Sei sulla pagina 1di 19

VALLOUREC & SUMITOMO TUBOS DO BRASIL LTDA

FORNECIMENTO E INSTALAO DE PRDIOS MODULARES

REVISO
N. DESCRIO ELABORADOR APROVADOR DATA

Emisso Inicial

Aliomar/Marcelo Franco

Aliomar Arajo

26/07/2012

TIPO DE DOCUMENTO REA

ESPECIFICAO TCNICA GERAL

N VSB

172757 224268
26/07/2012

ESTE DOCUMENTO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE

ESTE DOCUMENTO E SEU CONTEDO SO PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA VALLOUREC & SUMITOMO TUBOS DO BRASIL LTDA A REPRODUO TOTAL OU PARCIAL DESTE DOCUMENTO OU CESSO A TERCEIROS SEM AUTORIZAO PRVIA POR ESCRITO PROIBIDA. AS PENALIDADES PREVISTAS PELA LEI SERO APLICADAS AOS INFRATORES.

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

NDICE

1.0 OBJETIVO ............................................................................................................................... 3 2.0 DADOS TCNICOS DA INSTALAO .................................................................................... 3 3.0 CONDIES AMBIENTAIS ..................................................................................................... 3 4.0 CONDIES METEOROLGICAS ......................................................................................... 3 5.0 ESCOPO DE FORNECIMENTO .............................................................................................. 3 6.0 FORA DE ESCOPO ................................................................................................................. 11 7.0 PRAZOS PARA EXECUO DOS SERVIOS DE MONTAGENS E PLANEJAMENTO......... 11 8.0 ITENS DE ATENO .............................................................................................................. 12 9.0 SADE OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE ......................................................................... 13 10 CONDIES GERAIS .............................................................................................................. 14 11 FISCALIZAO E ADMINISTRAO ...................................................................................... 18 12 APRESENTAO DA DOCUMENTAO ............................................................................... 18 13 NORMAS TCNICAS PADRES VSB .................................................................................. 19 14 ANEXOS .................................................................................................................................. 19

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 2 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

1.0 OBJETIVO Este documento tem por objetivo descrever o escopo de fornecimento e montagens dos prdios modulares pertencentes a diversas reas da Usina de Jeceaba, da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil LTDA. 2.0 DADOS TCNICOS DA INSTALAO A Usina da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil Ltda., est localizada no municpio de Jeceaba, no Estado de Minas Gerais, a uma distncia de aproximadamente 100 km da cidade de Belo Horizonte. A VSB salienta que os municpios de Jeceaba, So Brs do Suau e Entre Rios no podero ser utilizados para alojamento da equipe de montagem necessria para a execuo das atividades da presente especificao. Os alojamentos da equipe devero atender no mnimo os requisitos do Ministrio do Trabalho e NRs. 3.0 CONDIES AMBIENTAIS Altitude: 905m Umidade relativa do ar (mdia): 78% (21,5C) Umidade relativa do ar (mxima): 94% (12,5C) Temperatura ambiente (mnima): +5C Temperatura ambiente (mxima): +50C 4.0 CONDIES METEOROLGICAS 4.1 A PROPONENTE deve realizar pesquisas regionais a respeito dos aspectos acima mencionados, visando incorporar os facilitadores e dificultadores na definio da logstica do seu plano de obra, bem como no cronograma de execuo. 4.2 A PROPONENTE dever declarar explicitamente na documentao que conhece as condies climticas da regio bem como as incidncias de chuvas, no podendo estas condies climticas ser motivo para quaisquer alegaes ou nus adicionais. 5.0 ESCOPO DE FORNECIMENTO 5.1 Este documento tem por objetivo fornecer as informaes necessrias e importantes relativas ao fornecimento e instalao de prdios modulares na rea industrial da VSB. Os produtos devem ser entregues em Jeceaba/MG. 5.2 Dados gerais dos prdios modulares: 5.2.1 Os mdulos devem ser fabricados em estrutura metlica galvanizada e pintada, com fechamentos em chapa sandwich de poliuretano entre duas chapas de ao, espessura mnima de 40mm, piso de chapa em compensado naval ou fibro-cimento mnimo 20mm de espessura, cobertura em telha galvalume com isolamento em l de vidro e forro acstico em l de vidro com pelcula decorativa de PVC, espessura mnimo de 20mm. 5.2.2 O nvel de rudo interno aos ambientes deve ser no mximo 59 dB, exceto onde indicado.
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 3 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

