Sei sulla pagina 1di 15

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

GT 8. Marxismos latino-americanos

A obra terica de Fernando Henrique Cardoso a partir do grupo de estudo dO capital: pesquisa, totalidade e marxismo

adstringido

Wanderson Fabio de Melo


Resumo: O presente trabalho estuda a produo de Fernando Henrique Cardoso em relao ao procedimento metodolgico na investigao na rea de Cincias Sociais. Situase a posio do socilogo quanto ao funcionalismo, a sociologia compreensiva, o marxismo e o existencialismo. Destacam-se as diferenciaes metodolgicas em relao aos procedimentos de Florestan Fernandes, do qual Cardoso foi aluno na Universidade de So Paulo. As fontes que servem a este texto so os escritos e as entrevistas de Fernando Henrique Cardoso. O eixo norteador da abordagem presente neste artigo a posio de Cardoso a respeito de seu prprio decurso intelectual no perodo da primeira metade dos anos 60 do sculo XX. Assim, realiza-se o trabalho que visa explicitar o entendimento do socilogo acerca da categoria de totalidade. A hiptese defendida neste artigo a de que Cardoso processou uma abordagem terica entendendo a categoria da totalidade subordinada ao fator poltico e de poder. Palavras-chave: histria; sociologia; teoria; totalidade; marxismo.
Neste texto, pretende-se explicitar as posies de Cardoso sobre a afirmao da Sociologia como rea de pesquisa em Cincias Humanas no Brasil, situar suas anlises sociolgicas, demonstrar as influncias das formulaes do grupo de estudo dO capital, criado por jovens intelectuais, em seu universo terico e a sua contribuio metodolgica para as Cincias Sociais da Universidade de So Paulo (USP). Construiu-se um discurso na histria da sociologia brasileira acerca de que Fernando Henrique Cardoso teria sido, por meio de suas pesquisas na rea das Cincias Humanas, um sujeito fundamental na superao do funcionalismo no procedimento investigativo. Alm disso, o autor de Capitalismo e

Professor na UFF/Rio das Ostras: curso de Servio Social e doutor em Histria pela PUC-SP. Email: wfabiomelo@yahoo.com.br
GT 8. Marxismos latino-americanos 170

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

escravido no Brasil meridional teria pautado a renovao do marxismo, isto , reinterpretado a teoria de Karl Marx evidenciando as debilidades tericas dos autores ligados ao Partido Comunista calcadas em aplicao de modelos de repetio de etapas histricas tendo como referncia o continente europeu. A partir dessa perspectiva, surge a indagao a ser trabalhada: O que representou a renovao metodolgica marxista de Cardoso? Para responder a essa questo deve-se considerar a evoluo da rea de sociologia da Universidade de So Paulo e o contexto dos anos 40, 50 e 60 do sculo XX; alm disso, explicitar os procedimentos terico-metodolgicos no campo da investigao sociolgica, bem como a interpretao hegemnica da obra de Marx que se desenvolveu naquela instituio. As fontes que servem a este texto so os escritos e as entrevistas de Fernando Henrique Cardoso. O eixo norteador da abordagem presente neste artigo a posio de Cardoso a respeito de seu prprio decurso intelectual no perodo da primeira metade dos anos 60. Assim, conforme ele avana em suas colocaes, apresenta-se a anlise de sua obra, em conseqncia, realiza-se o trabalho que visa explicitar o entendimento do socilogo acerca da categoria de totalidade. Nessa direo, para se concretizar o intento deste artigo ser indispensvel que demonstremos, tambm no terreno dos fatos e filosoficamente, sua incoerncia interna, seu carter contraditrio (Lukcs, 1959, p. 6). Desse modo, desenvolve-se a anlise que abarca, em concomitncia, a gnese e a funo social das posies de Cardoso, visto que suas elaboraes esto determinadas scio-historicamente e, alm disso, torna possvel desvend-las atravs de sua prpria lgica interna. Realiza-se, portanto, a anlise que permite faz-lo explicitar os seus pressupostos, trazendo, como argumenta Lukcs, a evidncia que aparece explcita, sem necessidade de provas, para seus leitores (1959, p. 5).

Cardoso na consolidao de uma rea de pesquisa


Nas dcadas de 40 e 50 do sculo passado, pode-se perceber a batalha para a estruturao de um campo de estudos nas Cincias Humanas. Fernando Henrique, ao relembrar a sua fase de estudante na Universidade de So Paulo, contou:
Qual era a preocupao da Faculdade de Filosofia naquela poca? Era definir a Sociologia como cincia, pois era necessrio distingui-la da Filosofia. Ns ramos os joguetes de uma briga cujo sentido no entendamos muito bem. Fernando de Azevedo era entusiasta de [mile] Durkheim e o Florestan [Fernandes], embora o admitisse, no se limitava a ele. Florestan props a famosa diviso, cada santo no seu altar: Durkheim, Weber e Marx, cada um sendo til para um tipo de anlise (2006, p. 69).

Pode-se notar o processo de consolidao da rea de Sociologia na USP. Tal curso fora instigado pelo destacado intelectual Fernando de Azevedo, envolvido nas reformas educacionais desde a dcada de 1920. Foi o redator dO Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, como ficou conhecido o texto do abaixo-assinado A reconstruo educacional no Brasil ao povo e ao governo, em 1932, e estava convicto da necessidade da laicizao educacional. Azevedo esteve engajado na

