Sei sulla pagina 1di 2

UNIVESIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO POLO AVANADO DE XERM CINCIAS BIOLGICAS BIOTECNOLOGIA

2 ESTUDO DIRIGIDO - METABOLISMO E BIOENERGTICA Professora: Luisa Ketzer Data: 02/11/2013

1) No incio da dcada de 1930, Albert Szent Gyrgy publicou a interessantssima observao de que a adio de pequenas quantidades de oxaloacetato ou malato a suspenses de msculo respiratrio de pombo macerado estimulava o consumo de oxignio da preparao. Surpreendentemente, a quantidade de oxignio consumida era sete vezes maior que a quantidade necessria para oxidar completamente (a dixido de carbono e gua) o oxaloacetato ou o malato adicionados. Por que a adio de oxaloacetato ou malato estimula o consumo de oxignio? Por que a quantidade de oxignio consumida vrias vezes maior que a quantidade necessria para oxidar completamente o oxaloacetato e o malato adicionados?

2) Relacione cadeia transportadora de eltrons, fosforilao oxidativa e teoria quimiosmtica proposta por Mitchell. 3) A reao catalisada pela succinil-CoA sintetase produz o composto de alta energia GTP. Como a energia livre contida no GTP incorporada ao conjunto celular de molculas de ATP? 4) A respirao celular pode ser estudada empregando-se mitocndrias isoladas e medindo seu consumo de oxignio em diferentes condies. Se o malonato de sdio de 0,01 M adicionado a mitocndrias que respiram ativamente e utilizam piruvato como fonte de combustvel, a respirao logo cessa e acumula-se um intermedirio metablico. a) Explique por que ele se acumula. b) Explique por que o consumo de oxignio cessa. c) Alm da remoo do malonato, de qual outra maneira a inibio da respirao provocada por ele pode ser superada? Explique. 5) Dois lavradores foram contratados para pulverizar uma plantao de laranjas com agrotxico contendo 0dinitrocresol (DNOC). No final do dia, ambos comearam a passar mal e um deles morreu quando retornava sede da fazenda para procurar ajuda. O mdico que examinou o corpo observou que o rigor mortis (rigidez muscular) estava muito avanado, considerando a hora da morte do paciente. O outro homem foi internado com temperatura de 39,3C e suava profusamente, apresentando frequncia respiratria de 60 incurses por minuto. Apesar de todo o esforo mdico para reduzir a temperatura corporal, ele tambm morreu logo depois da internao. A necropsia revelou congesto pulmonar e leve edema. Havia uma impressionante ausncia de gordura subcutnea e abdominal. Em vista da histria clnica, uma amostra do pesticida foi enviada a uma Faculdade de Biotecnologia prxima, que dispunha de bons laboratrios de pesquisa. L, a amostra foi examinada em uma preparao de mitocndrias de clula do fgado de rato, com um eletrodo de oxignio (Figura 10.1)

Responda as questes de acordo com o caso clnico apresentado: a) Esquematize a cadeia respiratria indicando os locais da fosforilao oxidativa e os pontos de entrada dos substratos usados no experimento mencionado na Figura 10.1. b) Por que a respirao mitocondrial depende de ADP? Explique o resultado da adio de KCN (cianeto de potssio). c) Em circunstncias normais, o que aconteceria depois da adio da oligomicina (inibidor da sntese de ATP pela ATP sintase)? O que os dados obtidos permitem concluir sobre o efeito metablico do DNOC? d) Por que a temperatura corporal estava elevada antes da morte do segundo lavrador? Explique a ausncia de tecido adiposo no cadver.

6) Por muitos anos pensou-se erroneamente que o oxignio produzido na fotossntese viesse do CO2, absorvido pelas plantas. a) De que substncia se origina o O2, liberado no processo fotossinttico? b) Indique a equao geral da fotossntese para os vegetais clorofilados. c) Qual a funo da clorofila na fotossntese?

7) Em relao a beta-oxidao dos cidos graxos, responda:

a) Em qual compartimento celular encontram-se as principais enzimas envolvidas na beta oxidao (0.5 ponto)? b) Como ocorre a degradao (quebra) do triacilglicerol no tecido adiposo? Responda considerando a situao metablica em questo. c) Quais mecanismos permitem que os cidos graxos mobilizados no tecido adiposo sejam oxidados por estas enzimas? d) Descreva em poucas linhas o processo da -oxidao, incluindo os fatos relevantes do ponto de vista termodinmico. Quais so os produtos da ltima volta?

Potrebbero piacerti anche