5.2.3 Antes do incio da fabricao, o PROPONENTE deve enviar o layout consolidado para validao/aprovao da VSB, conforme prioridades listadas no item 7.1.1. 5.2.4 Aps concluso dos projetos, o PROPONENTE deve entregar VSB todos os desenhos nos formatos padres VSB. Estruturas Estruturas metlicas galvanizadas pintadas de cinza claro (RAL 06 D 43). Coberturas dos Mdulos Coberturas em telhas de chapa galvalume 65/100, inserida dentro da estrutura dos mdulos, com calha embutida e escoamento atravs dos pilares de canto. Isolamento e Forro Isolamento trmico entre o forro e a cobertura com l de vidro espessura de aprox.60mm. Forro acstico em l mineral com pelcula decorativa de PVC para isolao acstica, garantindo o nvel de rudo, conforme especificado nos itens posteriores. Fechamentos Externos Fechamento em painel tipo sandwich com isolamento em espuma de poliuretano injetado entre duas chapas metlicas galvanizadas e pr-pintadas. Lado externo pintado gofrado (aparncia pintura martelada) em cinza claro (RAL 06 D 43) e lado interno liso em branco. Piso Piso em chapa de compensado naval resistente gua ou fibro-cimento, espessura 20 mm. O revestimento de piso em laminado vinlico multicamada em manta. O PROPONENTE deve cotar as duas opes para todos os prdios, exceto onde indicado piso diferente. Eltrica As instalaes eltricas devem atender a tenso de 220V. Esquadrias Externas Prever porta inteiria com batente em alumnio branco, 830mm x 2100mm altura, com folha de porta em painel tipo sandwich espessura 40mm com isolamento em espuma de poliuretano injetado entre duas chapas metlicas galvanizadas e pintadas, com ferragens e fechadura. Esquadrias Internas Portas inteirias com batente em alumnio branco, 700mm x 2060mm altura.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 4 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

Divisrias Internas Prever divisrias internas em painel tipo sandwich com isolamento em espuma de poliuretano injetado entre duas chapas metlicas galvanizadas e pintadas. Particularidades O PROPONENTE deve observar com ateno os itens particulares/especficos listados posteriormente nessa especificao. 5.3 Sala de Telepresena VSB Essa sala ser utilizada pela VSB para reunies nacionais/internacionais atravs de um sistema de telepresena e ser instalado no apoio 04 (lado externo ao tempo). Devido a sua particularidade, essa sala deve seguir os padres estabelecidos no ANEXO A desta especificao e os itens citados abaixo, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO B); Nvel de rudo mximo permitido de 55 dB; Mdulos compatveis para fixao e instalao dos equipamentos da CTS-1300, citada no ANEXO A; Telhado/Toldo na parte frontal, prxima a porta; Porta com mola area para retorno; Piso em carpete, estilo boucl comercial para trfego intenso, superfcie 100% filamento contnuo de nylon, dever ser antiesttico, no propagar chama, resistente a sujeira, isolamento acstico e antialrgico na cor grafite. Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico do prdio: aterramento, SPDA, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP), conforme orientaes do ANEXO A; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Fornecer e instalar suporte de teto universal para TV 42; Ar condicionado conforme orientaes do ANEXO A; Pintura externa nas cores padres da VSB (Padro Tcnico PT 1782); Esse prdio pode ser entregue montado.

5.4 Banheiros para pontes rolantes (02 unidades) Os 02 (dois) banheiros sero instalados na viga de rolamento das pontes (nvel +21.100mm), Eixo A13 e E110 do galpo da Aciaria. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO C); Ventilao do ambiente; Fornecer e instalar lavabo cermico, com torneira metlica;

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 5 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao banheiro: iluminao, tomadas e quadros eltricos e aterramento (at o TOP); Fornecer e instalar espelho de 30x50 cm localizado acima do lavabo; Dimensionar, fornecer e instalar sanitrio em cermica com assento, caixa de descarga em cermica e porta papel (higinico e toalha); Fornecer e instalar as respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Piso resistente a gua; Esses mdulos devero ser montados na rea devido a dificuldades de acesso. 5.5 Banheiro para o Forno Panela O banheiro ser instalado na plataforma FILA B (+8.600mm) do galpo da Aciaria. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO C); Ventilao do ambiente; Fornecer e instalar lavabo cermico, com torneira metlica; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao banheiro: iluminao, tomadas e quadros eltricos e aterramento (at o TOP); Fornecer e instalar espelho de 30x50 cm localizado acima do lavabo; Fornecer e instalar sanitrio em cermica com assento, caixa de descarga em cermica e porta papel (higinico e toalha); Fornecer e instalar as respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Piso resistente a gua; Esse prdio pode ser entregue montado.