GT 8. Marxismos latino-americanos

171

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

fundao da Universidade de So Paulo e tornou-se um dos principais autores a advogar os princpios do terico social francs mile Durkheim no Brasil, assim, esteve situado no campo poltico democrtico e foi defensor de reformas sociais. Para o educador escolanovista, segundo Carlos Guilherme Mota, A questo no era, evidentemente, mudar as relaes sociais de produo, mas de qualificar e ilustrar o povo at o ponto em que estivesse apto a participar do processo poltico cultural (1977, p. 79). Fernando de Azevedo se prendia viso durkheimiana de formao das elites dirigentes, embora fosse sensvel ao desenvolvimento da pesquisa cientfica. Expressara, portanto, uma viso ilustrada de mundo, definida pelo historiador, seguindo Roberto Schwarz, como sendo anticapitalismo de elite (Mota, 1977, p. 77). Fernando de Azevedo prestou papel importante Sociologia em sua fase inicial, uma vez que essa rea de estudo representava apenas uma disciplina no currculo das Escolas Normais que formavam professores. Portanto, no projeto uspiano respaldado pelo grande articulador escolanovista, a Faculdade de Filosofia Cincias e Letras formaria uma elite intelectual, em consequncia, a sociologia ganhou maior reconhecimento no espao universitrio. Florestan Fernandes, por seu turno, fora alado docncia em Sociologia por Fernando de Azevedo e Antonio Candido. No entanto, Florestan possua preocupaes complementares e distintas das do fundador da USP, na medida em que se colocou na linha de frente para a transformao da Universidade em espao privilegiado de pesquisa. Destarte, Cardoso se identificou com o trabalho de investigao relacionado busca dos fundamentos da sociedade brasileira por meio da nfase na discusso terica e metodolgica, nos moldes em que Florestan defendera, isto , a construo do campo da Sociologia frente aos outros domnios das Cincias Humanas. Ao avaliar os professores Azevedo e Florestan, o ex-aluno Fernando Henrique comentou:
Fernando de Azevedo dava aula ao estilo da Faculdade de Direito: bem organizadas, mas no to cativantes, no sentido de cincia que era a nossa paixo. Florestan [Fernandes] dava aulas de bata branca e depois, quando ns todos fomos seus assistentes e, mais tarde, professores, tambm dvamos aula de avental branco, pois ramos cientista [riso]. Ento, nossa formao nessa poca era em cincias sociais (...). Quem dominava na Sociologia eram Florestan e [Roger] Bastide (2006, p. 69).

A partir do relato de Cardoso, pode-se registrar a diferenciao de projetos presente nos dois professores no tocante Sociologia. Na perspectiva exposta acima, Azevedo foi associado ao bacharelismo, isto , a produo acadmica no suficientemente compromissada com a investigao emprica. Ao passo que, Florestan foi identificado como especialista engajado na investigao, uma vez que o professor pesquisador defendera a indumentria como representao social do fazer cientfico, sinal de relevncia da sua especificidade e do espao de trabalho; alm disso, buscava a expresso e o prestgio s suas investigaes. Florestan Fernandes, na primeira metade dos anos 50, chamava a Sociologia de cincia emprica. Fernando Henrique enxergou o compromisso de Florestan e do professor francs Roger Bastide em promover o cdigo cientfico ao trabalho de

GT 8. Marxismos latino-americanos

172

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

investigao sociolgica por suas atividades em pesquisas, fundamentados teoricamente e respaldados nos dados examinados. Naquele contexto, nas referncias bibliogrficas dos cursos e nos escritos de Florestan encontram-se os textos de mile Durkheim, Karl Manheim, Max Weber, Karl Marx, TalcottParsons e Robert Merton, de modo que se percebem as influncias da sociologia francesa, do historicismo alemo, do marxismo e do funcionalismo norte-americano na obra do scholar. O professor na USP privilegiou o mtodo e a construo disciplinar pautado no levantamento de dados e no rigor conceitual. Destarte, visava atribuir legitimidade acadmica disciplina de sociologia, da a relao com a produo de Durkheim, posio dominante no contexto da institucionalizao dessa rea de estudos. Da sociologia alem de Max Weber, Florestan Fernandes considerou as problemticas da instaurao da ordem social competitiva, da ao social e das estratificaes, alm da reflexo do socilogo da Alemanha de Guilherme II sobre o constructo dos tipos ideais. Em relao a Karl Marx, o professor pesquisador frisava que fora o tradutor do livro Crtica da economia poltica, ainda nos anos 40, e que se tratava de uma obra importante para a compreenso da histria enquanto construo humana. Por fim, a absoro das reflexes funcionalistas se processou na constituio de instrumentos de trabalho, a partir das tcnicas de observao e coletas de dados. Desse modo, o ecletismo dinmico expressado pelo scholar Florestan Fernandes visava a se contrapor s concepes naturalistas e fatorialistas de cincias sociais, alm de garantir a respeitabilidade cientfica Sociologia. O trabalho de pesquisa de Fernando Henrique Cardoso na segunda metade dos anos 50 resultara na publicao conjunta com Octavio Ianni, que fora prefaciada por Florestan Fernandes, o orientador dos trabalhos, Cor e mobilidade social em Florianpolis: aspectos das relaes entre negros e brancos numa comunidade do Brasil meridional, livro publicado em 1960. Tal investigao, proposta por Florestan e financiada pela Unesco, examinou a situao do negro na regio Sul do pas e serviu para desmistificar a veiculao de democracia racial no Brasil. Posteriormente, Cardoso defendeu a sua tese doutoral, em 1961, intitulada Formao e desintegrao da sociedade de casta: o negro na ordem escravocrata do Rio Grande do Sul. Os estudos sobre o negro no Brasil produzidos e orientados por Florestan Fernandes demarcaram posies importantes na crtica ideia de democracia racial no pas. Tais estudos, segundo Carlos Guilherme Mota, foram determinantes para a radicalizao do scholar, pois quando se passou a realizar essas pesquisas desacentuou-se a orientao funcionalista, visto que expressou a preocupao com as relaes de raa e classe (Mota, 1977, p. 182). Ademais, o professor caminhou no desvendamento do capitalismo brasileiro. O padro de pesquisa desenvolvido na USP enfrentava o formato de investigao proposto pelo ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) conduzido pelos intelectuais Guerreiro Ramos,

