Sei sulla pagina 1di 9

Vulcanologia

O vulcanismo uma manifestao do geodinamismo interno, constituindo o mecanismo central da evoluo do planeta. Lava material em fuso expelido pelos vulces que perdem os gases podendo conter tambm partculas em suspenso.

Vulcanismo do tipo central forma-se uma conduta tubular, chamada chamin vulcnica, por
onde ascendem os materiais at superfcie.

A ascenso do magma faseada, ou seja:


O magma uma substncia menos densa e por isso pode ascender superfcie. Por vezes ele pode ser libertado ou ento acumular-se em reservatrios a diferentes profundidades, onde permanece muito tempo.

O magma ascende devido a qu?


Devido s altas temperaturas o magma menos denso do que as rochas encaixantes tendo tendncia a subir. A chegada do magma cmara magmtica faz subir a presso, obrigando o mesmo a subir. A subida de presso pode provocar a fratura do teto da cmara. O magma experimenta uma decompresso e os gases presentes nele facilitam a sua ascenso. A acumulao dos materias expelidos na superfcie origina uma estrutura cnica cone principal.

Formao de uma caldeira


Isto ocorre quando h uma grande erupco em que muito material da cmara magmtica expelido criando um vazio. D-se o abatimento da zona superior do vulco, criando uma grande depresso superfcie. As caldeiras de subsidncia formam-se devido ao afundimento da parte central do vulco, aps fortes erupes, em que grande quantidade de materiais rapidamente expelida, ficando um vazio na cmara magmtica. O peso das camadas superiores provocam o colapso do teto da cmara, o que ocasiona o seu afundimento.

Formao de uma lagoa


Aps as erupes vulcnicas, quando os vulces deixam de estar em actividade, as cracteras ou as caldeiras podem ser preenchidas por guas das chuvas ou do gelo.

Vulcanismo fissural a lava expulsa atravs de fendas alongadas que atingem quilmetros de
comprimento. Estas erupces esto associadas a magmas baslticos. Ocorrendo ao nvel dos continentes, a lava espalha-se, formando mantos baslticos. Os mais extensos sistemas de erupces fissurais verificam-se nos fundos ocenicos, ao nvel das dorsais, onde existem fissuras por onde so expelidas grandes quantidades de magma, que, solidificando, geram os fundos ocenicos.

Factores que influenciam a actividade vulcnica:


Composio do magma ricos em slicas; Temperatura; Quantidade de gases dissolvidos formado por uma mistura de silicatos fundidos, por cristais em suspenso e por diversos gases, que se designam por substncias volteis. Viscosidade propriedade comum a todos os fluidos, representando a resistncia da substncia a fluir. Quanto maior for a riqueza da lava em slica, mais baixa a temperatura necessria para manter no estado lquido e maior a sua viscosidade. Magma bsico fludo / Magma intermdio fluido e viscoso / Magma cido - viscoso Lavas bsicas Possuem baixa viscosidade e elevadas temperaturas / - Movem-se rapidamente e percorrem grandes distncias/ - As erupes correspondentes a este tipo de lava so, de modo geral, efusivas. Lavas cidas Possuem elevada viscosidade, fluindo mais lentamente do que as lavas bsicas, e solidificando dentro da prpria cratera ou muito prximo dela/ Os gases tm dificuldade em libertar-se / Violentas exploses que formam piroclastos.

Tipos de actividade vulcnica


Actividade Explosiva Exploses fortes; Lava viscosa; Formao de domas ou cpulas quando a lava no chega a derramar constituindo estruturas arredondadas; Formao de agulhas vulcnicas quando a lava solidifica mesmo dentro da chamin vulcnica; Libertao de muitos gases e piroclastos bombas, lapilli e cinzas. Piroclastos de queda durante as erupes explosivas os fragmentos so projectados, solidificando os que ainda esto pastosos, no trajecto pelo ar. Devido ao seu peso acabam por cair. Ex: Cinzas, Lapilli e Bombas Piroclastos de fluxo so aqueles que se movimentam ao longo das vertentes envolvidos em gua ou em gases. Ex: nuvens ardentes Nuvens ardentes Formadas por fragmentos de vrias dimenses, mas com predomnio de cinzas, envolvidos em gases a elevadssimas temperaturas que se deslocam pelas encostas. Actividade Efusiva: Libertao de gases facilmente; Erupco calma; Lavas fluidas;

Correntes e mantos de lava se os terrenos forem planos, a lava pode cobrir grandes reas, constituindo os mantos de lava. Se houver declive acentuado, pode formar correntes de lava. Poucos piroclastos. Actividade Mista:

Fases explosivas a alternar com fase efusivas; Cones mistos em que alternam.