5.6 Cabine para Serras do Q+T Conforme pode ser observado na foto abaixo, esse local j existe, e o PROPONENTE deve instalar as placas envolvendo a plataforma metlica.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 6 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Dever ser instalada porta para acesso/manuteno no painel eltrico existente e recorte para ar condicionado existente do painel;

Layout bsico (ANEXO D); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas, com vidro duplo, conforme medidas do projeto; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; A porta externa dever ter visor com vidro duplo; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Ar condicionado (aparelho de janela); Esses mdulos devero ser montados na rea devido as interferncias citadas acima.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 7 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

5.7 Posto Avanado - NDT Esse prdio ser instalado entre os vos D3 e D4 no galpo da Laminao. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO E); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas (1177 x 1050mm), com vidros duplos, conforme layout; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; A porta externa dever ter visor com vidro duplo; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Ar condicionado (aparelho de janela); Esse prdio pode ser entregue montado.

5.8 Prdio de Terceiros - Logstica Ser instalado prximo ao almoxarifado central da VSB (ambiente externo). Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO F); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas (1177 x 1050mm) de correr, com vidro simples, conforme layout; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; A porta externa dever ter visor; Fornecer e instalar lavabo cermico, com torneira metlica; Fornecer e instalar espelho de 30x50 cm localizado acima do lavabo; Fornecer e instalar sanitrio em cermica com assento, caixa de descarga em cermica e porta papel (higinico e toalha); Fornecer e instalar pia cermica com bancada na copa; Fornecer e instalar as respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, SPDA, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Ar condicionado (aparelho de janela); Esse prdio pode ser entregue montado.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 8 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

5.9 Prdio Operao Q+T Ser instalado prximo ao vo D20 do galpo da laminao. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO G); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas (1177 x 1050mm), com vidros duplos, conforme layout; Prever barra antipnico e mola area de retorno nas portas externas; As portas externas devero ter visor com vidro duplo; Fornecer e instalar lavabo cermico, com torneira metlica; Fornecer e instalar espelho de 30x50 cm localizado acima do lavabo; Fornecer e instalar sanitrio em cermica com assento, caixa de descarga em cermica e porta papel (higinico e toalha); Fornecer e instalar as respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Dimensionar e fornecer ar condicionado para os ambientes internos; Esse prdio dever ser montado no local devido a dificuldades de acesso.

5.10 Prdio de Manuteno e Operao - OCTG Deve ser instalado segundo pavimento sobre o prdio existente entre os vos F17 e F18 do galpo da laminao. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO H); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas (1177 x 1050mm), com vidros duplos, conforme layout; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; A porta externa dever ter visor com vidro duplo; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Ar condicionado tipo split com gua gelada; O PROPONENTE dever avaliar a estrutura existente para execuo do projeto, inclusive verificar se h necessidade de reforar a estrutura para incluso do 2 pavimento; O PROPONENTE dever prever escada para acesso a esse prdio; Esse prdio dever ser montado no local devido a dificuldades de acesso.
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 9 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

5.11 Prdio de Manuteno - GPM Ser instalado prximo ao vo C24 do galpo da laminao. Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO I); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas (1177 x 1050mm), com vidros duplos, conforme layout; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; Piso deve ter colorao escura; A porta externa dever ter visor com vidro duplo; Fornecer e instalar lavabo cermico, com torneira metlica; Fornecer e instalar espelho de 30x50 cm localizado acima do lavabo; Fornecer e instalar sanitrio em cermica com assento, caixa de descarga em cermica e porta papel (higinico e toalha); Fornecer e instalar as respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Ar condicionado tipo split; Esse prdio pode ser entregue montado. 5.12 Laboratrios de Fosfatizao FAST e FBRICA DE LUVAS (02 Unidades) O prdio do laboratrio da FAST ser instalado dentro do galpo da laminao e o prdio do laboratrio da Fbrica de Luvas ser instalado prximo ao galpo da Fbrica de Luvas (ambiente externo). Particularidades de fornecimento, no se limitando a: Layout bsico (ANEXO J); Nvel de rudo mximo permitido de 59 dB; Prever janelas fixas, com vidro duplo, conforme medidas do projeto; Prever barra antipnico e mola area de retorno na porta externa; A porta externa dever ter visor com vidro duplo; Fornecer e instalar lavatrio de inox e respectivas tubulaes de gua e esgoto at o TOP; Prever ponto de gua e esgoto para o lava olhos at o TOP; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema eltrico interno ao prdio: aterramento, iluminao, dispositivos de proteo, tomadas e quadros eltricos (at o TOP); SPDA para o laboratrio da fbrica de luvas; Dimensionar, fornecer e instalar todo o sistema de TI para telefone e computador at o TOP; Ar condicionado tipo split;
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 10 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