GT 8. Marxismos latino-americanos

173

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

Hlio Jaguaribe, Cndido Mendes, lvaro Vieira Pinto e Nelson Werneck Sodr, preocupados com a formulao da poltica de desenvolvimento do Estado nacional, alm da forma ensasta de investigao. O Iseb fora criado enquanto rgo subordinado ao ministrio da Educao, sediado no Rio de Janeiro. Tal instituto emplacou no perodo de Juscelino Kubitschek, debruado sobre o projeto para o pas embasado na posio nacionalista. Ao relembrar a atitude dos pesquisadores da USP em relao ao instituto de pesquisa sediado no Rio de Janeiro, Fernando Henrique Cardoso ressaltou: Ns tnhamos uma viso sobre Guerreiro Ramos e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros muito depreciativa, porque em nossa cabea ns ramos os cientistas [risos] (2006, p. 77), uma vez que na avaliao dos intelectuais uspianos, Eles [isebianos] faziam poltica, pois estavam vinculados ao governo e isso era inaceitvel (2006, p. 77) para os socilogos de So Paulo. Pode-se notar o rano da Sociologia produzida na USP sobre a preparao de quadros para o Estado e a recusa de envolvimento em projetos subordinados aos poderes executivos, tal cultura foi estabelecida desde a nfase na priorizao intelectual na fase inicial da Universidade. Nesse sentido, a produo cientfica estava entendida separada da assessoria s polticas nacionalistas.

Cardoso no seminrio de Marx: a superao do funcionalismo?


Quanto continuidade de sua formao intelectual aps a fase vinculada a Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso situou a importncia do grupo de estudo formado por jovens professores da USP para o exame da obra O capital de Karl Marx.
O seminrio [sobre a obra de Marx] foi quase uma ps-graduao. Qual era seu sentido? Primeiro quem dava o tom acadmico e de rigor era o [filsofo Jos Arthur] Giannotti. Cada um lia numa lngua diferente, ao mesmo tempo, para cotejar, mas no era por esprito de religio poltica, era por religio acadmica, rigor acadmico. Eram discusses infindveis, cada um com sua especialidade: um era historiador, outro antroplogo, outro economista, outro socilogo, outros tinham vivncia poltica, outros tinham vocao literria ou filosfica. Era como se fosse um college ingls: havia a conivncia intelectual e depois o jantar. A convivncia nos tornou muito prximos e teve uma influncia direta na elaborao das nossas teses de doutoramento, em todos ns, inclusive na do Giannotti (2006, p. 76).

importante retomar o contexto do Seminrio de Marx organizado pelos intelectuais de So Paulo. Como se sabe, a histria da esquerda no final da dcada de 1950 esteve marcada pelo reconhecimento, por parte da Unio Sovitica, dos crimes de Stalin, o que impactou decisivamente as bases dos Partidos Comunistas no mundo todo. Desde a vitria dos aliados na II Guerra Mundial, conflito em que a URSS e o Exrcito Vermelho tiveram atuao determinante para a derrota do nazi-fascismo, somados aos sucessos das foras de libertao situadas esquerda do espectro poltico, houve uma onda de engajamento nos PCs, alm de aes conjuntas entre militantes e membros das camadas intelectualizadas situadas no campo progressista. Contudo, no se pode esquecer que o imediato ps-guerra foi marcado por
GT 8. Marxismos latino-americanos 174

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

profundas derrotas do movimento socialista. Os movimentos de resistncia ao nazi-fascismo na Itlia e Frana, dirigidos por seus respectivos Partidos Comunistas, depuseram as armas em favor dos governos democrtico-burgueses, impondo a derrota aos partisan. libertao se seguiu o controle anti-revolucionrio com o apoio da social-democracia e do stalinismo, imps-se o que Ted Grant chamou de contrarrevoluo sob forma democrtica (1946). Ao passo que, nos meios intelectuais progressistas notava-se certa considerao sobre o marxismo dos Partidos Comunistas. Entretanto, ulterior ao discurso de NikitaKruschev ao 20 Congresso do Partido Comunista da URSS, no qual se reconheceu os crimes de Stlin, em 1956, e invaso sovitica que resultou no aplastamento da Revoluo Hngara, em novembro do mesmo ano, averiguou-se a debandada dos intelectuais dos PCs e das frentes de aes conjuntas. Desse modo, na medida em que as lutas sociais entravam em ascenso verificou-se a participao das camadas intelectuais nos movimentos por transformaes sociais, o que em vrios momentos se desdobrou na ligao de membros da intelligentsia aos Partidos Comunistas. Contudo, quando do refluxo dos embates ou nos momentos de decepes polticas com as contrarrevolues, denncias do stalinismo ou derrota do proletariado nas lutas de classes, percebeu-se o afastamento dos homens de cincia em relao perspectiva do trabalho. Nesse sentido, no ano de 1958, em So Paulo a jovem intelligentsiauspiana, expressando a insatisfao com a vulgata comunista (Schwarz, 1998, p. 103), tratou de buscar outros caminhos e debruou-se na leitura dos textos do prprio Karl Marx, a comear pela obra magna, isto , O capital: crtica da economia poltica. A liderana intelectual do grupo ficou a cargo do filsofo Jos Arthur Giannotti, autor, segundo AntonioRago Filho, altamente influenciado pela fenomenologia e o estruturalismo francs, e que foi o artfice principal de um esforo analtico que visara a superar o pensamento de esquerda de baixo padro desenvolvido por idelogos hospedados no PCB, o mais influente partido de esquerda na dcada de 60, no Brasil (2005a, p. 480). O grupo de estudo dO capital imprimiu uma nova forma de marxismo no Brasil ao balizar inmeras investigaes acadmicas, pois segundo anunciou Giannotti no texto que demarcou a existncia do ncleo:
Se levarmos em conta o extraordinrio florescimento atual das cincias do homem, dificilmente cada pessoa seria capaz de dominar de uma forma crtica todos os terrenos explorados por Marx. Tendo isto em vista que nos reunimos num grupo heterogneo, que nos permitisse caminhar com certa segurana no interior dessas cincias, mas que nos custou horas a fio de irritantes discusses a fim de chegarmos a um vocabulrio comum. Entretanto agora, depois de mais de um ano de seminrio quinzenais, todos sentimos que estamos adotando uma nova maneira de compreender Marx e os problemas de nossa sociedade estudados por esse autor, o que sem dvida dever produzir seus frutos (1960, p. 61).

