Sei sulla pagina 1di 2

Prof.

Fabricio Scheffer

47

OBRIGATRIOS

UFRGS
LTIMOS ANOS

01. (UFRGS1998) Uma pedra M executa um movimento harmnico simples entre posies x = -A e x = A, conforme representa a figura. Qual das alternativas refere-se corretamente aos mdulos e aos sentidos das grandezas velocidade e acelerao da massa M na posio x = -A ?

05. (UFRGS 1999) A figura abaixo representa um pndulo que oscila livremente entre as posies extremas M e N. cinco segundos aps ter sido largado de posio M, o pndulo atinge a posio N pela terceira vez. Qual a frequncia do movimento realizado pelo pndulo?

(A) A velocidade nula; a acelerao nula. (B) A velocidade mxima e aponta para a direita; a acelerao nula. (C) A velocidade nula; a acelerao mxima e aponta para a direita. (D) A velocidade nula; a acelerao mxima e aponta para a esquerda. (E) A velocidade mxima e aponta para a esquerda; a acelerao mxima e aponta para a direita. 02. (UFRGS 1996) Um pndulo foi construdo com um fio leve e inextensvel com 1,6 m de comprimento; uma das extremidades do fio foi fixada e na outra pendurou-se uma pequena esfera de chumbo cuja massa de 60g . Esse pndulo foi colocado a oscilar no ar, com amplitude inicial de 12 cm. A frequncia medida para esse pndulo foi aproximadamente 0,39 Hz. Suponha agora que se posse variar a massa (M), a amplitude (A) e o comprimento do fio (L). Qual das seguintes combinaes dessas trs grandezas permite, aproximadamente, a duplicao da frequncia ? (A) L = 6,4 m; A = 12 cm; M = 60 g (B) L = 1,6 m; A = 6 cm; M = 60 g (C) L = 0,4 m; A = 6 cm; M = 30 g (D) L = 0,8 m; A = 12 cm; M = 60 g (E) L = 1,6 m; A = 12cm; M = 120 g 03. (UFRGS 1996) A figura mostra uma partcula P de um determinado meio elstico, inicialmente em repouso. A partir de um determinado instante ela atingida por uma onda mecnica longitudinal que se propaga nesse meio; a partcula passe ento a se deslocar, indo at o ponto A, depois indo at o ponto B e finalmente retornando posio original. O tempo gasto para todo esse movimento foi de 2 s. Quais so, respectivamente, os valores da frequncia e da amplitude da onda?

(A) (B) (C) (D) (E)

0,2 0,4 0,5 1,0 2,0

HZ Hz Hz Hz Hz

06. (UFRGS 2004) A figura abaixo representa seis pndulos simples, que esto oscilando num mesmo local.

O pndulo P executa uma oscilao completa em 2s. Qual dos outros pndulos executa uma oscilao completa em 1s ? (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. 07. (UFRGS/2005) A figura abaixo representa uma roda, provida de uma manivela, que gira em torno de um eixo horizontal, com velocidade angular constante. Iluminando-se a roda com feixes paralelos de luz, sua sombra projetada sobre uma tela suspensa verticalmente. O movimento do ponto A da sombra o resultado da projeo, sobre a tela, do movimento do ponto A da manivela.

A
(A) 2 Hz e 1 m (B) 2 Hz e 0,5 m (C) 0,5 Hz e 0,5 m (D) 0,5 Hz e 1 m (E) 0,5 Hz e 4 m 04. (UFRGS 1997) Dois corpos de massas diferentes, cada um preso a uma mola distinta, executam movimentos harmnicos simples de mesma frequncia e tm a mesma energia mecnica. Neste caso, (A) (B) (C) (D) (E) o corpo de menor massa oscila com menor perodo. O corpo de menor massa oscila com maior perodo. Os corpos oscilam com amplitudes iguais. O corpo de menor massa oscila com menor amplitude O corpo de menor massa oscila com maior amplitude.

A respeito dessa situao, considere as seguintes afirmaes. I - O movimento do ponto A um movimento circular uniforme com perodo igual a 2/. II - O movimento do ponto A um movimento harmnico simples com perodo igual a 2/. III - O movimento do ponto A uma seqncia de movimentos retilneos uniformes com perodo igual a /. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas I e III.

Captulo 15 Ondulatria

Prof. Fabricio Scheffer 08. (UFRGS 2006) Um pndulo simples, de comprimento L, tem um perodo de oscilao T, num determinado local. Para que o perodo de oscilao passe a valer 2T, no mesmo local, o comprimento do pndulo deve ser aumentado em (A) 1L. (B) 2L. (C) 3L. (D) 5L. (E) 7L 09. (UFRGS 2008) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Um artista do Cirque du Soleil oscila, com pequenas amplitudes, pendurado em uma corda de massa desprezvel. O artista, posicionado a 5,0 m abaixo do ponto de fixao da corda, oscila como se fosse um pndulo simples. Nessas condies, o seu perodo de oscilao de, aproximadamente,........s. Para aumentar o perodo de oscilao, o artista deve........mais na corda. (Considere g = 10 m/s2.) (A) 2 - subir (B) 2 - descer (C) - descer (D) 2 - subir (E) 2 - descer 10. (UFRGS 2009) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Dois pndulos simples, A e B, oscilam com pequenas amplitudes em movimentos harmnicos com frequncias iguais, aps ser dado o mesmo impulso inicial a ambos. Se a amplitude da oscilao do pndulo A igual ao dobro da amplitude da oscilao do pndulo B, podemos afirmar que os comprimentos dos pndulos, LA e LB, respectivamente, so tais que........, e que as massas presas a suas extremidades, mA e mB, respectivamente, so tais que......... (A) LA = LB mA < mB (B) (C) (D) (E) LA = 2LB LA = LB mA < mA = mA > mA > mB mB mB mB

48

LA = 2LB LA = LB/2 -

11. (UFRGS 2012) Um determinado pndulo simples oscila com pequena amplitude em um dado local da superfcie terrestre, e seu perodo de oscilao de 8 s. Reduzindo-se o comprimento desse pndulo para 1/4 do comprimento original, sem alterar sua localizao, correto afirmar que sua frequncia, em Hz, ser de (A) 2. (B) 1/2. (C) 1/4. (D) 1/8. (E) 1/16.

Captulo 15 Ondulatria

Potrebbero piacerti anche