Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA EEL7011 ELETRICIDADE BSICA TURMA: 141A

COMANDO DE LMPADAS INCANDESCENTES


Relatrio de atividades da aula 07

Equipe: Wagner Fiorini Fluck - 06141048. Alex Augusto Costa Machado - 06141002. Florianpolis, 07 de julho de 2006.

Aula 07 Comando de lmpada incandescentes.

INTRODUO

Esperamos, com este relatrio, mostrar os conhecimento obtidos durante a AULA 07 desta disciplina. Mostraremos que existem vrios tipos de acionamentos para, no caso, lmpadas, como interruptores paralelos e intermedirios. Listaremos os smbolos utilizados em circuitos unifilares e multifilares, bem como uma representao do circuito que utilizamos na parte prtica da aula. 2 OBJETIVOS 3 Demonstrar o funcionamento de interruptores paralelos e intermedirios.

LISTA DE EQUIPAMENTOS 2 Interruptores paralelos ou bipolares 1 Interruptor intermedirio 1 lmpada incandescente

DESENVOLVIMENTO

4.1 Simbologia dos elementos Os smbolos que sero listados abaixo foram pesquisados e sero utilizados durante o relatrio. Smbolo Elemento Unifilar Multifilar Tomada (3P) Lmpada (Universal) (3P) (Universal)

Interruptor simples Interruptor paralelo Interruptor intermedirio Condutor fase Condutor neutro
Condutor de proteo ( terra )

4.2 Circuito Interruptor/Lmpada Montamos um circuito em que uma lmpada incandescente seria acionada por 3 interruptores, sendo 2 paralelos e um intermedirio. A lmpada incandescente funciona quando uma certa corrente passa por um filamento, geralmente de tungstnio, que aquece quando essa corrente passa de tal forma a ficar incandescente, emitindo luz e calor.

EEL7011 Eletricidade Bsica 2006/1.

Aula 07 Comando de lmpada incandescentes.

Os interruptores tm funcionamentos particulares para cada tipo de ligao que feita. Se um circuito possui somente 2 interruptores bipolares ambos so ligados um no outro, sendo que os mesmos devem ficar ao lado neutro do receptor, no caso uma lmpada. J na utilizao de 3 ou mais interruptores, para o acionamento do circuito de vrios pontos um ou mais interruptores intermedirios so instalados entre dois interruptores bipolares. Vale ressaltar que os interruptores paralelos devem ser no mximo dois por circuito. O circuito que montamos tem as seguintes representaes, unifilar e multifilar, respectivamente:

Diagrama Multifilar Diagrama unifilar Neste circuito a lmpada pode ser ligada e desligada de qualquer um dos 3 pontos (interruptores ) independentemente da posio que eles se encontram. 5 CONCLUSES

Confirmamos com a prtica que para ser possvel ligar e desligar uma lmpada a partir de trs interruptores devem ser utilizados dois interruptores paralelos e um intermedirio, pois caso contrrio existiriam vrias combinaes em que a lmpada no ligaria. Vimos a partir dos diagramas do circuito que o modo unifilar mais prtico para ser utilizado em projetos eltricos, enquanto o multifilar d mais detalhes dos componentes, sendo de bom uso para funes didticas. Observa-se tambm que a simbologia para os elementos de projetos eltricos no algo padronizado, logo se existisse algum padro nacional para estes elementos, a leitura destes projetos se tornaria mais prtica. 6 BIBLIOGRAFIA OU REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] PETRY, Clvis Antnio. AULA 7 Comando de lmpadas incandescentes. [2] http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/eletrotecnica/GuiaPrediais.pdf

EEL7011 Eletricidade Bsica 2006/1.

Potrebbero piacerti anche