Propugnou-se uma filosofia da prxis desvinculada do movimento pela emancipao humana e da interveno prtica para a transformao da realidade, visto que embora marxistizante s,

GT 8. Marxismos latino-americanos

175

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

no tnhamos prtica de militncia poltica (Cardoso, 1988, p. 31). O pesquisador Luiz Fernando da Silva compreende a obra dessa unio uspiana como sendo marxismo acadmico, porque ocupavam espaos nas instncias da universidade, mas no na luta de classes propriamente. Ao passo que, esse marxismo, no Brasil, surge e se consolida no prprio momento de afirmao da universidade, a partir dos anos 50, ao contrrio de muitas universidades europeias e americanas que h muito j tinham se consolidado (Silva, 2003, p. 32-33). Ao remontar a preocupao dos jovens assistentes uspianos, Giannotti salienta
a vocao cientfica do grupo, pois todos ns, socilogos, economistas, historiadores e at mesmo filsofos, todos lamos Marx com o objetivo explcito de entender o estgio em que se encontravam as relaes sociais de produo capitalistas, para situar nelas as dificuldades do desenvolvimento econmico e social brasileiro, com o intuito muito preciso de poder avaliar as polticas em curso (1998, p. 116).

Tratava-se, portanto, de ter uma interpretao da realidade, pois estavam insatisfeitos com as explicaes em voga. Considerado o lder intelectual do grupo, Giannotti instaurou a sistemtica de trabalho por meio da anlise estrutural do texto (Cardoso, 2006, p. 75), prtica que, de acordo com Singer, era caracterizada por ler como os filsofos lem, dando ateno at s vrgulas, construo gramatical, ao uso de certas palavras (1999, p. 63). Sobre o significado desse grupo de estudos para as cincias sociais, segundo Paulo Arantes
O que se passou de fato? Associado a um novo ciclo explicativo do Brasil, impulsionado pela paradoxal renovao universitria do marxismo no um repertrio de tpicos filosficos consagrados, nem mesmo mobilizao criteriosa de novas variedades do marxismo filosfico, mas um experimento intelectual irrecusavelmente materialista, como convm denominar o que ocorreu naquela ocasio, no que concerne s relaes entre marxismo e filosofia: uma verdadeira socializao da fora de pesquisa e reflexo acumulada coletivamente pelos professores de filosofia ao longo dos anos de formao do respectivo Departamento uspiano (Arantes, 1994, p. 243).

Na verso de Cardoso, O ncleo duro era composto pelo [Jos Arthur] Giannotti, Fernando Novaes, Ruth [Cardoso], [Octavio] Ianni, Paul Singer e eu [Fernando Henrique] (2006, p. 76). Todos eles, exceo de Paul Singer, at ento no haviam desenvolvido militncia partidria na esquerda, confirmando, assim, o argumento de Luiz Fernando da Silva, que os associa a um marxismo acadmico, tendo em vista a composio social do grupo. Ao comentar o debate no seio do seminrio, Fernando Henrique identificou as seguintes posies:
No fundo havia o que se chamava ento de pessoal favorvel antropologia fundante, que era o Bento [Prado Jnior], e os que tinham a viso estruturalista, o Giannotti. Eu e o Fernando Novais no ramos nem uma coisa nem outra. /.../ Ele [Giannotti] lia fenomenologicamente O Capital. Depois mudou para uma coisa mais estruturalista. Ele foi sempre muito lgico, ele sempre se interessou, no fundo, pela lgica. Ele queria mostrar que o trabalho fundamenta a lgica. J o Singer tinha uma viso mais de economista, um pouco mais vulgar. Ele conhecia mais, vamos dizer, a mecnica. Ele sempre olhou com desconfiana esse negcio de antropologia fundante. O Juarez Lopes se somou a ns dois (Cardoso, 1992, p. 6).

Pode-se observar que Cardoso interpreta o seminrio valorizando o trabalho empreendido, na medida em que se refere ao debate a partir de distintas interpretaes e realando que o grupo no era

