Sei sulla pagina 1di 6

Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior

U.C. 61029

Princpios de Gesto
27 de Janeiro de 2014

INSTRUES O tempo de durao da prova de exame de 2 horas, acrescida de 30 minutos de tolerncia. O estudante dever responder prova na folha de ponto e preencher o cabealho e todos os espaos reservados sua identificao, com letra legvel. Verifique no momento da entrega da(s) folha(s) de ponto se todas as pginas esto rubricadas pelo vigilante. Em hiptese alguma sero aceites folhas de ponto dobradas ou danificadas. Exclui-se, para efeitos de classificao, toda e qualquer resposta apresentada em folhas de rascunho. Os telemveis devero ser desligados durante toda a prova e os objetos pessoais deixados em local prprio da sala de exame. Utilize unicamente tinta azul ou preta. O exame est cotado para 20 valores. As questes esto divididas em dois grupos: o grupo I com 10 questes de mltipla escolha, de um valor cada, sendo que cada resposta errada tem uma penalizao de 0,25 valores; e o grupo II com 5 questes de resposta sinttica, de dois valores cada.

As perguntas de escolha mltipla devem ser respondidas na grelha apresentada na ltima pgina enunciado, que deve ser assinado e devolvido. No que diz respeito aos critrios de correo e avaliao, toma-se em conta, alm do contedo pertinente de cada resposta, a clareza do discurso, o encadeamento das ideias. Cabe realar que constituem um conjunto de critrios gerais cumulativos: (a) justeza, pertinncia e profundidade dos conhecimentos demonstrados, nomeadamente as teorias e os conceitos; (b) pertinncia dos exemplos e argumentos apresentados; (c) riqueza e rigor do vocabulrio e conceitos especficos utilizados; (d) capacidade de anlise e de sntese; e (e) qualidade da expresso escrita Pretende-se que o aluno utilize, sem prejuzo do rigor cientfico, um discurso prprio, em caso algum se aceitando a discrio ipsis verbis dos textos do manual ou dos textos de apoio disponveis na pgina da UC.

Grupo I 10 questes de 1 valor cada (respostas erradas com uma penalizao de 0,25 valores)

1. Na perspetiva do gestor a funo Organizar refere-se a... C (p.9) A. Monitorizar as atividades para verificar se decorrem conforme o planeado B. Definir os objetivos, a estratgia e ao desenvolvimento de planos para coordenao das atividades. C. Estabelecer o que precisa de ser feito, como e por quem. D. Direcionar e motivar os trabalhadores, resolvendo problemas e conflitos. 2. A viso defineB (p.45) A. As prioridades da gesto de topo no curto prazo. B. Como a administrao v a empresa no futuro, o que ela quer ser e deve alargar competncias e a imagem que a empresa tem de si. C. A razo pela qual a empresa existe e que a distingue das restantes empresas, nomeadamente o domnio do negcio em termos de produtos, de servios, de clientes e de necessidades dos mercados. D. O corpo das aes e guiada por medidas mensurveis de desempenho.

3. A estrutura matricial frequentemente usada em... A (p.166) A. Empresas que funcionam por projetos. B. Empresas pequenas e com tecnologias ou tarefas rotineiras. C. Empresas que crescem e onde as pessoas so agrupadas com base na sua experincia, formao e qualificao ou pela utilizao dos mesmos recursos. D. Empresas onde as divises so organizadas de acordo com produtos individuais, servios ou reas de negcios.

4. Qual das afirmaes a seguir no se refere a uma estratgia de preos de penetrao de mercado? B (p.213) A. Estabelece um preo inicial baixo para penetrar no mercado mais rapidamente. B. Vende menos quantidade mas ganha mais por unidade.
2

C. Consegue atrair maior nmero de clientes. D. Consegue captar maior quota de mercado.

5. No mbito da estratgia de preo ao longo do Ciclo de Vida do Produto, na fase de maturidade... D (p.214) A. Quando o mercado pouco sensvel ao preo estabelecer um preo alto e se este muito sensvel ao preo estabelecer um preo mais baixo, ou seja, a sensibilidade do preo determina a estratgia inicial. B. Os preos diminuem de forma continuada e existem cada vez menos empresas, e a partir de determinado ponto as empresas que sobrevivem podem manter ou mesmo aumentar os preos, pois alguns produtos podem permanecer com a sua popularidade alta. C. Deve-se apostar na diminuio gradual dos preos, pois o aumento da concorrncia e as economias de escala reduzem os custos de produo, o produto pode aumentar a sua base de clientes. D. Os preos continuam a diminuir medida que a competio aumenta e algumas empresas ineficazes so eliminadas do mercado. A maioria das empresas foca-se na diminuio dos custos, economias de escala ou sinergias com outros produtos.

6. A estratgia de comunicao visa B (p.217) A. Conhecer, adaptar e influenciar os clientes, num esforo para atingir os objetivos da empresa. B. Dar a conhecer o produto aos seus potenciais consumidores informando-os das necessidades que satisfaz. C. Criar produtos compatveis com as instalaes de produo existentes. D. Levar os produtos com eficincia aos clientes finais.

7. O downsizing consiste... D (p.238-239) A. No corte nos custos associado a requisitos de competitividade. B. No desinvestimento ou reduo nos ativos da empresa. C. Na reduo planeada do nmero de trabalhadores. D. Todas as alneas anteriores.

8. No mbito dos estilos de liderana, o lder participativo ... A (p.257) A. Ouve as sugestes e usa-as para decidir. B. D orientaes claras e concretas acerca do trabalho. C. Est atento s necessidades dos trabalhadores. D. Estabelece objetivos desafiadores e espera o melhor desempenho da equipa.

9. Os objetivos devem ser definidos considerando entre outros critrios de... D (p.50-51)

A. Mensurao. B. Coerncia. C. Flexibilidade. D. Todas as alneas anteriores.

10. Qual dos itens a seguir no faz parte da estratgia de diferenciao? D (p.82-84) A. Inovao. B. Preo premium. C. Lealdade do cliente marca. D. Reduo dos custos em toda a cadeia de valor.

Nome Nmero BI Turma Assinatura Vigilante

Grelha de Respostas

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Grupo II 5 questes de 2 valores cada

11. Considere a afirmao O ambiente externo determinstico. Comente-a considerando as diferenas entre os modelos de gesto (orgnico e mecanicista), as fontes de incerteza e as possveis posturas dos gestores para reduzirem a incerteza. (Resposta: 20 linhas)

Pg. 61-63 12. A deciso de internacionalizao comporta a seleo do modo de entrada no mercado, o qual deve ser ajustado estratgia de longo prazo da empresa para esse mercado. Podemos assim agrupar os fatores que influenciam os modos de entrada no estrangeiro em trs categorias. Identifique essas trs categorias de fatores e explique-os exemplificando (Resposta: 10 linhas) Pg. 128

13. Enuncie o conceito de cadeia de valor na perspetiva de Porter. Explique como atuar estrategicamente nas fases da cadeia de valor. (Resposta: 20 linhas)

Pg. 89,90, 92 e 93 14. Identifique, explicando sinteticamente globalizao. (Resposta: 10 linhas) Pg. 106-107 15. Enuncie as motivaes para as empresas se tornarem socialmente responsveis e caraterize-as brevemente? (Resposta: 10 linhas) Pg. 282-283 as vantagens e desvantagens associadas

FIM

Potrebbero piacerti anche