Sei sulla pagina 1di 5

__________________________________________________________________________________

EXCELENTSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CVEL DA COMARCA DE CURITIBA ESTADO DO PARAN.

MOLDES S/A, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n 222.222.222./0001-01, com sede rua Guilherme Nespolo, 1548, Centro, CEP.: 86.312-000, Londrina/PR, por meio de seu procurador inscrito na OAB/PR 09.2217-11 com endereo profissional indicado ao rodap desta2 e que a esta subscreve, vem, perante este Juzo, propor a seguinte: AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO com esclio nos arts. 890 e seguintes do CPC c/c arts. 334 e seguintes do CC/2002 e demais dispositivos legais aplicveis espcie, em face de PLSTICO Ltda., pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF 111.111.111/0001-01 com sede Rua Joo Vechi, 5946, Centro, CEP.: 86.311-000, Curitiba/PR, pelas razes de fato e fundamentos jurdicos aduzidos.
1

Instrumento de Mandato anexo.


2

SRTVS QUADRA 701, BLOCO B, SALA 730 - CENTRO EMPRESARIAL. CURITIBA-PR - CEP: 86.340-907 FONES: (41) 3037 0240 FAX: (41) 3036 6889 e-mail: cal_miranda@hotmail.com /adlvmiranda@yahoo.com

I DOS FATOS A Requerida, celebrou contrato com a Requerente, por meio do qual contratada, desenvolveria um projeto e construiria moldes para a fabricao de brinquedos plsticos. Ficou acertado que os moldes estariam disposio da contratante a partir de 15 de novembro de 2013, devendo a Requerida providenciar a retirada dos mesmos no ptio da contratada, ora Requerente a partir desta data. O preo dos moldes, R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), foi pago no ato da contratao3. Ocorre que, na data aprazada a Requerente finaliza a fabricao dos moldes e disponibiliza sua retirada, entretanto, a Requerida, se recusou a retir-los, alegando argumentos implausveis quais no possuam ligao alguma com o contrato celebrado entre s partes, notificando a Requerente extrajudicialmente4. A conservao dos moldes pela contratada, Requerente, causa-lhe transtornos logsticos (estocagem) e, principalmente, pecunirios (manuteno). Nessa esteira e, sem alternativa, a Requerente recorre ao Poder Judicirio, para ver sanada sem mcula sua obrigao. II DO DIREITO II.a Do Cabimento Precipuamente, inconteste que como devedora assiste direito a Requerente em solver obrigaes, sendo para tanto, amparada pelo ordenamento jurdico, que propugna, justamente, pelo adimplemento das obrigaes, conforme se pode facilmente verificar, nas seguintes disposies do Cdigo Civil, adiante transcritas:
Art. 334: Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e forma legais. Art. 335. A consignao tem lugar: (...) II se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos;
3 4

Contrato Anexo. Cpia da Notificao Extrajudicial Anexo.


2

Amparada pelo vis legal pugna a Requerente devidamente pela presente Ao de Consignao em Pagamento, direito material assegurado na legislao civil, tendo em vista que no se deram por completas as obrigaes. II.b Da Mora da Credora A credora Plsticos Ltda. deveria ter retirado os moldes objeto do contrato do ptio da devedora Moldes S/A. Pelo fato de no ter retirado os moldes, a partir de 15 de novembro de 2005, Plsticos Ltda. encontrar-se-ia em mora para com a devedora Moldes S/A., conforme dispe artigo 394 do Cdigo Civil:
Art. 394. Considera-se em mora o devedor que no efetuar o pagamento e o credor que no quiser receb-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a conveno estabelecer.