GT 8. Marxismos latino-americanos

176

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

monoltico do ponto de vista das formas de insero e de participao nas discusses internas. Nos embates tericos entre J. Giannotti e Bento Prado Jr., constatou-se a preponderncia do primeiro. Contudo, deve-se ponderar que o bloco imps uma leitura da obra de Marx nas Cincias Sociais, bem como na utilizao do trabalho do revolucionrio no universo da pesquisa. De acordo com Fernando Henrique Cardoso, as reflexes do seminrio repercutiram enormemente no mbito cientfico, haja vista que considera que A introduo de Marx como tema de reflexo foi feita pela minha gerao nos anos 60 e se deve a algo que ocorreu fora do mbito acadmico: um seminrio sobre Marx organizado por Jos Arthur Giannotti, por mim e por um grupo de amigos (1985, p. 8). Assim, na posio do socilogo, os estudantes passaram a ler Marx na Universidade de So Paulo seguindo as reflexes do grupo de estudo encabeado por Giannotti. Desse modo, surge a indagao sobre como teria sido interpretada a obra do autor dO capital. Embora Giannotti tenha se destacado na resposta contra Althusser (1966), texto em que apontou crticas ao pensamento de Louis Althusser ao enfatizar as caractersticas positivistas, o seu grupo de estudos referendou um marxismo reprodutor do ensinamento do filsofo francs no que tange interpretao do corte epistemolgico no pensamento de Karl Marx, apr esentado em dois momentos disjuntivos, a obra de juventude que se oporia com a da maturidade (Rago Filho, 2005a, p. 480). Mesmo que tenha recuperado a relao Ludwig Feuerbach e K. Marx, que havia sido negligenciada pela vulgarizao dos marxismos da Segunda Internacional e do stalinismo, a interpretao do filsofo uspiano culminou no erro de compreender a obra do jovem Marx enquanto continuidade dos preceitos de Feuerbach, desconsiderando a crtica ontolgica filosofia especulativa que o autor dAideologia alem empreendeu. A partir da produo influenciada intelectualmente pelo grupo dO capital, notou-se o afastamento de Cardoso em relao ao mestre da cincia emprica. Na verso de Fernando Henrique, tal fato se processou porque Florestan no gostava do seminrio de Marx (Cardoso, 2006, p. 77). Outrossim, ldimo notar que os pesquisadores do grupo de estudo, de certo modo, por suas atitudes, questionaram a hegemonia intelectual do mestre da sociologia uspiana, sobretudo na medida em que passaram a ocupar espaos na academia e a fazer circular suas prprias concluses. No entanto, eles reverenciaram o procedimento de pesquisa instaurado por Florestan quanto escrita pautada em metodologia, problematizao, anlise de dados e rigor cientfico. Cardoso apresenta a ruptura com o mestre enquanto um conflito de gerao, afirmao de gerao. O seminrio significava nossa emancipao intelectual (2006, p. 77). Desse modo, emerge outra questo: Qual seria o ato fundante dessa nova gerao intelectual da USP? Na resposta de Fernando Henrique Cardoso seria a recusa do funcionalismo. Destarte, a novidade instaurada pelos

GT 8. Marxismos latino-americanos

177

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

pesquisadores de sua gerao nas Cincias Humanas teria sido a superao do funcionalismo e o aprofundamento do rigor metodolgico. A afamada apresentao ao livro Escravido no Brasil meridional foi tomada enquanto manifesto dessa nova epistemologia acadmica no restrita aos estudos sociolgicos, de maneira que, segundo o filsofo Paulo Arantes:
Pode-se dizer que coube a Fernando Henrique Cardoso dar seqncia s notas tericas de Giannotti. Refirome digresso metodolgica que precede Capitalismo e escravido no Brasil meridional, possivelmente o primeiro captulo do marxismo ocidental uspiano. Sem muito exagero, ela no seria o que documento de estria, no caso, do mtodo dialtico na interpretao sociolgica sem a contribuio da leitura de O Capital promovida por Giannotti (2007, pp. 178-9).

Pode-se notar que a digresso metodolgica escrita por Cardoso se projetou nos meios intelectuais pautando o debate nas cincias humanas e construindo um novo captulo na investigao cientfica, nesse sentido, lanaram-se esforos para uma nova hegemonia cultural no procedimento de pesquisa. Em suma, Cardoso, por meio de sua tese, se contraps aos legados intelectuais do PCB, do ISEB e de Florestan Fernandes. Acerca do Partido Comunista, o intelectual da Universidade de So Paulo colocou em xeque a viso etapista celebrada por autores ligados quela agremiao poltica. Ao instituto carioca, o pesquisador uspiano enfatizou a necessidade da investigao embasada em dados empricos com uma metodologia de investigao, superando o formato ensasta. No que tange diferenciao com o mestre, o jovem professor mencionou o embate com a teoria funcionalista. As principais obras exaltadas como referncias a partir do Seminrio foram: a pesquisa psdoutoral de Cardoso, sobretudo o comentrio ao procedimento metodolgico contido na apresentao; do professor Jos Arthur Giannotti, que representava o ngulo filosfico referendado no artigo Notas para uma anlise metodolgica de O capital (1960), tambm sendo destacada a sua tese Origens da dialtica do trabalho (1966); e por fim, o doutorado do historiador Fernando Novais: Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808), reconhecido como a obra-prima do grupo (Schwarz, 1998, p. 107). Referente ao encaminhamento do procedimento analtico, Cardoso informou: Aps termos lido Marx, permanecia em nosso esprito a tenso entre ele e Max Weber e s fomos resolver esse problema com a leitura de Sartre, onde encontramos a pista para o que procurvamos, comeando pela leitura de seu livro Questo do mtodo (1985, p. 5). Torna-se importante observar que o socilogo considera a sua metodologia a partir da conciliao dos trs autores citados. Embora recuse a ideia de uma antropologia fundante, Cardoso recupera de Jean-Paul Sartre a tentativa de superar o idealismo e o materialismo suprimindo a objetividade histrica, alm disso, ope formalmente a ao prtica contemplao. Georg Lukcs, ao analisar o contexto do sucesso da obra de Sartre, ressaltou:

GT 8. Marxismos latino-americanos

178

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

depois da queda do fascismo, a edificao e consolidao da democracia encontram-se no centro da preocupao da opinio popular de todos os pases. Todas as discusses srias tendem a determinar a natureza da democracia nova desse regime de liberdade que ser edificado sobre as runas deixadas pela barbrie fascista e que ter por misso impedir para sempre o retorno do fascismo e da guerra (1967, p. 90).

