manual de Medio de Vazo. 3 edio. Edgard Blcher. So Paulo, 2003.

276

GOMES, Andrea Manhes. Noes bsicas de Instrumentao e Controle. Petrobras, 2006. LIPTK, Bla G. Instrument Engineers Handbook: Process Measurement and Analysis. Radnor, Pennsylvania: Chilton Book Company, 1995. PEREIRA, J.P.P. Apostila do Curso de Operador - Automao e Instrumentao. Petrobras, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Apostila Instrumentao. Salvador, 2005. SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial. Apostila de Instrumentao Industrial; Vitria, 1999. SILVA, Luiz Carlos da. A Importncia da Temperatura do Petrleo Armazenado em Tanques. In: Metrologia e Instrumentao. Disponvel em: <http://www. banasmetrologia.com.br/imprime.asp?codigo=845>. Acesso em: 12 abr 2008. THOMAS, Jos Eduardo (Org.). et al. Fundamentos da Engenharia de Petrleo. 2 edio. Intercincia. Rio de Janeiro, 2004.

CORPORATIVA

Captulo 9. Vlvulas

9.9. Gabarito
1) Complete as lacunas: a) A vlvula de controle um elemento nal de controle. Atua como orifcio ou restrio controlvel numa tubulao, regulando a quantidade de vazo da varivel a ser controlada. b) A vlvula de controle composta por 3 partes: atuador, castelo e corpo. c) O atuador, quanto ao meio de atuao, pode ser: pneumtico, eltrico e hidrulico. d) A vlvula de maior aplicao na indstria, cujo nome se refere ao seu formato, a vlvula globo. e) A vlvula que permite ao uido escoar por duas passagens, tambm chamada vlvula de equilbrio de presso, devido ao equilbrio de presso existente entre o obturador superior e o inferior, a vlvula globo de sede dupla. f) A vlvula que pode ser construda a partir da adaptao de uma vlvula-globo reversvel de sede simples ou de sede dupla a vlvula de trs vias. 2) Identique as vlvulas representadas a seguir:

277

Corpo

Haste

Eixo

Disco

Vlvula de controle

Vlvula borboleta

FLEXIBLE DIAPHRAGM

Vlvula globo de sede dupla

Vlvula saunders

CORPORATIVA

Alta Competncia

3) Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das armativas. (V) O atuador eltrico pode ser acionado por solenide, permitindo posicionar o obturador em duas posies, ou motor eltrico reversvel que coloca o obturador na posio de abertura determinada pelo controlador. O corpo a parte da vlvula de controle que entra em contato com o uido a ser controlado. A mola tem a funo de aumentar a fora provocada pela presso de ar que atua sobre a rea efetiva do diafragma. No diafragma, a borracha est sendo substituda pelo neoprene por apresentar o inconveniente de ser atacada pelo leo.

(V) (F) (V)

278

CORPORATIVA

Anotaes

Anotaes

279

Anotaes

280

Anotaes

Anotaes

281

Anotaes

282

Anotaes

Anotaes

283

Anotaes

284

Anotaes

Anotaes

285

Anotaes

286

Anotaes

Anotaes

287

Anotaes

288

Potrebbero piacerti anche