Sei sulla pagina 1di 27

Agro-Pecuria Biolgica

Lzaro Jos Simbine


Mdico Veterinrio, Homeopata Tcnico de Agricultura Biolgica

Introduo O Modo de Produo Biolgico uma forma de Produo Ecolgica que cumprindo os princpios do equilbrio natural garante a sustentabilidade. Recorde-se que a Ecologia o estudo das relaes dos seres vivos entre si e com o ambiente onde vivem (do grego oikos, casa, e logos, cincia). No Modo de Produo Biolgico, pretende-se ter uma produo sustentvel luz dos Princpios da Ecologia, por isso que as exploraes em Modo de Produo Biolgico devem ser auto-sustentveis. A pecuria biolgica uma actividade de Produo animal que se insere numa actividade agro-pecuria da unidade de produo, como parte integrante da agricultura biolgica. Cada vez mais, este um dos sectores de produo agro-alimentar que tem conhecido um grande crescimento a nvel internacional, e nomeadamente em Portugal e na Unio Europeia. Tal se deve s crescentes preocupaes ambientais, bem-estar animal, condies de trabalho dos tratadores e da qualidade e segurana alimentar, facto que faz da pecuria biolgica uma actividade que ganha cada vez mais seguidores da parte dos consumidores, assim como dos produtores. A agricultura biolgica, de que a pecuria biolgica parte integrante uma forma de produo que permite a obteno de produtos de qualidade num sistema de produo em que privilegiado o bem-estar animal e o equilbrio entre o animal e o meio ambiente em que est integrado. O fundamento principal da pecuria biolgica a garantia das condies de criao animal prximas das condies que os animais teriam se vivessem em liberdade, no seu ambiente natural, para que possam manifestem o seu comportamento espontneo, tendo em conta a evoluo sofrida pelas espcies ao longo da histria, que faz dos actuais animais diferentes dos seus ancestrais de vida selvagem. Estas condies visam promover uma produo animal tica, respeitando o equilbrio anatmico e fisiolgico base da homeostasia, tendo sempre em conta a qualidade do produto final.

Deste modo, atendendo cadeia alimentar e a sustentabilidade, o Modo de Produo Biolgico deve garantir a qualidade pela preservao da sade em todos os nveis de consumidores na cadeia agro-alimentar.

Breve resenha histrica No objectivo deste resumo fazer o levantamento da histrico-legislao da Produo Animal Biolgica mas, no se pode falar da Agricultura Biolgica sem referir alguns factos que vieram uniformizar esta forma de produo a nvel mundial e particularmente no espao comunitrio. Apesar da agricultura biolgica j ser praticada desde h muito tempo, importa referir que foi na dcada de 70 como um perodo de particular interesse. Em 1972 fundada a IFOAM, em Versailles, Frana, por cinco organizaes pioneiras - Nature et Progrs (Frana), Soil Association (Inglaterra), Swedish Biodynamic Association (Sucia), Soil Association of South Africa (frica do Sul) e Rodale Press (USA). Actualmente a IFOAM integra mais de 700 organizaes em 104 pases e publica periodicamente as normas bsicas da agricultura biolgica para todo o mundo. Na dcada de 80, devido s diferenas verificadas nas normativas com base nas quais se fazia o controlo e certificao dos produtos biolgicos nos distintos pases da ento Comunidade Econmica Europeia, e dada a crescente procura por parte dos consumidores, houve a necessidade de harmonizar as regras referentes a este modo de produo. Em 1991, o Conselho Europeu de Ministros da Agricultura aprovou o Regulamento (CEE) N. 2092/91 relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e rotulagem dos produtos agrcolas e dos gneros alimentcios. Este regulamento surge como parte integrante da Poltica Agrcola Comum e representou a concluso de um processo atravs do qual a agricultura biolgica recebeu o reconhecimento oficial dos 15 Estados - Membros da UE na altura. Inicialmente, o diploma legal relativo produo biolgica regulamentava apenas produtos vegetais. Mais tarde, foram introduzidas disposies adicionais para a produo de produtos animais. Em consequncia deste processo de expanso, as disposies do Regulamento (CEE) n. 2092/91 tornaram-se mais complexas e abrangentes. Finalmente, em 1999, publicado o Regulamento (CE) N. 1804/1999 do Conselho de 19 Julho de 1999 que

completa, no que diz respeito produo animal, o anterior regulamento, entrando em vigor em Agosto de 2000.Coube a cada Estados-Membro, atravs da respectiva autoridade competente e a organizaes privadas a responsabilidade da criao das suas prprias normas adicionais mais restritivas. O regulamento comunitrio original em matria de produo biolgica revelouse bastante importante, uma vez que criou normas mnimas comuns para toda a Unio Europeia. A ausncia de legislao comum levava a situaes de concorrncia desleal entre operadores, a alguma falta de confiana nos mercados, a certos impedimentos livre circulao de mercadorias e possvel existncia de algumas operaes enganosas ou fraudulentas junto dos consumidores. Assim foi reforada a confiana dos consumidores, pois podiam comprar produtos biolgicos de outros Estados-Membros com a certeza de que esses produtos satisfaziam os mesmos requisitos mnimos. Em 2007 comea a seguinte srie de actualizaes: Reg.(CE) n. 834/2007 do Conselho de 28 de Junho, relativo produo biolgica e rotulagem dos produtos biolgicos. o Reg.(CE) n. 967/2008 do Conselho de 29 de Setembro - altera o Reg.(CE) n. 834/2007.
Reg.(CE) n. 889/2008 da Comisso de 5 de Setembro, que estabelece normas

de execuo do Reg.(CE) n. 834/2007.


o

Reg.(CE) n. 1254/2008 da Comisso de 15 de Dezembro - altera o Reg. (CE) n. 889/2007 no que respeita produo biolgica, rotulagem e ao controlo de leveduras biolgicas.

Reg.(CE) n. 710/2009 da Comisso de 5 de Agosto - altera o Reg. (CE) n. 889/2007 no que respeita produo aqucola biolgica de animais e algas marinhas

Reg.(CE) n. 271/2010 da Comisso de 24 de Maro - altera o Reg.(CE) n. 889/2008 no que respeita ao logtipo de produo biolgica da UE.

Reg.(CE) n.1235/2008 da Comisso de 8 de Dezembro, que estabelece normas

de execuo do Reg.(CE) n. 834/2007 do Conselho no que respeita ao regime de importao de produtos biolgicos de pases terceiros no que respeita lista de pases terceiros.

Reg.(CE) n. 537/2009 da Comisso, de 19 de Junho - altera o Reg.(CE) n.