Piso deve ser nivelado e antiderrapante; Esse prdio pode ser entregue montado. 6.0 FORA DE ESCOPO 6.1 As seguintes atividades relacionadas NO fazem parte do escopo da PROPONENTE: Obra Civil Interligaes fora do limite de escopo da PROPONENTE Deteco e Combate a Incndio 6.2 Caso haja a solicitao para a execuo de atividade que no conste no escopo da PROPONENTE, a mesma dever ser negociada previamente entre a VSB e a PROPONENTE para aprovao formal pela coordenao de Implantao VSB, e passaro a compor a relao de servios como atividades fora de escopo. 6.3 A PROPONENTE deve apresentar uma relao detalhada dos itens fora de escopo. Qualquer item que no constar na RELAO DE ESCOPO DE FORNECIMENTO desta Especificao, mas cuja necessidade ao desempenho da estrutura seja comprovada, ser considerado como parte do escopo. 7.0 PRAZOS PARA EXECUO DOS SERVIOS DE MONTAGENS E PLANEJAMENTO 7.1 Consideraes 7.1.1 O PROPONENTE dever apresentar cronograma detalhado de entrega e montagem dos prdios, conforme priorizao abaixo: a) Sala de Telepresena VSB b) Prdio Operao Q+T c) Prdio de Manuteno GPM d) Laboratrio da Fbrica de Luvas e) Laboratrio da FAST f) Prdio de Manuteno e Operao OCTG g) Prdio de Terceiros Logstica h) Cabine para Serras do Q+T i) Posto Avanado NDT j) Banheiros para pontes rolantes (02 unidades) k) Banheiro para o Forno Panela 7.1.2 A execuo das atividades de montagem obedecer ao cronograma anexo ao contrato. As seguintes observaes so necessrias para o atendimento ao cronograma: - A PROPONENTE dever apresentar o prazo necessrio para mobilizao de sua equipe.
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 11 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

- A execuo das atividades dever ser programada de forma a se utilizar o mximo de atividades paralelas. Logo, o efetivo dever ser corretamente dimensionado para atendimento dos prazos apresentados no cronograma; - Os prazos de cada servio sero previamente discutidos e enquadrados em regime de trabalho da montagem que atenda as necessidades da VSB, e a PROPONENTE o cumprir impreterivelmente. O cronograma de atividades ser analisado em tempo real. 7.1.3 A mobilizao ser feita tendo em vista que os servios sero executados durante as fases abaixo: - Planejamento e preparao/antecipao: 10 dias teis antes do incio da Montagem. - Montagem: conforme cronograma de execuo. 7.1.4 Para a concluso das etapas dever ser realizado levantamento de campo, visando avaliar processo de montagem, nvel de interferncias, condies de trabalho e de segurana e demais pontos importantes, visando um timo planejamento da montagem, e conseqentemente, uma tima execuo. Todo este trabalho dever ser feito em conjunto com a VSB. 8.0 ITENS DE ATENO 8.1 Servios no Satisfatrios A Fiscalizao determinar reviso de todos os servios julgados no satisfatrios. Se a PROPONENTE for a responsvel pela inadequada execuo desses servios, a reviso dever ser feita pela mesma, sem nenhum nus para a VSB. 8.2 Aceitao 8.2.1 A aceitao da instalao se dar aps a entrega, quando todos os requisitos estabelecidos no contrato estiverem atendidos. A instalao dever estar montada e sem pendncias. 8.2.2 Para aceitao sero realizadas inspees em conjunto pela VSB e pela PROPONENTE, onde os seguintes parmetros sero avaliados: Execuo de todos os servios constantes no escopo; Qualidade dos servios executados e materiais fornecidos. Atendimento aos demais itens contratuais. 8.3 Garantia 8.3.1 A PROPONENTE dever garantir que todos os servios, materiais e instalaes sero de primeira qualidade e livre de imperfeies, comprometendo-se a reparar prontamente quaisquer defeitos ou falhas que surgirem durante o perodo de garantia aps a concluso dos servios.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 12 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