Contudo, deve-se levar em conta o controle do processo revolucionrio no imediato ps-II Guerra, que trocou o socialismo pela democracia, que imps uma derrota revoluo. Neste sentido, O existencialismo francs tem a ambio de tornar-se a filosofia dos intelectuais de esquerda, socialista, amigos do progresso e da democracia (Lukcs, 1967, p. 109). Pode-se notar certa aproximao entre a base em que se recrutaram numerosos adeptos da filosofia sartreana e a intelligentsia do Seminrio de Marx na USP, isto , a intelectualidade democrtica em busca da liberdade num ambiente em que se contenta em conhecer o mundo e no transform-lo. IstvanMszros ao analisar a obra de Sartre do perodo de 1957-63 conceituou-a como a busca da dialtica da histria, alm disso, trouxe o problema daquela conjuntura e lanou as questes:
A decepo de suas expectativas polticas, apaixonadamente proclamada em seu livro ensaio Le fantme de Staline, prope as perguntas porque aconteceu tudo isso? e quais as esperanas para o futuro?, o que requer uma pesquisa sobre as estruturas e determinaes da histria vis--vis as possibilidades da prxis individual (1991, p. 96-97).

O filsofo da Escola de Budapeste observou:


Naturalmente, os contatos de Sartre com a poltica no so interrompidos, mas assumem forma muito diferente. a poca da guerra argelina, e ele se envolve inteiramente, como indivduo, na luta contra o perigo fascista, contra a tortura, a OEA, e tudo o mais. Analogamente, a vitria da revoluo cubana festejada por ele com grande entusiasmo e continua a defend-la contra toda espcie de ataque. Porm, antes um solitrio defendendo causas valiosas do que um membro ou associado de algum movimento poltico (Mszros 1991, p. 97).

Nota-se que o incio do Seminrio de Marx e a obra sartreana de busca da dialtica da histria pertencem ao mesmo contexto histrico-social, mas em continentes diferentes. No entanto, pode-se observar o apoio intensivo de Sartre revoluo cubana, ao passo que a jovem intelectualidade da USP no se posicionou com a mesma intensidade, porque esse papel foi exercido por Florestan Fernandes, no momento em que os jovens assistentes buscavam uma identidade intelectual prpria, diferenciando-se do institucionalizador da pesquisa cientfica em Sociologia. O processo revolucionrio cubano foi um dos condicionantes na radicalizao da obra do professor Florestan. Para os jovens cientistas uspianos o etapismo dos tericos stalinistas, o nacionalismo brasileiro e o funcionalismo nas cincias sociais, foram recusados no pela anlise ontolgica do ser social, pautada nos estudos da gnese e do desenvolvimento do capitalismo brasileiro atento s particularidades e singularidades. No obstante, a superao do mecanicismo teria sido realizada por via do existencialismo de Sartre.

GT 8. Marxismos latino-americanos

179

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

Estudioso da obra do filsofo francs, IstvnMszros pontuou que: significativo, contudo, que Sartre traduza descrio por descrio fenomenolgica (1991, p. 146). Pode-se depreender que os intelectuais uspianos do grupo dO capital superaram o mecanicismo marxista por meio do emprego da descrio sartreana. Contudo, deve-se frisar que, de acordo com a viso marxiana, para compreender a histria necessrio remontar s realizaes da ao humana, bem como da produo e da reproduo material da vida. A partir do ser social se descobre os seus movimentos histricos objetivos, mas sem negao da subjetividade na histria, apenas explicita o lugar exato que lhe cabe na totalidade concreta. Assim, o que se rejeita enfaticamente o antropologismo do ser social proposto pela descrio fenomenolgica, ao passo que se reafirma o estudo do ser social por ele mesmo, a busca na prpria realidade, nas categorias constitutivas de uma ontologia do ser social. Fernando Henrique Cardoso, numa entrevista nos anos 80, questionou o seminrio por sua posio despreocupada com a relao entre Estado e sociedade civil, de modo que: Ns [participantes do Seminrio de Marx] ramos, digamos assim, uma esquerda acadmica. /.../ No vimos, por exemplo, as transformaes sofridas pelo Estado. Tnhamos uma viso mais clssica e, nesse sentido, ao mesmo tempo mais rigorosa e mais pobre [em relao ao Iseb], porque no percebamos as mudanas emergentes (1985, p. 10). Pode-se inferir que Cardoso promulga, como observou Jos Chasin, o politicismo com alianas (2000b, p. 36), bem como expressa o procedimento metodolgico da politicizao da totalidade, isto , politicizar tomar e compreender a totalidade do real exclusivamente pela dimenso poltica e, ao limite mais pobre, apenas de seu lado polticoinstitucional (2000a, p. 123), a correlao de foras constitutiva de alianas e as relaes de poder como preponderantes na determinao das instncias constitutivas do social. Para Cardoso, o limite do seminrio estava na desconsiderao de transformar o Estado por meio das intervenes nos espaos da sociedade civil, distanciando-se dos preceitos da emancipao humana e da revoluo social contra o capital. O filsofo J. Giannotti tambm compartilha dessa concepo politicista institucional, uma vez que, afirmou:
Em 1958, por exemplo, basicamente em torno da Faculdade de Filosofia da USP, formamos um grupo de leitura sistemtica da obra de Marx o grupo do Seminrio queramos no apenas entender Marx por si mesmo, mas sobretudo entender o capitalismo moderno. /.../ Avaliamos, porm, erroneamente diversas coisas. Percebamos, por exemplo, o enorme apelo ideolgico do ISEB, mas no achvamos vlido entrar em polmica com ele, considerando os isebianos adversrios extremamente frgeis do ponto de vista terico, frgeis diante do tipo de rigor que era nossa pauta na USP, cuja nfase caa na tecnologia do saber. Hoje [maio de 1984] somos obrigados a reconhecer que, enquanto alimentvamos viso mais escolar do marxismo, eles estavam colocando j naquele momento o problema bsico: o problema da relao da sociedade civil com o estado (1984, pp. 40-1).