1235/2008 no que respeita lista de pases terceiros. As sucessivas modificaes que tm como objectivo adequar os regulamentos a realidade concreta mas o modo de produo biolgico um conceito com uma histria, construda sobre um conjunto coerente de valores e filosofia de vida. Por este facto, as normas regulamentos simplesmente visam permitir a uniformizao de critrios de prtica, controlo e certificao. Essa certificao feita por entidades acreditadas pelo Organismo oficial e que na sua actividade controlo se regem pela Norma NP-NE 45011. A certificao biolgica ou devia ser uma certificao de topo, depois de cumpridos todos os outros requisitos de certificao, nomeadamente, Sistema de Gesto da Qualidade (ISO 9001), Sistemas de Gesto Ambiental (ISO 14001), HACCP ou pelos Sistema de Gesto da Segurana Alimentar (ISO 22000), Gesto da Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (OHSAS 18001), de Responsabilidade Social (SA 8000), etc., Deste modo o consumidor estaria seguro de que o produto no s da qualidade dos alimentar biolgica mas que chega ao seu prato valor acrescentado por ter sido produzido em condies de respeito scio-ambiental no seu todo, pela certificao integrada em todas as frentes. Apesar desta tentativa de uniformizao, estas regras acarretam tambm bastantes entraves e dificuldades de interpretao e adaptao, pois as caractersticas das produes agro-pecurias so bastante distintas nos diferentes pases membros e mesmo entre diferentes regies do mesmo pas, assim como entre produtores e a prpria mentalidade dos consumidores. Os factores edafo-climticos e as tradies locais so tambm condies com enorme variao regional e com grande importncia para a prtica da agricultura. Seria importante que cada pas adapte a legislao s caractersticas locais e ao contexto scio-cultural mas tendo em conta a necessidade de uniformizao escala global, torna-se quase impossvel, da que existem critrios a ter em conta no caso de importao de produtos biolgicos oriundos de pases terceiros.

Princpios da Agricultura Biolgica Segundo o IFOAM, os Princpios da Agricultura Biolgica so os seguintes: Princpio da sade A Agricultura Biolgica deve sustentar e valorizar a sade do solo, plantas, animais, humanos e o planeta como um todo, indivisvel. Este princpio destaca que a sade dos indivduos e das comunidades no pode ser separado da sade dos ecossistemas terrenos saudveis produzem colheitas saudveis que nutrem os animais e as pessoas. A sade o todo e a integridade dos sistemas vivos, e no s a ausncia de doenas, mas a manuteno do bem-estar fsico, mental, social e ecolgico. Imunidade, recuperao e regenerao so caractersticas chave da sade. O papel da agricultura biolgica, seja na produo primria, preparao, transformao, distribuio, comercializao e consumo, o de garantir e valorizar a sade dos ecossistemas e organismos desde o mais pequeno no solo, ao ser humano. A agricultura biolgica deve produzir alimentos de alta qualidade nutricional, que contribuam para um cuidado preventivo da sade e bem-estar. Como consequncia, devem ser evitados fertilizantes, pesticidas, administrao de drogas de sntese qumica aos animais e aditivos alimentares que podem ter efeitos adversos na sade.

Princpio da ecologia A agricultura biolgica deve ser baseada em ciclos e sistemas ecolgicos vivos, trabalhar com eles, estimul-los e ajudar a sustent-los. Este princpio baseia a agricultura biolgica nos sistemas ecolgicos vivos. A produo deve ser baseada em processos ecolgicos e na reciclagem. A nutrio e o bem-estar so garantidos atravs do equilbrio ecolgico do ambiente. Por exemplo, no caso das colheitas, o elemento o solo vivo; para os animais o ecossistema da quinta; para o peixe e os organismos marinhos, o ambiente aqutico.

Princpio da honestidade A Agricultura Biolgica deve ser construda em relaes que garantam a justia, com nfase no ambiente comum e nas oportunidades da vida. A honestidade caracterizada pela equidade, respeito, justia e superviso de um mundo partilhado por pessoas e nas suas relaes com os outros seres vivos. Este princpio enfatiza que todos aqueles que esto envolvidos na agricultura biolgica

devem conduzir as relaes humanas de forma a garantir a honestidade a todos os nveis e a todos os intervenientes agricultores, trabalhadores, processadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, tcnicos, etc. A agricultura biolgica deve fornecer a todos os envolvidos uma boa qualidade de vida e contribuir para a soberania dos alimentos e reduo da pobreza. Tem como objectivo produzir uma oferta suficiente de alimentos de boa qualidade e outros produtos. Este princpio insiste que os animais devem ter as condies e oportunidades de vida de acordo com a sua fisiologia, comportamento natural e bem-estar. Os recursos naturais e ambientais usados para a produo e consumo devem ser geridos de uma forma social e ecologicamente justa e devem ter em considerao as geraes futuras. A honestidade requer sistemas de produo, distribuio e comrcio que sejam abertos e equitativos e respeitem os custos reais ambientais e sociais.

Princpio do cuidado A Agricultura Biolgica deve ser gerida de uma forma preventiva e responsvel para proteger a sade e o bem-estar das geraes actuais e futuras e do ambiente. Sendo a agricultura biolgica um sistema vivo e dinmico, que responde a exigncias e condies internas e externas, os praticantes da desta podem realar a eficincia e o aumento de produtividade, sem colocar em causa a sade e o bem-estar. Consequentemente, as novas tecnologias devem ser utilizadas e os mtodos existentes revistos. Dada a incompleta compreenso dos ecossistemas e da agricultura, devem ser tomados alguns cuidados. Este princpio enfatiza que a precauo e a responsabilidade so as preocupaes chave na gesto, desenvolvimento e escolhas tecnolgicas na agricultura biolgica. A cincia necessria para garantir que a agricultura biolgica saudvel, segura e ecologicamente s. Contudo, o conhecimento cientfico por si s no suficiente. Experincia prtica, sabedoria tradicional e inata, acumulada ao longo dos tempos, oferecem solues vlidas, testadas e confirmadas pelo tempo. A agricultura biolgica deve prevenir riscos significativos ao adoptar as tecnologias apropriadas e ao rejeitar as indesejveis, como a manipulao gentica. As instituies e pessoas com poder de deciso devem reflectir sobre os valores e as necessidades de todos os que possam ser afectados. desejvel que os processos sejam transparentes e participativos.