8.3.2 O perodo de garantia recomeara a ser contado para a parcela de servios na qual o direito de garantia tenha sido aplicado, a partir da de aceitao da VSB. 8.5 Relao de Fornecimento A lista de fornecedores / equipamentos / fabricantes parte integrante do fornecimento do escopo dever ser apresentada na documentao da PROPONENTE. 8.6 Sub-contratadas Qualquer tipo de parceria proposta pela PROPONENTE dever ser aprovado pela VSB e informado em proposta tcnica para avaliao, como tambm mencionar a experincia em servios similares. Toda a responsabilidade do fornecimento exclusiva da PROPONENTE. 9.0 SADE OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE 9.1 AROC E SEGURANA E SADE OCUPACIONAL 9.1.1 O objetivo do AROC antecipar para as empresas que participaro dos processos de concorrncia, quais so as exigncias da VSB, de forma a evitar surpresas e atrasos aps a contratao, atravs do conhecimento prvio dos exames mdicos, documentos, procedimentos e EPIs relacionados sade ocupacional do trabalhador e que devero ser atendidos pela PROPONENTE quando da liberao da VSB para a execuo do servio. O AROC serve, tambm, para orientar o fornecedor na sua formao de preos, visto que o mesmo contm itens que representam custo para seu efetivo cumprimento, tais como os citados exames e EPIs. 9.1.2 Salientamos que o processo do AROC demanda um prazo de at 21 dias, e, portanto dever ser iniciado com bastante antecedncia, de forma que toda a documentao esteja disponvel em prazo compatvel com o inicio dos servios. 9.1.3 Neste quesito a PROPONENTE dever atender aos seguintes documentos: PG 1028 Regras para Prestao de Servio; PG 31253 Regras para Portaria PG 1027 Manual de SSO para Prestador de Servios 9.2 MEIO AMBIENTE 9.2.1 Alm dos dispositivos legais que regem as obrigaes quanto a Proteo do Meio Ambiente, a serem observados e cumpridos, a PROPONENTE ser responsvel, ainda, em face das peculiaridades da planta da VSB, pelo cumprimento das normas internas aplicveis, de acordo com as atividades do escopo contratado e correspondentes aspectos ambientais decorrentes, a saber: 9.2.2 Manter o local de trabalho limpo e organizado, a fim de preservar condies adequadas de higiene e um ambiente seguro, nos termos da legislao em vigor, no depositando qualquer material em local no apropriado, vias de acesso, entradas e sadas de veculos e pessoas, ou em reas alocadas a outras empresas, sem a permisso da VSB, removendo-o as suas expensas e sem demora;
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 13 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