Ao tratar dos trabalhos do filsofo do grupo dO capital, Antonio Rago Filho observa que: Desde Origens da dialtica do trabalho, Giannotti imputar a Marx o vnculo lgico com o

GT 8. Marxismos latino-americanos

180

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

idealismo hegeliano (2005a, p. 494). Com efeito, Giannotti opera com uma ontologia restrita esfera do trabalho, e no uma ontologia estatutria do ser social em sua processualidade histrica (2005a, p. 505). Desse modo, o Seminrio de Marx propugnou e vulgarizou uma forma comprometedora de interpretar a obra do pensador alemo, visto que, por influncia do pensamento fenomenolgico, no marxismo do Seminrio uspiano dO capital no se processou o estudo do ser social por ele mesmo, o Ente enquanto Ente, pois Giannotti no opera com elementos da realidade, mas esta mera descrio emprica, os sentidos que os indivduos do s coisas numa situao conjuntural, dados isolados sem as mediaes e nexos constitutivos do processo da vida real (Rago Filho, 2005a, p. 487). Destarte, ao impor uma leitura de Marx a partir da ontologia do trabalho, negou -se, como pontuou Jos Chasin, o sentido da ontologia estatutria do ser social presente na anlise do autor de Misria da filosofia. O grupo dO capital, para J. Chasin, celebrou um marxismo adstringido, isto , instaurou na academia a interpretao da obra do pensador alemo desconsiderando o seu contedo revolucionrio de emancipao humana e da revoluo como possibilidade real posta pela lgica onmoda do trabalho. No campo da investigao cientfica, Fernando Henrique Cardoso reivindicou a categoria de totalidade, na medida em que considerou
a operao intelectual pela qual se obtm a totalidade concreta implica que o movimento da razo e o movimento da realidade sejam vistos atravs de relaes recprocas, e determinados em sua conexo total. Por isso, a interpretao totalizadora na dialtica faz-se atravs da elaborao de categorias capazes de reter, ao mesmo tempo, as contradies do real em termos dos fatores histrico-sociais efetivos de sua produo (2003, p. 32).

No conceito de totalidade concreta adotado por Cardoso, ora o poltico, ora o econmico sobressai na explicao do social, de modo que sua reflexo no diverge das pluricausalidades de Max Weber nos estudos dos fenmenos histricos. Em sua tese ps-doutoral, o socilogo quando trata das relaes econmicas de produo, segue o que entende por posio marxista, ao passo que ao abordar o sistema de dominao, a poltica, assume a posio weberiana, com as suas noes de patrimonialismo, estamento e ordem social competitiva, que so construtos mentais, tipos ideais, aplicados a fim da compreenso de determinada dinmica. Portanto, a totalidade, na operao de Cardoso, concebida enquanto somatrio de instncias que formam o social. Assim, revela-se a distncia do procedimento marxiano: As relaes de produo de qualquer sociedade constitui um todo (Marx, 1982, p. 107), em consequncia, o dever de se buscar uma compreenso terica do movimento histrico em seu conjunto (Marx & Engels, 2001, p. 75), ou seja, a exigncia da totalidade se impe a partir das investigaes histricas concretas das formaes sociais.

GT 8. Marxismos latino-americanos

181

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

Quando explica a influncia da sociologia weberiana em seu procedimento analtico, Cardoso confessa que seu mtodo de pesquisa Nunca deixou Weber, porque eu o li antes de Marx. Li Weber na universidade. Marx, li depois. (...) No tinha nada a ver com o comunismo. Nosso Marx no foi o Marx do Partido Comunista. Pelo contrrio. O Partido Comunista no tinha l muita paixo por essas coisas. O nosso era mais o Marx de O capital (1999, p. 53). Desse modo, justifica a sua leitura incoerente na coligao terica Marx e Weber a partir dos estudos desenvolvidos pelo grupo uspiano. Destarte, pode-se perceber como se processou o marxismo adstringido na forma de anlise surgida na USP, ou seja, a construo de conceitos a partir de operao mental, a exacerbao do fator poltico como determinante da totalidade social e a expresso de um marxismo separado da revoluo social na lgica onmoda do trabalho e da emancipao humana.

Uma posio nas cincias humanas: o marxismo adistringido


Diante de todo o exposto, volta-se questo: a superao do funcionalismo nas pesquisas em Cincias Humanas na Universidade de So Paulo teria, de fato, advindo do Seminrio de Marx, como afirma Cardoso? inegvel a presena do funcionalismo em Florestan Fernandes no livro Padro de trabalho cientfico dos socilogos brasileiros, publicado em 1958. O decurso intelectual de Florestan assumiu paulatinamente o seu vis marxista, ao passo que somou construo da cincia social rigorosa os estudos dos problemas do pas e a sociedade de classe. Destarte, o marco intelectivo foi a obra A sociologia numa era de revoluo social, que veio a pblico como livro em 1962, a partir da coletnea de textos escritos entre 1959 e 1962, desabrochando, assim, o momento de ruptura. importante lembrar que este foi tambm o contexto de radicalizao da Revoluo Cubana, que impulsionara decisivamente parte da intelectualidade latino-americana em direo perspectiva social crtica. Portanto, pode-se perceber que na medida em que Florestan se engajou no estudo sobre as relaes entre as classes sociais, concomitantemente ocorrera a decada do funcionalismo em sua obra. importante destacar a sensibilidade de Florestan e Cardoso na percepo dos temas candentes ao Brasil do ps-II Guerra, mas divulgar que o ex-aluno superou o mestre a partir do grupo dO capital desconsiderar a evoluo ativa do professor de sociologia crtica a partir dos resultados das pesquisas nos anos da dcada de 1960. As atividades desenvolvidas no que se convencionou chamar de Seminrio de Marx, protagonizado pelos jovens professores assistentes na USP e alguns de seus alunos, foram de grande importncia para a prxis de Fernando Henrique Cardoso, visto que introduziram nas cincias sociais o marxismo adstringido, ou seja, retirou-se o contedo crtico revolucionrio da obra do pensador alemo, transformando-o em um mero instrumento de anlise de conjuntura na longa durao. Por meio da questo de mtodo de Jean-Paul Sartre de compreenso da existncia desconectado da

GT 8. Marxismos latino-americanos

182

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

ontologia do ser social e da transformao, o arcabouo terico de Cardoso subordinando o legado de Karl Marx a Max Weber, devido ao entendimento de pluricausalidade, ao social e ordem competitiva. Instaurou-se o pensamento dialtico que se aplica realidade, ao invs de extrair a reflexo por seus elementos constitutivos, o estudo do ser pelo prprio ser.