Maneio Geral Sendo a Produo Animal Biolgica parte integrante da Produo Pecuria, a Produo Animal Biolgica um modo de produo e no um Sistema de Produo. Assim sendo, a Produo Animal Biolgica integra-se num dos sistemas citados no pargrafo anterior, no que se refere a produo animal, podendo ser extensivo ou semiintensivo mas nunca intensivo. Por este facto, obrigado a reger-se, como um todo, pelas normas e exigncias legislativas referentes a produo animal a nvel nacional, comunitrio e internacional, e ainda respeitar os aspectos particulares referentes legislao especfica da Agricultura Biolgica, na produo animal biolgica o bemestar animal, como o maneio, a alimentao, a higiene e a sanidade, so os principais aspectos que diferenciam a explorao biolgica da explorao convencional. O consumidor relaciona vez mais estes factores com a melhoria da qualidade do produto final e com o respeito pelo meio ambiente. Existem muitas definies de bemestar animal, e geralmente relacionada com a ausncia de sofrimento ou com a capacidade que os animais tm para se adaptarem com xito a um determinado ambiente. Os parmetros que se empregam nestas definies no se podem quantificar sendo bastante difcil a sua avaliao. Na Produo animal biolgica um pr-requisito, assegurar e respeitar as cinco liberdades e os trs Rs do bem-estar animal: 1. Livres de medo e de stress; 2. Sem fome nem sede - acesso livre a comida e gua de qualidade; 3. Llivres de desconforto mivimentos livres e descontrados; 4. Sem dor e doenas e garantia de tratamento adequado caso estejam doentes; 5. Ter liberdade para expressar seu comportamento natural como se estivesse em vida livre Os trs Rs so: 1. Reduo - do nmero de animais utilizados; 2. Replacement - em ingls (Substituio) - por outras alternativas sem animais; 3. Refinamento - alterando protocolos de experincias para diminuio de dor e sofrimento. Neste modo de produo os animais devem dispor obrigatoriamente de uma rea para a movimentao ao ar livre e ter acesso ao pasto, sempre que as condies

climatricas o permitam. Caso os animais passem todo o tempo ao ar livre, sero criadas condies para que estes se abriguem quando as condies climatricas sejam adversas. Estes abrigos podem ser as paredes das parcelas feitas de pedra, rochedos, rvores, arbustos, etc. No maneio, um aspecto fundamental a converso ao modo de produo biolgico, que tecnicamente, o perodo em que a agricultura deve ser conduzida segundo os princpios previstos no regulamento comunitrio do Modo de Produo Biolgico. Simultaneamente feita uma converso burocrtica que implica a adaptao a todo o processo e tratamento da papelada, e a converso agrria, que visa introduo e implementao de mtodos de produo adaptados ao novo mtodo de produo. O regulamento comunitrio estabelece critrios e perodos de converso a adoptar para a converso dos terrenos, plantas e animais. O Organismo de Certificao poder concluir, perante os factos tcnicos analisados, que o perodo de converso de toda ou parte da explorao poder ser prolongado ou reduzido. Porm, a converso mais importante, que no referida em nenhuma legislao comunitria ou nacional, a converso das mentalidades de todos os intervenientes, directos e indirectos, no processo produtivo, nomeadamente, tratadores, proprietrios e todo o pessoal tcnico com interveno no processo produtivo (Engenheiros Agrnomos e Zootcnicos, de Produo Animal, Mdicos Veterinrios, etc.). Todos os planos de converso para a agricultura biolgica tm de ser elaborados respeitando as exigncias do regulamento do Modo de Produo Biolgico, preferencialmente por uma equipa tcnica credenciada para o modo de produo biolgico e aprovados previamente submetidas aprovao do Organismo de Certificao e/ou da Autoridade Nacional Competente. Importa realar que estes planos devem incluir um Plano de Sanitrio da explorao, o qual dever ser elaborado de acordo com o Programa Sanitrio recomendado pela Autoridade Sanitria Nacional e da responsabilidade do Mdico Veterinrio responsvel pela explorao. O uso das reas de pastoreio deve garantir um encabeamento adequado por hectare, prevenindo desta forma o sobrepastoreio e o pisoteio, assim como o encharcamento e consequente eroso do solo. Algumas das consequncias do sobrepastoreio e o pisoteio so as seguintes: Devastao da vegetao; Perda de espcies comestveis mais apetecveis para animais; Perda da cobertura vegetal;

Favorecimento da eroso; Se a cobertura vegetal aumenta a quantidade de gua que evapora do solo; Empobrecimento dos solos. Devido a estas consequncias, conveniente controlar o encabeamento de cada

parcela para evitar problemas de sobrepastoreio, atravs da rotao das folhas e assegurar a recuperao da parcela atravs de perodos de pousio. Nunca deve ser negligenciada a influncia que o meio ambiente exerce sobre os animais, por isso, em alguns casos tipos de espcies e de produo, indispensvel o recurso a utilizao de alojamentos e equipamentos adequados s condies climatricas e s exigncias da produo. Portugal possui condies edafo-climticas que so um enorme potencial para o futuro da agricultura biolgica em geral e da produo animal biolgica. Caso os animais estejam confinados por perodos longos, est previsto nas disposies do bem-estar animal e na legislao do modo de produo biolgico que os alojamentos devem permitir liberdade de movimentos sem restringir as suas necessidades bsicas: manter-se de p, deitados, limparem-se, esticarem-se,

disponibilidade de alimentos e gua de fcil e adequado acesso, etc.

Escolha dos animais A escolha de raas, um dos factores determinados pelo tipo de explorao e mtodos de criao preconizados devendo estar em conformidade com os princpios da produo biolgica. Deve-se ter em conta: a) A sua adaptabilidade s condies edafo-climticas locais; b) A vitalidade e resistncia s doenas e parasitas locais; c) A ausncia de doenas especficas e problemas de sade associados a algumas raas ou espcies (sndroma de stress, abortos espontneos, etc.); d)A adaptao aos recursos alimentares locais. No h regras restries para a escolha das raas, mas aconselhvel privilegiar a escolha de raas autctones, na medida em que possuem melhores condies produtivas no contexto de agricultura biolgica. Estas raas tm uma diversidade biolgica muito maior do que as hbridas, so tradicionalmente seleccionadas atravs das suas condies e esperado que, num contexto produtivo bem estabelecido, criem menos problemas de sade.