9.2.3 Os resduos gerados devero ser corretamente segregados, acondicionados e encaminhados para o local de descarte legalizado para esta finalidade. 9.2.4 Inspecionar e avaliar periodicamente os locais de trabalho, mquinas, equipamentos e ferramentas, de forma levantar possveis desvios na gesto ambiental, e estabelecer medidas e serem adotadas para prevenir a poluio, mantendo registro de tais operaes; 9.2.5 Qualquer comunicao ou nota a imprensa ou ainda a comunidade, autoridades ou rgos oficiais, inclusive no que se referente a possveis acidentes e/ou incidentes ambientais somente poder ser executada aps avaliao e autorizao previa, por escrito, da VSB 9.2.6 No utilizar telhas de amianto nas edificaes que porventura vierem a ser instaladas, ainda que provisoriamente. 9.2.7 A PROPONENTE declara estar ciente de todos os documentos mencionados acima necessrios execuo dos servios ora contratados. 9.2.8 A PROPONENTE e seus subcontratados devero seguir rigorosamente o PCA (Plano de Controle Ambiental). 10 CONDIES GERAIS 10.1 OBRIGAES DA PROPONENTE 10.1.1 A PROPONENTE, alm dos demais encargos assumidos neste contrato, obriga-se a apresentar a VSB e realizar os seguintes itens, no se limitando : - Obedecer, juntamente com todos os seus funcionrios, todas as Normas internas e externas e a Legislao em vigor sobre a Segurana, higiene e Medicina do Trabalho (Portaria 3.214 MTB e NRs). - Informar aos setores de Segurana do Trabalho e Vigilncia da VSB, antes do incio das obras, a natureza dos servios e o local em que vai execut-los, apresentando o plano de preveno individual dos quais pretende utilizar-se. - Organizar, tcnica e administrativamente, os servios sob sua responsabilidade, conduzindo-os em obedincia ao cronograma contratual e especificaes aqui estabelecidas, bem como s normas e legislao vigentes. - Responsabilizar-se pela anlise dos documentos fornecidos pela VSB, partes integrantes deste contrato, cabendo-lhe a esta alertar sobre falhas tcnicas eventualmente encontradas. - Zelar pela manuteno da disciplina e identificao de seus empregados, mantendo atualizada junto fiscalizao a relao de pessoal base, proibindo a permanncia na Usina de qualquer empregado considerado inconveniente pela VSB. - Facilitar a ao fiscalizadora da VSB quanto execuo dos servios. - Sustar qualquer servio em execuo, que comprovadamente no esteja sendo efetuado de acordo com a tcnica ou que ponha em risco a segurana pblica, da VSB ou de terceiros, independentemente de solicitao desta. - Arcar com as despesas de transporte, bem como as de aquisio manuteno e distribuio de todos os equipamentos de proteo individual que, conforme a natureza dos servios se fazerem necessrios, assim como as de aquisio de cavaletes, tapumes e material de alerta e de sinalizao, indispensveis segurana no local da obra.
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 14 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

- Arcar com as despesas de uniformizao e alimentao de seu pessoal. - Arcar com todos os nus trabalhistas, previdencirios e sociais em relao aos seus empregados, ou aos seus subcontratados e decorrentes dos servios contratados, sem qualquer comprometimento da VSB, assim como os tributos legais de qualquer natureza. - Realizar reunio de montagem, com a presena obrigatria de representantes dos setores de montagem, engenharia e segurana da VSB, quando sero discutidos os prximos eventos de montagem e outros assuntos referentes obra alm de se analisar os documentos exigidos para o andamento do servio. - Em caso de atraso do cronograma, elaborar um plano de ao e reforar todo o pessoal de superviso e de execuo, para todos os servios que se tornarem crticos ou sarem da linha de base do cronograma geral. - obrigao de a PROPONENTE manter os locais de montagem limpos e organizados durante a montagem at a Aceitao Final, devendo tambm ao trmino de seus servios entregar a rea totalmente limpa e livre de entulho, disponibilizando equipe de limpeza. Caso a VSB no seja atendida, aps prvia comunicao PROPONENTE, ter o direito de contratar uma firma de limpeza, que executar os servios ficando os custos desta por conta da PROPONENTE. 10.2. ANOTAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA ART 10.2.1 A PROPONENTE dever apresentar em todo contrato de execuo de obras ou prestao de quaisquer servios profissionais referentes Engenharia e Arquitetura "Anotao de Responsabilidade Tcnica" (ART), por disciplina, no Conselho Regional em cuja jurisdio for exercida a respectiva atividade, respeitando as normas do CREA/CONFEA quanto emisso deste documento. Em complementao ao atendimento da ART, os desenhos e documentos tcnicos devero constar o "Nome do Responsvel Tcnico", mencionado na ART do referido projeto, para todos fornecedores e subfornecedores. 10.3 JORNADA DE TRABALHO 10.3.1 Os servios sero executados em conformidade com a legislao trabalhista, perfazendo 44 horas semanais, incluindo, se necessrio, mudana de turno e/ou escalonamento visando atender prazos acertados. 10.3.2 A PROPONENTE obedecer rigorosamente s seguintes condies: - Descanso obrigatrio no stimo dia. - Ser respeitado o limite mnimo de 11 (onze) horas de descanso entre as jornadas de trabalho. - Toda e qualquer necessidade de servios em: regime de horas-extras, turno adicional e trabalho em dias no teis necessrios para correo de desvios do cronograma por conseqncia de erros de planejamento e execuo da PROPONENTE, devero possuir prvia autorizao da fiscalizao e, dever possuir registro em dirio de obras. Todo e qualquer custo de refeies, alojamentos, transporte, equipamentos, ferramentas sero de responsabilidade exclusiva da PROPONENTE.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 15 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