Vulcanismo Residual
Aps as erupces terem terminado, mantm-se, durante anos, emisses de gua ou de gases a elevadas temperaturas. As emisses de gases designam-se por fumarolas. Quando abundam os compostos de enxofre, designam-se por sulfataras e originam depsitos de enxofre sobre as rochas. Se predomina o dixido de carbono so chamadas mofetas. A expanso das fumarolas pode projectar as guas subterrneas para o exterior sob a forma de repuxos intermitentes Giseres Nascentes Termais as guas subterrneas so aquecidas, devido ao calor dissipado nas regies vulcnicas. Essas gua quentes podem brotar superfcie constituindo estas nascentes.

Vulces e tectnica de placas


Fronteiras divergentes das placas litosfricas Existe uma grande actividade vulcnica nas zonas correpondentes ao eixo das dorsais ocenicas. Fronteiras convergentes das placas litosfricas Os vulces distribuem-se junto das zonas de subduco, formando alinhamentos paralelos s fossas que acompnham as trs principais placas que constituem a bacia do Pacfico e vrias placas menores. Vulces intraplacas Existe por vezes, actividade vulcnica no interior das placas litosfricas. Frequentemente esse vulcanismo origina ilhas que emergem das guas, outras vezes, mantos de basalto nos continentes ou nos fundos ocenicos. Estes centros de actividade vulcnica, so chamados pontos quentes e podem estar representados por vulces isolados ou por grupos de vulces. Os pontos quentes relacionam-se com as chamadas plumas trmicas, que so longas colunas de material quente e pouco denso, que sobem at base da litosfera. Em consequncia da subida, o material experimenta uma decompresso, o que pode levar sua fuso, originando uma fonte de magma. Formao de cadeias de ilhas e de montes submarinos: As cadeias de ilhas formam-se por cima de um ponto quente, correspondente a uma pluma trmica do manto. D-se a subida do magma e forma-se um vulco activo. Devido ao movimento da placa, esse vulco vai se afastando do ponto quente e torna-se extinto. De seguida forma-se um novo vulco sobre a

zona da placa que est sobre o ponto quente. Este fenmeno vai se repetir, ao longo do tempo, enquanto a placa mantiver movimento. O vulcanismo associado a fronteiras divergentes, predominantemente do tipo efusivo. (zonas de dorsais) O vulcanismo associado a fronteiras convergentes, predominantemente do tipo explosivo. (zonas de subduco) O vulcanismo associado existncia de um ponto quente, predominantemente do tipo efusivo.

Minimizao de riscos vulcnicos previso e preveno


Sinais percursores Formao de uma zona mais dilatada num vulco; sismos; formao de gases.

Vulcanismo, fonte de recursos naturais


O vulcanismo tem tambm aspectos positivos. Os fenmenos vulcnicos fornecem dados importantes sobre a constituio e caractersticas do interior da Terra. Utilizao agrcola dos solos, que so muito frteis devido deposio de cinzas vulcnicas; Exploraes de vrios produtos mineiros, como enxofre; Interesse turstico; Aproveitamento da energia geotrmica.

Sismologia
Sismos- movimentos vibratrios que ocorrem na superfcie terrestre originados por uma libertao brusca de energia. A sismologia ocupa-se do estudo dos fenmenos relacionados com a ocorrncia de sismos. Macrossismo- sismos, cuja agitao do solo sentida pela populao e tem origem numa rotura tectnica ou erupco vulcnica. Microssismo sismos que no causam danos e so imperceptveis.

Causas e efeitos dos sismos


a) b) c) Abatimento de uma gruta, mina; Deslocamento do magma; Sismos tectnicos (deslocamento das placas litosfricas) Foras distensveis falha normal ( convergente) Foras compressivas falha inversa (divergente) Foras de cisalhamento falha vertical ( desloca-se lateralmente conservativo) Abalos premonitrios pequenos abalos que ocorrem antes de um sismo

Rplicas ocorrncia de sismos de menos magnitude aps ter ocorrido o abalo principal. Como ocorre a formao de uma falha? As rochas, como qualquer outro meio elstico, quando sujeitas a aco de foras tectnicas experimentam deformao enquanto acumulam energia. Com a aco continuada da tenso, a partir de certa altura supera-se a fora de coeso dos materiais ocorrendo rotura e um movimento brusco dos blocos fracturados originando assim uma falha. O que acontece energia acumulada no momento da rotura? A energia elstica acumulada libertada em parte como calor e sob a forma de ondas elsticas (ondas ssmicas) Teoria do ressalto elstico Segundo a teoria das tectnicas de placas, a litosfera encontra-se dividida em placas litosfricas rgidas. Devido ao movimento das placas, estas podem convergir, divergir ou deslizar lateralmente. Estas fronteira de placas so zonas onde se geram estados de tenso que originam zonas de falha. Ressalto elstico o deslocamento repentino dos dois blocos da falha origina vibraes no solo que se propagam segundo ondas ssmicas. O deslocamento dos blocos rochosos ao longo da falha permite que a rocha deformada recupere parte da sua forma original. A rocha tem um comportamento elstico e regressa ao seu estado inicial aps cessar o estado de tenso. Hipocentro/ foco zona localizada no interior da Terra onde ocorre a libetao da energia. Epicentro ponto da superfcie que fica na vertical do foco, sendo a zona onde o sismo sentido em primeiro lugar e com maior intensidade.