Maneio Alimentar No modo de produo biolgico, o objectivo optimizar a produo e no a a maximizao da produo. A alimentao, neste modo de produo, destina-se a assegurar uma produo de qualidade e deve respeitar as caractersticas anatmicas e fisiolgicas de cada espcie. desejvel que a explorao seja sustentvel, isto que os alimentos sejam ser preferencialmente produzidos na prpria explorao e segundo o Modo de Produo Biolgico. Caso este requisito no possa ser cumprido, permitida a incorporao de alimentos em fase de converso ou at produzidos fora da explorao desde que se respeite as disposies do regulamento do modo de produo biolgico. As exploraes devero tentar produzir grande parte dos alimentos para os animais, na tentativa de se tornarem o mais auto-suficiente possvel, diminuindo a necessidade de aquisio de factores de produo oriundos de fora das mesmas. Embora possa ser feita uma formulao criteriosa da rao de acordo com a espcie animal, actividade e propsito produtivo, termos prticos, na criao de gado biolgica no tem sido necessrio saber exactamente que contribuio de energia, protenas, etc., que um animal necessita para chegar ao peso final no menor tempo possvel. Bastar que o alimento seja diversificado e esteja disponvel no campo em quantidade de suficiente. Neste caso o produtor dever seguir o critrio de observao dos animais e estar atento ao crescimento e ganho de peso vivo. Neste caso o indicador principal o aumento de peso progressivo dentro de um espao de tempo razovel. Para uma optimizao dos recursos e melhoria da produo aconselhvel que se defina um plano de alimentao a luz dos requisitos do regulamento do modo de produo biolgico, e de acordo com o plano de gesto da explorao, para que se possa tirar o melhor partido dos recursos disponveis. A produo animal biolgica uma actividade agro-pecuria, por isso, a produo de alimentos para os animais arte parte integrante do plano de rotao de culturas da explorao.

Maneio Sanitrio Nota: Este tema ser abordado de forma mais alargada no espao reservado participao exclusiva de Mdicos Veterinrios e uma verso final com algumas das muitas intervenes profilticas e Teraputicas, poder ser disponibilizada aos interessados.

Na Produo Animal Biolgica a proteco sanitria deve respeitar todos os requisitos do sistema produtivo em que est integrado. Este pressuposto, por si s um princpio ecolgico de produo que exige que se respeite e se privilegie o equilbrio natural. Deste modo, deve-se recorrer aos mtodos naturais de preveno e controlo de enfermidades respeitando o princpio de precauo (na dvida, evita-se). Este facto obriga convergncia de conhecimentos das diferentes reas, congregando todos os esforos dos intervenientes no processo produtivo do Modo Produo Biolgico, nomeadamente na Produo Animal Biolgica para que, com perspiccia, agindo por antecipao, se possa garantir o equilbrio dos animais com o meio que os rodeia e evitar as complicaes de sade que possam eventualmente surgir. Porm, quando estes problemas surgem e seja necessrio intervir com medicamentos, a escolha destes dever ser precedida de uma avaliao diagnstica que permitir a utilizao de procedimentos e produtos mais adequados para a resoluo do problema em causa, sejam eles naturais, alternativos e/ou convencionais. Uma boa higiene das instalaes favorecer a sua manuteno, o seu bom funcionamento e ter consequncias positivas na sade dos animais. No entanto, alm das condies de higiene, deve-se prestar especial ateno a uma srie de factores prprios das instalaes que influenciam directamente o estado sanitrio do gado, tais como a ventilao, a temperatura, a humidade relativa, a concentrao de gases, o p e o estrume.

Vrios factores podem influenciar o estado sanitrio dos animais sendo de destacar os seguintes: Ventilao conveniente assegurar uma ventilao natural sem que haja necessidade de recorrer a sistemas mecnicos porque, para alm destes implicarem um gasto econmico acrescido, em ocasies que no se controlem bem podem ser causa de excesso de

circulao do ar ou ventilar menos do que o necessrio. Aconselha-se a ter cuidado com as correntes de ar porque podem favorecer o aparecimento de algumas doenas.

Temperatura A temperatura ptima depender do desenho da explorao, da espcie e raa, da concentrao de animais e de outros factores como a ventilao e a humidade. No devem existir mudanas bruscas porque o animal demora algum tempo a adaptar-se s novas temperaturas.

Humidade Uma humidade baixa produz secura nas vias respiratrias altas e facilita o aparecimento de doenas respiratrias. Uma humidade elevada acompanhada de temperaturas altas dificulta a eliminao de calor por parte do animal e provoca stress por calor. Pelo contrrio, quando a humidade elevada acompanhada de temperaturas baixas, o corpo dos animais fica hmido assim como a cama e h um aumento da sensao de frio. Por isso, preciso ter cuidado quando os animais esto no campo em dias de chuva, vento e baixas temperatura pois diminui a sua capacidade de autoregulao da sua temperatura corporal.

Concentraes de gases Um dos gases que produzido em maior quantidade o amonaco proveniente da degradao da urina e da decomposio de parte da matria orgnica. As emisses de amonaco so influenciadas directamente pela maioria dos factores descritos anteriormente. Quanto mais baixa for a temperatura, mais lentas sero as reaces de decomposio da matria e menor a libertao de amonaco. A ventilao aumenta a renovao do ar, a libertao de amonaco e facilita a eliminao de outras emisses gasosas. O aumento da concentrao de amonaco irrita a mucosa respiratria, que se traduz numa alterao dos mecanismos naturais de defesa do animal, favorece o aparecimento de problemas respiratrios, perturbaes no bem-estar animal e, consequentemente, um atraso no crescimento. Por vezes observam-se lotes de animais a tossir e, erradamente, atribui-se a causa a agentes vricos, quando na verdade um problema de maneio que se soluciona com a limpeza, remoo do estrume, a diminuio

do nmero de animais por lote, colocao ou aumento da quantidade de palha no piso para que absorva a humidade e reduza a concentrao de amonaco oriundo da urina.

P O p que pode existir nas instalaes originado pelas condies atmosfricas, da zona de armazenamento do feno, da palha, das raes, e outros materiais prprios da instalao ou das zonas de exerccio nas pocas mais secas. necessrio tentar diminuir as concentraes elevadas de p atravs da ventilao da zona, regas e outras medidas que sejam julgadas mais convenientes.

Estrume muito importante que a topografia do solo e o sistema de drenagem e de esgotos facilitem as operaes de limpeza das instalaes, favoream uma boa eliminao da urina, das fezes e das guas de limpeza. Uma quantidade excessiva de estrume influencia negativamente o bem-estar animal e reflecte-se numa diminuio dos ganhos de peso dos animais. Deve-se garantir que todos estes factores se mantm dentro dos limites no prejudiciais para os animais. Quando no se controla algum destes factores ou existam relaes negativas entre eles, h uma maior predisposio para o aparecimento de patologias nos animais.

Os sintomas mais frequentes que tem origem nestas causas so: - Insuficincias respiratrias; - Diarreias; - Irritao das mucosas; - Lacrimejamento dos olhos; - Tosse; Tambm preciso ter em conta que quanto mais geneticamente apurados forem os animais forem os animais da explorao, maiores tero de ser os cuidados dispensados para a sua manuteno e o seu crescimento. Todas as aces de maneio a favor do bem-estar dos animais tero repercusses no bem-estar animal e optimizao da produo.