10.4 ASPECTOS REFERENTE AO FORNECIMENTO 10.4.1 A empresa PROPONENTE dever fazer o carregamento e transporte interno de todos os equipamentos, materiais e/ou componentes at o local da obra, descarregamento e abertura das embalagens, observando avarias ou danos nos mesmos, comunicando VSB, imediatamente, toda e qualquer anormalidade encontrada, bem como a retirada dos entulhos provenientes das embalagens e sua correta disposio. 10.4.2 Descarregamento no local da obra ou local de estocagem intermediria, de todos os equipamentos e/ou materiais que forem fornecidos pela PROPONENTE e/ou subfornecedores. 10.4.3 Fornecimento de todo o pessoal, com ferramental prprio e adequado para execuo dos servios a que se destinam. 10.4.4 Todos os profissionais que desenvolvero os trabalhos com mo-de-obra direta ou indireta, devero estar tecnicamente capacitados para a funo a eles atribuda, sendo que a VSB poder, a qualquer tempo, solicitar sua substituio, em caso necessidade constatada. 10.4.5 No ser permitida a troca do pessoal de superviso durante a montagem, sem a prvia permisso, por escrito, da VSB. 10.4.6 Fornecimento de todos os materiais de consumo, tais como gases para corte e solda, varetas e eletrodos para solda, discos abrasivos, pincis, tinta para retoque etc. 10.4.7 Fornecer todos os equipamentos e acessrios (cabo de ao, roldanas, manilhas, etc.) para transportes e iamentos necessrios (andaimes, guindastes, caminho munk, etc.). 10.5 DOCUMENTAO INTEGRANTE AO CONTRATO 10.5.1 A PROPONENTE, antes do incio de qualquer atividade, dever ter a liberao da VSB para execuo da montagem; 10.5.2 Plano de execuo de servios; 10.5.3 Cronograma de execuo de servio; 10.5.4 Plano de segurana especfico para esta obra. 10.6 PRAZO DE MOBILIZAO E MONTAGEM 10.6.1 A mobilizao deve ser efetivada de forma que os servios sejam executados durante o perodo previsto no cronograma. 10.6.2 A alocao dos recursos de mo-de-obra, ferramentas, equipamentos de iamento, deslocamento e etc., de responsabilidade da PROPONENTE, devem ser mobilizados de acordo com o andamento da seqncia dos trabalhos, visando sempre atender ao cronograma proposto pela PROPONENTE e validado pela VSB.
Data Emisso 26/07/2012 Reviso 0 Data Reviso Pgina 16 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

10.6.3 A PROPONENTE arcar com todas as despesas necessrias para fazer cumprir os prazos pactuados, tais como horas extras, tarefas e turnos adicionais e/ou servios noturnos de todos os servios contratados. 13.6.4 Em caso de atraso de responsabilidade da PROPONENTE do cronograma, a PROPONENTE dever prever servios em horas extraordinrias, visando recuperar o atraso do cronograma, em especial os servios constantes do caminho crtico, incluindo a superviso. 13.6.5 Independente do plano de trabalho que vier a ser adotado, visando o cumprimento dos prazos, a permanncia diria de cada funcionrio, no interior da Usina, deve ser considerada pelo perodo mximo de 11(onze) horas corridas, com descanso obrigatrio no stimo dia. 10.7 ACESSO S DEPENDNCIAS DA VSB 10.7.1 O acesso obra em Jeceaba, de empregados da PROPONENTE e/ou Subfornecedores, se dar atravs do cadastramento, via Internet, no Sistema "Controle de Empreiteiras, no endereo: http:\\www.vmtubes.com.br/acessovmb, mediante senha a ser fornecida pela VSB. Este cadastramento somente ter eficcia aps a validao da VSB. Em principio dever ser atendido o quanto estabelecido no PG 1028, e quando da implantao do sistema Ronda na VSB, ser passado o endereo eletrnico correto para o cadastro dos funcionrios. 10.8 AGENDAMENTO DE VISITAS Aps o recebimento e anlise dessa especificao tcnica, poder ser efetuada visita tcnica no local da obra e nas dependncias da VSB, onde poder ser esclarecida duvida, quando houver. A visita tcnica dever ser agendada atravs da rea de Suprimentos da VSB. 10.9 TRANSPORTE INTERNO A PROPONENTE ser responsvel pelo transporte interno, incluindo carga e descarga dos equipamentos e materiais, seguindo as normas de segurana para transporte. 10.10 TRANSPORTE DE PESSOAL (EXTERNO E INTERNO) O transporte de pessoal de e para a obra, ser de inteira responsabilidade da PROPONENTE. Todos os veculos sero vistoriados e devero seguir os padres determinados pela legislao em vigor e recomendaes da VSB (ver norma VS-E-017-1, item 4.2) e PPVSB 01. 10.11 CONDIO DOS VECULOS A PROPONENTE somente far uso, na prestao de servios, de veculos devidamente aprovados pelo DETRAN, vistoriados pelos servios de segurana do trabalho e vigilncia da VSB, alm de atender s exigncias legais referentes ao meio ambiente como controle de fumaa preta e vazamento de leo.