Classificao de sismos:
Superficiais (< 70km); Intermdios ( entre 70 e 300 km); Profundos ( > 300 km). Frentes de onda superfcies esfricas definidas pelo conjunto de pontos que se encontram na mesma fase do movimento. Raios ssmicos linhas radiais perpendiculares frente da onda.

Ondas de volume:
a) Ondas P ( ondas primrias) as partculas constituintes do material rochoso vibram na mesma direco de propagao da onda ; - uma onda de compresso ou de rarefao porque quando passam atravs de um meio rochoso ocorrem sucessivas compresses e distenses; - velocidade elevada e, como tal, so as primeiras a chegar a qualquer ponto da superfcie do globo; - propagam-se paralelamente. b) Ondas S ( ondas secundrias ) as partculas do meio rochoso vibram perpendicularmente direco de propagao da onda; - apresentam uma velocidade inferior s ondas P; - durante o seu trajectrio introduzem deformaes e distores; - s atravessam materiais no estado slido.

Ondas superficiais ( possuem velocidades inferiores s ondas P e S, propagam-se superfcie


ou prximo dela, so as que causam maior destruio):
a) Ondas de Love o deslocamento das partculas perpendicular direco de propagao e paralelo superfcie; b) Ondas de Rayleigh a trajectria da partcula tem uma forma elptica e move-se em sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. Os movimentos do solo provocados pelas ondas ssmicas podem ser registados por sismgrafos, e o registo obtido denomina-se sismograma. Numa estao sismogrfica so utilizados trs sismgrafos: Um regista movimentos verticais; Os outros dois, movimentos orientados perpendicularmente e horizontais. Distncia epicentral distncia entre uma estao ssmica e o epicentro do sismo.

Intensidade Ssmica e Magnitude


A intensidade ssmica um parmetro qualitativo que corresponde aos efeitos produzidos e sentidos superfcie num dado local devido propagao das ondas ssmicas. Escala de Mercalli. Isossistas so linhas que delimitam, em redor do epicentro, as zonas onde a intensidade registada apresenta igual valor. As isossistas no so circunferncias concntricas uma vez que existem vrias diferenas nos materiais atravessados pelas ondas ssmicas, a propagao das ondas condicionada por esse facto e, por isso, as isossistas apresentam formas irregulares e no circunferncias. No oceano no exitem construces nem se observa a topografia , por isso, no possivel definir uma intensidade, pelo que no so traadas isossistas. Magnitude Escala de Richter O valor da magnitude de um sismo representa a ordem de grandeza da energia libertada no foco atravs da propagao de ondas elsticas. Na escala de Richter, a energia libertada por um sismo de determinada magnitude aumenta trinta vezes de um valor para o outro. um mtodo mais objectivo que a intensidade porque faz-se clculos matemticos. Para cada sismo existem muitas intensidades, de acordo, por exemplo com a distncia ao epicentro, mas h apenas uma magnitude.

Sismos e tectnica de placas


Tsunami, raz de mar ou maremoto - ocorre quando o epicentro de um sismo com foco pouco profundo se localiza no oceano, podendo originar uma onda martima.

No momento em que ocorre a libertao de energia, o fundo ocenico sacudido devido ao movimento ao longo da falha e ocasiona a compresso da massa de gua, fazendo com que o nvel do mar suba e originando uma vaga designada por tsunami. Esta vaga apresenta, uma grande extenso, fraca amplitude e enorme velocidade. Sismos intraplaca ocorrem no interior de uma dada placa litosfrica. Sismos interplaca ocorrem nas zonas de fronteiras de placas. Principais trs grandes zonas ssmicas: Cintura mediterrnico asitica / Zonas de dorsais ocenicas / Cintura circumpacfica.

Sismicidade em Portugal
Portugal est situado entre duas placas: Euro Asitica e Africana e isto provoca uma actividade ssmica mais a sul do que a norte. A Pennsula Ibrica comporta-se como uma microplaca com o interior mais rgido e estvel do que as suas margens. A zona A a mais perigosa (zona sul) e a zona D a menos perigosa (zona norte).