Medidas sanitrias Limpeza das instalaes

Deve realizar-se uma limpeza adequada das instalaes com a finalidade de evitar problemas de contgio de doenas entre os animais e o desenvolvimento de agentes patognicos. Na limpeza das instalaes deve-se incluir a desinfeco dos alojamentos, utenslios, separaes entre os lotes, etc. Os restos de comida, estrume, urina e as camas devem retirar-se com certa frequncia, para diminuir os cheiros e evitar as altas concentraes de amonaco. Com esta medida evitam-se tambm os insectos, os roedores, os pssaros, etc., que contribuem para a contaminao da zona e para a propagao de doenas. Para a eliminao destes agentes (roedores, pssaros, insectos) s se podem utilizar microrganismos (bactrias, vrus e fungos) no modificados geneticamente e autorizados para o controlo biolgico de pragas estabelecido no Regulamento. Quando um lote de animais vai para abate muito importante fazer uma limpeza a fundo, desinfeco e vazio sanitrio das instalaes, para evitar possveis problemas de contaminaes, e proporcionar ao lote seguinte as condies de higiene adequadas. A limpeza das instalaes deve realizar-se com certa frequncia, cabendo ao tratador avaliar de quanto em quanto tempo necessria. Para isso, deve ter em considerao a espcie e a respectiva raa, o nmero de animais por lote, a durao da cama em bom estado, os restos de comida e derrames de gua, etc. Os animais devem estar em boas condies de higiene uma vez que o estado sanitrio destes influencia directamente o rendimento. preciso prestar especial ateno desinfeco de zonas onde tenham estado animais doentes. A limpeza dessas zonas deve fazer-se de forma consciente, retirando primeiro os restos de comida e de estrume, aplicando de seguida os desinfectantes. Muitos produtos de desinfeco perdem eficcia na presena de matria orgnica, pelo que s se devem aplicar depois de se ter realizado uma limpeza a fundo de todos os resduos orgnicos. Para a limpeza e desinfeco das instalaes, utenslios e equipamentos utilizados na criao dos animais, usa-se uma srie de produtos esto autorizados que constam na legislao especfica.

Medidas de controlo A grande maioria das doenas que se desenvolvem nas exploraes de gado bovino biolgico pode ser evitada mediante um correcto maneio e uma higiene adequada. A preveno de doenas pode conseguir-se seguindo uma srie de regras que de forma geral constituem as bases em que assenta a produo biolgica.

A seleco de raas autctones um dos factores mais importantes, uma vez que se adaptam bem ao meio envolvente e aos recursos alimentares regionais. So animais fortes, rsticos e mais resistentes s doenas. Esto habituados s temperaturas da zona, altitude, s condies edafoclimticas, etc. Os animais oriundos ds regies de implantao da explorao, transformam bem alimentos de baixa qualidade em carnes saborosas, com um bom rendimento da carcaa e apresentam altos nveis reprodutivos. A alimentao destes animais base de recursos naturais e raes e forragens biolgicos de alta qualidade garante um bom estado nutricional assim como o fortalecimento do sistema imunitrio. O controlo do encabeamento e densidade animal, diminui, por sua vez, o aparecimento de patologias. Estes aspectos diminuem consideravelmente, os problemas sanitrios na explorao. Mesmo assim, pode dar-se o caso de que um animal fique doente, ento dever ser atendido o mais rapidamente possvel para evitar o seu agravamento e que a sua vida corra perigo.

Diagnstico: conveniente averiguar rapidamente a causa da doena para: - Evitar problemas de contgio ao resto do rebanho (e manter, na medida do possvel, o animal isolado); - Corrigir as deficincias que provocaram essa situao. Uma vez diagnosticada a enfermidade ou anomalia, o tratamento dos animais deve ser feito tendo em conta o respeito pelo bem-estar animal, com vista ao rpido restabelecimento doentes da sade dos mesmos. Deve basear-se em produtos fundamentalmente na fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, oligoelementos ou substncias substancias que constem no regulamento do modo de produo biolgico. Se o tratamento usando os produtos anteriormente descritos no for eficaz, e o veterinrio da explorao considerar oportuno, poder ser autorizado de modo isolado o uso de antibiticos ou medicamentos alopticos ou de sntese qumica. A utilizao deste tipo de medicamentos da exclusiva responsabilidade do Mdico Veterinrio e dever ser de acordo com as circunstncias de aplicao e respeito pelo intervalo de segurana previstas no regulamento do modo de produo biolgico.

Quando numa explorao em regulamento do modo de produo biolgico se utilizam medicamentos de sntese qumica, o mdico veterinrio dever enviar um relatrio ao rgo de controlo correspondente com a informao sobre o tipo de medicamento, o nmero de identificao do animal tratado, a data de administrao, a dose, o motivo da sua utilizao e o intervalo de segurana total. Do mesmo modo, o produtor dever manter uma relao dos animais tratados e de todos os dados presentes no relatrio do mdico veterinrio. proibido qualquer tratamento preventivo com medicamentos de sntese qumica, sem ser os que esto previstos e autorizados pelo regulamento do modo de produo biolgico. Tambm no esto autorizadas substncias artificiais como antibiticos e hormonas, utilizadas para prevenir doenas, estimular o crescimento ou induzir a sincronizao do cio. Em casos particulares, e com a correspondente prescrio veterinria, podero sim ser utilizadas para o tratamento isolado de patologias. Quando um animal apresenta sintomas de doena e necessrio administrar antibiticos, os microrganismos causadores podem ter ganho resistncias e dificultar a recuperao do animal com xito. Mas mais importantes so as consequncias que este tipo de tratamento tem na sade das pessoas e no meio ambiente. Alm disso, estas substncias so eliminadas pelas fezes e permanecem acumuladas no solo durante anos (hoje em dia, grande percentagem de resistncias aos antibiticos que se originam nas pessoas esto relacionadas com a alimentao). Todas as medidas tomadas por Estado membro ou por toda a Comunidade Europeia, em relao a campanhas sanitrias de qualquer espcie animal, declarao de doenas obrigatrias, vacinao e testes oficiais, so obrigatrias para todas as exploraes biolgicas. Para que os animais de uma explorao biolgica possam ser vendidos com tal, no podem ter recebido mais de trs tratamentos por ano excepto vacinaes, desparasitaes e medidas oficiais, que no se incluem nesta restrio. No esto autorizados a descorna e o corte da cauda de modo sistemtico. S podero ser autorizados pelo rgo de controlo competente em casos isolados por problemas de maneio. A homeopatia utiliza substncias naturais de origem animal, vegetal ou mineral para tratar as modificaes no estado sade. Existem mais de trs mil medicamentos homeopticos que se obtm mediantes a agitao e a diluio sucessiva da substncia de