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 17 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

10.12 DESPESAS COM PESSOAL As despesas referentes EPIs necessrios execuo da obras, transporte, alimentao, seguro de vida em grupo, plano de assistncia mdica, cesta bsica, hospedagem e encargos sociais esto diludos nos valores apresentados. 11 FISCALIZAO E ADMINISTRAO No obstante a PROPONENTE seja a nica e exclusiva responsvel pela execuo de todos os servios objetivados, a VSB se reserva o direito de, sem que de qualquer forma restrinja a plenitude dessa responsabilidade, exercer a mais ampla e completa fiscalizao dos servios, atravs de equipe especialmente designada e, para esse efeito, a CONTRATADA, notadamente se obriga a: - Prestar todo e qualquer esclarecimento e informaes solicitadas pela equipe de fiscalizao da VSB, garantindo-lhes o acesso, a qualquer tempo, ao local dos servios, bem como aos documentos relativos aos servios executados ou em execuo; - Atender prontamente s reclamaes, exigncias ou observaes feitas pela equipe de fiscalizao da VSB, desfazendo ou corrigindo, quando for o caso, os servios que no obedeam aos respectivos projetos ou especificaes e normas; 12 APRESENTAO DA DOCUMENTAO 12.1 A documentao tcnica dever ser apresentada separadamente da documentao comercial e, se solicitado, da documentao legal. 12.2 A ordem de apresentao da documentao a seguinte: Experincia tcnica no setor; Escopo dos servios; Cronograma de Projeto; Cronograma de Montagens; Organograma; Materiais de Fornecimento da CONTRATADA itemizado; Relao de Sub-fornecedores; Garantias; Acompanhamento e Fiscalizao dos Servios; Questionamentos; 12.3 Os preos dos sala/equipamento. sistemas de ar condicionado devem ser separados por

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 18 de 19

ESPECIFICAO TCNICA FORNECIMENTO E INSTALAAO DE PRDIOS MODULARES

13 NORMAS TCNICAS PADRES VSB 13.1 Os padres tcnicos VSB anexos e abaixo relacionados, fazem parte integrante do pedido. PT 1509 Padres Tcnicos de Engenharia PT 17807 Construo Regime Preo Global PT 1752 Electrical And Electronic Symbols PT 1754 Electrical Standard Specifications Documents PT 1755 Electrical Standard Specifications - Electrical Projects Criteria PT 1766 Nomenclatura e Identificao de Cabos e Bandejas PT 1768 Numerao e Identificao de Painis Eltricos PT 1782 Pintura de Superfcies Metlicas PG 1028 Regras para Prestao de Servio; PG 31253 Regras para Portaria PG 1027 Manual de SSO para Prestador de Servios 14 ANEXOS 1. ANEXO A - Cisco TelePresence System 1300 Assembly, First-Time Setup, and Field Replaceable Unit Guide 2. ANEXO B Layout bsico da sala de telepresena 3. ANEXO C Layout bsico dos banheiros 4. ANEXO D Layout bsico da cabine de serras 5. ANEXO E Layout bsico do posto avanado de NDT 6. ANEXO F Layout bsico do prdio de terceiros Logstica 7. ANEXO G Layout bsico do prdio de operao Q+T 8. ANEXO H Layout bsico do prdio de operao e manuteno OCTG 9. ANEXO I Layout bsico do prdio de manuteno GPM 10. ANEXO J Layout bsico dos laboratrios da fabrica de luvas e FAST

Data Emisso

26/07/2012

Reviso

Data Reviso

Pgina 19 de 19

Potrebbero piacerti anche