Ondas ssmicas e decontinuidades internas


Superfcies de decontinuidade - variaes bruscas da velocidade das ondas ssmicas ao serem atingidas determinadas profundidades permitiram detectar superfcies no interior da Terra que separam materiais com diferente composio propriedades.

Trajectria seguida pelas ondas longitudinais Pn e Pg


As ondas Pg seguem um percurso directo mais superficial em materias cuja velocidade de propagao de 5,6 km/s. As ondas Pn so ondas refratadas cuja velocidade de propagao de 8 km/s.

Porque que as ondas Pn aparecem antes das ondas Pg em estaes localizadas a mais de 150 km?
Embora as ondas Pn percorram um trajecto mais longo, como se deslocam a uma velocidade maior a partir de uma certa distncia (150 km) so registadas nas estaes sismogrficas antes das ondas Pg (directas), que percorrem um trajecto mais curto, mas com menor velocidade. No interior da Terra, a uma profundidade mdia de 35 km a 40 km, existe uma superfcie de decontinuidade que separa a crusta do manto, formada por mateirais de composio e propriedades fsicas diferentes. Esta zona conhecida como superfcie de descontinuidade de Mohorovicic. Atravs dos dados relativos propagao das ondas ssmicas, possvel determinar a espessura da crusta bem como fazer estimativas sobre a sua provvel composio. Descontinuidade de Gutenberg aos 2900 km de profundidade as ondas P sofrem uma brusca queda da velocidade e as S deixam de se propagar. O novo meio em que entraram o ncleo externo alm de muito denso fluido.

O que acontece s ondas P quando passam do manto para o ncleo?

Sofrem desvios acentuados pois sofrem refraco. Entre os 103 e os 143 as ondas P e S no so registadas devido existncia de uma zona de sombra ssmica que modifica o modo de propagao das ondas ssmicas. Esta zona de sombra est relacionada com as propriedades elsticas dos materiais que estas atravessam, nomeadamente a desidade e a rigidez. Quanto maior a rigidez maior a velocidade de propagao das ondas. Quanto maior a densidade menor a velocidade de propagao. A rigidez e a densidade condicionam a velocidade das ondas S. Se o meio for lquido essas ondas no se propagam. Como as ondas S no se propagam a partir dos 2900 km, admite-se que o ncleo externo deva ser lquido.

Porque que as ondas P, ao atravessarem o ncleo externo, experimentam uma diminuio da velocidade?
Isto ocorre devido ao aumento da densidade como tambm diminuio da rigidez dos materiais existentes nessa zona da geosfera. Descontinuidade de Lehmann as ondas S voltam a aparecer nesta zona. O material nesta zona ncleo interno slido, muito rigido e denso. Separao entre o ncleo externo, no estado fluido, e o ncleo interno, no estado slido. Algumas ondas P so registadas nas zonas de sombra devido existncia de um ncleo interno no estado slido, sendo responsvel pela refrao e reflexo das ondas P que as obrigava a emergir na zona de sombra.

Manto uma zona em discusso


Entre os 100 km e os 200 km de profundidade, a velocidade das ondas S decresce abruptamente, sendo esta zona designada zona de baixa velocidade. A diminuio da velocidade nesta zona do manto superior explicada porque, a essa profundidade, considerando as condies de presso, a temperatura aproxima-se do ponto de fuso de alguns minerais das rochas do manto, podendo ocorrer a fuso parcial desses minerais; O facto de a fuso parcial ser compatvel com um modelo capaz de suportar o deslizamento das placas litosfricas levou os gelogos a identificarem a zona inicial de uma camada mais extensa, denominada astenosfera, menos rgida do que a litosfera. A densidade aumenta, a rapidez diminui, a velocidade diminui da passagem da litosfera para a astenosfera. Devido elevada presso que se verifica no ncleo interno, os materiais esto no estado slido apesar das elevadas temperaturas no permitindo a sua fuso.

Presso aumenta com a profundidade. A presso altera a estrutura dos minerais, tornando-os mais densos, e faz subir o ponto de fuso dos mesmos. Temperatura aumenta com a profundidade. Em certas regies, as condies de presso e de temperatura devem combinar-se de tal modo que se torne possvel a fuso do material. Densidade aumenta com a profundidade. Velocidade das ondas ssmicas condicionada pela rigidez e pela densidade dos materiais, aumentando com a rigidez e diminuindo com o aumento da densidade.

Estrutura interna da Terra


Estrutura baseada na composio:
Crosta constituda por rochas metamrficas, granitos, rochas sedimentares e basalto Manto formado por peridotitos Ncleo constitudo por ferro e nquel

Estrutura baseada nas propriedades fsicas


Litosfera slida e rgida Astenosfera slida, mas menos rgida e plstica Mesosfera - rgida Ncleo externo lquido Ncleo interno slido

Potrebbero piacerti anche