que partimos. Desta forma, a concentrao que existe no medicamento final muito reduzida ou nula. Como possvel que concentraes to pequenas de uma substncia curem a doena? Quando em biologia se diz que deve ser o organismo a reagir perante a doena para a curar, as doses pequenas estimulam e favorecem a resposta. O medicamento homeoptico actua sobre o sistema imunitrio estimulando mecanismos de defesa e levando a que o animal reaja por si prprio. Os antibiticos, por sua vez, destroem directamente o germe que provoca a patologia. No potenciam a formao de defesas, que realmente so as que se encontram fragilizadas e, por isso, o germe coloniza o organismo. A homeopatia baseia-se numa lei principal bastante complexa que se denomina lei da similitude (lei da igualdade). Quando a um animal so se lhe administra uma substncia, produz-se no seu organismo sintomas caractersticos; se esta substncia administrada em concentraes mnimas (infinitesimais), capaz de tratar esses mesmos sintomas num animal doente. O conjunto de sintomas que produzem cada substncia est estudada e compilada em manuais h j muitos anos. Em homeopatia, como na produo biolgica, no existe um tratamento comum para cada doena. Os doentes no esto classificados mediante a sua patologia. Cada paciente diferente porque manifesta os sintomas de forma diferente. Os medicamentos homeopticos no provocam efeitos secundrios porque, como j dissemos, actuam estimulando os mecanismos de defesa e no directamente sobre as leses. A homeopatia no faz milagres e no consegue solucionar leses irreversveis ou patologias que necessitam de uma interveno cirrgica, mas ajudar a diminuir os efeitos dessas leses ou a facilitar uma rpida recuperao depois da cirurgia. A frequncia de administrao varia muito de uns medicamentos homeopticos para outros. Regra geral, podem ser agrupados segundo o processo como so administrados. A saber: - Quando se realize o tratamento de processos muito agudos e ocorridos recentemente como a picada de uma vespa, um traumatismo, uma queimadura, etc., sero dadas diluies baixas dos medicamentos administradas frequentemente e espaando-as em funo das melhoras.

- No tratamento de processos agudos, com sintomatologia mais lenta, como diarreia ou pneumonia, utilizam-se tambm diluies baixas administradas 3 a 5 vezes por dia. - Em processos crnicos que se prolongam por muito tempo e que com a medicina convencional necessitam de medicao para o resto da vida, a homeopatia tem muito bons resultados. Em problemas de artrose ou dermatites crnicas, consegue curar ou diminuir os sintomas que se manifestam at ao ponto de prescindir da medicao. So administradas altas diluies com uma periodicidade que varia desde uma vez ao dia at uma vez por semana ou ao ms, dependendo de cada caso. Estas normas servem somente para orientao. Em cada caso especfico deve ser realizado um exame completo tendo especial ateno forma que cada animal tem de manifestar o problema para encontrar o tratamento adequado. Detalhes que aparecem normalmente nas inspeces rotineiras e que a medicina convencional no releva, em homeopatia tm muita importncia. Por exemplo, como bebe a gua: em goles curtos ou compridos; de forma rpidos ou lentos; se prefere gua fria ou quente; se est muito tempo parado ou se movimenta com frequncia; caso se apoia mais sobre um lado do que sobre o outro; se melhora quando est frio ou quando est calor; se mostra mais sintomas de manh, de tarde ou noite, etc., etc. As formas de apresentao dos medicamentos homeopticos so vrias, tantas quantas existem na medicina convencional e podem ser em glbulos, grnulos, lquidos injectveis, lquidos bebveis, pomadas, cremes, aerossis, comprimidos, etc. Em medicina veterinria a forma mais utilizada em grnulos que se podem administrar dissolvidos na gua de bebida. A dose em homeopatia, embora parece estranho, no importante. suficiente que o organismo receba com relativa frequncia (dependendo do caso, como se explicou anteriormente) os estmulos para reagir e que estimule o seu sistema imunitrio. A dose normal nos animais adultos de grande porte de 10 grnulos e de 5 grnulos em jovens (por exemplo vitelos). Os problemas de sobre dosagem tambm no existem porque, como se trabalha com substncias to diludas, nunca se podem produzir intoxicaes. Em homeopatia, o factor mais importante para que um tratamento funcione escolher bem o medicamento que ser administrado e a diluio adequada ao caso. Cada medicamento tem uma srie de pequenas caractersticas tanto de sintomas como de comportamentos tpicos que devem ser ponderados.

Os medicamentos homeopticos vendem-se em farmcias e so os mesmos para pessoas e animais. No entanto, em alguns Pases j h medicamentos registados para uso exclusivo em Medicina veterinria, e h j Pases que alm de terem esse registo para uso veterinrio, a homeopatia faz parte da formao de mdicos e veterinrios.

Resduos Armazenagem e eliminao Nas unidades de produo em modo de produo biolgico obrigatrio demonstrar a exemplo do que acontece com os animais, um grande respeito pelo meio ambiente. No se pode desenvolver correctamente uma produo de gado biolgico se istematicamente se quebra o equilbrio com a natureza, por se requererem condies ptimas no campo e nos pastos onde se criam os animais. Numa explorao de gado bovino biolgico geram-se resduos orgnicos e inorgnicos que se devem tentar aproveitar e reutilizar. So considerados resduos inorgnicos as embalagens de plstico, o papel e o carto, os restos de medicamentos, seringas, etc. Alguns podem ser reciclados (papel, embalagens, carto) e outros so levados para contentores especiais para serem tratados de forma independente, tais como os restos de medicamentos ou as seringas. Os resduos inorgnicos nunca devem ser abandonados no campo nem se deve despejar o seu contedo nos rios porque, na maioria dos casos, so nocivos e destroem a flora e a fauna das redondezas quebrando o equilbrio com o meio envolvente. Os resduos orgnicos so substncias que se obtm secundariamente na produo de gado bovino e que, bem trabalhados, representam um factor importante para a rentabilidade da explorao. A principal utilidade da maioria destes resduos a fertilizao. O tipo e a quantidade de resduos variam em funo do sistema de produo estabelecido. No caso de produo de bovinos, nas exploraes com instalaes para o lote de engorda com confinamento, por exemplo no acabamento, as quantidades de resduos sero maiores que nas exploraes onde este lote permanece ao ar livre e pastando nos prados. Nos de vida livre, os resduos orgnicos passaro directamente para o terreno. Haver zonas dentro das parcelas onde a concentrao de excrementos maior e outras zonas onde haver mais restos de comida. Por isso, conveniente realizar a mobilizao dessas parcelas para facilitar o espalhamento de todos os resduos e tentar fazer uma fertilizao uniforme do terreno.

Em exploraes de bovinos, dos resduos orgnicos podem-se destacar os seguintes: - Dejectos slidos. - Urina. - Restos de camas, palha, serrim, etc. - Restos de comida, rao, feno, forragem, etc. - Agua dos audes. - Gases. - gua de limpeza. De todos eles, a maior percentagem corresponde aos excrementos slidos e lquidos dos animais, seguindo-se os restos das camas e gua.