Referncias bibliogrficas
ARANTES, Paulo Eduardo. Origens do marxismo filosfico no Brasil: Jos Arthur Giannotti nos anos 60. In: MORAES, J. Q. de. Histria do marxismo no Brasil. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2007, pp: 127-186. ______. Um departamento francs no ultramar. Estudos sobre a formao da cultura filosfica uspiana. So Paulo: Paz e Terra, 1994. CARDOSO, Fernando Henrique (Entrevista). In: BASTOS, Elide Rugai; ABRCIO, Fernando; LOUREIRO, Maria Rita; REGO; Jos Marcio. Conversas com socilogos brasileiros. So Paulo: Ed. 34. 2006, pp: 67-94. ______. Capitalismo e escravido no Brasil meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. 5 ed. revista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. ______. (Entrevista). In: COUTO, Ronaldo Costa. Memria viva do regime militar. Brasil: 19641965. RJ: Record, 1999, pp: 44-75. ______. Memrias da Maria Antonia. In: SANTOS, Maria Ceclia Loschiavo dos (Org.). Maria Antonia: uma rua na contramo. So Paulo: Nobel, 1988, pp: 27-34. ______. (Entrevista). Folha de S. Paulo, 17/05/1992. ______. Entrevista a Loureno Dantas Mota. Braslia DF: Senado Federal, 1985. ______; IANNI, Octavio. Cor e mobilidade social em Florianpolis:aspectos das relaes entre negros e brancos numa comunidade do Brasil meridional. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1960. CHASIN, J. Rota e perspectiva de um projeto marxista. Ensaios Ad Hominem. N 1, Tomo III Poltica. Santo Andr SP: Ad Hominem, 2000b, pp: 5-78. FERNANDES, Florestan. A sociologia numa era de revoluo social. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. ______. Padro de trabalho cientfico dos socilogos brasileiros. Belo Horizonte: Universidade de Minas Gerais, 1958. GIANNOTTI, Jos Arthur. Recepes de Marx. Novos Estudos Cebrap. So Paulo, n. 50, mar. 1998, pp: 115-124. ______. Acabou o capitalismo, a barbrie? (Entrevista). In: Presena: Revista de Poltica e Cultura. n 3, So Paulo: Caet, maio 1984, pp: 37-52.

GT 8. Marxismos latino-americanos

183

Anais do V Simpsio Internacional Lutas Sociais na Amrica Latina Revolues nas Amricas: passado, presente e futuro

ISSN 2177-9503 10 a 13/09/2013

______. Origens da dialtica do trabalho. So Paulo: Difel, 1966. ______. Notas para uma anlise metodolgica de O Capital. In: Revista Brasiliense, n 29. So Paulo: Brasiliense, 1960, pp: 60-72. GRANT, Ted. Democracia ou bonapartismo : resposta a Pierre Frank, 1946.

<http://www.tedgrant.org/portugues/1946/democracia-ou-bonapartismo.htm>. Acessado em 15 de maio de 2009. LUKCS, Georg. Existencialismo ou marxismo. Traduo: Jos Carlos Bruni. So Paulo: Senzala, 1967. ______. El asalto a la razon: la trayectoria del irracionalismo desde Schelling hasta Hitler. Traduo: Wenceslao Roces. Mxico, DF: Fondo de Cultura Econmica, 1959. MARX, Karl. Misria da filosofia. Traduo: Jos Paulo Netto. So Paulo: Cincias Humanas, 1982. ______; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. Traduo: Marco Aurlio Nogueira, Leandro Konder. 11 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. MSZROS, Istvn. A teoria da alienao em Marx. Traduo: Isa Tavares. So Paulo: Boitempo Editorial, 2006. ______. A obra de Sartre: a busca da liberdade. Traduo: Llio Loureno de Oliveira. So Paulo: Ensaio, 1991. MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira (1933-1974). 3 ed. So Paulo: tica, 1977. RAGO FILHO, Antonio. A filosofia de Jos Arthur Giannotti: marxismo adstringido e analtica paulista. Cadernos de Cincias Sociais, Vol. I. Centro Universitrio Fundao Santo Andr. Santo Andr SP: FAFIL, 2005a, pp: 479-512. ______. O Seminrio Marx e sua influncia nas Cincias Humanas no Brasil. A crtica da analtica paulista: o marxismo adstringido de Jos Arthur Giannotti. In: Anais do 4 Colquio Marx e EngelsCEMARX. Campinas-SP: Unicamp, Cemarx, 2005b, 10 p. CD-ROM. SARTRE, Jean-Paul. Questo de mtodo. In :Os pensadores. Traduo: Bento Prado Jnior. 3 ed. So Paulo: Nova Cultural, 1987, pp. 109-191. SCHWARZ, Roberto. Um Seminrio de Marx. Novos Estudos Cebrap, n 50. So Paulo, mar. 1998, pp. 99-124. SILVA, Luis Fernando da.Pensamento social brasileiro. Marxismo acadmico entre 1960 e 1980. So Paulo: Coraes & Mente, 2003. SINGER, Paul. Entrevista. In: REGO, Jos Mrcio; MANTEGA, Guido. Conversas com economistas brasileiros II. So Paulo: 34, 1999, pp: 55-90.

GT 8. Marxismos latino-americanos

184

Potrebbero piacerti anche