No caso sub judice, a credora se recusa a retirar a coisa devida (artigo 335, inciso II do Cdigo Civil), impondo, injustificadamente, nus devedora. Enquanto a coisa permanecer nas mos do devedor, este no estar exonerado dos riscos nela incidentes, assim como no estar exonerado da prpria obrigao. Isso se deve ao fato de que a mora do credor no exonera automaticamente a devedora. Ainda, oportuno ressaltar, que a mora fica ainda mais explcita com a notificao extrajudicial enviada devedora (artigo 397 do Cdigo Civil). Trata-se de mora accipiendi, que diminui a responsabilidade do devedor, mas no a afasta, nos termos do artigo 400 do Cdigo Civil.
Art. 400. A mora do credor subtrai o devedor isento de dolo responsabilidade pela conservao da coisa, obriga o credor a ressarcir as despesas empregadas em conserv-la, e sujeita-o a receb-la pela estimao mais favorvel ao devedor, se o seu valor oscilar entre o dia estabelecido para o pagamento e o da sua efetivao. Conforme alerta Slvio de Salvo Venosa: Ocorre, todavia, que em certas situaes fticas a consignao por parte do devedor a nica forma que ele possui para desvencilharse da obrigao. Na prtica, portanto, a utilidade da consignao, nos termos estatudos na lei, torna-se necessria. S assim poder o devedor, por exemplo, desonerar-se dos riscos pela guarda da coisa5.
5

VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos, 4. ed., So Paulo: Atlas, 2004, Vol. II, p. 247.
3

Sendo assim, a fim de extinguir a mora, no seria melhor juzo da Requerente, seno o de consignar o pagamento da Requerida a credora. II.c Do Procedimento da Ao De Consignao Cumpre anotar os termos do art. 890 do Cdigo de Processo Civil, no que pertine possibilidade da presente ao:
Art. 890: Nos casos previsto em lei, poder o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignao da quantia ou da coisa devida.

Clvis do Couto e Silva ensina, ainda, que:


[o]s pressupostos gerais para a consignao em pagamento so, em conseqncia, a existncia de dvida lquida e certa, mora do credor, ou ainda, incerteza fundada sobre quem seja o credor. (...) a mora do credor pode ocorrer porque a dvida era quesvel e o credor no compareceu no domiclio do devedor na data aprazada6..

A credora Plsticos Ltda. encontrava-se em mora para com a devedora Moldes S/A. porque a dvida era quesvel, os moldes deveriam ter sido retirados do ptio da devedora e a credora no compareceu na data aprazada (15 de novembro de 2013). Proposta a ao de consignao em pagamento e depositados os moldes, considera-se adimplida e extinta a obrigao da Requerente, Moldes S/A., exonerando-a, ainda, dos riscos incidentes sobre a coisa. Isto significa que propondo a presente Ao de Consignao em Pagamento e depositando a coisa devida, soluciona de plano o problema da Requerente. II.d Dos Efeitos da Consignao Neste nterim, deve-se atentar para as disposies do Cdigo Civil, art, 337, e, outrossim, para as do Cdigo de Processo Civil, art,891, caput, no intuito de se verificar os efeitos necessrios da presente ao. Nos seguintes termos comandam os Cdigos Civil e Processual Civil:
Art. 337: O depsito requerer-se- no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da divida e os riscos, salvo se for julgado improcedente.

COUTO E SILVA, Clvis do. Comentrios ao CPC. So Paulo: RT, 1977, vol. XI, tomo I, p. 19.
4

Art. 891: Requerer-se consignao no lugar do pagamento, cessando para o devedor, tanto que se efetue o depsito, os juros e os riscos, salvo se for julgada improcedente.

Por derradeiro, destarte se verifica, o depsito tem o condo de liberar o devedor da dvida e demais riscos, como se houvesse pago o valor devido diretamente ao credor o que ora pugna-se diante este D. Juzo. III DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS FINAIS Ante o exposto, requer: I) A procedncia da ao nos termos do art. 897 CPC, com a consequente declarao da extino da obrigao e desde logo desconstituda a mora; II) Consoante o art. 893,I do CPC, o Depsito dos moldes devidos; III) A citao da Requerida para retirar os moldes ou oferecer resposta, no prazo de 15 dias (art. 893, II do CPC); IV) A condenao em custas e honorrios nos termos do art. 897 do CPC; V) A pertinente produo de provas amparadas pelo direito; D-se a causa do valor de R$ 205.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) consoante art. 259, V do CPC.

Nesses termos, pede-se e espera deferimento. Curitiba/PR, em 27 de novembro de 2013.

Emanuel Nunes Cordeiro OAB/PR 09.2117-1

Potrebbero piacerti anche