Estrume e seu tratamento Chama-se composto mistura curtida de excrementos slidos, lquidos, cama, restos de comida e gua. O chorume o estrume lquido que se forma depois da utilizao de gua para a limpeza das instalaes. H muitas diferenas no que diz respeito composio dos excrementos dependendo da explorao, e variar em funo da gentica, da alimentao, do estado fisiolgico, da idade, da poca do ano, etc. A alimentao dos animais influencia decisivamente a produo de resduos j que existem determinadas matrias-primas que fazem com que as dejeces sejam mais lquidas e criem problemas de humidade nas camas. conveniente realizar anlises para determinar as caractersticas dos dejectos e conhecer assim o seu valor para a utilizao como adubo. Em relao composio dos excrementos, a percentagem mais elevada corresponde gua, depois matria seca, azoto, fsforo, potssio, clcio e magnsio. De outra forma, a utilizao destes material como adubo dentro da prpria explorao favorecer a fertilizao das parcelas e aumentar a produo de pasto para o consumo animal, seja por consumo directo por parte dos animais seja mediante a realizao de feno ou forragens. A concentrao de estrume que se deve aplicar nas parcelas est limitada e legislada com a finalidade de evitar problemas de acumulao excessiva de concentraes de azoto. A quantidade total de estrume por explorao e o nmero mximo de animais por hectare em relao a situaes de sobre pastoreio e

contaminao excessiva do terreno tambm est indicado no Regulamento sobre o modo de produo biolgico. No caso de se ultrapassarem estes limites, o encabeamento ter que ser diminuda e ajustada. As exploraes biolgicas podero recorrer a contratos com outras exploraes biolgicas para beneficiar do estrume excedentrio e espalha-lo nas suas parcelas como fertilizante. Uma vez retirado o estrume das instalaes, este levado para um local adequado, com solo impermeabilizado o qual deve ter as condies necessrias para evitar a contaminao das guas subterrneas ou a filtrao atravs do solo. Dependendo das condies climatricas de cada zona, determinar-se- se necessrio proteg-lo, reg-lo, arej-lo e quanto tempo demorar a amadurecer. No campo, as situaes a ter em conta relativamente ao estrume so muitas e variam segundo o tipo de solo. Regra geral, conveniente espalh-lo cedo (Outono ou Inverno) e da forma mais homognea possvel para que quando se faa a sementeira, a sua decomposio seja j avanada. A quantidade a colocar no terreno depender do tipo de estrume, as caractersticas tpicas do solo, o tipo de cultura, etc. Por exemplo, em terrenos argilosos utilizam-se grandes quantidades de estrume muito maduro. No entanto, em solos arenosos usam-se menores quantidades de estrume e no necessrio que esteja to maduro. A maioria dos resduos produzidos na explorao pode ter um tratamento adequado que evite a contaminao do meio ambiente. Para conseguir um bom tratamento dos resduos, deve ser feita uma correcta separao de cada tipo.

Outros resduos Quanto aos resduos inorgnicos deve-se distribuir em recipientes diferenciados para dar a cada um o destino adequado. - O papel e o carto podem ser utilizados no processo de compostagem, sempre que no tenha sido tratado quimicamente, isto , que no tenha sido impresso. Caso contrrio no so vlidos para elaborar composto biolgico, mas podero sim ser enviados para a reciclagem. - Os restos de medicamentos e seringas so considerados materiais que devem entregar-se nos locais prprios para o tratamento deste tipo de resduos.

- Os leos de tractores, carros e maquinaria tambm so tratados em locais especficos. Neste caso, deve-se ter especial cuidado para no verter estas substncias nos rios nem nos campos porque permanecem no ambiente durante muitos anos. - Os plsticos tambm podem ser reciclados e reutilizados, no devem permanecer no campo. - Outro tipo de resduos como arames e cordas, materiais que se podem encontrar em qualquer explorao e so perfeitamente reutilizveis. Quando ficam abandonados no campo por descuido ou amontoados representam um perigo para os animais, j que podem produzir doenas associadas a obstrues digestivas, no caso das cordas, ou perfuraes digestivas, no caso dos arames. As pessoas tambm podem correr o riso de se magoar nesses materiais espalhados. Com a reciclagem e a reutilizao contribui-se para que muitos materiais que antigamente s tinham uma utilizao e iam directamente para o lixo voltem a ser utilizados sem contaminar o meio ambiente.

Compostagem Um dos mtodos mais importantes da produo biolgica em ralao ao tratamento de resduos a compostagem. um processo com o qual se consegue uma mistura homognea rica em matria orgnica donde predomina uma grande quantidade de minerais e outros nutrientes. A compostagem similar aos processos que decorrem diariamente na natureza. O composto um produto usado como fertilizante e para o produzir so utilizados a grande maioria dos resduos da explorao. Para realizar um bom composto necessrio ter um local onde comear a acumular a matria orgnica que se v degradar. H que escolher bem o local onde se vai situar para evitar problemas de arrastamento de matria orgnica pela gua, de excessiva ventilao ou temperatura. conveniente constru-lo resguardado das inclemncias meteorolgicas. O compostador tem que estar em contacto com o solo porque favorece o intercmbio de microrganismos que intervm no processo de degradao da matria orgnica. O tamanho das partculas tem influncia na velocidade de decomposio, quanto mais pequeno for o tamanho dos materiais a compostar, menor ser o tempo de decomposio. A presena de alguns elementos como o carbono, azoto, fsforo e outros constituintes torna-se essencial para as reaces de degradao da matria que se produzem por parte dos microrganismos.

Em condies normais, a natureza no necessita de nada que no possa obter do campo. Pode ser adicionado um acelerador biolgico para diminuir o tempo de decomposio da matria. Quando se deposite a matria orgnica, adiciona-se acelerador a cada 20 cm para que o processo arranque com mais fora e dure menos tempo. O que se pode utilizar para obter um bom composto? - Restos vegetais como palha, folhas secas, pinhas, uvas, ramos, casca de fruta, serrim (sem tratar), carto, papeis, etc. - Todo o produto procedente da produo biolgica. - Restos animais tais como peles, farinhas, ossos, restos de matadouro, estrume que incorpora azoto. - Restos minerais como granitos, calcrios, silicatos, fosfatos que incorporam oligoelementos indispensveis para as plantas. No processo de compostagem a temperatura varia de acordo com a actividade microbiana, podendo no interior atingir aproximadamente 60 C. Considera-se um composto maduro quando depois de vrias fases de variao de temperatura, esta se mantm e igual a ambiental. O valor de pH ptimo oscila entre 5 e 8. O aumento da ventilao pode arrefecer o composto e retardar o processo. A humidade ptima depender do tipo de microrganismo presente na mistura, mas normalmente varia entre os 30% e os 60%. Possivelmente haver necessidade de regar em pocas de calor excessivo, em condies normais a gua proveniente dos vegetais suficiente. Ao fim de trs ou quatro meses estar formado um composto fresco onde ainda se podem identificar restos dos materiais utilizados. Passados mais dois meses (cinco ou seis no total), obteremos uma mistura de cor preta escura, os restos de vegetais, animais e minerais foram decompostos e obtm-se um material com elevada percentagem de oligoelementos e nutrientes. Uma vez obtido o composto, podem ser adicionadas cinzas de madeira, que incorpora potssio, ou estrume proveniente de animais de exploraes biolgicas, que ajuda a manter o equilbrio entre nutrientes. Para a obteno de composto no se devem utilizar: - Restos de vegetais que tenham sido tratados em processos qumicos. - Cascas de citrinos porque so demasiado cidas. - leos e gorduras.

- Qualquer material no biodegradvel. Os resultados que se atingem com a compostagem no que diz respeito fertilizao dos solos sero semelhantes ou melhores aos que se conseguem com adubos qumicos. Alm do mais, no se produzem os efeitos negativos como a contaminao dos aquferos por excesso de azoto e o esgotamento da matria orgnica. O composto enriquece o solo em matria orgnica e microrganismos que ajudam sua fertilizao.

Concluso Os benefcios da agro-pecuria biolgica so tantos que s o limite da imaginao poder esgotar. O modo de produo biolgico deve garantir o desenvolvimento rural proporcionando s populaes condies de vida e de bem-estar, proporcionando-lhes capacidade para determinar o seu futuro. Um produtor biolgico ao mesmo um investigador permanente que procura dentro da sua unidade de produo solues prticas que consegue descortinar por fora da sua capacidade, conhecimento e uso dos saberes empricos acumulados ao longo dos tempos. O Modo de Produo Biolgico tem em conta a sade no seu todo universal e integrado, em que se considera a sade do solo, da planta e do animal, incluindo a sade do animal Homem, preservando os nveis da cadeia alimentar, numa base de sustentabilidade Ambiental, Econmica e Social. A vertente Social considerada Scio-cultural, por isso, o que o modo de produo biolgico no apenas uma produo agro-pecuria. tambm pequena indstria transformadora, artesanato, agro-turismo e demais actividades que associadas ao modo de produo biolgico, para a promoo da actividade da regio e do seu patrimnio cultural e scio-econmico. Mas fundamental que sejam criados canais de comercializao que permitam que o circuito de comercializao, seja directo, do produtor primrio ao consumidor ou se reduza ao mnimo indispensvel o nmero de sector de actividade intermediria em que o tenha que passar. Muitas das regies do interior, no continente e nas ilhas, possuem no s condies de excelncia para a prtica do modo de produo biolgico assim como

animais sementes plantas diversas e uma grande variedade de animais que fazem do modo de produo biolgico uma mais-valia para essas regies.

BIBLIOGRAFIA

Ambros, J. J. et all,2004. Tratado de Doctrina Mdica Homeoptica, Asociacin Mdica Homeoptica de Argentina. Bidarte Iturri, A e Garcia Romero, C., 2004. Homeopatia Ovina e Caprina, Editorial Agrcola Espaola S.A. Bidarte Iturri, A e Garcia Romero, C., 2004. Controlo Biolgico e Terapias naturales en lacria bovina ecologica, Editorial Agrcola Espaola S.A. Day, C. , 2001. The Homoeopathic Treatment of beef and Diary Cattle Beaconsfield. Fraser, A.F., 1980. Comportamiento de los animales de granja. Ed. Acribia, Zaragoza. Garcia Romero, C., 2003. Ganadera Ecolgica Bovina de Carne. Bovis.

Garcia Romero, C., 2005. Agrosistemas ovinos ecolgicos. Bovis. Houpt., K.A., 1998. Domestic Animal Behaviour for Veterinarians and Animal Scientists. Third ed. Manson Publishing / The Veterinary Press, London, UK. IFOAM, 2008. Cultivate the future based on science. Proceedings of the 16th IFOAM Organic World Congress, Modema. Issautiur, M-N e Calvat, H.,1987. Thrapeutique homepathique Vtrinaire, Editions Boiron. Johnson H.D., (Ed.), 1987. Bioclimatology and Adaptation of Livestock. World Animal Science, B5. Ed. Elsevier, Science Publishing Company INC., New York. Madrewar, B.P., 2006. Scientific Clinical Research Veterinary Homeopathy, B.Jain Publishers. Mateo Snchez, C. e Ramn Torre, J., 2006 Homeopatia Veterinria, Dilema editorial. Normas da IFOAM para a Produo Biolgica e transformao, Ed. IFOAM, Bonn, 2005 (www.ifoam.org).

Reg (CE) 889/2008 da Comisso, que estabelece normas de execuo do Reg (CE) 834/2007 relativo produo biolgica e rotulagem dos produtos biolgicos, no que respeita produo biolgica, rotulagem e ao controlo.

Reg (CE) 834/2007 do Conselho, relativo produo biolgica e rotulagem dos produtos biolgicos. Ruddock, E. H., 2004 The pocket manual of Homoeopathic Veterinary Medicine, B.Jain Publishers. Stger, E., Gratzer, E., Winckler, C., Lund, V., Henriksen, B.I.F., Hansen, B., Neale, M. & Whistance, L.K.

Vaarst, M., Roderick, S., Lund, V., Lockeretz, W. and Hovi, M., 2004. Organic Animal health and welfare in organic agriculture. CABI Publishing welfare in organic agriculture. CABI Publishing. Wallingford; Vaarst, M. et al. (eds.) 2004: Animal health and welfare in organic agriculture. CAB International, Wallingford, Younie, D., Wilkinson, J.M., 2004. Ganadera ecolgica. Ed. Acribia, S. A.

http://www.gppaa.min-agricultura.pt/biologica/ - 12.09.2010 http://ec.europa.eu/agriculture/organic/home_pt - 12.09.2010 http://www.mma.es/portal/secciones/biodiversidad/banco_datos/ - 12.09.2010 http://www.mapa.es/es/ganaderia/ganaderia.htm - 12.09.2010 http://www.gppaa.min-agricultura.pt/biologica/MPB_OC21Abr10.pdf - 12.09.2010 http://planetaorganico.com.br/site/index.php/c/saudeorganicos/ - 12.09.2010 http://www.amvhb.org.br/especialistas.htm - 12.09.2010

Potrebbero piacerti anche